Sunteți pe pagina 1din 20

DIREITO TRIBUTRIO

O direito tributrio preocupa-se apenas com o recolhimento atravs de impostos, taxas, contribuio de melhoria, emprstimo compulsrio e contribuio social, e passa para o financeiro para que este faa as movimentaes. Decorre de imposio em lei.

Conceito o ramo do direito pblico, dotado de normas e princpios que regula a relao entre estado e particular, no tocante a obteno de receitas derivadas, que constituam o conceito de tributo.

TRIBUTO

Conceito de TRIBUTO - Art. 3 (CTN) - Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

A) PRESTAO PECUNIRIA COMPULSRIA

O tributo uma prestao, uma satisfao obrigacional, que deve ser paga em dinheiro. Detm um contedo monetrio, excluindo -se, desse modo, qualquer possibilidade de pagamento em servios ou em bens diversos do dinheiro. O pagamento em pecnia facilita sua reverso ao atendimento das necessidades da coletividade. prestao compulsria em razo de ser obrigatria, independe da vontade do contribuinte, o qual sempre dever realizar o pagamento. Assim, est afastada qualquer possibilidade atinente s prestaes voluntrias. O tributo, que imposio do Estado, sempre fundamentado em determinao legal e deve ser pago obrigatoriamente.

B) EM MOEDA OU CUJO VALOR NELA SE POSSA EXPRIMIR A prestao deve ser paga em dinheiro, ou algo que represente um valor em dinheiro, como o pagamento de um tributo com ttulos da dvida pblica ou por bens mveis. Seu contedo deve sempre ser expresso em moeda. Em resumo, a dvida tributria h de ser satisfeita em moeda. Apenas em situaes excepcionais o crdito tributrio pode ser extinto mediante a entrega de bens. A expresso 'ou cujo valor nela se possa exprimir' se refere possibilidade excepcional de extino do crdito tributrio mediante dao em pagamento.

C) QUE NO CONSTITUA SANO DE ATO ILCITO Essa caracterstica justamente para distinguir o tributo das multas, penalidades e indenizaes, pois estas tm como hiptese de incidncia um ato ilcito, enquanto que a hiptese de incidncia do tributo sempre algo lcito. Tributo no multa, pois surge de uma situao ftica, definida em lei, apta a uma obrigao de pagar. Multa no tributo, pois trata-se Princpio do NON OLET (no cheira) por este postulado no importa para o fisco se, para alcanar a situao ftica definida em lei, haja conduta ilcita pelo contribuinte. Desta forma, o que tributado so os fatos lcitos definidos em lei, ainda que decorram de atividades ilcitas do contribuinte. Assim, o fato gerador do tributo pode ocorrer em circunstncias ilcitas, mas essas circunstncias so estranhas hiptese de incidncia do tributo e, por isso mesmo, irrelevantes do ponto de vista tributrio. Com isso, incide imposto de renda na explorao de casa de prostituio e jogos de azar, pois a hiptese de incidncia a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica dos rendimentos. O que ser cobrado no a atividade ilcita, mas sim, o fato gerador que foi proporcionado ao indivduo.

D) INSTITUDA EM LEI

Em face do princpio da legalidade, prevalente no Estado de Direito, somente a lei pode instituir o tributo. Nenhum tributo ser exigido sem que a lei anterior o estabelea, conforme previso expressa da Constituio Federal (art. 150, inciso I). O fundamento de pagar um tributo sempre dever advir de uma lei ou um ato com a mesma imponncia normativa, qual seja, a medida provisria, desde que respeitado o contido no 2 do artigo 62 da Constituio Federal.

E) COBRADA MEDIANTE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA PLENAMENTE VINCULADA

O tributo s pode ser cobrado por ato da Administrao Pblica, o qual dever observar todas as regras definidas em lei. Essa atividade de cobrana deve ser plenamente vinculada, ou seja, no pode deixar margem apreciao da autoridade, que fica inteiramente vinculada ao comando legal. A lei estabelece o agir, o momento e o contedo da atividade. Diferentemente da atividade discricionria, em que a autoridade administrativa tem liberdade para decidir sobre a convenincia e a oportunidade de agir e como agir. Ao estabelecer que o tributo deve ser cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, o legislador afirmou que a autoridade

competente no pode preencher, com seu juzo pessoal, subjetivo, o campo da indeterminao normativa. A lei deve descrever o fato gerador da obrigao tributria, a base de clculo, a alquota, o prazo para pagamento, os sujeitos da relao tributria e tudo mais. Nada fica a critrio da autoridade administrativa competente.

