Sunteți pe pagina 1din 11

SEMI-RIDO: proposta de convivncia com a seca

Joo Suassuna Eng Agrnomo e Pesquisador da Fundao Joaquim Nabuco

Caracterizao

da

regio

Representando 18,3% do territrio brasileiro, o Nordeste formado por nove estados: Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A regio semi-rida nordestina , fundamentalmente, caracterizada pela ocorrncia do bioma da caatinga, que constitui o serto. O serto nordestino apresenta clima seco e quente, com chuvas que se concentram nas estaes de vero e outono. A regio sofre a influncia direta de vrias massas de ar (a Equatorial Atlntica, a Equatorial Continental, a Polar e as Tpidas Atlntica e Calaariana) que, de certa forma, interferem na formao do seu clima, mas essas massas adentram o interior do Nordeste com pouca energia, tornando extremamente variveis no apenas os volumes das precipitaes cadas mas, principalmente, os intervalos entre as chuvas. No Semi-rido chove pouco (as precipitaes variam entre 500 e 800 mm, havendo, no entanto, bolses significativos de 400 mm) e as chuvas so mal distribudas no tempo, sendo uma verdadeira loteria a ocorrncia de chuvas sucessivas, em pequenos intervalos. Portanto, o que realmente caracteriza uma seca no o baixo volume de chuvas cadas e sim a sua distribuio no tempo. O clima do Nordeste tambm sofre a influncia de outros fenmenos, tais como: El Nio, que interfere principalmente no bloqueio das frentes frias vindas do sul do pas, impedindo a instabilidade condicional na regio, e a formao do dipolo trmico atlntico, caracterizado pelas variaes de temperaturas do oceano Atlntico, variaes estas favorveis s chuvas no Nordeste, quando a temperatura do Atlntico sul est mais elevada do que aquela do Atlntico norte.

A proximidade da linha do Equador outro fator natural que tem influncia marcante nas caractersticas climticas do Nordeste. As baixas latitudes condicionam regio temperaturas elevadas (mdia de 26 C), nmero tambm elevado de horas de sol por ano (estimado em cerca de 3.000) e ndices acentuados de evapotranspirao, devido incidncia perpendicular dos raios solares sobre a superfcie do solo (o Semirido evapotranspira, em mdia, cerca de 2.000 mm/ano, e em algumas regies a evapotranspirao pode atingir cerca de 7 mm/dia). Em termos geolgicos, o Nordeste constitudo por dois tipos estruturais: o embasamento cristalino, representado por 70% da regio semi-rida, e as bacias sedimentares.

No embasamento cristalino, os solos geralmente so rasos (cerca de 0,60 m), apresentando baixa capacidade de infiltrao, alto escorrimento superficial e reduzida drenagem natural. Numa comparao grosseira, como se estes solos estivessem sobre um prato, onde a pouca quantidade de gua que consegue se infiltrar armazenada no fundo. Os aqferos dessa rea caracterizam-se pela forma descontnua de armazenamento. A gua armazenada em fendas/fraturas na rocha (aqfero fissural) e, em regies de solos aluviais (aluvio) forma pequenos reservatrios, de qualidade no muito boa, sujeitos exausto devido ao da evaporao e aos constantes bombeamentos realizados. As guas exploradas em fendas de rochas cristalinas so, em sua maioria, de qualidade inferior, normalmente servindo apenas para o consumo animal; s vezes, atendem ao consumo humano e raramente prestam-se para irrigao. As guas que tm contato com esse tipo de substrato se mineralizam com muita facilidade, tornando-se salinizadas. So guas cloretadas, classificadas para irrigao, de acordo com normas internacionais de RIVERSIDE, acima de C3S3 e que apresentam,

normalmente, resduos secos mdios da ordem de 1.924,0 mg/l (mdia geomtrica obtida atravs da anlise de 1.600 poos fissurais escavados no estado de Pernambuco), com valor mximo de 31.700 mg/l. Alm da qualidade inferior da gua, os poos apresentam baixas vazes, com valores mdios de 1.000 litros/h. Nas bacias sedimentares, os solos geralmente so profundos (superiores a 2 m, podendo ultrapassar 6 m), com alta capacidade de infiltrao, baixo escorrimento superficial e boa drenagem natural. Estas caractersticas possibilitam a existncia de um grande suprimento de gua de boa qualidade no lenol fretico que, pela sua profundidade, est totalmente protegido da evaporao. Apesar de serem possuidoras de um significativo volume de gua no subsolo, as bacias sedimentares esto localizadas de forma esparsa no Nordeste (verdadeiras ilhas distribudas desordenadamente no litoral e no interior da regio), com seus volumes distribudos de forma desigual. Para se ter uma idia dessa problemtica, estima-se que 70% do volume da gua do subsolo nordestino estejam localizados nas bacias do Piau/Maranho. Em termos volumtricos, estima-se, no embasamento cristalino, um potencial de apenas 80 km de gua/ano, enquanto nas regies sedimentares esse volume pode chegar a valores significativos, como os existentes nas seguintes bacias: So Lus/Barreirinhas com 250 km/ano, Maranho com 17.500 km/ano, Potiguar/Recife com 230 km/ano, Alagoas/Sergipe com 100 km/ano e Jatob/Tucano/Recncavo com 840 km/ano

