Sunteți pe pagina 1din 8

AOS: COMO TRATAR BEM

Quando preciso modificar as propriedades dos aos, para atender exigncias de utilizao e usinagem, deve-se submete-los a tratamentos, que podem ser trmicos ou termoqumicos. tratamento trmico a aplicao combinada de aquecimento e resfriamento, em determinado perodo de tempo. !egundo a aplicao , classificam-se em" #ormalizao, $ecozimento, %mpera e $evenido. tratamento termoqumico provoca modificao parcial da composio qumica, atravs da absoro de alguns elementos como o carbono, nitrognio e cianetos, normalmente acompan&ada de tratamento trmico.

Normalizao
' principal finalidade da normalizao conseguir a mel&oria das condi(es de usinabilidade do ao. )la funciona como agente que &omogeiniza a estrutura cristalina, eliminando os pontos crticos resultantes de trabal&os anteriores. ' normalizao tambm prepara o material p*ara outros tipos de tratamento trmico. #o se deve analisar apenas a dureza do material para saber se a normalizao dar+ usinagem eficiente. ' estrutura do material ap,s normalizao que na verdade possibilita a idia exata das condi(es da pea para as opera(es seguintes. #os aos normalmente usados -!.'.). ./0/ a ./1/, 120/,123/,4.4/,430/,434/, 5.3/,5.35 6, essa estrutura constituda de perlita e ferrita, que devem estar"

7em distribudas - &omogeneamente repetidas8 9om gros de taman&o uniforme8 !em intermedi+rios, ou estrutura de :idmastaten8 !em alin&amento -o ao !.'.). 120/ mais suscetvel de apresentar este tipo de estrutura6 7em formados com contornos de gro bem definidos.

Variveis
;ara atingir os cinco pontos apresentados, deve-se controlar as seguintes vari+veis"

%emperatura adequada de austenitizao conforme o tipo de ao8 %empo em temperatura, que funo da maior espessura da pea. )xiste regra emprica que recomenda uma &ora por polegada de espessura8 <elocidade de resfriamento, funo do tipo de equipamento disponvel.

#ota-se facilmente que o terceiro item mais difcil de controlar, porque comum colocar-se amontoadas, no c&o ou em recepientes, as peas que receberam normalizao, ocasionando diferente velocidade de esfriamento para cada pea e originando um lote bastante &etrogneo. !e quiser mel&orar a situao, empregue c=maras na sada do forno ou vasil&ames forrados e tampados com material isolante - amianto,por exemplo 6.

Normalizao isotrmica
>urante o resfriamento que a estrutura do material se transforma de austenita em ferrita e perlita. !e der tempo suficiente, a transformao se realizar+ numa ?nica temperatura. #os aos mencionados como de uso normal, esta temperatura de transformao oscila entre 51/@9 e 25/@9. menor tempo de transformao - tirado das curvas s6 est+ entre 0 a 4 &oras. 9omo a temperatura de austenitizao situa-se em torno de A//@9, convm esfriar rapidamente o material at 2//@9 para que no &aBa tempo de transformao de alguma austenita. >essa maneira pode-se controlar a transformao no resfriamento, variando de mais ou menos 0/@9 a temperatura de CpassagemD.

Gro grosso
utro modo de mel&orar a usinabilidade dos aos citados fazer com que eles apresentem gros de perlita e ferrita entre os taman&os '!%E . a 4, mesmo que se ten&a partido de taman&o de gro austentico 5 a 1, especificado para engrenagens, coroas, eixos. )ste tipo de tratamento, combinado com o isotrmico, forma o Fsotrmico Gro Grosso, que a estrutura especificada por algumas firmas de origem europia para as peas que sero aumentadas depois da usinagem. #o basta aquecer a pea a ./5/@9 ou ..//@9, precisa-se tomar os cuidados necess+rios no resfriamento para evitar granulao &eterognea e com bastante intermedi+rio, preBudiciais H vida ?til da ferramenta.

