Sunteți pe pagina 1din 7

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof.

Hilda Goseling

1. (IADES/2011/PG/DF/Tcnico Jurdico - Apoio Administrativo) Segundo Pontes de Miranda, nacionalidade o vnculo jurdico-poltico que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimenso pessoal do Estado. Assim, uma pessoa pode adquirir a nacionalidade brasileira no modo originrio a) somente por meio de laos de sangue (Ius sanguinis). b) somente por meio do local de nascimento (Ius soli). c) pelo casamento ou outro benefcio legal. d) pela naturalizao. e) pelo sistema misto tanto por laos de sangue quanto pelo local de nascimento. 2. (FCC/2012/TCE/AP/Tcnico de Controle Externo) Em relao aos brasileiros natos, correto afirmar que o texto constitucional a) adotou apenas o critrio do local de nascimento para determinao da nacionalidade. b) estabeleceu um rol aberto com as hipteses para aquisio da nacionalidade, o qual poder ser ampliado por lei complementar. c) probe que sejam extraditados, ainda que haja comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes. d) adotou apenas o critrio do parentesco sanguneo para determinao da nacionalidade. e) reserva-lhes o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justia. 3. (FCC/2012/TJ/PE/Oficial de Justia - Judiciria e Administrativa) John, ingls, menor impbere, nascido na Inglaterra, foi registrado na repartio inglesa, filho de pai ingls e de me brasileira, ser considerado a) brasileiro nato, se vier a residir no Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. b) sempre brasileiro naturalizado, a qualquer tempo porque foi registrado na repartio inglesa. c) sempre brasileiro nato, pois, independentemente de residir na Inglaterra, filho de me brasileira. d) brasileiro naturalizado, desde que venha a residir no Brasil e requisite, em qualquer idade, a nacionalidade brasileira. e) brasileiro nato, desde que, enquanto menor, mesmo residindo na Inglaterra, sua me protocole no Supremo Tribunal Federal a requisio da sua nacionalidade brasileira. 4. (FCC/2011/TCE/PR/Analista de Controle Atuarial)Em relao nacionalidade, determina a Constituio Federal que a) a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalizao ser declarada, por deciso do Ministrio da Justia, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) os cargos de Presidente da Cmara dos Deputados, Ministro do Superior Tribunal de Justia e de oficial das Foras Armadas so privativos de brasileiro nato.
www.prolabore.com.br

c) as normas constitucionais no podero estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados. d) o brasileiro no perder a nacionalidade no caso de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis. e) os direitos inerentes aos brasileiros sero atribudos aos portugueses, independentemente de residirem no Brasil ou no exterior, como reciprocidade aos laos entre Brasil e Portugal durante o perodo colonial. 5. (Funcab/2011/Pref. de Vrzea Grande/MT/ Contador) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira so considerados: a) brasileiros naturalizados. b) brasileiros natos. c) estrangeiros naturalizados. d) aptridas. e) brasileiros desnacionalizados. 6. (FCC/2011/TCE/SE/Tcnico de Controle Externo) Paulo, brasileiro nato, jogador de futebol e atua em um determinado clube da Itlia. Como condio de permanncia no Pas onde atua e manuteno do exerccio de sua atividade profissional, a Itlia impe a Paulo a sua naturalizao. Nesse caso, Paulo a) no ter declarada a perda da nacionalidade brasileira. b) ter declarada a suspenso da nacionalidade brasileira at o momento em que ele regressar ao Brasil e optar novamente pela nacionalidade brasileira. c) perder automaticamente a nacionalidade brasileira, mas poder solicitar a sua reaquisio ao Ministro da Justia, quando retornar ao Brasil. d) ter declarada a perda da nacionalidade brasileira. e) ter declarada a suspenso da nacionalidade brasileira enquanto no cancelar a naturalizao italiana. 7. (Funiversa/2010/SEJUS-DF/Especialista em Assistncia Social/Cincias Contbeis) Pietra Ferrari uma italiana naturalizada brasileira. Aps anos de luta nos movimentos de defesa dos direitos humanos, foi escolhida para representar um grupo de mulheres na poltica nacional. Com base no que dispe a Constituio Federal, correto afirmar que Pietra poder ocupar o cargo de a) presidente da Repblica. b) presidente da Cmara dos Deputados. c) presidente do Senado Federal. d) governadora do seu estado. e) vice-presidente da Repblica.

