Sunteți pe pagina 1din 19

23/11/2013

O Deus Exilado Breve Histria de uma Heresia

O objetivo..........
repensar a natureza originria da religio crist, bem como os fatores implicados em sua consolidao na forma da Igreja que hoje conhecemos.

Um Jesus....vrias igrejas.
Quase to numerosas as interpretaes da mensagem de Jesus quanto os indivduos que diziam seus seguidores, cada comunidade defendendo sua autenticidade e o seu direito de existir, to equilibradas entre si que sequer era possvel uma distino entre o ortodoxo e o hertico, o verdadeiro e o falso.

23/11/2013

Temtica: Gnosticismo
Objeto de grande controvrsia entre telogos, filsofos, historiadores e socilogos. Envolto por uma densa nvoa de ocultaes, distores e falsificaes por parte de seus detratores, aquilo que se convencionou chamar de heresia gnstica um elemento indissocivel da histria do Cristianismo.

Antdoto contra dogmatismos


Oferece um valioso instrumental histrico-crtico para se pensar questes to atuais quanto urgentes como o avano preocupante dos fundamentalismos diversos e as consequncias nefastas que deles resultam. Gnosticismo uma religiosidade sui generis que no se pauta pela f, pela submisso a dogmas inquestionveis, mas pela autonomia do indivduo que busca, pessoalmente, conhecer a si mesmo, Deus e o mundo, e que afirma sua experincia ntima e intransfervel como critrio ltimo de verdade.

Sobreviventes

23/11/2013

Comunidade dos Mandeanos


Mandeano significa, em sua lngua (parente do aramaico), conhecedor, aquele que conhece, que possui a gnose. Em rabe so chamados de Subba ou mergulhadores, uma referncia ao ritual do batismo, o ncleo de sua doutrina.

Sobreviventes Comunidade dos Mandeanos


Como todos os gnsticos, os mandeanos so dualistas, fatalistas e de imaginao prolixa. H o reino da luz e o das trevas, e Senhores em cada um deles. Havia uma divindade inicial, Vida, que decaiu. O mundo, portanto, resultado de um erro de rota, criado por algum fantasiado de Deus. Da nada que mundano ter a menor valia. Tbua de Mandamentos (p. 26-27)

23/11/2013

Vozes do Deserto

23/11/2013

Biblioteca de Nag Hammadi (Egito) 1945.


Apresenta o testemunho gnstico Resgatado do silncio e do esquecimento, conforme se faz ouvir atravs de textos como o Evangelho da Verdade, o Evangelho de Tom, o Evangelho de Maria, o Evangelho dos Egpcios, entre dezenas de outros.

O Evangelho Segundo Tom o mais polmico do acervo de Nag Hammadi.


O manuscrito contm 114 parbolas e frases atribudas a Jesus. As citaes so semelhantes s da , mas refletem o pensamento gnstico. Nele, Jesus aparece como um mestr mstico, que orienta os discpulos a reconhecer sua identidade divina e a buscar Deus em qualquer lugar. Ele foi excludo, apesar de ter sido escrito por volta dos anos 60 e 70 do sculo 1, mesma poca dos evangelhos que entraram para o cnone sob a justificativa de serem os relatos mais antigos do messias. Os pesquisadores chamam esse apcrifo de Quinto Evangelho e suspeitam que ele seja o famoso Fonte Q, escrito nunca achado que teria sido a base de 3 dos 4 evangelhos cannicos. Se isso for verdade, os textos bblicos so adaptaes desse apcrifo, dono dos verdadeiros ensinamentos de Cristo.

O EVANGELHO DE TOM
77. Disse Jesus: Eu sou a luz, que est acima de todos. Eu sou o Todo. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim. Rachai a madeira l estou eu. Erguei a pedra l me achareis.

23/11/2013

Nag Hammadi
Biblioteca de Nag Hammadi uma coleo de textos gnsticos do cristianismo primitivo (perodo que vai da fundao at o Primeiro Conclio de Niceia em 325 d.C.) descoberta na regio do Alto Egito, perto da cidade de Nag Hammadi em 1945. Naquele ano, um campons local chamado Mohammed Ali Samman encontrou uma jarra selada enterrada que continha treze cdices de papiro embrulhados em couro.

23/11/2013

Nag Hammadi
Os cdices contm textos sobre cinquenta e dois tratados majoritariamente gnsticos, alm de inclurem tambm trs trabalhos pertencentes Corpus Hermeticum e traduo/alterao parcial da A Repblica de Plato.

