Sunteți pe pagina 1din 18

Exerccios de Parasitologia Com Gabarito

1) (UFC) Leia o texto a seguir. A recente infeco de pessoas pelo Trypanossoma cruzi, em Santa Catarina, com trs mortes, chamou a ateno de todo o pas para a Doena de Chagas. (...). Triatomdeos foram triturados juntamente com os caules de cana-de-acar e ingeridos diretamente pelos seres humanos, ocorrendo a infeco pela via digestiva. (...). Historicamente, no estado de Santa Catarina, foram identificadas trs espcies silvestres de triatomdeos e uma espcie domstica, esta ltima erradicada do estado no incio dos anos 80. (M. Steindel, J.C.P. Dias, A.J. Romanha 2005). Considerando o texto acima, responda: I. Qual o reino do agente infectante? II. Levando-se em considerao que o estado de Santa Catarina no uma regio de endemismo da doena em seres humanos, como se explica o surgimento de triatomdeos contaminados? III. Analise o ciclo de vida do agente infectante ilustrado abaixo. III. A pessoa que morreu j era portadora do protozorio, pois a doena leva morte nos casos em que existe reinfestao do hospedeiro definitivo. IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarm, caso contrrio, a doena no teria aparecido. Esto corretas somente as afirmaes: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.

3) (PUC - MG) CNCER EM PLANTAS? Muitos no imaginam que as plantas tambm tm uma forma de cncer. O surgimento de tumores acomete quase todos os organismos multicelulares conhecidos, inclusive os vegetais. Os tecidos tumorais em plantas so conhecidos como galhas e parecem ter significado evolutivo.
(Fonte: Cincia Hoje online, 14 de julho de 2006.)

Com base no local de infeco do parasito, explique o porqu das diferenas morfolgicas entre as formas epimastigota e amastigota.

2) (UNIFESP) O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarm, no Par, foram contaminados por mal de Chagas aps terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o prprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em maro do ano passado. A partir dessa notcia, um dos leitores elaborou as afirmaes seguintes. I. Essa doena, endmica de algumas regies do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmisso relatado pelo jornal. II. Na transmisso por ingesto do protozorio, a infestao direta, tirando do ciclo um dos vetores da doena.

Leia as afirmativas a seguir. I. Os tecidos tumorais em plantas, conhecidos como galhas, so causados pela ao de diversos organismos como bactrias, fungos, nematides, insetos e caros. II. Parasitas penetram nos vegetais, sobrepujam suas defesas mecnicas e qumicas e liberam compostos que estimulam clulas totipotentes a proliferarem e se diferenciarem. III. Assim como nos vegetais, o cncer em animais tambm pode ser acarretado por vrus. IV. Ndulos gerados por infeces bacterianas nas razes de determinados vegetais podem ser benficos para a planta. Esto CORRETAS as afirmativas: a) I, II, III e IV. b) I, II e III apenas. c) II, III e IV apenas. d) I e IV apenas.

4) (UFC) Normalmente, os vrus so descobertos e estudados a partir de doenas que causam em seus hospedeiros. Com base nessa informao e nos seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) A hiptese mais aceita sobre a origem dos vrus afirma que eles podem ter surgido a partir de segmentos do material gentico dos hospedeiros, que escaparam e adquiriram a capacidade de se replicar dentro de outras clulas desses mesmos hospedeiros. Qual a principal evidncia que justifica essa hiptese?

b) O vrus da AIDS (ou SIDA) denominado de retrovrus. Qual a diferena apresentada por esse tipo de vrus, quando comparado s clulas que ele infecta, em relao ao fluxo da informao gentica? c) Qual o principal vetor natural de transmisso de vrus de uma planta infectada para uma planta sadia?

5) (UNICAMP) Os morcegos, nicos mamferos capazes de voar, tm se adaptado ao espao urbano e passado a viver em casas e galpes abandonados. A consequncia imediata desse processo o aumento do nmero de ataques de morcegos hematfagos ao homem e a outros animais. Esses morcegos podem transmitir a raiva quando esto contaminados pelo agente causador dessa doena. a) Indique o agente causador da raiva e explique como a doena transmitida. b) Os morcegos exercem papis importantes nos ecossistemas. Indique dois desses papis. c) As asas so estruturas presentes nos morcegos, aves e insetos e so consideradas evidncias do processo evolutivo. Explique por qu.

7) (UEL) Texto I preciso compreender que a vacinao um objeto de difcil apreenso, constituindo-se, na realidade, em um fenmeno de grande complexidade onde se associam e se entrechocam crenas e concepes polticas, cientficas e culturais as mais variadas. A vacinao tambm, pelas implicaes socioculturais e morais que envolve, a resultante de processos histricos nos quais so tecidas mltiplas interaes e onde concorrem representaes antagnicas sobre o direito coletivo e o direito individual, sobre as relaes entre Estado, sociedade, indivduos, empresas e pases, sobre o direito informao, sobre a tica e principalmente sobre a vida e a morte.
(Adaptado de: PORTO, A.; PONTE, C. F. Vacinas e campanhas: imagens de uma histria a ser contada. Histria, Cincias, Sade. Manguinhos, vol. 10 (suplemento 2). p. 725-742. 2003.)

Texto II No Brasil a vacina esteve no centro de um grande embate social no incio do sculo XX, denominado Revolta da Vacina, ilustrado na charge abaixo.

6) (UFRJ) O diagrama a seguir representa o ciclo do plasmdio causador da malria, uma doena que mata milhes de pessoas anualmente na frica e no Brasil e para a qual no existem vacinas. O diagrama mostra os estgios do parasita: esporozotos, merozotos, trofozotos, esquizonte e gametcitos. Muitos cientistas tentam, no momento, produzir vacinas concentrando suas estratgias nos estgios de esporozotos e merozotos.

Explique por que os cientistas selecionam os estgios esporozotos e merozotos como fontes de antgenos.

Analise as afirmativas a seguir: I. As vacinas podem ser produzidas a partir de microorganismos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cpsula, membrana ou parede bacterianas. II. A vacina inativada aquela em que o vrus encontra-se vivo, porm, sem capacidade de produzir a doena, e a vacina atenuada aquela que contm o vrus morto por agentes qumicos ou fsicos. III. Malria, tuberculose e ttano so doenas virais; caxumba, dengue e sarampo so doenas bacterianas, todas controladas por vacinao. IV. A imunizao um processo pelo qual se adquire imunidade ou proteo contra uma determinada doena infecciosa, seja aps adquirir a doena ou mediante a administrao de vacina. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III so corretas. b) Somente as afirmativas I e IV so corretas. c) Somente as afirmativas II e IV so corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas. 8) (UNICAMP) Notcias recentes informam que, no Brasil, h mais de quatro milhes de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doena, que no sculo passado era comum apenas nas zonas rurais do pas, j atinge mais de 80% das reas urbanas, sendo considerada pela Organizao Mundial de Sade uma das doenas mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose causada pelo Schistosoma mansoni.

11) (UFSC) As DSTs (doenas sexualmente transmissveis) constituem um dos grandes problemas de sade pblica mundial. direito e dever de todo cidado manter-se informado sobre as doenas sexualmente transmissveis, de forma a se proteger do contgio e evitar a sua transmisso. Sobre elas, CORRETO afirmar que: 01. caso uma gestante tenha DST, seu filho no corre perigo de contrair a doena, pois no h contato entre o sangue da me e o do beb. 02. a AIDS (em portugus, sndrome da imunodeficincia adquirida) sempre causa leses nos rgos genitais. 04. a grande maioria das DSTs pode ser prevenida com o uso de preservativo (camisinha) durante a relao sexual. 08. as DSTs ocorrem apenas em pessoas que mantm relaes sexuais.16- toda DST causa leso nos rgos genitais. 32. a AIDS pode ser transmitida atravs do contato direto com o paciente, como um aperto de mo, ou atravs do contato indireto, como o uso dos mesmos pratos, copos e talheres. 64. a AIDS causada pelo vrus HIV (em portugus, vrus da imunodeficincia humana), que ataca as clulas do sistema imunolgico diminuindo a capacidade do organismo de reagir s infeces mais comuns.

a) O ciclo do Schistosoma mansoni, acima esquematizado, est dividido em trs fases. Em qual das trs fases ocorre a infestao do homem? Explique como ocorre a infestao. b) O Schistosoma mansoni pertence ao Filo Platyhelminthes, assim como outros parasitas, como Taenia saginata, Taenia solium e Fasciola hepatica. Esses parasitas apresentam caractersticas relacionadas com o endoparasitismo. Indique duas dessas caractersticas e d a sua funo. 9) (VUNESP) A doena de Chagas atinge milhes de brasileiros, que podem apresentar, como sintoma, problemas no miocrdio, que levam insuficincia cardaca. Por que, na doena de Chagas, ocorre comprometimento da funo cardaca? Identifique o grupo ao qual pertence o causador da doena, assim como os filos do vetor e do hospedeiro.

