Sunteți pe pagina 1din 13

Invitatrio ___________________________________________________ Ofcio das Leituras V. Vinde, Deus, em meu auxlio. R. Socorrei-me sem demora.

. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. Amm.Aleluia.
Esta introduo se omite quando o Invitatrio precede imediatamente ao Ofcio das Leituras. (para Viglias clique aqui)

Hino Senhor, Rei eterno e sublime, dos fiis imortal Redentor! Morre a morte, por vs destruda, e triunfa, por graa, o amor. Sobre o trono celeste elevado, direita do Pai vos sentais, e um poder a vs concedido, que do cu, no pertence aos mortais, para que todo ser que criastes nos abismos, na terra, ou nos cus ante vs, de joelhos, se incline, com respeito, adorando seu Deus. Tremem anjos, perante a mudana que o destino dos homens sofreu: peca a carne e a carne redime, reina a carne no Verbo de Deus.
PDFmyURL.com

Sois, Senhor, nosso gozo e delcia, que a alegria do mundo ofuscais. Sois tambm nosso prmio perene, vs que a todo o universo guiais. Suplicantes, portanto, rogamos: Nossas culpas, Senhor, perdoai. Pela fora da graa divina, nossas mentes a vs elevai. Quando em glria voltardes na nuvem, a julgar as naes reunidas, afastai os devidos castigos, dai de novo as coroas perdidas. Honra a vs, Jesus glorioso, que s alturas dos cus ascendeis. Com o Pai e o Esprito Santo pelos sculos sem fim reinareis. Salmodia Ant. 1 Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! Abri caminho para Aquele que levado sobre as nuvens. Aleluia. Salmo 67(68) I
PDFmyURL.com

2Eis que Deus se pe de p, e os inimigos se dispersam! * Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! =3Como a fumaa se dissipa, assim tambm os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, * assim peream os inquos ante a face do Senhor! 4Mas os justos se alegram na presena do Senhor * rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! =5Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! Abri caminho para Aquele que avana no deserto; * o seu nome Senhor: exultai diante dele! 6Dos rfos ele pai, e das vivas protetor; * assim o nosso Deus em sua santa habitao. =7 o Senhor quem d abrigo, d um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura, * mas abandona os rebeldes num deserto sempre estril! 8Quando sastes com o povo, caminhando sua frente * e atravessando o deserto, a terra toda estremeceu; 9orvalhou o prprio cu ante a face do Senhor, * e o Sinai tambm tremeu perante o Deus de Israel. 10 Derramastes l do alto uma chuva generosa, * e vossa terra, vossa herana, j cansada, renovastes; 11e ali vosso rebanho encontrou sua morada; * com carinho preparastes essa terra para o pobre. Ant. Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!
PDFmyURL.com

Abri caminho para Aquele que levado sobre as nuvens. Aleluia. Ant. 2 Vs subistes para o alto e levastes os cativos. Aleluia. II 12O Senhor anunciou a boa-nova a seus eleitos, * e uma grande multido de nossas jovens a proclama: 13Muitos reis e seus exrcitos fogem um aps o outro, * e a mais bela das mulheres distribui os seus despojos. =14Enquanto descansais entre a cerca dos apriscos, as asas de uma pomba como prata resplandecem, * e suas penas tm o brilho de um ouro esverdeado. 15O Senhor onipotente dispersou os poderosos, * dissipou-os como a neve que se espalha no Salmon! 16Montanhas de Bas to escarpadas e altaneiras * montes elevados desta serra de Bas, =17 por que tendes tanta inveja, montanhas sobranceiras, deste Monte que o Senhor escolheu para morar? * Sim, nele que o Senhor habitar eternamente! 18Os carros do Senhor contam milhares de milhares; * do Sinai veio o Senhor, para morar no santurio. =19Vs subistes para o alto e levastes os cativos, os homens prisioneiros recebestes de presente, * at mesmo os que no querem vo morar em vossa casa. 20 Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, *
PDFmyURL.com

o Deus da nossa salvao, que carrega os nossos fardos! 21Nosso Deus um Deus que salva, um Deus libertador; * o Senhor, s o Senhor, nos poder livrar da morte! 22Ele esmaga a cabea dos que so seus inimigos, * e os crnios contumazes dos que vivem no pecado. 23Diz o Senhor: Eu vou traz-los prisioneiros de Bas, * at do fundo dos abismos vou traz-los prisioneiros! 24No sangue do inimigo o teu p vai mergulhar, * e a lngua de teus ces ter tambm a sua parte. Ant. Vs subistes para o alto e levastes os cativos. Aleluia. Ant. 3 Contemplamos, Senhor, vosso cortejo que desfila: a entrada do meu Deus, do meu Rei, no santurio. Aleluia. III 25Contemplamos, Senhor, vosso cortejo que desfila, * a entrada do meu Deus, do meu Rei, no santurio; 26 os cantores vo frente, vo atrs os tocadores, * e no meio vo as jovens a tocar seus tamborins. 27 Bendizei o nosso Deus, em festivas assemblias! * Bendizei nosso Senhor, descendentes de Israel! =28Eis o jovem Benjamim que vai frente deles todos; eis os chefes de Jud com as suas comitivas, * os principais de Zabulon e os principais de Neftali.

