Sunteți pe pagina 1din 8

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar

Programa: Cifras, Escala Maior e Menor, Trades e Ttrades, harmonizao da Escala Maior, Escala Menor Harmnica e Menor Meldica, Tabela de Intervalos, Construo de Acordes, Tonalidades, Modos e Cadncia.
Introduo: Durante a Idade Mdia (395 1453) a escrita musical se desenvolveu lentamente nos mosteiros sob o controle da Igreja catlica com alguns nomes que ganharam destaque por introduzirem recursos novos que permitiram aos coros religiosos uma melhor execuo dos cnticos e uma leitura mais prtica da notao musical que tempos depois se caracterizaria como a atual partitura: o bispo Ambrsio no sculo IV, o Papa Gregrio Magno no sculo VI e, mais tarde, no sculo XI, o monge Guido DArezzo. Naquela poca a prtica musical ra caracterizada logo de incio pela audio simultnea de vrias linhas meldicas independentes e depois, graas aos encontros dessas linhas entre si, pela descoberta das agregaes privilegiadas de sons, que em seguida se agruparam em acordes facilmente identifcveis e progressivamente hierarquizados entre s. As Cifras, que so letras do alfabeto romano usadas para representar as notas musicais, faziam parte destes recursos novos adquiridos: Na antiga Grcia, adotava-se a notao literal, designando as notas pelas letras do alfabeto

(.O correspondia nota que hoje conhecemos por l ().Durante a Idade Mdia, as letras gregas foram substitudas pelas latinas (A, B, C).Imagina-se que essa mudana tenha sido feita pela prpria Igreja.
No sculo XI o monge beneditino Guido da cidade de Arezzo estabeleceu uma pauta de quatro linhas paralelas (a partiitura atual tem cinco linhas e quatro espaos entre elas) sobre as quais fixava neumas antigos (vrgulas e pontos para representar as notas) Foi o mesmo Guido que deu nomes s notas musicais, tirando-os das primeiras slabas do

hino a So Joo Batista:


UT queant laxis Resonare libris Mira gestorum Famuli tuorum SOLve poluti LAbili reatum Sancti Johannes! Para que se possa Cantar com vigor Apreciando a grandiosidade De teus notveis feitos Absolve a mcula Dos lbios dos teus servos So Joo!

Como se pode notar pela traduo, a letra nada tem a ver com msica, de onde possvel deduzir que Guido DArezzo foi levado somente pelos sons das primeiras slabas.

-1-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar

CIFRAS
Essa a atual correspondncia entre as cifras e as notas musicais: C Do ESCALAS MAIOR E MENOR D Re E Mi F Fa G Sol A La B Si

Por volta da metade do sculo XVI, o estudo desses acordes hierarquizados, de seus encadeamentos e das leis acsticas que regem suas relaes recprocas levou constituio de um sistema rigorosamente lgico: o sistema tonal.
A escala maior o sistema tonal por excelncia.Com ela constroem-se grande parte dos acordes e harmonias conhecidas, alm das melodias comumente ouvidas.

Os tons e semitons so intervalos existentes entre as notas, que por ser o instrumento musical construido com delimitaes fsicas acaba que por ter os registros sonoros (as notas musicais) uma organizao matemtica que omiti os sons intermedirios queles que ouvimos. Essa escala e todas derivadas (Modos Gregos), bem como outras escalas com sonoridades prprias se baseiam no princpio de 12 semitons iguiais divididos no espao de uma oitava, que a repetio mais prxima de uma nota qualquer para o grave ou para o agudo.

Fazendo isso, a msica (clssica) apia-se nas experincias feitas outrora por Pitgoras com uma corda esticada e vibrante que ele dividia, segundo princpios aritmticos rigorosos pela metade, por um tero, por um quarto, etc.Tendo havido, assim, uma justificao cientfica para a escala de sons de que a msica (clssica) fez seu alfabeto ()
Entre esses 12 semitons, podemos destacar as notas que conseguimos com os acidentes musicais sustenido (#) e bemol (b), veja a Escala Cromtica abaixo:

-2-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar A escala menor, por sua vez, parte do 6 grau da escala maior tendo uma organizao diferente de intervalos dentro de sua oitava. O que define a caracterstica dessas escalas o intervalo entre a 1 e a 3 nota, que por atingir esse grau chamada de tera maior para a escala maior e tera menor para a escala menor.A sexta nota se chamar grau relativo menor por estabelecer uma relao com a escala que lhe deu origem, assim como a escala menor possui a sua terceira nota com funo de grau relativo maior, partindo dela a escala maior. 1 2 3 4 5 6 7 8va

Maior C D E F G A B C A B C D E F G A Menor
1 2 3 4 5 6 7 8va

-3-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar TRADES As trades (3 notas) so o princpio de agregao de sons que formam os acordes perfeitos, acordes com maior sensao de equilbrio.Seguindo a mesma idia da tera que caracteriza a escala, adiciona-se outro intervalo de tera quele j existente para obtermos o acorde perfeito.Na escala de Do maior isso significa ter a composio de Do Mi Sol, ou seja, 1, 3 e 5 nota da escala, formando o acorde de Do maior (pelo fato de o primeirio intervalo de tera ser maior).Da mesma forma uma trade construida sobre a nota Re seria menor por ter-se o primeiro intervalo de tera menor gerando essa sequncia: Re Fa La.

O mundo inteiro conhece os clebres cadernos de Johann Sebastian Bach intitulados o Cravo Bem Temperado (), nessa poca, nesse ponto da evoluo da linguagem musical, dividiu-se arbitrariamente a oitava em doze segmentos rigorosamente iguais e obteve-se, assim , a gama temperada, cujos sons correspondem apenas de maneira aproximada aos que derivam das experincias de Pitgoras () Este acorde perfeito: do-mi-sol correspondia, antes da introduo da gama temperada, aos sons harmnicos fornecidos pela ressonncia natural.Por isso ele se imps por si mesmo ateno dos msicos na poca em que a gama temperada ainda no existia.Ele se imps por sua plenitude.
HARMONIZAO DA ESCALA MAIOR A escala maior ou qualquer outra escala pode ser harmonizada pelo princpio de superposio de teras maiores e menores ao longo das oitavas alcanando notas cada vez mais altas na escala. Essa escala maior de Do foi harmonizada at a 7 nota (ttrades) em uma sucesso de teras. tendo, ento, em sua constituio a 1, 3, 5 e 7 notas da escala maior.

-4-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar CONSTRUO DE ACORDES Os acordes so construidos como as trades, atravz de superposio de teras.Porm, como visto na Tabela de Intervalos, as teras superpostas podem fazer o acorde assumir caractersticas diferentes j que h teras maiores e menores e o seu arranjo confere sonoridades diferenciadas a cada acorde construido sobre a escala. Alm da stima (7) o acorde se completa at o intervalo de dcima terceira (13), maior ou menor, passando pela nona (9) e dcima primeira (11), intervalos esses que assumem estes valores aps uma oitava (8va), caso contrrio seriam de sexta (6), maior ou menor, de segunda (2) e de quarta justa (4j). Como so mais notas do que a mo pode fazer, suprimi-se algumas daquelas que formam o acorde tericamente para, na prtica, ter um acorde possvel de se executar.Tem se, ento, as conhecidas cifras para violo, teclado, guitarra: G7 (Sol de stima), B (Si diminuto), A6 (La de sexta), etc.

Estes so alguns exemplos de acordes que podem ser usados conforme a harmonizao: C7M (Do de stima maior), Cadd9 (Do adicionado de nona), C7M/E (Do de stima maior com baixo em Mi), Dm7 (Re menor de stima), (Re menor de stima e nona), Dm6 (Re menor de sexta), Em7(11) (Mi menor de stima e dcima primeira), Em7(b9) (Mi menor de stima e nona menor), F7M(#11) (Fa de stima maior e dcima primeira aumentada), F7M( )/C (Fa de stima maior com nona e dcima primeira aumentada com baixo em Do), G7/B (Sol de stima com baixo em Si), G7(9) (Sol de stima com nona), G7(13) (Sol de stima com dcima terceira), Am7(9) (La menor de stima com nona sem a tera), Am7 (La menor de stima), Am7(b13) (la menor de stima com dcima terceira menor) e Bm7(b5) ou B (Si menor de stima com quinta diminuta ou Si meio diminuto). NOTA: O acorde diminuto com 7bb (stima diminuta) ou 6 maior.

