Sunteți pe pagina 1din 23

ESPECIFICAO TCNICA ANQIP

ETA 0701
ELABORADA POR:
VALIDADE:

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE GUAS PLUVIAIS EM EDIFCIOS (SAAP)


SECRETARIADO TCNICO
OBS:

CTA 0701

DE 23 / 01 / 2009 A 23 / 01 /2014

0.

CONSTITUIO DA COMISSO TCNICA ANQIP CTA 0701

A presente Especificao Tcnica ANQIP foi preparada pela Comisso Tcnica ANQIP CTA 0701, constituda pelas seguintes entidades/elementos: - Universidade de Aveiro (A. Silva Afonso) - Ecogua (Vtor Simes) - Eng. Elisabete Bertolo - Servios Municipalizados de Aveiro (Rui Ferreira) - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Pedro Afonso) - Faculdade de Engenharia do Porto (Vtor Abrantes) - Grundfos (Florindo Maia) - Pipelife (Jorge Costa) - Tiba (Antnio Granadeiro) - L. N. guas (Lus Neves)

ETA 0701.2

PAG. 1/23

ETA 0701
1. INTRODUO

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

A presente Especificao Tcnica ANQIP (ETA) estabelece critrios tcnicos para a realizao de sistemas de aproveitamento de gua pluvial (SAAP) das coberturas de edifcios, para fins no potveis.

2.

TERMOS E DEFINIES

Precipitao (P) o fenmeno meteorolgico que se traduz na queda de gua, no estado slido ou lquido, na superfcie terrestre. gua da chuva ou gua pluvial gua precipitada que no foi objecto de qualquer utilizao susceptvel de a contaminar. Escoamento superficial Parcela da precipitao que se escoa superfcie, por aco da gravidade. gua no potvel gua que, tendo em ateno as utilizaes previstas, no cumpre os valores paramtricos de qualidade exigidos na legislao aplicvel. rea de captao (A) Local onde recolhida a gua da chuva, projectada em planta. Coeficiente de escoamento superficial ou coeficiente de runoff (C) Coeficiente adimensional, funo das caractersticas da superfcie, que representa a relao entre o volume total de escoamento superficial num determinado perodo de tempo e o volume total precipitado nesse perodo. ETA 0701.2 PAG. 2/23

ETA 0701
Ligao ou conexo cruzada potvel e que no salvaguarde a potabilidade da primeira. Reservatrio ou cisterna

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

Qualquer ligao ou dispositivo que una uma rede de gua potvel com uma rede de gua no

Todos os locais que recolham a gua da chuva e que, devido s suas caractersticas, permitam a conservao da gua para utilizao no potvel. Backflow (escoamento inverso) Em sistemas de aproveitamento de gua pluvial, designa-se por backflow o retorno de guas da chuva ao ciclo convencional, com origem na descarga de emergncia (overflow) da cisterna ou no equipamento de filtragem. By-pass Circuito alternativo que dever ser previsto nos sistemas de aproveitamento de gua pluvial, para garantir o ou suprimento da rede no potvel em caso de necessidade (falha de energia, etc.). O by-pass dever ser dotado dos dispositivos que se considerem tcnica e sanitariamente necessrios para o seu correcto funcionamento. Sistema de bombagem Equipamento que se destina a pressurizar a rede de abastecimento da gua da chuva, com o objectivo de suprir os fins estabelecidos em cada projecto.

ETA 0701.2

PAG. 3/23

ETA 0701
First flush (Escoamento inicial ou primeira lavagem) recomenda por razes de qualidade. Filtro de gua da chuva

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

Primeiras guas pluviais captadas pela cobertura em cada chuvada, cujo desvio do sistema se

Dispositivo que permite filtrar resduos arrastados da rea de captao, tais como folhas, detritos de aves ou outros que reduzam a qualidade da gua. Eficincia hidrulica da filtragem (f) Relao entre a quantidade de gua filtrada que chega cisterna e a quantidade de gua da chuva que chega ao filtro. Suprimento Fonte alternativa de abastecimento de gua. Poder no ser considerado, como primeira prioridade, o suprimento na partir da rede de gua potvel, desde que existam outras fontes de abastecimento que satisfaam os requisitos de qualidade estabelecidos. Overflow (excesso) Quantidade de gua da chuva que excede o caudal de dimensionamento do sistema e que descarrega para a rede de drenagem predial ou para outro destino final (infiltrao, etc.). Tratamento Depurao suplementar da gua da chuva, que pode ser necessria em funo das caractersticas do local de captao ou das utilizaes previstas.

