Sunteți pe pagina 1din 5

Explique em que constitui a instruo 70 da SUMOC.

A Instruo 70 da Superintendncia da Moeda e do Crdito (Sumoc), idealizada por Aranha e Marcos de Sousa Dantas buscava minorar o desequilbrio cambial e combater a tendncia ascensional da inflao do final da dcada anterior. Ento sua idia era a de corrigir o dficit do balano de pagamentos. Atravs da extino do cmbio subvencionado e da inaugurao de um sistema de taxas mltiplas, o governo procurava tornar as exportaes brasileiras mais acessveis no mercado internacional e desencorajar as importaes desnecessrias. Por outro lado, as taxas de cmbio diferenciadas atuariam de modo a no desencorajar demasiadamente as importaes consideradas essenciais industrializao. O cmbio subvencionado vinha limitando a diversificao industrial e as exportaes agrcolas, justificou Aranha.

Em relao aos fatores polticos econmicos que explicam a crise dos anos 60, diferencie-as entre conjunturais e estruturais. Explique cada um deles. Tem-se ento que o Paeg tinha duas linhas de atuao: polticas conjunturais de combate inflao, associadas a reformas estruturais que permitiram o equacionamento dos problemas inflacionrios e das dificuldades que se colocavam ao crescimento econmico; a) Conjunturais: ascenso inflacionria e a poltica antiinflacionria recessiva do Plano Trienal. A ascenso corroia o poder aquisitivo dos trabalhadores, reduzindo a prpria demanda por bens no-durveis e b) Estruturais:

Explique os fatores que propiciaram o milagre econmico brasileiro. Esses milagres tinha como caractersticas a manuteno de altas taxas de crescimento por vrios anos, refletindo o grande crescimento apresentado pela economia mundial na poca. Era necessrio uma poltica monetria expansionista, e que houvesse um aumento forte no crdito para o setor privado, que iria estimular a produo para o mercado interno/externo. Esse ciclo de crescimento foi liderado por setores produtores de bens de consumo durveis e bens de capital, e claro, aumento das importaes, enquanto que as exportaes dobraram, equilibrando a balana. A agricultura cresceu com taxas histricas, para isso a agricultura foi voltada para culturas de exportao.

Captulo 5 / A crise de 1930 e o avano da industrializao brasileira 1. Quais foram os efeitos da Grande Depresso sobre a poltica econmica brasileira? No Brasil, a Grande Depresso ocasionou a perda da hegemonia poltica pela burguesia cafeeira em favor da classe industrial ascendente. O avano do processo de industrializao no pas intensificou-se a partir de ento.

2. Que mecanismos de defesa do caf foram utilizados durante a Grande Depresso? De que forma a desvalorizao cambial atendia ao objetivo de defesa do caf? Desenvolveram-se vrios mecanismos de defesa do caf, dos quais o mais freqentemente utilizado era a depreciao da moeda nacional nos momentos de queda dos preos de exportao, procedimento que diminua as perdas de receitas dos cafeicultores. Porm, em 1906, a partir do Convnio de Taubat, sofisticaram-se os mtodos de defesa do caf; o governo passou a comprar os excedentes de produo, financiado por emprstimos externos. Esse mecanismo buscava preservar a renda dos cafeicultores por meio da reduo exportvel em uma situao

de produo crescente. O objetivo era impedir a queda ainda maior dos preos, e a desvalorizao cambial contribua diminuindo a oferta do produto, impedindo que a queda do seu preo casse ainda mais.

3. Quais foram as conseqncias da defesa do caf durante a Depresso dos anos 30 com relao renda nacional? Estima-se que a poltica de defesa do caf durante a Grande Depresso teve como conseqncia uma queda de renda nacional da ordem de 25 a 30%.

4. Que papel assumiu o mercado interno aps a Grande Depresso? Aps a Grande Depresso, o mercado interno assumiu o papel de produo agrcola e industrial, para a exportao principalmente.

5. O que caracteriza o modelo de industrializao por substituio de importaes? O conceito de substituio de importaes, alm de significar o incio da produo interna de bens de consumo anteriormente importados, aumenta tambm a importao de bens de capital e de bens intermedirios necessrios para essa produo.