10) (UNICAMP) Doenas transmitidas por picadas de artrpodes so comuns ainda nos dias de hoje, como o caso da malria, da dengue e da febre maculosa. Outra doena transmitida por picada de artrpode a peste bubnica, tambm conhecida como peste negra, epidemia que causou a morte de parte da populao europeia na Idade Mdia. A peste bubnica provocada por uma bactria transmitida pela picada de pulga, o hospedeiro intermedirio, que se contamina ao se alimentar do sangue de ratos infectados. a) Aponte, entre as doenas citadas, aquela transmitida de forma semelhante peste bubnica e explique como ela transmitida. b) Indique duas caractersticas exclusivas dos artrpodes, que os diferenciam dos outros invertebrados.

12) (UFSCar) Em termos populacionais, as doenas causadas por agentes patognicos podem existir no estado endmico ou epidmico. Uma das doenas endmicas do Brasil a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga dgua, e que afeta mais de 10 milhes de brasileiros. causada pelo Schistosoma mansoni, um endoparasita platelminto da classe dos trematdeos, que utiliza o homem (hospedeiro definitivo) e um caramujo planorbdeo (hospedeiro intermedirio) para completar seu ciclo de vida. a) O que define um hospedeiro como definitivo ou como intermedirio? b) O que caracteriza uma doena como endmica ou epidmica?

13) (FUVEST) A anemia falciforme uma doena hereditria que afeta pessoas homozigticas para o alelo HbS do gene que codifica uma das cadeias da hemoglobina. Sem cuidados mdicos adequados, essas pessoas morrem na infncia. J homens e mulheres heterozigticos, portadores do alelo normal HbA e do alelo HbS, no tm anemia. Ambos so resistentes forma mais grave de malria, que causa alta mortalidade entre as pessoas homozigticas HbAHbA. a) Que informaes dadas no texto acima permitem concluir que a anemia falciforme tem herana

1. autossmica ou ligada ao cromossomo X? 2. dominante ou recessiva? b) A frequncia de afetados pela anemia falciforme alta em regies da frica onde a malria endmica, em comparao com regies nas quais no ocorre malria. Como se explica a alta frequncia da anemia falciforme nas regies malricas?

16) (UNICAMP) Recentemente, a revista Science publicou um artigo que apresenta o genoma de trs parasitas que, juntos, matam cerca de 150 mil pessoas por ano no mundo: Trypanosoma cruzi, Trypanosoma brucei e Leishmania major, causadores, respectivamente, da doena de Chagas, da doena do sono e da leishmaniose. Esse trabalho foi o resultado do esforo de pesquisa liderado por cientistas norte-americanos, ingleses, suecos e brasileiros.
(Adaptado de Carlos Fioravanti, Genmica: Fascnio e terror, Revista Pesquisa FAPESP, n 114, agosto de 2005, p. 42-45.)

14) (UEPB) A varola foi to ou mais importante que as armas de fogo e a cruz na conquista do Novo Mundo pelos europeus. Como testemunhou com fervor religioso o primeiro governador da colnia de Massachusetts (EUA): Os nativos esto quase todos mortos de varola, pois o Senhor quis conceder-nos o que de direito possumos. Sculos depois, um ndio ianommi concordaria: Se os brancos nunca tivessem existido, a doena tambm nunca teria existido. (adaptado, Alfred W. Crosby-Imperialismo Ecolgico). Com base no texto acima, e nos dados cientficos atuais, assinale a alternativa correta. I. A varola uma virose que infecta principalmente os nativos, causando-lhes a morte. O homem branco apenas transmissor. II. S o homem branco portador do vrus causador da varola, que, em contato com os ndios, os contaminaria. III. Os vrus em geral so agentes altamente infecciosos que requerem do hospedeiro a produo de um anticorpo especfico. IV. A varola uma virose letal, ainda presente em toda a Amrica do Sul. V. Por no apresentarem e s vezes no produzirem anticorpos especficos, os ndios e todos os nativos so susceptveis s viroses. a) Apenas as proposies II e IV so corretas b) Apenas as proposies I e V so corretas c) Apenas as proposies III e V so corretas d) Apenas as proposies I e II so corretas e) Apenas a proposio I correta

a) Explique como cada uma dessas doenas transmitida ao homem, identificando o organismo transmissor. b) Como o organismo transmissor do T. cruzi adquire esse parasita? c) Indique uma razo que demonstre a importncia de se conhecer o genoma desses organismos.

17) (UFC) Recentemente, tem havido no estado do Cear inmeros casos de leishmaniose visceral ou calazar. Assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmisso e a profilaxia dessa doena. a) protozorio Leishmania donovani - picada do mosquito do gnero Lutzomyia - combate ao mosquito. b) protozorio Entamoeba histolytica - ingesto de cistos eliminao de ces contaminados. c) protozorio Leishmania brasiliensis - picada do mosquito do gnero Aedes - combate ao mosquito. d) protozorio Toxoplasma gondii - ingesto de oocistos remoo de dejetos de gatos. e) protozorio Balantidium coli - ingesto de cistos saneamento bsico.

15) (UFU) Faa a correlao entre as doenas humanas apresentadas na COLUNA A com os agentes causadores descritos na COLUNA B. COLUNA A COLUNA B 1 - Candidase a - platelminto 2 - Ancilostomase b - protozorio 3 - Esquistossomose c - fungo 4 - Toxoplasmose d - bactria 5 - Tuberculose e - nematdeo Assinale a alternativa que apresenta a correlao correta. a) 1-e; 2-b; 3-a; 4-d; 5-c. b) 1-c; 2-e; 3-a; 4-b; 5-d. c) 1-a; 2-c; 3-d; 4-e; 5-b. d) 1-b; 2-a; 3-c; 4-d; 5-e.

18) (UEL) O tratamento de infeces bacterianas foi possvel com a descoberta dos antibiticos, substncias estas capazes de matar bactrias. Como exemplos de mecanismos de ao dos antibiticos, podemos citar: Ao I: inibe a enzima responsvel pelo desemparelhamento das Atas do DNA. Ao II: inibe a ligao da RNA polimerase, DNAdependente. Ao III: ao ligar-se a subunidade ribossomal inibe a ligao do RNA transportador. Quanto interferncia direta dessas aes nas clulas bacterianas, correto afirmar: a) Ao I inibe a duplicao do DNA, impedindo a multiplicao da clula. b) Ao II inibe a traduo, interferindo na sntese de DNA bacteriano. c) Ao III inibe a transcrio do RNA mensageiro. d) Aes I e III inibem a sntese de cidos nucleicos. e) Aes II e III inibem a sntese de protenas bacterianas.

