Sunteți pe pagina 1din 34

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

ANEXO I DESCRIO DAS COMPETNCIAS E NVEIS DE COMPLEXIDADE

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

EIXO DE GESTO (UNIDADES DE APOIO)


Definio: Eixo formado pelos funcionrios que ocupam funes em comisso e lideram os funcionrios tcnico-administrativos da universidade, visando contribuir com a universidade na busca pela excelncia no ensino, pesquisa e extenso.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Nvel

RESUMO DA COMPLEXIDADE
O Foco de atuao ttico-operacional Realiza atividades estruturadas, rotineiras ou no, com foco na orientao da equipe para a eficincia e eficcia na execuo, com repercusso em setores relacionados. Possui autonomia decisria para implementar mudanas no mbito das atividades de responsabilidade da equipe que coordena, com possibilidade de melhorar ou modificar o procedimento, e participa do processo de deciso do nvel hierrquico imediatamente superior. Administra recursos colocados a sua disposio. Posio tpica: Chefe de Seo ou Seo Tcnica O Foco de atuao ttico Realiza atividades semi-estruturadas e traduz as estratgias da universidade em planos de ao, a partir da viso da Instituio como um todo e dos possveis impactos em outras reas. Responde pela consecuo dos objetivos e metas definidas para sua rea de responsabilidade. Administra a utilizao dos recursos para a rea(s) sob sua responsabilidade. Posio tpica: Diretor Tcnico de Servio O Foco da atuao ttico-estratgico Responde por metas e objetivos ttico-estratgicos e realiza atividades em constante estruturao. Dissemina e alinha-se a estratgia organizacional e orienta a gesto ttica. Possui autonomia decisria para implementar mudanas no processo, no mbito de sua atuao, e para propor alteraes na definio dos objetivos estratgicos. Planeja e administra a utilizao de recursos para a unidade. Posio tpica: Assistente - Diretor Tcnico de Diviso O foco de atuao estratgico - Realiza atividades pouco estruturadas, com foco na efetividade dos macroprocessos e na repercusso dentro da instituio como um todo. Possui autonomia decisria para nos macroprocessos implantar mudanas, cuja repercusso pode extrapolar a instituio. Define e prioriza os resultados a serem alcanados, alinhados com as diretrizes da instituio. Participa da formulao dessas diretrizes e da deciso sobre a alocao de recursos na Universidade. Posio tpica: Diretor de Departamento

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

COMPETNCIAS

LIDERANA COM ESPRITO DE EQUIPE

Mobiliza os esforos e influencia positivamente as pessoas, oferecendo feedbacks, reconhecendo contribuies individuais e coletivas, orientando e criando oportunidades para o desenvolvimento profissional de cada funcionrio, conquistando credibilidade e confiana e a ao da equipe para o alcance dos objetivos a partir da integrao com outros profissionais. Nvel Atribuies e Responsabilidades Integra a equipe e gerencia estilos e personalidades variadas, demonstrando respeito individualidade. Distribui atividades factveis, de modo a manter os funcionrios motivados. Promove o entendimento entre as pessoas e adota medidas para mant-lo favorvel ao desenvolvimento dos trabalhos. Orienta e apia o desempenho e o desenvolvimento da equipe que chefia, reconhecendo as contribuies e viabilizando condies de crescimento. Mobiliza os esforos da equipe para alcanar os objetivos da rea e assumir os resultados, atentando para os efeitos e interfaces com outras reas da Unidade. Envolve sua equipe no planejamento e execuo das atividades da rea / processos que gerencia solicitando opinies, valorizando contribuies e obtendo seu comprometimento.

Promove aes para estimular o desenvolvimento dos indivduos de sua equipe, delegando atividades conforme o estgio de desenvolvimento de cada, valorizando suas idias e contribuies.

Orienta a atuao dos funcionrios sob sua responsabilidade e delega autoridade s chefias subordinadas, promovendo uma cultura de responsabilizao. Dissemina, na Unidade os objetivos estratgicos a serem alcanados, atuando conforme a misso e os valores institucionais.

Articula-se com representantes de outras unidades, contribuindo para a integrao da universidade. Contribui para a criao de ambiente participativo e harmnico na unidade sob sua responsabilidade e estabelece clima de confiana e comprometimento, favorecendo a motivao das pessoas e gerenciando os conflitos de modo eficaz. Adota postura de liderana proativa, assertiva e empreendedora, sendo reconhecido como modelo na universidade, em sua rea de atuao. referncia na aplicao de modelo de gesto em que predomine a gesto participativa, com orientao para resultados e o desenvolvimento de pessoas.

Contribui para o modelo de gesto da Universidade, considerando os interesses e valores institucionais e as expectativas dos diversos atores envolvidos, inclusive a sociedade. Articula-se com representantes de instituies parceiras, contribuindo para a integrao entre instituies de ensino, pesquisa e extenso.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

ORIENTAO PARA QUALIDADE

Presta servios com efetividade e busca a melhoria continua do trabalho, dentro do seu nvel de atuao, cumprindo os padres de qualidade definidos pela universidade.
Nvel

Atribuies e Responsabilidades Investe no desempenho eficaz dos integrantes da equipe, negociando as entregas com base em padres de qualidade. Obtm resultados desenvolvendo atividades estruturadas, conforme os padres de qualidade e prazo estabelecidos. Orienta e demanda de sua equipe, documentao de rotinas e procedimentos de trabalho, de modo a padronizar a execuo das atividades que coordena. Garante o cumprimento dos padres de qualidade e prazos estabelecidos, por meio da orientao e acompanhamento da equipe.

Apura as melhores prticas e as dissemina na rea/ processos sob sua responsabilidade, favorecendo o alcance dos padres de qualidade e resultados pretendidos. Investe no desempenho eficaz da rea, negociando com os integrantes da equipe as entregas, com base em padres de qualidade.

Estrutura o processo de trabalho e estabelece padres de qualidade, em conjunto com sua equipe, visando atuao integrada e com foco nos resultados. Estabelece parcerias com outras unidades para a implementao de melhorias. Estabelece parcerias com outras reas de especialidade ou instituies, a fim de contribuir para a excelncia no ensino, pesquisa e extenso.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

ORIENTAO PARA RESULTADOS

Desenvolve atividades alinhadas com o plano de ao da unidade em que atua e contribui para o alcance dos objetivos estratgicos da universidade
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Antecipa-se a problemas ou obstculos que comprometam a execuo das atividades sob sua coordenao, adotando ou recomendando aes preventivas. Administra com eficincia os recursos sob sua responsabilidade, orientando a equipe para a sua utilizao consciente e para a preservao do patrimnio. Implementa planos de ao para cumprir as metas e objetivos estabelecidos para o processo(s)/ projeto(s) sob sua responsabilidade. Orienta a equipe sobre os objetivos que devem ser alcanados no setor em que atua.

Garante o suporte necessrio ao alcance dos resultados das reas de interface, a partir da atuao de sua rea. Obtm resultados na rea/ processos sob sua responsabilidade, considerando o alcance dos objetivos propostos, com eficincia e eficcia. Apura as melhores prticas e as dissemina na rea/ processos sob sua responsabilidade, favorecendo o alcance dos resultados pretendidos.

Orienta as aes da Unidade para otimizao do uso dos recursos disponveis, com foco no cumprimento das metas estabelecidas. Define aes de melhoria a serem implementadas, na Unidade, com foco no aperfeioamento do processo. Identifica oportunidades de ampliar os resultados da Unidade sob sua responsabilidade, revisando objetivos e metas e desafiando equipes sob sua orientao. Atende as expectativas da Universidade em relao aos resultados da Unidade que gerencia.

Garante o alcance das metas das Unidades na sua rea de atuao, implementando aes compatveis com o planejamento estratgico da Universidade. Mobiliza os funcionrios da Universidade, a superar os resultados, tendo em vista o pleno cumprimento da misso e os objetivos institucionais. Assume riscos calculados na busca e superao dos resultados esperados, considerando objetivos e necessidades da Universidade.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

VISO SISTMICA

Refere-se viso global e das inter-relaes entre os processos e a avaliao dos impactos entre eles. Implica tambm na ateno a tendncias externas que possam impactar na Universidade, orientando-se pela estratgia e objetivos da mesma.
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Utiliza sua viso integrada dos projetos/ processos sob sua responsabilidade para orientar sua equipe nas interfaces com demais processos da Unidade/ Universidade. Define, em conjunto com responsveis por processos e projetos relacionados, seus limites e interfaces, estando atento para a otimizao de esforos/ recursos e convergncia de aes. Orienta a equipe a desenvolver as atividades de modo integrado com o processo da rea a que est subordinado, em alinhamento com os objetivos da Universidade.

