Sunteți pe pagina 1din 4

ANEXO DA APOSTILA DE SEXUALIDADE HUMANA Dra.

Solange Lins

Desvios sexuais diversos que podem desenvolver incompatibilidade conjugal, social e familiar, Levando muitas vezes a necessidade de tratamento Psicanaltico e ou Psiquitrico:

Exibicionismo: Neurose caracterizada pela necessidade de exibio do rgo genital para pessoas do sexo oposto ou para crianas, causando espanto, com isto conseguem atingir o orgasmo. Fetichismo: Prazer sexual somente em contato com alguma pea ntima da pessoa de suas fantasias sexuais. Exemplo: Sapatos, calcinha, etc. Necrofilia: Desejo incontrolvel de manter relao sexual com cadveres , no importando a idade. Estes indivduos procuram freqentemente trabalhar em locais ou profisses que facilitem estes tipos de contato, como funerrias, nos cemitrios e no institutos de Medicina legal nas salas de necropsia. Masoquismo: Termo criado a partir do nome de Leopold Von Sacher Masoch, romancista do fim do sculo XIX. Masoch escreveu a respeito de indivduos que se deleitavam (atingiam o orgasmo), quando sofriam tratamento cruel. Sadismo: Tremo relacionado ao nome do Marqus de Sade, nobre Francs do sculo XVIII, que escreveu diversos livros onde tratava de seu prprio desvio sexual. O Sdico, incapaz de atingir o orgasmo sem infligir dor e ou sofrimento ao se parceiro sexual. Geralmente se relacionam com os masoquistas.

Continuao:

Sadomasoquismo: Tendncia para o sadismo e o masoquismo numa mesma relao, geralmente com troca de parceiros. Pedofilia: Compulso sexual por crianas, podendo ocorrer violncia sexual e at o homicdio. Ninfomania: Compulso sexual de carter mrbido por relacionamentos sexuais mltiplos, ou seja, com vrios homens, e somente com esta freqncia conseguem a saciedade sexual. Onanismo( Masturbao): Quando em excesso pode trazer desgaste fsico e mental , sentimento de culpa, etc., dependendo dos conceitos estabelecidos familiares, sociais e religiosos. Em algumas situaes de anorgasmia no relacionamento com penetrao

vaginal, onde o orgasmo pode ser conseguido com o auto-estmulo simultneo ao ato da penetrao. Voyerismo: Satisfao sexual somente na condio de observador de casais em plena relao sexual, quando consegue atingir o orgasmo ( geralmente Masturbando-se). Frotteurism: Tremo que vem do francs (Froter) e que significa roar, esfregar; praticado principalmente contra mulheres, mas tambm por homossexuais em lugares apinhados de gente, principalmente nas condues coletivas, como nos trens, em nibus e tambm em cinemas. Zoofilia: Preferncia sexual por animais, fato comum no interior quando em regies ou locais onde existe uma maior dificuldade de encontrar parceiro sexual homens ou mulheres. Geralmente so preferidos animais de mais fcil contato para o ato sexual, tais como : Vacas, guas ou cavalos, ces, cabritos, gatos, galinhas, etc. Narcisismo: Atrao sexual irresistvel pelo prprio corpo ou imagem, ou seja o impulso no se transfere para outras pessoas. Homossexualismo: Atrao sexual somente por indivduos do mesmo sexo. a- Homossexual masculino: o tipo de homossexual, que pode manter todo o seu bitipo ou persona( Jung) masculino, sem nunca querer assumir identidade feminina, porem s sente atrao pelo mesmo sexo, ou seja, um homossexual ativo quando assume a condio masculina na relao ou homossexual passivo, quando assume a condio feminina na relao. b- Homossexual Travesti: aquele que alm de Ter atitudes homossexuais ainda faz questo de se vestir como a figura que quer assumir na sociedade. B1- No Homem: Vestem-se de mulher, mas sempre com atitudes homossexuais, por que existem os homens que se vestem de mulher em diversas ocasies ( como no carnaval ), e no so homossexuais no sentido estrito da palavra. B2- Na Mulher : Vestem-se como homens e assumem a condio ativa na relao. As mulheres homossexuais so conhecidas tambm como lsbicas, termo que teve origem na Grcia antiga na ilha de lesbos, onde vivia uma famosa poetisa de nome Safo. Suas obras expressavam profunda paixo pelo mesmo sexo.

