Sunteți pe pagina 1din 4

A ordem constitucional e infraconstitucional democrtica brasileira, desde a Constituio de 1988 e diplomas internacionais ratificados (Convenes OIT n.

11, 87, 98, 135, 141 e 151, ilustrativamente), no permite o manejo meramente unilateral e potestativista das dispensas trabalhistas coletivas, por de tratar de ato/fato coletivo, inerente ao Direito Coletivo do Trabalho, e no Direito Individual, exigindo, por conseqncia, a participao do(s) respectivo(s) sindicato(s) profissional(is) obreiro(s). Regras e princpios constitucionais que determinam o respeito dignidade da pessoa humana (art. 1o, III, CF), a valorizao do trabalho e especialmente do emprego (arts. 1o, IV, 6o e 170, VIII, CF), a subordinao da propriedade sua funo socioambiental (arts. 5o, XXIII e 170, III, CF) e a interveno sindical nas questes coletivas trabalhistas (art. 8o, III e VI, CF), tudo impe que se reconhea distino normativa entre as dispensas meramente tpicas e individuais e as dispensas massivas, coletivas, as quais so social, econmica, familiar e comunitariamente impactantes. Nesta linha, seria invlida a dispensa coletiva enquanto no negociada com o sindicato de trabalhadores, espontaneamente ou no plano do processo judicial coletivo. A d. Maioria, contudo, decidiu apenas fixar a premissa, para casos futuros, de que a negociao coletiva imprescindvel para a dispensa em massa de trabalhadores, observados os fundamentos supra.

A diferena entre dispensa individual e coletiva foi ressaltada pelo renomado Doutor e Professor da PUC-SP, Renato Rua de Almeida, que, examinando as caractersticas gerais do regime da proteo da relao de emprego contra a despedida individual sem justa causa no Direito do Trabalho contemporneo, de passagem faz distino da despedida individual e coletiva: A despedida individual justifica-se por fato de natureza disciplinar (justa causa) imputvel ao empregado ou por inaptido profissional s mudanas tcnicas da empresa. J a despedida coletiva arbitrria ou no, dependendo da existncia comprovada de fato objetivo relacionado empresa, causado por motivo de ordem econmico-conjuntural ou tcnicoestrutural.

se a despedida individual implica em controle a priori, a demisso coletiva submete-se a um controle a posteriori, conforme as diretrizes gerais da Conveno 158, de 1982, da Organizao Internacional do Trabalho. O Doutor e Professor aposentado da USP, Amauri Mascaro Nascimento, ensina que Quanto dispensa coletiva, o principal trao jurdico distintivo da individual est na natureza do ato instantneo desta e de ato sucessivo naquela, na forma em que prev a Conveno 158 da OIT Organizao Internacional do Trabalho que define um modelo de procedimento em vrias e sucessivas etapas, a comear de um programa de dispensas, de modo a preservar os trabalhadores em determinada situao - como os mais antigos etc. seguindo-se a verificao da possibilidade de alternativas, como a suspenso coletiva do trabalho por um prazo, um aviso prvio prolongado e outras, que podem diversificar-se em cada situao concreta. Dispensa coletiva a resciso simultnea, por motivo nico, de uma pluralidade de contratos de trabalho numa empresa, sem substituio dos empregados dispensados.

Dois traos caracterizam a dispensa coletiva, permitindo distingu-la da dispensa plrima. So: a a peculiaridade da causa; b a reduo definitiva do quadro do pessoal. Na dispensa coletiva nica e exclusiva a clusula determinante. O empregador, compelido a dispensar certo nmero de empregados, no se prope a despedir determinados trabalhadores, seno aqueles que no podem continuar no emprego. Tomando a medida de dispensar uma pluralidade de empregados no visa o empregador a pessoas concretas, mas a um grupo de trabalhadores identificveis apenas por traos no-pessoais, como a lotao em certa seo ou departamento, a qualificao profissional, ou o tempo de servio. A causa da dispensa comum a todos, no se prendendo ao comportamento de nenhum deles, mas a uma necessidade da empresa.
A dispensa coletiva, embora no esteja tipificada explcita e minuciosamente em lei, corresponde a fato econmico, social e jurdico diverso da despedida individual, pela acentuao da leso provocada e pelo alargamento de seus efeitos, que deixam de ser restritos a alguns trabalhadores e suas famlias, atingindo, alm das pessoas envolvidas, toda a comunidade empresarial, trabalhista, citadina e at mesmo regional, abalando, ainda, o mercado econmico interno.

