Sunteți pe pagina 1din 8

COLABORADORES

06.10.2011

O grande apedeuta premiado


MARIO GUERREIRO *

Nem tudo que brilha prata e nem tudo que reluz ouro. um lugar-comum, mas no deixa de ser verdade por isso: as aparncias nem sempre enganam, mas s vezes enganam de fato.

Por acaso, voc acreditava que tinham algum valor real as 433 medalhas douradas pespegadas no peito de Idi Amin Dad, ex-ditador perptuo de Uganda (frica)?

No? Ento como voc pode acreditar nas, at hoje, 7 medalhas de Doutor Honoris Causa no peito de um pernambucano l de Garanhuns, que no tem nem primeiro grau completo e sofre de epistemofobia crnica? Fala srio, amizade!

Leio na Folha em 27/9/2011 que Lula ganhou o ttulo de Doutor Honoris Causa do Instituto de Cincias Polticas de Paris. Mon bon Dieu de la France! a cest la fin du monde! S est faltando o escrevinhador Paulo Coelho receber o Nobel de literatura.

O molusco cefalpode decpode Loligo brasiliensis este seu nome cientfico - j recebeu 5 ttulos do mesmo tipo no Brasil e 2 no exterior, um na Universidade de Coimbra - Valha-me meu Santo Antnio de Lisboa! - e este agora na Frana...

Que prova isto? Que Lula um grande estadista? No, quando muito um grande estatista.

Estadistas eram Winston Churchill, Konrad Adenauer, Margaret Thatcher, etc. Estatistas eram Mussolini, Hitler, Stalin, etc. Ah! que diferena faz uma nica letrinha!

Lula acredita piamente no Estado-Papai Noel, na terminologia de Roberto Campos ou Estado-Bab na mais recente terminologia de David Harsanyi.

O Estado que pretende cuidar dos cidados from womb to tomb (do tero ao tmulo), mas como todo Estado do Bem-Estar (welfare state), acaba sempre quando o dinheiro dos outros acaba, segundo minha querida baronesa Maggie Thatcher.

Vide o caso da Grcia com uma dvida externa maior do que seu PIB e com a esperana de que a Alemanha aceite acolher essa massa falida. Resultado imediato: as aes nas Bolsas tm despencado de Tkio a So Paulo...

Parece at que a Grcia est dizendo para o Brasil: Eu sou voc amanh! Te cuida Dilmandona! Desenvolvimentismo uma concepo caqutica que no se importa com inflao desenfreada. E este triste filme ns j vimos... E no gostamos nem um pouquinho...

Diriam os idiotas da subjetividade: Mas o Brasil no teve um grande avano socioeconmico com os governos do PT?!

Resposta: Quem diz isto como aquele sujeito que se joga do 30.o andar de um edifcio; mas, quando est passando l pelo 6.o andar, diz: So far so good (At agora tudo bem)...

Quem Lula? Um poltico matreiro e oportunista elevado ao pdio por intelectuais esquerdistas da USP, pela esquerda catlica e por pelegos do submundo sindical, que um dia se reuniram numa casa da Rua Maria Antnia em So Paulo (SP) e fundaram o PT (Perda Total, no jargo das companhias de seguros).

Que fez Lula? Criou o bolsa famlia, o bolsa deteno, o bolsa ou a vida, etc. Financiou determinadas ONGs e o MST com dinheiro pblico, fez uma gastana sem peias que s concorreu para aumentar o dficit pblico e a carga tributria.

Gastou verdadeiras fortunas, no Pas e no exterior, com seu Aerolula e seu marketing pessoal pelo mundo afora.

Mas no se pode dizer que seu marketing e sua propaganda tivessem sido ineficazes. E a maior prova disso que o mundo inteiro o toma pelo que ele no e no o toma pelo que sabemos que .

O jornalista Jos Numane - que o acompanhou desde o incio de sua triunfante carreira - quem conhece bem essa figura nefasta de carreirista... Vide seu imperdvel livro O Que Sei de Lula.

Alm disso, Lula desenvolveu uma poltica externa desastrosa em que deu seu apoio a ditadores decrpitos do terceiro mundo, como El Coma Andante Fidel Castro, Hugorila Chvez, Primevo Inmorales, Ahmadinejad, Khadafi et caterva.

Botou o BNDES para financiar metr em Caracas, reconstruo do Porto de Mariel em Cuba e estradas na Bolvia, gastando dinheiro brasileiro com los hermanitos que esto sempre esbravejando Abajo los imperialistas brasileos! mole ou quer mais?!

Perdoou dvidas de repblicas-bananas s a de Moambique foi coisa da ordem de R$1.000.000.000,00 (um bilho de reais) - e bajulou seus governantes com mil agradinhos, tudo em nome de apoios para o Brasil conquistar uma cadeira permanente no Conselho de Segurana da ONU. Que v pretenso!