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

8. (TJ/SC/2011/Tcnico Judicirio Auxiliar Secretaria) Analise se as afirmaes abaixo so verdadeiras V ou falsas F de acordo com a Constituio Federal, assinalando a alternativa que contm a resposta correta: I A lngua portuguesa, o hino e a bandeira nacional so smbolos da Repblica Federativa do Brasil; II Os Estados, os Municpios e o Distrito Federal podem ter smbolos prprios; III O cargo de senador privativo de brasileiros natos; IV Consideram-se brasileiros natos os nascidos no territrio brasileiro e aqueles que, na forma da lei, adquirirem a nacionalidade brasileira; a) b) c) d) e) I / F, II / F, III / V e IV / V I / V, II / V, III / F e IV / F I / V, II / F, III / V e IV / V I / F, II / F, III / F e IV / V I / F, II / V, III / F e IV / F

c) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio competente. d) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. e) Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. 12. (INSTITUTO CIDADES/2011/DPE/AM/ Defensor Pblico) Mrcio Spaghet, italiano residente no Brasil h mais de 15 (quinze) anos ininterruptos e sem condenao criminal, requereu a nacionalidade brasileira. Nesse caso: a) ter seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e poder ser Ministro do Supremo Tribunal Federal. b) no ter o seu status de brasileiro naturalizado reconhecido em funo da inexistncia de reciprocidade por parte do governo italiano. c) ter seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e poder seguir carreira diplomtica e, assim, tornar-se embaixador do Brasil na Itlia. d) no ter o seu status de brasileiro naturalizado reconhecido, pois, no obstante a existncia de tratado de reciprocidade, no caso dos estrangeiros, o prazo de residncia mnima de 20 (vinte) anos ininterruptos. e) ter seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e poder ser eleito Senador da Repblica. 13. (TJ/SC/2009/Analista Jurdico) No que concerne nacionalidade, de acordo com a Constituio Federal, INCORRETO afirmar: a) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. b) So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. c) Os cargos da carreira diplomtica so privativos de brasileiros natos. d) O cargo de Senador Federal privativo de brasileiro nato. e) Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

9. (FCC/2011/TRT/20R/SE/Analista Judicirio rea Judiciria) O modo de aquisio da nacionalidade secundria depende a) da origem sangunea e territorial. b) da vontade do indivduo e do Estado. c) do fato natural do nascimento. d) da origem territorial, apenas. e) da origem sangunea, apenas. 10. (FCC/2011/PGE/MT/Procurador) O filho de me brasileira naturalizada e pai estrangeiro, nascido no pas de origem do pai por ocasio de viagem de turismo de seus genitores, ser considerado, nos termos da Constituio da Repblica, a) estrangeiro. b) brasileiro naturalizado, aps residir na Repblica Federativa do Brasil por mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeira a nacionalidade brasileira. c) brasileiro naturalizado, desde que resida por um ano ininterrupto no Brasil e possua idoneidade moral. d) brasileiro nato, desde que seja registrado em repartio brasileira competente ou venha a residir na Repblica Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. e) brasileiro nato, independentemente do preenchimento de qualquer condio. 11. (CONSULPLAN/2010/Pref. de Santa Maria Madalena/RJ/Advogado) NO so brasileiros natos: a) Os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil.
www.prolabore.com.br

