Sunteți pe pagina 1din 6

COLABORADORES

22.09.2011

Banalidades que nos fazem pensar


MARIO GUERREIRO *

Uma coisa pensar banalidades, outra, e bem distinta, pensar sobre banalidades. Confundir uma coisa com outra como confundir perna de barata com serrote de homnculo ou focinho de porca com tomada-fmea.

Em determinados momentos, s leio livros srios, como Confisses de Santo Agostinho, Tratado da Natureza Humana de David Hume, Uma Investigao sobre A Natureza e As Causas da Riqueza das Naes de Adam Smith, etc.

Mas noutros momentos, volto-me para leituras mais leves e descontradas, como o hilariante Politicamente Correto de Danilo Gentili, a Complete Encyclopedia of Laughter de Joey Adams e Brasileiros Pocot de Luciano Pires.

Nem mesmo cartazes desses que estudantes colam nas paredes de faculdades, convocando todos para uma reunio do DA (Diretrio Acadmico), elogiando Osama Bin Laden como revolucionrio ou fazendo convite geral para uma chopada, etc. escapam dos meus olhos curiosos...

Numa quinta-feira, estava eu chegando ao IFCS (Instituto de Filosofia e Cincias Sociais) da UFRJ, para dar meu curso de Histria da Filosofia Contempornea II, quando me deparei com um cartaz bastante banal, mas no carente de sense of humour...

FILOSOFANFA Fanfarronice filosfica nos fundos do IFCS Edio Kant Tu deves beber! QUE PODEMOS SABER? Dia 16/09 s 15h Praa Alexandre Herculano atrs do IFCS QUE DEVEMOS FAZER? Beber para que sua mxima se torne universal QUE NOS LCITO ESPERAR? Cerveja barata Gente fenomenal Msica boa Muitos objetos prazerosos para seu juzo esttico! PROMOO ETLICA: 5 cervejas + 1 dose de cachaa R$ 10,00 CACHAA NAS VERSES: Juzo Analtico Juzo Sinttico Caso chova, o evento ser adiado.

Bem se v que os jovens estudantes de Filosofia de hoje so muito diferentes dos do meu tempo.

No que na minha poca eles no gostassem de jogar conversa fora numa boa chopada, mas no costumavam fazer isso num dia de semana, matando aula e trocando Kant pela Kantina e pela Kantoria.

No meu tempo, havia duas tribos distintas e incompatveis:

a tribo que se escondia num p-sujo qualquer para ler Che Guevara e traar estratgias e tticas da Revoluo do Proletariado.

e a tribo que se reunia num bar em frente do finado Cine Payssandu com o Cahiers du Cinma debaixo do brao - e atravessava a noite discutindo problemas existenciais.

Os Revolucionrios e os Existencialistas falavam duas lnguas to diferentes quanto o tupi e o turco.

No debatiam; quando muito, se batiam em duelos verbais vociferando improprios e, no raras vezes, chegavam s vias de fato e se debatiam.

No entanto, ambas as tribos eram muito srias, talvez demasiadamente srias. No eram como os chopinistas de hoje que levam tudo na galhofa e em vez dos Noturnos de Chopin, rolam os diurnos de chopinho.

Ah! No se fazem mais caras-pintadas como antigamente! Nos tempos do clera, eles saam s ruas e massificados por seus professores petistas clamavam pelo impeachment do Collor j.
caras-pintadas. Folha Online

Como um dia da caa e outro do caador, o Caador de Marajs acabou sendo cassado pelos prprios.

Mas nos dias de hoje, os novos caras-pintadas so somente os calouros das universidades. Eles saem s ruas com latinhas vazias nas mos pedindo moedas a todo mundo, para patrocinar uma grande cachaada. Quem os viu e quem os v!

Nem mesmo o anjo de Knisberg, o asceta e sisudo Immanuel Kant - que nasceu, viveu e morreu virgem como uma vestal poupado da gozao e da zoao da galera.

No posso negar que eu mesmo j fiz uma reductio ad ridiculum (reduo ao ridculo), como costumava fazer Voltaire, e o objeto ridicularizado era a rgida tica deontolgica de Kant.

Mais especificamente sua mxima negativa, segundo a qual no devemos mentir jamais que, tal como todas as outras, no admitiam excees de nenhuma natureza.

Ora, se a mentira for contada para passar a perna em algum e/ou para tirar qualquer proveito escuso dos outros, estou com Kant e no abro!

Mas se, por acaso, a mentira for uma mentirinha branca contada para evitar as conseqncias bastante desagradveis de uma franqueza cavalar...?

Suponhamos que Kant fosse convidado para um jantar e que a fina e atenciosa anfitri - embora tivesse se esmerado na preparao de um belo assado com batatas coradas tivesse tambm se esquecido de tir-lo do forno na hora adequada e ele tivesse ficado completamente torrado...

mesa como convm, se a finssima hostess - que seguia risca o livro de etiqueta de Madame Vanderbilt - tivesse feito aquela perguntinha retrica da qual esperada uma resposta da mesma natureza:

Gostou do meu assado, Herr Kant?

Estava uma gororoba intragvel, nunca comi to mal em toda minha vida!

Para no ser incoerente em relao sua mxima, o filsofo alemo agiria como um famoso poltico brasileiro.

Estando o mesmo num jantar na casa de um amigo no Guaruj, expressando sua franqueza cavalar, teria dito: Renunciei porque a comida do Palcio era uma m[...], igual a esta de tua casa! **

* Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor Adjunto IV do Depto. de Filosofia da UFRJ. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Anlise Filosfica. Membro Fundador da Sociedade de Economia Personalista. Membro do Instituto Liberal do Rio de Janeiro e da Sociedade de Estudos Filosficos e Interdisciplinares da UniverCidade. ** N.E. vide link abaixo sobre frase - trecho n 428

http://books.google.com.br/books?id=LTc6MpZwpM4C&pg=PA147&lpg=PA147&dq=%E2%80%9CRenun ciei+porque+a+comida+do+Pal%C3%A1cio&source=bl&ots=5WCrFMGGjt&sig=y3oW2OBu8HGDwGSNZ _hjulGikHU&hl=ptBR&ei=vdV7TonfLs6Xtweop_AL&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CDMQ6AEwBA#v=o nepage&q=%E2%80%9CRenunciei%20porque%20a%20comida%20do%20Pal%C3%A1cio&f=false

S-ar putea să vă placă și