Sunteți pe pagina 1din 25

Universidade de So Paulo - USP

Escola de Engenharia de So Carlos EESC Departamento de Transportes STT Curso de Topografia Detalhes e instalao de um instrumento topogrfico Edio 2002 Prof. Dr. Irineu da Silva 1. Introduo Apresenta-se neste captulo alguns detalhes dos principais equipamentos topogrficos usados na engenharia civil e uma breve descrio sobre a instalao desses equipamentos. 2. O Nvel 2.1 - O equipamento Esto apresentados a seguir alguns nveis tico-mecnicos dos principais fabricantes de equipamentos topogrficos. Devido ao rpido avano nos lanamentos de novos equipamentos, o modelo e a marca indicados podem estar desatualizados.

NA2 - Preciso 0.7 mm (com micrometro 0.3mm)

NA 720, NA 724, NA 728, NA 730 Preciso 2,5 mm a 1.2 mm

AS-2 mm)

- Preciso 0,8 mm (com micrometro 0.4

AP-7 - Preciso 2,0 mm

B20 mm)

- Preciso 1,0 mm (com micrometro 0.8

E-32 - Preciso 2,0 mm

AT-G2 0.4mm

- Preciso 0,7 mm (com micrometro

AT-G7 - Preciso 2,5 mm

Srie APFL Preciso de 2,0 mm a 0,8 mm

2.2 - Como instalar um nvel - etapas a) Solte as travas do trip. b) Estenda as pernas do trip at a altura do seu ombro.

c) Coloque uma das pernas para a frente e as outras duas lateralmente a voc.

d) Instale o nvel sobre a base do trip apertando o parafuso da base com cuidado.

e) Nivelamento do instrumento Gire os dois parafusos de nivelamento A e B at que a bolha circular esteja na posio oposta ao parafuso C, como indicado na figura.

Sem seguida, gire o parafuso C at a bolha circular localizar-se no centro do nvel circular, como indicado na figura abaixo.

f) Focalize os fios estadimtricos at a no existncia de paralaxe.

f) Faa as leituras.

2.3 - Algumas dicas importantes sobre nveis

? ? Segure a mira normalmente em uma posio confortvel usando os suportes, quando existirem. ? ? Encoste os cotovelos ao lado do seu corpo. ? ? Coloque a mira na sua frente e centrada em relao ao seu corpo. ? ? Nivele a bolha do nvel circular ? ? Aguarde a leitura do operador. ? ? Mantenha a sua mira limpa. ? ? Guarde-a sempre na posio vertical. ? ? Transporte o seu equipamento sempre dentro do estojo. ? ? No coloque o nvel no cho. ? ? Use um guarda-sol sempre que necessitar de preciso nos trabalhos. ? ? Limpe sempre o equipamento antes de coloca-lo no estojo.

2.4 - Acessrios para nveis

Mira disponveis em 4 e 5 metros

Base

Nvel cantoneira

3. O Teodolito 3.1 - O equipamento Os teodolitos so equipamentos usados principalmente para a medio de ngulos. Possuem recursos para a medio de distncias atravs dos seus fios estadimtricos e do uso de uma mira graduada. Essa medio de distncia, entretanto, de pouca preciso - da ordem de ? 20 cm para distncias at 150 m, podendo chegar a ? 60 cm para distncias de 400 m. A preciso angular dos teodolitos atuais variam de ? 1 a ? 20.

a) Exemplo de um teodolito

b) Visando com um teodolito

c) O visor de um teodolito

4. A Estao Total 4.1 - O equipamento As Estaes Totais so equipamentos usados para as medies de ngulos e de distncias. Possuem recursos para a gravao dos dados medidos e para a indicao de atributos sobre os pontos medidos. Possuem tambm programas aplicativos internos para operaes topomtricas. A preciso angular desses equipamentos varia, atualmente, de ? 1 a ? 10. A preciso linear varia de ? 5 mm + 5 ppm a ? 1 mm + 1 ppm. d) Exemplo de uma Estao Total e) Visando com uma Estao Total

f) c) O visor de uma Estao Total

5. Como instalar um Teodolito ou uma Estao Total

Instalao de um equipamento com prumo a laser Passo 1 Coloque o trip aproximadamente sobre o ponto desejado

Passo 2 Coloque o instrumento sobre a base do trip, aperte o parafuso da base, ligue o prumo a laser e movimente o trip at que o raio laser esteja sobre o ponto no piquete. Essa operao pode ser complementada com o movimento dos parafusos calantes para movimentar o raio laser at o ponto no piquete.

