Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Gledson Silva M. Junior 0336046 Henrique Pinto Pacheco Cavalcanti 0337618 Janana P. H. de Almeida 0307610 Larissa de Oliveira Paiva 0285093

RELATRIO DA DISCIPLINA DE RESISTNCIA DOS MATERIAIS II: DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTRUTURA COM BASE NAS TENSES ADMISSVEIS

FORTALEZA 2013

1. CONSIDERAES INICIAIS Este relatrio faz referncia Disciplina de Resistncia dos Materiais II. Foi desenvolvido o dimensionamento de uma estrutura de madeira - envolvendo vigas, trelias (tesoura Howe) e pilares - destinada a servir como cobertura de um galpo. As plantas da cobertura foram previamente fornecidas. Utilizou-se, desse modo, o mtodo das tenses admissveis e os conceitos de rea de influncia na etapa inicial que visa o dimensionamento dos componentes da estrutura. Para o dimensionamento da estrutura apresentada, algumas consideraes acerca de suas caractersticas foram efetuadas visando uma simplificao dos clculos realizados. Considerou-se, inicialmente, que os materiais envolvidos apresentam comportamento elstico, linear e anisotrpico, uma vez que o dimensionamento no prejudicado por essa simplificao. Buscando se referir ao comumente utilizada para esse tipo de material, adotou-se que as fibra de madeira estariam dispostas a um ngulo de 45 em relao ao eixo de maior dimenso. Por serem pequenos comparados aos esforos aplicados, os pesos prprios das vigas e dos pilares foram desconsiderados dos clculos. As cargas foram tomadas como uniformemente distribudas nas reas de influncia, gerando reaes pontuais nas teras, que por sua vez transmitem as cargas para os ns das trelias. As cargas devidas ao peso prprio das trelias e elementos de forro foram calculadas com a rea de projeo, e as cargas oriundas dos elementos de coberta, calculadas com base na rea do plano do telhado. As ligaes entre os elementos das trelias foram consideradas rotuladas e isostticas, uma vez que se colocou um apoio de primeiro gnero em uma extremidade e um de segundo gnero na outra. As vigas, de forma semelhante, foram consideradas isostticas na etapa de clculo e adotadas como rotuladas, estando a rtula presente no pilar central. Foram adotados apoios de terceiro gnero para os pilares, uma vez que esto engastados ao solo.

2. METODOLOGIA DE CLCULO Para o clculo das foras resistidas pelos ns das trelias, usou-se quatro reas de influncia diferentes, dependendo da rea em que se encontram.

Com a fora por rea definida como constante, calculada a partir das cargas fornecidas, obtm-se a carga atuante em cada n.
PI PI PII PI PII

Trelia vermelha (Cargas correspondentes s reas)


PIII PIII PIV PIII PIV

Trelia T1 e T5 (Cargas correspondentes s reas) A partir das foras, e com as tenses admissveis dadas, obtm-se as reas mnimas que resistiriam ao estado obtido para o ento dimensionamento das peas.

RT1

RT2

RT3

RT4

RT5

Vigas Com as reaes em cada trelia, obtm-se os esforos s quais as vigas esto sendo solicitadas. Considerando a rtula na parte central da viga, obtmse seus diagramas de momento fletor e cortante, e logo seus valores mximos.

Com estes, usa-se as tenses admissveis dadas e as devidas frmulas do cisalhamento e flexo para obter-se as mnimas reas que resistiro ao dado estado de tenso. E assim, dimensionam-se as vigas. Com as reaes das vigas, obtm-se a que cargas os pilares esto sendo submetidos, e sendo estas as nicas atuantes neste elemento, usa-se a tenso de compresso admissvel para obter-se a rea mnima que estas devem ter.

3. MEMRIA DE CLCULO Para o clculo: Carga devida ao peso prprio da tesoura e de elementos de forro = 0,25 kN/m; Carga devida ao peso dos elementos da coberta (telhas, caibros, ripas e teras) = 0,7 kN/m; Carga acidental = 0,3 kN/m; Constante K (soma das cargas) = [0,25 + 0,3 + 0,7/cos{arctg(0,7/3)}] kN/m = 1,2317 kN/m; rea de influncia 1 (AI) = 150 cm x 200 cm = 30000 cm = 3 m; rea de influncia 2 (AII) = (50 + 75)cm x 200 cm = 25000 cm = 2,5 m; rea de influncia 3 (AIII) =150 cm x 150 cm = 22500 cm = 2,25 m; rea de influncia 4 (AIV) =(50 + 75)cm x 150 cm = 18750 cm = 1,875 m; PI e PII so as cargas atuantes nas trelias T2, T3 e T4, sendo: PI = AI x K = 3,6951 kN e PII = AII x K = 3,0792 kN; PIII e PIV so as cargas atuantes nas trelias T1 e T5, sendo: PIII= AIII x K =2,7713 kN e PIV = AIV x K = 2,2786 kN. A seguir, o memorial de clculo manuscrito:

4. DIMENSIONAMENTO Para o dimensionamento dos elementos da estrutura, que foi considerada a maior carga na escolha de todas as dimenses com a finalidade de dar maior uniformidade ao projeto, deste modo todas as sees dos elementos da trelia so iguais, bem como as sees das vigas e as dos pilares. Dessa forma, segue abaixo a tabela com as especificaes das sees dos elementos da estrutura. ELEMENTO ESTRUTURAL TRELIA VIGA COLUNA 8X8 SEO (CMxCM) 2,5X5

5. CONCLUSES Foi possvel, depois dos processos envolvidos nesse estudo, efetuar o dimensionamento dos elementos da estrutura em questo. Foram

considerados os critrios das tenses admissveis e a disponibilidade comercial para escolher o tamanho da seo do elemento que mais se adequasse ao perfil do projeto. Ressalta-se que foi considerada a maior carga na escolha de todas as dimenses com a finalidade de dar maior uniformidade ao projeto, deste modo todas as sees dos elementos da trelia so iguais, bem como as sees das vigas e as dos pilares. Verificou-se que as reas das sees calculadas em alguns casos foram pequenas (como observado nos pilares, 64cm), isto ocorre porque, neste estudo preliminar, no foram consideradas as deformaes relativas flambagem. Seria, portanto, recomendado se considerar este efeito na estrutura.

6. BIBLIOGRAFIA

Estruturas

de

Madeira,

Pofessor

Francisco

A.

Romero

Gesualdo, em

<http://upf.br/~zacarias/Notas_de_Aula_Madeiras.pdf> 03/11/2013 s 11:01h;

acessado

Foras em Peas de Contraventamento de Trelias de Madeira , Rodolfo Costa de Medeiros,

<http://web.set.eesc.usp.br/static/data/producao/2010ME_RodolfoCostadeMed eiros.pdf> acesso em 03/11/2013 s 11:37;

HIBBELER, RUSSELL CHARLES, Resistncia dos Materiais, 7 Edio, Pearson Prentice Hall, So Paulo, 2010;

Pr

Dimensionamento

de

Vigas

de

Madeira

para

Coberturas ,

<http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/2012/05/pre-dimensionamento-devigas-de-madeira.html> acesso em 03/11/2013 s 14:22.

Vigas

de

Madeira

em

So

Paulo, acessado

<http://www.madeireiranovapaulista.com.br/vigas-madeira-sp.html> em 03/11/2013 s 10:10h;

S-ar putea să vă placă și