PDFmyURL.com

29Suscitai, Senhor Deus, suscitai vosso poder, * confirmai este poder que por ns manifestastes, 30 a partir de vosso templo, que est em Jerusalm, * para vs venham os reis e vos ofertem seus presentes! =31Ameaai, nosso Deus, a fera brava dos canios, a manada de novilhos e os touros das naes! * Que vos rendam homenagem e vos tragam ouro e prata! = Dispersai todos os povos que na guerra se comprazem!
32Venham

prncipes do Egito, venham dele os poderosos, * e levante a Etipia suas mos para o Senhor!

=33Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos!


34Ele

viaja no seu carro sobre os cus dos cus eternos. * Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.

35Dai glria a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. * Sobre Israel, eis sua glria e sua grande majestade! 36Em seu templo admirvel e a seu povo d poder. * Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amm, amm! Ant. Contemplamos, Senhor, vosso cortejo que desfila: a entrada do meu Deus, do meu Rei, no santurio. Aleluia. V. O Senhor abriu suas mentes, aleluia, R. Para entenderem a Escritura. Aleluia.

PDFmyURL.com

Primeira leitura Da Carta de So Paulo aos Efsios 4,1-24

Tendo subido s alturas, ele capturou prisioneiros Irmos: prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocao que recebestes: 2Comtoda a humildade e mansido, suportai-vos uns aos outros com pacincia, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do esprito pelo vnculo da paz. 4H um s Corpo e um s Esprito, como tambm uma s a esperana qual fostes chamados. 5H um s Senhor, uma s f, um s batismo, 6um s Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.
1Eu, 7 Cada

um de ns recebeu a graa na medida em que Cristo lha deu. 8Da esta palavra:

Tendo subido s alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens.
9Ele

subiu! Que significa isso, seno que ele desceu tambm s profundezas da terra. que desceu o mesmo que subiu mais alto do que todos os cus, a fim de encher o universo.

10 Aquele

11E

foi ele quem instituiu alguns como apstolos, outros como profetas, outros ainda como

evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministrio, para edificar o corpo de Cristo, 13at que cheguemos todos juntos unidade da f e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e estatura de Cristo em sua plenitude. 14Asim, no seremos mais crianas ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astcia ao erro. 15Motivados pelo amor queremos ater-nos verdade e crescer em tudo at atingirmos aquele que a Cabea, Cristo. a ele, o corpo, coordenado e bem unido, por meio de todas as articulaes que o servem, realiza o seu crescimento, segundo uma atividade medida de cada membro, para a sua edificao no amor.
PDFmyURL.com

16Graas

17 Eis

pois o que eu digo e atesto no Senhor: no continueis a viver como vivem os pagos, cuja

inteligncia os leva para o nada. 18O seu pensamento presa das trevas e eles so estranhos vida de Deus, por causa da ignorncia que produzida pelo endurecimento do seu corao.
19Em

sua inconscincia, eles entregaram-se devassido, a ponto de carem em imoralidade desenfreada.

20 Quanto

a vs, no assim que aprendestes Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que est em Jesus. vossa existncia passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob

22Renunciando

o efeito das paixes enganadoras, 23e renovai o vosso esprito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado imagem de Deus, em verdadeira justia e santidade. Responsrio Ef 4,8 (Sl 67[68],19); Sl 46(47),6 R. Subindo o Cristo para o alto, levou cativo o cativeiro, * Deu seus dons humanidade. Aleluia. V. Por entre aclamaes Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. * Deu seus dons. Segunda leitura Dos Sermes de Santo Agostinho, bispo (Sermo de Ascensione Domini, Mai 98,1-2:PLS2,494-495) (Sc.V)

