Sunteți pe pagina 1din 37

FBULAS

O Cavalo e o Seu Cuidador


Autor: Esopo

Um zeloso empregado de uma cocheira, costumava passar horas, e as vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados. Agindo assim, passava para todos a impresso de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar. Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ningum suspeitasse, roubava a maior parte dos gros de aveia destinados alimentar o pobre animal, e os vendia s escondidas para obter lucro. Ento o cavalo se volta para ele e diz: "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condies, me acariciava menos e me alimentava mais..." Moral da Histria: Devemos descon iar sempre dos e!i"icionistas #ue a$em #uest%o de promover pu"licamente suas prprias virtudes&

O Asno' a (aposa' e o Le%o

Autor: Esopo

A )erdadeira Ami$ade * )irtude (ara

Quem confia seu destino outros, jamais ser capaz de lograr felicidade para si O Asno e a Raposa fizeram um acordo, onde um protegeria o outro dos perigos. Pacto firmado, e assim entraram na floresta em busca de alimento. No foram muito longe e logo encontraram em seu caminho um Leo. A aposa, !endo o perigo iminente, apro"imou#se do Leo e lhe prop$s um acordo. %ombinou &ue o ajudaria a capturar o Asno, desde &ue lhe desse a sua pala!ra de honra, de &ue ela no seria molestada. 'iante da promessa do Leo, a aposa atrai o Asno uma gruta, e dizendo &ue ali ele estar em seguran(a, o con!ence a entrar. ) Leo ao !er j garantido o Asno, por estar encurralado na gruta, deu um bote e agarrou a aposa. *ais tarde, &uando esta!a com fome, !oltou e atacou o Asno.
Moral da +unca con ie em concorrentes #ue se di$em ami,os& Histria:

A Formi,a e a -om"a
Autor: Esopo [1]

O #ue sa"emos so"re a .ratid%o/

Uma Formiga foi margem do rio para beber gua, no entanto, de forma inesperada, acabou sendo arrastada por uma forte correnteza, estando prestes a se afogar. +ma Pomba, &ue esta!a numa r!ore sobre a gua obser!ando a tudo, arranca uma folha e a dei"a cair na correnteza perto da mesma. ,nto, subindo na folha a -ormiga pode flutuar em seguran(a at. a margem mais pr/"ima. ,is &ue pouco tempo depois, um ca(ador de pssaros, escondido sob a densa folhagem da r!ore, se prepara para capturar a Pomba. ,le, cuidadosamente, coloca !isgo no galho onde ela repousa, sem &ue a mesma perceba o iminente perigo. A -ormiga, percebendo sua m inten(o, imediatamente d#lhe uma forte ferroada no p.. 0omado pelo susto e gritando de dor, ele assim dei"a cair sua armadilha de !isgo, e isso d chance para &ue a Pomba desperte e !oe para longe, se pondo finalmente a sal!o.
Moral da Histria: Nenhum ato de boa vontade ou gentileza coisa em vo.

As Formi,as e o .a an0oto
Autor: Esopo

Sem dar o -rimeiro -asso n%o se C0e,a a Lu,ar Al,um

Para o Pregui(oso todo dia . chu!oso... Num brilhante dia de outono, uma fam1lia de formigas se apressa!a para apro!eitar o calor do sol, colocando para secar, todos os gros &ue ha!iam coletado durante o !ero. ,nto um 2afanhoto faminto se apro"imou delas, com um !iolino debai"o do bra(o, e humildemente !eio pedir um pouco de comida. As formigas perguntaram surpresas3 4%omo5 ,nto !oc6 no estocou nada para passar o in!erno5 ) &ue afinal de contas !oc6 este!e fazendo durante o 7ltimo !ero54 , respondeu o 2afanhoto3 4No ti!e tempo para coletar e guardar nenhuma comida, eu esta!a to ocupado fazendo e tocando minhas m7sicas e modinhas, &ue se&uer percebi &ue o !ero chega!a ao fim.4 As -ormigas encolheram seus ombros indiferentes, e disseram3 4-azendo m7sica, todo tempo !oc6 este!e5 *uito bem, agora . chegada a hora de !oc6 dan(ar84 , dando s costas para o 2afanhoto continuaram a realizar o seu trabalho.
Moral da H1 sempre um tempo para o tra"al0o' e um tempo para a divers%o& Histria:

A .alin0a e os Ovos de Ouro


Autor: Esopo

Bom Senso' Boas Escol0as

A 2an9ncia . inimiga da sensatez... Um campons e sua esposa possuiam uma galinha, &ue todo dia, sem falta, bota!a um ovo de ouro. No entanto, moti!ados pela gan9ncia, e supondo &ue dentro dela de!eria ha!er uma grande &uantidade de ouro, eles ento resol!eram sacrificar o pobre animal, para, enfim, pegar tudo de uma s/ !ez. ,nto, para surpresa dos dois, !iram &ue a a!e em nada era diferente das outras galinhas de sua esp.cie. Assim, o casal de tolos, desejando enri&uecer de uma s/ !ez, acabam por perder o ganho dirio &ue j tinham, de boa sorte, assegurado.
Moral 2uem tudo #uer' tudo perde& da Histria:

