Sunteți pe pagina 1din 3

Testemunhos patrsticos sobre a sucesso apostlica

Via Veritatis Splendor Existem vrios escritos do incio da era Crist, que testemunham a estrutura e as caractersticas da Igreja de Cristo. Nessas obras podem ser encontradas provas sobre questes como a Sucesso dos bispos da Igreja e a Tradio apostlica, por exemplo. Transcrevemos algumas passagens da obra de Santo Irineu de Lio, Contra as Heresias, escrita no sculo II, que combatia com veemncia a gnose, heresia presente ainda hoje. A obra dividida em cinco livros, os trs primeiros forma escritos durante o papado (bispado) de Santo Eleutrio (175-189) e os dois ltimos durante o pontificado de So Vitor I (189-198).

Como foi dito, a obra composta de cinco livros, por tanto, muito extensa e tem como objetivo refutar as heresias entre elas, a gnose; ao mesmo tempo em que combate a heresia, ela expe a verdadeira doutrina Crist. Por isso, sero expostos nesta seo, alguns fragmentos da obra para mostrar a legitimidade da doutrina da Santa Igreja.

Esta obra de Santo Irineu demonstra que a Igreja desde os tempos dos primeiros apstolos, seguia, alm das Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradio e o Sagrado Magistrio; muito til para aquele que deseja ter uma noo de eclesiologia e hierarquia da Igreja, pela obra, pode-se constatar que a Igreja hierarquizada desde os tempos de Jesus Cristo.

Uma das passagens mais importantes da obra de Santo Irineu de Lio aquela descreve a sucesso apostlica de So Pedro Santo Eleutrio, o Papa da poca de Santo Irineu. Santo Irineu descreve alguns fatos de alguns destes bispos que ao todo so doze Papas. Esta descrio se encontra na primeira parte do terceiro livro, no captulo 3, versculo 3. Note na linha vermelha sublinhada que Santo Irineu nos da a confirmao de que os apstolos fundaram e edificaram a igreja e transmitiram o governo episcopal a Lino, ou seja o governo da Igreja Catlica foi entregue a outras pessoas aps o martrio de So Pedro.

3,3. "Os bem-aventurados apstolos que fundaram e edificaram a igreja transmitiram o governo episcopal a Lino, aquele Lino que Paulo lembra na epstola a Timteo. Lino teve como sucessor Anacleto. Depois dele, em terceiro lugar, depois dos apstolos, coube o episcopado a Clemente, que tinha visto os prprios apstolos e estivera em relao com eles, que ainda guardava viva em seus ouvidos a pregao deles e diante dos olhos a tradio. E no era o nico, porque nos seus dias viviam ainda muitos que foram instrudos pelos apstolos. No pontificado de Clemente surgiram divergncias graves entre os irmos de Corinto. Ento a igreja de Roma enviou aos corntios uma carta importantssima para reuni-los na paz, reavivar-lhes a f, e reconfirmar a tradio que h pouco tempo tinha recebido dos apstolos, isto , a f num nico Deus todo-poderoso, que fez o cu e a terra, plasmou o homem e provocou o dilvio, chamou Abrao, fez sair o povo do Egito, conversou com Moiss, deu a economia da Lei, enviou os

profetas, preparou o fogo para o diabo e os seus anjos. Todos os que o quiserem podem aprender desta carta que este Deus anunciado pelas igrejas como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e conhecer a tradio apostlica da igreja, porque mais antiga do que aqueles que agora pregam erradamente outro Deus superior ao Demiurgo e Criador de tudo o que existe. A este Clemente sucedeu Evaristo; a Evaristo, Alexandre; em seguida, sexto depois dos apstolos foi Sisto; depois dele, Telsforo, que fechou a vida com gloriosssimo martrio; em seguida Higino; depois Pio; depois dele, Aniceto. A Aniceto sucedeu Ster e presentemente, Eleutrio, em dcimo segundo lugar na sucesso apostlica, detm o pontificado. Com esta ordem e sucesso chegou at ns, na Igreja, a tradio apostlica e a pregao da verdade. Esta a demonstrao mais plena de que uma e idntica a f vivificante que, fielmente, foi conservada e transmitida, na Igreja, desde os apstolos at agora."

Em passagens anteriores, nos versculos 1 e 2 do mesmo captulo e mesma parte do terceiro livro podemos encontrar o registro da preocupao dos primeiros cristos em conservar a tradio da Igreja de Cristo (Igreja Catlica) descrevendo a sucesso dos bispos das vrias igrejas. Note na parte em vermelho e sublinhado que Santo Irineu diz que poderia enumerar todos os bispo estabelecidos nas igrejas pelos apstolos e seus sucessores, ou seja havia sucesso a qual denominamos sucesso apostlica.

Onde est a verdadeira tradio 3,1. "Portanto, a tradio dos apstolos, que foi manifestada no mundo inteiro, pode ser descoberta em toda igreja por todos os que queiram ver a verdade. Poderamos enumerar aqui os bispos que foram estabelecidos nas igrejas pelos apstolo e os seus sucessores at ns; e eles nunca ensinaram nem conheceram nada que se parecesse com o que essa gente vai delirando. Ora, se os apstolos tivessem conhecido os mistrios escondidos e os tivessem ensinado exclusiva e secretamente aos perfeitos, sem dvida os teriam confiado antes de a mais ningum queles aos quais confiavam as prprias igrejas. Com efeito, queriam que os seus sucessores, aos quais transmitiam a misso de ensinar fossem absolutamente perfeitos e irrepreensveis em tudo, porque, agindo bem, seriam de grande utilidade, ao passo que se falhassem seria a maior calamidade." 3,2. "Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, as sucesses de todas as igrejas, limitarnos-emos maior e mais antiga e conhecida por todos, igreja fundada e constituda em Roma, pelos dois gloriosssimos apstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradio recebida dos apstolos e a f anunciada aos homens, que chegou at ns pelas sucesses dos bispos, refutaremos todos os que de alguma forma, quer por enfatuao ou vanglria, quer por cegueira ou por doutrina errada, se renem prescindindo de qualquer legitimidade. Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua origem mais excelente, toda a igreja, isto , os fiis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradio que deriva dos apstolos." De suma importncia a parte destacada em azul sublinhado, pois, ela confirma o primado da Santa Igreja em Roma no governo episcopal daqueles que sucederam a So Pedro. Em outras palavras, Santo Irineu de Lio diz que com

efeito, toda a igreja, isto , os fiis de todos os lugares, deve necessariamente estar de acordo com ela (a igreja de Roma), por causa da sua origem mais excelente e por que nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradio que deriva dos apstolos. Compare esta passagem com a seguinte passagem do livro dos Atos do Apstolos: At 16, 4-5: "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decises que haviam sido tomadas pelos apstolos e ancios em Jerusalm. Assim as igrejas eram confirmadas na f, e cresciam em nmero dia a dia."

S-ar putea să vă placă și