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

14. (FCC/2011/TRT/1R/RJ/Tcnico Judicirio Segurana) A nacionalidade que se adquire por vontade prpria, aps o nascimento, e em regra pela naturalizao, classificada de a) secundria. b) primria. c) originria. d) primordial. e) funcional. 15. (FCC/2011/TRT/23R/MT/Analista JudicirioExecuo de Mandados) Homero obteve a cidadania brasileira, aps processo de naturalizao, porm seu pas de origem, Jamaica, requereu ao Brasil sua extradio por crime comum. Segundo a Constituio Federal, sua extradio s ser concedida no caso a) de crime de opinio praticado antes do processo de naturalizao. b) de crime poltico praticado antes do processo de naturalizao. c) do delito ter sido praticado antes da naturalizao. d) de crime poltico praticado depois do processo de naturalizao. e) de crime de opinio praticado depois do processo de naturalizao. 16. (CESPE/2009/PC/RN/Agente de Polcia) Marcos brasileiro naturalizado, Norita japons residente no Brasil e Tadeu brasileiro nato. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta luz da CF. a) Marcos no poder ocupar o cargo de ministro do STJ. b) Se Norita residir no Brasil por um ano ininterrupto e no tiver condenao penal, ter direito a requerer a nacionalidade brasileira. c) Tadeu jamais perder a nacionalidade brasileira. d) Marcos poder ocupar o cargo de oficial das Foras Armadas. e) Tadeu no poder ser extraditado para outro pas. 17. (FGV/2011/TRE/PA/Analista Judicirio) A Constituio de 1988, em relao nacionalidade, determina que a) so privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados e Presidente do Senado Federal, assim como os Ministros do STF e do STJ. b) perde a nacionalidade brasileira aquele que adquirir outra nacionalidade, sem excees. c) considerada brasileiro nato a pessoa nascida na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros a servio de seu pas. d) os estrangeiros aqui residentes h mais de 10 (dez) anos ininterruptos, sem condenao penal, podem requerer a cidadania brasileira, tornandose brasileiros naturalizados. e) brasileiro nato aquele nascido no estrangeiro de pai ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil.
www.prolabore.com.br

18. (FCC/2010/PGM/TERESINA/PI/Procurador Municipal) Sobre o reconhecimento da nacionalidade brasileira, correto afirmar: a) A aquisio da nacionalidade ocorre pelo critrio ius soli, de modo que qualquer pessoa nascida no territrio brasileiro, mesmo que filho de estrangeiros, ter a nacionalidade primria imposta, independentemente de sua vontade. b) No pode haver distino entre brasileiros natos e naturalizados, inclusive para efeitos das condies de elegibilidade, com base no princpio da igualdade. c) O brasileiro naturalizado pode ser extraditado somente em caso de comprovado envolvimento em trfico de entorpecentes e drogas afins. d) O cancelamento da naturalizao em virtude de atividade nociva ao interesse nacional por sentena judicial leva declarao da perda da nacionalidade brasileira. e) Brasileiros natos ou pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas so os nicos com direito a concesso de propriedade de empresa jornalstica, de radiodifuso sonora, de sons e de imagens. 19. (FCC/2010/TRT/8R/PA e AP/Analista Judicirio - Execuo de Mandados) A naturalizao extraordinria tem por requisitos a) residncia contnua no pas pelo prazo de quatro anos; ler e escrever em portugus; e bom procedimento. b) residncia fixa no pas h mais de quinze anos; ausncia de condenao penal; e requerimento do interessado. c) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; ler e escrever em portugus; e bom procedimento. d) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; exerccio de profisso; e bom procedimento. e) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; posse de bens suficientes prprios e da famlia; e ausncia de condenao penal. 20. (FEPESE/2010/UDESC/Advogado) Sobre os direitos de nacionalidade, incorreto afirmar: a) A Constituio brasileira consagra conjuntamente os critrios jus soli e jus sanguinis para atribuio da nacionalidade. b) privativo de brasileiro nato o cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal. c) So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. d) Para que o brasileiro naturalizado seja proprietrio de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, a Constituio brasileira exige a aquisio de nacionalidade brasileira h mais de dez anos. e) So brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de dez anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