FUNES DO TRIBUTO

FISCAL so os tributos que possuem natureza eminentemente arrecadatria. Exemplo IR, taxas, iluminao pblica, IPTU, IPVA, ICMS. EXTRAFISCAL So os tributos que possuem natureza de intervir nas relaes econmicas e sociais. Exemplo IPI forma de aumentar o valor do cigarro para diminuir a demanda da sade ou, tambm, diminuir o IPI dos carros para fomentar a economia. PARAFISCAL o tributo que tem por sua natureza a arrecadao para a manuteno de entidades de classe autnomas no vinculadas ao Estado. Existe alguns tributos, criados por lei, que no so arrecadados pelo Estado e sim as Entidades de Classe, que cobram e ficam com os recursos (SESC, SENAI, CRM).

Observao 1 ESTUDO DE CASO

A OAB entrava com aes usando a LEF(Lei de Execuo Fiscal) 6.830/80 para executar crditos, pois ditava que a anuidade seria um tributo. Deciso do STF a OAB em seu valor no tributo dvida civil, porque ela no considerada Autarquia. Hoje a OAB entra com a Execuo Extrajudicial pelo CC/02.

NORMAS GERAIS EM MATRIA TRIBUTRIA

De acordo com o art. 146, III, da CF, cabe a LEI COMPLEMENTAR estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria. importante observar, que por lei complementar apenas as NORMAS GERAIS em matria tributria, porque os imposto em si, so criados por lei ordinria. A lei 5.172/66(Cdigo Tributrio Nacional) Seu contedo foi recepcionado pela CF/88, pois seu material compatvel. Contudo, esta lei nasceu como lei ordinria, mas, ganhou status de LEI COMPLEMENTAR, s podendo ser alterada por lei complementar.

COMPETNCIA TRIBUTRIA

o poder atribudo pela CF/88 aos entes polticos para que estes possam instituir (criar tributo s Unio, Estados, DF e Municpios) um tributo. A Constituio Federal no cria os tributos, mas atribui competncias para que os

diversos entes federativos possam institu-los, com a observncia do princpio da legalidade. Trata-se de faculdade concedida pelo constituinte aos entes federados para instituir e cobrar tributos, para garantir renda prpria e implementar a autonomia poltica e administrativa, tornando eficaz o princpio federativo. Tm competncia tributria as pessoas polticas, a Uni o, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Em sntese, a Constituio Federal outorga uma faculdade Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios para institurem e, uma vez ocorrido o fato imponvel, cobrarem os tributos. No se trata de poder tributrio, mas de competncia tributria. Destarte, no possvel falar em poder-dever do sujeito de direito pblico, mas de uma faculdade a ser exercida. Isso se comprova pelo fato de vrios Municpios brasileiros no implementarem a cobrana do ISS e, ainda, pelo fato de a Unio nunca ter institudo e cobrado o Imposto sobre Grandes Fortunas. Roque Antonio Carraza(2004, p.449) leciona: Competncia Tributria a aptido para criar, in abstracto, tributos. No Brasil, por injuno do princpio da legalidade, os tributos so criados, in abstracto, por meio de lei (art.150, I, da CF), que deve descrever todos os elementos essenciais da norma jurdica tributria.