Recozimento
7asicamente idntico H normalizao, a recozimento difere dela apenas por exigir menor velocidade de resfriamento e por ser efetuado no pr,prio forno, que desligado com as peas dentro. ;or ocupar o forno mais tempo, o recozimento tornase um processo dispendioso. I+ casos, porm que se Bustifica o recozimento. )ntre eles, aos ao carbono com alto teor de carbono ou ao de mdia liga, por exemplo a srie -43JJ6. bserva-se que um ao ./4/ tem praticamente a mesma dureza 7rinell .K/LgMmm0, tanto no estado normalizado como no recozido. %al no acontece com o ao 435/, que no estado recozido apresenta dureza de 02/ 7rinell e no estado normalizado 41/ 7rinell.

Cementao
' cementao diferencia-se bastante dos outros tipos de tratamento porque estes introduzem modifica(es de ordem estrutural e a cementao modifica a composio qumica, com a introduo de carbono na parte superficial da pea. >epois da cementao surgem praticamente dois tipos de ao" um superficial, com alto teor de carbono e que pode ficar com alta dureza ap,s a operao de

tmpera, e outro interno, com baixo teor de carbono, baixa dureza e bastante ductilidade. s aos comumente usados para cementao apresentam baixo teor de carbono. ' liga escol&ida aquela que ap,s temperada proporciona a dureza do n?cleo deseBada, por exemplo, ././, ./0/, 120/, 430/, A3.5. )ntre a parte superficial e o n?cleo, que possuem diferentes composi(es percentuais de carbono, existe camada intermedi+ria onde a porcentagem do carbono varia progressivamente de um at outro ponto. #esse caso, o processo de cementao a g+s oferece vantagem sobre o de cementao em ban&o de sal, onde a zona de transio menos perceptvel.

Tmpera e Revenido
' tmpera seBa o tratamento trmico mais con&ecido. 9onsiste basicamente, em resfriar o material de maneira que no &aBa tempo para transformao da austenita em ferrita e perlita, at que se atinBa a temperatura E s de transformao da austenita em martensita, segundo o processo de mudana estrutural. s meios de %mpera mais freqNentemente usados so" ,leo, +gua, salmoura, soluo de solda c+ustica e tambm preparados qumicos especficos.. )m qualquer um destes meios existem 3 est+gios durante o resfriamento da pea" .6 Fnicia-se imediatamente ap,s a imerso da pea no meio lquido e caracteriza-se pela formao de cortina de vapor que envolve toda a superfcie da pea. ' transferncia de calor feita por radiao e conduo atravs do filme de vapor com velocidade relativamente lenta. ;or esta razo altamente indeseB+vel. 06 #este est+gio d+-se o rompimento da cortina de vapor e a superfcie da pea mol&ada pelo lquido de tmpera, dando incio H ebulio. resfriamento bastante r+pido e o calor transferido por grande massa de vapor. 36 9essada ebulio, comea o terceiro est+gio, que lento. ' transferncia de calor se d+ por convenco e conduo at atingir equilbrio de temperatura. ;ara eliminar rapidamente a cortina de vapor formada no primeiro est+gio basta que adicione sal na +gua -AO6 ou soda c+ustica -3O6. )m alguns aos de mdia liga - 43/, 124/, 4.4/6, o resfriamento no pode ser brusco, porque assim o no pode ser brusco, porque assim o material trincaria. devese usar o ,leo, que tem um primeiro est+gio de tmpera mais longo. >evido H limitao do equipamento, algumas vezes no se poder+ mudar facilmente a tmpera do ,leo para +gua, ou vice-versa. )ntretanto, isto no representa grande problema" dissolvidos em +gua, certos preparados org=nicos do um meio de tmpera menos severo do que a +gua, mais severo do que o ,leo e que passa por todas as formas intermedi+rias. Pace H brusca transformao de ordem estrutural na retcula cristalizao do ao - de austenita para martensita6 e porque a martensita ocupa maior volume, ocorre uma conseqNentemente variao nas dimens(es da pea, con&ecida genericamente por distoro.