O relevo do serto marcado pela presena de depresses interplanlticas transformadas em verdadeiras plancies de eroso, devido grande extenso dos pediplanos secos bem conservados, embora em processo de eroso. Os solos so, em geral, pedregosos e pouco profundos. Seus principais tipos so o bruno-no-clcico, os planossolos, os solos litlicos e os regossolos, todos inadequados para uma agricultura convencional. Porm ocorrem, tambm, vrios tipos de solos com vocao agrcola. A caatinga, vegetao xerfita aberta, de aspecto agressivo devido abundncia de cactceas colunares e, tambm, pela freqncia dos arbustos e rvores com espinhos, distingue fisionomicamente essa regio. No entanto, encontram-se, encravadas nessa extensa regio, reas privilegiadas por chuvas orogrficas, isto , causadas pela presena de serras e outras elevaes topogrficas, que permitem a existncia de matas midas, regionalmente conhecidas como brejos. So os brejos de altitude do Nordeste. A economia agrcola do serto caracterizada por atividades pastoris, predominando a criao extensiva de gado bovino e de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos), e a cultura de espcies resistentes estiagem, como o algodo e a carnaba nas reas mais secas, e a produo de gros (milho e feijo) e mandioca nas reas mais midas. A cana-de-acar bastante cultivada nos brejos de altitude, como em Triunfo, Pernambuco. O agreste, como faixa de transio entre a Zona da Mata e o serto, caracteriza-se por uma diversidade paisagstica, contendo feies fisionomicamente semelhantes mata, caatinga, e s matas secas. Esta faixa estende-se desde o Rio Grande do Norte at o sudeste da Bahia. no agreste que se desenvolvem atividades agropastoris caracterizadas por sistemas de produo gado/policultura, sendo a zona responsvel por boa parte do abastecimento do Nordeste. Nela so produzidas hortalias, frutas, ovos, leite e seus derivados, alm de gado de corte e aves. Ela fornece, tambm, fibras de algodo, sisal e leo vegetal como matria-prima para a indstria. O Nordeste tem, aproximadamente, 47 milhes de habitantes, dos quais 17 milhes vivem na regio semirida. No exacerbar de uma seca, 10 milhes de habitantes passam sede e fome.

O Semi-rido corresponde a 53% da rea do Nordeste, e uma zona sujeita a perodos cclicos de secas. Estudos realizados sobre a distribuio de chuvas no globo terrestre atestam que essa aridez,

determinada pelo processo de circulao atmosfrica global, exgeno regio, estabelecido, possivelmente, no final da era glacial, com efeitos avassaladores. Entre suas vtimas esto essencialmente o homem e suas atividades produtivas agroextrativistas e pecurias. H previso, do Centro Tcnico Aeroespacial de So Jos dos Campos (CTA), de novo ciclo de seca no Nordeste j a partir de 2003, sendo que, os piores anos tendem a estar entre 2004 e 2008. O sculo XX inaugurou nova forma de lidar com a seca. O governo, com vistas a combater seus efeitos, criou uma dotao oramentria para tal e instalou trs comisses: a de audes e irrigao, a de estudos e obras contra os efeitos das secas e a de perfurao de poos. Destas trs, apenas uma permaneceu, a de audes e irrigao. No tendo desempenho satisfatrio, ensejou a criao da Inspetoria de Obras Contra as Secas, hoje o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas DNOCS. Conviver com a seca passava, quase exclusivamente, pela construo de grandes obras de engenharia para represar gua. Esta foi vista como o recurso natural mais importante, tornando a sua acumulao condio necessria e suficiente para fixar o homem no Nordeste semi-rido. O resultado foi priorizar a implantao do Programa de Audes Pblicos (aqueles que tm capacidade suficiente para ultrapassar um perodo de seca sem se exaurirem, embora com suas guas em constante uso).

Devido facilidade de escorrimentos superficiais e baixa capacidade de infiltrao da gua no solo, as caractersticas do escudo cristalino possibilitaram a construo de um nmero expressivo de audes e barragens em todo o Semi-rido nordestino, estimado em mais de 70 mil, que represam cerca de 30 bilhes de m de gua. Isto representa a maior reserva superficial de gua artificialmente acumulada em regio semi-rida do mundo. Porm, apenas 30% desse volume so utilizados na irrigao e no abastecimento das populaes, consubstanciando-se numa evidente falta de planejamento na gesto dos recursos hdricos da regio.

Por outro lado, as descargas dos rios nordestinos representam uma infiltrao de gua nos seus aqferos da ordem de 58 bilhes de m/ano, significando dizer que a extrao de apenas 1/3 dessas reservas representaria potenciais suficientes para abastecer a populao nordestina atual, com a taxa de 200/litros/habitante/dia, preconizada pela Organizao Mundial de Sade, e irrigar mais de 2 milhes de hectares com uma taxa de 7.000 m/ha/ano.