Age e orienta sua equipe a atuar a partir de uma viso dos impactos e reflexos das aes relacionadas a rea/processos sob sua responsabilidade em outros de interface, bem como atendimento equilibrado de interesses diversos envolvidos. Garante o desenvolvimento das atividades em alinhamento com os objetivos da universidade, orientando a equipe nesse sentido. Integra e atualiza sua equipe com relao a decises superiores, projetos e mudanas em geral e outros conhecimentos sobre a rea em que se insere e suas interfaces.

Integra aes/ solues pertinentes s reas sob sua responsabilidade, otimizando processos e projetos da Unidade, favorecendo a obteno de sinergia. Orienta as reas subordinadas a atuarem de modo sincronizado com os objetivos da unidade, valores e objetivos organizacionais. Orienta as reas subordinadas sobre a relao entre o processo de responsabilidade da rea e os macroprocessos da universidade.

Promove aes que favoream a atuao integrada das unidades relacionadas, visando mtua colaborao para a eficcia das atividades de responsabilidade de cada unidade. Atua de acordo com os interesses e expectativas atuais e futuras da universidade, na gesto das Unidades em sua rea de atuao. Estabelece prioridades, considerando oportunidades e ameaas presentes no ambiente externo, bem como os pontos fortes e fracos das Unidades e da universidade. Incorpora a anlise sistmica da organizao no gerenciamento das Unidades, considerando a diversidade de interesses e as implicaes nas diferentes perspectivas da Instituio.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

5
Nvel

ORIENTAO ESTRATGICA

Contribui para o alcance das metas institucionais, por meio da definio de estratgias e planos de ao em seu campo de atuao, analisando as necessidades da universidade.

Atribuies e Responsabilidades
Executa e acompanha atividades, visando eficincia e o alcance das metas estabelecidas em relao s atividades da equipe sob sua responsabilidade. Estabelece prioridades sobre as atividades desenvolvidas pela equipe, com base no impacto para os resultados da equipe. Orienta sua equipe quanto s metas a alcanar nas atividades desenvolvidas e sua relao com os objetivos estratgicos propostos para a unidade.

Elabora, executa e acompanha planos de ao, com base na definio de prioridades, orientando a equipe para a eficincia e a eficcia na rea de atuao e para o impacto nas reas relacionadas. Dissemina e refora os objetivos estratgicos da organizao junto a sua equipe Promove a atuao da Unidade de modo integrado com as diretrizes institucionais e os objetivos estratgicos, mobilizando-o para o alcance dos objetivos da universidade. Estabelece e prioriza objetivos, metas e aes para a Unidade, em conjunto com as reas subordinadas, e discrimina planos de curto e mdio prazo, de modo a obter uma viso sistmica e compartilhada por todos.

Estabelece e prioriza objetivos para as Unidades, juntamente com as chefias subordinadas, com foco nas estratgias institucionais. Antecipa-se a ameaas ou a oportunidades no ambiente, interno ou externo, estabelecendo reorientaes necessrias para o alinhamento das reas/unidades sob sua responsabilidade com o os objetivos de mdio e longo prazos da Universidade. Contribui para a definio e aprovao de projetos e mudanas nas Unidades, apresentando anlises sobre suas implicaes na consecuo da estratgia da Universidade.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

TOMADA DE DECISO

Define e implementa rapidamente alternativas e oportunidades, coerentes com a misso, viso e valores da Universidade, considerando os riscos envolvidos e assumindo a responsabilidade pelos impactos dessa deciso.
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Identifica diversas alternativas para preveno ou soluo de problemas relacionados s atividades da equipe, analisando vantagens e desvantagens de cada uma. Analisa e d recomendaes sobre projetos em que o setor/ processos que coordena esteja envolvido, considerando as variveis intervenientes e os possveis impactos em outros setores/ processos. Toma decises alinhadas estratgia e valores da Instituio, para a realizao dos objetivos do setor/ processos sob sua responsabilidade, considerando os diversos interesses envolvidos na deciso. Apresenta ao superior hierrquico alternativas de soluo para problemas ou questes inusitadas, fundamentando com seu parecer. Analisa problemas e situaes relacionados rea sob sua gesto, desmembrando-os em suas partes componentes e propondo solues, considerando potenciais impactos em reas relacionadas, no curto e mdio prazos.

Recomenda ao superior imediato solues cabveis diante de situaes imprevisveis relacionadas s atividades da rea. Age de forma proativa, observando diretrizes e assumindo a responsabilidade pelos resultados Analisa problemas e situaes no estruturadas e relacionados Unidade, considerando os diversos interesses envolvidos, desmembrando-os em suas partes componentes e propondo solues com impactos para a universidade no mdio e longo prazos. Orienta suas decises conforme o impacto do processo sob responsabilidade da unidade na instituio como um todo. Toma decises sobre projetos de mbito organizacional, em sua rea de especialidade, considerando as variveis envolvidas e a viso sistmica da Instituio.

Toma decises fundamentadas na anlise da Universidade como um todo, suas partes e inter-relaes, bem como nas relaes com o ambiente externo.

Estabelece prioridades para a tomada de deciso, em razo do impacto na organizao e na sociedade.

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

GESTO DE PESSOAS

Prov os meios e estimula as pessoas a desenvolverem suas competncias pessoais e profissionais, integrando a aprendizagem evoluo no desempenho da equipe e aos objetivos institucionais. Delega atividades aos integrantes da equipe, conforme o perfil e o estgio de desenvolvimento de cada um, desafiando constantemente o seu crescimento. 1 Viabiliza aes que promovam o desenvolvimento da equipe como um todo e o desenvolvimento individual de seus integrantes. Prepara sucessores ou substitutos com base nas necessidades dos processos/ projetos que gerencia e nos valores institucionais. Prope e responde pelo desenvolvimento da equipe sob sua responsabilidade, acompanhando, avaliando, orientando e propondo aes de desenvolvimento e aperfeioamento constante. Define para cada membro da equipe que gerencia os objetivos e focos dos trabalhos e as necessidades futuras. 2 Envolve sua equipe no planejamento e execuo das atividades da rea/ processos que coordena solicitando opinies e obtendo seu comprometimento. Prepara sucessores ou substitutos com base nas necessidades da rea/ processos que gerencia e nos objetivos organizacionais. Mobiliza sua equipe e pares para o cumprimento dos objetivos da Unidade sob sua responsabilidade, com foco nos objetivos estratgicos da Universidade. Identifica necessidades e recomenda estratgias de capacitao e formao de pessoas para o aprimoramento e desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionrios, que coordena. 4 Delega autoridade a funcionrios sob sua responsabilidade, desafiando-os e estimulando seu desenvolvimento. Prepara sucessores ou substitutos de forma estruturada e alinhada ao objetivo da Universidade com base nas necessidades da Unidade em que atua.

Estimula aes institucionais de desenvolvimento de pessoas em que predomine a delegao de autoridade e responsabilizao para resultados. Define e implementa sistemtica de monitoramento de indicadores que permitam mensurar o desempenho da instituio e das reas sob sua gesto. 5 Prepara sucessores ou substitutos de acordo com os objetivos organizacionais de mdio e longo prazo e com as necessidades da Universidade como um todo.

10

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

8 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL Refere-se relao tica e transparente com todos os pblicos com os quais se relaciona, assim como pela atuao alinhada s polticas e metas que respeitem a diversidade, a incluso social, preservem recursos ambientais e culturais e busquem a conscientizao e mobilizao individual. Alm de analisar e tomar decises considerando os potenciais impactos (resultados) ambientais e sociais.
Estrutura e prioriza projetos alinhados s estratgias da Universidade, como Programa de Coleta Seletiva (papel, plstico, metal, vidro e pilhas/baterias), Programa de Voluntariado, Programa de utilizao eficiente de recursos, (reviso do cdigo de conduta).

Estrutura os canais de comunicao interna (mural, folhetos, intranet, etc) para disseminao das aes e atividades sociais e ambientais; Elabora plano de ao para cada programa socioambiental da Universidade, a fim de nortear os caminhos da organizao no processo de implantao dos mesmos; 2 Elabora e coordena a Implantao de canal de comunicao para envio de sugestes para desenvolvimento de outros projetos. Busca envolver o pblico interno da Unidade sob sua responsabilidade nos projetos desenvolvidos, alm de estabelecer um canal de troca de experincias; 4 Coordena a Implantao na Unidade e dissemina o plano de ao, evidenciando os objetivos que viabilizam a implantao e operacionalizao, orientando as pessoas quanto s metas a alcanar. Planeja e define metas e indicadores de resultados de Responsabilidade Socioambiental para mensurao da atuao dos projetos; 5 Viabiliza a elaborao de Relatrio de Sustentabilidade divulgando a movimentao das Unidades.