Na introduo de sua obra The Nag Hammadi Library James M. Robinson sugere que estes..
cdices podem ter pertencido ao monastrio de So Pacmio localizado nas redondezas e tenham sido enterrados aps o bispo Atansio de Alexandria ter condenado o uso no crtico de verses no cannicas dos testamentos em suas Cartas Festivas de 367 d.C.,3 aps o Conclio de Niceia, por monges que teriam tomado os livros proibidos e os escondido em potes de barro na base de um penhasco chamado Djebel El-Tarif.4 Ali ficaram esquecidos e protegidos por mais de 1500 anos.

Os textos nos cdices esto escritos em copta, embora todos os trabalhos sejam tradues do grego. O mais conhecido trabalho provavelmente o Evangelho de Tom.

23/11/2013

http://www.nag-hammadi.com/sp/index.html

O Enigma Gnstico

23/11/2013

Mas o que , afinal, o gnosticismo? Quem so, ou foram, os gnsticos?


No captulo em que se prope a decifrar o to complexo - Enigma Gnstico, Fiorillo desvenda as obscuridades, as sutilezas e os traos distintivos da espiritualidade gnstica, expondo os principais pontos de divergncia entre cristos heterodoxos e ortodoxos:

Questiona-se assim, a suposta unidade originria da religio crist, mediante as evidncias de que, por mais variados que sejam os Cristianismos do mundo atual (catlico, luterano, anglicano, neopentecostal, etc.), as diferenas so nfimas se comparadas quelas que distinguiam os numerosos grupos cristos dos primeiros sculos.

Hans Jonas: 1903-1993


Gnosis und sptntiker Geist (1934) Gnosticismo no um fato historicamente circunscrito , mas um fenmeno existencial

23/11/2013

Teodicia sui generis


Deus perdeu a sua fora Foi gradativamente se debilitando ao se envolver demais em seu prprio trabalho Deus est exilado, distante Separado de sua criao Expulso de suas prprias criaturas Necessitado da ajuda delas

A onipotncia transformou-se em impotncia


Divina Carncia Por isso a tica to importante para traz-lo de volta. Os milagres de bondade e solidariedade, os exemplos de coragem e compaixo de indivduos isolados, so atos que, embora no venham desse Deus, o restauram.

The Gnostic Religion: The Message of the Alien God and the Beginnings of Christianity
Qual a feio da mentalidade gnstica? O trao central do pensamento gnstico o dualismo radical que governa a relao entre Deus e o Mundo. A divindade absolutamente transmundana, sua natureza alheia do universo, que ela nem criou, nem governa, do qual, alis, a completa anttese: esfera da luz divina da luz, remota e autocontida, ope-se o cosmos como domnio da escurido e da corrupo. O mundo obra de poderes inferiores que, embora mediadamente provindos dEle, no conhecem o verdadeiro Deus e obstaculizam ao conhecimento dEle no cosmos que governam.

10

23/11/2013

Na literatura gnstica o estilo a primeira pele do pensamento


O gnosticismo a convico da identidade divina do homem, e de que esta diz respeito tanto sua provenincia como ao seu destino A gnose no se faz por procurao; um processo estritamente pessoal, que permitiria ao individuo libertar-se do domnio do mal, do mundo material e suas vicissitudes.

Estilo Peculiar
Isolncia Humor peculiar (impacincia, rebeldia, irreverncia, imaginao) esprito petulante e demolidor Estilo desordenado, tumultuado, mtico, lrico, conturbado, metafrico Epinoia - Pensar e escrever como um gnstico abusar da imaginao

Ferir fundo a besta


O livro mais famoso de Ireneu, Sobre a deteco e refutao da chamada Gnosis, tambm conhecido como Contra Heresias (Adversus Haereses, ca. 180 d.C.) um ataque minucioso ao gnosticismo, que era ento uma sria ameaa Igreja primitiva e, especialmente, ao sistema proposto pelo gnstico Valentim .

Ireneu de Lyon 130- 202 Era ignorante em filosofia e orgulhava-se disso

11

23/11/2013

Creio Porque Absurdo


Quintus Septimius Florens Tertullianus, conhecido como Tertuliano (ca. 160 - ca. 220.

Gnose/Gnosticismo
Gnose: conhecimentos dos divinos mistrios reservados a uma elite Gnosticismo: Episdios Histricos
Centelha divina se perdeu, se espalhou entre os homens e precisa ser desperta e reintegrada Dualismo anticsmico: o mundo foi um deslize da divindade a tarefa do gnstico recuperar a integridade e criar condies para que a divindade retorne do exlio ao seu lugar de direito

Principais Indagaes:
1) Qual o enredo da criao?
Deus foi vtima de seu prprio destino e teve que sair de cena

2) Qual a correspondncia entre o corpo e esprito, terreno e divino?


