Sunteți pe pagina 1din 20

Universidade Catlica de Braslia _ UCB Pr_Reitoria de Graduao Curso de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professor (a):

Gustavo Lopes

Representao (Art.115 CC)

Graduando (a) s: Luis Miguel Amorim Rosane Silva Rocha Victor Mendes Wallysson Lustrino

UC08079147 UC13101063 UC13101049 UC13101183

Braslia_ DF 2013

Introduo
A representao um tema de grande relevncia na teoria dos fatos jurdicos e tambm na teoria da capacidade jurdica. Para iniciarmos discriminaremos a representao legal ou

necessria da voluntria ou privada. A primeira se refere ao poder dado por lei a uma pessoa agir em nome de outrem, no caso um incapaz, exemplo pais, tutores e curadores. A representao voluntria ocorre quando o interessado por ato prprio concede a outra pessoa o poder de agir em seu nome. A importncia do tema se refere ao fato de a representao voluntria vlida ser condio de validade do negcio jurdico. Regra geral, a declarao de vontade destinada constituio, modificao ou extino de direitos feita pela prpria pessoa interessada na realizao do negcio jurdico. No entanto, s vezes, o interessado encontra-se impossibilitado de comparecer pessoalmente, seja por necessidade, por exigncia legal, ou por simples convenincia. Nestes casos, o ordenamento jurdico reconhece formas de cooperao jurdica, que se caracterizam pela possibilidade de interveno de terceiras pessoas, de forma a eliminar o bice existente, concretizando o ato ou negcio jurdico, dado que o desenvolvimento e o aprimoramento das relaes interessam sociedade, pois possibilitam o incremento da circulao de riquezas. A cooperao jurdica nos atos e negcios jurdicos pode se dar por diversas formas de interveno, tais como a autorizao, o nncio ou mensageiro, a colaborao tcnica, a representao etc.

Na representao, o representante celebra o negcio em nome de outra pessoa, o representado. A, em nome de B, e nos limites do poder que

este lhe concedeu, vende a casa de B a C. Quem pratica o ato A, o representante, mas de modo que os efeitos do negcio se verifiquem na esfera jurdica de B, o representado. A representao constitui importante instituto jurdico na medida que permite a realizao de negcios jurdicos sem a presena fsica das pessoas, dinamizando as relaes jurdicas, propiciando o desenvolvimento econmico e social. O Cdigo Civil de 2002, ao contrrio do Diploma de 1916, inovou ao dispor sobre a representao em captulo prprio, na parte geral, o que por si s justifica a discusso quanto s inovaes veiculadas, bem como quantos aos pontos que permaneceram inalterados.

Representao
Representao tem o significado de atuao jurdica em nome de outrem. Constitui verdadeira legitimao, que nasce da lei ou do contrato, para agir por conta de outrem (CC art. 115). A representao pode ser dividida da seguinte forma:

Representao Legal
As hipteses de representao legal so definidas exclusivamente em lei, no podendo ser alteradas por vontade das partes. So decorrentes da necessidade de proteger os interesses de pessoas que no podem exercer com plenitude ou conscincia sua vontade ou poder negocial, sendo, portanto, vulnerveis. De acordo com o Cdigo Civil de 2002 (CC/02), no artigo 3, so absolutamente incapazes para os atos da vida civil: os menores de 16 anos, os que por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o discernimento necessrio para a prtica desses atos; as que mesmo de forma transitria, no puderem exprimir sua vontade. Os nascituros; os ausentes, os enfermos e portadores de deficincia fsica que no puderem gerir seus negcios tambm so representados legalmente. A guarda em famlia substituta tambm considerada representao de acordo com o artigo 33 do Estatuto da Criana e Adolescente (ECA). Esse tipo de representao perdura enquanto permanecer na situao legal que a determinou. Paulo Lbo afirma haver representao legal para certos atos da vida civil de pessoas consideradas relativamente incapazes, para os outros atos elas j so consideradas capazes. H ainda, segundo o autor, a representao legal parcial para os brios habituais, viciados em txicos, os deficientes mentais incompletos e os prdigos.

