Sunteți pe pagina 1din 2

FUNES DA LITERATURA

1 - Funo ldica: a mais generalizada. Surge no momento em que a literatura vista como um microcosmo, como um valor em si, uma espcie de jogo, uma realidade especfica sem qualquer finalidade prtica e destinada apenas a dar prazer, despertar emoes, distrair, alegrar, comover, etc. ( o caso dos romances policiais, da fico cientfica ou de qualquer outra forma literria que vise apenas entretenimento do leitor). 2 - Funo pragmtica (utilitria): Em todas as sociedades tem sido uma das mais importantes. a que atribui literatura uma finalidade prtica ou uma utilidade para alm do seu valor esttico. Vrias podem ser as intenes pragmticas atribudas literatura. Entre elas: a) Convencer o auditrio de alguma coisa (= oratria sacra e profana). b) ensinar ou esclarecer um problema (= conferncias, ensaios, etc.) c) atrair adeptos para uma ideologia (= literatura engajada a servio da poltica ou da religio). d) difundir um elenco de valores morais e sociais, aceitos por determinada sociedade. 3 - Funo sintonizadora (ou sinfrnica): Refere-se possibilidade, inerente literatura ou arte em geral, de estabelecer a comunho entre homens de diferentes pocas ou nveis de cultura, devido presena de elementos vitais, espirituais, que por serem comuns condio humana ultrapassam os diferentes estilos de cada poca ou cada autor, e estabelecem entre a obra e o leitor uma simpatia e identidade independente do tempo e do espao. 4 Funo cognitiva: Pelos que lhe atribuem essa funo, a literatura vista como uma forma de conhecimento: um elemento revelador da verdade psicolgica dos seres ou da verdade sob a aparncia das relaes humanas. Os romancistas podem ensinar-te mais sobre a natureza humana do que os psiclogos. (Wellek & Warren. Teoria da Literatura, p. 40) 5 Funo catrtica (ou purificadora): Essa funo tem uma longa tradio. Na Potica, de Aristteles (sc. IV a.C.), ela j era apontada: a tragdia, imitao de aes de carter elevado, completa-se em si mesma, em linguagem ornamentada [...] suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a catarse desses sentimentos. Atravs dos tempos, muitos so os tericos que vem a literatura como um instrumento liberador da presso das emoes, tanto para o escritor como para o leitor. Exprimir emoes ficar liberto delas. [...] Mas a literatura libertar -nos- das emoes ou, ao contrrio, as desperta? (WelleK & Warren, p. 45) 6 Funo Libertadora do Eu: Essa uma das mais polmicas atribudas literatura, e tem atrado sobremaneira os psicanalistas. Vista por esse prisma, a literatura funcionaria como um elemento de evaso do eu, permitindo -lhe a fuga realidade concreta que o cerca. Sem ser positiva ou negativa em si, essa fuga pode, no entanto, ser construtiva ou destrutiva, dependendo do grau da fruio

emotiva alcanada. Tanto pode ser compensadora para os possveis desajustes ou frustraes do eu em face do meio social, como pode ser alienadora, fechando o eu em si mesmo, dentro de um mundo prprio e intransfervel. Essa funo libertadora verificar-se-ia tanto no escritor como no leitor. Ambos podem encontrar no universo da fico a compensao para os desajustes com o meio social ou para as suas frustraes. Ex. Vou-me embora pra Pasrgada, de Manuel Bandeira.

importante notar que nenhuma dessas funes pode ser desempenhada, pela obra de maneira pura, ou ser determinada com rigidez. H, via de regra, uma que predomina no esprito do escritor (ou leitor), mas isso no impede a presena das outras. Esquemas e regras em se tratando de literatura so meros recursos didticos, embora indispensveis a uma compreenso mais ampla do fenmeno literrio. Jamais podero ter peso de lei imutvel e irredutvel.

S-ar putea să vă placă și