Sunteți pe pagina 1din 14

1 ALTERAO DO _______________________________________

ESTATUTO

SOCIAL

Capitulo I - Da denominao, durao, fins, natureza e sede.

Artigo 1 - O _________________________________ e uma associao sem fins econmicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regendose, pelo presente estatuto e pela legislao que lhe for aplicvel. Artigo 2 - A sede administrativa do _________________________________est. Situada Rua _________________________________, _________________________________, Municpio de _________________________________, Estado _________________________________. Artigo 3 - O prazo de durao do _________________________________e indeterminado. Artigo 4 - A finalidade do _________________________________consiste em prestar Servios na rea de Assistencial Social, Educao, Sade, Cultura, Meio Ambiente e Esporte, atendendo toda a populao, em parceria com a Unio, os Estados e os Municpios. 4.1 Objetivos Especficos 4.2 - Promoo gratuita da assistncia social, da educao, do esporte, da cultura e da sade, objetivando o exerccio da plena cidadania; 4.3 - Criar orfanatos, creches, albergues, hospitais, casas de recuperao para delinqentes, alcolatras, toxicmanos e outras instituies afins; 4.4 - Promover campanhas e parcerias, com rgos pblicos e privados, nas diversas reas da cidadania, visando o bem estar fsico mental e social da populao; 4.5 - Desenvolver estudos, pesquisas, programas e projetos nas reas sociais, de sade, meio ambiente, cultural, turismo e responsabilidade social; 4.6 - Elaborar programas e projetos de apoio as instituies do terceiro setor; 4.7- Organizar seminrios, eventos exposies e congressos voltados aos objetivos sociais; 4.8 - Realizar treinamentos e cursos de qualificao profissional; 4.9 - Desenvolver atitudes de requalificao e atualizao profissional; 4.9 Desenvolver atividades de prote9ao ambiental; 4.10 - Contribuir para a cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico; 4.11- Contribuir nos programas e projetos sociais para promover 0 desenvolvimento sustentvel; 4.12- Promoo de intercambio com entidades cientificas, de ensino e de desenvolvimento social, nacionais e internacionais; 4.13 - Promover intercmbios, programas e aes com empresas de direito privado ou no, governos e organismos nacionais e internacionais visando 0 resgate social da popula9ao excluda, atravs de projetos de cunho social, esportivo e educacional;
1

4.14 - Promoo do voluntariado em projetos de resgate social; 4.15 - Proteo do cidado, da famlia e do meio ambiente; 4.16 - Implementar estratgias econmicas e sociais que possibilite a gerao de emprego e renda; 4.17 - Realizar parcerias com outras instituies para promover o interesse publico; 4.18 - Elaborar, assessorar, executar e levantar recursos para projetos de emprego e renda, sociais, esportivos, de sade, de educao, de cidadania e direitos difusos; 4.19 - Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos; 4.20 - Promover a sade gratuita e a segurana alimentar e nutricional; 4.21- Promover os direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita. Artigo 5 A fim de cumprir as suas finalidades, o _________________________________ poder firmar convnios, contratos, termos de parceria, termos de cooperao e articular-se de forma conveniente, com rgos ou entidades pblicas e privadas nacionais e estrangeiras, assim como, com empresas. Artigo 6 - O _________________________________, para sua identificao, poder adotar logomarca e poder ser denominado simplesmente de _________________________________ Artigo 7 - O _________________________________poder desenvolver atividades em todo territrio nacional por meio de filial, posto de servio ou licenciada.

Capitulo II - Dos Associados

Artigo 8 - O quadro de associados do _________________________________e constitudo das seguintes categorias de associados que assim se classificam: 8.1 - associado efetivo; 8.2 - associado voluntario; 8.3 - associado benemrito; 8.4 - associado patrocinador; Artigo 9 - E associado efetivo a pessoa fsica, que tenha participado das atividades do _________________________________por prazo no inferior a dois (02) anos consecutivos, sem faltas ou sanes administrativas, e que venha a ser convidado e aceite ingressar nessa categoria, a convite da Diretoria, e que contribuam com uma mensalidade ou anuidade para os cofres da Associao. Artigo 10 - E associado contribuinte a pessoa fsica que, aps a assemblia geral do _________________________________venha a solicitar e tenha aprovada pela Diretoria a sua admisso nessa categoria de associados. Artigo 11 - E associado voluntario a pessoa fsica que venha a compor os servios voluntrios do _________________________________no desenvolvimento de suas atividades, solicite e tenha aprovada a sua admisso nessa categoria de associados.