Os representantes legais so definidos em lei: os pais representam os filhos menores de 16 anos, tutor representa seus tutelados, curador representa o curatelado que pode ser interditado, ausente, enfermo, deficiente fsico sem possibilidade de gerir seus prprios interesses. O representante legal precisa ter capacidade de exerccio para exercer a representao. Curatela A diferena entre tutela e curatela que esta serve para reger, zelar, administrar os bens de pessoas maiores incapazes, em funo de molstia, prodigalidade. Segundo Caio Mario incidem na curatela todos aqueles que por motivos de ordem patolgica ou acidental, congnita ou adquirida, no esto em condies de dirigir a sua pessoa ou administrar os seus bens, posto que maiores de idade. Na curatela aparece a ideia de interdio, que uma medida de assistncia aqueles no tem discernimento para atuarem na vida civil, dessem modo por parte dos pais ou tutores nomeado pelo juiz um curador. Tutela Tutela deciso estabelecida pelo juiz referente a um individuo capaz de zelar e responsabilizar-se por bens ou pela pessoa de um individuo incapaz segundo a lei. Exemplo de tutela quando um menor de 18 anos perde seus pais ou estes foram destitudos do poder familiar e o menor no for emancipado, casado ou alistado, o juiz estabelece para este um tutor.

Representao convencional ou voluntria


A representao consiste em verdadeira substituio da

exteriorizao da vontade. Outra pessoa age como interveniente ou cooperador, fazendo as vezes de outro, apresentando-se ou agindo no lugar de

outro, fazendo com que os efeitos jurdicos e econmicos do negcio celebrado por seu intermdio recaiam na esfera jurdica do substituto de forma direta. O representante voluntrio age e os efeitos jurdicos e econmicos de sua ao recaem diretamente em nome de outra pessoa, no caso o representado. Na representao h distino entre a pessoa por meio de quem se exterioriza a vontade e o destinatrio dos efeitos do negcio jurdico. Ren Demogue, em citao na obra de Farias, afirma que o representante um reflexo da personalidade jurdica do representado, muito embora no se confundam. Qualquer negcio jurdico, em regra, admite a representao privada. Nas relaes contratuais o instituto mais frequente, mas tambm pode ser encontrado em casamentos, confisso, embora, para tais casos seja necessria a concesso de poderes especiais para tanto. Leonardo Mattietto, citado por Farias, aduz que na representao voluntria h a relao jurdica bsica, que um agir em nome de outrem e um efeito tpico (imputao na esfera jurdica do representado), sendo a representao direta e no a indireta que ocorre quando o agente age em nome prprio para, somente depois, transferir os seus efeitos para o representado.

O representante aparente e a boa-f


O instituto da representao est muito prximo do princpio da aparncia ou notoriedade. Se uma pessoa atua, aparentemente, como se tivesse poderes para representar outra, esta responder, prestigiando o princpio da boa-f objetiva, ou seja, o comportamento tico das partes. Chega-se a concluso que a outorga de poderes de representao de forma expressa e comportamental.

A teoria da aparncia aplica-se a numerosas situaes, como no caso de herdeiro aparente, representante aparente, credor aparente, cobrador aparente, funcionrio aparente etc. A Teoria da Aparncia envolve os conceitos de boa-f e de erro, no se confundindo, porm com os mesmos. A boa-f figura como um dos requisitos da aparncia. O erro requisito tanto da boa-f como da aparncia, mas o erro, na teoria da aparncia, tem funo diversa daquela que tem na teoria das nulidades. Na rea das nulidades o erro anula e desfaz o ato viciado. Na rea da aparncia, ao contrrio, o erro serve, justamente, no para anular, mas para salvar e convalidar o ato. So requisitos da aparncia: Uma situao de fato induzidora em erro; Que o erro seja escusvel, ou seja, que no se trate de erro grosseiro; Que um direito no verdadeiro parea verdadeiro, ou que um titular aparente tome o lugar do titular verdadeiro; Que haja boa-f, ou confiana legtima, por parte de quem acreditou na aparncia; Que a situao de fato corresponda a uma normalidade aparente, isto , que corresponda ao trato habitual dos negcios; Que a convalidao do ato se imponha como medida de equidade e de tutela da f publica; Que tenha havido descuido no nus de conservao do direito, ou seja, que o titular autntico, por culpa ou por dolo, tenha contribudo para o engano, no alertando suficientemente terceiros sobre a verdadeira situao (este requisito no geral, mas aplicvel boa parte dos casos).