A explorao dos audes foi planejada em duas vertentes: uma envolvendo atividades agrrias e de abastecimento populacional e outra qualificada de complementar, abrangendo a atividade pesqueira. A partir dos audes, foi dado o primeiro passo na definio das reas a serem irrigadas. Desse modo, a gua represada seria distribuda atravs da instalao dos permetros irrigados. Pretendia-se induzir a passagem da agricultura extensiva para a intensiva, diminuindo os seus riscos diante dos efeitos da seca. Foram implantados os permetros irrigados do Cedro, no Cear, Sum e So Gonalo, na Paraba, Cruzetas e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. A regio conta atualmente com aproximadamente 50 permetros irrigados e cerca de 300 audes pblicos. A poltica de irrigao, como uma estratgia de interveno governamental, s foi considerada prioritria nos fins da dcada de 1960, a partir da criao do Grupo Executivo para Irrigao e Desenvolvimento Agrcola - GEIDA. Porm, foi com o Programa de Integrao Nacional - PIN que a poltica de irrigao tomou maior impulso. Nesse mbito, foi criado o Programa de Irrigao do Nordeste - PROINE, 1972/1974, associando-o s medidas de combate aos efeitos das secas e ao desenvolvimento regional. Estava baseado na filosofia de que a irrigao constitui o ncleo do desenvolvimento rural, representando, dessa maneira, um mecanismo muito importante de modernizao da vida rural. Com relao prtica irrigacionista, apesar de vrios estudos sobre solos e recursos hdricos no Nordeste, no existe, ainda, uma estimativa confivel da rea irrigvel da regio contando com as guas que podem ser transpostas do rio So Francisco. As reas efetivamente irrigveis no Nordeste Semi-rido, inseridas no

polgono das secas, so de cerca de 2.200.000 ha, no sendo prudente esperar que este potencial supere 2.500.000 ha.

Tomando-se por base essa ltima estimativa mais otimista, a concluso a que se chega a de que, aproximadamente apenas 2% da rea do Nordeste so passveis de irrigao, devido s limitaes existentes em termos de qualidade de solos e, o que mais grave , de quantidade e qualidade de gua (o Nordeste, incluindo o norte de Minas sob jurisdio da Sudene tem, aproximadamente, 1.640.000 km). Apesar desta constatao, as aes de governo, notadamente as de mbito estadual, tm sido freqentemente voltadas para o desenvolvimento da pequena irrigao nos 98% restantes da rea, localizada, na maioria das vezes, em terrenos de aluvio sobre o embasamento cristalino, aproveitando-se a existncia de fontes de gua, como: poos amazonas, pequenos audes, rios etc., para realizar os bombeamentos necessrios. Aes dessa natureza foram implementadas no estado de Pernambuco, em projetos voltados a produtores de baixa renda, a exemplo do Chapu de Couro, Asa Branca, e gua na Roa, bem como o projeto Cana, na Paraba, ou mesmo projetos como o Sertanejo, GAT/PDCT-NE e Polo Nordeste, na esfera federal, tendo em vista a preocupao, sempre constante, dos governantes, de buscar alternativas viveis para a fixao do homem no campo. Sustentabilidade no Semi-rido

A sntese histrica da ocupao e uso das terras no Semi-rido vai nortear a reflexo sobre as aes antrpicas instaladas desde a colonizao at os nossos dias, e as medidas estruturadoras necessrias, a serem empreendidas, visando o desenvolvimento da regio. O primeiro momento se estabelece quando a civilizao canavieira alija os rebanhos de seus domnios e o homem se adentra no Nordeste, em busca de condies para cri-los. Encontra, no serto, o meio propcio para desenvolver a pecuria. Grandes extenses de terras, cobertas por uma vegetao arbrea esparsa, entremeada por extrato graminide. Essas gramneas constituam o pasto natural, base da alimentao para o gado. Introduziram-se os rebanhos acompanhados pela mo-de-obra necessria aos seus cuidados. Este momento foi marcado por uma conivncia. Utilizava-se o que estava disponvel na natureza. A transformao do espao dava-se pelo uso direto da caatinga. O segundo momento tem lugar quando se inicia o desmatamento da caatinga com o objetivo de intensificar a formao de pastagens artificiais, respondendo demanda do rebanho. Inicia-se um processo macio de desorganizao/reorganizao das comunidades naturais. No havia a preocupao com o manejo, nem tampouco com a preservao da caatinga. Concomitantemente, o aumento da populao provoca a expanso das culturas alimentares, mobilizando, assim, novas reas. No primeiro caso, h um acelerado processo de sucesso, com reflexos para a fauna. E, no segundo, h substituio por verdadeiros agroecossistemas, dispersos por toda a rea sertaneja. O uso do solo , pois, intensificado. Diante desse fato, a gua no Semi-rido passou a ser um elemento escasso, porm com um papel fundamental no processo de interveno ali instalado. Apesar de as zonas de "stress" hdrico terem vantagens no tocante formao de pasto e proteo sanitria, apresentam desvantagem acentuada, no que diz respeito ao uso da terra para a agricultura. Otimizar a utilizao da gua existente passou a ser uma grande preocupao. nesse contexto que o Programa de Grande Audagem aparece como empreendimento do governo federal.