ETA 0701.2

PAG. 4/23

ETA 0701
Unidades de controlo cruzada.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

Sistemas electrnicos desenvolvidos para o funcionamento automtico dos SAAP, que permitem o by-pass automtico entre a rede de abastecimento potvel e a rede no potvel, impedindo a conexo

3.

REFERNCIAS LEGAIS E NORMATIVAS

3.1. Em termos gerais, a concepo, a instalao e a explorao dos SAAP devem respeitar a legislao, a regulamentao e a normalizao nacional e europeia eventualmente existentes e aplicveis a estas instalaes ou a qualquer dos seus componentes. 3.2. Os SAAP devero igualmente respeitar as normas e regulamentos aplicveis relativos a rudo e vibraes. 3.3. Todos os sistemas de aproveitamento de guas pluviais (SAAP) devem ser objecto de um projecto tcnico, cuja elaborao deve respeitar, nas partes aplicveis, as exigncias da Portaria n. 701H/2008, de 29 de Julho. 3.4. No que se refere concretamente a caleiras, sadas e tubos de descarga, devem ser atendidas, nas partes aplicveis, as disposies do Regulamento Geral ou da Norma Europeia EN 12056-3.

4.

ASPECTOS GERAIS. CERTIFICAO DOS SAAP

4.1. Na concepo e na instalao dos sistemas devem ficar asseguradas as acessibilidades necessrias para que todas as operaes de manuteno possam ser feitas de forma adequada e fcil. 4.2. A concepo e a instalao dos SAAP apenas devem ser feitas por tcnicos devidamente habilitados para o efeito ou por empresas que tenham desenvolvido capacidades tcnicas, tericas e prticas, para o efeito. ETA 0701.2 PAG. 5/23

ETA 0701
certificao dos instaladores.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

4.3. Por razes tcnicas e de sade pblica, recomendvel a certificao das instalaes (Certificao ANQIP de Instalaes SAAP) nos termos da Especificao Tcnica ANQIP ETA 0702. Esta certificao exige a apreciao prvia do projecto pela ANQIP, a realizao de vistorias obra e a

4.4 Tendo em vista a disponibilidade de instaladores certificados (Certificao ANQIP de Instalador SAAP), a ANQIP promover periodicamente, em diversos locais do pas, cursos especficos de formao. A aprovao nesses Cursos dar direito atribuio da Certificao, nas condies referidas na ETA 0702. 4.5. No caso dos sistemas Certificados, as informaes e elementos tcnicos relativos aos sistemas instalados devem ser obrigatoriamente registados em ficha prpria (Anexo 1). Recomenda-se, mesmo em relao aos sistemas no certificados, o preenchimento da ficha nos campos aplicveis e a sua incluso no dossier da Ficha Tcnica da Habitao. 4.6. Os responsveis pelos diversos componentes que integram os sistemas devem disponibilizar informao sobre os seus produtos.

5.

PRESCRIES TCNICAS

5.1. Pluviosidade de clculo 5.1.1. Os estudos de pluviosidade devero recorrer a dados de fontes oficiais, sendo desejvel que recorram a sries histricas de precipitao correspondentes a perodos no inferiores a 10 anos. 5.1.2. Os valores das intensidades mximas podero ser utilizados para clculo da capacidade hidrulica da filtragem. 5.1.3. Os perodos de retorno devem ser fixados tendo em ateno as condies locais, recomendando-se, nos casos habituais, o valor de 5 anos.