19) (UFPR) O caramujo gigante africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil em meados dos anos 80 para ser usado como alimento. Entretanto, foi descoberto posteriormente que este molusco pode ser vetor de nematides que podem causar srias doenas. Alm da questo sanitria, este animal causa um desequilbrio em nossos ecossistemas devido ao seu sucesso reprodutivo e de adaptao ao nosso ambiente. No litoral do Paran, devido a grande populao deste caramujo, pode ser considerado como praga. Em contrapartida, so cada vez mais raros os registros de ocorrncia de caramujos do gnero Megalobulimus, tpicos de nossa regio. Vrias aes educativas tm sido desenvolvidas para eliminao da espcie extica, entretanto importante conhecer as diferenas entre as espcies, no intuito de evitar que a populao elimine a espcie nativa. A partir das informaes apresentadas, considere as seguintes afirmativas: 1. O caramujo africano est dizimando o nativo por transmitir o nematide causador da doena. 2. A diminuio da ocorrncia do Megalobulimus em nada est relacionada a infestao do Achatina fulica, uma vez que so espcies que no competem pelo mesmo nicho ecolgico. 3. Os nematides so um grupo de protozorios que podem causar, entre outras doenas, a meningite e a malria. 4. Os impactos ecolgicos causados pelo Achatina fulica fazem com que esta espcie extica seja considerada tambm como uma espcie invasora. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 verdadeira. b) Somente a afirmativa 4 verdadeira. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. 20) (FGV - SP) CAMPANHA DE VACINAO CONTRA RUBOLA COMEA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SO O PRINCIPAL FOCO.
(Folha de S.Paulo, 09.08.2008)

IV. A vacinao dos homens no regular, e embora a rubola no traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinao. Pode-se dizer que esto corretas as afirmaes a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 21) (UFSCar) Durante o decorrer de 2008, acompanhamos nos noticirios epidemias de dengue e febre amarela, que j causaram a morte de muitas pessoas. Alm destas doenas, podemos listar vrias outras que incidem sobre a populao. Indique a alternativa que classifica corretamente os agentes causadores das doenas citadas nos grupos a seguir. Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Tuberculose, Hepatite Amebase, Tenase, leptospirose, C, febre malria, esquistossomose, pneumonia amarela, doena de ascaridase dengue Chagas a) I: vrus; II: bactrias; III: protozorios; IV: fungos. b) I: vrus; II: bactrias; III: vermes; IV: protozorios. c) I: protozorios; II: vrus; III: bactrias; IV: vermes. d) I: bactrias; II: vrus; III: protozorios; IV: vermes. e) I: bactrias; II: vrus; III: fungos; IV: protozorios. 22) (Mack) Malria, Febre Amarela e Dengue so doenas que ocorrem em algumas regies do Brasil. A respeito delas, considere as afirmaes abaixo. I. O combate Dengue mais difcil do que o combate s outras duas porque ela causada por vrus e contra ela no existe vacinao. II. Febre Amarela, assim como a Dengue, causada por vrus, mas seu combate facilitado graas vacinao. III. A Malria causada por um protozorio, o plasmdio, que pode ser eliminado do sangue por meio de medicamentos. IV. Febre Amarela e Dengue tm o mesmo transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Esto corretas a) apenas I, II e III. b) apenas II, III e IV. c) apenas I, III e IV. d) apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV.

Na campanha promovida pelo Ministrio da Sade, embora homens e mulheres tenham sido chamados vacinao, a nfase foi para a vacinao dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmaes: I. A rubola, nos adultos, geralmente no grave; caracteriza- se por febre baixa e pequenas manchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias. II. Quando a rubola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformaes ou a surdez do beb. III. As mulheres so obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pr-natal, e por isso correm menor risco de contrair a rubola, o que justifica no terem sido o principal foco da campanha de vacinao.

23) (UNIFESP) Analise o grfico.

25) (Mack) Com relao s parasitoses humanas, esquistossomose, malria, ascaridase, ancilostomose e doena de Chagas, correto afirmar que a) todas apresentam hospedeiro intermedirio. b) apenas 3 delas apresentam hospedeiro intermedirio. c) apenas 2 delas apresentam hospedeiro intermedirio. d) apenas uma delas transmitida por insetos. e) apenas uma delas causada por protozorios.

O HIV, vrus causador da AIDS (sndrome da imunodeficincia adquirida), ataca principalmente um tipo de clula denominado linfcito CD4. No grfico, Z indica a quantidade de e Y, a quantidade de no sangue de um portador que no recebeu tratamento ao longo da infeco. Os tratamentos da AIDS, que ainda no tem cura, incluem drogas que, entre outras aes, interrompem a sntese de cidos nuclicos. No caso do HIV, portanto, em ltima instncia ser interrompida a sntese de a partir do viral. As palavras que completam corretamente as lacunas do texto so, respectivamente, a) HIV linfcitos CD4 RNA DNA. b) HIV linfcitos CD4 DNA RNA. c) HIV linfcitos CD4 protenas DNA. d) linfcitos CD4 HIV DNA RNA. e) linfcitos CD4 HIV protenas RNA. 24) (UEMG) A gripe uma infeco respiratria causada pelo vrus Influenza. altamente contagiosa e ocorre de maneira epidmica, mais no final do outono, inverno e incio da primavera. Existem trs tipos deste vrus: A, B e C. O vrus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infectam s humanos. Qualquer pessoa pode gripar. Contudo, pessoas com alguma doena respiratria crnica, com fraqueza imunolgica e idosas tm uma tendncia a infeces mais graves com possibilidade de complicaes fatais. As informaes contidas no texto acima e outros conhecimentos que voc possui sobre o assunto, s NO PERMITEM AFIRMAR que a) pela caracterstica do Influenza A , este deve ser o ancestral dos vrus Influenza B e Influenza C. b) uma vez afetada pelo Influenza A, a pessoa no poder ser afetada pelos Influenza B e Influenza C, pois j desenvolveu imunidade. c) os surtos epidmicos podem ser explicados pelo comportamento assumido pelos humanos no perodo referido no texto. d) embora no curem o individuo doente, as vacinas so importantes para o controle de novos casos.

26) (ETEs) A Esquistossomose uma doena causada pelo Schistosoma, verme que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de gua doce como hospedeiros intermedirios para desenvolver seu ciclo evolutivo. Veja nas ilustraes a seguir o ciclo do Schistosoma e algumas das atividades humanas que facilitam a propagao da doena.

(Adaptado de: Programa de Educao em Esquistossomose. Universidade Federal de So Paulo)

Assinale a alternativa que contm conhecimentos, hbitos e atitudes relacionados disseminao da doena. CONHECIMENTO HBITO ATITUDE a) O parasita ingerido juntamente com a gua, contaminando o homem. Sem hospedeiro intermedirio, os miracdios morrem, em at 24h. As larvas do verme vivem na terra, penetrando pela pele do hospedeiro definitivo. Sem hospedeiro definitivo, as cercarias morrem em at 72 h. Lavar roupas na beira dos rios. Beber qualquer tipo de gua. Tomar banho em rios. Fazer o que mais confortvel. No lavar as mos s refeies. Uso inseticida gua. de na

b)

c)

d)

Andar descalo.

Freqentar local pblico.

e)

As larvas do verme vivem na gua e penetram pela pele do hospedeiro definitivo.

Defecar nas margens de rios e ou de lagos.

No atender aos avisos e informaes a populao.

27) (Mack) Dois novos medicamentos se mostraram eficazes e seguros no tratamento contra a Aids. Isso importante, porque vrios subtipos de HIV se tornaram resistentes aos tratamentos atuais. Um dos medicamentos age inibindo a ao da integrina, uma enzima responsvel pela incorporao do genoma do vrus ao genoma da clula, de modo a permitir a reproduo do vrus. A outra droga age bloqueando um dos portais que o vrus utiliza para infectar as clulas do sistema imunolgico. Folha de So Paulo - maro/2007 (adaptado) A respeito do HIV e da ao dos medicamentos descritos acima, considere as afirmaes I, II e III. I. A reproduo do vrus se processa a partir da transcrio e da traduo dos genes virais, utilizando as organelas celulares. II. O portal bloqueado por uma das drogas uma protena na qual os vrus se prendem para infectar a clula. III. Ao infectar clulas do sistema imunolgico, o HIV diminui a capacidade de defesa do organismo, permitindo o surgimento de infeces oportunistas. Assinale: a) se todas as afirmativas forem corretas. b) se somente I for correta. c) se somente II e III forem corretas. d) se somente I e III forem corretas. e) se somente III for correta.

malria, doena que chega a atingir um caso por 1 000 habitantes em algumas regies da Amaznia, pode ter ganho um valioso aliado. Na semana passada, uma equipe da universidade americana Johns Hopkins anunciou a criao de um mosquito geneticamente modificado que se torna imune ao plasmdio, o parasita causador da malria. Dessa forma, mesmo que ele sugue o sangue de animais contaminados com a doena, suas picadas no a transportam para os seres humanos. Para erradicar a malria, a ideia introduzir dezenas de milhares deles nas reas infestadas pelos mosquitos que transmitem a doena.
(Veja, 28.03.2007)

28) (PUC - MG) A crie dentria um processo de destruio lento e progressivo dos tecidos dentrios. Leia atentamente as afirmaes a seguir. I. Pode ocorrer fermentao de acares com produo de cido ltico que desmineraliza o esmalte dentrio. II. No processo ocorre infeco bacteriana com destruio de polpa dentria. III. A placa dentria produzida por bactria para sua fixao. IV. Alm da falta de higiene, fatores genticos e nutricionais podem estar envolvidos com a cariognese. So afirmativas CORRETAS: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV apenas. c) II e IV apenas. d) I, III e IV apenas.