Os grandes audes pblicos provocam o aparecimento de verdadeiros osis. As fazendas assumem aspecto grandioso manifestado na casa do fazendeiro, nos currais e na habitao do vaqueiro. Espalhadas

por toda a fazenda esto, tambm, as casas dos moradores. Essa complexa paisagem expressa toda uma conjuntura ecossociolgica prpria do Semi-rido. a reorganizao do espao com produo e reproduo das relaes sociais. A grande audagem representou, por um lado, a presena do governo no Semi-rido, dentro de uma estratgia j descrita. Por outro, foi um agente exgeno responsvel pela introduo de profundas modificaes na paisagem. O represamento de grandes massas de gua subtrai do ambiente elementos importantes, como solo e vegetao. Nesse caso, foi subtrada uma boa parte de solo aluvial, constituindo, assim, um problema mais qualitativo do que quantitativo. Entretanto, essa situao seria minimizada se a proposta de explorao dos grandes audes atendesse s reais necessidades da populao ali existente. Isso no aconteceu. A audagem vai desempenhar, tambm, um papel importante na passagem de uma agricultura dependente das chuvas, sazonal, para uma agricultura intensiva, irrigada. Dentro da proposta do DNOCS para manejo de grandes massas de gua represada, est a instalao dos permetros irrigados. Estes permetros ampliaram a base das intervenes no ambiente. Os elementos flora e fauna j experimentaram os mais graves nveis de degradao. A vegetao nativa est hoje restrita a pequenas reas. Os efeitos antrpicos se diversificaram. A vegetao natural largamente substituda pelo sistema agropastoril. O solo vai perdendo progressivamente a matria orgnica e instala-se, na paisagem, um acentuado processo de eroso. Observam-se campos de pastos, amplas extenses com culturas de algodo, entremeadas com milho e feijo. Ao longe, ou prximo delas, manchas de caatinga com indcios de devastao crescente. A proposta de zoneamento de uso do solo tem sido qualificada como ineficaz para elevar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais no Semi-rido. Apontam, como principais problemas, a dimenso da rea destinada a cada famlia e a falta de desapropriao das terras. Este ltimo fato facilitou, sobremaneira, a apropriao, por parte dos fazendeiros, de toda a faixa de influncia do aude. Em alguns casos, a cerca estendeu-se at a lmina dgua. Este prolongamento da propriedade mostra que a audagem be neficiou bastante o latifundirio, criando condies para suprir as necessidades de seu rebanho.

Boa parte dos solos encontra-se hoje abandonada, seja por esgotamento dos nutrientes em decorrncia do uso intensivo, seja devido instalao de processos erosivos resultantes da devastao da cobertura vegetal, seja ainda pela salinizao. Ncleos de desertificao j comeam a aparecer no Nordeste, como aqueles em Gilbus, no Piau. O terceiro momento marcado pela introduo da irrigao no Semi-rido, a qual, iniciada de forma planejada em 1968, assume grandes propores, em 1985, com o Programa de Irrigao do Nordeste PROINE. Esse momento, ento caracteriza-se pela presso sobre os recursos naturais, causada pela irrigao, cujos efeitos atingem, de modo particular, o solo e a gua. A salinizao e a contaminao so visivelmente marcantes. A irrigao depende da topografia, da drenagem e da constituio fsica e qumica do solo. No Semi-rido, em geral, predominam solos rasos e de difcil drenagem.

Como solos predominantes, encontram-se os bruno-no-clcicos, planossolos, planossolo- soldicos e solonetz-solodizados. Todos apresentam problemas de drenagem devido ao teor e qualidade de argila no horizonte B, agravados, ainda pela alta quantidade de sais presentes no planossolo-soldico e solonetz. Portanto, todos favorecem altamente a salinizao. O problema se agrava quando se atenta para o fenmeno da evapotranspirao que, no Semi-rido, tem

uma importncia crucial. A evapotranspirao depende do teor de gua no solo, apesar de ser esta analisada, quase sempre, como dependente exclusivamente da atmosfera. A quantidade de gua adicionada ao solo, pela precipitao ou irrigao, vai promover uma maior evapotranspirao se a drenagem for eficiente. Este fato aumenta a propenso salinizao. A dimenso do problema de salinizao tem assumido propores assustadoras. A ttulo de exemplo, o permetro irrigado de Moxot, em Pernambuco, apresenta mais de 30% de suas terras salinizadas, em quarenta anos de funcionamento. Dados de pesquisa atestam que esse percentual se estende aos demais permetros irrigados no Nordeste. Outro problema grave nos permetros irrigados a contaminao das guas e, consequentemente, dos solos por agrotxicos, algas e bactrias. As culturas irrigadas so de ciclo curto: tomate, melo e milho. No caso do Moxot, foi constatado que as culturas de tomate e melo recebem uma carga violenta de agrotxicos. No h orientao para a populao aplicar adequadamente, nem tampouco supervisionado o uso desses venenos. O plantio das culturas nas bordas do aude tende a agravar o problema. O excesso de gua bombeada para irrigao volta represa e, com ela, esto partculas de argila em suspenso e pesticidas. Atravs desse mesmo mecanismo, a gua da chuva carreia para o interior das represas algas e bactrias nocivas vida humana, provenientes, muitas vezes, das carcaas de animais mortos deixadas ao relento. O resultado de tudo isso a contaminao das guas (na dcada de 90, em clnicas de hemodilise no municpio de Caruaru - PE, ocorreram bitos ocasionados pela existncia de uma microalga na gua utilizada no processo de filtragem do sangue dos pacientes) e, a longo prazo, o assoreamento do aude.