A Teoria da Aparncia vem se firmando e evoluindo, especialmente no sentido de completar e sistematizar melhor alguns outros princpios, como o princpio da proteo da boa-f e da f pblica. O Cdigo Civil encampa a teoria da aparncia nos seguintes artigos: Art. 1561 casamento putativo; Art. 309 pagamento a credor putativo; Art. 686 revogao de mandato no comunicada a terceiros; Art. 689 ignorncia da extino de mandato, por terceiros de boaf; Art. 1817 validade dos atos praticados por herdeiro aparente. No caso de representao aparente, apesar de no existir a outorga manifesta de poderes por meio de procurao, a conduta, contribui para formar em um terceiro a convico de ter sido outorgada uma procurao.

Exemplos
No caso de determinada pessoa determinar que um terceiro possa receber os pagamentos em seu lugar, deixa claro ao devedor que o terceiro representa o titular. Essa situao exemplo de um representante de boa-f, pois no caso no houve a outorga de procurao, apenas a criao de uma situao concreta (aparente). Outro exemplo seria o do representante comercial, que visita clientes e celebra contratos, com uniforme da empresa, mas sem apresentar o contrato de mandato que estaria lhe outorgando poderes para tanto. Outro exemplo, construdo pela doutrina: considere que Ana, por muito tempo vem negociando com Jos por meio de Maria, procuradora deste ltimo; e que Maria perde seus poderes por fora da revogao de mandato, mas isso ainda no foi comunicado a Ana. Se Maria, ostentando ainda a aparncia de continuar

representando Jos, negociar com Ana, em tutela de boa-f deste, a lei determina a vinculao do antigo mandante pelos atos praticados em nome dele.

Jurisprudncia
I) TJ-SP - Apelao APL 992080697550 SP (TJ-SP)

Data de publicao: 30/08/2010 Ementa: BEM MVEL - AO DE EMBARGOS A EXECUO - Inexistncia de mandato - REPRESENTAO APARENTE - A embargante, com aporte na prtica mercantil e no histrico negociai que mantinha com a embargada, presumiu que seu empregado fosse seu representante voluntrio (mandato tcito ou presumvel). Ademais, a prticas dos atos mercantis s foram possveis por omisso da embargada - A quitao vlida. Inteligncia dos princpios da notoriedade ou aparncia, probidade e boa-f objetiva -Recurso no provido.

II)

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL CIVIL E FALIMENTAR. CITAO DA PESSOA JURDICA. RECEBIMENTO POR PESSOA QUE SE IDENTIFICA COMO REPRESENTANTE LEGAL.

APLICAO DA TEORIA DA APARNCIA. PRECEDENTES DA CORTE ESPECIAL. CIRCUNSTNCIAS

FTICAS DO ATO CITATRIO. REEXAME. BICE DA SMULA 7/STJ. INVALIDADE DO TTULO. IRRELEVNCIA. FALNCIA DECRETADA COM BASE NA

PRTICA DE ATOS FALIMENTARES. INAPLICABILIDADE DO LIMITE DE 40 SALRIOS MNIMOS. MEDIDA CAUTELAR. JUZO SUMRIO E PROVISRIO.

AUSNCIA DE VINCULAO DO JUZO DE MRITO.

1. Validade da citao realizada na pessoa de quem se apresenta como representante legal da pessoa jurdica, sem fazer qualquer ressalva quanto inexistncia de poderes para receber citao, prevalecendo, na espcie, a teoria da aparncia. Precedentes da Corte Especial do STJ. (...) (AgRg no REsp. 1294668/SP, Rel. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO, TERCEIRA TURMA, julgado em 01/10/2013, DJe 03/10/2013). III) AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. IMPUGNAO DE INCIDNCIA DA SMULA N 83/STJ.

OBRIGAO ASSUMIDA POR PESSOA NO DESIGNADA COMO REPRESENTANTE NO ESTATUTO SOCIAL. RELAO DIRETA COM O OBJETO SOCIAL DA PESSOA JURDICA. VALIDADE. POSIO JURISPRUDENCIAL CONSOLIDADA. 1. O Superior Tribunal de Justia tem considerado vlidas as obrigaes assumidas pelas pessoas jurdicas, relacionadas com seu objeto social, mesmo quando firmadas no exatamente por aqueles representantes designados pelos estatutos sociais. Precedentes. 2. Agravo regimental no provido. (AgRg no AREsp 161.495/RJ, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, julgado em 27/08/2013, DJe 05/09/2013)

IV)

RECURSO ESPECIAL N 704.546 - DF (2004/0102386-0) DIREITO COMERCIAL. SOCIEDADE LIMITADA. POR QUOTAS DE

RESPONSABILIDADE

GARANTIA

ASSINADA

PORSCIO A EMPRESAS DO MESMO GRUPO ECONMICO.