Artigo 12 - E associado benemrito a pessoa fsica que tenha prestado servios relevantes ao _________________________________quer por atividade voluntaria, quer por doaes e contribuies, que aceite a deliberao da Diretoria de laure-Ia com este titulo, "ad referendum" da assemblia geral. Artigo 13 - E associado patrocinador a pessoa jurdica que patrocina as atividades do _________________________________de forma constante ou peridica. Artigo 14 - Uma pessoa poder participar de mais de uma categoria de associados, ou optar por apenas uma delas.

Capitulo III - Da admisso, suspenso, excluso e demisso. Artigo 15 - Para admisso do associado, este devera preencher ficha cadastral, que ser analisada pela Diretoria, e, uma vez aprovado, automaticamente far parte da Associao. Artigo 16 - O convite para que o associado contribuinte passe a categoria de associado efetivo, aps avaliao do preenchimento dos requisitos estatutrios, como o cumprimento do prazo de dois anos de associao sem restries ou sanes administrativas, conforme o artigo 10 destes estatutos ser encaminhado pela Diretoria "ad referendum" da Assemblia Geral. Artigo 17 - Quando associado infringir a lei, violar preceitos estatutrios ou proceder de modo a comprometer a tica, as exigncias de probidade, ou os aspectos patrimoniais ou financeiros do _________________________________, ser passvel das seguintes sanes a serem fixadas para o caso segundo a gravidade da falta: 17.1 - advertncia por escrito; 17.2 - suspenso dos seus direitos por tempo determinado; 17.3 - excluso do quadro de associados. 1. Tendo noticia da ocorrncia de fato que possa consistir em infrao suscetvel de sano, a Diretoria, aps comunicar o fato, por escrito, ao acusado, concedendo-lhe prazo para manifestao, decorrido este, deliberar. 2. Manifestando-se pela procedncia da imputao aplicara as sanes de advertncia ou suspenso; ou encaminhara assemblia geral a sugesto de excluso do associado. Artigo 18 - A advertncia por escrito, elaborada pela Diretoria, com indicao do motivo, ser enviada ao associado por correspondncia com aviso de recebimento. Artigo 19 - Persistindo no comportamento que motivou a advertncia, o associado ser suspenso dos seus direitos, por um prazo no superior a cento e cinqenta (150) dias corridos, por deciso motivada da Diretoria, comunicada por correspondncia com aviso de recebimento. Artigo 20 - A reiterada pratica de infraes das disposies estatutrias ou dos princpios ticos pelo associado legitimara a Diretoria a sugerir a assemblia geral a sua excluso. Artigo 21 - Encaminhada a Assemblia Geral, pela Diretoria, a sugesto de excluso de associado, este ter assegurado o direito de defesa perante a assemblia extraordinria. Artigo 22 - O associado excludo somente poder pleitear retorno ao quadro associativo, aps cinco (05) anos de afastamento.
3

Artigo 23 - Para demisso espontnea basta o associado encaminhar a solicitao do seu afastamento definitivo atravs de correspondncia dirigida a secretaria do _________________________________desde que em dia com suas anuidades, se for o caso. Artigo 24 - O associado que venha a solicitar sua demisso espontnea, poder retornar ao quadro associativo a qualquer momento, exceto quando houver procedimento administrativo pendente quando do seu afastamento. Artigo 25 - Quando ocorrer falta cuja gravidade o justifique, pelo comprometimento e repercusso danosa que possa trazer ao desenvolvimento das atividades do _________________________________a Diretoria poder sugerir a Assemblia Geral excluso do associado responsvel, sem a necessidade de previa advertncia ou suspenso. Artigo 26 - O associado poder solicitar seu afastamento por tempo determinado, sem prejuzo dos seus direitos, para tanto bastando comunic-lo secretaria executiva por escrito.