Os pontos levantados at o presente demonstram a magnitude do problema ambiental no Semi-rido. Ao desmatamento excessivo juntam-se a eroso, a salinizao e a contaminao do solo e da gua. O quadro agravado pela situao de pobreza absoluta a que est submetida a populao daquela rea, alm de incipientes servios pblicos de sade e de educao. importante considerar que, no serto, est a estrutura fundiria mais concentrada do Pas, alm de relaes sociais muito atrasadas. O processo de modernizao da agricultura, no serto, pouco tem contribudo para resolver o problema crucial daquele espao. A estrutura fundiria continua bastante concentrada. O destino da produo dos permetros irrigados prioritariamente a agroindstria, a qual mantm uma forte dominao sobre os pequenos agricultores, tendo o Estado como mediador. Outro importante benefcio desse processo constitudo pelas empresas produtoras de insumos agrcolas e agrotxicos. A agricultura no Semi-rido caracteriza-se como uma atividade subordinada indstria, quer como consumidora de produtos, quer como fornecedora de matria-prima. Nesse particular, as polticas pblicas tm-se revelado ainda insuficientes para a adequada proteo e conservao dos recursos naturais ali existentes. No que se refere ao aspecto demogrfico, a situao parece crtica. O incremento populacional do Nordeste foi de cerca de 25% no perodo de 1940 a 1980. Por sua vez, dados sobre a estrutura fundiria revelam que apenas 5,5% das terras pertencem a fazendeiros com menos de 10 ha, enquanto as propriedades com mais de 1.000 ha detm 30%. Alm disso, as grandes propriedades destinam suas terras, em grande parte, pastagem, confirmando a prioridade que tem a criao de gado sobre outros tipos de prticas agrcolas. Traando um paralelo desse fato com o que ocorre na rea pernambucana do submdio So Francisco, onde est concentrada boa parte do programa de irrigao, a questo no muda. Enquanto a populao apresenta um crescimento vegetativo da ordem de 4%, os estabelecimentos com rea superior a 200 ha cresceram de 556% para 600% no perodo de 1970 a 1980.

Diante desse quadro, percebe-se que o Nordeste necessita urgentemente de um programa de interveno no Semi-rido, com medidas de mdio e curto prazos, de abrangncia no s nas questes estruturadoras

de produo agrcola mas, e principalmente, no que diz respeito conservao e recuperao ambiental. Aes estruturadoras para o Semi-rido

Diante dos ciclos de secas que costumam ocorrer naturalmente no Nordeste, sem que existam meios de evit-los, o homem, atravs do uso de tecnologias apropriadas, tem promovido esforos no sentido de enfrentar seus efeitos, tornando possvel a sua convivncia com o meio rido da regio. Quando se trata de tecnologias agrcolas para o Semi-rido - entendidas aqui como aquelas fixadoras do homem no campo deve-se ter em mente um ponto que fundamental: a explorao da capacidade de suporte da regio. Neste aspecto, pode-se encarar a questo com muito otimismo. Com j foi visto anteriormente, apenas 2% da rea do Nordeste so passveis de irrigao. Apesar de restrita, devido a problemas de qualidade de solos, bem como de quantidade e qualidade de gua, a regio poder vir a ser um dos maiores plos de fruticultura do mundo. Estima-se o potencial irrigado do Vale do Rio So Francisco em aproximadamente 1 milho de hectares. Como termo de comparao, o Chile, pas com clima temperado, vem produzindo anualmente, em aproximadamente 200 mil hectares irrigados, algo em torno de 1,5 bilho de dlares em frutas. Temos, seguramente, nas margens do So Francisco, a capacidade de produzir cinco vezes mais do que o Chile, com uma vantagem adicional: o Semi-rido nordestino uma das poucas regies do mundo com clima tropical, significando dizer que no h ocorrncia de neve nos invernos. Este aspecto, aliado intensa insolao - o Semi-rido tem aproximadamente 3.000 horas de sol por ano possibilita, com tcnicas avanadas de irrigao, at 3 colheitas por ano. A uva, a manga e o melo so bons exemplos de produo nas margens do So Francisco. Ainda com relao irrigao, deve-se levar em conta tanto os solos irrigveis, o relevo, as disponibilidades hdricas, como as lavouras a serem irrigadas. Inclusive, deve-se considerar as especificidades de cada subrea na ampliao do espao sertanejo. Dessas definies dependem um planejamento correto e uma poltica ajustada para a rea. Somente sabendo com razovel aproximao, o quanto se pode de fato irrigar, ser possvel definir uma poltica correta que atenda s reais possibilidades de irrigao em todo o Semi-rido nordestino. Fala-se muito em um extenso lenol de gua no subsolo do Nordeste, e que sua explorao poderia ser a soluo para resolver de vez os problemas hdricos da regio. No bem assim. Nesse particular, preciso um pouco de cautela. gua de subsolo s existe quando a geologia assim o permite. As reas sedimentares, que possibilitam a acumulao de gua no subsolo, so muito esparsas na regio. No Semi-rido, o estado do Piau o que apresenta um maior percentual de reas sedimentares (praticamente todo o estado) e tem demonstrado exemplos de fartura hdrica, como os poos jorrantes no municpio de Cristino Castro. Quando houver possibilidade de explorao das guas dessas reas no Semirido, assim deve ser feito. O que no se pode extrapolar o exemplo do Piau para o Nordeste como um todo. Nos demais estados, as reas sedimentares so por demais esparsas, no justificando aquela premissa inicial de explorao intensa das guas do subsolo. Para se ter uma idia do problema, 70% do Semi-rido encontram-se sobre um embasamento cristalino, no qual as nicas possibilidades de acesso a gua ocorrem atravs de fraturas nas rochas cristalinas e nos aluvies prximos a rios e riachos. Em geral, essas guas so poucas e extremamente salinizadas.