Captulo 6 / Anos 1950: Getlio Vargas e o desafio da indstria pesada 1. Explique qual so os setores ou departamentos da economia. Os setores ou departamentos da economia seriam dois: o departamento I, produtor de bens de capital e de bens intermedirios; isto , os bens de produo; e o departamento II, produtor de bens de consumo. O departamento II pode ser ainda subdividido em um departamento produtor de bens de consumo dos capitalistas (bens de consumo de luxo ou bens durveis) e um departamento produtor de bens de consumo dos trabalhadores (bens simples ou no durveis).

4. Qual foi importncia da Instruo 113 da SUMOC? Quais eram suas principais caractersticas? A Instruo 113 da SUMOC permitia s empresas estrangeiras instaladas no pas importar mquinas e equipamentos sem cobertura cambial, para a complementao dos conjuntos industriais j existentes no pas e classificados nas trs primeiras categorias de importao, conforme a essencialidade dos produtos. Ou seja, a Instruo 113 da SUMOC tinha por objetivo eliminar os obstculos livre entrada de capital estrangeiro. E sua importncia foi servir, pro governo de JK, como um dos principais instrumentos para a entrada de capitais externos no pas. Captulo 7 / Plano de Metas de JK: planejamento estatal e consolidao do processo de substituio de importaes 1. Caracterize, em linhas gerais, o Plano de Metas. O Plano de Metas considerado um caso bem-sucedido de formulao e implementao de planejamento estatal. Consistia em amplos projetos estatais de infra-estrutura como a indstria automobilstica, construo naval e construo aeronutica; utilizando de capital grandes somas de investimentos privados de origem externa e interna.

2. Pode-se afirmar que a implementao do Plano de Metas foi bem sucedida? Porqu? O Plano considerado um caso bem sucedido, j que suas principais metas foram alcanadas: houve um grande crescimento industrial e Braslia foi construda.

3. Explique o trip em que se apoiou a estrutura industrial brasileira a partir do Plano de Metas. O crescimento industrial estava estruturado em um trip formado pelas empresas estatais, capital privado estrangeiro e capital privado nacional.

Captulo 8 / A crise 62-67, o PAEG e as bases do milagre econmico 2. Que aspectos polticos influenciaram a poltica econmica durante o perodo 62-67? Em 62, Furtado, ministro da Fazenda, elaborou um plano de aes antiinflacionrias que no teve xito, e por isso, em 63, deixou o governo. Em 64 houve o golpe militar, que tinha como prioridade inicial a normalizao das relaes com os organismos financeiros internacionais. E em 67, houve uma reforma tributria criando o sistema tributrio ainda vigente no pas, aumentando a arrecadao e centralizando-a no governo federal.

3. Explique, sucintamente, os objetivos do Plano Trienal de Celso Furtado, os instrumentos utilizado para sua implementao e seus resultados. O Plano Trienal objetivava dar continuidade ao desenvolvimento do pas atravs de uma tentativa de estabilizar a inflao utilizando-se para isso uma poltica de conteno de gastos pblicos e de liquidez.

4. Qual era o diagnstico do PAEG sobre as causas da inflao brasileira? O diagnstico do processo inflacionrio brasileiro era embasado na ortodoxia monetarista: o excesso de demanda era causado pela monetizao dos dficits pblicos; pela expanso do crdito s empresas e pelos aumentos salariais superiores ao aumento da produtividade.

5. Quais eram os principais objetivos do PAEG? O PAEG mantinha os objetivos bsicos dos discursos desenvolvimentistas: retomada do desenvolvimento; havia aumento dos investimentos; estabilidade dos preos; atenuao dos desequilbrios regionais; e correo dos dficits do balano de pagamentos.

6. Quais foram as principais transformaes institucionais efetuadas pelo PAEG? Instituiu-se o Banco Central e o Conselho Monetrio Racional, o que permitiu a especializao do sistema financeiro, com diviso em financeiras, bancos comerciais e bancos de investimentos.

7. Pode-se considerar que o PAEG atingiu seus objetivos? Sim, apesar de seus custos, o plano reduziu a inflao para a faixa de 20% ao ano e executou um amplo conjunto de

transformaes institucionais fundamentais para o grande crescimento econmico que se seguiria.

