Sunteți pe pagina 1din 5

A aplicao da roteirizao de transportes como diferencial competitivo A roteirizao de transporte uma nova tendncia necessria para realizarmos entrega/coleta

a de forma sistematizada . Atravs da utilizao de softwares integrados consegue-se estabelecer uma sequncia otimizada desta entregas. Sabemos que todo processo produtivo composto por uma entrada de matriaprima, um processamento que obedece a um leiaute previamente definido e uma sada, ou seja, um produto final ou produto acabado, disponibilizado para comercializao visando atender a necessidade dos clientes. Planejamos e analisamos cada fase deste processo, porm, h a existncia de um grande problema, que culmina com a falha deste processo sistematizado, ou seja, a ineficincia nas operaes logsticas de entrega. Sabemos que a logstica a rea da gesto responsvel por prover recursos, equipamentos e informaes para a execuo de todas as atividades de uma empresa. Segundo Ballou (2001) a logstica envolve todas as operaes relacionadas com planejamento e controle de produo, movimentao de materiais, embalagem, armazenagem e expedio, distribuio fsica, transporte e sistemas de comunicao que, realizadas de modo sincronizado, podem fazer com que as empresas agreguem valor aos servios oferecidos aos clientes e tambm oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrncia. Se a logstica to importante, porque ocorrem falhas que muitas vezes acarretam at na perda de grandes clientes. Um dos principais problemas que existem a demora na entrega de produtos, produtos com defeitos devido o mau acondicionamento da carga, demora no processo de expedio, aliado a isso existem tambm os problemas de estruturas para o escoamento da produo, tais como: falta de rodovias com excelentes nveis de qualidade, falta de rea de descanso para motorista, frete baixo, risco iminente de roubos e assaltos, etc. Basicamente, temos uma srie de fatores que contribuem direta e indiretamente na falha de todo processo logstico de entrega/coleta. Mas o que fazer? Uma das opes mais viveis utilizar a Roteirizao de transportes. A Roteirizao de transportes um mtodo de busca, da melhor sequncia de visitas a um determinado nmero de clientes, no interior de uma zona de coleta ou distribuio, ou seja, sequncia otimizada de entrega e coleta de produtos, utilizando um software de roteirizao especfico para este fim.

Com a roteirizao consegue-se: - Reduo de distncia para realizar tarefas; - Reduzir o tempo para realizar tarefas; - Dimensionar a carga e a frota; - Racionalizar o uso da mo-de-obra, etc. - Controle amplo e abrangente de todo processo de carga e descarga; - Economia de combustveis; - Controle de manuteno de frota, etc. Os principais softwares de roteirizao existentes no mercado nacional so RoadShow da Routing, Road Net, Easy Router, etc, porm, o problema o alto valor, que se considerarmos a anlise custo x benefcio, se tornar vivel, pois ter um controle amplo e abrangente do processo logstico, compreendendo desde a expedio at a entrega no ponto de venda do cliente, realmente um grande diferencial competitivo e certamente vale todo o valor investido. Concluo que aquele empresrio que busca um alto nvel de excelncia no atendimento de seus clientes, deve sim, procurar buscar essa nova tecnologia, pois com certeza, cada vez mais os padres de exigncia esto se afunilando, de modo, que sobressair no mercado aquele que utilizar toda as tecnologias para monitoramento do processo de entrega de produtos ao seu bem maior que o seu CLIENTE

Roteirizao: a racionalizao do transporte

Em busca da eficincia Na cadeia logstica industrial, o suprimento de matrias primas e a distribuio de produtos envolvem, via de regra, o transporte de mercadorias. No comrcio, que a extenso da indstria, o transporte na recepo e distribuio fundamental. Na prestao de servios, em muitos casos, o deslocamento de pessoas se faz necessrio. Estima-se que o custo de transporte represente 10% de nosso PIB. Num mundo onde a palavra de ordem racionalizao, estoque zero, just-intime, competitividade acirrada e exigncia de qualidade elevada, o transporte representa um grande desafio de eficincia. Por sua natureza de distribuio espacial que geram dificuldades de planejamento e controle, a rea tem sido renegada a um segundo plano. Entretanto, atualmente, constitui-se na maior oportunidade de reduo de custos e melhoria de qualidade.