Paralelamente questo da gua do subsolo da regio, fala-se muito nos dias de hoje, na polmica transposio das guas do Rio So Francisco como alternativa redentora para mitigar a sede dos nordestinos. Esta questo precisa ser tratada com cuidado. As prioridades iniciais do Rio So Francisco foram para gerar energia eltrica e irrigar. Isto deveria ser encarado como uma questo de segurana

nacional. O rio, por ter o seu curso no Semi-rido inteiramente sobre regies cristalinas, apresenta, como de regra, afluentes com carter temporrio. Esse aspecto traz, como conseqncia, uma reduo de sua vazo no perodo de estiagem. Para solucionar esse problema, a Companhia Hidreltrica do So Francisco - CHESF construiu a represa de Sobradinho para manter a vazo do rio em patamares adequados gerao de energia eltrica no complexo de Paulo Afonso. Sabe-se, no entanto, que Sobradinho tem operado em regimes crticos - em novembro de 2001 chegou a apresentar apenas 5,8% de sua capacidade til de acumulao - voltando tona as runas das cidades que foram submersas com o represamento de suas guas, significando dizer que o rio praticamente havia voltado ao leito normal como antes de ser represado. Somado a esse problema da vazo, importante esclarecer que o uso da gua do So Francisco na irrigao consuntivo, ou seja, a gua no retorna ao rio aps ser levada at as culturas. Nesse quadro de penria hdrica, querer-se subtrair mais gua do rio para abastecimento das populaes , na melhor das hipteses, uma ao inconseqente. O racionamento de energia ora vigente uma prova de que no teremos gua para atender a tudo isso (gerao, irrigao e abastecimento). Caso a sociedade concorde na necessidade de serem planejados os usos mltiplos das guas do So Francisco, atravs de um oramento que garanta os volumes necessrios para tal, seria de bom termo que essa deciso fosse tomada com certa antecedncia, para possibilitar, ao setor eltrico, tempo suficiente para se organizar e alterar a origem da energia (mais de 90% da energia gerada no Nordeste so oriundos das hidreltricas existentes no So Francisco). Essas medidas so indispensveis, pois ajudaro a populao a se conscientizar da importncia da questo - gua - no contexto desenvolvimentista do pas, em particular da regio nordeste.

Ao muito mais coerente, quanto a esse aspecto, seria a de se propiciar um melhor gerenciamento no uso das guas das grandes represas do Nordeste. Ors, no estado do Cear, por exemplo, que possui 2 bilhes de m de gua, at hoje no justificou o porqu da sua construo. As guas esto l se evaporando e no se conhece um projeto de envergadura que justifique a sua condio de maior represa do Cear. O estado da Paraba assumiu a vanguarda na campanha de um bom gerenciamento das guas de represas. Est para ser concludo o canal Redeno que ir transportar as guas dos audes Coremas/Me Dgua para irrigao nas vrzeas do municpio de Souza. A represa Armando Ribeiro Gonalves, no Rio Grande do Norte, que chega a ser um pouco maior que Ors (possui 2,2 bilhes de m) est irrigando os municpios de Au e Ipanguau e tm surgido vrios plos interessantes de fruticultura na regio. Esta represa sozinha teria condies de abastecer, com 200 litros/habitante/dia, toda a populao norte-rio-grandense, nos prximos vinte anos. O bom uso das guas das represas, seria uma alternativa mais coerente na atual conjuntura, em detrimento da alternativa de transposio das guas do So Francisco. Outras questes tambm so merecedoras de apoio, como forma de se tentar minimizar os problemas de abastecimento das regies sedentas nordestinas.