11

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

EIXO ADMINISTRATIVO (UNIDADES DE APOIO)


Definio: Eixo formado pelos funcionrios que atuam na rea de apoio administrativo da Universidade.

12

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Nvel 1 2 3

RESUMO DA COMPLEXIDADE EIXO ADMINISTRATIVO (APOIO)


Presta ajuda rea em que atua, executando atividades especficas, que requeiram a repetio de rotinas previamente definidas, sob orientao constante. (colabora com os tcnicos de sua rea de atuao na execuo de seus servios) Executa atividades especificas, de apoio operacional, documental e/ou administrativo, tpicas de sua rea de atuao, que exijam qualificao e experincia para o estabelecimento de rotinas e sob superviso. Executa atividades atuando sob superviso e seguindo rotinas predeterminadas pela chefia imediata. Solicita orientaes, e eventualmente sugere melhorias em suas atividades, chefia e interage com os funcionrios que executam trabalhos relacionados s suas atividades. Executa atividades seguindo normas e padres predeterminados pela chefia imediata. Sugere melhorias/solues relacionadas execuo de suas atividades. Coleta e organiza informaes necessrias para a realizao das atividades da equipe em que atua.

Executa atividades estruturadas, seguindo os padres adotados no setor em que atua. Sugere critrios para a organizao e sistematizao das informaes necessrias e para atividades desenvolvidas no setor, com foco no desenvolvimento eficiente de suas atividades e da equipe em que atua.

Realiza, de forma reflexiva, atividades do setor, incluindo as a serem estruturadas, orientando-se pelas metas estabelecidas pela chefia imediata. Prope chefia melhorias de execuo das atividades sob sua responsabilidade, considerando os impactos nos setores de interface. Interage com a equipe para garantir atuao integrada e busca de objetivos comuns. Realiza atividades com autonomia. Participa e sugere melhorias na estruturao de atividades, procedimentos e rotinas que seguem padres adotados na rea e que promovem impacto nos processos/reas relacionados. Orienta outros profissionais em estgios anteriores. Participa da estruturao de atividades, considerando os impactos em sua prpria equipe/setor e em outras equipes/reas. Influencia a definio conceitual dos processos e atua considerando as interfaces com outros processos/projetos. Participa do planejamento das atividades e da utilizao dos recursos na rea em que atua, analisando o impacto no macroprocesso do qual faz parte. Coordena equipes funcionalmente e tecnicamente. Coordena projetos/processos, considerando a interface com outros processos/projetos e sendo referencia dentro e fora da Universidade em sua rea de atuao. Participa do planejamento e do processo decisrio sobre mudanas nas atividades e nos processos adotados na rea em que atua, analisando o impacto na Universidade, considerando o presente e o futuro da Instituio. Coordena equipes multidisciplinares/interinstitucionais.

13

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

COMPETNCIAS

Atribuies e Responsabilidades
1
TRABALHO EM EQUIPE

Interage e mantm o bom relacionamento com seus pares, superiores e subordinados (se houver). Respeita os papis de cada membro da equipe e contribui para a atuao positiva dos demais. Consegue lidar com as diferenas e est sempre disposto a cooperar. Evidncias: harmonia - participao - concordncia - contribuio - Lidar com as diferenas e com o papel de cada um
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Tem conscincia da importncia do seu papel para que os objetivos da equipe sejam alcanados Colabora com o grupo e atua de maneira a buscar o comprometimento com a equipe da qual participa Desenvolve confiana no trabalho com seus pares ao cumprir padres e prazos previamente estabelecidos. Troca informaes internamente, em assuntos relacionados a sua rea de atuao, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas de sua rea de atuao. Contribui no trabalho com seus pares e na equipe em que atua ao cumprir padres e prazos estabelecidos. Realiza suas atividades e trabalha em harmonia com outros profissionais, contribuindo para o alcance de objetivos comuns.

Demonstra compreender o papel de suas atividades no processo de que participa e os resultados esperados, participando da realizao das atividades da equipe que no esto sob sua responsabilidade direta. Contribui no trabalho com seus pares e na equipe em que atua ao cumprir padres e prazos estabelecidos. Desempenha atividades que fornecem suporte aos colegas na realizao de suas atividades, visando ao alcance dos resultados esperados para a equipe.

Participa de discusses que visem maior integrao entre as aes do processo em que atua, contribuindo com informaes sobre as suas atividades. Contribui com a construo do consenso e compromete-se com a equipe em que atua, colaborando para o alcance dos resultados esperados para a equipe.

Colabora com a organizao e distribuio das atividades na equipe em que atua, contribuindo com informaes referentes s suas responsabilidades. Participa ativamente das atividades da equipe em que atua e fornece suporte aos colegas para o alcance de objetivos comuns.

Lida com as diferenas, respeitando e considerando diferentes experincias e pontos de vista no desenvolvimento de um trabalho coletivo. Contribui com a construo do consenso da equipe em que atua, considerando as diferenas individuais e os desafios atribudos a cada membro. Participa ativamente da organizao e distribuio das atividades na equipe em que atua, contribuindo com informaes referentes s suas responsabilidades.

Contribui no aprimoramento das relaes entre as pessoas da equipe que interage, bem como estimula contribuies, visando melhoria do desempenho das atividades. Orienta a equipe em que atua de maneira a criar oportunidades de trocas de experincias e informaes,

14

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

estimulando a harmonia na equipe. Colabora com a resoluo de conflitos na equipe em que atua, conciliando s diferenas individuais e zelando pelo papel de cada membro da equipe.

Contribui para a coeso dos trabalhos da equipe em que atua, propondo e buscando a concordncia de todos os membros da equipe em relao distribuio de papis/responsabilidades. Interage com outras equipes de processos/projetos relacionados para identificar oportunidades de cooperao entre suas aes. Nos projetos/unidade (s) que coordena, atua como facilitador, articulando esforos, clarificando papis e buscando a harmonia e coeso das equipes, considerando as diferenas individuais e a interao com outras unidades/Instituies.

Cria ambiente harmnico e de participao nas equipes que coordena/ participa, lidando com as dificuldades de maneira estruturada e incentivando a participao ativa dos envolvidos. Participa de grupos interinstitucionais, representando a Universidade nacional e internacionalmente em sua rea de atuao. Interage com equipes interinstitucionais/ multidisciplinares para identificar oportunidades de cooperao entre suas aes.

ORIENTAO PARA QUALIDADE

Presta servios com efetividade e busca a melhoria continua do trabalho, cumprindo os padres de qualidade definidos pela universidade e orientando o pblico interno (funcionrios, docentes, alunos) e externo (cidado e sociedade) com educao, confiabilidade e presteza. Evidncias: desempenho comprometimento - eficcia
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Presta servio com eficincia, conforme as normas definidas para a atividade que realiza, atuando com confiabilidade e presteza. Encaminha ao chefe imediato os problemas e questionamentos do pblico interno e externo que fogem s atividades rotineiras que executa. Solicita orientaes de funcionrios mais experientes sobre como aplicar os procedimentos de qualidade na sua atividade para garantir a satisfao do pblico interno e externo. Atende s demandas dos diversos pblicos (interno e externo), seguindo os padres de qualidade estipulados para as atividades sob sua responsabilidade. Ouve o pblico interno e externo atentamente e atende a suas demandas, segundo padronizao definida e orientando-se, em caso de dvidas, com os nveis hierrquicos superiores. Auxilia na orientao de funcionrios menos experientes sobre os padres e procedimentos de qualidade relacionados ao atendimento dos diversos pblicos da Universidade (interno e externo). Apresenta resposta s solicitaes dos funcionrios/docentes/alunos/sociedade com clareza e transparncia, informando sobre as providncias que adotar e/ou os procedimentos relacionados sua atividade. Sugere medidas voltadas padronizao do atendimento no segmento de processo em que atua e apresenta idias de aperfeioamento dos procedimentos de qualidade no atendimento.

1e 2

15

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Sugere medidas voltadas para a padronizao do atendimento no setor em que atua e apresenta idias de aperfeioamento dos procedimentos de qualidade no atendimento.

Prope solues para as demandas dos diversos pblicos da Universidade, repassando-as, em caso de dvidas, ao chefe imediato ou funcionrios mais experientes. Contribui com o acompanhamento e controle dos padres de qualidade do setor em que atua, apresentando chefia informaes consolidadas sobre o cumprimento dos procedimentos de atendimento ao pblico. Posiciona os alunos/docentes/funcionrios/cidado quanto a prazos realistas para atendimento a suas demandas, considerando o volume de trabalho que possui. Apresenta sugestes que aperfeioem a aplicao dos procedimentos de qualidade no conjunto das atividades do processo em que atua, visando a melhorar o atendimento ao pblico. Avalia a satisfao e o retorno das solues oferecidas aos diversos pblicos, sugerindo modificaes na rea em que atua.