21. (FCC/2010/TRE/AC/Analista Judicirio rea Judiciria) Tendo em vista os aspectos constitucionais da nacionalidade, correto afirmar que a) considerado brasileiro nato, o estrangeiro de qualquer nacionalidade residente na Repblica Federativa do Brasil h mais de dez anos e que tenha idoneidade moral. b) ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade no caso de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. c) os cargos de Governadores dos Estados e Deputados Federais so privativos de brasileiro nato, enquanto que os de Prefeito e Vereadores podem ser de brasileiros naturalizados. d) aos portugueses residentes no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos, em qualquer hiptese, os direitos inerentes aos brasileiros. e) o brasileiro tambm ser nato quando nascido no estrangeiro, de pai brasileiro, desde que este esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. 22. (FUNDEP/2010/TJ/MG/Assistente Social) Conforme previso constitucional, correto afirmar que privativo de brasileiro nato, o cargo de a) carreira diplomtica. b) ministro do Superior Tribunal de Justia. c) oficial da Polcia militar. d) presidente do Conselho Federal da OAB. 23. (FCC/2007/MPU/Analista - Oramento) No que concerne nacionalidade, analise: I. So smbolos da Repblica Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. II. So brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. III. So tambm brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na Repblica Federativa do Brasil h pelo menos dez anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requerida a nacionalidade brasileira. IV. So considerados brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, de pais estrangeiros, ainda que estes estejam a servio de seu pas. correto o que se consta APENAS em a) I e II. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) II e IV. e) II, III e IV.

24. (FGV/2008/TCM/RJ/Procurador) O critrio adotado pelo direito brasileiro para atribuir a nacionalidade : a) o do jus soli, com excees. b) o do jus sanguinis, com excees. c) o do jus soli, sem excees. d) o do jus sanguinis, sem excees. e) critrio misto: jus soli e jus sanguinis. 25. (FCC/2009/TJ/SE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa) So brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por a) trs meses ininterruptos e idoneidade moral. b) seis meses ininterruptos e idoneidade moral. c) um ano ininterrupto e idoneidade moral. d) dois anos ininterruptos. e) trs anos ininterruptos. 26. (CESPE/2009/PGE/PE/Procurador de Estado) Abdul, nascido na Sria, conseguiu sua naturalizao no Brasil em 1. de maio de 2004. Por ser jornalista profissional, pretende adquirir uma empresa de radiodifuso na cidade onde reside, no interior do estado de Pernambuco. Considerando a situao hipottica apresentada, correto afirmar, de acordo com a CF, que, em 2009, a) proibido a Abdul adquirir a empresa de radiodifuso, pois no possui mais de dez anos na condio de naturalizado brasileiro. b) vedado a Abdul adquirir a empresa de radiodifuso, pois no brasileiro nato. c) no permitido a Abdul adquirir a empresa de radiodifuso, pois somente pessoas jurdicas podem ser proprietrias de tais empresas. d) Abdul pode adquirir a empresa de radiodifuso, pois est naturalizado como brasileiro h mais de cinco anos. e) Abdul pode adquirir a empresa de radiodifuso, pois no existem restries na CF para que estrangeiros adquiram esse tipo de empresa. 27. (FCC/2009/MPE/SE/Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) Segundo a Constituio Federal brasileira de 1988, o brasileiro nato a) poder ter mais direitos do que o brasileiro naturalizado, caso a Constituio estabelea a distino. b) protegido sem restries e, portanto, no poder perder a nacionalidade em nenhuma hiptese. c) poder adquirir outra nacionalidade, desde que abdique da condio de brasileiro nato. d) no poder ser extraditado, salvo comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins. e) poder ter cancelada sua condio de brasileiro nato, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