A Le"re e a 3artaru,a
Autor: Esopo

Ao 3ra"al0o -ersistente' o Sucesso Evidente

Para o Arrogante, todos so %laudicantes... +m dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentido da 0artaruga. A 0artaruga sorriu e disse3 4Pensa !oc6 ser rpida como o !ento: *as, acredito &ue ,u a !enceria numa corrida.4 A Lebre claro, considerou a&uela afirma(o como algo imposs1!el de acontecer, e aceitou o desafio na hora. Con!idaram ento a aposa para ser!ir de juiz, escolher o trajeto, e o ponto de chegada. E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, concentrada, em momento algum, parou de caminhar rumo ao seu objeti!o. Mas a Lebre, confiante de sua !elocidade, despreocupada com a corrida, deitou margem da estrada para um rpido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rpido &ue pudesse, no mais conseguiu alcan(ar a 0artaruga, &ue j cruzara a linha de chegada, e agora descansa!a tran&uila num canto.
Moral da Histria: Ao tra"al0ador #ue reali$a seu tra"al0o com $elo e persist4ncia' sempre o 4!ito o espera&

A Le"re e o C%o de Ca5a


Autor: Esopo

A +ecessidade * a M%e da Criatividade

No estamos aptos julgar os moti!os alheios, mas, apenas os nossos... Um Co de caa, depois de obrigar uma Lebre a sair de sua toca, e depois de uma longa e e"austi!a persegui(o, de repente parou a ca(ada dando#se por !encido. +m Pastor de %abras, ao !6#lo prostrado e !isi!elmente abatido, ridicularizou#o dizendo3 4A&uele pe&ueno animal . melhor corredor &ue !oc6.4 , o %o de ca(a responde3 4,st claro &ue o ;enhor no . capaz de !er a diferen(a &ue e"iste entre n/s8 ,u esta!a correndo apenas para conseguir um jantar, mas ele, ao contrrio, corria por sua <ida.4
Moral da Histria: O motivo pelo #ual reali$amos uma tare a' isso' * o #ue vai determinar sua #ualidade inal&

A Mul0er e o Balde de Leite


Autor: Esopo

2uem n%o Est1 Atento ao -resente' 3rope5a no Futuro

Uma jo!em Leiteira, &ue acabara de coletar o leite das !acas, !olta!a do campo com um balde cheio, &uase a transbordar, balan(ando graciosamente sua cabe(a. E ,n&uanto caminha!a, feliz da !ida, dentro de sua cabe(a, os pensamentos no para!am de chegar. , consigo mesma, alheia a tudo, planeja!a as ati!idades e os e!entos &ue imagina!a para os dias !indouros. 4,ste bom e rico leite,4 ela pensa!a, 4me dar um formid!el creme para manteiga. A manteiga eu le!arei ao mercado, e com o dinheiro comprarei uma por(o de o!os para chocar. , %omo sero graciosos todos os pintinhos ao nascerem. At. j posso !6#los correndo e ciscando pelo terreiro. Quando o dia primeiro de maio chegar, eu !enderei a todos e com o dinheiro comprarei um ador!el e belo !estido no!o. %om ele, &uando for ao mercado, decerto serei o centro das aten(=es. 0odos os rapazes olharo para mim. ,les ento !iro e tentaro flertar comigo, mas eu imediatamente mandarei todos cuidarem de suas !idas84 En&uanto ela pensa!a em como seria sua no!a !ida a partir da&ueles desejados acontecimentos, desdenhosamente jogou para trs a cabe(a, e sem &uerer dei"ou cair no cho o balde com o leite. , todo leite foi derramado e absor!ido pela terra, e com ele, se desfez a manteiga, e os o!os, e os pintinhos, e o !estido no!o, e todo seu orgulho de leiteira.
Moral da +%o conte seus pintos' #uando se#uer sa6ram das cascas& Histria:

A (% e o (ato
Autor: Esopo

Um ovem ato em busca de a!enturas, corria despreocupado ao longo da margem de uma lagoa onde !i!ia uma . !uando a !iu o ato, nadou at. a margem e disse coachando3 "#oc no gostaria de me fazer uma !isita5 Prometo &ue, se aceitar meu con!ite, no se arrepender...4 O Rato, de bom grado, aceitou a&uela oferta na hora, j &ue esta!a ansioso para conhecer o mundo e tudo &ue ha!ia nele. Entretanto, embora soubesse nadar um pouco, cauteloso e com um pouco de receio, j &ue ele no era um animal da gua, disse &ue no se arriscaria a entrar na lagoa sem alguma ajuda. A R te!e uma ideia. ,la amarrou a perna do ato sua com uma robusta fibra de junco. ,nto, j dentro da lagoa, pulou le!ando junto com ela seu infeliz e ing6nuo companheiro. O Rato logo se deu por satisfeito e &ueria !oltar para terra firme. *as a trai(oeira tinha outros planos. ,la deu um pu"o no ato, &ue preso sua perna nada podia fazer, e mergulhou nas guas profundas e escuras afogando#o. $o entanto, antes &ue o malicioso anf1bio pudesse soltar#se da fibra &ue o prendia ao ato, um -alco &ue sobre!oa!a a lagoa, ao !er o corpo do ato flutuando na gua, deu um !$o rasante, e com suas fortes garras o segurou le!ando#o para longe, trazendo tamb.m consigo a &ue ainda esta!a presa perna do infeliz roedor. %esse modo, com um s/ golpe, a Ave de rapina capturou a ambos, tendo assegurada uma por(o de carne !ariada, animal e pei"e, para o seu jantar da&uele dia.
Moral da Histria: A#uele #ue procura pre7udicar os outros' re#uentemente' atrav*s de suas prprias artiman0as' aca"a por pre7udicar a si mesmo&