Auxilia os funcionrios menos experientes a cumprir os padres e procedimentos de qualidade, relacionados satisfao dos usurios. Atende demandas imprevistas de alunos/funcionrios/sociedade/docentes, adaptando suas atividades. Responde pela preparao dos profissionais da unidade em que atua para o aprimoramento continuo das atividades que garantem a satisfao dos diversos pblicos da Universidade.

Coordena o atendimento de demandas imprevistas considerando a misso e valores da Universidade.

de

alunos/docentes/funcionrios/sociedade,

Exemplifica por meio de aes a sua orientao para a qualidade.

ORIENTAO PARA RESULTADOS

Desenvolve atividades alinhadas com o plano de ao da unidade em que atua e contribui para o alcance dos objetivos estratgicos da universidade Evidncias: eficcia metas (alcance dos resultados) entrega dos produtos ou servios
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Executa plenamente as suas atribuies, sob orientao do superior imediato. Garante o cumprimento dos prazos, normas e qualidade das tarefas, seguindo as orientaes do superior imediato e as rotinas estabelecidas. Entrega as atividades sob sua responsabilidade, visando o alcance dos resultados das tarefas da equipe em que atua

1e 2

Solicita orientao ao chefe imediato sobre a priorizao na execuo de suas atividades, para entreg-las de acordo com as metas estipuladas. Realiza as atividades rotineiras, seguindo orientaes e as desenvolve de acordo com as metas estabelecidas pela unidade.

Prope a sua chefia imediata solues eficientes aos problemas mais comuns das atividades sob sua responsabilidade Cumpre os prazos acordados com a chefia e, no caso de no ser possvel alcan-los, sugere solues para

16

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

no comprometer as metas estabelecidas. Entrega com eficcia as atividades, atentando para os impactos nos objetivos da equipes em que atua. Planeja a entrega de suas atividades, sugerindo chefia priorizao de suas atividades de acordo com os objetivos e metas a serem alcanados. Entrega as atividades/servios sob sua responsabilidade, apoiando o alcance dos resultados da equipe em que atua e favorecendo o acompanhamento e controle pela chefia. Entrega de maneira eficiente as atividades sob sua responsabilidade, apoiando o alcance dos resultados da rea e favorecendo o acompanhamento e controle pela chefia.

Planeja e realiza as atividades, atentando para os impactos nos resultados do setor em que atua. Elabora e prope aes de melhoria a serem implementadas, no setor em que atua, com foco na eficcia do processo. Elabora as metas e resultados a serem alcanados em conjunto com seus pares e chefia imediata, reforando o comprometimento da equipe com os objetivos da rea.

Prioriza aes para contornar dificuldades no processo em que atua, colaborando para o alcance dos objetivos e metas estipulados. Auxilia os outros membros da equipe para o cumprimento dos resultados e metas estipuladas para o processo em que atua. Realiza suas atividades para produzir resultados alinhados aos objetivos estratgicos da Unidade

Orienta a equipe para o alcance e superao dos resultados relacionados sua rea de atuao, certificandose do alinhamento aos objetivos da Unidade. Mobiliza as equipes sob sua responsabilidade para atingir e superar os resultados, tendo em vista o pleno cumprimento da misso e os objetivos institucionais.

Propicia o suporte necessrio para alcanar os resultados das reas de interface, a partir da atuao de sua rea. Visa a realizao das atividades da unidade para produzir resultados alinhados aos objetivos estratgicos da Universidade

VISO SISTMICA

Refere-se viso global e das inter-relaes entre os processos e a avaliao dos impactos entre eles. Implica tambm na ateno a tendncias externas que possam impactar na Universidade, orientando-se pela estratgia e objetivos da mesma. Evidncias: conjunto (o todo) saber planejar - viso global do cenrio interno e externo e fator de impacto na rea de atuao/universidade
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Realiza suas atividades, compreendendo o impacto na equipe em que atua. Compreende o papel de suas atividades no processo como um todo e as desenvolve, seguindo orientaes e procedimentos especficos. Solicita orientao de sua chefia imediata para ampliar seu entendimento a respeito dos processos relacionados s suas atividades.

17

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

3 4

Realiza suas atividades compreendendo o impacto nos segmentos de processo relacionados. Entrega suas atividades em conformidade com a misso, a viso e os valores institucionais. Verifica a coeso de suas atividades com outras relacionadas, agindo para manter a consistncia entre elas. Preocupa-se em verificar os impactos que suas atividades podem gerar nas etapas subseqentes do processo. Desenvolve suas atividades em sintonia com a equipe, compreendendo o impacto de sua atuao para a Universidade. Acompanha as informaes relacionadas Unidade, avaliando impactos e inter-relacionamentos sobre os processos/ projetos relacionados sua atuao. Prope e participa de aes em conjunto com responsveis por processos relacionados, com o objetivo de ampliar a sinergia.

Analisa os potenciais impactos nos processos relacionados ao propor alteraes em suas aes. Antecipa e alerta sobre possveis impactos de suas aes em processos relacionados aos seus, articulando informaes diversas pertinentes a sua rea de atuao. Atua na integrao de aes com profissionais de processos relacionados, visando gerar sinergia. Obtm e dissemina para as equipes que orienta informaes sobre as diretrizes e valores internos, contribuindo para ampliar a viso sistmica. Analisa informaes e tendncias para a tomada de decises que envolvam a rea em que atua. Orienta suas aes a partir da anlise dos impactos na rea como um todo e nas reas inter-relacionadas. Define, em conjunto com responsveis por processos e projetos relacionados, seus limites e interfaces, estando atento para a otimizao de esforos e convergncia de aes. Age e orienta seus pares/sua equipe a atuar a partir de uma viso dos impactos e reflexos das aes relacionadas aos processos sob sua responsabilidade em outros de interface, bem como atendimento equilibrado de interesses diversos envolvidos. Utiliza sua viso integrada da Universidade e do ambiente externo para orientar sua equipe nas interfaces com outras Instituies.

Integra e atualiza sua equipe com relao a decises superiores, projetos e mudanas em geral e outros conhecimentos sobre a Unidade em que se insere e suas interfaces com o ambiente externo. Integra aes/ solues pertinentes Unidade onde atua, otimizando processos e projetos da Universidade, favorecendo a cooperao.

GESTO DE PROCESSOS E PROJETOS

Preocupa-se com o planejamento e aperfeioamento dos processos, projetos e servios prestados, definindo e priorizando aes que concretizem as melhorias e inovaes nas atribuies sob sua responsabilidade possibilitando a integrao das aes com outros processos e projetos. Envolve: A otimizao dos recursos Qualidade dos resultados A ateno a viabilidade e a sustentabilidade O cumprimento dos prazos estabelecidos 18

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Executa tarefas que exigem conhecimentos especficos, relacionados s suas atividades, com necessidade de superviso. Desenvolve atividades pr-estruturadas com base em normas e instrues de mdia complexidade. Apresenta postura pr-ativa na busca de melhorias nas suas atividades Acompanha e prope correes de rumo, solues e plano de ao para processos pr-estruturados. Verifica com seu chefe imediato ou profissional mais experiente as melhores prticas para suas atividades.

Compreende a importncia de aplicar as melhores prticas em sua atividade para a consolidao dos processos de aprimoramento da Instituio. Incorpora novos procedimentos definidos nas atividades que realiza, conforme orientao. Identifica questes e levanta possveis solues no mbito das atividades que desenvolve, considerando procedimentos estabelecidos e oportunidades de ampliar o aproveitamento dos recursos. Sugere a implementao de melhorias nas atividades que executa, alinhando-as com seu chefe imediato.

Compreende a importncia e aplica as melhores prticas em sua atividade para a consolidao dos movimentos de aprimoramento do processo onde atua. Acompanha a implementao de melhorias em atividades relacionadas s suas, incorporando-as se necessrio, sob orientao da chefia. Viabiliza a utilizao eficaz dos recursos disponibilizados para o conjunto de atividades sob sua responsabilidade, articulando aes sinrgicas junto a profissionais responsveis por atividades relacionadas. Contribui para o planejamento do processo com mtodos e tcnicas, com informaes consolidadas nas diversas atividades do processo em que atua.