EXCESSO DE PODER. RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE. TEORIA DOS ATOS ULTRA VIRES. INAPLICABILIDADE. RELEVNCIA DA BOA-F E DA APARNCIA. ATO NEGOCIAL QUE RETORNOU EM BENEFCIO DA SOCIEDADE

GARANTIDORA. (...) 3. A partir do Cdigo Civil de 2002, o direito brasileiro, no que concerne s sociedades limitadas, por fora dos arts. 1.015, nico e 1.053, adotou expressamente a ultra vires doctrine. 4. Contudo, na vigncia do antigo Diploma (Decreto n. 3.708/19, art. 10), pelos atos ultra vires, ou seja, os praticados para alm das foras contratualmente conferidas ao scio, ainda que

extravasassem o objeto social, deveria responder a sociedade. 4. No caso em julgamento, o acrdo recorrido emprestou, corretamente, relevncia boa-f do banco credor, bem como aparncia de quem se apresentava como scio contratualmente habilitado prtica do negcio jurdico. 5. No se pode invocar a restrio do contrato social quando as garantias prestadas pelo scio, muito embora extravasando os limites de gesto previstos contratualmente, retornaram, direta ou indiretamente, em proveito dos demais scios da sociedade fiadora, no podendo estes, em absoluta afronta boa-f, reivindicar a ineficcia dos atos outrora praticados pelo gerente.

V)

DIREITO EMPRESARIAL. NEGCIO JURDICO CELEBRADO POR GERENTE DE SOCIEDADE ANNIMA. AUSNCIA DE PODERES. ATO CONEXO COM A ESPECIALIZAO ESTATUTRIA DA EMPRESA. LIMITAO ESTATUTRIA. MATRIA, EM PRINCPIO, INTERNA CORPORIS . TERCEIRO DE BOA-F. TEORIA DA APARNCIA. APLICABILIDADE.

(...) 3. As limitaes estatutrias ao exerccio de atos por parte da Diretoria da Sociedade Annima, em princpio, so, de fato, matria interna corporis, inoponveis a terceiros de boa f que com a sociedade venham a contratar. 4. Por outro lado, a adequada representao da pessoa jurdica e a boa-f do terceiro contratante devem ser somadas ao fato de ter ou no a sociedade praticado o ato nos limites do seu objeto social, por intermdio de pessoa que ostentava ao menos aparncia de poder. 5. A moldura ftica delineada pelo acrdo no indica a ocorrncia de qualquer ato de m-f por parte da autora, ora recorrida, alm de deixar estampado o fato de que o subscritor do negcio jurdico ora impugnado - Gerente de Suprimento - assinou o apontado "aditivo contratual" na sede da empresa e no exerccio ordinrio de suas atribuies, as quais, alis, faziam ostentar a ntida aparncia a terceiros de que era, deveras, representante da empresa. 6. Com efeito, no obstante o fato de o subscritor do negcio jurdico no possuir poderes estatutrios para tanto, a circunstncia de este comportar-se, no exerccio de suas atribuies - e somente porque assim o permitiu a companhia -, como legtimo representante da sociedade atrai a responsabilidade da pessoa jurdica por negcios celebrados pelo seu representante putativo com terceiros de boa-f. Aplicao da teoria da aparncia. 7. Recurso especial improvido.

VI)

CIVIL

PROCESSUAL.

RECURSO

ESPECIAL.

AO

INDENIZATRIA. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR POR ATO DE PREPOSTO (ART. 932, III, CC). TEORIA DA APARNCIA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. PRECEDENTES.