A (aposa e as Uvas
Autor: Esopo

Uma Raposa, morta de fome, !iu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma !i(osa !ideira, alguns cachos de e"uberantes +!as negras, e o mais importante, maduras. $o pensou duas !ezes, e depois de certificar#se &ue o caminho esta!a li!re de intrusos, resol!eu colher seu alimento. E&a ento usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artif1cios para peg#las, mas como esta!am fora do seu alcance, acabou se cansando em !o, e nada conseguiu. %eso&ada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por !encida. 'or (im deu meia !olta e foi embora. ;aiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo3 "$a verdade, olhando com mais aten(o, percebo agora &ue as +!as esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princ1pio...4
Moral da Histria: Ao n%o recon0ecer e aceitar as prprias limita58es' o vaidoso a"re assim o camin0o para sua in elicidade&

As rvores e o Mac0ado
Autor: Esopo

Sa"edoria come5a com respeito M9tuo

A !erdadeiro ;bio no apenas . capaz de aprender com os pr/prios erros, como tamb.m . capaz de re&ualific#los transformando#os em grandes acertos... Um )omem foi floresta e pediu s r!ores, para &ue estas lhe doassem um cabo para o seu machado no!o. O conse&)o das *rvores, composto pelos Ancios considerados sbios, ento concorda com o seu pedido, e lhe ofertam uma jo!em >r!ore, para este fim. E &ogo &ue o homem coloca o no!o cabo no machado, come(a furiosamente a us#lo, e em pouco tempo, j ha!ia derrubado com seus potentes golpes, as maiores e mais nobres r!ores da&uele bos&ue. Um ve&)o Carva&)o, obser!ando a destrui(o sua !olta, comenta desolado com um %edro seu !izinho3 "O primeiro passo, este sim, significou a perdi(o de todas n/s. ;e ti!.ssemos respeitado os direitos da&uela jo!em r!ore, tamb.m ter1amos preser!ado os nossos, e poder1amos ficar de p., ainda por muitos anos.4
Moral da Histria: 2uem menospre$a ou trata com indi eren5a seu semel0ante' n%o deve se surpreender se um dia' outros i$erem o mesmo consi,o&

As Le"res e as (%s
Autor: Esopo

+ma das nossas maiores limita(=es est em no reconhecer &ue somos limitados... As &ebres, animais t1midos por natureza, sentiam#se oprimidas com tanto acanhamento. E como viviam, na maior parte do tempo, com medo de tudo e de todos, temendo at. a pr/pria sombra, frustradas e cansadas, resol!eram dar um fim s suas ang7stias. Ento, de comum acordo, decidiram por fim s suas !idas. %onclu1ram &ue esta seria a 7nica sa1da para tamanho impasse, e &ue apenas assim resol!eriam, de forma definiti!a, todos os seus problemas e limita(=es. Combinaram ento &ue se jogariam do alto de um penhasco, para as escuras e profundas guas de um lago. Assim, &uando correm para o lago, !rias s &ue descansa!am ocultas pela grama margem do mesmo, tomadas de pa!or ante o ru1do de suas pisadas, desesperadas, pulam na gua, em busca de prote(o. Ao ver o pavor &ue sentiam as s em fuga, uma das Lebres se !olta e diz s companheiras3 4$o mais de!emos fazer isso &ue combinamos minhas amigas8 ;abemos agora, &ue e"istem criaturas muito mais medrosas &ue n/s84
Moral da Histria: :ul,ar #ue nossos pro"lemas s%o os mais importantes do mundo' isso n%o passa de uma ,rande ilus%o&

O Asno e o Seu Condutor


Autor: Esopo

For5a sem ;nteli,4ncia' A5%o sem Consist4ncia

) problema no . saber ou!ir, mas transformar em coisa 7til a&uilo &ue ou!iu... +m Asno, conduzido por seu dono, descia por uma estreita trilha na encosta de uma montanha, &uando de repente, cismou &ue de!eria escolher seu pr/prio caminho. ,le acabara de !er seu estbulo no sop. da montanha, e para ele, a descida mais rpida e sensata, seria pela encosta do precip1cio. 'ecidido, se joga no abismo, &uando seu dono o segura com toda sua for(a pela cauda, tentando pu"#lo de !olta. *as o teimoso animal, decidido a dar continuidade a sua deciso, faz birra e pu"a com mais for(a ainda. "Muito bem," e"clama o condutor j sem for(as, 4siga seu pr/prio caminho animal cabe(a dura, e !eja por si mesmo aonde este ir te conduzir.4 'ito isso, soltou sua cauda, e o tolo Asno se precipitou montanha abai"o.
Moral da Histria: A e!peri4ncia do s1"io o #uali ica a servir de "om consel0eiro& Feli$ e a ortunado #uem tem ouvidos para ouv6<los= tolos s%o a#ueles #ue os i,noram&

O Asno e o )el0o -astor


Autor: Esopo

Bom patr%o' Bom empre,ado

Um 'astor, contempla!a tran&uilo seu Asno a pastar em uma !erde e e"tensa campina, onde uma fresca brisa sopra!a sem parar. %e repente, escuta ao longe, os gritos e o barulho do ca!algar de uma tropa de soldados inimigos, &ue se apro"ima rapidamente do local onde se encontram. Ento, temendo ser capturado pelo inimigo, ele suplica ao animal, &ue este o carregue em seu dorso, o mais rpido &ue puder, para no serem aprisionados. O Asno, lhe pergunta3 4;enhor, responda com toda sinceridade, por &ue eu de!eria temer o inimigo5 <oc6 acha pro!!el &ue o con&uistador colo&ue em mim, al.m dos dois cestos de carga &ue carrego todos os dias, outros dois mais5 E &)e responde de imediato, embora claramente constrangido, o Pastor3 4;uponho &ue no84 "Ento," ?ustifica o animal, 4contanto &ue eu carregue os dois cestos &ue j carrego, &ue diferen(a faz a &ual ;enhor estarei ser!indo54
Moral da Histria: 2uando assume o novo ,overnante' para o servo -o"re' nada muda al*m do nome do seu novo Sen0or&