Avalia informaes e prope alternativas de ordem tcnica em atividades operacionais. Avalia resultados, elabora relatrios informativos analticos e melhorias em suas atividades e no processo onde atua. Inova ou aprimora procedimentos do processo ou projeto em que atua e influencia mudanas em atividades de interface . Demonstra viso ampla do planejamento do processo em que atua e outros de interface, priorizando aes em funo das necessidades da rea. Contribui com sugestes estruturadas de melhorias ou inovao, considerando impactos na eficincia da rea. Desenvolve solues e melhorias com pessoas de outros processos da organizao, afetando o resultado da rea em que atua. Demonstra viso ampla do planejamento do processo em que atua e outros de interface, priorizando aes em funo das necessidades da rea.

Controla e intervm, quando preciso, no desenvolvimento e implantao de projetos/ processos em sua rea de atuao. Acompanha a utilizao dos recursos e o cumprimento de prazos, reorientando, quando necessrio, a equipe em que atua para a obteno de maior eficcia.

19

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Identifica problemas, desafios e oportunidades de melhoria nos processos/ projetos que atua e nas reas de interface.

Aperfeioa processos de forma alinhada s necessidades organizacionais, a partir da troca de informaes e experincias relacionadas rea em que atua. Acompanha o processo de implementao dos projetos de melhoria, orientando os profissionais envolvidos. Planeja, controla e administra o desenvolvimento e implantao de projetos, em sua rea de especialidade, atentando para uso eficaz dos recursos disponibilizados, com possibilidade de influenciar decises estratgicas.

Desenvolve projetos de melhoria que articulem conhecimentos tcnicos especializados e/ou de natureza diversa, considerando os impactos na Universidade. Desenvolve projetos em parceria com outras Universidades/instituies, em sua rea de atuao, considerando os objetivos estratgicos da Universidade.

GESTO DO CONHECIMENTO

Diz respeito internalizao e ao uso que faz do conhecimento adquirido, dentro do seu escopo de responsabilidade. Abrange: Identificao de tcnicas e tecnologias aplicadas a sua atuao; Busca constante pelo seu desenvolvimento tcnico e pessoal; Utilizao do conhecimento adquirido no aprimoramento de suas atividades; Disseminao do conhecimento
Nvel

Atribuies e Responsabilidades

1e 2 3

Apresenta preocupao contnua com o seu autodesenvolvimento, no mbito de suas atividades. Registra os conhecimentos relativos s atividades que executa. Utiliza conhecimentos adquiridos em suas atividades podendo discutir melhorias, com seu chefe imediato. Organiza e compartilha conhecimentos relativos s atividades que executa. Atualiza-se com conhecimentos que possam aprimorar o desenvolvimento das atividades sob sua responsabilidade, aplicando-os, considerando procedimentos pr-definidos. Troca experincias com outros funcionrios ligados s suas atividades, contribuindo para a circulao do conhecimento. Atualiza-se em assuntos diversos relacionados ao processo em que atua, sob orientao da chefia imediata Atualiza os conhecimentos pertinentes ao processo em que atua, a partir da sistematizao das prticas do processo e incorporando novos procedimentos. Aproveita oportunidades oferecidas pela instituio para investir em seu processo de aprendizagem Organiza e dissemina, para sua equipe, conhecimentos sobre tcnicas e tecnologias aplicadas ao processo em que est inserido.

Compromete-se com o seu desenvolvimento contnuo, com a busca de informao, capacitao e formao especfica em sua rea de atuao. Dissemina o conhecimento tcnico a pares ou profissionais menos experientes, preocupando-se com sua correta compreenso.

20

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Aplica e dissemina conhecimentos adquiridos relativos ao processo em que atua, considerando seus objetivos e impactos nas interfaces. Aplica e orienta a aplicao de novos conhecimentos existentes na sua rea de especialidade, adaptando-os s necessidades do processo/ projeto em que atua. Pesquisa, aplica e dissemina novos conceitos, mtodos e padres de atuao, visando que a Instituio ocupe a vanguarda em sua rea de especializao.

Utiliza os conhecimentos adquiridos de sua rea de especializao para lidar com as demandas no previstas. Demonstra comprometimento com o seu desenvolvimento contnuo, atualizando-se em sua rea de especializao. Identifica e desenvolve conhecimentos, coordenando estudos e anlises interinstitucionais, relacionados sua expertise, que impactam na unidade em que atua, considerando inclusive a influncia na Universidade e outras instituies. Identifica potenciais e necessidades, e recomenda estratgias de capacitao e formao de pessoas, no projeto/ processo sob sua responsabilidade, para aprimoramento e atualizao profissional, buscando o desenvolvimento constante de sua equipe.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 7 Refere-se relao tica e transparente com todos os pblicos com os quais se relaciona. Atua de forma alinhada s polticas e metas que respeitem a diversidade, a incluso social, preservem recursos ambientais e culturais e busquem a conscientizao e mobilizao individual.
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Realiza as suas atividades evitando o desperdcio dos recursos sob sua responsabilidade, aproveitando-os totalmente antes do descarte. Colabora com a reciclagem de resduos slidos. Preocupa-se em descartar corretamente os resduos, principalmente txicos, evitando a poluio ambiental.

Colabora com os projetos socioambientais estabelecidos pela Universidade, executando as aes relacionadas s atividades que executa, conforme orientao do superior imediato. Incorpora e colabora com as atividades relacionadas aos projetos de responsabilidade socioambiental definidos pela universidade, conforme orientao. Utiliza e orienta para o uso eficiente os recursos disponveis (como gua e energia), orientando-se para a sua utilizao consciente e para a preservao do meio ambiente. Atualiza-se com informaes que possam impactar na eficincia da utilizao dos recursos sob sua responsabilidade, e os aplica Sugere chefia imediata implementao de melhorias para reduo de desperdcios e maior colaborao nos processos e atividades que executa. Acompanha a implementao de melhorias em processos e atividades relacionadas s suas. Acompanha a utilizao eficiente dos recursos dos processos e atividades em que atua, evitando desperdcios.

Fornece informaes e elabora relatrios informativos sobre as atividades realizadas no mbito da responsabilidade socioambiental, apoiando o alcance dos resultados estabelecidos pela universidade e favorecendo o acompanhamento e mensurao dos resultados.

21

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Busca reforar o comprometimento da equipe em que atua com os objetivos estabelecidos para a rea em que est inserido.

Respeita e considera as diversas manifestaes, sugestes e pontos de vista dos funcionrios e os encaminha para seus superiores imediatos. Auxilia na orientao de funcionrios sobre as novas atividades estabelecidas pela universidade e aes dos projetos socioambientais relacionados s atividades que executa. Define aes de melhoria a serem implementadas, no setor em que atua, com foco na utilizao eficiente dos recursos, alm de contribuir para maior participao dos funcionrios para integrao e colaborao nos projetos socioambientais.

Informa outras reas sobre manifestaes e sugestes de melhoria nos processos na rea que atua que tambm podem impactar em outras unidades. Propicia o suporte necessrio para os funcionrios o alcanarem dos resultados dos projetos socioambientais.

Mobiliza os funcionrios, de sua Unidade, a alcanar os resultados estabelecidos, tendo em vista o pleno cumprimento dos objetivos socioambientais. Controla e administra a implantao dos projetos na sua rea, fornecendo relatrios com informaes precisas sobre a atuao e os resultados alcanados de acordo com os indicadores estabelecidos pela Universidade. Cria, com auxlio de todos os funcionrios que coordena, ambiente de envolvimento e participao nos projetos da universidade, lidando com as dificuldades de maneira estruturada e mobilizando o engajamento dos profissionais.

Estabelece parcerias com outras instituies para a implementao de projetos de responsabilidade socioambientais que estejam alinhados aos objetivos gerais da universidade.

22

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

EIXO TCNICO (UNIDADES DE APOIO)


Definio: Eixo formado pelos funcionrios que atuam na rea de apoio tcnico da Universidade.

23

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Nvel 1 2 3

RESUMO DA COMPLEXIDADE EIXO TCNICO (APOIO)


Presta ajuda rea em que atua, executando atividades especficas, que requeiram a repetio de rotinas previamente definidas, sob orientao constante. (colabora com os tcnicos de sua rea de atuao na execuo de seus servios) Executa atividades especificas, de apoio operacional, documental e/ou administrativo, tpicas de sua rea de atuao, que exijam qualificao e experincia para o estabelecimento de rotinas e sob superviso. Executa atividades atuando sob superviso e seguindo rotinas predeterminadas pela chefia imediata. Solicita orientaes, e eventualmente sugere melhorias em suas atividades, chefia e interage com os funcionrios que executam trabalhos relacionados s suas atividades. Executa atividades seguindo normas e padres predeterminados pela chefia imediata. Sugere melhorias/solues relacionadas execuo de suas atividades. Coleta e organiza informaes necessrias para a realizao das atividades da equipe em que atua.