A matria um desprezvel fardo para o esprito

3) Quem o homem para alm da mscara e da aparncia?


O ser humano traz em si um fragmento da divindade centelha. Ao olhar para Deus voc enxergar a si mesmo

4) Como o homem se esquivar do mal e conquistar a imortalidade?


O mal ignorncia. A sabedoria a nica teraputica contra o mal.

12

23/11/2013

Grande movimento do conhecimento


Os gnsticos se opem aos crentes habituais porque consideram a f um atalho errado para chegar a Deus o nico caminho, insistem, o do conhecimento, como, alis, diz a palavra grega gnosis, conhecimento pela via da experincia.

O sucesso de uma superstio

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Divergncias que no so exclusivamente doutrinrias, mas tambm polticas, assim como os fatores implicados no desenrolar da histria. A habilidade poltica dos ortodoxos foi determinante para o seu triunfo: no sculo IV, eles haviam consolidado uma rigorosa estrutura eclesistica, organizada com base em uma rigorosa hierarquia administrativa.

13

23/11/2013

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Fiorillo explica que foi essa nova burocracia episcopal, alada s funes de nomear ou exilar prelados, excomungar fiis, expatriar e confiscar, e muitas vezes administrar localidades, que ganhou a simpatia dos imperadores.

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Ao mesmo tempo, inegvel que as promessas ortodoxas de conforto e salvao estavam fadadas ao sucesso no contexto de um imprio que comeava a se deteriorar a partir do sculo III, culminando na profunda misria que assolaria a populao no sculo IV.

No pode ser.....pode ser....deve ser...


O Cristianismo promoveu-se de seita marginal (entre tantas outras, ora ignorada, ora repudiada pela elite romana) condio de religio oficial do imprio. A transio foi lenta e gradual: no sculo I eles eram carpinteiros e pescadores; no IV, eram tambm a elite romana. No sculo II e no incio do III no eram nem particularmente reconhecidos, nem perseguidos sistematicamente. No IV, tornaram-se os donos da religio oficial (FIORILLO 2008: 179).

14

23/11/2013

At que isso acontecesse, no entanto, sofreriam uma grande dose de intolerncia por parte dos imperadores pagos (de Nero a Diocleciano, entre outros), at que Constantino, simptico ao novo culto, preparasse o terreno para que Teodsio finalmente decretasse o Cristianismo de corte Catlico como religio oficial do imprio (379), proibindo todas as demais prticas religiosas, crists e pags.

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Uma vez estabelecidos no poder, os ortodoxos podiam comear a pensar no apenas no futuro, mas tambm no passado. Reescrever a histria fazia-se um imperativo, de modo a estabelecer a verso oficial da doutrina crist. Era preciso redefinir quem foi Jesus e quem so seus verdadeiros seguidores - enfim, qual o verdadeiro Cristianismo (ortodoxo).

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Os ortodoxos teriam lanado mo dos mais variados estratagemas, como ocultaes, distores e reinterpretaes, para legitimar a sua doutrina e desautorizar a dos rivais. A autora cita o brilhante argumento da sucesso apostlica, pedra de toque da chamada monarquia episcopal, que reza que s so autnticos os bispos cujos antecessores haviam tido contato direto com um apstolo (FIORILLO 2008: 182).

15

23/11/2013

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Outras falcias empregadas na campanha ortodoxa incluem (1) o argumento de uma nica verdade num nico texto, inclume a revises daqueles que a propagaram, e (2) o argumento de que toda heresia posterior, nunca um pensamento original, anterior ou contemporneo ortodoxia (FIORILLO 2008: 191-2).

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Primeiramente, sabido que cada comunidade crist adotava os evangelhos de acordo com o discpulo de sua preferncia (os de Tom, os de Marcos, os de Maria, etc., cada um proclamando a sua verdade), e que todos eles cannicos inclusos eram textos nascidos da tradio oral, reescritos e revisados inmeras vezes at alcanar sua forma final; em segundo lugar, uma das teses do livro (consoante ao estado atual da questo) de que, em lugares como Edessa, Antioquia e Alexandria, a heresia era precedente e prevalente.

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Ademais, alguns dos evangelhos gnsticos da Biblioteca de Nag Hammadi so to antigos quanto, ou at mais que, os cannicos. O Evangelho de Tom, em particular, considerado um dos primeiros evangelhos cristos escritos e aquele cuja data de redao estaria mais prxima da controversa existncia histrica de Jesus.