O Asno e sua Som"ra


Autor: Esopo

+a Crise Desco"rimos #uem s%o +ossos Ami,os&&&

Para &uem est se afogando, no importa &uem lhe d a mo... Um via ante alugou um @urro de carga &ue o conduziria a uma distante localidade. *as, ,stando o dia muito &uente, e o sol brilhando com toda sua for(a, o !iajante resol!eu parar para um descanso, e procurou abrigo sob a sombra do animal. ,ntretanto, como s/ ha!ia lugar para uma pessoa debai"o do animal, e como tanto o !iajante &uanto o dono do Asno rein!idica!am para si a&uele espa(o, uma !iolenta discusso surgiu entre os dois. , cada um se acha!a no direito de ter e"clusi!idade para usufruir da sombra. ) dono defendia &ue ele alugara apenas o asno e no a sua sombra. ) !iajante entendia &ue ele ao alugar o animal, tinha direito a ambos, animal e sombra. A disputa passou de pala!ras para agress=es, e en&uanto ambos briga!am ferozmente, o Asno fugiu em disparada para longe.
Moral da +uma discuss%o em torno do detal0e' principal assunto& Histria: re#uentemente nos desviamos do

O Avarento
Autor: Esopo

Um A!arento tinha enterrado seu pote de ouro num lugar secreto do seu jardim. E todos os dias, antes de ir dormir, ele ia at. a&uele local, desenterra!a o pote e conta!a cada moeda de ouro para !er se esta!a tudo l. Ocorre &ue, de tanto repetir a&uelas !iagens ao mesmo ponto, um Ladro, &ue j o obser!a!a h bastante tempo, curioso para saber o &ue o A!arento esta!a escondendo, !eio na calada da noite, e secretamente desenterrou o tesouro le!ando#o consigo. !uando o A!arento descobriu sua grande perda, foi tomado de afli(o e desespero. E caindo em prantos, ,le gemia e chora!a, en&uanto pu"a!a os poucos cabelos &ue ainda lhe resta!am, maltratados pela absoluta falta de cuidados. Algu.m &ue passa!a pelo local, ao escutar seus lamentos, &uis saber o &ue acontecera. 4Meu ouro+ 0odo meu ouro84 chora!a inconsol!el o a!arento, 4algu.m o roubou de mim84 4,eu ouro+ ,le esta!a nesse buraco5 Por &ue !oc6 o colocou a15 Por &ue no o dei"ou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente peg#lo &uando precisasse comprar alguma coisa54 "Comprar+" e"clamou furioso o A!arento. 4<oc6 no sabe o &ue diz8 )ra, eu jamais usaria a&uele ouro. Nunca pensei de gastar dele uma pe(a se&uer84 Ento, o estranho pegou uma grande pedra e jogou dentro do buraco !azio. ",e - esse o caso," ele disse, 4enterre ento essa pedra. ,la ter o mesmo !alor &ue tinha para !oc6 o tesouro &ue perdeu84
Moral da Uma coisa ou posse s tem valor #uando dela a$emos uso& Histria:

O Boi e a (%
Autor: Esopo

.rande Aten5%o' (1pida Conclus%o

Na solu(o de um problema . preciso considerar os fatos e no os boatos... Um .oi, indo beber gua num charco, acidentalmente pisa numa ninhada de rs e esmaga uma delas. A me das s, ao dar pela falta de um dos seus filhotes, pergunta aos seus irmos o &ue aconteceu com ele. +m deles responde3 E&e foi morto8 A poucos minutos atrs, uma grande @esta, com &uatro enormes patas rachadas ao meio, !eio at. a lagoa e pisou em cima dele. A me come(a a inchar e pergunta3 A .esta era maior do &ue eu estou agora5 'are me, pare de inchar # Pede seu filho # no se aborre(a, mas eu lhe asseguro, por mais &ue tente, !oc6 e"plodiria antes de conseguir imitar o tamanho da&uele *onstro.
Moral da Histria: +a maioria das ve$es' as coisas insi,ni icantes desviam nossa aten5%o do verdadeiro pro"lema&

O C%o (aivoso
Autor: Esopo

2uem Busca +otoriedade * Carente de Honra

A honradez come(a pela mod.stia... Um cac)orro costuma!a atacar de surpresa, e morder os calcanhares de &uem encontrasse pela frente. Ento, seu dono pendurou um sino em seu pesco(o, pois assim podia alertar as pessoas de sua presen(a, onde &uer &ue ele esti!esse. O cachorro cresceu orgulhoso, e !aidoso do seu sino, caminha!a tilintando#o pela rua, como se a&uilo fora um grande tr/feu por m.ritos, &ue o torna!a superior aos demais. Um !elho e e"periente co de ca(a ento lhe disse3 "'or /u voc se e0ibe tanto1 Este sino /ue carrega, acredite, no - nen)um ind2cio de )onraria, mas antes disso, uma marca de desonra, um aviso p3b&ico para /ue todas as pessoas o evitem por ser perigoso4"
Moral da En,ana<se #uem pensa #ue o ato de ser notrio o tornar1 0onrado& Histria:

O Cac0orro' o .alo e a (aposa


Autor: Esopo

Um %achorro e um 2alo &ue !iaja!am juntos, resol!eram se abrigar da noite, em uma r!ore. ) 2alo se acomodou num galho no alto, en&uanto o co deitou#se num oco, na base do tronco da mesma. !uando amanheceu, o 2alo, como de costume, cantou ao despertar. Uma aposa, &ue procura!a comida ali perto, ao escutar o canto, !endo ali uma grande oportunidade de conseguir seu jantar, se apro"imou da r!ore, e foi logo dizendo o &uanto lhe agradaria conhecer de perto, o dono de to e"traordinria !oz. ",e !oc6 me permitir4, ela disse, 4-icarei muito grato de passar o dia em sua companhia, apreciando sua !oz.4 O 5a&o ento disse3 ",en)or, por fa!or, d6 a !olta na r!ore, e pe(a para meu porteiro lhe abrir a porta, pois eu o receberei de bom grado.4 !uando a aposa se apro"imou da r!ore, o %achorro a atacou afugentando#a para longe.
Moral da Histria: 2uem a,e de m1 *' cedo ou tarde aca"a por cair nas prprias artiman0as&

O Carval0o e os :uncos
Autor: Esopo

O s1"io se curva diante do imposs6vel

'e nada ser!e possuir grande for(a e pouca intelig6ncia... Um grande carva&)o, ao ser arrancado do cho pela for(a de forte !entania, rio abai"o . arrastado pela correnteza. %esse modo, Le!ado pelas guas, ele cruza com alguns ?uncos, e em tom de lamento e"clama3 "5ostaria de ser como !oc6s, &ue de to esguios e frgeis, no so de modo algum afetados por estes fortes !entos.4 E E&es responderam3 "#oc lutou e competiu com o !ento, por isso mesmo foi destru1do. N/s ao contrrio, nos cur!amos, mesmo diante do mais le!e sopro da brisa, e por esta razo permanecemos inteiros e a sal!o.4
Moral da Histria: -ara vencer os mais ortes' n%o devemos usar a or5a' mas antes disso' inteli,4ncia e 0umildade&

O Cavalo e o Lo"o
Autor: Esopo

Cuidado com as vanta,ens irresist6veis

Quando a esmola . grande, sensato . ficar atento... +m Lobo !indo de um campo de a!eia encontrou no caminho um %a!alo, e assim falou para ele3 "5ostaria, caso no se importe, de dar uma sugesto ao ;enhor para ir at. a&uele campo. ,le est cheio de gros de a!eia selecionados, &ue eu guardei com cuidado apenas para lhe ser!ir, pois sendo meu amigo, terei o maior prazer ao !6#lo mastigando, to nutriti!o alimento.4 Ao /ue o ca!alo lhe responde3 ",e aveia tem sido alimento para os Lobos, !oc6 jamais poderia alimentar sua barriga, apenas satisfazendo os seus ou!idos.4
Moral da Histria: Homens de m1 reputa5%o' #uando se prestam a a$er uma "oa a5%o' n%o conse,uem ter cr*dito&

O Cervo Doente
Autor: Esopo

2uantidade * o anta,>nico da #ualidade

*uitos amigos, poucos amigos... Um Cervo doente e incapa6 de andar, repousa!a &uieto em um pe&ueno peda(o de pasto fresco. E a/ue&es &ue se diziam seus amigos, ento !ieram em grande n7mero para saber de sua sa7de. E cada um deles &ue esta!a ali para !isita, ser!ia#se !ontade da escassa grama da&uele reduzido pasto, &ue l esta!a para seu pr/prio sustento. Assim ele morreu, no da doen(a da &ual padecia, mas por falta de alimento, uma !ez &ue no podia caminhar para ir buscar em outro lugar.
Moral da As m1s compan0ias sempre tra$em mais in ort9nios #ue ale,rias& Histria:

O Cervo e o seu (e le!o


Autor: Esopo

O )aidoso i,nora suas Limita58es

) ;bio . sempre cauteloso... +m ?o!em %er!o, &ue esta!a bebendo gua num c/rrego de gua cristalina, !iu a si mesmo refletido na l1mpida gua. -icou encantado com as formas e arcos dos seus imponentes chifres, mas ficou muito decepcionado e en!ergonhado, com suas delgadas pernas. , suspirou3 7Como - poss2ve& ta& coisa, ser dotado de to despre62veis e desa eitadas pernas, /uando, ao mesmo tempo, (ui agraciado com to be&a e ma estosa coroa48 Nesse momento ele sentiu o cheiro de uma pantera, &ue de repente saltou de dentro do mato onde esta!a sua espreita, na 9nsia de captur#lo. *as, apesar de ser mais gil, de ter mais !elocidade, os largos galhos dos seus chifres, fica!am presos nos galhos das r!ores, impedindo sua fuga, para se por a sal!o do seu agressor. 'esse modo, em pouco tempo, seu carrasco o alcan(ou at. com facilidade. ,nto o infeliz %er!o percebeu &ue as pernas, das &uais tanto se lamentara, com toda certeza o teriam posto a sal!o do perigo, isso se a&ueles !istosos e, na&uele momento, in7teis e indesej!eis ornamentos de sua cabe(a, no o ti!esse impedido.
Moral da Histria: Com re#u4ncia nos preocupamos mais com o aspecto das coisas in9teis' e dei!amos em se,undo plano a#uilo #ue de ato tem )alor& Moral da Histria ?: Somos sempre um composto de pontos racos e pontos ortes& 3ra"al0ar os racos com a a7uda dos ortes * um ,esto de sa"edoria&