ETA 0701.2

PAG. 6/23

ETA 0701
ANQIP com base em dados do Instituto de Meteorologia (1961-1990). peridico com fontes poluidoras (zonas de contacto com animais ou mquinas, etc.).

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.1.4. No Anexo 2 apresenta-se um Mapa da Pluviosidade Mdia em Portugal, elaborado pela

5.1.5. No se devem considerar como superfcies de recolha aquelas que estejam em contacto

5.2. Desvio das primeiras guas 5.2.1. Recomenda-se a instalao de um dispositivo de funcionamento automtico para desvio do escoamento inicial (first flush). 5.2.2. O volume a desviar poder ser determinado com base em critrios de tempo ou com base na rea da cobertura e numa altura de precipitao pr-estabelecida, que poder variar entre 0,5 e 8,5 mm, conforme as condies locais. 5.2.3. Na ausncia de dados ou de estudos das condies locais, dever ser considerado o desvio de um volume correspondente a 2 mm de precipitao, podendo adoptar-se um valor inferior em casos justificados. O volume a desviar ser dado pela expresso Vd = P.A onde Vd Volume a desviar do sistema (litros) P Altura de precipitao (mm) admitida para o fisrt flush (em geral 2 mm) A rea de captao (m2) 5.2.4. Quando se opte pelo critrio de tempo, dever ser desviado um volume mnimo correspondente aos primeiros 10 minutos de precipitao, podendo adoptar-se um valor mais baixo (no inferior a 2 min) quando o intervalo entre precipitaes no exceda quatro dias. (1)

ETA 0701.2

PAG. 7/23

ETA 0701
5.3. Volume de gua a aproveitar Va = C.P.A.f onde Va - Volume anual de gua da chuva aproveitvel (litros) C - Coeficiente de run off da cobertura (item 5.3.2) P - Precipitao mdia acumulada anual (mm) A - rea de captao (m2) f - Eficincia hidrulica da filtragem (2)

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.3.1. O volume anual de gua da chuva a aproveitar pode ser determinado pela expresso:

5.3.2. O valor de C utilizado no projecto dos SAAP deve ter em conta as retenes, absores e desvios de guas, recomendando-se valores de 0,8 para coberturas impermeveis (telha, cimento, asfalto, etc.), 0,6 para coberturas planas com gravilha, 0,5 para coberturas verdes extensivas (com uma camada de profundidade mdia, permitindo plantar arvores e arbustos) e 0,3 para coberturas verdes intensivas (com uma camada de crescimento fina, adequada para flores e ervas). 5.3.3. Em filtros com manuteno e limpeza regulares pode ser admitida uma eficincia hidrulica (f) de 0,9, a menos que as caractersticas do sistema recomendem a adopo de outro valor. 5.3.4. No Anexo 3 apresentam-se, a ttulo indicativo, valores de consumos por tipo de dispositivo ou utilizao, que podem ser considerados no dimensionamento dos SAAP. Os valores indicados foram estimados com base em dispositivos classificados pelo sistema ANQIP de Certificao e Rotulagem de Eficincia Hdrica de Produtos na categoria A, dado no se considerar coerente a utilizao de um sistema de aproveitamento de gua da chuva com dispositivos no eficientes.

ETA 0701.2

PAG. 8/23

ETA 0701
5.4. Cisternas e filtros estruturais, no porosos e que no propiciem reaces qumicas com a gua.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.4.1. As cisternas devem ser constitudas por materiais que assegurem as necessrias condies