O Cdigo Tributrio Nacional (CTN) enuncia: Art. 6 A atribuio tributria constitucional compreende de a

competncia

competncia legislativa plena, ressalvadas as limitaes contidas na Constituio Federal, nas Constituies dos Estados e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios, e observado o disposto nesta Lei. Pargrafo nico. Os tributos cuja receita seja distribuda, no todo ou em parte, a outras pessoas jurdicas de direito pblico pertence competncia legislativa daquela a quem tenham sido atribudos. Extrai-se desse artigo que a competncia tributria plena, ou seja, as pessoas polticas podem instituir e exonerar tributos, observando-se, claro, os limites descritos na Constituio Federal (artigos 150 a 152), nas Constituies Estaduais, nas Leis Orgnicas e no Cdigo Tributrio Nacional. Dentre os limites constitucionais tributrios. destacam-se: a) exigir ou aumentar tributos com a observncia do princpio da legalidade; b) no utilizar o tributo com efeito de confisco; c) observar o princpio da anterioridade, ou seja, h necessidade de lei anterior ao exerccio financeiro em que se ir cobrar o tributo sobre patrimnio e renda;

d) no possvel estabelecer limitaes, barreiras, ao trfego de pessoas e bens; e) imunidade recproca entre os entes da federao. Ressalta-se que as Constituies Estaduais e as Leis Orgnicas tambm devem respeitar os limites normativos constitucionais federais. O pargrafo nico do artigo 6 do Cdigo Tributrio Nacional deixa claro que a distribuio da receita tributria no fator modificativo da competncia. O Cdigo Tributrio Nacional estabelece, ainda, a regra da indelegabilidade da competncia (artigo 7), no sentido de que a competncia indelegvel, isto , no pode ser transferida, exceto as funes de arrecadar, fiscalizar, executar as leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria. Caractersticas: a) privativa: cada pessoa poltica tem seus prprios tributos; b) incaducvel: no est submetida a prazo para ser validamente exercitada (ex. imp. sobre grandes fortunas); c) exerccio facultativo: a pessoa poltica livre para criar ou no o tributo exceo ICMS que de exerccio obrigatrio; d) inamplivel: no pode ir alm das raias constitucionais, s possvel alargamento por fora constitucional, admite por emenda;

e) irrenuncivel (pode deixar de exercitar mas, no pode abrir mo em definitivo); O legislador de hoje no pode criar entraves para o de amanh. f) indelegvel (no pode delegar o que recebeu por delegao, na verdade, o que se delega a capacidade tributria art. 7).

Espcies de Competncia:

A) Privativa: privativo da Unio instituir (Impostos); B) Comum: Competncia comum aos entes institurem (taxas e contribuio de melhoria); C) Especiais: Emprstimos compulsrios e Contribuies sociais; D) Extraordinrio: dada a Unio para instituir o imposto extraordinrio de guerra(IEG). Atravs de lei ordinria; E) Residual: a competncia dada a Unio para a criao de novos tributos, aqueles que no esto previstos na CF/88: IMPOSTOS NO DISCRIMINADOS e CONTRIBUIO DE SEGURIDADE SOCIAL;

Lembrar: os impostos no discriminados e a contribuio de seguridade social no esto previstos na CF.

Observao 1 A competncia tributria indelegvel, no podendo um ente poltico invadir as atribuies de outro definidas na CF/88. Exemplo: Somente os municpios podem criar o IPTU.

Observao 2 Em regra, nos territrios, a Unio tem competncia estadual e municipal.

Observao 3 O DF(Distrito Federal) possui competncia tributria estadual e municipal, uma vez que no dividida em municpios.

Observao 4 A competncia tributria INDELEGVEL, INTRANSFERVEL E IRRENUNCIVEL. Muito importante, prestar ateno, a competncia assim, mas a capacidade

CAPACIDADE TRIBUTRIA

A capacidade tributria o poder atribudo a determinada pessoa de arrecadar, cobrar e fiscalizar o pagamento de determinado tributo , assim, no se confundido com competncia, que o poder de instituir o tributo.

SUJEITO ATIVO: o credor do tributo, a pessoa que tem a titularidade do crdito tributrio, que tem o direito subjetivo de cobrar, de arrecadar o tributo.

O direito subjetivo de cobrar o tributo se chama capacidade tributria ativa.

O sujeito ativo , normalmente, uma pessoa poltica, aquela que cria em abstrato o tributo (quase sempre). Normalmente a mesma pessoa que exerce a competncia tributria (aptido para criar tributos) tambm tem a capacidade tributria (aptido para cobrar o tributo). O direito de criar tributo indelegvel mas, o de cobrar delegvel por lei editada pela pessoa poltica tributante, o que chamamos de parafiscalidade.