Capitulo IV - Dos direitos e deveres do associado Artigo 27 - So direitos do associado: 27.1 - freqentar a sede do _________________________________; 27.2 - usufruir os servios oferecidos pelo _________________________________; 27.3 - participar das assemblias; 28.4 - restrito aos associados efetivos, o de se candidatar a cargos eletivos. Artigo 28 - So deveres do associado: 28.1 - acatar as decises da Assemblia; 28.2 - atender os objetivos e finalidades do _________________________________; 28.3 - zelar pelo nome do _________________________________; 28.4 - participar das atividades do _________________________________. Artigo 29 - Os associados efetivos podero pleitear a cargos eletivos, desde que estejam em pleno gozo dos seus direitos e em dia com suas obrigaes associativas. Artigo 30 - Os associados podero formar grupos de trabalho, independentes da estrutura administrativa, para desenvolver atividades como: 30.1 - servios de voluntariado; 30.2 - realizao de eventos de confraternizao; 30.3 - grupos de estudos e pesquisas; 30.4 - grupos de debates. Pargrafo nico. Para realizao das atividades, basta que as comunique a secretaria do _________________________________indicando um responsvel pelas atividades.

Capitulo V - Da estrutura administrativa


4

Artigo 31 - 0 _________________________________e composto dos seguintes rgos para sua administrao: 31.1 - Assemblia Geral; 31.2 - Diretoria; 31.3- Conselho Fiscal; 31.4 Secretaria Executiva Pargrafo nico - no perceberam seus diretores, conselheiros, associados, instituidores, benfeitores ou equivalentes, remunerao, vantagens ou benefcios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou titulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos. Artigo 32 - As assemblias gerais podero ser ordinrias ou extraordinrias, sendo o rgo supremo de deciso do _________________________________. Pargrafo nico. Poder haver assemblias parciais ou reunies em cada rgo da estrutura administrativa para deliberar sobre as matrias de sua competncia. Artigo 33 - A Diretoria e composta de 05 (cinco) membros efetivos entre os associados efetivos, com mandato de 04 (quatro) anos. Artigo 34 - 0 Conselho Fiscal e composto no mnimo de 05 (cinco) membros, eleitos entre os associados efetivos, com mandato de 04 (quatro) anos.

Capitulo VI Das Assemblias Artigo 35 - As assemblias gerais extraordinrias podero ser convocadas pela maioria da Diretoria do _________________________________. Artigo 36 - A Assemblia Geral reunir-se- ordinariamente at no dia 15 do ms de Maro de cada ano, convocada pelo Presidente em exerccio, para tomar as contas da Diretoria e apreciar seu relatrio, bem como apreciar a prestao de contas, o balano do ano e o parecer do Conselho Fiscal, e eleger membros da Diretoria e do Conselho Fiscal. Artigo 37 - A assemblia geral extraordinria poder reunir-se quantas vezes for necessrio, sempre que o assunto for de interesse do _________________________________Artigo 38 - Compete a assemblia geral extraordinria: 38.1 - discutir assuntos referentes a bens e patrimnio; 38.2 - alterar ou reformar o presente estatuto; 38.3 - destituir membros da Diretoria e do Conselho Fiscal; 38.4 - decidir a dissoluo do _________________________________. 38.5 - a excluso de associado; 38.6 - outras atribuies conferidas por lei ou por este estatuto a assemblia geral; 38.7 - demais assuntos de relevncia. Pargrafo Primeiro. Para a destituio de membros da Diretoria, ou para a alterao ou reforma dos estatutos exigir-se- o voto concorde de dois teros dos presentes a assemblia especial mente convocada para este fim.
5