preciso que se d continuidade ao processo de construo de grandes represas na regio, fazendo-se, sempre que possvel, a interligao de suas bacias, como forma de utilizar melhor as suas guas. A perfurao de poos em regies sedimentrias outra alternativa importante, a qual deve ser apoiada conjuntamente com a ampliao do programa de construo de cisternas no meio rural, principalmente para o atendimento das comunidades carentes (uma cisterna de 12.000 litros abastece, com gua potvel, uma famlia de 5 pessoas durante os oito meses sem chuvas na regio), e com as pesquisas na reutilizao de guas servidas para usos menos nobres, tais como aguar jardins, lavar caladas, automveis, dar descargas em sanitrios etc.. preciso, contudo, que se ponha em prtica a cobrana da gua, prevista no Cdigo das guas de 1934, que j estabelecia a gua como um bem pblico e, portanto, sujeita a outorga e a cobrana, prevendo-se o destino do dinheiro cobrado em aplicaes nas prprias bacias. Outro aspecto importante e merecedor de ateno o setor extrativista vegetal. Tem-se no Semi-rido uma riqueza enorme de plantas adaptadas ao ambiente seco que poderiam ser economicamente exploradas. Alguns exemplos podem ser citados: como produtoras de leos, Catol, Faveleira, Marmeleiro

e Oiticica; de ltex, Pinho, Manioba; de ceras, Carnaba; de fibras, Bromeliaceas; medicinais, Babosa, Juazeiro; frutferas, Imbuzeiro e, de um modo geral, as forrageiras. Tem-se um nmero enorme de plantas e, praticamente, no se conhece nada sobre elas. Portanto, a conservao da caatinga e o manejo florestal, no sentido de proporcionar a permanncia de tais espcies no ambiente, e, consequentemente, o seu usufruto pela populao, so caminhos que precisam ser perseguidos para recuperao da cobertura vegetal. Aes de governo, nesse sentido, so importantssimas.

No tocante ao reflorestamento, com plantas exticas, necessita-se de melhor estudo para se ter maior segurana ao introduzi-las no Semi-rido. Na rea do serto do Moxot, j existem exemplos de reflorestamento com eucalipto, com conseqncias danosas para o solo.

A pecuria talvez seja a mais importante das alternativas para a regio seca, principalmente por se tratar de uma regio carente em protena. Aes realizadas com sucesso no Carir paraibano, especificamente no municpio de Tapero, tm demonstrado que o cultivo da palma e a fenao de forrageiras resistentes seca, como o caso do capim Buffel e do Urocloa, aliado criao de um gado igualmente resistente e de dupla aptido (carne e laticnios), a exemplo do Guzer e do Sindi oriundos dos desertos da ndia e de pequenos ruminantes melhorados geneticamente (caprinos e ovinos), tm possibilitado a sobrevivncia digna do homem na regio. A piscicultura outra alternativa que poder ser desenvolvida atravs da utilizao do potencial de audes j instalado. Aes governamentais que dem suporte aos produtores, sejam eles pequenos, mdios ou grandes, principalmente no setor de crdito rural, so importantes e oportunas. igualmente importante o suprimento de volumoso para os animais nos perodos de estiagem. Para tanto, seria indispensvel uma poltica de fornecimento de bagao de cana, oriundo das usinas de acar localizadas nas regies midas do Nordeste, para ser hidrolizado e ofertado aos animais nas fazendas. preciso que se olhe com reservas o cultivo de gros nos limites do Semi-rido. A instabilidade climtica da regio severa e torna a produo de gros uma verdadeira loteria. No se pode expor o homem nordestino a situaes vexatrias de preparar o solo, plantar as sementes e ver, posteriormente, a produo se perder com a seca. Estudos da EMBRAPA atestam que as colheitas seguras, nos limites do Semi-rido, ocorrem em apenas 20% dos casos. Em 10 anos agrcolas, apenas 2 apresentam colheitas com sucesso. Este percentual muito baixo se levado em considerao que a fome dos animais, a includo o homem, ocorre em 100% dos casos. Atualmente, basta a ocorrncia de uma nica chuva para levar os governos estaduais a abarrotarem o Semi-rido com sementes selecionadas, e acharem que essa prtica sinnimo de boa administrao. O que ocorre, na maioria das vezes, que outras chuvas demoram a cair e todo o trabalho do nordestino no preparo do solo e plantio desperdiado, e o que pior, ele normalmente no dispe de outra alternativa que lhe garanta o sustento e a vida. Muitas vezes termina por se alimentar de cactceas - alimento que fornecido aos animais em perodos crticos - como nica opo de alimento disponvel, como se verificou, por vrias vezes, em Pernambuco. Como produzir gros numa regio com problemas climticos to severos, se h condies de se produzir, e com competncia, a protena animal em termos de carne, leite, ovos e peixes e, a partir desses produtos, adquirir os gros necessrios alimentao, produzidos em outras localidades do pas, em condies mais propcias para assim faz-lo ? uma questo de se adequar uma poltica agrcola, (da qual efetivamente no se dispe) a uma realidade regional.

