Sunteți pe pagina 1din 4

At agora, voc deve ter os seguintes itens:

Nome, descrio, pblico-alvo, concorrentes, etc da sua revista Manual de identidade visual do logo Nome das sees Fontes e cores definidos Templates dos layouts escolhidos Projeto editorial Agora, basta juntar seu contedo.

Contedo
O objetivo destes artigos no o de mostrar o passo-a-passo de como se cria uma revista, apenas como se diagrama ela. O contedo geralmente moldado ao layout em vez de ao contrrio.

Com o contedo (texto e imagens) em mos, escolha o layout mais adequado entre os templates da revista. Formate o contedo de acordo, sempre respeitando todo o manual do projeto editorial. Lembre-se de seguir as vrias dicas dadas nestes 5 artigos.

Afim de ver se o contedo est em bom tamanho e legvel, faa o teste da pr-impresso imprimindo cada artigo em uma folha. No exemplo da revista que criei, cada folha ter um tamanho aproximadamente de uma pgina A4.

Exemplo de pr-impresso para verificar os tamanhos de fontes e contraste de cores

O boneco
O boneco nada mais do que a revista pronta em tamanho menor, para analisar a disposio das pginas e contedo. Pessoalmente, recomendo imprimir em uma folha A4, frente e verso, e dobr-lo neste caso, cada folha teria quatro pginas: duas de um lado e duas do outro. Como voc ir encaixar eles, notar que preciso ver qual folha ter qual pgina.

Por exemplo: sua revista ter 40 pginas. Na primeira folha, voc ter (na ordem) o seguinte: contra-capa (folha final da revista geralmente com propaganda), capa (primeira folha da revista) e no verso, ps-capa (segunda folha da revista, geralmente com mais propaganda) e penltima (folha antes da contra-capa).

Minha sugesto : faa uma cola. Pegue um papel, corte em vrios pedaos e v dobrando um dentro do outro. Depois de atingir o nmero de pginas que voc quer ter na sua revista, v escrevendo o nmero das pginas na folha. Agora, desdobre tudo e veja como ficou. Notar que ficou similar ao esquema acima.

No meu boneco, imprimi os layouts ainda sem contedo pra ver se a diagramao ficou boa

Observaes finais

Antes de mandar sua revista para a grfica, algumas observaes finais:

Cuidado com linhas vivas. Linhas vivas so aqueles pargrafos cuja ltima palavra (ou duas ltimas) ficam em uma linha sozinha, mais ou menos assim. Evite imagens como fundo de texto. uma questo de legibilidade. Se a imagem estiver muito colorida, por exemplo, o seu texto com uma cor s pode ficar difcil de ler.

Procure comear um artigo sempre na pgina da esquerda. Aqui no ocidente, lemos da esquerda para a direita. Logo, artigos que comeam pela esquerda tem maior chance de serem lidos. Anncios, preferivelmente do lado direito. Por qu? Pois h uma maior exposio do lado direito. Pegue qualquer revista e folheie-a rapidamente. Notou como voc viu quase s anncio? Mas por que no colocar meu contedo do lado direito, para chamar a ateno do leitor? por um motivo simples: quem paga a revista, so os anunciantes. E anncios neste lado so mais caros. Quem paga a revista, so os anunciantes. Note o caso da Veja: parece que 40% da revista dedicada a publicidade. Mesmo com uma tiragem e venda super alta, o preo cobrado pela revista ao leitor no arca com todos os custos. Os valores de publicidade chegam a R$ 50.000 por uma folha inteira. So os anncios que fazem com que a revista possa continuar existindo. Ento quando estiver diagramando, deixe espaos bons para seus anunciantes. Cuidado com a resoluo. Qual ser a resoluo de impresso? A qualidade da sua revista ser o equivalente a de um jornal? Ou algo mais dentro dos padres atuais? Lembre-se de usar as imagens de acordo com isto. Por isso a importncia de fazer uma pr-impresso em um tamanho aproximado. Use uma imagem de resoluo muito baixa, e a impresso fica estourada. Uma de resoluo muito alta, o resultado um arquivo desnecessariamente pesado.

Finalizando
Agora, basta preparar o arquivo para a impresso. Esta uma parte tcnica que no vou explicar se voc no sabe como fechar um arquivo, sugiro que pea ajuda a quem sabe fazer isto bem.

No caso da minha revista, eu decidi imprimir em uma grfica normal. Foi feito em tamanho super A3, frente e verso, refilado e dobrado. O resultado final foi este:

Dvidas?
Irei responder dvidas na medida do possvel. Revistas no so minha rea de atuao, mas tenho um domnio considervel do assunto. Basta deixar um comentrio abaixo. Espero que tenham gostado! ;D

S-ar putea să vă placă și