Sunteți pe pagina 1din 5

Como ganhar at trs horas no seu dia Economizar tempo no requer mudanas drsticas na rotina, mas pequenos ajustes

em tarefas dirias. Veja como fazer seu dia ficar maior

Raquel Paulino , especial para o iG So Paulo

Na correria que envolve famlia, casa e trabalho, no so raros os momentos em que desejamos um dia com mais de 24 horas. Aumentar a quantidade de minutos do relgio no possvel, mas fazer com que eles rendam mais e, assim, tornar o dia mais longo est ao alcance de todos. Basta um pouco de organizao e mudanas simples nos hbitos cotidianos, sem abrir mo de nada. Trs especialistas do 10 dicas para voc chegar l. Confira.

Faa exerccios perto de casa ou do trabalho, poupando o perodo de deslocamento. Tempo economizado: 20 minutos/dia. Foto: Getty Images1/10 1. Faa exerccios perto de casa ou do trabalho

A ideia no precisar tirar o carro da garagem para chegar academia. Em vez de gastar 40 minutos no trnsito (20 na ida e 20 na volta), caminhe por, no mximo, 20 minutos (10 na ida e 10 na volta).

Tempo economizado: 20 minutos por dia

2. Faa uma grande compra no supermercado por ms

Cada compra mdia semanal no supermercado envolve o tempo gasto no trnsito (40 minutos 20 na ida e 20 na volta), na escolha dos produtos (20 minutos), na espera na fila do caixa (10 minutos), na passagem das compras pela registradora (5 minutos) e na organizao da despensa da casa (15 minutos). Uma hora e meia por semana, seis horas por ms.

Fazendo uma grande compra mensal, o tempo gasto ser um pouco maior no dia (duas horas, distribudas em 40 minutos no trnsito, 35 minutos na escolha dos produtos, 10 minutos na espera na fila do caixa, 10 minutos na passagem das compras pela registadora e 25 minutos na organizao da despensa da casa), mas ser nico.

Tempo economizado: Quatro horas por ms = uma hora por semana = 10 minutos por dia*

3. Compre produtos frescos em um mercado prximo de casa ou do trabalho

Mais uma vez, o objetivo deixar o carro na garagem, ir a p e economizar o tempo que seria passado no trnsito. A economia de tempo de 20 minutos por vez (em vez de gastar 40 minutos no trnsito 20 na ida e 20 na volta , levam-se, caminhando, 20 minutos 10 na ida e 10 na volta). Considerando que comum precisar comprar frutas e verduras fresquinhas duas vezes por semana, chega-se a economizar 40 minutos semanalmente.

Tempo economizado: 40 minutos por semana = 6 minutos por dia*

Leia tambm: Guia de Receitas

4. Contrate o servio de transporte escolar para as crianas

O tempo gasto no transporte escolar particular ultrapassa uma hora: 20 minutos para chegar escola e deixar as crianas l, outros 20 para voltar para casa, mais 20 para retornar escola para busc-las e os 20 finais para todos regressarem ao lar depois das aulas. Organizar um revezamento com outros pais j ajuda a ganhar tempo. E contratar o servio de transporte escolar economiza o perodo na ntegra.

Tempo economizado: Uma hora e 20 minutos por dia

Getty Images

Economizar tempo no requer mudanas drsticas na rotina, mas pequenos ajustes em tarefas dirias 5. Determine horrios para acessar os e-mails

Com os e-mails abertos o dia inteiro difcil resistir tentao de interromper o que est fazendo para dar apenas uma olhadinha no que acabou de chegar. Estima-se que uma pessoa gaste, em mdia, sete minutos cada vez que d essa entradinha bsica. Se repetir isso dez vezes ao longo do dia, so 70 minutos (1h10) gastos com e-mails. Determine quatro horrios para checar a caixa de entrada e reserve 15 minutos para cada perodo, totalizando uma hora de seu dia para os e-mails.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

Faa o teste: voc est viciada em redes sociais?

6. Entre nas redes sociais duas vezes por dia

Facebook, Twitter, Instagram... So muitas as redes sociais com o (quase imperceptvel) poder de sugar seu tempo, dadas as dezenas de atualizaes de status e postagens de pensamentos e fotos de seus amigos. Em vez de acess-las vrias vezes ao longo do dia, podendo gastar at uma hora na soma de todos os logins, reserve dois perodos de 25 minutos cada para se atualizar e interagir com suas turmas em todas as redes sociais.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

7. Aos domingos, faa um planejamento de todos os dias da prxima semana

Se a cada comeo de dia voc parar para colocar no papel o que precisa realizar at a hora de dormir, no gastar menos que dez minutos nessa tarefa ou seja, 70 minutos (1h10) por semana. Fazendo o planejamento de todos os dias da semana seguinte na calma da noite de domingo, o tempo gasto ser de, no mximo, 30 minutos, j que todos seus esforos estaro concentrados na agenda.

Tempo economizado: 40 minutos por semana = 6 minutos por dia*

8. Lave as roupas em um nico dia da semana

Em vez de lavar poucas roupas todos os dias, no ciclo de 30 minutos da mquina de lavar (totalizando 210 minutos, ou 3h30, por semana), acumule as peas e lave-as uma vez por semana, em um ciclo de 1h30 (90 minutos), com a mquina cheia.

Tempo economizado: 120 minutos por semana = 18 minutos por dia*

Getty Images Como ganhar uma discusso: "derrubar" o ponto de vista do outro no objetivo do bom argumentador Leia outros guias para a vida moderna Como ganhar uma discusso Como fazer amigos na vida adulta Como pedir aumento de salrio Como puxar assunto sem perguntar do tempo Como conseguir o que voc quer no telemarketing

9. Lave a loua uma vez por dia

Se lavar a loua do caf da manh, do almoo, do lanche da tarde e do jantar separadamente, voc gastar em mdia dez minutos por vez ou seja, 40 minutos por dia. Fazendo a lavagem de uma vez s, no final do dia, a tarefa levar no mximo 30 minutos.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

10. Mantenha os armrios e a despensa arrumados

Quase ningum se d conta, mas minutos preciosos so perdidos, diariamente, na procura de uma toalha, um pacote de cereais ou uma latinha de atum nos armrios da casa. Estabelecendo o local em que cada item deve ficar, voc ir direto a ele e no gastar tempo tentando lembrar onde o colocou pela ltima vez.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

* Os minutos dirios so arredondados de acordo com o resultado da diviso de minutos semanais por sete (os dias da semana).

Agradecimentos: Christian Barbosa (especialista em produtividade), Marco Darvas (consultor sistmico) e Sergio Guimares (especialista em administrao do tempo).

S-ar putea să vă placă și