Executa atividades estruturadas, seguindo os padres adotados no setor em que atua. Sugere critrios para a organizao e sistematizao das informaes necessrias e para atividades desenvolvidas no setor, com foco no desenvolvimento eficiente de suas atividades e da equipe em que atua.

Realiza, de forma reflexiva, atividades do setor, incluindo as a serem estruturadas, orientando-se pelas metas estabelecidas pela chefia imediata. Prope chefia melhorias de execuo das atividades sob sua responsabilidade, considerando os impactos nos setores de interface. Interage com a equipe para garantir atuao integrada e busca de objetivos comuns. Realiza atividades com autonomia. Participa e sugere melhorias na estruturao de atividades, procedimentos e rotinas que seguem padres adotados na rea e que promovem impacto nos processos/reas relacionados. Orienta outros profissionais em estgios anteriores. Participa da estruturao de atividades, considerando os impactos em sua prpria equipe/setor e em outras equipes/reas. Influencia a definio conceitual dos processos e atua considerando as interfaces com outros processos/projetos. Participa do planejamento das atividades e da utilizao dos recursos na rea em que atua, analisando o impacto no macroprocesso do qual faz parte. Coordena equipes funcionalmente e tecnicamente. Coordena projetos/processos, considerando a interface com outros processos/projetos e sendo referencia dentro e fora da Universidade em sua rea de atuao. Participa do planejamento e do processo decisrio sobre mudanas nas atividades e nos processos adotados na rea em que atua, analisando o impacto na Universidade, considerando o presente e o futuro da Instituio. Coordena equipes multidisciplinares/interinstitucionais.

24

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

COMPETNCIAS

Atribuies e Responsabilidades
1
TRABALHO EM EQUIPE

Interage e mantm o bom relacionamento com seus pares, superiores e subordinados (se houver). Respeita os papis de cada membro da equipe e contribui para a atuao positiva dos demais. Consegue lidar com as diferenas e est sempre disposto a cooperar. Evidncias: harmonia - participao - concordncia - contribuio - Lidar com as diferenas e com o papel de cada um
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Tem conscincia da importncia do seu papel para que os objetivos da equipe sejam alcanados Colabora com o grupo e atua de maneira a buscar o comprometimento com a equipe da qual participa Desenvolve confiana no trabalho com seus pares ao cumprir padres e prazos previamente estabelecidos. Troca informaes internamente, em assuntos relacionados a sua rea de atuao, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas de sua rea de atuao. Contribui no trabalho com seus pares e na equipe em que atua ao cumprir padres e prazos estabelecidos. Realiza suas atividades e trabalha em harmonia com outros profissionais, contribuindo para o alcance de objetivos comuns.

Demonstra compreender o papel de suas atividades no processo de que participa e os resultados esperados, participando da realizao das atividades da equipe que no esto sob sua responsabilidade direta. Contribui no trabalho com seus pares e na equipe em que atua ao cumprir padres e prazos estabelecidos. Desempenha atividades que fornecem suporte aos colegas na realizao de suas atividades, visando ao alcance dos resultados esperados para a equipe.

Participa de discusses que visem maior integrao entre as aes do processo em que atua, contribuindo com informaes sobre as suas atividades. Contribui com a construo do consenso e compromete-se com a equipe em que atua, colaborando para o alcance dos resultados esperados para a equipe.

Colabora com a organizao e distribuio das atividades na equipe em que atua, contribuindo com informaes referentes s suas responsabilidades. Participa ativamente das atividades da equipe em que atua e fornece suporte aos colegas para o alcance de objetivos comuns.

Lida com as diferenas, respeitando e considerando diferentes experincias e pontos de vista no desenvolvimento de um trabalho coletivo. Contribui com a construo do consenso da equipe em que atua, considerando as diferenas individuais e os desafios atribudos a cada membro. Participa ativamente da organizao e distribuio das atividades na equipe em que atua, contribuindo com informaes referentes s suas responsabilidades.

Contribui no aprimoramento das relaes entre as pessoas da equipe que interage, bem como estimula contribuies, visando melhoria do desempenho das atividades. Orienta a equipe em que atua de maneira a criar oportunidades de trocas de experincias e informaes,

25

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

estimulando a harmonia na equipe. Colabora com a resoluo de conflitos na equipe em que atua, conciliando s diferenas individuais e zelando pelo papel de cada membro da equipe.

Contribui para a coeso dos trabalhos da equipe em que atua, propondo e buscando a concordncia de todos os membros da equipe em relao distribuio de papis/responsabilidades. Interage com outras equipes de processos/projetos relacionados para identificar oportunidades de cooperao entre suas aes. Nos projetos/unidade (s) que coordena, atua como facilitador, articulando esforos, clarificando papis e buscando a harmonia e coeso das equipes, considerando as diferenas individuais e a interao com outras unidades/Instituies.

Cria ambiente harmnico e de participao nas equipes que coordena/ participa, lidando com as dificuldades de maneira estruturada e incentivando a participao ativa dos envolvidos. Participa de grupos interinstitucionais, representando a Universidade nacional e internacionalmente em sua rea de atuao. Interage com equipes interinstitucionais/ multidisciplinares para identificar oportunidades de cooperao entre suas aes.

ORIENTAO PARA QUALIDADE

Presta servios com efetividade e busca a melhoria continua do trabalho, cumprindo os padres de qualidade definidos pela universidade e orientando o pblico interno (funcionrios, docentes, alunos) e externo (cidado e sociedade) com educao, confiabilidade e presteza. Evidncias: desempenho comprometimento - eficcia
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Presta servio com eficincia, conforme as normas definidas para a atividade que realiza, atuando com confiabilidade e presteza. Encaminha ao chefe imediato os problemas e questionamentos do pblico interno e externo que fogem s atividades rotineiras que executa. Solicita orientaes de funcionrios mais experientes sobre como aplicar os procedimentos de qualidade na sua atividade para garantir a satisfao do pblico interno e externo. Atende s demandas dos diversos pblicos (interno e externo), seguindo os padres de qualidade estipulados para as atividades sob sua responsabilidade. Ouve o pblico interno e externo atentamente e atende a suas demandas, segundo padronizao definida e orientando-se, em caso de dvidas, com os nveis hierrquicos superiores. Auxilia na orientao de funcionrios menos experientes sobre os padres e procedimentos de qualidade relacionados ao atendimento dos diversos pblicos da Universidade (interno e externo). Apresenta resposta s solicitaes dos funcionrios/docentes/alunos/sociedade com clareza e transparncia, informando sobre as providncias que adotar e/ou os procedimentos relacionados sua atividade. Sugere medidas voltadas padronizao do atendimento no segmento de processo em que atua e apresenta idias de aperfeioamento dos procedimentos de qualidade no atendimento.

1e 2

26

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Sugere medidas voltadas para a padronizao do atendimento no setor em que atua e apresenta idias de aperfeioamento dos procedimentos de qualidade no atendimento.

Prope solues para as demandas dos diversos pblicos da Universidade, repassando-as, em caso de dvidas, ao chefe imediato ou funcionrios mais experientes. Contribui com o acompanhamento e controle dos padres de qualidade do setor em que atua, apresentando chefia informaes consolidadas sobre o cumprimento dos procedimentos de atendimento ao pblico. Posiciona os alunos/docentes/funcionrios/cidado quanto a prazos realistas para atendimento a suas demandas, considerando o volume de trabalho que possui. Apresenta sugestes que aperfeioem a aplicao dos procedimentos de qualidade no conjunto das atividades do processo em que atua, visando a melhorar o atendimento ao pblico. Avalia a satisfao e o retorno das solues oferecidas aos diversos pblicos, sugerindo modificaes na rea em que atua.

Auxilia os funcionrios menos experientes a cumprir os padres e procedimentos de qualidade, relacionados satisfao dos usurios. Atende demandas imprevistas de alunos/funcionrios/sociedade/docentes, adaptando suas atividades. Responde pela preparao dos profissionais da unidade em que atua para o aprimoramento continuo das atividades que garantem a satisfao dos diversos pblicos da Universidade.

Coordena o atendimento de demandas imprevistas considerando a misso e valores da Universidade.

de

alunos/docentes/funcionrios/sociedade,

Exemplifica por meio de aes a sua orientao para a qualidade.

ORIENTAO PARA RESULTADOS

Desenvolve atividades alinhadas com o plano de ao da unidade em que atua e contribui para o alcance dos objetivos estratgicos da universidade Evidncias: eficcia metas (alcance dos resultados) entrega dos produtos ou servios
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Executa plenamente as suas atribuies, sob orientao do superior imediato. Garante o cumprimento dos prazos, normas e qualidade das tarefas, seguindo as orientaes do superior imediato e as rotinas estabelecidas. Entrega as atividades sob sua responsabilidade, visando o alcance dos resultados das tarefas da equipe em que atua

1e 2

Solicita orientao ao chefe imediato sobre a priorizao na execuo de suas atividades, para entreg-las de acordo com as metas estipuladas. Realiza as atividades rotineiras, seguindo orientaes e as desenvolve de acordo com as metas estabelecidas pela unidade.