5.4.2. As cisternas devero ser dotadas de overflow (dotado de sifo), descarga de fundo e filtro a montante. Os cantos devem ser arredondados para facilitar a manuteno e para evitar o desenvolvimento de biofilmes. A cisterna dever ser coberta, ventilada e permitir a inspeco, respeitando todas as normas de segurana. 5.4.3. As guas da chuva provenientes do overflow do sistema, do first flush e do filtro podero ser lanadas na rede de guas pluviais, infiltradas ou lanadas em linha de gua natural, desde que no exista a possibilidade de contaminao. 5.4.4. Deve ser colocado um dispositivo que reduza a turbulncia e que diminua a velocidade de entrada da gua na cisterna. A aspirao da bombagem deve tambm ser realizada com baixa velocidade e, quando possvel, entre 10 e 15 cm abaixo do nvel de gua na cisterna (ou atravs de sistema equivalente que no permita a aspirao de resduos flutuantes ou sedimentados na mesma). 5.4.5. A gua da chuva deve ser armazenada em local abrigado da luz e do calor e as aberturas devem ser dotadas de dispositivos anti-roedores e anti-mosquitos. 5.4.6. As cisternas localizadas em locais de baixas temperaturas devem ser instaladas de modo a prevenir o congelamento da massa de gua armazenada. Nestas situaes, as tubagens devem igualmente possuir isolamento. Se as cisternas forem colocadas no exterior, devem ser preferencialmente enterradas, para aproveitar a proteco geotrmica do solo (a uma profundidade mnima de 1 metro).

ETA 0701.2

PAG. 9/23

ETA 0701

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.4.7. A instalao das cisternas em fibra de vidro, PEAD ou noutros materiais plsticos devem respeitar as instrues de instalao do fabricante de modo a evitar deformaes estruturais. Na instalao de cisternas enterradas dever ainda prevenir-se a flutuao, quando se encontre vazia, e atender s cargas de trfego. No que se refere cobertura, dever ser respeitada, em particular, a Norma Europeia EN 124. 5.4.8. Os reservatrios de grandes dimenses devem ser repartidos em clulas, para que seja facilitada a sua manuteno. A comunicao entre clulas deve ser equipada com vlvulas de seccionamento. O esvaziamento das clulas pode ser efectuado por descarga de fundo gravtica ou por bombagem. 5.4.9. Deve ser instalado um sistema de corte no incio do sistema, de modo a que, quando sejam utilizados ou derramados (deliberada ou acidentalmente) produtos potencialmente nocivos para a sade humana na rea de captao, o sistema possa ser desconectado, impedindo a entrada desses produtos na cisterna. A conexo s deve ser retomada aps lavagem adequada da rea de captao e garantia de ausncia de perigosidade. 5.4.10. As cisternas devem ser dimensionadas de acordo com critrios econmicos, tcnicos e ambientais, considerando sempre as boas prticas de engenharia. Deve ter-se em ateno que o volume total (Vt) pode ser significativamente superior ao volume til (Vu), para ter em ateno o volume morto e a profundidade da boca de captao. Nos itens seguintes referem-se alguns mtodos de dimensionamento que podem ser utilizados na prtica na determinao de Vu. 5.4.11. Para efeitos de dimensionamento, no devem ser considerados perodos de reserva de gua na cisterna superiores a 30 dias. Alguns mtodos (como o Mtodo Alemo, referido em 5.4.13) adoptam valores inferiores, da ordem das trs semanas.

ETA 0701.2

PAG. 10/23

ETA 0701
simultaneamente, satisfaa aos seguintes indicadores: - 25 a 50 litros por m2 de telhado - 800 a 1000 litros por habitante

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.4.12. Em moradias unifamiliares, situadas em zonas com pluviosidades mnimas entre 500 e 800 mm por ano e com consumos do tipo domstico, pouco variveis ao longo do ano, pode ser aplicado um mtodo abreviado, designado por Mtodo Abreviado Alemo, o qual recomenda um volume til que,