www.prolabore.com.br

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

28. (FCC/2009/MPE/SE/Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) So privativos de brasileiro nato os cargos de a) Oficial das Foras Armadas e Ministro das Relaes Exteriores. b) Presidente da Repblica e Ministro de Estado da Defesa. c) Vice- Presidente da Repblica e Ministro do Superior Tribunal de Justia. d) membro da carreira diplomtica e Senador. e) Ministro do Supremo Tribunal Federal e Deputado Federal. 29. (FCC/2003/TRT/21R/Tcnico Judicirio rea Administrativa) A Espanha pediu a extradio de Lopez, espanhol de nascimento e brasileiro naturalizado h dez anos, por recente envolvimento em trfico internacional ilcito de entorpecentes. Nesse caso, o Brasil poder a) conceder a extradio, porque est prevista na Constituio por motivo de crime comum, qualquer que seja a poca de seu cometimento, negando-a to-s para os crimes polticos. b) negar a extradio, visto que os brasileiros naturalizados s podem ser extraditados por crimes praticados antes da naturalizao. c) conceder a extradio, porque o brasileiro naturalizado pode, como o estrangeiro, ser extraditado, salvo por delito poltico ou de opinio. d) negar a extradio, visto que os brasileiros, natos ou naturalizados, nunca podem ser extraditados. e) conceder a extradio, em razo da natureza do delito, mesmo tendo sido praticado aps a naturalizao. 30. Joo reside em Portugal e filho de um casal formado por pai estrangeiro e me nascida no estrangeiro de pais que estavam a servio da Repblica Federativa do Brasil. Para o ordenamento jurdico brasileiro, em relao nacionalidade, Joo considerado a) estrangeiro. b) portugus equiparado, desde que comprove residncia fixa no Brasil por mais de um ano ininterrupto. c) brasileiro nato, se optar pela nacionalidade brasileira depois de atingida a maioridade, mesmo se continuar residindo em Portugal, independentemente de ter sido registrado ou no em repartio brasileira competente. d) brasileiro naturalizado com dupla cidadania, desde que retire seu ttulo de eleitor em repartio brasileira competente, devendo, em eleies brasileiras, votar ou justificar sua ausncia. e) brasileiro nato, desde que seja registrado em repartio brasileira competente ou venha a residir na Repblica Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
www.prolabore.com.br

31. O brasileiro que adquirir outra nacionalidade a) passar a ter dupla nacionalidade, pois a Constituio Federal no prev hipteses de perda de nacionalidade. b) perder a nacionalidade brasileira, exceto se for brasileiro nato. c) perder a nacionalidade brasileira, exceto se permanecer residindo em territrio brasileiro. d) perder a nacionalidade brasileira, exceto se a lei estrangeira impuser a naturalizao ao brasileiro residente no territrio do respectivo estado estrangeiro como condio para sua permanncia. 32. No que tange ao direito de nacionalidade, assinale a alternativa correta. a) O brasileiro nato no pode perder a nacionalidade. b) O brasileiro nato somente poder ser extraditado no caso de envolvimento com o trfico de entorpecentes. c) O filho de pais alemes que esto no Brasil a servio de empresa privada alem ser brasileiro nato caso venha a nascer no Brasil. d) O brasileiro naturalizado pode ser extraditado pela prtica de crime comum aps a naturalizao. 33. Tcio, filho de pais americanos, nasceu no Brasil uma vez que seus pais so diplomatas e estavam em territrio brasileiro a servio do seu pas. Bruno, filho de pais brasileiros, nasceu no Mxico, uma vez que sua me estava neste pas a servio da Repblica Federativa do Brasil. Nestes casos, a) Tcio e Bruno so brasileiros natos. b) apenas Tcio brasileiro nato. c) apenas Bruno brasileiro nato. d) Tcio e Bruno so americano e mexicano, respectivamente. e) Tcio e Bruno podem ser brasileiros naturalizados, desde que faam esta opo no prazo constitucional. 34. So cargos privativos de brasileiro nato: a) Presidente da Repblica, Senador, Deputado e Ministro do Supremo Tribunal Federal. b) Presidente do Senado Federal, Ministro do Superior Tribunal Militar e Ministro de Estado da Defesa. c) Presidente da Repblica, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro da Justia. d) Vice-Presidente da Repblica, Ministro de Estado da Defesa e Presidente da Cmara dos Deputados. e) Vice-Presidente da Repblica, Governador de Estado e Diplomata. Esto correta(s): a) Apenas a alternativa II. b) Apenas a alternativa III. c) As alternativas I e II. d) As alternativas II e III. e) Todas as alternativas esto corretas.