Passo 3 Com o raio laser sobre o ponto no piquete, distenda as pernas do trip para nivelar a bolha circular do equipamento.

Passo 4 Quando o equispamento estiver nivelado, o raio laser poder ter sado do ponto sobre o piquete . Se a distncia entre o raio laser e o ponto no piquete for muito grande, movimente o trip e repita os passos anteriores. Se a distncia for pequena, solte o parafuso que prende o instrumento na base do trip e movimente o instrumento at o raio laser localizar-se novamente sobre o ponto no piquete.

Passo 5 Com o raio laser sobre o ponto no piquete e o instrumento mais ou menos nivelado, use o nvel de bolha trico ou o nvel eletrnico do instrumento para realizar o nivelamento fino. No caso do instrumento no possuir nvel eletrnico, proceda da seguinte maneira : a) Alinhe a base do instrumento de maneira que os parafusos calantes fiquem alinhados com o nvel trico como indicado na figura a seguir.

b) Observe a localizao da bolha e gire os parafusos calantes para movimentar a bolha para o centro do nvel.

c) Gire o instrumento at que a bolha fique alinhada com o terceiro parafuso calante.

d) Gire o terceiro parafuso calante para movimentar a bolha at que ela esteja localizada no centro do nvel.

e) Com esse procedimento o instrumento dever estar centrado sobre o ponto no piquete e nivelado. Isso, infelizmente nem sempre ocorre na primeira tentativa e o operador deve recomear a interao a partir do passo 4.

No caso do instrumento possuir nvel eletrnico, proceda da seguinte maneira: a) Ligue o nvel eletrnico e o prumo a laser. No caso de um nivelamento insuficiente aparecer um smbolo indicando a inclinao.

b) Coloque o instrumento paralelo a dois dos parafusos calantes e, sem movimentar o instrumento, gire os parafusos calantes at que o nvel eletrnico esteja centralizado.

c) Com esse procedimento o instrumento dever estar centrado sobre o ponto no piquete e nivelado. Isso, infelizmente nem sempre ocorre na primeira tentativa e o operador deve recomear a interao a partir do passo 4.

Instalao de um equipamento com prumo a tico Passo 1 Coloque o trip aproximadamente sobre o ponto desejado

Passo 2 Coloque o instrumento sobre a base do trip, aperte o parafuso da base. Com auxlio do prumo tico, vise o piquete e movimente o trip at que a marca do prumo tico esteja prxima do piquete.

Passo 3 Com a marca do prumo tico prxima do piquete, continue movimentando as pernas do trip at que a marca esteja exatamente sobre o ponto no piquete. Essa operao pode ser complementada com o movimento dos parafusos calantes para movimentar a marca do prumo at o ponto no piquete.

Passo 4 Com a marca do prumo tico sobre o ponto no piquete, distenda as pernas do trip para nivelar a bolha circular do equipamento.

Passo 5 Quando o equipamento estiver nivelado, a marca do prumo tico poder ter sado do ponto sobre o piquete. Se a distncia entre a marca e o ponto no piquete for muito grande, movimente o trip e repita os passos anteriores. Se a distncia for pequena, solte o parafuso que prende o instrumento na base do trip e movimente o instrumento at a marca localizar-se novamente sobre o ponto no piquete.

Passo 6 Com a marca do prumo tico sobre o ponto no piquete e o instrumento mais ou menos nivelado, use o nvel de bolha trico para realizar o nivelamento fino. Procedimento: a) Alinhe a base do instrumento de maneira que os parafusos calantes fiquem alinhados com o nvel trico como indicado na figura a seguir.

b) Observe a localizao da bolha e gire os parafusos calantes para movimentar a bolha para o centro do nvel.

c) Gire o instrumento at que a bolha fique alinhada com o terceiro parafuso calante.

d) Gire o terceiro parafuso calante para movimentar a bolha at que ela esteja localizada no centro do nvel.

e) Com esse procedimento o instrumento dever estar centrado sobre o ponto no piquete e nivelado. Isso, infelizmente nem sempre ocorre na primeira tentativa e o operador deve recomear a interao a partir do passo 4.

S-ar putea să vă placă și