Sunteți pe pagina 1din 6

COLABORADORES

26.03.2012

Argentina corre o srio risco de uma invaso britnica?


MARIO GUERREIRO *

Desde que a Argentina, aps mais de 20 anos, voltou a reivindicar a posse das Islas Malvinas que os cnicos britnicos insistem em chamar de Falkland Islands s porque esto h 179 anos habitando as mesmas que o clima ficou tenso entre os dois pases irmos.

To fraternalmente unidos quanto Castor e Plux ou Caim e Abel.

Sucessora de Evita II, a rainha Evita III - tambm conhecida como Cristinita Kitchen de Pern - ficou bastante abespinhada com as declaraes da rainha Elisabete II.

Minto, a rainha nada declarou, como convm soberana de uma jovem monarquia constitucional de 323 anos, mas David Cameron, Primeiro-Ministro do Reino Unido, disse que a reivindicao de Evita III era totalmente descabida luz do direito internacional pblico e das relaes internacionais.

No s descendentes dos pioneiros britnicos, conhecidos como Kelpers, habitam as Falklands desde o sculo XIX, como tambm recente plebiscito feito entre eles mostrou que a avassaladora maioria no deseja passar a falar espanhol e lunfardo, e a gostar de populismo e tango.

Eles querem ser sditos de Sua Majestade Elisabete II God save the gracious queen! - e seu desejo deve ser respeitado mantendo o princpio de autodeterminao dos povos.

Essa declarao, no entanto, s concorreu para fazer o sangue gaucho de Evita III entrar em ebulio. [obs. De Uruguaiana para c, h os gachos, mas para l h los gauchos, tanto no Uruguai como na Argentina].

E as coisas se tornaram mais azedas ainda quando o Reino Unido enviou para as Falkland submarinos atmicos suspeitos de estarem portando msseis.

Um exagero? Um tiro de AR-15 para matar uma cucaracha? Pode at ser, mas cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ningum, como dizia minha querida vovozinha.

No nos esqueamos de que, em 1982, os Kelpers estavam tranquilamente apascentando suas ovelhinhas e os marujos bebendo descontraidamente sua cervejinha nos pubs de Port Stanley quando aconteceu algo que eles jamais pensaram que fosse acontecer.

Comeou a invaso dos argentinos... Unbelievable! Preposterous!, deve ter exclamado Maggie, The Iron Lady. [No perca o recente filme em que Meryl

Streep se parece mais com Margaret Thatcher do que a prpria e d um show de interpretao].

Pouco antes da invaso argentina, desejosa de diminuir os gastos com a defesa nacional, Maggie tinha retirado das Falkland todos os navios da Marinha Real, deixando as ilhas totalmente desguarnecidas, porque julgava no estarem elas correndo nenhum risco de invaso.

Quem iria fazer tal coisa? Com que finalidade?

Enganou-se, porm: era a oportunidade que estava esperando o general Galtieri. Era o encontro da mo com a luva, uma vez que a crise da ditadura na Argentina poderia ser atenuada com uma invaso das Malvinas.

Nada como uma guerrinha para exaltar o patriotismo argentino e fazer o povo esquecer da falta de po. Como perguntava Mussolini desafiadoramente para as massas: O que vocs querem, manteiga ou canhes?!

Agora, passados 30 anos da malfadada invaso, os britnicos devem ter pensado em tomar precaues, para que no sejam colhidos de surpresa novamente e, sendo assim, enviaram submarinos para guarnecer as ilhas.

Mas os argentinos no viram tal coisa como uma medida puramente defensiva, mas sim como uma potencial agresso armada.

Visitando o Brasil, o chanceler argentino, Hctor Timerman, mostrou-se muito preocupado com a presena militar britnica nas Malvinas.

Provavelmente, ele deve estar temeroso de que os malditos colonialistas britnicos estejam desejando se vingar da invaso argentina daquelas ilhas que eles insistem em chamar de Falkland e em dizer que so deles!

Aps um encontro com o ministro Antonio Patriota, Timerman declarou: Conversamos sobre a preocupao de que uma potncia externa se negue a informar se introduziu armas nucleares na regio (Folha de S.Paulo, 14/3/2012).

E desde quando o Reino Unido ou qualquer outro pas tem a obrigao de fornecer informaes sigilosas de carter militar a outro pas?

Estaria por acaso a Argentina desejosa de fornecer informaes relativas sua defesa nacional a um pas estrangeiro?! ruim, hein!

Devemos considerar abusivas as medidas de segurana adotadas por um pas cujo territrio j foi invadido por outro e poder tentar novamente se apossar de seu territrio, uma vez que no faltam antecedentes e reivindicaes recentes de soberania?!

Segundo fontes diplomticas, o governo brasileiro no considerou irrelevantes as preocupaes argentinas com a presena nuclear dos britnicos no Atlntico Sul, o que no de causar espcie, uma vez que todos os ministros das relaes externas brasileiros da Nova Repblica tm firmemente apoiado a reivindicao argentina de soberania sobre as Falkland.

Em ambos os pases, a ideologia terceiromundista sempre falou mais alto do que os princpios do direito internacional.

Ah! J no se fazem mais diplomatas brasileiros como J.O. de Meira Penna, Mario Vieira de Mello e o saudosssimo Baro do Rio Branco!

Mais do que isso: O Brasil e os pases do Mercosul um mercado puramente poltico e indiferente ao mercado econmico j estabeleceram um

bloqueio comercial a navios portando a Union Jack, a bandeira britnica.

Mas segundo a Folha de S.Paulo, Patriota, porm, desconversou ao ser questionado sobre as medidas protecionistas do pas vizinho [a Argentina de Evita III]. Sabemos muito bem quanto a Argentina detesta que o Brasil tenha um supervit na balana comercial com ela. Inadmissvel!

E o artigo da Folha fechou com uma chave de ouro a pendenga: Timerman e Patriota disseram esperar que a prxima Cpula das Amricas, em abril na Colmbia, seja a ltima sem a participao de Cuba.

Eu temo que seja simplesmente a ltima porque, com a participao da Cuba dos irmos Castro, um fedorento gamb pode empanar a festa.

* Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor Adjunto IV do Depto. de Filosofia da UFRJ. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Anlise Filosfica. Membro Fundador da Sociedade de Economia Personalista. Membro do Instituto Liberal do Rio de Janeiro e da Sociedade de Estudos Filosficos e Interdisciplinares da UniverCidade.

As opinies emitidas na Srie COLABORADORES so de responsabilidade exclusiva do signatrio, no correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Instituto Liberal. O contedo do artigo pode ser reproduzido uma vez citada a fonte.

Instituto Liberal www.institutoliberal.org.br

REF. IMAGENS: WIKIPDIA

S-ar putea să vă placă și