1. Nos termos em que descrita no acrdo recorrido dinmica dos fatos, tem-se que o autor do evento danoso atuou na qualidade de vigia do local e, ainda que em gozo de licena mdica e desobedecendo aos procedimentos da r, praticou o ato negligente na proteo do estabelecimento. 2. Nos termos da jurisprudncia do STJ, o empregador responde objetivamente pelos atos ilcitos de seus empregados e prepostos praticados no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele (arts. 932, III, e 933 do Cdigo Civil). Precedentes. 3. Recurso especial provido. (REsp 1365339/SP, Rel. Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI, QUARTA TURMA, julgado em 02/04/2013, DJe 16/04/2013)

Contrato consigo mesmo ou autocontrato


Na representao voluntria, normalmente, o representante atua em nome apenas de uma das partes do negcio jurdico, possvel que uma mesma pessoa expresse, a um s tempo, a vontade em ambos os polos da relao. Para ilustrar, pode acontecer em uma compra e venda, o representante de uma parte, seja ele mesmo, a outra parte no contrato, participando duplamente da formao do negcio jurdico. Outro exemplo o casamento por procurao, imaginemos que um dos nubentes confere poderes ao outro noivo para celebrar as npcias em seu nome. Nesse caso ocorre o contrato consigo mesmo, fazendo com que o contrato seja anulvel. O atual Cdigo Civil de 2002, em seu artigo 117, contemplou a figura do autocontrato, no artigo o mesmo tratado como exceo: salvo se o permitir a lei ou o representado, anulvel o negcio jurdico que o

representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo. Para o Cdigo de Defesa do Consumidor invalido o contrato consigo mesmo, quando estiver caracterizado um conflito de interesses entre as partes contratantes. O enunciado 60 da Smula do Superior Tribunal de Justia, consolida o entendimento: E nula a obrigao cambial assumida por procurador do muturio vinculado ao mutuante, no exclusivo interesse deste.

Extino da Representao
O poder de representao exaure-se, regra geral, pela prtica do ato pelo representante. Pode acontecer, no entanto, outras hipteses de extino, a saber: a) revogao; b) renncia; c) morte ou interdio de uma das partes; d) mudana de estado que inabilite o mandante a conferir poderes, ou o mandatrio para exerc-los; e) trmino do prazo; e f) concluso do negcio. A revogao consiste em deciso unilateral, baseada exclusivamente no arbtrio pessoal do representado, por meio da qual extingue-se o poder do representante. O ato de revogao, mais do que exerccio de um direito potestativo, negcio jurdico unilateral e receptivo. negcio jurdico porque pertence autonomia privada do representado, que cria nova situao jurdica, extinguindo o poder de representao. unilateral na medida em que depende de apenas uma manifestao de vontade. Essa manifestao dirigi-se a algum, o que a torna receptiva.

A revogao pode ser expressa ou tcita. A revogao expressa decorre de manifestao inequvoca, ao passo que a revogao tcita surge a partir de comportamento incompatvel com a representao, como a constituio de outro mandatrio para o mesmo negcio (art. 687 do Cdigo Civil), ou quando o prprio representado pratica o ato para o qual tinha constitudo representante. A revogao deve ser comunicada ao representante e aos terceiros que com este tenham relaes, por ser receptiva. A representao produz efeitos at que o representado e terceiros tomem conhecimento da revogao. So vlidos os atos praticados perante terceiros de boa-f que ignoravam a revogao. Neste caso, o mandante poder demandar o mandatrio pelos prejuzos sofridos (art. 686 do Cdigo Civil). O mandato que contenha poderes de cumprimento ou

confirmao de negcios encetados, aos quais se ache vinculado, irrevogvel (art. 686, pargrafo nico, do Cdigo Civil). Uma vez comunicada ao mandatrio nomeao de outro mandatrio para o mesmo negcio, considerar-se- revogado o mandato anterior (art. 687 do Cdigo Civil). A revogao pode ainda ser total ou parcial. Se todos os poderes so revogados, total; se apenas parte deles, parcial. Assim como a revogao, a renncia tambm constitui forma de extino do poder de representao, unilateral e receptiva. Segundo Clvis Bevilqua, renncia ato unilateral e gratuito por meio do qual o titular de um direito dele se despoja. A renncia ao mandato deve ser expressa, no se admitindo a forma tcita. O renunciante deve comunicar ao representado para que este o substitua ou assuma a gesto do negcio. Se for prejudicado pela inoportunidade da renncia, ou pela falta de tempo para substituio do procurador, o mandante ser indenizado pelo mandatrio, salvo se este provar que no podia continuar no mandato sem prejuzo considervel, e que no lhe era dado substabelecer (art. 688 do Cdigo Civil). O representante pode obrigar-se a no renunciar durante certo tempo, respondendo por perdas e danos se descumprir a obrigao.