16

23/11/2013

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Sobre a controvrsia do Jesus histrico, alis, Fiorillo considera mais importante esclarecer quem ele no foi: Jesus, quem quer que tenha sido, nunca se arrogou o papel de Deus (e muito menos de Segunda Pessoa da Trindade ou algo do gnero); alm disso, fosse quem fosse, ele jamais pretendeu fundar uma Igreja parte e, muitssimo menos designar sucessores ou apstolos (FIORILLO, 2008: 156)

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Por fim, tendo como prerrogativa as variadas (e, no entanto, afinadas) vozes gnsticas resgatadas do esquecimento, a autora reconsidera a histria da religio crist, explorando as contradies, manobras, controvrsias e embates envolvidos no seu desdobramento em direo ao triunfo catlico. Desconstri, assim, o paradigma estabelecido de uma igreja vitoriosa graas a uma suposta investidura divina, tendo sido um coro de vozes unssonas desde sempre.

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Tendo em vista as consequncias polticas do Cristianismo traduzido na histria, Fiorillo nos deixa com a questo sobre em que medida as verdades religiosas so compatveis com um humanismo secular, e em que medida no comprometem a igualdade, a liberdade e a fraternidade universais.

17

23/11/2013

No pode ser.....pode ser....deve ser...


Ela nos apresenta, muito a propsito, o exemplo de um tipo de Cristianismo antigo (entre tantos outros apagados dos registros oficiais da histria) que parece, em certo sentido, uma espcie de Iluminismo avant la lettre. Um Cristianismo genuno, pois, que preconiza a busca individual e o conhecimento como caminho em direo a Deus. Um salutar recurso contra dogmatismos e absolutismos diversos.

Carisma e Poder.........
A grande traio da Igreja como instituio consiste em que, ao invs de constituir-se portadora e testemunha do Evangelho, ela se apresentou como defensora do Evangelho. Isto na prtica se refletiu num esforo de domesticar o Evangelho, a servio de determinada cultura e dos seus interesses arraigados. Como resultado, ao invs de seguir o caminho da f, a Igreja se colocou na defesa dos privilgios que lhe garantiam a segurana, na (...) santificao do status quo, e a religio resultante dessa traio tornou-se a principal sustentao da ideologia das classes dominantes, da luta pela santificao dos objetos. (NIEBUHR, 1997, p. 17).

Marilia Fiorillo
Se admitirmos que o Novo Testamento no uma carta-patente celestial, e que a doutrina crist era, e , plural, por que no entender os textos ditos herticos em seus prprios termos, em vez de usar a lente de seus detratores? [...] A verdade dinstica dos padres da Igreja no coincide com a das comunidades sobre as quais eles escreveram. Longe de constituir um dejeto [...], a heresia foi, em alguns locais, uma respeitvel e folgada maioria que dominava, e desdenhava dos ortodoxos como falsos crentes. (FIORILLO 2008: 188-9)

18

23/11/2013

Cronologia
30 - Morte de Jesus de Nazar. 30 a 180 - Inmeras comunidades diferentes vises coexistem. Dezenas de evangelhos circulam livremente. 64 - Incio da perseguio aos cristos 60 a 70 -Destruio do Templo de Jerusalm 70- Evangelho gnstico de So Tom 70 a 100 -Evangelhos de So Mateus, So Marcos, So Lucas e So Joo 150 - Gnsticos disputam com os bispos de Roma 180- Auge da polmica com Irineu e Tertuliano 200 - Orgenes excomungado como hertico gnstico 240 - Gnosticismo dissemina-se a leste 250- Monges egpcios incentivam a cpia de textos. Plotino escreve contra os gnsticos

Cronologia
293-305 - Diocleciano ltima perseguio aos cristos 313 - Edito de Milo 325 - Conclio de Nicia 367 -Bispo Atansio de Alexandria probe os textos gnsticos 370 -Monges gnsticos escondem os textos gnsticos num jarro e o enterram na vizinhana de Nag Hammadi 379 - Teodsio decreta o Edito de Tessalnica 391. Teodsio autoriza a destruio do templo pago Serpis em Alexandria 395 -Morte de Teodsio. O imprio dividido entre seus dois filhos: Arcdio (ocidente) e Honrio (oriente) 400 Jernimo traduz e publica a verso vulgata (latim) da Bblia 415 -Hipatia assassinada em Alexandria: queda da vida intelectual na Alexandria. Mudana do paradigma pago para o cristo 476 -Queda do Imprio Romano do Ocidente 1945 -Mohammed Ali Samman encontra nas proximidades de Nag Hammadi uma jarra selada enterrada que continha treze cdices de papiro embrulhados em couro.

Referncias
FIORILLO, Marilia. O Deus Exilado Breve Histria de uma Heresia. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2008.

19

S-ar putea să vă placă și