;or ser inerente ao processo, este problema tolerado. 'lguns, cuidados, porm podem ser tomados para minimizar a ocorrncia, como, exemplo, conseguir estrutura &omognea antes de tmpera -normalizao adequada6 8 ou no temperar direto depois da cementao e sim esfriar as peas, reaquec-las e depois temperar no se deve confundir a distoro com o problema do empenamento, onde &+ mudanas na forma sem envolver mudanas de volume. empenamento acontece em tratamentos trmicos porque geralmente se esquece que o material est+ com baixa resistncia mec=nica face H temperatura de processo e no se toma na arrumao das peas no forno ou na cesta. material no estado temperado fr+gil, pois tem alta dureza e baixa ductilidade. ;ara que se consiga do material as propriedades mec=nicas deseBadas, necessita submet-lo a tratamento posterior de revenido. )m funo das diferentes velocidades de tratamento entre o n?cleo e superfcie, ocorrem estruturas e durezas diferentes. - 9onvm relembrar que a dureza superficial praticamente funo do teor de carbono do ao e a dureza do n?cleo vem a ser funo da liga do material6. ;or isso, Hs vezes consegue-se mel&orar as propriedades mec=nicas do material trocando o meio de tmpera. 9&ega a um ponto, contudo, em que o tratamento trmico no mais conveniente, porque se torna mais oneroso do que a troca do ao por outro com mais elementos de liga. inverso tambm v+lido, visto que para determinadas propriedades mec=nica pode-se usar um ao com menores teores de elementos ligas, aplicando, porm o tratamento trmico adequado. Qma observao importante em relao ao revenido diz respeito Hs vari+veis tempo e temperatura" a dureza do material ser+ menor se para determinada temperatura aumentar-se o tempo de revenido. tambm para um mesmo perodo de tempo, um aumento de temperatura diminuir+ a dureza. %emperaturas baixas e tempos de revenido mais longos so recomend+veis, porque, desse modo, pode-se obter mel&or usinabilidade sem alterar a dureza final da pea.

TRATAMENTO TRMICO DE AOS FERRAMENTA E AOS RPIDOS


Recozimento por difuso
recozimento por tem por obBeto a &omogeneizao mais completa possvel &eterogeneidades na estrutura, e principalmente das micro-segrega(es que ocorrem durante a solidificao ao ao. 9omo regra geral, a operao de recozimento executada a uma temperatura alta -aproximidade ..//@96 e durante um tempo prolongado.

Normalizao
#a normalizao o ao aquecido at aproximadamente ./ a 0/@9 acima da temperatura de tmpera, permitindo de o Cenc&arqueD durante 3/ minutos, seguindose o resfriamento ao ar. ' normalizao geralmente usada para aos carbono e de baixa liga, de maiores dimens(es e onde a temperatura de forBamento ten&a sido

alta. 9aso ten&a o ao adquirido uma granulao muito grosseira, poder+ ser difcil obter-se uma estrutura de gro fino atravs de somente um ciclo de normalizao, necessitando-se ento v+rios ciclos de tratamento.

Recozimento Doce
recozimento doce pode ser definido como um tratamento trmico com o prop,sito de causar a esferoidizao da fase de carboneto no ao. )ntre os aos sem liga, os &ipoeut,ides so usualmente recozidos at imediatamente abaixo do ' ., enqNanto que os aos &ipereutet,ides imediatamente acima do '.. s aos de alta liga requerem temperaturas de recozimento superiores, tempos de permanncia mais longos e regimes de resfriamento mais lento que os aos carbono, devido ao ritmo mais lento de difuso dos elementos de liga. utra forma de recozimento doce o recozimento isotrmico, que pode ser usado para aos-liga e sem liga. material para recozimento transferido de um forno onde o ao esteBa em estado austentico, para outro, H temperatura adequada -K05@96, onde o material permanece at que esteBa terminada a transformao isotrmica, ap,s o que o material pode ser resfriado ao ar. recozimento isotrmico muito recomendado nos casos de laminao e forBamento de material com tendncia de trincar, quando at a temperatura ambiente diretamente ao ar -tmpera ao ar6.