Para uma famlia com quatro pessoas e uma rea de captao (telhado) de 100 m2, por exemplo, este mtodo conduz a um valor prximo de Vu = 4 m3. 5.4.13. Em blocos residenciais ou em edifcios administrativos, comerciais, de servios ou industriais, com uma estrutura de consumos relativamente uniforme ao longo do tempo, podem aplicar-se mtodos simplificados, como o Mtodo de Azevedo Netto, o Mtodo Prtico Ingls, o Mtodo Simplificado Alemo ou o Mtodo Espanhol. A descrio pormenorizada destes mtodos pode ser encontrada no Manual do Curso sobre Sistemas de Aproveitamento de guas Pluviais da ANQIP e/ou na bibliografia especializada. O Mtodo Simplificado Alemo baseado no volume anual aproveitvel (Va), dado pela expresso (2), e nos consumos anuais estimados (Ce). Para a sua aplicao em Portugal, pode recorrer-se aos mapas e tabelas que constam dos Anexos 2 e 3. O volume til (em litros) da cisterna deve corresponder ao menor dos dois valores (Va ou Ce), multiplicado por 0,06, isto : Vu = Min {Va ou Ce} * 0,06 (3)

ETA 0701.2

PAG. 11/23

ETA 0701

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

Facilmente se deduz que este mtodo admite um perodo de reserva de trs semanas. Note-se o Mtodo de Azevedo Netto e o Mtodo Prtico Ingls apenas se baseiam nos volumes de precipitao, sendo o valor final independente dos consumos. O mtodo brasileiro de Azevedo Netto, estudado para condies climticas significativamente diferentes das que se observam em Portugal, conduz (para uma estiagem de 3 meses, valor geralmente admitido em Portugal nestes estudos), a um volume que cerca do dobro do obtido pelo Mtodo Simplificado Alemo, o que se considera excessivo. O Mtodo Prtico Ingls conduz a valores prximos dos obtidos com o Mtodo Simplificado Alemo. O Mtodo Simplificado Espanhol um mtodo que pondera precipitaes e consumos, semelhana do Mtodo Alemo, mas considera o valor mdio e um perodo de reserva de 30 dias. Com este mtodo, o volume til deve ser, no mnimo: Vu = [(Va + Ce)/2] * (30/365) grandeza. 5.4.14. Os mtodos mais complexos, que se recomendam para sistemas de maior dimenso ou quando a estrutura de consumos no uniforme ao longo do tempo (situao que pode ser relevante, por exemplo, quando se considera a rega de espaos verdes ou em ocupaes sazonais), so mtodos tradicionais de optimizao de volumes de reservatrios, atravs de diferenas mensais (ou dirias), que exigem o conhecimento pormenorizado das precipitaes locais e do diagrama dos consumos. Nesta categoria podem englobar-se o mtodo de Rippl, o mtodo da Simulao e o mtodo Australiano. Em Portugal, a Eng. Elisabete Bertolo desenvolveu tambm um programa de clculo para optimizar o dimensionamento dos reservatrios (SAAP-EPB). A descrio pormenorizada destes mtodos pode ser encontrada no Manual do Curso sobre Sistemas de Aproveitamento de guas Pluviais da ANQIP e/ou na bibliografia especializada. (4)

Em geral, o Mtodo Alemo e o Mtodo Espanhol conduzem a resultados da mesma ordem de

ETA 0701.2

PAG. 12/23

ETA 0701
5.5. Instalaes Prediais funcionamento do mesmo.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.5.1. Na instalao dos SAAP devero ser considerados todos os componentes, elementos acessrios e instalaes complementares que sejam considerados fundamentais para o bom

5.5.2. O dimensionamento das tubagens de abastecimento da rede no potvel deve ser feito de modo anlogo ao dimensionamento da rede potvel e para idnticos nveis de conforto. 5.5.3. As redes de gua no potvel, incluindo elementos acessrios, devem ser claramente diferenciadas das redes de gua potvel. Sugere-se a utilizao de fita adesiva colorida, preferencialmente com texto Rede no potvel, gua no potvel, gua da chuva ou outro equivalente. 5.5.4. Os dispositivos de rega ou lavagem, interiores ou exteriores, devem estar identificados e sinalizados com identificao sinaltica a definir. Podero utilizar-se advertncias anlogas s indicadas em 5.5.3, as quais devero ser acompanhadas de simbologia adequada. 5.5.5. Recomenda-se que as torneiras de lavagem ou rega sejam dotadas de manpulos amovveis (chave de segurana), para evitar usos inadequados. 5.5.6. O instalador do SAAP dever fornecer telas finais do sistema executado. 5.5.7. Quando a Entidade Gestora exija a medio de caudais, dever considerar-se a instalao de um contador totalizador no troo de ligao da cisterna rede predial.