Pargrafo Segundo. 0 exame e a deciso sobre a excluso ou no de associado far-seo em assemblia especial mente convocada para esse fim. Artigo 39 - A convocao das assemblias gerais realizar-se- da seguinte forma: 39.1 - por fixao de edital no quadro de aviso da secretaria da sede com antecedncia mnima de quinze (15) dias corridos da data de realizao da assemblia; 39.2 - ou por meio de circular dirigida aos associados com antecedncia mnima de dez (10) dias corridos da data de realizao da assemblia; 39.3 - ou por publicao na imprensa local, com antecedncia mnima de trs (03) dias corridos da data de realiza9ao da assemblia. Artigo 40 - A instalao e as deliberaes das assemblias gerais observaro o seguinte quorum: 40.1 - em primeira convocao instalar-se-o com no mnimo a metade mais um dos associados em pleno no gozo dos seus direitos; 40.2 - em segunda convocao, meia hora depois, com qualquer numero de associados. Pargrafo Primeiro. As deliberaes das assemblias sero tomadas em votao com voto concorde de metade mais um dos presentes. Pargrafo Segundo. Para as matrias em que haja quorum legal ou estatutrio de aprovao mais elevado, este ser observado. Artigo 41 - O edital de convocao das assemblias devera conter: 41.1 - data da assemblia 41.2 - horrio da assemblia 41.3 -local com endereo completo 41.4 - pauta da assemblia 41.5 - indicao dos responsveis pela convocao. Artigo 42 - As assemblias gerais podero ser convocadas pelo: 42.1 - Diretoria; 42.2 - Conselho Fiscal. 42.3 - 1/5 (um quinto) dos associados. Artigo 43 - Quando da votao em assemblia geral, todos os associados em pleno gozo dos seus direitos podero participar, podendo votar apenas os associados fundadores e os efetivos.

Capitulo VII - Da Diretoria Artigo 44 - A Diretoria e composta dos seguintes cargos: 44.1 - presidente 44.2 - vice presidente 44.3 secretario
6

44.4 tesoureiro 44.5 segundo-tesoureiro Artigo 45 - Os membros da Diretoria sero eleitos entre os associados efetivos, em pleno gozo dos seus direitos, para mandato de quatro (04) anos, com direito a reeleio. Artigo 46 Compete a Diretoria: 46.1 - representar o _________________________________nos seus atos; 46.2 - convocar assemblias; 46.3 - contratar e demitir funcionrios; 46.4 - montar pianos de trabalho; 46.5 - administrar o _________________________________; 46.6 - autorizar o presidente a, assinando com o tesoureiro, alienar ou gravar bens sociais, renunciar a direitos, aceitar doaes e legados; 46.7 - cumprir as demais atribuies a ele conferidas por disposies estatutrias. Pargrafo nico. A Diretoria decidira por maioria de votos, presentes, pelo menos, trs de seus membros. Artigo 47 - Compete ao presidente da Diretoria: 47.1 - representar e responder pelo _________________________________; 47.2- presidir as assemblias gerais; 47.3 - convocar e presidir reunies e assemblias; 47.4 - assinar documentos, recebimentos e pagamentos em conjunto com o tesoureiro; 47.5 - autorizado pela Diretoria, assinando com o tesoureiro, alienar ou gravar bens sociais, renunciar a direitos, aceitar doaes e legados; 47.6 - definir planos de trabalho, em conjunto com a Diretoria; 47.8 - responder judicial e extrajudicialmente pela gesto. Artigo 48 - Compete ao vice presidente da Diretoria substituir o presidente na sua ausncia. Artigo 49 - Compete ao secretario da Diretoria: 49.1 - secretariar reunies e assemblias; 49.2 - arquivar documentos e correspondncias; 49.3 - manter sobre sua guarda os livros do _________________________________; 49.4 - substituir o tesoureiro nas suas faltas e impedimentos; 49.5 - realizar a intercomunicao e acompanhamento dos departamentos, filiais e licenciadas. Artigo 50 - Compete ao tesoureiro da Diretoria: 50.1 - organizar a contabilidade;
7

50.2 - assinar em conjunto com o presidente as liberaes de pagamentos; 50.3 - assinar em conjunto com o Presidente, estando este autorizado,'pela Diretoria, as alienaes ou oneraes de bens sociais, a renuncia a direitos bem como a aceitao de doaes ou legados; 50.4 - montar balano anual e os balancetes; 50.5 - proceder ao recebimento e pagamentos; 50.6 - substituir 0 presidente nas suas faltas e impedimentos. Artigo 51 - Compete ao Segundo Tesoureiro da Diretoria substituir o Tesoureiro da Diretoria na sua ausncia.