Recozimento de recristalizao
R utilizado nos casos onde o trabal&o a frio ten&a endurecido -encruamento6 o ao a ponto de dificultar a continuio do trabal&o H frio. ' temperatura para aos carbono geralmente em torno de 25/@9. enc&arque deve ser suficiente para o material atingir o equilbrio trmico em toda a sua massa, ap,s o que poder+ ser resfriado ao ar uniformemente. !endo o taman&o de gro uma condio imprescindvel, o montante da reduo a frio antes do recozimento deve ser cuidadosamente calculado. s aosligas possuem temperatura de recristalizao um tanto mais alta. recozimento de recristalizao geralmente usado para aos laminados H frio, com baixo teor de carbono. utra forma de recozimento de recristalizao o tratamento trmico de solubilizao a quente. este mtodo geralmente usado s, para aos austenticos, em parte para dissolver carbonetos que se ten&am precipitado devido ao resfriamento lento, e parcialmente para obter-se um material o mais lento, e parcialmente para obter-se um material o mais doce possvel ap,s o trabal&o a frio. tratamento trmico de solubilizao executado aquecendo-se o material a uma temperatura de ..//@9, onde os carbonetos se dissolvem completamente, ap,s o que o material rapidamente resfriado em +gua. ;ara materiais de bitola reduzida, tais como c&apas finas, o resfriamento ao ar poder+ ser de suficiente rapidez.

Recozimento para al vio de tens!es


' finalidade deste tipo de recozimento de aliviar tens(es geradas por usinagem -tornear, furar, fresar6 ou de formao pl+stica -trefilar, prensar, recalcar6. R realizado a uma temperatura abaixo '., e usualmente dentro da faixa de 55/ a 25/@9. !ec(es transversais complexas, que ten&am sido trabal&adas a frio intensamente, deveriam ser submetidas a este tipo de recozimento e s, ento submetidas Sa

usinagem de acabamento, a fim de reduzir ao mnimo o empenamento ou as tens(es resultantes do tratamento trmico.

Tmpera
' tmpera pode ser descrita como aquecimento do material dentro da zona austentica, seguindo por um resfriamento a uma velocidade tal que seBa suprimida a decomposio da austenita at c&egar-se a regio de transformao martenstica, resultando, pois, uma estrutura martenstica. 9ada tipo de ao possui uma determinada regio de temperatura de austenizao, dentro da qual se obtm a m+xima dureza, bem como uma quantidade ,tima de carbonetos dissolvidos, sem o risco de crescimento excessiva de gro. )sta regio de temperatura, tambm c&amada de zona de tmpera do ao8 pode geralmente se encontrada nos cat+logos dos produtores de ao. os regimes de resfriamento necess+rios para os diferentes tipos de ao, so demostrados pelo diagrama %%%. $evenimento 9omo regra geral o ao temperado muito fr+gil para uso em aplica(es comerciais. 'travs do revenimento consegue-se uma modificao da estrutura do material, aumentado sua tenacidade. 'o mesmo tempo so reduzidas as tens(es de tmpera e dureza decresce. ' temperatura de tmpera deve ser escol&ida tendo-se em vista, para as diversas aplica(es, os requisitos de tenacidade e dureza. >esde que a dureza constitua o fator mais importante, e especialmente para aos de ferramenta, evidente que a temperatura apropriada de tmpera deve ser selecionada no diagrama para o tipo de ao usado - fig. 06.

ALGUNS DEFEITOS PROVENIENTES DE TRATAMENTOS TRMICOS MAL CONDUZIDOS


Uma pea pode ter sido devidamente projetada a fabricada a partir de um bom material, vindo a falhar mais tarde devido a um defeito criado por um processamento imprprio, aps sua fabricao. Estes processamentos podem ser vrios, porm o tratamento trmico mal conduzido geralmente um importante fator ue vem a causar falhas em peas. !eremos a seguir, resumidamente, alguns entre os principais defeitos causados por um tratamento trmico mal conduzido. "upera uecimento #uando as ligas so a uecidas acima de sua temperatura de recristalizao, ocorre o crescimento do gro. $ medida ue a temperatura aumenta, o gro cresce rapidamente resultando em vrias caracter%sticas indesejveis. & enfra uecimento ue usualmente acompanha o supera uecimento causado no somente pelo tamanho do gro, mas tambm por filmes cont%nuos ue so formados nos contornos do gro tais como precipitados ou gases aprisionados. 'ros mais finos, por outro lado, apresentam uma uantidade maior de rea total de contorno, sobre a ual as impurezas podem estar mais uniformemente distribu%das.