Finalmente, procedida a avaliao das possibilidades reais de irrigao e reformulada, em profundidade, a poltica de interveno do Estado nas outras alternativas de produo agrcola, torna-se necessrio planejar solues gerais e locais que impliquem opes culturais adequadas irrigao, s prticas agrcolas de uma maneira geral, e comercializao da respectiva produo. Sobre essas questes de fundamental importncia a criao de um programa de crdito rural que adeqe a poltica agrcola a uma realidade regional, no qual os produtores nordestinos tenham possibilidades de pagar suas dvidas com o

produto

gerado

nas

suas

propriedades.

Em qualquer circunstncia, impe-se condicionar qualquer obra pblica de irrigao prvia desapropriao das reas a serem beneficiadas. As terras irrigadas pelo poder pblico, bem como aquelas com melhores solos, devem ser destinadas ao pequeno agricultor. Deixam-se, portanto, aquelas que demandam manejo sofisticado para as empresas que dispem de capital e meios de torn-las produtivas. necessrio, ainda, um grande esforo da pesquisa agrcola no sentido de desenvolver sistemas de produo, contemplando, de modo integrado, as culturas, os cultivares, as raas especficas de animais para criao em ambiente rido, o uso de insumos, a nutrio das plantas e dos animais, as necessidades hdricas, os aspectos fitossanitrios, etc., utilizando, inicialmente, o estoque de conhecimentos j desenvolvido pelas instituies de pesquisa da regio. Proposta Crdito de aes rural

Criao de um programa de crdito, adequando a poltica agrcola realidade regional, que possibilite aos produtores, sejam eles pequenos, mdios ou grandes, a quitao de suas dvidas com o produto gerado nas propriedades; Irrigao e abastecimento

Desenvolvimento de estudos e pesquisas que promovam um melhor conhecimento dos fatores causadores da salinizao em ambientes ridos; Desenvolvimento de planos de manejo para uso de guas salinas; Promoo de pesquisas visando determinao do comportamento de certas culturas quando submetidas irrigao com guas salinas; Seleo de espcies halfilas (plantas que se desenvolvem em ambientes salinos), e seu cultivo em locais comprovadamente degradados pela ao dos sais; Desenvolvimento de tcnicas de recuperao de solos salinos que sejam economicamente viveis; Desenvolvimento de estudos visando ao levantamento preciso do potencial irrigvel de todo o Nordeste, incluindo as reas aluviais e aquelas localizadas em regies sedimentrias; Apoio para o melhor gerenciamento no uso das guas das grandes represas nordestinas, tanto para irrigao, como para o abastecimento das populaes, incluindo a interligao de suas bacias, como forma de se utilizarem melhor as suas guas; Apoio a programas de instalao de cisternas no meio rural, principalmente para o atendimento s comunidades carentes e, dependendo da situao de precariedade na oferta hdrica, a sua extenso para o meio urbano; Estudos visando a reutilizao de guas servidas para fins menos nobres, tais como: na irrigao de jardins, nos lava-jatos, na lavagem de caladas, em descargas sanitrias e em alguns usos industriais; Cobrana da gua, conforme prevista no Cdigo das guas de 1934, que j estabelecia a gua como um bem pblico e, portanto, sujeito outorga e cobrana. Extrativismo vegetal

Aprofundamento de estudos das plantas da caatinga, que permita o levantamento do potencial frutcola, forrageiro e de produo de frmacos, bem como o de extrao de leos, ltex, ceras e fibras, com vistas a evitar a extino de espcies na regio e, consequentemente, possibilitar o seu uso pela populao; Desenvolvimento de estudos sobre o plantio de espcies florestais exticas, com vistas a se ter mais segurana Pecuria na sua introduo, principalmente com relao aos danos causados ao meio.

Desenvolvimento de aes, no sentido de fortalecer o processo de criao de raas bovinas adaptadas

regio, oriundas dos desertos da ndia (Guzer e Sindi), bem como de pequenos ruminantes melhorados geneticamente, com vistas a possibilitar a sobrevivncia digna do homem nos perodos de estiagem; Ampliao do cultivo da palma forrageira, bem como o de forrageiras perenes, a exemplo dos capins buffel e urocloa, como forma de estabelecer suporte alimentar suficiente aos animais no perodo de seca; Estabelecimento de polticas que possibilitem aos fazendeiros do Semi-rido, a aquisio de bagao de cana das usinas de acar, em volume suficiente para o atendimento das necessidades dos animais no perodo de estiagem; Desenvolvimento de pesquisas para determinao do melhor processo de hidrlise do bagao de cana para ser ofertado aos animais; Produo de gros

Incentivo ao plantio de culturas de gros (milho e feijo) nas regies com caractersticas de umidade compatvel ao desenvolvimento de tais culturas, como por exemplo, nos brejos de altitude. Necessidade de pesquisas

Aproveitamento do conhecimento gerado nas instituies e centros de estudos da regio, para promover o apoio s pesquisas que visem ao desenvolvimento de sistemas de produo de forma integrada, contemplando as culturas, os cultivares, os espaamentos, a pecuria adaptada a ambientes secos, o uso de insumos, a nutrio das plantas e dos animais, as necessidades hdricas, e os aspectos fitossanitrios. Recife, 07 de fevereiro de 2002.

S-ar putea să vă placă și