c- Transexual: Doena estrutural congnita, geralmente uma endcrinopatia, altamente geradora de distrbios psicossomticos e psicossociais. d- Hermafroditismo: ( Pseudo- Hermafroditismo)- Anomalia congnita, caracterizada pela presena de genitlia ambgua ( os dois rgos genitais ) porm com o funcionamento de apenas um deles; tambm uma desordem geradora de intensos distrbios de ordem psicossomtica e psicossocial.

e- Bissexual : Relaciona-se com indivduos de ambos os sexos, podendo esta relao ser de maior intensidade, podendo ocorrer at casamento, geralmente com indivduos de sexos diferentes. o caso de alguns homens casados com mulheres, mas que mantm interesse sexual por indivduos do mesmo sexo. f- Ambissexualismo: Relacionam-se com indivduos de ambos os sexos porm sem nunca aprofundarem-se nesses relacionamentos; praticam o sexo com homens ou com mulheres somente com o interesse meramente de descarga de energia.

Tratamento mais adequado Humana:

aos diversos tipos de distrbios da sexualidade

Nos diversos tipos de disfuno sexual humana, consenso geral que todo e qualquer distrbio sexual, deve sempre ser acompanhado por grupo multidisciplinar, ou seja, de acordo com o tipo de alterao constatada o paciente vai precisar do acompanhamento de um mdico ginecologista no caso de anomalias sexuais ou disfunes sexuais relacionadas a dispaurenias estruturais, como nas infeces genitais, nas tumoraes benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino, nas distopias tais genitais , tais como cistocele e retocele, vagina larga ( geralmente nas multparas), sindromes de tenso pr menstrual ( TPM), na sndrome climatrica e peri e ps menopausica onde ocorrem freqentemente dispaurenias , diminuio e perda do interesse sexual e disfuno orgsmica ( hiporgasmia e anorgasmia) , queixas vrias quanto incompatibilidade sexual com o seu parceiro, quanto s tcnicas de relacionamento sexual e quanto ao que conhecido pela paciente sobre o que certo e o que pensa que errado; o Urologista e o Andrologista que tratam das disfunes sexuais do homem visando principalmente o aspecto estrutural das patologias genitais, das vias urinrias e da reproduo, que podem tambm causar distrbios no relacionamento com a sua companheira, tais como disfuno ertil ( impotncia), infeces geniturinrias, infertilidade, sndrome da andropausa, etc. Neurologista, que procura tratar das doenas neurolgicas, que tambm podem atingir a esfera sexual, como no acidente vascular cerebral ( AVC), com seqelas que muitas vezes tornam impossvel o relacionamento sexual da forma cotidiana como nas paraplegias e tetraplegias com extremas dificuldades motoras, onde o relacionamento sexual dever ocorrer com muita criatividade e muito companheirismo do casal; O Cardiologista, detectando patologias cardacas graves que podem comprometer o desempenho sexual e tambm medicamentos que comprovadamente podem levar a disfuno ertil e do interesse sexual tanto no homem quanto na mulher, alguns exemplos de patologias que podem comprometer o desempenho sexual, so insuficincia cardaca congestiva (ICC) Doena Obstrutiva Crnica (DPOC), nas Arritmias cardacas, etc. ; algumas drogas consideradas importantes como causadoras ou que influenciam no desempenho sexual , podendo levar at a desinteresse sexual e disfuno ertil, etc: os antihipertensivos ( metil -dopa, nifedipina, etc); sedativos benzodiazepnicos, etc ( Bromazepam , diazepam , etc.) ; Antidepressivos ( Tricclicos, etc), antipsicticos, anovulatrios, etc.; Tambm no acompanhamento multidisciplinar pode-se ter a colaborao do Psiquiatra, no tratamento de patologias tais como Psicose manacodepressiva, Depresses graves, Esquizofrenia, etc tornando o paciente o mais equilibrado possvel para o tratamento do distrbio sexual; o Endcrinologista ,

nas patologias hormonais tais como hiper e hipotireoidsmo que podem levar tambm a distrbios sexuais; O Psicanalista, que como Psicoterapeuta , deve acompanhar o paciente , levando-o a entender a sua disfuno a localizar conflitos inconscientes, tentando levar o paciente a uma situao de equilbrio psicossomtico e social, livrando-o do componente psquico o que a maior causa.

S-ar putea să vă placă și