A dispensa coletiva no direito brasileiro, por ser ato, conduta ou fato massivo, envolvendo significativa coletividade de trabalhadores, matria tpica, especfica e obrigatria do DIREITO COLETIVO DO TRABALHO, que pode ser definido como o complexo de institutos, princpios e regras jurdicas que regulam as relaes laborais de empregados e empregadores e grupos jurdicos normativamente especificados, considerada sua atuao coletiva, realizada autonomamente ou atravs das respectivas entidades sindicais. Possui, portanto, regras e princpios especficos, diversos do Direito Individual. Alm de possuir funes justrabalhistas gerais, esse ramo do direito tambm possui funes juscoletivas especficas, quais sejam, a gerao de normas jurdicas, a pacificao de conflitos de natureza coletiva, funo sociopoltica e funo econmica.
Nesse contexto, os diversos instrumentos do Direito Coletivo do Trabalho so meios de soluo de importantes conflitos sociais, que so aqueles que surgem em torno da relao de emprego (ou de trabalho), ganhando projeo grupal, coletiva. Alm disso, tal ramo do direito um dos mais relevantes instrumentos de democratizao de poder, no mbito social, existente nas modernas sociedades democrticas. O problema das dispensas coletivas, portanto, deve ser resolvido dentro desses parmetros.

Ao contrrio do Direito Individual, em que o prprio ordenamento prev as sanes para o caso de dispensa sem justa causa, no existe juridicamente dispensa meramente arbitrria e potestativista de natureza coletiva. As conseqncias de um ato de tal natureza devem possuir como parmetro a proteo prevista no art. 7o, I, que veda despedida arbitrria ou sem justa causa. Em que pese o texto constitucional mencionar que tal proteo se dar nos termos da lei complementar, est claro que a Constituio delegou ao legislador infraconstuticional apenas a eleio de sanes decorrentes da despedida arbitrria. A proteo ao trabalhador j est plenamente prevista no texto constitucional, tratando-se de direito fundamental, tendo, portanto, aplicao imediata, impedindo a atuao do aplicador do direito em sentido contrrio ao seu contedo. Vale lembrar que, conforme afirmado, por se tratar de evento diverso da ruptura meramente individual, a previso simplista e isolada do art. 6o, caput, e 1o da Lei n 5.107/66 apenas aplicvel no mbito das dispensas individuais. Nesse quadro, a inrcia do legislador em regulamentar as conseqncias e sanes previstas no caso de dispensa coletiva no pode impedir a aplicao de direitos previstos constitucionalmente, como estabelecido no j citado art. 7, I, alm de outros, como a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, que so fundamentos da Repblica. A Carta Magna prev, ainda, que a ordem econmica fundada na valorizao do trabalho humano, e tem, entre seus princpios, a busca do pleno emprego. Em sntese: as dispensas coletivas de trabalhadores, substantiva e proporcionalmente distintas das dispensas individuais, no podem ser exercitadas de modo unilateral e potestativo pelo empregador, sendo matria de Direito Coletivo do Trabalho, devendo ser submetidas prvia negociao coletiva trabalhista ou,

sendo invivel, ao processo judicial de dissdio coletivo, que ir lhe regular os termos e efeitos pertinentes. Neste ponto, para os casos futuros, a d. Maioria da SDC fixou tal premissa (embora a d. Maioria, para o caso vertente nestes autos, no reconhea abusividade ou falta de boa-f objetiva na dispensa massiva perpetrada at mesmo porque a premissa aqui fixada no era ainda acolhida na Jurisprudncia at ento dominante). Alm disso, para os casos em que a dispensa seja inevitvel, critrios de preferncia social devem ser eleitos pela negociao coletiva, tais como a despedida dos mais jovens em benefcio dos mais velhos, dos que no tenham encargos familiares em benefcio dos que tenham, e assim sucessivamente. Evidentemente que os trabalhadores protegidos por garantias de emprego, tais como licena previdenciria, ou com debilidades fsicas reconhecidas, portadores de necessidades especiais, gestantes, dirigentes sindicais e diretores eleitos de CIPAs, alm de outros casos, se houver, devero ser excludos do rol dos passveis de desligamento. Dessa forma, a boa-f deve ser observada em todas as relaes jurdicas, em especial nas relaes trabalhistas, que possuem claro cunho social. No caso dos autos, a ausncia de informao e de tentativa de negociao prvia com as entidades sindicais interessadas, ou at mesmo com os prprios trabalhadores, que foram surpreendidos com a deciso repentina da empresa, representaria clara ofensa boa-f objetiva, ao princpio da confiana e ao dever de informao.
Alm de afronta boa-f objetiva, a dispensa tambm constitui abuso de direito, nos termos do art. 187 do Cdigo Civil, j que a empresa excedeu os limites impostos pelo seu fim social e econmico e pela boa-f, tendo seu ato causado srias conseqncias no apenas para os diretamente envolvidos como tambm para a sociedade como um todo

S-ar putea să vă placă și