&s danos causados pelo supera uecimento dependem da temperatura e do tempo de enchar ue e so particularmente significantes nos aos com alto e mdio teor de carbono nos uais a resist(ncia e dutilidade so ambas afetadas. #ueima ) um termo aplicado uando um metal grosseiramente supera uecido, um dano permanente e irrevers%vel ocorre no metal, ou pela penetrao intergranular de gases o*idantes ou por fuso incipiente nos contornos de gro. + causa mais bvia de ueima a utilizao de um forno com temperaturas muito elevadas. ocasionalmente, a ueima pode ocorrer em fornos ade uadamente controlados, uma vez ue a chapa pode estar dirigida de tal modo ue alcance a superf%cie da pea causando supera uecimento local. Um material ueimado no pode ser salvo por ue as mudanas metal,rgicas ocorreram so irrevers%veis. -rincas de -(mpera -rincas de t(mpera nos aos, geralmente, resultam das tens.es produzidas pelo acrscimo de volume ue acompanha a transformao austenita/martensita. #uando um ao temperado, a martensita forma0se inicialmente na superf%cie e, 1 medida ue o resfriamento prossegue, a austenita interna se transforma, aumentando de volume e tracionando a superf%cie do material. + martensita resultante dura e frgil 2martensita no revenida34 o ue torna a pea suscet%vel ao trincamento por causa das tens.es localizadas. Esta suscetibilidade ao, trincamento aumentada pela presena de fontes de tens.es tais como filetes agudos, marcas de ferramentas e outros entalhes, alm de inclus.es ou vazios4 outros fatores ue afetam o trincamento pela t(mpera so a temperabilidade do ao, a ta*a de resfriamento e o tempo de espera entre a t(mpera e o revenido. 5ragilidade de revenido 6ertos aos, particularmente os 7cromo0n% uel8 mostram um decrscimo violento na resist(ncia ao impacto uando revenidos a temperaturas da ordem de 9:; a :<:=6 fai*a esta ue depende largamente da composio, grau de segregao e fabricao do ao. +credita0se ue a fragilidade de revenido seja o resultado da precipitao de uma fase comple*a nos contornos de gro da austenita, todavia, isto no sempre observado. + fragilidade de revenido aumenta a temperatura de transio e reduz a energia re uerida para a fratura frgil. 5oi tambm mostrado ue esta fragilidade aumenta a ta*a de crescimento de trincas de corroso sob tenso. 6arbonetao e descarbonetao +pesar do tratamento de cementao ser comumente empregado para melhorar a resist(ncia ao desgaste e sobretudo 1s caracter%sticas de resist(ncia de vrias peas de ao, particularmente ei*os, a laterao acidental da estrutura da superf%cie durante o tratamento trmico pode produzir resultados desastrosos. + uecer uma superf%cie de um metal contaminado com leo ou a uec(0lo numa atmosfera rica em carbono pode produzir uma superf%cie com elevado teor de carbono. "e uma superf%cie carbonetadano foi considerada no projeto inicial, problema de trincas podem aparecer uma vez ue as propriedades mec>nicas na superf%cie so diferentes das do n,cleo. ?or e*emplo, uma pea sujeita a impacto severo raramente cementada, pois a superf%cie endurecida geralmente possui bai*a tenacidade. ue

@ a descarbonetao pode ocorrer pelo a uecimento numa atmosfera o*idaste. +ssim o resultado uma superf%cie com teor de carbono menor do ue o do n,cleo, com bai*as propriedades de resist(ncia e dureza. Em suma, nosso objetivo frisar ue um tratamento trmico bem conduzido e dentro do especificado resulta, numa boa estrutura para material, bem como em propriedades mec>nicas e f%sicas, o ue acarreta numa vida ,til maior para uma pea componente de e uipamento.

S-ar putea să vă placă și