Parafiscalidade quando terceira pessoa, diversa da que criou o tributo, venha


arrecad-lo, desde que tenha obtido autorizao legal para isso. a delegao de capacidade tributria ativa que a pessoa poltica, por meio de lei, faz a terceira pessoa, a qual, por vontade desta mesma lei, passa a dispor do produto arrecadado. Ex.: INSS. A parafiscalidade pode favorecer pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado perseguidoras de finalidades pblicas (ex.: SESI, SESC, SENAC, Sindicados) - so chamadas de entes paraestatais, pessoas privadas e particulares, em geral, no podem ser favorecidos pela Parafiscalidade, fere o princpio da igualdade e da destinao pblica do dinheiro arrecadado com tributos (o trib. Deve custear a coisa pblica = princ. republicano)

SUJEITO PASSIVO: o devedor do tributo, a pessoa que tem o dever jurdico de efetuar o pagamento do tributo, a que tem capacidade tributria passiva. Qualquer pessoa tem capacidade tributria passiva, inclusive as pessoas polticas, as jurdicas (autarquias, sociedade de economia mista, empresas pblicas, empresas privadas) ou fsicas, independentemente de ter ou no capacidade civil. As pessoas polticas e as autarquias so imunes somente aos impostos, podendo Ter que pagar outro tipo de tributo.

Observao 1 As funes de arrecadar ou fiscalizar tributos ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria podem ser atribudas a pessoas jurdicas de direito pblico. Caput do art. 7 CTN: A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra.

Observao 2 Art. 7, 1: A atribuio compreende as garantias e os privilgios processuais que competem pessoa jurdica de direito pblico a conferir. Assim, o ente que tem a competncia transfere suas prerrogativas para o outro ente pblico que ir exercer a capacidade ativa.

Observao 3 Art. 7 2: A atribuio pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurdica de direito pblico que a tenha conferido. Assim, a Unio pode a qualquer tempo tirar a capacidade de arrecadar. Observao 4 Art. 7, 3: No constitui delegao de competncia o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da funo de arrecadar tributos. Assim, a simples funo de arrecadar(funo de caixa) pode ser atribuda a pessoas de direito privado(bancos e lotricas), mas, no ser uma delegao de competncia.

Observao 5 Art. 8(CTN): O no exerccio da competncia tributria no a defere a pessoa jurdica de direito pblico diversa daquela a que a Constituio a tenha atribudo.

ESPCIES TRIBUTRIAS

IMPOSTOS o pagamento de uma obrigao ao estado , independente de qualquer contraprestao especfica, por parte deste. De acordo com o princpio da no vinculao, pois o imposto no pode se vincular a nenhuma despesa. Art. 16(CTN): Imposto o tributo cuja obrigao tem por

fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Na sequncia, voc identificar as particularidades dos impostos, das taxas, das contribuies de melhoria, das contribuies especiais e dos emprstimos compulsrios. A definio de imposto, espcie de tributo, est plasmada no artigo 16 do Cdigo Tributrio Nacional, que dispe:
Art. 16. Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer

atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte.

O imposto independe de qualquer atividade especfica do Estado, ou seja, no se faz necessrio nenhuma atuao estatal para que o contribuinte pague o imposto. O fato gerador (A expresso fato gerador est sendo utilizada no sentido de hiptese de incidncia tributria.) do imposto, segundo Luciano Amaro(1999, p. 30), uma situao qual o contribuinte se vincula, como ser proprietrio de um veculo automotor; ser proprietrio de um imvel urbano ou rural; pelo fato de auferir renda; pela prestao de um servio, entre outros. No mesmo sentido, o entendimento de Hugo de Brito Machado(2004, p.287):
A obrigao de pagar imposto no se origina de nenhuma atividade especfica do Estado relativa ao

contribuinte. O fato gerador do dever jurdico de pagar imposto uma situao da vida do contribuinte, relacionada a seu patrimnio, independente do agir do Estado.