5.6. Usos e qualidade da gua 5.6.1. A gua da chuva pode ter, entre outros, os seguintes usos: - Descarga de bacias de retrete - Lavagem de roupas ETA 0701.2 PAG. 13/23

ETA 0701
- Lavagem de pavimentos, automveis, etc. - Rega de zonas verdes - Usos industriais (torres de arrefecimento, redes de incndio, AVAC, etc.)

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.6.2. Nos sistemas realizados de acordo com a presente Especificao Tcnica, admite-se a realizao de tratamentos bsicos de filtragem (no filtro de montante) e de sedimentao (na cisterna). Podero ainda ocorrer na cisterna processos de precipitao e processos de decomposio biolgica, com efeito geralmente favorvel na qualidade da gua. 5.6.3. No caso da rega de zonas verdes e da lavagem de pavimentos, a utilizao de gua da chuva, observadas as presentes prescries tcnicas de instalao, pode no carecer de qualquer tratamento complementar fsico-qumico ou bacteriolgico. 5.6.4. A utilizao de gua da chuva sem tratamento em descargas de autoclismo, apenas deve ser admitida quando a gua respeite, no mnimo, as normas de qualidade de guas balneares, nos termos da legislao nacional e das Directivas europeias aplicveis (Decreto-Lei n. 236/98, de 1/8, que transpe a Directiva n. 76/160/CEE, do Conselho, de 8/12). 5.6.5. Na situao referida no item anterior, no sendo cumpridos os valores mximos admissveis estabelecidos para os parmetros microbiolgicos, deve prever-se uma desinfeco da gua por ultravioletas, cloro ou outro processo adequado. No caso de serem utilizados compostos de cloro para desinfeco, recomenda-se que o cloro residual livre se situe entre 0,2 e 0,6 mg/l. 5.6.4. A lavagem de roupas com gua da chuva sem tratamento especfico apenas deve ser considerada quando a temperatura da gua de lavagem atingir, no mnimo, 55C. 5.6.5. Nos usos industriais, os tratamentos eventualmente necessrios devero ser analisados caso a caso.

ETA 0701.2

PAG. 14/23

ETA 0701
camada flutuante que se forma nestas situaes.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.6.6. Nas regies e nas pocas com libertao significativa de plen, deve conceber-se a cisterna e o overflow de modo a que se verifiquem transbordamentos regulares que permitam o arrastamento da

5.6.7. Caso se considere necessrio introduzir um tratamento ou desinfeco para a gua da chuva, este dever ser implementado a jusante do sistema de bombagem, antes da entrada da gua da chuva na rede no potvel. 5.6.8. Quando a rea de captao for alargada a zonas mais poludas (reas de trnsito de veculos, etc.), devem considerar-se tratamentos suplementares adequados (como, por exemplo, floculao, desinfeco, etc.). 5.6.9. Caso o pH da gua seja superior a 8,5 ou inferior a 6,5, pode ser necessrio ou conveniente efectuar uma correco de pH, em funo dos materiais utilizados na instalao. 5.6.10. Recomenda-se um controlo da qualidade da gua na cisterna com uma periodicidade mxima de seis meses, prazo este que poder ser alargado at um ano, caso o suprimento seja efectuado unicamente a partir da rede pblica de gua potvel.