A morte do representante ou do representado tambm constitui causa de extino do poder de representao, devido ao carter personalssimo do vnculo representativo, salvo no caso de ser condio de um contrato bilateral ou meio de cumprir obrigao contratada (CC, art. 684), como ocorre na hiptese de concluir o negcio j comeado se houver perigo na demora. Se o mandatrio falecer, deixando negcio pendente, os herdeiros, tendo cincia do mandato, avisaro ao mandante e tomaro as medidas conservatrias pertinentes, conforme as circunstncias, ou

continuaro os negcios pendentes que se no possam demorar sem perigo, regulando-se os seus servios dentro desse limite, pelas mesmas normas a que os do mandatrio esto sujeitos. A interdio, assim como a morte, tambm extingue o poder de representao. Ocorrendo a interdio, muda o estado das partes,

impossibilitando a continuidade da representao. Com a incapacidade superveniente, o representante e o representado ficam impedidos da prtica pessoal dos atos jurdicos. A interdio depende de sentena judicial com a devida averbao no Registro Civil. Alm da interdio, o legislador ptrio arrolou no art. 682 do Cdigo Civil, como causa de extino do mandato, a mudana de estado que inabilite o mandante a conferir poderes, ou o mandatrio para exerc-los. Insta, pois, indagar qual seria a causa da mudana de estado que no seja a interdio? Estando revogadas as restries antigamente existentes para a mulher casada e para o falido, a mudana de estado resume-se interdio. Por derradeiro, extingue-se ainda o poder de representao pelo trmino do prazo ou pela concluso do negcio. comum nos instrumentos de procurao a consignao do prazo de validade. Assim, expirado o prazo, extingue-se o poder de representao. Da mesma forma, a prtica do ato pelo representante, de forma a concluir o negcio, extingue a representao pelo exaurimento desta. Terminada a representao, no pode mais o

representante agir em nome e no interesse do representado, salvo as excees previstas nos artigos 674 e 684 do Cdigo Civil.

Hipteses de anulabilidade do negcio jurdico realizado via representao


A)Negcio jurdico realizado pelo representante consigo mesmo, no seu interesse ou por conta de outrem (art. 117), salvo se a lei ou o representado permitir. B) Substabelecimento da representao (art. 117, pargrafo nico), salvo se o representado permitir. C)Celebrao do negcio jurdico pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento da outra parte. Caso o representante em conflito de interesses com o representado celebrar negcio jurdico, este poder ser anulado no prazo decadencial de 180 dias, a contar da celebrao do ato negocial ou da cessao da incapacidade.

Concluso
O instituo da representao surgiu na ideia de facilitar ao sujeito de direito a atuao em negcios jurdicos . O que at ento era intangvel temporariamente ou mesmo por vontade de uma das partes em no se envolver diretamente,foi facilitado, ou melhor, a esfera de atuao do sujeito foi ampliada. importante diferenciar que representao legal ocorre quando a lei estabelece condies para que ocorra, a judicial surge quando os magistrados nomeiam para exercer certo cargo no foro ou processo como no caso de curador de herana e convencional seja por mandato ou procurao como os procuradores, no contrato de mandato.O mandato um contrato, no qual algum se incumbe de praticar negcios no lugar de outro. A representao pode ocorre com ou sem mandato. A procurao tem ligao com a representao, pois o negcio jurdico que constitui poderes na

representao voluntria. O instituto da representao est em pleno uso, pois com o excesso de atividades nos dias atuais e a especializao profissional, faz-se necessrio o uso do instrumento como meio de agilizar e viabilizar negcios jurdicos para ter mais lucros e evitar prejuzos. Mas como tudo, h tambm nus que podem causar prejuzos significativos, como no caso do representante aparente. Tendo em vista o fato de a jurisprudncia assegurar o direito do terceiro de boa-f em homenagem a boa-f objetiva e a aparncia, faz-se necessrio que o representado tome algumas cautelas para evitar situaes desagradveis.

Bibliografia
FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: parte geral e LINDB,10 ed. Bahia: Jus Podivm, 2012, vol.1. LBO, Paulo. Direito Civil: parte geral, 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. MIRANDA, Eliana Bueno de. Aparncia de representao e seus efeitos no mbito empresarial. In: mbito Jurdico, Rio Grande, I, n. 0, fev 2000. Disponvel em: <http://www.ambito-

juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=20 48>. Acesso em out 2013.

S-ar putea să vă placă și