Capitulo VIII - Do Conselho Fiscal Artigo 52 - O Conselho Fiscal e composto no mnimo de cinco (05) membros, eleitos entre os associados fundadores, efetivos e patrocinadores com mandato de quatro (04) anos, com direito a reeleio, sendo composto de: 52.1 - Presidente 52.2 - Vice Presidente 52.3 - Secretario 52.4 - Conselheiros Artigo 53 - Compete ao Conselho Fiscal: 53.1- manifestar-se sobre a onerao e venda de bens e sobre patrimnio; 53.2 - convocar reunies e assemblias; 53.3 - manifestar-se sobre conduta dos associados; 53.4 - manifestar-se sobre planos de trabalho. Artigo 54 - Ao Presidente do Conselho Fiscal compete: 54.1 - convocar e presidir reunies e assemblias; 54.2 - assinar documentos relativos aos pareceres do Conselho Fiscal; 54.3 - representar o Conselho Fiscal perante a Diretoria; 54.4 - votar nas matrias de apreciao. Artigo 55 - Ao Vice Presidente do Conselho Fiscal compete: 55.1 - substituir o Presidente nas faltas e impedimentos; 55.2 - secretariar as reunies e assemblias; 55.3 - manter sobre sua guarda os livros e documentos relativos ao Conselho Fiscal; 55.4 - votar nas matrias de apreciao. Artigo 56 - Ao Secretario do Conselho Fiscal compete secretariar reunies e arquivar documentos e correspondncias do Conselho Fiscal; Artigo 57 - O Conselho Fiscal poder contratar auditores externos independentes para realizar auditorias e fornecer relatrios de avaliao dos programas e projetos,
8

bem como da aplicao dos eventuais recursos objeto de termo de parceria, conforme previsto em regulamento. Capitulo IX - Da Secretria Executiva Artigo 58 - A estrutura administrativa e o organograma da secretaria executiva sero dimensionados conforme o volume de atividade a ser administrada, podendo variar em funo do numero de programas e projetos do _________________________________. Pargrafo Primeiro. A Secretria Executiva ser nomeada pelo Presidente e aprovado pela Assemblia Geral, cabendo-lhe a direo dos servios do _________________________________ Pargrafo Segundo. Caso a funo seja exercida por associado, este ficar com seus direitos associativos suspensos, enquanto estiver ocupando o cargo, e, portanto, no poder votar nos assuntos administrativos Artigo 59- Compete a Secretria Executiva: 59.1 - administrar o _________________________________ sob comando da Diretoria; 59.2 - cadastrar documentao e encaminhar para segmentos interessados; 59.3 - organizar os planos de trabalho; 59.4 - procurar meios de atualizar o _________________________________.

Capitulo X - Do processo eletivo Artigo 60 - as cargos eletivos para a Diretoria e o Conselho Fiscal, so exclusivos dos associados efetivos que estejam em pleno gozo dos seus direitos e em dia com suas obrigaes associativas. Pargrafo nico - Esto impedidos de participar na mesma chapa os cnjuges, ascendentes e descendentes, o sogro, o genro, o irmo e o cunhado. Artigo 61 - A eleio ocorrera em assemblia ordinria em que se observara o seguinte: 61.1 - sero indicados, entre os presentes, dois membros, que no sejam candidatos, para a conduo da assemblia de eleio; 61.2 - para cada chapa candidata, ser destinado um perodo de apresentao da sua plataforma de trabalho; 61.3 - a votao ser aberta para todos os associados de pleno gozo dos seus direitos; 61.4 - encerrada a votao, ser realizada contagem dos votos, 61.5 - aps a contagem, ser proclamada a chapa eleita. Artigo 62 Os candidatos devero inscrever chapa completa com seus respectivos nomes e cargos, em duas vias, protocoladas junto secretaria do _________________________________com antecedncia mnima de quinze (15) dias corridos da data da assemblia de eleio. Pargrafo nico - Em havendo uma nica chapa a votao poder ser feita por aclamao.