-5-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar TONALIDADES Tonalidade o centro em torno do qual gravita uma melodia ou uma progresso harmnica, de modo a todas as notas, seja de acordes ou de um solo, estarem delimitadas pelas notas de uma tonalidade. Para que haja orientao na aplicao dos tons ou tanalidades constre-se o Circulo das Quintas e das Quartas, onde as escalas se sucedem umas s outras: partindo de uma certa tonalidade (Do, por ex.) para a posterior, a nova escala comear no quinto grau da escala de Do, nota Sol, tendo, ento, a escala de Sol.Se quisermos transpor-nos para a prxima escala, ento ser o quinto grau da escala de Sol, nota Re, e assim por diante.Isso ocorre ao alterarmos a 4 justa da escala original para 4 aumentada, que para a escala nova ser sua 7 maior (Circulo das Quintas). Da mesma forma, se alteramos a 7 maior para 7 menor na escala original volta-se para a escala antecessora com uma 4 justa como antes, tendo o Circulo das Quartas.

Comeamos a ver mais claramente o que o sistema tonal. uma sistema baseado numa certa escala de sete sons, reproduzida vontade a partir de no importa qual som inicial, criando assim tantas tonalidades diferentes quantos so os graus da escala cromtica

MODOS GREGOS OU ECLESISTICOS Os modos so escalas de origem grega alteradas mais tarde na Idade Mdia.Esse sistema se baseia na derivao de escalas a partir de uma somente, ou seja, escalas com organizao intervalar prpria, mas s com as teclas brancas do teclado.Isso faz com que tenham sonoridades distintas e por isso so aplicadas melodicamente.

Na Idade Mdia o sistema modal era a fonte de toda melodia sendo essas escalas adotadas pelos msicos da poca.Mas, por alguma razo obscura, eles introduziram vrias mudanas: em primeiro lugar, inverteram a direo, fazendo com que as novas escalas fossem lidas no sentido ascendente; em segundo lugar, alteraram as notas das quais elas partiam; e, em terceiro lugar, substituram o termo escala por modo.Dessa forma, a escala grega Drica tornou-se o modo Drico, subindo de D at D; o modo Frgio, subindo de E at E; o modo Ldio, subindo de F at F; e etc.

-6-

Oficina de Teoria Musical Artur Escobar

CADNCIA Durante o desenvolvimento da harmonia diatnica no sculo XVI todo movimento entre dois acordes era sujeito a regras acsticas de dissonncia e consonncia que tinham a funo de colocar em evidncia o acorde central da tonalidade usada, o acorde de tnica, se utillizando da sensao de tenso e relaxamento criada entre os acordes em jogo. A regra que organizava os acordes I, IV e V, acordes primrios, chama-se Cadncia, sendo provocada pelo acorde de stima (V) por ter um intervalo de quarta aumentada (4#) na sua composio, ou seja, uma dissonncia, sendo o acorde empregado no final de uma seo musical ou de um trecho meldico que sugira concluso.

Esses trs acordes estabelecem, ento, o fundamento do sistema tonal e as trs fundamentais que os sustentam so as notas-chave sobre as quais se articulam todas as combinaes harmnicas do sistema (ou pelo menos as mais importantes).
Existem quatro cadncias nas progresses de acordes primrios: Cadncia perfeita a resoluo do acorde V (dominante) para o I (de tnica); Cadncia imperfeita a progresso do acorde I para o acorde V.Ela ocorre normalmente no meio de uma sequncia e no no final, podendo tambm ser utilizada para realizar o movimento de qualquer acorde para o V geralmente o II, o IV, ou o VI; Cadncia plagal a resoluo do acorde IV (de subdominante) no acorde I ; Cadncia interrompida ou evitada a progresso do acorde V para qualquer outro acorde alm do I geralmente o III, o IV ou o VI.

REFERNCIA BARRAUD, H. Para Compreender as Msicas de Hoje So Paulo, perspectiva/EDUSP, 1975. MONTANARI, V. Histria da Msica Da Idade da Pedra a Idade do Rock So Paulo, editora tica, 1988. Curso Globo de Violo e Guitarra - editora Globo, 1991. -7-

-8-

S-ar putea să vă placă și