Prope a sua chefia imediata solues eficientes aos problemas mais comuns das atividades sob sua responsabilidade Cumpre os prazos acordados com a chefia e, no caso de no ser possvel alcan-los, sugere solues para

27

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

no comprometer as metas estabelecidas. Entrega com eficcia as atividades, atentando para os impactos nos objetivos da equipes em que atua. Planeja a entrega de suas atividades, sugerindo chefia priorizao de suas atividades de acordo com os objetivos e metas a serem alcanados. Entrega as atividades/servios sob sua responsabilidade, apoiando o alcance dos resultados da equipe em que atua e favorecendo o acompanhamento e controle pela chefia. Entrega de maneira eficiente as atividades sob sua responsabilidade, apoiando o alcance dos resultados da rea e favorecendo o acompanhamento e controle pela chefia.

Planeja e realiza as atividades, atentando para os impactos nos resultados do setor em que atua. Elabora e prope aes de melhoria a serem implementadas, no setor em que atua, com foco na eficcia do processo. Elabora as metas e resultados a serem alcanados em conjunto com seus pares e chefia imediata, reforando o comprometimento da equipe com os objetivos da rea.

Prioriza aes para contornar dificuldades no processo em que atua, colaborando para o alcance dos objetivos e metas estipulados. Auxilia os outros membros da equipe para o cumprimento dos resultados e metas estipuladas para o processo em que atua. Realiza suas atividades para produzir resultados alinhados aos objetivos estratgicos da Unidade

Orienta a equipe para o alcance e superao dos resultados relacionados sua rea de atuao, certificandose do alinhamento aos objetivos da Unidade. Mobiliza as equipes sob sua responsabilidade para atingir e superar os resultados, tendo em vista o pleno cumprimento da misso e os objetivos institucionais.

Propicia o suporte necessrio para alcanar os resultados das reas de interface, a partir da atuao de sua rea. Visa a realizao das atividades da unidade para produzir resultados alinhados aos objetivos estratgicos da Universidade

VISO SISTMICA

Refere-se viso global e das inter-relaes entre os processos e a avaliao dos impactos entre eles. Implica tambm na ateno a tendncias externas que possam impactar na Universidade, orientando-se pela estratgia e objetivos da mesma. Evidncias: conjunto (o todo) saber planejar - viso global do cenrio interno e externo e fator de impacto na rea de atuao/universidade
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Realiza suas atividades, compreendendo o impacto na equipe em que atua. Compreende o papel de suas atividades no processo como um todo e as desenvolve, seguindo orientaes e procedimentos especficos. Solicita orientao de sua chefia imediata para ampliar seu entendimento a respeito dos processos relacionados s suas atividades.

28

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

3 4

Realiza suas atividades compreendendo o impacto nos segmentos de processo relacionados. Entrega suas atividades em conformidade com a misso, a viso e os valores institucionais. Verifica a coeso de suas atividades com outras relacionadas, agindo para manter a consistncia entre elas. Preocupa-se em verificar os impactos que suas atividades podem gerar nas etapas subseqentes do processo. Desenvolve suas atividades em sintonia com a equipe, compreendendo o impacto de sua atuao para a Universidade. Acompanha as informaes relacionadas Unidade, avaliando impactos e inter-relacionamentos sobre os processos/ projetos relacionados sua atuao. Prope e participa de aes em conjunto com responsveis por processos relacionados, com o objetivo de ampliar a sinergia.

Analisa os potenciais impactos nos processos relacionados ao propor alteraes em suas aes. Antecipa e alerta sobre possveis impactos de suas aes em processos relacionados aos seus, articulando informaes diversas pertinentes a sua rea de atuao. Atua na integrao de aes com profissionais de processos relacionados, visando gerar sinergia. Obtm e dissemina para as equipes que orienta informaes sobre as diretrizes e valores internos, contribuindo para ampliar a viso sistmica. Analisa informaes e tendncias para a tomada de decises que envolvam a rea em que atua. Orienta suas aes a partir da anlise dos impactos na rea como um todo e nas reas inter-relacionadas. Define, em conjunto com responsveis por processos e projetos relacionados, seus limites e interfaces, estando atento para a otimizao de esforos e convergncia de aes. Age e orienta seus pares/sua equipe a atuar a partir de uma viso dos impactos e reflexos das aes relacionadas aos processos sob sua responsabilidade em outros de interface, bem como atendimento equilibrado de interesses diversos envolvidos. Utiliza sua viso integrada da Universidade e do ambiente externo para orientar sua equipe nas interfaces com outras Instituies.

Integra e atualiza sua equipe com relao a decises superiores, projetos e mudanas em geral e outros conhecimentos sobre a Unidade em que se insere e suas interfaces com o ambiente externo. Integra aes/ solues pertinentes Unidade onde atua, otimizando processos e projetos da Universidade, favorecendo a cooperao.

GESTO DE PROCESSOS E PROJETOS

Preocupa-se com o planejamento e aperfeioamento dos processos, projetos e servios prestados, definindo e priorizando aes que concretizem as melhorias e inovaes nas atribuies sob sua responsabilidade possibilitando a integrao das aes com outros processos e projetos. Envolve: A otimizao dos recursos Qualidade dos resultados A ateno a viabilidade e a sustentabilidade O cumprimento dos prazos estabelecidos 29

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Executa tarefas que exigem conhecimentos especficos, relacionados s suas atividades, com necessidade de superviso. Desenvolve atividades pr-estruturadas com base em normas e instrues de mdia complexidade. Apresenta postura pr-ativa na busca de melhorias nas suas atividades Acompanha e prope correes de rumo, solues e plano de ao para processos pr-estruturados. Verifica com seu chefe imediato ou profissional mais experiente as melhores prticas para suas atividades.

Compreende a importncia de aplicar as melhores prticas em sua atividade para a consolidao dos processos de aprimoramento da Instituio. Incorpora novos procedimentos definidos nas atividades que realiza, conforme orientao. Identifica questes e levanta possveis solues no mbito das atividades que desenvolve, considerando procedimentos estabelecidos e oportunidades de ampliar o aproveitamento dos recursos. Sugere a implementao de melhorias nas atividades que executa, alinhando-as com seu chefe imediato.

Compreende a importncia e aplica as melhores prticas em sua atividade para a consolidao dos movimentos de aprimoramento do processo onde atua. Acompanha a implementao de melhorias em atividades relacionadas s suas, incorporando-as se necessrio, sob orientao da chefia. Viabiliza a utilizao eficaz dos recursos disponibilizados para o conjunto de atividades sob sua responsabilidade, articulando aes sinrgicas junto a profissionais responsveis por atividades relacionadas. Contribui para o planejamento do processo com mtodos e tcnicas, com informaes consolidadas nas diversas atividades do processo em que atua.

Avalia informaes e prope alternativas de ordem tcnica em atividades operacionais. Avalia resultados, elabora relatrios informativos analticos e melhorias em suas atividades e no processo onde atua. Inova ou aprimora procedimentos do processo ou projeto em que atua e influencia mudanas em atividades de interface . Demonstra viso ampla do planejamento do processo em que atua e outros de interface, priorizando aes em funo das necessidades da rea. Contribui com sugestes estruturadas de melhorias ou inovao, considerando impactos na eficincia da rea. Desenvolve solues e melhorias com pessoas de outros processos da organizao, afetando o resultado da rea em que atua. Demonstra viso ampla do planejamento do processo em que atua e outros de interface, priorizando aes em funo das necessidades da rea.

Controla e intervm, quando preciso, no desenvolvimento e implantao de projetos/ processos em sua rea de atuao. Acompanha a utilizao dos recursos e o cumprimento de prazos, reorientando, quando necessrio, a equipe em que atua para a obteno de maior eficcia.

30

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Identifica problemas, desafios e oportunidades de melhoria nos processos/ projetos que atua e nas reas de interface.

Aperfeioa processos de forma alinhada s necessidades organizacionais, a partir da troca de informaes e experincias relacionadas rea em que atua. Acompanha o processo de implementao dos projetos de melhoria, orientando os profissionais envolvidos. Planeja, controla e administra o desenvolvimento e implantao de projetos, em sua rea de especialidade, atentando para uso eficaz dos recursos disponibilizados, com possibilidade de influenciar decises estratgicas.