Ningum subiu ao cu a no ser aquele que de l desceu Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao cu; suba tambm com ele o nosso corao. Ouamos as palavras do Apstolo: Se ressuscitastes com Cristo, esforai-vos por alcanar as coisas do alto, onde est Cristo, sentado direita de Deus; aspirai s coisas celestes e no s coisas terrestres (Cl 3,1-2). E assim como ele subiu sem se afastar de ns, tambm ns subimos
PDFmyURL.com

com ele, embora no se tenha ainda realizado em nosso corpo o que nos est prometido. Cristo j foi elevado ao mais alto dos cus; contudo, continua sofrendo na terra atravs das tribulaes que ns experimentamos como seus membros. Deu testemunho desta verdade quando se fez ouvir l do cu: Saulo, Saulo, por que me persegues (At 9,4). E ainda: Eu estava com fome e me destes de comer (Mt 25,35). Por que razo ns tambm no trabalhamos aqui na terra de tal modo que, pela f, esperana e caridade que nos unem a nosso Salvador, j descansemos com ele no cu? Cristo est no cu, mas tambm est conosco; e ns, permanecendo na terra, estamos tambm com ele. Por sua divindade, por seu poder e por seu amor ele est conosco; ns, embora no possamos realizar isso pela divindade, como ele, ao menos podemos realizar pelo amor que temos para com ele. O Senhor Jesus Cristo no deixou o cu quando de l desceu at ns; tambm no se afastou de ns quando subiu novamente ao cu. Ele mesmo afirma que se encontrava no cu quando vivia na terra, ao dizer: Ningum subiu ao cu, a no ser aquele que desceu do cu, o Filho do homem, que est no cu (cf. Jo 3,13). Isto foi dito para significar a unidade que existe entre ele, nossa cabea, e ns, seu corpo. E Ningum seno ele podia realizar esta unidade que nos identifica com ele mesmo, pois tornou-se Filho do homem por nossa causa, e ns por meio dele nos tornamos filhos de Deus. Neste sentido diz o Apstolo: Como o corpo um s, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um s corpo, assim tambm acontece com Cristo (1Cor 12,12). Ele no diz: assim Cristo, mas: assim tambm acontece com Cristo. Portanto, Cristo um s, formado por muitos membros. Desceu do cu por sua misericrdia e ningum mais subiu seno ele; mas nele, pela graa, tambm ns subimos. Portanto, ningum mais desceu seno Cristo e ningum mais subiu alm de Cristo.

PDFmyURL.com

Isto no quer dizer que a dignidade da cabea se confunde com a do corpo, mas que a unidade do corpo no se separa da cabea. Responsrio Cf. At 1,3.9.4 R. Depois de ter padecido, Jesus lhes apareceu, durante quarenta dias, falando-lhes sobre o Reino. * E ele foi elevado ao cu, vista dos seus amigos e uma nuvem o encobriu dos olhos dos seus, aleluia. V. E, comendo com eles, ele determinou-lhes que no se afastassem de Jerusalm, mas sim que esperassem a promessa do Pai. * E ele foi. HINO TE DEUM (A VS, DEUS, LOUVAMOS) A vs, Deus, louvamos, a vs, Senhor, cantamos. A vs, Eterno Pai, adora toda a terra. A vs cantam os anjos, os cus e seus poderes: Sois Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! Proclamam cus e terra a vossa imensa glria. A vs celebra o coro glorioso dos Apstolos, Vos louva dos Profetas
PDFmyURL.com

a nobre multido e o luminoso exrcito dos vossos santos Mrtires. A vs por toda a terra proclama a Santa Igreja, Pai onipotente, de imensa majestade, e adora juntamente o vosso Filho nico, Deus vivo e verdadeiro, e ao vosso Santo Esprito. Cristo, Rei da glria, do Pai eterno Filho, nascestes duma Virgem, a fim de nos salvar. Sofrendo vs a morte, da morte triunfastes, abrindo aos que tm f dos cus o reino eterno. Sentastes direita de Deus, do Pai na glria. Ns cremos que de novo vireis como juiz. Portanto, vos pedimos: salvai os vossos servos,
PDFmyURL.com

que vs, Senhor, remistes com sangue precioso. Fazei-nos ser contados, Senhor, vos suplicamos, em meio a vossos santos na vossa eterna glria.
(A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).

Salvai o vosso povo. Senhor, abenoai-o. Regei-nos e guardai-nos at a vida eterna. Senhor, em cada dia, fiis, vos bendizemos, louvamos vosso nome agora e pelos sculos. Dignai-vos, neste dia, guardar-nos do pecado. Senhor, tende piedade de ns, que a vs clamamos. Que desa sobre ns, Senhor, a vossa graa, porque em vs pusemos a nossa confiana. Fazei que eu, para sempre,
PDFmyURL.com

no seja envergonhado: Em vs, Senhor, confio, sois vs minha esperana! Orao Deus todo-poderoso, a ascenso do vosso Filho j nossa vitria. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ao de graas, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperana a participar da sua glria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graas a Deus.

PDFmyURL.com

S-ar putea să vă placă și