5.7. Instalaes de bombagem 5.7.1. As instalaes de bombagem devem estar de acordo com a regulamentao em vigor. 5.7.2. da responsabilidade do projectista e do fornecedor do equipamento de bombagem o eficiente dimensionamento deste sistema. 5.7.3. A instalao de bombagem no exterior do reservatrio deve respeitar os nveis de rudo estabelecidos por lei e deve estar protegida do calor, frio ou chuva, em local ventilado. 5.7.4. As bombas instaladas dentro dos reservatrios devero ser dotadas de dispositivos de suco com tomada de gua ligada a flutuador ou sistema equivalente que no permita o arrastamento das partculas sedimentadas ou flutuantes para a tubagem. ETA 0701.2 PAG. 15/23

ETA 0701
manuteno.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

5.7.5. As bombas submersveis devero ser facilmente removveis, para permitir as operaes de

5.7.6. Os equipamentos de bombagem concebidos para os sistemas domsticos de aproveitamento de gua pluvial devem estar tecnologicamente dotados de funes que permitem a gesto de gua pluvial de uma forma responsvel e eficiente. aconselhvel a sua utilizao na rea domstica, pela simplificao tcnica que proporciona ao instalador e ao utilizador final. 5.7.7. A manuteno destes sistemas deve ser realizada de acordo com as especificaes tcnicas do produto.

5.8. Suprimento 5.8.1. Recomenda-se que todos os sistemas SAAP sejam dotados de um sistema suplementar de abastecimento, para que o seu funcionamento contnuo seja assegurado quando no exista na cisterna gua da chuva no volume necessrio ao abastecimento das funes definidas. 5.8.2. O suprimento de gua deve poder ser realizado sem que seja interrompido o abastecimento da rede no potvel, sendo recomendvel a instalao de sistemas que faam, de forma automtica e segura, a gesto e a comutao das fontes de abastecimento. 5.8.3. Se o suprimento for realizado cisterna, deve ser garantida a impossibilidade de conexes cruzadas. Quando a alimentao suplementar consista num dispositivo ligado directamente rede potvel com descarga na cisterna, deve garantir-se que a distncia entre a sada desse dispositivo e o nvel mximo possvel de gua na cisterna no seja inferior a 30 mm. 5.8.4. O suprimento com gua da rede potvel deve ser pr estabelecido de acordo com os consumos nos fins no potveis previstos e no de acordo com o volume da cisterna, de modo a minimizar o consumo de gua potvel.

ETA 0701.2

PAG. 16/23

ETA 0701
6. MANUTENO acordo com as frequncias mnimas indicadas na Tabela 1.

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

6.1. Independentemente das intervenes excepcionais de reparao e na ausncia de condies que recomendem intervenes em perodos mais curtos, a manuteno do SAAP dever ser realizada de

6.2. As inspeces podem ser realizadas pelos utilizadores, mas, nos mbitos da manuteno dos sistemas de bombagem e de tratamento, deve considerar-se a interveno de tcnicos especializados. 6.3. Quando se utilizem, nas operaes de manuteno ou higienizao, produtos potencialmente nocivos para a sade humana ou para o ambiente, devem tomar-se medidas que impeam o lanamento dos efluentes resultantes dessas operaes no ciclo pluvial natural ou na rede de drenagem de guas residuais sem a necessria verificao de compatibilidade com os componentes naturais, canalizaes e rgos de tratamento a jusante, recorrendo a pr-tratamento, quando necessrio. 6.4. As operaes semestrais de manuteno devem ter lugar no incio e no final da poca das chuvas, preferencialmente. Tabela 1 Frequncia da manuteno dos componentes dos SAAP Componentes Filtros Sistema de desvio do first flush Caleiras e tubos de descarga rgos de tratamento/desinfeco Sistema de bombagem Cisterna Unidades de controlo Canalizaes e acessrios ETA 0701.2 Frequncia da manuteno Inspeco e limpeza semestrais Inspeco semestral e limpeza anual (se automtico) ou semestral (se manual) Inspeco e limpeza semestrais Inspeco mensal e manuteno anual De acordo com as indicaes do fabricante Inspeco anual e limpeza e higienizao de 10 em 10 anos (no mximo) Inspeco semestral e manuteno anual Inspeco anual PAG. 17/23