Por outro lado, a pesquisa e o desenvolvimento de solues e tecnologias na rea de geoinformao e algoritmos possibilitam a representao mais realista dos problemas complexos de distribuio fsica encontrados no dia-a-dia. Alm da rea privada, onde o uso da roteirizao nitidamente aplicvel, no setor pblico, tambm existem vrias aplicaes, podendo ser citadas: Planejamento de redes de transporte de carga e passageiros; Programao de veculos para execuo de servios pblicos; Servio de informao a usurios de transporte; Estudos de logstica de atendimento aos cidados, como transporte escolar ou especial.

Os problemas de roteirizao.

Dentro de uma viso mais restrita, define-se roteirizao como o processo de definio de roteiros, ou itinerrios. Neste caso, a determinao do melhor caminho matematicamente exata. Porm, a roteirizao, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimizao da programao operacional de um ou mais veculos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodovirias e o resultado consiste na alocao racional de servios de transporte (coleta e/ou entrega) frota e a definio dos itinerrios (roteiros), com a conseqente ordem de atendimentos a serem realizados. Quando o horrio para atendimento de determinado cliente limitado, por exemplo, entre 8h e 12h, o problema denominado de programao com janela de tempo. O objetivo da otimizao compreende a minimizao da distncia percorrida, do tempo despendido ou do custo de operao, considerando restries, como horrios de atendimento impostas pelos clientes ou restries de circulao e estacionamento de veculos. Outras restries esto relacionadas disponibilidade de frota por tipo e capacidade dos veculos, durao mxima da jornada de trabalho de motoristas, questes de segurana ou conforto, etc. As grandes quantidades de servios a serem programados levam a um problema difcil de ser solucionado por um ser humano (despachador). Geralmente, so adotadas formas alternativas, tais como de programao por faixas de CEP ou reas de

distribuio e rotas predefinidas. Alm disso, muitas vezes se delega ao motorista definir seu roteiro. Isso leva a um grande tempo de programao e adoo de roteiros ruins. Do ponto de vista de mode-lagem matemtica, este tipo problema bastante complexo, no existindo algoritmos de soluo rpida e exata que considerem todas estas variveis. Desta forma, as solues adotadas so algoritmos heursticos (no otimizadores do ponto de vista matemtico, mas que produzem solues prximas de timas).

Aplicaes

Considerando a roteirizao no sentido mais restrito de determinao de caminhos, os algoritmos permitem subsdio para sistemas LBS, como buscar o ponto de servio mais prximo, ou como chegar a este ponto. Tambm se aplica ao clculo de custos de transporte, a fim de programar ou aferir despesas com combustveis, tempos de viagem, despesas com pedgios ou mesmo a remunerao de frete. J no sentido de roteirizao mais amplo, empresas e rgos, privados ou pblicos, enfrentam, no dia-a-dia, problemas que envolvem a alocao e programao de veculos para atendimento dos servios, no que tange montagem da carga de cada veculo, seu despacho e definio das respectivas seqncias e horrios programados. Os diferentes problemas de programao de veculos podem ser classificados em trs grupos, segundo a finalidade do servio: Coletas e entregas de cargas; Transporte de passageiros; Prestao de servios. No transporte de passageiros, pode-se citar o transporte escolar, de pessoas com necessidades especiais, servios de fretamento de nibus para transporte de funcionrios de empresas, sistemas de txi, etc. No caso de prestao de servios, incluem-se visitas de tcnicos de assistncia tcnica, manutenes prediais ou industriais, visitas de vendedores ou representantes, e outros do gnero. Porm, o uso mais comum refere-se ao caso dos servios de transporte de cargas, que envolvem atividades de coleta e entrega de cargas como:

Entrega domiciliar de mercadorias, incluindo pedidos por telefone ou internet; Distribuio de alimentos, bebidas, cigarros, etc, ao varejo; Entrega diria de jornais; Transporte de valores; Transporte de concreto usinado; Distribuio domiciliar de gs engarrafado; Coleta e entrega de correspondncias; Servios de coleta e entrega de encomendas em meio urbano, por empresas de transporte e despacho de carga parcelada, a longa distncia; Coleta de lixo domiciliar, hospitalar e industrial.

Perspectivas

O mais importante que este tipo de tecnologia est disponvel. Embora ainda existam dificuldades com atendimento a todas restries, disponibilidade de mapas digitais detalhados e com informaes necessrias, atualmente conta-se com vrios softwares de mercado, servios pela internet ou mesmo j alguns sistemas embarcados que tornam este recurso de eficincia uma realidade.

S-ar putea să vă placă și