A hiptese que melhor justifica a erradicao da malria a partir da introduo de milhares de mosquitos transgnicos na rea : Os mosquitos transgnicos a) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, quando essas espcies se entrecruzarem, produziro hbridos estreis, o que contribuir para a extino das duas espcies de mosquitos na rea. b) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, quando essas espcies se entrecruzarem, produziro hbridos estreis e, ao longo das geraes, ocorrer o declnio da populao de mosquitos que transmite a malria. c) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, essas espcies no podero entrecruzar e, ao longo das geraes, ocorrer o declnio da populao dos mosquitos que transmite a malria. d) pertencem mesma espcie daquela que transmite a malria. A reproduo entre os transgnicos e entre os transgnicos e os no transgnicos far aumentar, em algumas geraes, a proporo de mosquitos resistentes malria. e) pertencem mesma espcie daquela que transmite a malria. Porm, por serem geneticamente modificados, no podero entrecruzar com aqueles que transmitem a malria. Esses ltimos, sem parceiros reprodutivos, sero levados extino.

30) (FUVEST) Indique a alternativa que lista somente doenas que tm artrpodes como transmissores ou hospedeiros intermedirios do agente causador: a) amarelo, doena de Chagas, esquistossomose e tenase. b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malria. c) amarelo, doena de Chagas, filariose e malria. d) dengue, febre amarela, filariose e malria. e) dengue, febre amarela, filariose e tenase. 31) (UFG) Indivduos portadores do gentipo HsH sofrem uma mutao gnica no cromossomo 11 e expressam anemia falciforme ou siclemia. Sabendo-se que o continente africano possui alto ndice de malria e que o Plasmodium malariae tem dificuldade de sobreviver nas hemcias de indivduos portadores do gentipo H sH,

29) (UFTM) PICADA SEM RISCO. CRIADO MOSQUITO TRANSGNICO QUE COMBATE A MALRIA. O combate

analise a figura a seguir que representa uma populao isolada, em um perodo de tempo, em uma determinada regio africana que possui casos de malria.

Sobre a origem, transmisso, aspectos clnicos, diagnstico e tratamento da Doena de Chagas, CORRETO afirmar que: 01. em geral, a doena tem duas etapas distintas no homem: a fase inicial, aguda, caracterizada por elevada parasitemia e estado febril, seguida de uma fase crnica, caracterizada pela diminuio do nmero de parasitas circulantes. 02. os hospedeiros intermedirios do Trypanosoma cruzi podem ser tanto vertebrados como invertebrados. 04. uma vez instalado no hospedeiro vertebrado, o parasita invade os tecidos penetrando nas clulas, estabelecendo-se no citoplasma e se multiplicando, o que provoca a seguir o rompimento do contedo celular, com consequente liberao dos novos indivduos para o meio extracelular e a corrente sangunea. 08. as formas mais comuns de transmisso da doena so o contato com fluidos orgnicos de doentes e ingesto de alimento contaminado. 16. o tratamento mais eficaz da Doena de Chagas baseia-se na aplicao de antibiticos potentes. 34) (UEL) Cassiano escolhera mal o lugar onde se derrear: no Mosquito era tudo gente mida, amarelenta ou amaleitada, esmolambada, escabreada, que no conhecia o trem-de-ferro, mui pacata e sem ao. (ROSA, Joo Guimares: Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. p. 312.) A palavra amaleitada do texto indica que, na localidade de Mosquito, havia pessoas portadoras de doena transmitida pelo seguinte vetor: a) Mosquito-palha, do gnero Phlebotomus. b) Mosca Tse-Ts, do gnero Glossina. c) Mosquito-prego, do gnero Anopheles. d) Bicho barbeiro, do gnero Triatoma. e) Caramujo, da famlia Planorbidae.

Com base nas informaes apresentadas, pode-se concluir que a) o aumento do nmero de indivduos H sH est diretamente associado ao aparecimento de casos de malria. b) a elevao do nmero de indivduos HH est associada ao aparecimento de indivduos HsH infectados. c) os gentipos HH e HsH esto igualmente adaptados ao longo do tempo. d) a variao do meio, durante um certo tempo, desfavorece os indivduos HsH. e) a seleo natural, nesse caso, prioriza os indivduos HH.

32) (VUNESP) Com a temperatura mais alta, centros de sade do Sul e do Sudeste tero de se preparar para atender [a um aumento no nmero de] casos de malria e de dengue
(Veja, 21.06.2006.)

O texto refere-se a uma outra possvel consequncia do aquecimento global. Considerando-se os agentes causador e transmissor, em que a malria difere da dengue e por que o aumento da temperatura pode levar ao aumento no nmero de casos dessas doenas nas regies Sul e Sudeste do pas?

33) (UFSC) Em maro de 2005 foi constatado um surto da Doena de Chagas na regio litornea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma rea no endmica da doena, dificultou inicialmente o diagnstico por parte dos profissionais de sade e chamou a ateno dos meios de comunicao, tendo grande repercusso em todo o pas. A constatao da infeco natural pelo Trypanosoma cruzi em um gamb e em vrios exemplares de triatomneos confirmou a existncia de um ciclo de transmisso do parasita naquela regio. Texto adaptado da Revista Cincia Hoje: N 217, Jul. 2005.

35) (UFRJ) No caso de algumas doenas infecciosas, podese considerar que toda a populao est protegida se uma alta proporo dos indivduos estiver imunizada. Tal fenmeno denominado imunidade de grupo. a) Explique por que a imunidade de grupo eficiente no controle de doenas como a gripe. b) Explique por que a imunidade de grupo no eficiente no controle de doenas como, por exemplo, o clera e a hepatite.

36) (Fameca) A hepatite C mais agressiva do que as hepatites A e B. O microrganismo responsvel pela doena apresenta trs gentipos diferentes, e muitas pesquisas tm sido feitas para se chegar a uma vacina. Cerca de 80% dos portadores desenvolvem a forma crnica da doena que, se no houver tratamento, pode evoluir para cirrose e cncer do fgado. As hepatites A, B e C

a) so transmitidas por gua contaminada por esgoto e causadas por bactrias. b) so causadas por protozorio esporozorio e transmitidas por vetor. c) provocam a destruio do sistema imunolgico e interferem na produo de anticorpos. d) podem ser tratadas com antibiticos e so transmitidas por alimento contaminado. e) interferem na digesto de gorduras e so causadas por vrus.

pseudocelomados e sim. Bilateral

37) (UECE) Associe as doenas abaixo com as formas de preveno. Amebase; I Aids; II Meningite; III Febre maculosa; IV ( ) evitar aglomeraes em ambientes fechados ( ) evitar o contato com carrapatos ( ) saneamento bsico ( ) usar preservativos

b) Triblsticos, pseudocelomados e sist. dig. Incompleto Wuchereria bancrofti c) Triblsticos, celomados e sist. Ancylostoma duodenale e dig. completo Schistosoma mansoni d) Diblsticos, Ascaris lumbricoides e pseudocelomados e sist. dig. completo Schistosoma mansoni e) Diblsticos, Ascaris lumbricoides e pseudocelomados e sist. dig. Incompleto Wuchereria bancrofti

Ancylostoma duodenale Ascaris lumbricoides e

A associao correta, de cima para baixo, . a) III, IV, II e I b) IV, III, I e II c) I, III, IV e II d) III, IV, I e II

38) (Mack) A imprensa tem noticiado, nestes ltimos meses, que centenas de pessoas ficaram contaminadas com a Doena de Chagas, por terem tomado caldo de cana, na regio de Santa Catarina. Nesse caso, correto afirmar que a) o ser humano se tornou o hospedeiro definitivo do Trypanosoma cruzi. b) o ser humano continua sendo o hospedeiro intermedirio do Trypanosoma cruzi. c) o inseto barbeiro no pode ser considerado como hospedeiro definitivo. d) a forma do Trypanosoma cruzi encontrada no caldo de cana se encontrava nas glndulas salivares do inseto barbeiro. e) o Trypanosoma cruzi passou para o sangue do homem durante o processo de absoro do alimento no intestino grosso.