Desenvolve projetos de melhoria que articulem conhecimentos tcnicos especializados e/ou de natureza diversa, considerando os impactos na Universidade. Desenvolve projetos em parceria com outras Universidades/instituies, em sua rea de atuao, considerando os objetivos estratgicos da Universidade.

GESTO DO CONHECIMENTO TCNICO

Diz respeito internalizao e ao uso que faz do conhecimento adquirido, dentro do seu escopo de responsabilidade. Abrange: Identificao de tcnicas e tecnologias aplicadas a sua atuao; Busca constante pelo seu desenvolvimento tcnico e pessoal; Utilizao do conhecimento adquirido no aprimoramento de suas atividades; Disseminao do conhecimento
Nvel

Atribuies e Responsabilidades

1e 2 3

Apresenta preocupao contnua com o seu autodesenvolvimento, no mbito de suas atividades. Registra os conhecimentos relativos s atividades que executa. Utiliza conhecimentos adquiridos em suas atividades podendo discutir melhorias, com seu chefe imediato. Organiza e compartilha conhecimentos relativos s atividades que executa. Atualiza-se com conhecimentos que possam aprimorar o desenvolvimento das atividades sob sua responsabilidade, aplicando-os, considerando procedimentos pr-definidos. Troca experincias com outros funcionrios ligados s suas atividades, contribuindo para a circulao do conhecimento. Atualiza-se em assuntos diversos relacionados ao processo em que atua, sob orientao da chefia imediata Atualiza os conhecimentos pertinentes ao processo em que atua, a partir da sistematizao das prticas do processo e incorporando novos procedimentos. Aproveita oportunidades oferecidas pela instituio para investir em seu processo de aprendizagem Organiza e dissemina, para sua equipe, conhecimentos sobre tcnicas e tecnologias aplicadas ao processo em que est inserido.

Compromete-se com o seu desenvolvimento contnuo, com a busca de informao, capacitao e formao especfica em sua rea de atuao. Dissemina o conhecimento tcnico a pares ou profissionais menos experientes, preocupando-se com sua correta compreenso.

31

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Aplica e dissemina conhecimentos adquiridos relativos ao processo em que atua, considerando seus objetivos e impactos nas interfaces. Aplica e orienta a aplicao de novos conhecimentos existentes na sua rea de especialidade, adaptando-os s necessidades do processo/ projeto em que atua. Pesquisa, aplica e dissemina novos conceitos, mtodos e padres de atuao, visando que a Instituio ocupe a vanguarda em sua rea de especializao.

Utiliza os conhecimentos adquiridos de sua rea de especializao para lidar com as demandas no previstas. Demonstra comprometimento com o seu desenvolvimento contnuo, atualizando-se em sua rea de especializao. Identifica e desenvolve conhecimentos, coordenando estudos e anlises interinstitucionais, relacionados sua expertise, que impactam na unidade em que atua, considerando inclusive a influncia na Universidade e outras instituies. Identifica potenciais e necessidades, e recomenda estratgias de capacitao e formao de pessoas, no projeto/ processo sob sua responsabilidade, para aprimoramento e atualizao profissional, buscando o desenvolvimento constante de sua equipe.
INOVAO

Prope e implementa solues novas ou criativas para atividades, processos e rotinas de trabalho. Evidncias: criatividade empreendedorismo capacidade de mudana por meio do conhecimento internalizado
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Adota as melhorias definidas para suas atividades, internalizando as orientaes da chefia. Busca formas mais efetivas de realizar atividades rotineiras Demonstra abertura e disponibilidade para mudanas Incorpora novos procedimentos e parmetros definidos para os processos em que atua, conforme orientaes da chefia imediata. Identifica e prope melhorias sua chefia para as atividades que desenvolve. Acompanha a implementao de mudanas no segmento de processo em que atua, internalizando-as e atualizando-se sobre os impactos em suas atividades. Implanta melhorias em suas atividades, demandando as condies e orientaes necessrias. Viabiliza processos de inovao no setor em que atua, disponibilizando informaes a partir de suas experincias relativas aos processos em que atua. Dissemina informaes sobre as mudanas ocorridas na rea/setor para as equipes da rea de sua responsabilidade, estimulando sua adeso por meio da internalizao do conhecimento. Elabora e apresenta solues criativas e viveis para situaes cotidianas do setor em que atua. Acompanha a implementao de mudanas no setor em que atua, atualizando-se sobre os impactos em suas atividades. Prope melhorias a partir de sua experincia e conhecimento internalizado relativos s atividades em que atua.

1 2 3

32

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

Prope formas de aumentar a integrao com atividades relacionadas sua rea de atuao. Identifica possibilidades de cooperao entre a sua rea de atuao e reas correlatas em processos de mudana.

Elabora e apresenta solues criativas e viveis para situaes vivenciadas no processo em que atua e avalia os impactos nos processos relacionados. Apresenta propostas novas e criativas chefia imediata a partir do conhecimento internalizado dos processos em que atua. Identifica oportunidades de melhoria em processos relacionados e oferece sugestes. Apresenta propostas novas e criativas a partir da anlise cuidadosa de sua viabilidade e do possvel impacto na universidade. Elabora e apresenta solues criativas e empreendedoras para situaes vivenciadas na unidade e avalia os impactos nas unidades relacionadas. Interage com instituies parceiras de maneira empreendedora para elaborar alternativas criativas de inovaes/mudanas com impacto na Universidade. Implementa mudanas, promovendo o comprometimento das reas/ unidades sob sua responsabilidade e recomenda mudanas em outros processos/ projetos relacionados.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 8 Refere-se relao tica e transparente com todos os pblicos com os quais se relaciona. Atua de forma alinhada s polticas e metas que respeitem a diversidade, a incluso social, preservem recursos ambientais e culturais e busquem a conscientizao e mobilizao individual.
Nvel

Atribuies e Responsabilidades
Realiza as suas atividades evitando o desperdcio dos recursos sob sua responsabilidade, aproveitando-os totalmente antes do descarte. Colabora com a reciclagem de resduos slidos. Preocupa-se em descartar corretamente os resduos, principalmente txicos, evitando a poluio ambiental.

Colabora com os projetos socioambientais estabelecidos pela Universidade, executando as aes relacionadas s atividades que executa, conforme orientao do superior imediato. Incorpora e colabora com as atividades relacionadas aos projetos de responsabilidade socioambiental definidos pela universidade, conforme orientao. Utiliza e orienta para o uso eficiente os recursos disponveis (como gua e energia), orientando-se para a sua utilizao consciente e para a preservao do meio ambiente. Atualiza-se com informaes que possam impactar na eficincia da utilizao dos recursos sob sua responsabilidade, e os aplica

Sugere chefia imediata implementao de melhorias para reduo de desperdcios e maior colaborao nos processos e atividades que executa. Acompanha a implementao de melhorias em processos e atividades relacionadas s suas. Acompanha a utilizao eficiente dos recursos dos processos e atividades em que atua, evitando desperdcios. Fornece informaes e elabora relatrios informativos sobre as atividades realizadas no mbito da

33

Plano de Carreira dos Servidores Tcnicos e Administrativos

responsabilidade socioambiental, apoiando o alcance dos resultados estabelecidos pela universidade e favorecendo o acompanhamento e mensurao dos resultados. Busca reforar o comprometimento da equipe em que atua com os objetivos estabelecidos para a rea em que est inserido.

Respeita e considera as diversas manifestaes, sugestes e pontos de vista dos funcionrios e os encaminha para seus superiores imediatos. Auxilia na orientao de funcionrios sobre as novas atividades estabelecidas pela universidade e aes dos projetos socioambientais relacionados s atividades que executa. Define aes de melhoria a serem implementadas, no setor em que atua, com foco na utilizao eficiente dos recursos, alm de contribuir para maior participao dos funcionrios para integrao e colaborao nos projetos socioambientais.

Informa outras reas sobre manifestaes e sugestes de melhoria nos processos na rea que atua que tambm podem impactar em outras unidades. Propicia o suporte necessrio para os funcionrios o alcanarem dos resultados dos projetos socioambientais.

Mobiliza os funcionrios, de sua Unidade, a alcanar os resultados estabelecidos, tendo em vista o pleno cumprimento dos objetivos socioambientais. Controla e administra a implantao dos projetos na sua rea, fornecendo relatrios com informaes precisas sobre a atuao e os resultados alcanados de acordo com os indicadores estabelecidos pela Universidade. Cria, com auxlio de todos os funcionrios que coordena, ambiente de envolvimento e participao nos projetos da universidade, lidando com as dificuldades de maneira estruturada e mobilizando o engajamento dos profissionais.

Estabelece parcerias com outras instituies para a implementao de projetos de responsabilidade socioambientais que estejam alinhados aos objetivos gerais da universidade.

34

S-ar putea să vă placă și