ETA 0701

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

ANEXO 1
FICHA DE REGISTO

ETA 0701.2

PAG. 18/23

FICHA DE REGISTO DO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE GUA PLUVIAL (SAAP) DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES TCNICAS ANQIP ETA 0701 E ETA 0702 Proprietrio _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Endereo da instalao _____________________________________________________ _________________________________________________________________________ Cdigo Postal _______-_____ ________________________________________________ Projectista (nome, categoria profissional e endereo) ___________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Instalador (nome, categoria profissional e endereo) ___________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Canalizaes e acessrios (materiais, etc.) ____________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Sistemas de bombagem (marca, caractersticas, etc.) ____________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Cisterna (material, volume, caractersticas, etc.) ________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Outros equipamentos (descrio, caractersticas, etc.) __________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Vistoria intermdia efectuada em ______/_____/_____ pelo Auditor ANQIP __________ _________________________________________________________________________ Vistoria final efectuada em ______/_____/_____ Resultado da vistoria final (comentrios/recomendaes) _______________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ O Auditor ANQIP, _________________ O Instalador, _________________ O Dono de Obra, _______________

ETA 0701

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

ANEXO 2
MAPA DA PLUVIOSIDADE MDIA ANUAL EM PORTUGAL

ETA 0701.2

PAG. 20/23

PLUVIOSIDADE MDIA ANUAL EM PORTUGAL

ETA 0701

VERSO:

N. PGINAS: 23 ANEXOS:

ANEXO 3
CONSUMOS UNITRIOS E ANUAIS POR DISPOSITIVO OU UTILIZAO

ETA 0701.2

PAG. 22/23

CONSUMOS UNITRIOS E ANUAIS POR DISPOSITIVO OU UTILIZAO Dispositivo ou utilizao


Autoclismos (categoria A)1 em residncias Autoclismos (categoria A)1 em edifcios de servios (escritrios, etc.) Autoclismos (categoria A)1 em edifcios escolares Lavagem de roupa (mquina da categoria A)2 Limpezas gerais Lavagem de pavimentos Lavagem de automveis (self-service) Relvados5

Consumo unitrio
24 l//(pessoa.dia) 12 l/(pessoa.dia) 6 l/(pessoa.dia) 10 l/(pessoa.dia) 5 l/m2 50 l/automvel 5 a 7 l/ m2 1,5 a 5 l/ m2 2 a 4,5 l/ m2

Consumo anual estimado


8800 l/pessoa 4400 l/pessoa 2200 l/pessoa 3700 l/pessoa

1000 l/pessoa3 450 a 800 l/m2 60 a 400 l/ m2 200 a 450 l/ m2 -

Zonas verdes (valores para anos mdios)4

Valores totais (em 6 meses) - Abril a Set. -

Jardins6 Campos de golfe 7,8 Relvados5 Jardins6 Campos de golfe7,8

Valores mximos (por dia) no Vero

Autoclismo de 6 litros com dupla descarga. Mquina com consumo de 9 a 12 litros por kg. 3 Trata-se de uma estimativa grosseira para residncias, pois o global pode variar de forma muito significativa. 4 Considera-se que, em Portugal, a rega de espaos verdes deve ser considerada como uma utilizao temporalmente limitada nos SAAP, dado que as maiores necessidades de rega surgem nos perodos de estiagem mais prolongados. Por este motivo, entende-se que no h interesse em considerar valores totais superiores aos indicados como estimativas mdias semestrais. Deve ainda salientar-se a tendncia actual para a realizao de jardins sem necessidade de rega. 5 Funo do tipo de relva, do tipo de solo e da zona do pas. 6 Funo do tipo de culturas, do tipo de solo e da zona do pas (considerando um misto de relvados e zonas arbustivas). 7 Valor mdio, ponderando as reas destinadas a greens e tees, a farways e surronds, a roughs e semi-roughs e a zonas de enquadramento. 8 Funo do tipo de solo e da zona do pas.
1 2

S-ar putea să vă placă și