40) (PUC - RS) Os _________ patgenos so uma das principais causas de morte entre as pessoas com o sistema imune comprometido. A maioria dos pacientes com AIDS morre por pneumonia ou outras doenas causadas por estes patgenos. A Candida albicans e outras leveduras tambm causam doenas graves em indivduos com AIDS ou indivduos que tomam drogas imunossupressoras. Alm disso, vrios _________ patgenos causam doenas humanas menos graves, como o p-de-atleta ou outras micoses e dermatites. A ferrugem do trigo e uma srie de doenas causadas tambm ao milho e aveia so decorrentes de _________ que atacam os vegetais. A palavra que completa corretamente as lacunas do texto a) fungos. b) vrus. c) procariotos. d) protozorios. e) nematides.

41) (PUC - SP) Os trechos a seguir, indicados por I e II, foram extrados da Folha de S. Paulo: I EPIDEMIOLOGIA Aves podem trazer gripe do frango para Europa inevitvel que aves migratrias tragam a gripe do frango para a Europa, disse ontem um dos principais veterinrios do Reino Unido. Segundo Bob McCracken, da Associao Veterinria Britnica, os pssaros [asiticos] que tm rotas migratrias para a Europa vo infectar aves domsticas e selvagens.
(25 de agosto de 2005)

39) (Mack) O Filo Nematoda rene animais de corpo cilndrico e afilado nas extremidades, cujo tamanho pode variar de 1mm a 1m de comprimento. Muitas espcies de nematdeos so endoparasitas de plantas e animais. O ser humano parasitado por mais de 50 espcies desses vermes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas caractersticas e exemplos de nematdeos. Caractersticas Exemplos a) Triblsticos, Ascaris lumbricoides e

II EXTRATO VEGETAL ATACA LEISHMANIOSE Uma planta utilizada pela medicina popular pode se tornar a mais nova arma contra a leishmaniose tegumentar, uma

das doenas parasitrias mais aterrorizantes a afetar o Brasil e outros pases pobres do planeta. O extrato do vegetal, conhecido como saio (Kalanchoe pinnata), estimula o sistema de defesa do organismo a combater o causador da doena.
(24 de setembro de 2005)

correto dizer que em a) I e II so mencionadas doenas sexualmente transmissveis. b) II certas clulas de defesa so estimuladas e destroem o vrus causador da leishmaniose. c) I e II so mencionadas doenas causadas por bactrias. d) I a doena mencionada causada por vrus e em II causada por um protozorio. e) I e II so mencionadas doenas cuja transmisso se d pelo ar ou por meio de objetos contaminados.

A opo que apresenta a anlise correta : A) O aumento sbito do nmero de casos da doena X, no final do perodo analisado, indica um surto epidmico. B) A pequena variao no nmero de casos, na figura 2, sugere que a doena Y foi uma grande epidemia. C) As doenas X e Y podem ser caracterizadas como surtos endmicos, pois as variaes observadas se devem s peculiaridades de cada uma delas. D) O aumento do nmero de casos das doenas X e Y, em diferentes momentos, caracteriza endemias, embora isso esteja mais claro na figura 1.

42) (Mack) Nos casos das parasitoses humanas, que envolvem dois hospedeiros, geralmente o homem o hospedeiro definitivo (onde ocorre a reproduo sexuada do parasita) e um outro animal o hospedeiro intermedirio (onde ocorre a reproduo assexuada do parasita). Assinale a alternativa que apresenta a parasitose em que o homem o hospedeiro intermedirio e outro animal o hospedeiro definitivo. a) Esquistossomose b) Ascaridase c) Malria d) Tenase e) Filariose

45) (UEL) Uma dose inicial de um certo antibitico ingerida por um paciente e, para que seja eficaz, necessria uma concentrao mnima. Considere que a concentrao do medicamento, durante as 12 primeiras horas, medida em miligramas por litro de sangue, seja dada pela funo cujo grfico apresentado a seguir:

43) (UFSCar) Os vetores da malria so dpteros do gnero Anopheles. a) Um anfele adulto, que pela primeira vez em sua vida pica uma pessoa, pode transmitir-lhe malria? Por qu? b) Considerando o ciclo de vida dos insetos transmissores da malria e o tipo de ambiente em que as fases larvais ocorrem, proponha uma medida de preveno da doena.

44) (UFRN) Analise as figuras abaixo.

Considere as afirmativas a seguir: I. Se a concentrao mnima for de 20 mg/l, ento o antibitico deve ser ingerido novamente aps 8 horas. II. A concentrao de antibitico no sangue cresce mais rpido do que decresce. III. A concentrao mxima de antibitico ocorre aproximadamente 3 horas aps a ingesto. IV. O grfico da funo, durante essas 12 horas, representa uma funo bijetora. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e IV so corretas. b) Somente as afirmativas II e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. 46) (VUNESP) Leia a notcia. DENGUE TIPO 4 REAPARECE APS 25 ANOS A dengue causada por quatro tipos de vrus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 no era encontrado no pas desde 1982, mas exames de sangue feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 est de volta ao pas. Embora a infeco causada pelo DENV-4 no seja, por si s, muito agressiva, o retorno dela , ainda

10

assim, uma m notcia para a sade pblica brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as pessoas desenvolvam a forma hemorrgica da doena, muito mais letal.
(Notcia veiculada por diferentes agncias, maro de 2009.)

c) protozorio; vrus; Anopheles; no d) protozorio; vrus; Aedes; sim e) vrus; vrus; Aedes; sim 48) (UFPR) O nutricionista da Universidade Estadual de Kansas Amber D. Howells e colaboradores pesquisaram porque pessoas que trabalham em restaurantes por vezes no seguem as diretrizes da correta higiene alimentar. Observaram que o treinamento pode aumentar o conhecimento sobre segurana alimentar, mas que nem sempre isso muda a prtica. A culpa, para os trabalhadores, do tempo apertado. (Trecho extrado da
reportagem Lavar as mos evita doenas, por Julio Abramczyk, Folha de so Paulo , 29 de maro de 2009, p.C6. Caderno Sade.)

Em razo do contido na notcia, pode-se afirmar que, antes do reaparecimento do vrus DENV-4, a) eram menores as possibilidades de as pessoas desenvolverem a forma hemorrgica da doena, pois os tipos virais, embora mais agressivos que o vrus DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrgico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral, menos agressiva, porm letal, a questo da dengue no Brasil agravou-se. b) havia no Brasil apenas trs tipos virais e, portanto, eram trs as diferentes possibilidades de uma pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de qualquer um desses quatro tipos de vrus, se no tratada pode evoluir para a forma hemorrgica da doena. c) havia no Brasil apenas trs tipos virais e, portanto, a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a dengue era menor. O reaparecimento do vrus DENV-4 aumentou a possibilidade de as pessoas terem um primeiro contato com qualquer uma das variantes virais e, consequentemente, desenvolver a dengue, que, se no tratada, pode evoluir para a forma hemorrgica da doena. d) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrgica da doena se entrasse em contato com mais um dentre os dois outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa entre em contato com um tipo diferente e desenvolva a forma hemorrgica da doena. e) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrgica da doena se entrasse novamente em contato com o tipo a partir da qual desenvolveu a doena. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa entre em contato com uma variante de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrgica da doena. 47) (Mack) Doena Malria Dengue Febre Amarela