O Consel0o dos (atos


Autor: Esopo

Muito an arr%o' pouca a5%o

As grandes ideias sem grandes obreiros, so grandes fracassos... )s atos resol!eram organizar um conselho para decidir, &ual seria a melhor alternati!a, para &ue eles pudessem saber com anteced6ncia, &uando o inimigo deles, o 2ato, esta!a por perto. , 'entre as muitas ideias &ue foram apresentadas, uma delas, &ue logo foi apro!ada por todos, considera!a &ue, um sino de!eria ser pendurado no pesco(o do 2ato. Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos. Al.m de ser do agrado de todos a&uele e"traordinrio plano, por aclama(o, ficaram e"tasiados com to criati!a e objeti!a solu(o. , eis &ue um !elho e sbio ato ali presente, ento &uestionou3 "Meus amigos, percebo &ue o plano . realmente muito bom. *as, &uem dentre n/s prender o sino no pesco(o do 2ato54 , nenhum !oluntrio se fez presente.
Moral da Histria: Di$er o #ue deve ser eito * uma coisa' a$4<la' entretanto' * @coisa@ "astante di erente&

O Corvo e o :arro
Autor: Esopo

Criatividade se aprende a$endo

As grandes descobertas iniciam com as grandes car6ncias... Um Corvo, &ue esta!a sucumbindo de sede, !iu l do alto um ?arro, e na esperan(a de achar gua dentro, !oou at. ele com muita alegria. Quando l chegou, descobriu para sua tristeza, &ue o ?arro continha to pouca gua em seu interior, &ue era imposs1!el alcan(#la com seu curto bico. Ainda assim, ele tentou de tudo para beber a gua &ue esta!a dentro do ?arro, mas com um bico to curto, todo seu esfor(o foi em !o. Por 7ltimo, ele pegou tantas pedras &uanto podia carregar, e uma a uma, colocou#as dentro da ?arra. Ao fazer isso, logo o n1!el da gua ficou ao alcance do seu bico, e desse modo ele sal!ou sua !ida.
Moral da A necessidade ou a crise * a m%e de todas as inven58es& Histria:

O Fa$endeiro e seus Fil0os


Autor: Esopo

Um rico e j idoso fazendeiro, &ue sabia no ter mais tantos de anos de !ida pela frente, chamou seus filhos beira da cama e lhes disse3 "Meus (i&)os, escutem com aten(o o &ue tenho para lhes dizer. No fa(am partilha da fazenda &ue por muitas gera(=es tem pertencido a nossa fam1lia. ,m algum lugar dela, no campo, enterrado, h um !alioso tesouro escondido. No sei o ponto e"ato, mas ele est l, e com certeza o encontraro. ;e esforcem, e em sua busca, no dei"em nenhum ponto da&uele !asto terreno intocado.4 %ito isso o !elho homem morreu, e to logo ele foi enterrado, seus filhos come(aram seu trabalho de busca. %a!aram com !ontade e for(a, re!irando cada peda(o de terra da fazenda com suas ps e seus fortes bra(os. E continuaram por muitos dias, remo!endo e re!irando tudo &ue encontra!am pela frente. , depois de feito todo trabalho, o fizeram outra !ez, e mais outra, duas, tr6s !ezes. $enhum tesouro foi encontrado. *as, ao final da colheita, &uando eles se sentaram para conferir seus ganhos, descobriram &ue ha!iam lucrado mais &ue todos seus !izinhos. Bsso ocorreu por&ue ao re!irarem a terra, o terreno se tornara mais f.rtil, mais fa!or!el ao plantio, tendo como conse&u6ncia, a generosa safra. ,9 ento eles compreenderam &ue a fortuna da &ual seu pai lhes falara, era a abundante colheita, e &ue, com seus m.ritos e esfor(os ha!iam encontrado o !erdadeiro tesouro.
Moral da O 3ra"al0o dili,ente * em si um tesouro& Histria:

O Fil0ote de Ovel0a e o Lo"o


Autor: Esopo

Sem aten5%o n%o 01 A5%o

+m )bjeti!o, caminho numa dire(o: Nenhum objeti!o, conflito e confuso... +m filhote de o!elha, !olta!a do pasto para casa sozinho, &uando se !iu diante de um lobo. ,le ento disse ao lobo3 "Eu sei, amigo lobo, &ue certamente serei de!orado, mas antes de morrer, gostaria de lhe pedir um fa!or, &ue tocasse com sua flauta, uma can(o para eu dan(ar: esta ser minha 7ltima di!erso.4 ) Lobo concordou, e en&uanto toca!a para o filhote dan(ar, os ces de guarda do pasto, ou!indo o som da flauta, !ieram e o afugentaram para longe. , o Lobo disse ao filhote3 ":sto . o &ue com justi(a eu mere(o. Afinal, sendo apenas um predador, jamais de!eria tentar ser um m7sico, ainda mais &uando o caso era apenas para agrad#lo.4
Moral da +%o permita #ue nen0uma distra5%o o a aste de seus reais o"7etivos& Histria:

O .alo de Bri,a e a ,uia


Autor: Esopo

(espeito ao concorrente * respeito a si mesmo

No e"iste superioridade, mas apenas uma ilus/ria, aparente e temporria !antagem... %ois ga&os estavam disputando em feroz luta, o direito de comandar o galinheiro de uma chcara. Por fim, um p=e o outro para correr e . autoproclamado o !encedor. ) 2alo derrotado afastou#se e foi se recolher num canto sossegado do galinheiro. ) !encedor, tomado de orgulho e !aidade, !oando at. o alto de um muro, bateu as asas e e"ultante cantou com toda sua for(a. +ma >guia, &ue paira!a ali perto em busca de alimento, lan(ou#se sobre ele e com um golpe certeiro le!ou#o preso em suas poderosas garras. ) 2alo derrotado saiu do seu canto, e da1 em diante reinou absoluto li!re de concorr6ncia.
Moral da Histria: Or,ul0o ou Arro,Ancia ainda * o camin0o mais curto para a ru6na e a perdi5%o&