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

35. De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil correto afirmar, exceto: a) Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver o reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; b) Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalizao; c) No ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver adquirido outra por imposio como condio para permanncia em territrio estrangeiro; d) possvel a perda da nacionalidade do brasileiro. 36. Assinale a nica alternativa CORRETA: a) os crimes definidos em lei como crimes hediondos, nos termos da jurisprudncia do STF, podem ser objeto de anistia, quando ela for concedida em decretos de anistia coletiva; b) nos termos da constituio federal, a extradio de brasileiro naturalizado em caso de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes s poder ocorrer se o crime tiver sido cometido antes da naturalizao; c) se a aquisio, por brasileiro nato, de outra nacionalidade no decorrer de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira, ser declarada a perda da nacionalidade brasileira; d) nos termos da Constituio Federal, no h impedimento para que o cargo de Ministro das Relaes Exteriores seja ocupado por brasileiro naturalizado. 37. Assinale a opo correta acerca dos direitos de nacionalidade. a) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira somente podem ser considerados brasileiros natos se, aps registrados em repartio brasileira competente, vierem a residir no Brasil e optarem pela nacionalidade brasileira. b) A legislao infraconstitucional no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados, de modo que, em virtude do princpio da igualdade, as nicas hipteses de tratamento diferenciado so as que constam expressamente do texto constitucional. c) A naturalizao um direito pblico subjetivo que constitui ato administrativo de carter vinculado, uma vez que o chefe do Poder Executivo encontra-se obrigado a conced-la, desde que sejam atendidos os requisitos legais e constitucionais para sua obteno. d) Aos portugueses com residncia permanente no Brasil, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro nato. e) A perda da nacionalidade pode ocorrer nas hipteses definidas pela Constituio Federal de 1988, podendo lei complementar estabelecer outros casos de perda, de modo a restringir apenas por regramento legislativo os casos de privao, sempre excepcionais, da condio polticojurdica de nacional.
www.prolabore.com.br

38. Luis um cidado francs que se naturalizou brasileiro h dois anos. Nessa situao, em virtude de regras constitucionais, Lus: a) precisa ter residido no Brasil por mais de trinta anos. b) pode ser presidente da Cmara dos Deputados, mas no do Senado Federal. c) pode ser extraditado em funo de crime comum cometido h cinco anos. d) perder a nacionalidade brasileira, se deixar de residir no pas por mais de cinco anos consecutivos. 39. Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: a) tiver cancelada sua naturalizao, por ato do Ministro da Justia, em virtude de atividade ilcita, observado o princpio da ampla defesa e do contraditrio. b) tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade relacionada com o trfico internacional de drogas e substncias afins e prtica de crimes hediondos. c) tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. d) adquirir outra nacionalidade, salvo no caso de reconhecimento de nacionalidade originria por vontade prpria. e) adquirir outra nacionalidade, salvo no caso de imposio de naturalizao por outro Estado, como condio para permanncia em seu territrio. 40. O filho nascido no Brasil de um casal de alemes que tenha vindo morar em Minas Gerais em razo da aquisio de um estabelecimento hoteleiro (pousada), tem nacionalidade, nos termos da Constituio Federal Brasileira, a) alem. b) brasileira. c) alem, considerado naturalizado brasileiro. d) brasileira, considerado naturalizado. e) brasileira, considerado naturalizado alemo. 41. privativo de brasileiro nato o cargo de: a) Presidente do Superior Tribunal de Justia. b) Presidente do Tribunal de Justia. c) Defensor Geral do Estado. d) Presidente da Cmara dos Deputados. e) Presidente do Tribunal de Contas da Unio. 42. Tcio, brasileiro naturalizado que pretende candidatar-se ao cargo de Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, com 30 anos de idade e domiclio eleitoral no municpio de Bag-RS, e que preenche os demais requisitos previstos na lei: a) no pode ser eleito ao cargo, por no possuir domiclio eleitoral na Capital do Estado. b) no pode ser eleito ao cargo, por no possuir a idade mnima de 35 anos.