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas: 1. As pessoas podero contrair infeces intestinais decorrentes das bactrias presentes nas mos dos funcionrios que trabalham com comida. 2. As pessoas podero contrair verminoses pela presena de ovos de vermes nos alimentos mal lavados. 3. As pessoas tero diarreia amebiana causada pela presena de protozorios nos alimentos. 4. As pessoas desenvolvero a nova gripe suna pelo cozimento inadequado de alimentos originados da carne de porco. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. 49) (FUVEST) No incio do sculo XX, focos de varola e febre amarela fizeram milhares de vtimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo perodo, a atuao das Brigadas MataMosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varola e a modelao da regio porturia e do centro da cidade geraram insatisfaes entre as camadas populares e entre alguns polticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e poltico, assim opinou sobre a vacina contra a varola: ... no tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violncia, a tirania a que ele se aventura (...) com a introduo, no meu sangue, de um vrus sobre cuja influncia existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da molstia ou da morte. Considerando esse contexto histrico e as formas de transmisso e preveno dessas doenas, correto afirmar que a) a febre amarela transmitida pelo ar e as ruas alargadas pela remodelao da rea porturia e central da cidade permitiriam a convivncia mais salubre entre os pedestres. b) o princpio de ao da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional. c) a imposio da vacina somou-se a insatisfaes populares geradas pela remodelao das reas porturia e

Causador I Vrus II

Mosquito transmissor Anopheles III Aedes

Vacina Sim No IV

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas I, II, III e IV da tabela acima. a) protozorio; vrus; Anopheles; sim b) vrus; bactrias; Aedes; no

11

central da cidade, contribuindo para a ecloso da Revolta da Vacina. d) a varola transmitida por mosquitos e o alargamento das ruas, promovido pela remodelao urbana, eliminou as larvas que se acumulavam nas antigas vielas e becos. e) a remodelao da rea porturia e central da cidade, alm de alargar as ruas, reformou as moradias populares e os cortios para eliminar os focos de transmisso das doenas. 50) (Vunesp) Parte da populao brasileira vive na periferia das grandes cidades, onde os servios de saneamento bsico, como sistema de esgoto e coleta do lixo, so precrios. Nesses ambientes, podem ser observadas com facilidade as caractersticas seguintes: I. locais com gua parada; II. aumento da populao de ratos; III. liberao de esgotos a cu aberto. Assinale a alternativa que lista, respectivamente, as doenas que esto associadas a essas caractersticas. a) I febre amarela, causada por uma bactria transmitida por mosquito que se reproduz em gua parada; II doena de Chagas, cujo protozorio causador utiliza ratos como transmissores; III febre maculosa, cujas bactrias se concentram em gua contaminada. b) I dengue, causada por uma bactria transmitida por um mosquito que se reproduz em gua parada; II toxoplasmose, cujos ratos so vetores; III ttano, causado por bactrias que se concentram em gua contaminada. c) I dengue, causada por vrus transmitido por um mosquito que se reproduz em gua parada; II leptospirose, causada por uma bactria transmitida por ratos; III clera, causada por uma bactria que pode ser ingerida com gua ou alimentos contaminados. d) I doena de Chagas, cujo transmissor se reproduz em gua parada; II clera, causada por uma bactria transmitida por ratos; III leishmaniose, causada por protozorios que se concentram em gua contaminada. e) I hepatite A, causada por vrus presentes em gua parada; II amebase, causada por amebas que so transmitidas por ratos; III sfilis, causada por bactrias que se concentram em gua contaminada. 51) (FATEC) A bactria causadora do ttano produz esporos que podem penetrar no corpo atravs de leses na pele, liberando toxinas que atuam sobre os nervos motores, provocando fortes contraes musculares e ocasionando a morte por parada respiratria e cardaca, se a pessoa no for tratada a tempo. Observe os grcos A e B:

Considerando uma criana que sofreu um ferimento na perna, quando brincava na terra, identique o procedimento mais seguro a ser adotado para evitar o ttano e o grco correspondente a esse procedimento. Procedimento a) Administrao da vacina antitetnica Grco O grco B, que evidencia as trs doses de vacina que so necessrias para aumentar os nveis de anticorpos, de forma lenta e gradual. O grco B, que evidencia o aumento dos nveis de anticorpos de forma lenta e gradual, devido presena, no soro, de antgenos causadores da doena. O grco B, que evidencia um aumento lento e gradual no nvel de anticorpos, devido presena, na vacina, de antgenos causadores da doena. O grco A, que evidencia um aumento sbito no nvel de anticorpos, devido presena, no soro, de anticorpos prontos e especcos para a doena. O grco A, que evidencia um aumento sbito no nvel de anticorpos, devido presena, na vacina, de anticorpos prontos e especcos para a doena.

b)

Administrao do soro antitetnico

c)

Administrao da vacina antitetnica

d)

Administrao do soro antitetnico

e)

Administrao da vacina antitetnica

52) (UEMG) Belo Horizonte hoje o municpio com alta densidade populacional que mais sofre com a ocorrncia da leishmaniose visceral (LV) e tambm o que mais investe em aes de controle e preveno da doena. Os primeiros casos humanos do municpio ocorreram no ano de 1994, na Regional Leste. Desde ento, a doena atingiu regionais limtrofes como Nordeste, Norte, Venda Nova e mais recentemente Noroeste. Observe os dados na tabela a seguir:

12

nmeros juntos totalizassem o seu nmero de mortes, ela seria responsvel por mais de 53 milhes de bitos. Esse nmero ultrapassa qualquer calamidade pblica j vivida pelo homem, seja ela de carter natural, mdico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milhes de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida at ento, matou cerca de 21 milhes de pessoas entre 1918 e 1919. Possivelmente, com as nossas atuais "armas", seramos capazes de frear em grande escala essas outras doenas.
( Extrado de "Folha Explica A Aids", de Marcelo Soares, Editora Publifolha, 2001.)

O avano da doena na rea urbana S NO PODE SER EXPLICADO por a) grande nmero de ces vadios na rea urbana, principalmente nas regies perifricas. b) urbanizao do vetor uma vez que houve degradao do seu hbitat natural. c) falta de informao da populao a cerca dos riscos de manuteno do co doente assintomtico, no ambiente domiciliar. d) descaso da populao quando das campanhas de vacinao contra o protozorio.

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Deve estar ocorrendo seleo de um nmero maior de indivduos resistentes Aids nos pases incapazes de prover tratamento para aidticos. b) O tratamento com o coquetel antiaids favorece a disseminao do HIV. c) O aumento da populao mundial e a intensificao dos contatos entre as diferentes populaes humanas favoreceram a pandemia de Aids. d) O uso de antibiticos e vacinas, hoje disponveis, poderia ser til na preveno da peste negra e a gripe espanhola, respectivamente.

53) (Mack) A dengue uma doena que tem feito, atualmente, vrias vtimas humanas, algumas delas fatais. A respeito da doena, considere as afirmaes abaixo. I. Ao picar algum que tenha dengue, o mosquito Aedes aegypti passa a transmitir o agente causador da doena. II. causada por um vrus que transmitido pela fmea do mosquito Aedes aegypti. III. A melhor forma de preveno da dengue a vacinao. IV. A dengue hemorrgica geralmente acomete a quem j teve a doena clssica. Esto corretas, apenas, a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I e II. e) I e IV.

55)(PUC-SP)

54) (PUC - MG) J no se fala da Aids (campanhas de preveno e reportagens) como se falava h alguns anos, mas sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares de pessoas por ano. A esse respeito, leia o texto abaixo. Em pouco menos de 20 anos, a Aids j foi responsvel por cerca de 19 milhes de bitos no mundo inteiro. Somamse a esses os quase 34 milhes de portadores vivos de Aids no planeta. Acredita-se que grande parte desses indivduos no sobreviver, pois vive em pases que so estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento. Supondo que a Aids fosse controlada hoje (o que obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois

Na tira de quadrinhos, faz-se referncia a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmaes. Assinale a nica correta. a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita. b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilndrico e amplo celoma. c) Vrias espcies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, tm o porco como hospedeiro intermedirio. d) o verme causador da esquistossomose no ser humano. e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermedirio, podendo apresentar cisticercose.