Artigo 63 - 0 pedido de impugnao da chapa eleita far-se- por escrito, e em ate dois (02) dias corridos aps o prazo estipulado para a eleio, devendo ser protocolado junto secretaria do _________________________________. Artigo 64 - A solicitao da impugnao ser realizada perante o conselho fiscal ou comisso especialmente constituda para tal finalidade. Artigo 65 - Ocorrendo a impugnao, devera ser marcada uma nova data para a assemblia de eleio no prazo mximo de 90 (noventa) dias corridos. Artigo 66 - Os membros da chapa eleita devero apresentar, ate a data da posse, cpias simples dos seguintes documentos: 66.1 RG; 66.2 CPF; 66.3 Comprovante de residncia; 66.4 ltima declarao do imposto de renda ou comprovante de entrega pessoa fsica; 66.5 ttulo de eleitor e comprovante de votao do ultimo pleito; 66.6 para homens, comprovante de quitao de servio Militar. Artigo 67 A posse da chapa eleita ocorrer no prazo mximo de quinze (15) dias corridos da data da assemblia de eleio. Artigo 68 Caso alguns dos membros da chapa eleita deixe de apresentar os documentos previstos, a chapa eleita poder ser cancelada, devendo ser realizada nova eleio. Artigo 69 Ocorrendo impugnao ou cancelamento da chapa eleita, o mandato do grupo gestor em exerccio ser prorrogado automaticamente at a posse do novo grupo gestor.

Capitulo XI - Da receita e patrimnio Artigo 70 - Constituem receita do _________________________________: 70.1 - contribuies de pessoas fsicas e jurdicas; 70.2 - doaes e legados; 70.3 - usufruto que lhe forem conferidos; 70.4 - receitas de comercializao de produtos; 70.5 - rendas em seu favor constitudo por terceiros; 70.6 - rendimentos de imveis prprios ou de terceiros; 70.7 - juros bancrios e outras receitas financeiras; 70.8 - captao de renuncias e incentivos fiscais; 70.9 - receitas sobre direitos autorais de produo de materiais promocionais; 70.10 - resultado de comercializao de produtos de terceiros; 70.11 - resultados de prestao de servios;
10

70.12 - subveno ou recursos do governo municipal, estadual, Unio ou de autarquias; 70.13 - direitos autorais; 70.14 - mensalidades e anuidades; 70.15 - recursos estrangeiros; 70.16 - patrocnios; 70.17 - quotas de participao; 70.18 - resultado de sorteios, bingos e concursos; 70.19 - bilheteria de eventos. Artigo 71 - Todas as receitas sero destinadas a manuteno das atividades e realizao dos objetivos do _________________________________. Artigo 72 - Constituiro patrimnio do _________________________________bens identificados em escritura publica que este venha a receber por doao, legado e em aquisies livres e desembaraadas de nus. Artigo 73 - A contratao de emprstimo financeiro, junto a bancos ou particulares, que venha a gravar de nus real o patrimnio do _________________________________ dependera da aprovao da Diretoria aps parecer do Conselho Fiscal. Artigo 74 - O _________________________________poder constituir um Fundo de Assistncia Social, Fundo de Investimento da Sade e outros fundos, conforme regulamentados na legislao pertinente.

Capitulo XII - Dos Livros Artigo 75 - O _________________________________manter os seguintes livros: 75.1 - livro de presena das assemblias e reunies; 75.2 -livro de ata das assemblias e reunies; 75.3 - livros ficais e contbeis; 75.4 - demais livros exigidos pela legislao. Artigo 76 - Os livros estaro sobre a guarda do secretario da Diretoria do _________________________________, devendo ser assinados pelo presidente da Diretoria. Artigo 77 Os livros estaro na sede do _________________________________sendo disponibilizados para os associados em geral. Artigo 78 - Os interessados devero examinar os livros na sede do _________________________________, sem direito a sua retirada.

Capitulo XIII - Das disposies gerais Artigo 79 - A sesso de uma assemblia poder ser prorrogada para outra data, sem a necessidade de nova convocao, desde que aprovado pelos presentes.
11

Artigo 80 - Os lucros no podero ser distribudos entre os associados, o excedente devera ser reinvestido em equipamento, treinamento de mo de obra, pesquisa e outros, e tambm no poder haver a remunerao dos dirigentes enquanto membros da Diretoria e Conselho Fiscal. Artigo 81 Para a deliberao sobre _________________________________ observar-se- o seguinte: extino do