MPE Mdio - Direito Constitucional Exerccios sobre Nacionalidade Prof. Hilda Goseling

c) no elegvel a este, nem a nenhum cargo dos Poderes Executivo e Legislativo, por no ser brasileiro nato. d) no elegvel a esse cargo, por no ser brasileiro nato. e) pode ser eleito ao cargo. 43. So brasileiros naturalizados, de acordo com a Constituio Federal, a) os que adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas dos originrios de pases de lngua portuguesa residncia no Brasil por, no mnimo, cinco anos, e idoneidade moral. b) todos que adquiram a nacionalidade brasileira, exigindo-se dos originrios de pases de lngua portuguesa, apenas, residncia por um ano ininterrupto no Brasil. c) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil h mais de trinta anos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. d) os estrangeiros residentes no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. e) os estrangeiros residentes no Brasil h mais de dez anos e de comprovada idoneidade moral, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 44. Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que a) nascido na Alemanha, de me brasileira a servio da Repblica Federativa do Brasil, for residir na China. b) obtiver o reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. c) residir em estado estrangeiro e se naturalizar em razo de imposio de norma estrangeira, como condio para permanncia em seu territrio. d) nascido na Repblica Federativa do Brasil, filho de pais estrangeiros, que no estavam a servio de seu pas, for residir na Espanha. e) adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos previstos na Constituio Federal. 45. Helmult Kholl, nascido em Berlim, adquiriu a nacionalidade brasileira aps a promulgao da Constituio Federal de 1988. Nessa qualidade, poder ele exercer, dentre outros, o cargo de a) Vice-Presidente da Repblica. b) Oficial das Foras Armadas. c) Ministro Chefe da Casa Civil.

d) Ministro do Supremo Tribunal Federal. e) Presidente da Cmara dos Deputados. 46. No que diz respeito nacionalidade, correto afirmar que so considerados brasileiros naturalizados os a) estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h cinco anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. b) nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. c) nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. d) que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. e) nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, antes de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 47. privativo de brasileiro nato o cargo de a) Senador. b) Ministro do Superior Tribunal de Justia. c) Presidente da Cmara dos Deputados. d) Governador de Estado. e) Presidente dos Tribunais Regionais Federais. 48. Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que a) nascido na Alemanha, de me brasileira a servio da Repblica Federativa do Brasil, for residir na China. b) obtiver o reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. c) residir em estado estrangeiro e se naturalizar em razo de imposio de norma estrangeira, como condio para permanncia em seu territrio. d) nascido na Repblica Federativa do Brasil, filho de pais estrangeiros, que no estavam a servio de seu pas, for residir na Espanha. e) adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos previstos na Constituio Federal.

1. 9. 17. 25. 33. 41.

E B E C C D

2. 10. 18. 26. 34. 42.

C D D A D E

3. 11. 19. 27. 35. 43.

A E B A A D

4. 12. 20. 28. 36. 44.

Gabarito D E E B D E

5. 13. 21. 29. 37. 45.

B D E E B C

6. 14. 22. 30. 38. 46.

A A A E C D

7. 15. 23. 31. 39. 47.

D C A D C C

8. 16. 24. 32. 40. 48.

E E E C B E

www.prolabore.com.br

S-ar putea să vă placă și