56) (ENEM) Os mapas abaixo apresentam informaes acerca dos ndices de infeco por leishmaniose tegumentar americana (LTA) em 1985 e 1999.

13

c) o inseto barbeiro contaminou o alimento com ovos do protozorio. d) o protozorio foi destrudo pelo sistema digestivo do vetor. e) o protozorio atingiu o sistema sanguneo, atravessando mucosas do sistema digestivo.

A partir da leitura dos mapas acima, conclui-se que a) o ndice de infeco por LTA em Minas Gerais elevouse muito nesse perodo. b) o estado de Mato Grosso apresentou diminuio do ndice de infeco por LTA devido s intensas campanhas de sade. c) a expanso geogrfica da LTA ocorreu no sentido nortesul como resultado do processo predatrio de colonizao. d) o ndice de infeco por LTA no Maranho diminuiu em virtude das fortes secas que assolaram o estado nesse perodo. e) o aumento da infeco por LTA no Rio Grande do Sul resultou da proliferao do roedor que transmite essa enfermidade.

60) (UECE) Estima-se que no Brasil cerca de 20 mil pessoas so infectadas por ano, com um dos tipos de Leishmaniose (visceral ou tegumentar). Considere as medidas preventivas para diminuir a ocorrncia desta doena. I. Combate ao mosquito vetor. II. Controle de animais que funcionam como reservatrios naturais da leishmania. III. Saneamento bsico para toda a populao IV. Cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos Assinale a alternativa que contm as medidas corretas. a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II

57) (FUVEST) Esquistossomose, tenase, cisticercose, gonorria, malria, filariose e amebase so doenas parasitrias humanas. a) Quais delas podem ser diagnosticadas por exame parasitolgico de fezes? b) Quais delas so causadas por protozorios?

58) (UEPB) A falta de instalaes sanitrias adequadas diretamente responsvel pelo aumento da incidncia das seguintes doenas endmicas: a) Doena de Chagas, Malria, Amarelo b) Esquistossomose, Amarelo, Tenase c) Bcio Endmico, Tenase, Amarelo d) Malria, Doena de Chagas, Bcio Endmico e) Esquistossomose, Doena de Chagas, Malria.

61) (Mack) PEIXE CRU PROVOCA SURTO DE VERMINOSE NA CAPITAL Com esse ttulo, foi divulgado, por um jornal de So Paulo, em abril passado, um surto de uma verminose causada pelo consumo de peixe cru contaminado. A difilobotrase (nome da verminose) causada pelo parasita Diphyllobothrium spp. A doena provoca dor abdominal, diarria, flatulncia, vmito e, nos casos mais graves, anemia e perda de peso. O parasita um Platelminto da classe Cestoda. Essa classe constituda por espcies a) de vida livre e endoparasitas somente de vertebrados. b) exclusivamente endoparasitas de vertebrados. c) de vida livre e endoparasitas de invertebrados e vertebrados. d) endoparasitas e ectoparasitas de vertebrados e invertebrados. e) de vida livre e endoparasitas e ectoparasitas de invertebrados e vertebrados. 62) (UNIFESP) Observe o grfico e assinale a alternativa que contm legendas que explicam corretamente as diferenas observadas.

59) (Fameca) Antes do surto ocorrido em Santa Catarina, no incio de 2005, o pas j registrou diversos outros surtos de doena de Chagas aguda, transmitida por via oral. O primeiro foi em 1968, na comunidade agrcola de Teotnia (RS). Foram 18 casos, com seis bitos. Podemos considerar que, nesse caso, a) o vetor, microscpico, deve ter sido ingerido com o alimento. b) ovos do parasita contaminaram o alimento que foi ingerido.

14

1 2

a) 1 Brasil 2- ndia b) 1- Pas sem as temperaturas ao longo do ano. 2 - Pas com altas temperaturas ao longo do ano. c) 1- Cidade sem programa de saneamento bsico. 2 - Cidade com programa de saneamento bsico. d) 1- Brasil: moradores da zona rural. 2 - Brasil: moradores de reas urbanas. e) 1- Pais com baixa expectativa de vida da populao. 2 - Pais com alta expectativa de vida da populao.

XX na cidade do Rio de Janeiro. A charge faz referncia campanha de combate a essa doena, coordenada pelo mdico sanitarista Osvaldo Cruz. a) A que epidemia essas duas ilustraes se referem? A charge que traz a caricatura de Osvaldo Cruz faz ainda referncia a uma outra doena que assolou o Rio de Janeiro no incio do sculo passado, tambm combatida por esse mdico sanitarista. Que doena essa? b) Nos bairros populares ponho vrios homens da corneta para comprar ratos mortos a 300 ris a cabea. Ao controle de qual das duas doenas esta frase se relaciona? Explique por qu.

63) (VUNESP) Observe as ilustraes.

64) (UFMG) Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem da UFMG revelou a ocorrncia de altos ndices de leishmaniose visceral humana na Regio Nordeste de Belo Horizonte. CORRETO afirmar que esses altos ndices de leishmaniose podem ser explicados por a) presena de caixas d.gua destampadas. b) aumento da populao de hospedeiros contaminados. c) ausncia de tratamento adequado de esgoto. d) existncia de casas sem reboco ou de tbua.

65) (Mack) Gripe aviria, febre maculosa e dengue so algumas doenas que tm preocupado o homem ultimamente. A respeito delas, correto afirmar que: a) duas so transmitidas por insetos. b) apenas uma causada por vrus. c) apenas uma transmitida ao homem por um caro. d) duas so causadas por bactrias. e) duas so causadas por vrus e uma por protozorio.

66) (FATEC) Considerando-se os vrios tipos de transmisso das doenas, foram feitas as seguintes afirmaes: I. So possveis de transmisso pelo sangue as seguintes doenas: hepatite, doena de Chagas, malria e AIDS. II. Hidrofobia (raiva), clera e poliomielite so transmitidas por animais. III. Gripe, meningite, gonorreia e amarelo podem ser transmitidas por gotculas de saliva eliminadas pela tosse e pelo espirro. IV. Dengue, leishmaniose, mal de Chagas e malria so transmitidas por insetos vetores. V. Sfilis, herpes genital e AIDS so transmissveis apenas nas relaes sexuais. Pode-se concluir que a) todas as afirmativas esto corretas. b) todas as afirmativas esto incorretas. c) apenas as afirmaes I, II, IV e V esto corretas. d) apenas as afirmaes I, III e IV esto corretas. e) apenas as afirmaes I e IV esto corretas.

O quadro O Triunfo da Morte (1562), do pintor belga Pieter Brueghel (1525-1569), retrata o horror de uma epidemia na Idade Mdia. Essa mesma doena causou uma epidemia, embora de menor proporo, no incio do sculo