Cai na real, mermo! S so membros desse Conselho potncias blicas mundiais Estados Unidos, Inglaterra, China, Rssia, etc. - mas as Foras Armadas brasileiras esto todas sucateadas - revanchismo dos derrotados por elas?

A Aeronutica mal tem dinheiro para pagar o combustvel dos avies que alam seu vo, os submarinos da Marinha correm risco de submergir e no mais emergir e o Exrcito, s Deus sabe como, consegue pagar o rancho dos recrutas.

Isso s pode ser coisa de fraco abusado ou de algum sem desconfimetro (ou mesmo ambos).

E culminou sua (des)governana com o Mensalo. Alegou cinicamente que no sabia de nada - Mengana queu gosto! - e fritou seus companheiros para salvar sua pele. Bem como tinha alegado que assinara um documento oficial sem o ter lido!

S essa confisso, a ttulo de desculpa esfarrapada, seria motivo suficiente para um impeachment! Ou, no mnimo, para uma imediata interdio, fosse o Pas um pas srio.

Mas 80% do povo to apedeuta quanto seu prprio ex-governante. Alm disso, sofre de amnsia crnica. No adianta mudar de governo, temos que mudar de povo. E de mentalidade tambm!

E agora esse mesmo Lula recebeu seu stimo, mas no o ltimo, diploma de Doutor Honoris Causa. Com todo o respeito, meu preclaro general De Gaulle: La France nest pas un pays srieux!

H muito tempo que digo isso, mas no adianta: brasileiros e portugueses amam de paixo esse pas produtor de perfumes, modas e leviandades, que no consegue se livrar de uma utopia socialista.

Eu pensava que a imbecilidade e a ignorncia eram patrimnios invendveis da Repblica da Bruzundanga. Estava enganado!

Elas esto se tornando patrimnios da humanidade to protegidos pela UNESCO quanto Ouro Preto e o Taj Mahal.

Mas no dia em que Lula receber esse ttulo da Universidade de Harvard, da de Oxford ou da de Cambridge as 3 melhores do mundo, segundo o Times Higher Education - ou mesmo da Escola Normal Superior (Paris), a 18.a colocada no ranking e a mais bem colocada da Frana, a eu acreditarei que o ttulo recebido no foi efeito da propaganda e da politicagem barata.

Mas enquanto ele estiver recebendo ttulos de universidades brasileiras, portuguesas, francesas, etc., que no aparecem no ranking ou s aparecem na rabada, no se deve levar a coisa a srio. As universidades desses pases esto todas abaixo da 15.a colocao no ranking do Times Higher Education, esta uma prestigiosa instituio do Reino Unido que avalia constantemente o ensino universitrio em mais de 220 pases. E nossa melhor universidade, a USP, est abaixo da 200.a colocao! Tal como os (des)governos do PT, a USP, pra ficar ruim, ainda tem que melhorar muito!

***

P.S. Eu j havia escrito o artigo acima quando li em 3/10/2011 o artigo de Guilherme Fiuza no site do Instituto Millenium (www.imil.org.br) intitulado: A

Frana condecora um Lula imaginrio, em que o referido autor comea dizendo:

Se os intelectuais deram a ele o ttulo de doutor em Paris, deve ter havido algum erro na traduo de mensalo para o francs

Luiz Incio da Silva foi condecorado na Frana. O ttulo de doutor honoris causa, concedido ao ex-presidente brasileiro pelo Instituto de Cincias Polticas de Paris, tem valor especial: em 140 anos de existncia da prestigiada instituio, apenas 17 pessoas receberam a homenagem. Para os intelectuais franceses, Lula o homem do povo que dobrou as elites, o ex-operrio que superou a ignorncia para salvar os pobres. S quem no superou a ignorncia, pelo visto, foram os cientistas polticos parisienses.

[O grifo meu]. Paris realmente uma badalada festa!

Como j disse e agora repito: A Frana no um pas srio! E para aqueles que acham que estou exagerando, recomendo a leitura do livro de um srio intelectual francs, que foi trs vezes Ministro de De Gaulle. Refiro-me a Alain Peyrefitte e ao seu excelente livro: Le Mal Franais (Paris, Plon). **

Quanto utopia socialista francesa, eu tambm no estava exagerando. Para se certificar disso, basta ler Franois Furet: O Passado de uma Iluso (So Paulo, Siciliano, 1995).

* Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor Adjunto IV do Depto. de Filosofia da UFRJ. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Anlise Filosfica. Membro Fundador da Sociedade de Economia Personalista. Membro do Instituto Liberal do Rio de Janeiro e da Sociedade de Estudos Filosficos e Interdisciplinares da UniverCidade.

REF IMAGENS: WIKIPEDIA e IL

** N.E.: Capa de outro livro de Peyrefitte, A sociedade de confiana, publicado no Brasil pelo Instituto Liberal [ http://www.institutoliberal.org.br/produto.asp?ProdId=38 ]

S-ar putea să vă placă și