81.1 - devera ser convocada assemblia extraordinria especialmente para decidir sobre extino, com antecedncia mnima de trinta (30) dias corridos, mediante edital publicado pela imprensa local; 81.2 - a deliberao de extino dependera do voto concorde de dois teros dos presentes; 81.3 - decidindo-se pela extino, o patrimnio e os bens, satisfeitos as obrigaes, sero destinadas a instituio similar com certificao conforme Lei Federal n 9.790/99. Artigo 82 - Nas atividades do _________________________________fica proibida qualquer espcie de discriminao, como as de raa, idade, sexo, condio social ou religio. Artigo 83 - Nas atividades do _________________________________ficam expressamente proibidas s manifestaes de carter poltico-partidrio. Artigo 84 - _________________________________aplica suas rendas, recursos e eventual resultado operacional integralmente no territrio nacional e na manuteno e no desenvolvimento de seus objetivos. Artigo 85 - Ocorrendo vaga em algum dos cargos dos conselhos, a Diretoria ou o conselho fiscal, poder indicar associado que preencha os requisitos de investidura para ocup-lo provisoriamente ate sua homologao na assemblia geral subseqente. Artigo 86 - Os associados no respondem solidariamente nem subsidiariamente pelas obrigaes do _________________________________. Artigo 87 O exerccio financeiro e _________________________________coincidira com o ano civil. fiscal do

Artigo 88 - Constatados problemas relacionados conduta tica do associado ou ao mau uso do nome do _________________________________a Diretoria poder propor a formao de comisso de sindicncia, constituda por associados, com o mnimo de cinco (5) membros, para analise da situao e apresentao de parecer para subsidiar a deciso administrativa. Pargrafo nico. A comisso ter o prazo de trinta (30) dias corridos, contados da sua constituio, para apresentao do parecer. Artigo 89 - Atendido o dispositivo na Lei Federal n 9.790/99, fica regida pelo presente estatuto a seguinte norma; 89.1 - observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficincia; 89.2 - adoo de praticas de gesto administrativa, necessrias e suficientes a coibir a obteno, de forma individual ou coletiva, de benefcios ou vantagens pessoais, em decorrncia da participao no respectivo processo decisrio; 89.3 - constituio do conselho fiscal ou rgo equivalente, dotado de competncia para opinar sobre os relatrios de desempenho financeiro e contbil, e sobre as
12

operaes patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores do _________________________________. 89.4 - em caso de dissoluo, alem de atender o artigo 81.3 do presente estatuto, o patrimnio liquido ser transferido outra pessoa jurdica qualificada nos termos da lei federal, preferencialmente que tenha mesmo objetivo social do _________________________________. 89.5 - na hiptese do _________________________________perder a qualificao instituda na lei federal, o respectivo acervo patrimonial disponvel, adquirido com recursos pblicos durante o perodo em que perdurou aquela qualificao, ser transferida a outra pessoa jurdica qualificada nos termos da lei federal, 89.6 - para as normas de prestao de conta a serem observadas pelo _________________________________fica determinado no mnimo: a - observncia dos princpios fundamentais de contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade; b - publicao do balano financeiro, na imprensa local, juntamente com o resumo das atividades, certido negativa de dbitos do INSS e FGTS, bem como colocar a disposio do publico em geral; c - a prestao de contas de todos os recursos e bens de origem publica recebida pelo _________________________________ser realizada conforme determinado no pargrafo nico do artigo 70 da Constituio Federal; d - obedecer a resoluo n 1003/04 do Conselho Federal de Contabilidade; e - a prestao de contas devera ser submetida a uma auditoria, inclusive por auditores externos independente se for o caso, que verificaro a aplicao dos eventuais recursos objeto de termo de parceria, conforme previsto em regulamento Artigo 90 - 0 processo de votao nas assemblias, no que forem omissos os estatutos, ser regulamentado no regimento interno especifico. Artigo 91 - O _________________________________poder constituir outras personalidades jurdicas com autonomia administrativa e financeira em forma de mantidas, para desenvolver atividades correlatas aos seus objetivos. Artigo 92 O _________________________________poder arrendar ou realizar gesto de unidades externas, por meio de contratos de gesto com pessoas jurdicas privadas, pblicas, autarquias ou pessoas fsicas, para atender a seus objetivos.

Capitulo XIV - Das disposies transitrias Artigo 93 - O presente estatuto entra em vigor a partir desta data, devendo procederse ao tramite legal para registro e demais providencias cabveis.

Ribeiro Preto/SP, 18 de Maro de 2013

________________________________ _________________________________ Presidente


13

________________________________

Secretrio

14

S-ar putea să vă placă și