15

Gabarito
1) O agente infectante, Tripanossoma cruzi, pertence ao Reino Protista e um protozorio flagelado. Estudos iniciados nos anos 60, em Santa Catarina (SUCAM, UFSC) constataram a existncia do ciclo silvestre do T. cruzi. Foram identificadas trs espcies silvestres e uma domstica de triatomdeos, esta ltima erradicada na dcada de 80. O Tripananossoma cruzi infecta mamferos marsupiais, como gambs e cucas, e ainda roedores e morcegos. O ndice de infeco natural encontrado em gambs foi de 23,5%. Os triatomdeos silvestres foram triturados juntamente com os caules da cana-de-acar e ingeridos diretamente pelos seres humanos, ocorrendo a infeco pela via digestiva. O T. cruzi apresenta trs formas distintas, denominadas epimastigota, tripomastigota e amastigota. As duas primeiras formas so alongadas e tm um longo filamento com funo motora, o flagelo, enquanto que a forma amastigota em geral ovide e sem flagelo. O T. cruzi vive no interior do intestino do barbeiro na forma epimastigota e se multiplica por fisso binria. Posteriormente, diferencia-se na forma infectante ou epimastigota. A forma infectante invade os tecidos do hospedeiro, torna-se amastigota e multiplica-se por fisses binrias. Aps cinco dias, a forma amastigota sofre um alongamento e se transforma em tripomastigota a qual, por sua motilidade, provoca rompimento da clula e a conseqente liberao do parasito para o meio extracelular e a corrente sangunea, disseminando-se pelo organismo. 2) Alternativa: C 3) Alternativa: A 4) A hiptese que afirma terem os vrus surgido a partir de segmentos do material gentico dos hospedeiros sustentada pela grande similaridade existente entre o material gentico dos vrus e o das clulas que eles infectam. Essa similaridade maior que aquela apresentada entre os diferentes tipos de vrus (item A). Os retrovrus, como o vrus da AIDS, invertem o fluxo normal da informao gentica, apresentado pelas clulas em geral, ao produzir uma molcula de DNA usando como molde uma molcula de RNA, graas presena (em seu contedo) de uma enzima denominada transcriptase reversa (item B). Os insetos so os principais vetores transmissores de infeces virais entre as plantas, principalmente aqueles parasitas que sugam a sua seiva (item C). Porm, fungos e nematides podem agir como vetores. Outras formas de propagao das viroses so a polinizao, a disperso das sementes e a reproduo vegetativa. A questo est dividida em trs itens. O item A vale seis pontos; o item B vale dois pontos; e o item C vale dois pontos. 9) Na doena de Chagas ocorre comprometimento da funo cardaca devido ao intenso processo inflamatrio local e morte do tecido muscular cardaco. O agente causador o Trypanosoma cruzi, um protozorio pertencente ao filo Mastigophora. O vetor o Triatoma infestans, pertencente ao filo dos Artrpodes, e o hospedeiro o homem, que pertence ao filo dos Cordados. 5) a) O agente da raiva um vrus, transmitido pela saliva dos morcegos hematfagos. b) Os morcegos polinizam as flores, dispersam sementes das angiospermas e atuam no controle populacional de muitas espcies de insetos. c) A presena de asas nos grupos citados revela a adaptao ao ambiente areo como conseqncia da ao da seleo natural, resultando em um processo de convergncia adaptativa.

6) Porque esses so estgios extra-celulares do parasita. Nessa condio, esporozotos e merozotos encontram-se expostos ao sistema imune do hospedeiro, diferentemente dos estgios intracelulares.

7) Alternativa: B 8) a) A infestao do homem ocorre na FASE 2 (meio aqutico), em que a cercria penetra ativamente a pele do homem. b) Exemplos de caractersticas adaptativas ao endoparasitismo: estruturas de fixao dentro do hospedeiro como ventosas, ganchos, etc.; produo de grande nmero de ovos, resistentes a condies externas aumentando a probabilidade de sobrevivncia das espcies; presena de cutcula resistente a substncias produzidas pelo hospedeiro. Os endoparasitas podem tambm apresentar sistemas digestrios incompletos ou ausentes, absorvendo nutrientes diretamente do hospedeiro.

10) a) A febre maculosa tem como agente etiolgico uma bactria, a Rickettsia rickettsi. Ela transmitida pelo micuim, larva do carrapato estrela, ao sugar o sangue humano. b) Os artrpodes possuem patas, apndices articulados e exoesqueleto quitinoso. 11) Resposta: 68 01-F 02-F 04-V 08-F

16

16-F 32-F 64-V 12) a) O que define um hospedeiro como definitivo ou como intermedirio a forma de reproduo do agente parasitrio. Assim, de modo geral, o hospedeiro definitivo aquele no qual o parasita se reproduz sexuadamente, e o hospedeiro intermedirio aquele em que o parasita se reproduz de forma assexuada. b) O que caracteriza uma doena como endmica ou epidmica o nmero de indivduos afetados ao longo do tempo, na populao de uma certa regio. Assim, uma endemia se caracteriza por apresentar um nmero aproximadamente constante de casos, enquanto uma epidemia se caracteriza por uma elevao sbita e significativa do nmero de doentes, num determinado espao de tempo.

19) Alternativa: B 20) Alternativa: A 21) Alternativa: D 22) Alternativa: B 23) Alternativa: B 24) Alternativa: B 25) Alternativa: B 26) Alternativa: E 27) Alternativa: A 28) Alternativa: A 29) Alternativa: D 30) Alternativa: D A dengue e a febre amarela apresentam como agente transmissor o mosquito Aedes aegypti, a filariose o mosquito do gnero Culex e a malria, o mosquito do gnero Anopheles, todos do filo Arthropoda, representantes da classe Insecta. 31) Alternativa: A 32) O agente causador da malria um protozorio do gnero Plasmodium e sua transmisso se d pela picada da fmea de mosquitos do gnero Anopheles. J o causador da dengue um vrus transmitido ao homem pela picada de mosquitos do gnero Aedes. A temperatura ambiental um importante fator limitante na distribuio desses insetos, assim, o aumento da temperatura do ambiente favorece a reproduo e o desenvolvimento dessas espcies.

13) a) 1. A anemia falciforme de herana autossmica, pois, se fosse causada por um gene ligado ao cromossomo X, no haveria homens heterozigotos. 2. A doena de herana recessiva, pois somente os indivduos homozigotos HbSHbS so doentes. b) Nas regies com alta incidncia de malria, os heterozigotos, resistentes doena, tm maiores chances de sobrevivncia e reproduo, produzindo mais descendentes com anemia falciforme.

14) Alternativa: C 15) Alternativa: B 16) a) Doena de Chagas: transmitida pelas fezes do inseto hematfago barbeiro, contaminadas com o T. cruzi e depositadas prximo ao local da picada. Doena do sono: transmitida pela picada da mosca ts-ts, que inocula os parasitas no sangue do indivduo. Leishmaniose: transmitida pela picada de mosquitos flebotomneos, que inoculam o parasita no homem. b) O organismo transmissor adquire o T. cruzi sugando o sangue de organismos contaminados, como o homem e animais que servem de reservatrios naturais do parasita. c) O estudo do genoma desses organismos poder permitir a identificao de substncias e vias metablicas existentes nesses parasitas, o que possibilitaria tanto o tratamento como a preveno das doenas por eles causadas, por meio de vacinas, por exemplo.

33) Resposta: 05 Alternativas Corretas: 01 e 04 34) Alternativa: C 35) Resposta: a) Como nessa populao existem muitos indivduos imunizados, sem a doena, a probabilidade de contgio de pessoa a pessoa muito baixa. b) O clera e a hepatite so transmitidos pela gua, uma fonte comum consumida por toda a populao. Assim, a maioria dos indivduos estaria exposta ao agente infeccioso.

17) Alternativa: A 18) Alternativa: A

36) Alternativa: E

17

37) Alternativa: D 38) Alternativa: B 39) Alternativa: A 40) Alternativa: A 41) Alternativa: D 42) Alternativa: C 43) a) No. O mosquito anfele s poder transmitir o protozorio causador da malria aps t-lo adquirido sugando o sangue de uma pessoa infectada pelo parasita. b) A malria, bem como outras doenas transmitidas por mosquitos, como a dengue, a febre amarela, a filariose e a leishmaniose, pode ser evitada atravs das seguintes medidas profilticas: - uso de inseticidas; - utilizao de telas e mosquiteiros nas residncias; - evitar gua limpa estagnada onde se desenvolvem as larvas dos mosquitos; - controle biolgico em grandes reservatrios de gua com peixes larvfagos; - evitar desmatamentos. OBS: Existem tambm alguns reservatrios naturais alm do homem

58) Alternativa: B 59) Alternativa: E 60) Alternativa: D 61) Alternativa: B 62) Alternativa: E 63) a) Nas duas ilustraes feita referncia peste bubnica. A outra doena tambm combatida pelo sanitarista Oswaldo Cruz foi a febre amarela. b) A frase se relaciona ao controle da peste bubnica. A bactria causadora da doena transmitida por pulgas, vetores que parasitam homens e ratos.

64) Alternativa: B 65) Alternativa: C 66) Alternativa: E

44) Alternativa: A 45) Alternativa: B 46) Alternativa: D 47) Alternativa: D 48) Alternativa: E 49) Alternativa: C 50) Alternativa: C 51) Alternativa: D 52) Alternativa: D 53) Alternativa: B 54) Alternativa: B 55) Alternativa: E 56) Alternativa: A 57) a) Esquistossomose, tenase e amebase. b) Malria e amebase.

18

S-ar putea să vă placă și