Recorde-se que a obrigao tributria em geral, vale dizer, a obrigao de pagar o tributo, tem como fato gerador a situao prevista em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia, isto , uma situao que basta, e indispensvel, ao nascimento dessa obrigao. Em sntese, para que o Estado exija o imposto, no necessrio que realize absolutamente nada em benefcio do sujeito passivo. Basta apenas que a situao, a hiptese ou fato gerador, esteja prevista em lei. Celso Ribeiro Bastos(1995, p.146) aponta trs elementos claros para identificar a figura do imposto:
a) Carter obrigatrio do imposto; b) Ausncia de qualquer relao de correspondncia entre a exao tributria e qualquer sorte de compensao do Estado ao contribuinte; c) O imposto exigido no acompanhado de qualquer promessa de reembolso, o que lhe confere a qualidade de definitivo.

A razo de existir dos impostos o financiamento das atividades gerais do Estado. Por meio deles o Estado mantm sua organizao e executa suas finalidades.

MUITO IMPORTANTE A diviso de competncia dos impostos definida pela Constituio Federal nos artigos 153 a 156, no podendo haver cobrana de impostos diversos dos previstos, salvo A UNIO que detm a COMPETENCIA RESIDUAL, assim, pode, por lei complementar criar impostos ainda no existentes da CF. Tem tambm competncia para os impostos extraordinrios. art. 154, I e II.

UNIO:

IR Imposto de Renda IPI Imposto sobre Produtos Industrializados IOF Imposto sobre Operaes de Crdito IEG Imposto Extraordinrio de Guerra II Imposto de Importao IE Imposto de Exportao ITR Imposto sobre Propriedade territorial Rural IGF Imposto sobre Grandes Fortunas

ESTADOS:

ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios

ICD Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e Doao IPVA Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores

MUNICPIOS: IPTU Imposto Predial Territorial Urbano ISS Imposto sobre Servios de qualquer natureza ITBI Imposto sobre Transmisso de bens inter-vivos

CLASSIFICAES DOS IMPOSTOS

1. Quanto OBJETO;

REAIS so os impostos que incidem sobre bens, ou seja, possuem fato gerador, objetos, no se levando em considerao fatores pessoais do contribuinte. Exemplo: IPVA este imposto cobrado sobre o automvel comprado pelo contribuinte, ento, indiferente se ele pobre ou rico, paga de acordo com a tarifa do carro.

PESSOAIS so os impostos que tem como fato gerador condies pessoais dos contribuintes. Exemplo: IR nesse caso, no incide diretamente sobre bens, mas, sim por condies pessoais do contribuinte.

2. Quanto FORMA DE PERCEPO(como se ingressa na receita)

DIRETOS quando o contribuinte o sujeito passivo real da obrigao tributria. Exemplo: IMPOSTO DE RENDA. INDIRETOS quando ocorre a diviso do contribuinte em dois momentos, ou seja, contribuinte de fato e de direito. Contribuinte de fato, aquele que paga o imposto, o consumidor quando faz a compra de um produto e est pagando o ICMS. Contribuinte de direito, aquele que tem a obrigao tributria de repassar o imposto, ou seja, o comerciante, haja vista que, quando o consumidor compra e paga um produto que tem no seu preo o valor do ICMS, esse e o contribuinte de fato, quando o comerciante recebe o valor e repassa ao estado, o contribuinte de direito.

3. Quanto a ALQUOTA

FIXOS so aqueles impostos que no possuem variao de alquota.

PROGRESSIVOS so aqueles que possuem alquotas variadas. Exemplo: quando o percentual estipulado vai variar de acordo do valor da coisa, IPVA diferente de carro para carro; HONORRIOS.

Observao 1: A alquota aumenta de acordo com o salrio do contribuinte.

Observao 2: A progressividade consiste no instrumento de tornar os impostos mais de natureza pessoal, garantindo assim, o princpio da capacidade econmica do contribuinte, que diz sempre que possvel os impostos tero natureza pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica de cada contribuinte.

Observao 3: Com a progressividade podemos entender que impostos de natureza real podero ser enquadrados como de natureza pessoa, a exemplo do que ocorre com o IPVA e IPTU.

S-ar putea să vă placă și