Captulo 9 / O milagre brasileiro: auge e crise 2. Qual foi o diagnstico do processo inflacionrio elaborado por Delfim Netto, que assumiu a direo da economia em 1967? Delfim Netto assumiu a direo da poltica econmica como um novo diagnstico do processo inflacionrio brasileiro: aps o ajuste das contas pblicas efetuado pelo PAEG e com os salrios rigidamente controlados, a inflao passou a apresentar forte componente de custos, decorrentes da grande capacidade ociosa existente e dos altos custos financeiros. A soluo era a retomada do crescimento e para isso era fundamental que se adotasse uma poltica monetria expansionista, estimulando a produo.

3. Que departamentos da economia podem ser considerados responsveis pelo crescimento econmico durante o milagre? O novo ciclo de crescimento foi, mais uma vez comandado pelos setores produtores de consumo durveis e bens de capital. Manteve-se a mesma matriz de crescimento implantada durante o Plano de Metas, com aumento na abertura estrutural da economia para o exterior.

5. Como evoluram os indicadores sociais durante o milagre econmico? O grande questionamento ao milagre refere-se aos aspectos sociais. O intenso crescimento que houve durante o milagre econmico trouxe grandes benefcios para as classes de maior renda. A renda concentrou-se ainda mais, em conseqncia da diminuio do valor real do salrio mnimo, foi um intenso crescimento da acumulao capitalista beneficiado por altssimas taxas de lucro resultantes da compreenso dos salrios dos trabalhadores de maneira to exagerada que chegou a ameaar a continuidade do processo de crescimento.

7. Quais eram os limites estruturais do crescimento dependente? Em 1973, o milagre alcanou seu auge, com um crescimento de 14% do PIB. Vrias contradies surgiram: o enorme aumento de importao de bens de produo, resultante de uma industrializao com grande desproporcionalidade departamental; a participao de bens de capital importados na oferta interna total de bens de capital passou de 20% para 30%; ocorreu o surgimento de focos de tenso inflacionria e o reaparecimento de dficits comerciais; as presses inflacionrias viriam dos aumentos dos salrios; o crescimento da agricultura de exportao reduziu a produo de alimentos. Captulo 10 / O II PND: o fim de um ciclo 1. Quais eram os principais objetivos do III PND? O II PND tinha como objetivo superar o prprio subdesenvolvimento do pas, eliminando os estrangulamentos estruturais de nossa economia. A maioria dos investimentos para crescimento industrial estava direcionada ao departamento I, produtos de bens de capital e bens intermedirios, superando a forte dependncia externa de produtos como petrleo, qumicos, fertilizantes etc. e principalmente com o incentivo da agricultura voltada para a produo de alimentos. O financiamento para o

II PND foi feito em boa parte com emprstimos externos. Houve auxlio de estatais como produtoras e como grande mercado para as indstrias do setor privado.

2. Os financiamentos externos tiveram grande importncia durante o II PND? As empresas estatais eram o centro do palco da industrializao e elas, s podiam recorrer a financiamento externo, conforme determinao do governo. As estatais por sua vez, eram o mercado ideal para o sistema financeiro internacional, que estavam reciclando os petrodlares, que eram os imensos excedentes que os pases rabes exportadores de petrleo acumulavam com o produto. O nico porm, que esse financiamento era baseado a taxas de juros flutuantes.

3. Quais foram os limites e contradies do II PND? Foi sua prpria ambio. Segundo Lessa, tal plano era impossvel de ser implantado, em funo do seu gigantismo e da crise econmica mundial. Porm para Castro, os grandes projetos do plano, pela sua complexidade e longo prazo de maturao, teriam comeado a produzir resultados visveis somente a partir de 83/84. As dificuldades econmicas e polticas apontadas por Lessa, teriam levado diminuio do ritmo, mas no a sua paralisao total. At os grandes empresrios nacionais do setor de bens de capital, que eram considerados os scios estratgicos das grandes estatais na implantao do II PND, passaram lentamente oposio ao governo militar. Para alguns autores, a implantao do plano, articulando o Estado e a burguesia industrial, constituiu-se em mais uma tentativa rejeitada de afirmao de um projeto nacional.

S-ar putea să vă placă și