O .aroto -astor e o Lo"o


Autor: Esopo

+a "oca de um mentiroso' verdades s%o mentiras

No . o homem &ue faz a pala!ra, mas . a pala!ra &ue faz o homem... +m ?o!em Pastor de o!elhas, encarregado &ue fora de tomar conta de um rebanho perto de um !ilarejo, por tr6s ou &uatro !ezes, fez com &ue os moradores e donos dos animais, !iessem correndo apa!orados ao local do pasto, sempre moti!ados pelos seus desesperados gritos3 "Lobo+ Lobo+"4 , &uando eles se apro"ima!am do local do pastoreio, imaginando &ue o jo!em esta!a em apuros com o Lobo, l esta!a ele sempre a zombar do pa!or &ue todos esta!am sentindo. ) Lobo, entretanto, por fim, de fato se apro"imou do rebanho. ,nto, o jo!em pastor, agora realmente apa!orado, tomado pelo terror e afli(o, grita!a desesperado3 "'or Favor, !enham me ajudar: o Lobo est matando todo o rebanho84. *as, dessa !ez, ningu.m deu ou!idos aos seus gritos.
Moral da +in,u*m acredita em um mentiroso' mesmo #uando ala a verdade& Histria:

O .ato e o .alo
Autor: Esopo

2uem tem -oder' ser1 Sempre um Opressor

Quem . *au por Natureza, por Natureza *au jamais dei"ar de ser... Um gato, ao capturar um galo, ficou imaginando como achar uma desculpa, &ual&uer &ue fosse, para justificar o seu desejo de de!or#lo. Acusou ele ento de causar aborrecimentos aos homens, j &ue canta!a noite e no dei"a!a ningu.m dormir. ) galo se defendeu dizendo &ue fazia isso em benef1cio dos homens, e assim eles podiam acordar cedo para no perder a hora do trabalho. ) gato respondeu: 4Apesar de !oc6 ter uma boa desculpa eu no posso ficar sem jantar.4 , dito isso, comeu o galo.
Moral da Histria: 2uem * mau car1ter' sempre vai ac0ar uma desculpa para tornar le,6timas suas m1s a58es&

O .ato e a (aposa

Autor: Esopo

. Certa ve6, um 2ato e uma aposa resol!eram !iajar juntos. Ao longo do caminho, en&uanto ca(a!am para se manter, um rato a&ui, uma galinha ali, entre uma mordida e outra, con!ersa!am sobre as coisas da !ida. E, como sempre acontece entre companheiros, especialmente numa longa jornada, a con!ersa entre eles logo se torna uma esp.cie de disputa de ,gos. , os 9nimos se e"altam &uando cada um trata de promo!er, defender e e"altar suas &ualidades pessoais. Pergunta ento a aposa ao 2ato3 "Ac)o &ue !oc6 se acha muito esperto no5 <oc6 de!e at. achar &ue sabe mais do &ue eu. ;im, por&ue eu conhe(o tantos tru&ues &ue nem sou capaz de cont#los84 ".em," retruca o 2ato, "Admito &ue conhe(o apenas um tru&ue, mas este, de!e !aler mais &ue todos os seus84 $esse momento, eles escutam, ali perto, o apito de um ca(ador e sua matilha de ces &ue se apro"imam. ) 2ato deu um salto e subiu na r!ore se ocultando entre as folhas. "Este - meu tru/ue," ele disse aposa. "Agora dei"e#me !er do &ue !oc6 . capaz.4 Mas, a aposa tinha tantos planos para escapar &ue no sabia &ual deles escolher. ,la correu para um lado e outro, e os cachorros em seu encal(o. ,la duplicou suas pegadas tentando despist#los: ela aumentou sua !elocidade, se escondeu em dezenas de tocas, mas foi tudo em !o. Logo ela foi alcan(ada pelo ces, e ento, toda sua arrog9ncia e tru&ues se mostraram in7teis.
Moral da O Bom senso * sempre mais valoroso #ue a ast9cia& Histria:

O Lavrador e a Ce,on0a
Autor: Esopo

+a maioria das ve$es somos 7ul,ados pela apar4ncia

C prudente nos es&ui!armos sempre das ms companhias... +ma %egonha, de natureza simples e ing6nua por ser boa, foi con!idada por um bando de 2ar(as, a !isitar com elas, um campo &ue fora recentemente semeado. *as, a festa acabou bruscamente, &uando todo o bando foi capturado numa armadilha colocada no local, pelo la!rador dono da&uele culti!o. A %egonha pediu ento ao la!rador &ue a dei"asse ir embora. ,la argumentou dizendo3 "'or (avor, dei"e#me ir embora, ,u perten(o a fam1lia das %egonhas, &ue so conhecidas pela sua honestidade e bom carter. <eja, at. minhas penas so diferentes da plumagem delas. Al.m disso, no sabia &ue as 2ar(as esta!am !indo roubar suas sementes.4 espondeu ento o agricultor3 "#oc pode ser um bom pssaro, e tudo &ue diz pode ser !erdadeiro, mas eu capturei !oc6 na companhia de 2ar(as destruidoras de planta(=es, e assim, ter a mesma puni(o &ue reser!ei para elas.4
Moral da )oc4 * 7ul,ado a partir das compan0ias com #uem anda& Histria:

O Lavrador e a Serpente
Autor: Esopo

O (essentimento * uma erida di 6cil de Cicatri$ar

Na lei da a(o e rea(o, &uanto mais se resiste a uma for(a contrria, mais forte ela se torna... +ma ;erpente, tendo feito sua toca perto da entrada de uma cabana, deu uma mordida no filho menor do La!rador &ue ali mora!a, e este !eio a falecer, causando grande ang7stia e afli(o aos seus pais. ) Pai da crian(a resol!eu ento matar a serpente. No dia seguinte, &uando ela saiu do buraco em busca de alimento, ele desferiu#lhe um golpe com seu machado. *as, na 9nsia de acertar com um s/ golpe antes &ue ela escapasse, errou a cabe(a, e cortou apenas a ponta da sua cauda. 'epois de algum tempo, o campon6s, com medo de tamb.m ser atacado pela serpente, resol!eu fazer as pazes, e para agrad#la, dei"ou perto do buraco, uma por(o de po e sal. A ;erpente ento disse3 "%oravante, no pode e"istir paz entre n/s, pois sempre &ue eu !er !oc6, lembrarei da minha cauda cortada, en&uanto &ue, sempre &ue !oc6 me !er, lembrar da morte do seu filho.4
Moral da Histria: Coisa mais di 6cil n%o 01' #ue es#uecermos das in79rias so ridas' especialmente na presen5a dos seus causadores&

o Le%o e o ;nseto
Autor: Esopo

+%o e!iste Superioridade' apenas uma aparente )anta,em

Nem sempre nosso maior problema . o mais importante +m inseto se apro"imou de um Leo e disse sussurrando em seu ou!ido3 "$o tenho nenhum medo do ;enhor, nem acho &ue o ;enhor seja mais forte &ue eu. ;e o ;enhor du!ida disso, eu o desafio para uma luta, e assim, !eremos &uem ser o !encedor.4 , !oando rapidamente sobre o Leo, deu#lhe uma ferroada no nariz. Assim, o Leo, tentando peg#lo com as garras, apenas atingia a si mesmo, ficando assim bastante ferido, e por fim, deu#se por !encido. 'esse modo o Bnseto !enceu o Leo, e entoando o mais alto &ue podia uma can(o &ue simboliza!a sua !it/ria sobre o ei dos animais, foi embora cheio de orgulho, com ares de superioridade, relatar seu grande feito para o mundo. *as, na 9nsia de !oar para longe e rapidamente espalhar a not1cia, acabou preso numa teia de aranha. ,nto se lamentou 'izendo3 "Ai de mim, eu &ue sou capaz de !encer a maior das feras, fui !encido por uma simples Aranha.4
Moral da Histria: 2uase sempre' +%o * o maior dos nossos inimi,os #ue * o mais peri,oso&

O Le%o e o (ato
Autor: Esopo

+%o * poss6vel medir a ,ratid%o pelo taman0o do Ben eitor

@oas a(=es feitas, bons frutos criados... Um Leo dormia sossegado, &uando foi despertado por um ato, &ue passou correndo sobre seu rosto. %om um bote gil ele o pegou, e esta!a pronto para mat#lo, ao &ue o ato suplicou3 4)ra, !eja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza &ue um dia poderia retribuir sua bondade.4 Apesar de rir por achar r1d1cula tal possibilidade, ainda assim, como no tinha nada a perder, ele resol!eu libert#lo. Aconteceu &ue, pouco tempo depois, o Leo caiu numa armadilha colocada por ca(adores. Assim, preso ao cho, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e ref.m do fat1dico destino &ue certamente o aguarda!a, se&uer podia me"er#se. ) ato, reconhecendo seu rugido, se apro"imou e roeu as cordas at. dei"#lo li!re. ,nto disse3 4) senhor riu da simples ideia de &ue eu seria capaz, um dia, de retribuir seu fa!or. *as agora sabe, &ue mesmo um pe&ueno ato . capaz de fazer um fa!or a um poderoso Leo.4
Moral da Histria: +en0um ato ,entile$a * coisa v%& +%o podemos 7ul,ar a importAncia de um avor' pela apar4ncia do "en eitor&

O Urso e as A"el0as
Autor: Esopo

(esistir a uma provoca5%o * ind6cio de Sa"edoria

) Poder maior est em controlar a si mesmo Um +rso procura!a por entre as r!ores, pe&uenos frutos sil!estres para sua refei(o matinal, &uando deu de cara com uma r!ore ca1da, dentro da &ual, um en"ame de abelhas guarda!a seu precioso fa!o de mel. O +rso, com bastante cuidado, come(ou a farejar em !olta do tronco tentando descobrir se as abelhas esta!am em casa. $esse e"ato momento, uma das abelhas, &ue !olta!a do campo onde fora coletar n.ctar das flores para le!ar colm.ia, deu de cara com o matreiro e curioso !isitante. Receosa com a&uilo &ue pretendia o +rso fazer em seguida, !oou at. ele e deu#lhe uma ferroada, para desaparecer em seguida no interior oco da r!ore ca1da. O +rso, tomado de dor pela ferroada, ficou furioso, e incontrol!el, pulou em cima do tronco com unhas e dentes, atacando a tudo e a todas, disposto a destruir o ninho das abelhas como !ingan(a. *as, isso apenas o fez pro!ocar uma rea(o em cadeia de toda colm.ia. Assim, ao pobre +rso, s/ restou fugir o mais depressa &ue pode em dire(o a um pe&ueno lago, onde, depois de nele mergulhar e permanecer imerso por um bom tempo, finalmente se p$s sal!o.
Moral da Histria: B mais s1"io suportar uma simples provoca5%o em sil4ncio' #ue despertar a 9ria incontrol1vel de um inimi,o mais poderoso& Fonte: sitededicas.ne10.uol.com.br

S-ar putea să vă placă și