Sunteți pe pagina 1din 16

3.

1 AOS ESTRUTURAIS PARA CHAPAS


na aciaria que fica definido o tipo de ao, a partir da adequao de sua composio qumica. Os aos podem ser classificados em: aos-carbono, ao de alta resistncia e baixa liga sem tratamento trmico e ao de alta resistncia e baixa liga com tratamento trmico Os tipos de ao estruturais so especificados em normas brasileiras e internacionais ou em normas elaboradas pelas pr prias sider!rgicas.

3.1.1 AOS-CARBONO

Os aos-carbono so aqueles que no contm elementos de liga, podendo ainda, ser di"ididos em baixo, mdio e alto carbono, sendo os de baixo carbono seguir sero destacados os principais deles. , os mais adequados # construo ci"il. $

- $%&'-$(), o ao mais utili*ado na fabricao de perfis soldados +c,apas com t -,./mm0 ou laminados, especificado pela $merican %ociet1 for &esting and 'aterials2 - 345 ))-6789-:), o ao, especificado pela $43&, utili*ado na fabricao de perfis soldados e que mais se assemel,a ao anterior2 - 345 /;;/7'5-:.;, ao para fabricao de perfis laminados, que mais se assemel,a ao $%&' $-()2 - $%&'-$./;, o ao mais utili*ado na fabricao de perfis formados a frio +c,apas com t .,6-02 - 345 )).;78<-:), o ao especificado pela $43&, utili*ado na fabricao de perfis estruturais formados a frio que mais se assemel,a ao anterior.

3a tabela (.= so fornecidos os "alores da resistncia ao escoamento +f10 e da resistncia # ruptura +fu0 dos aos apresentados.

Tabela 3.1 Resistncia de al !ns ti"#s de a$#-ca%b#n# &ipo de $o f1 +'>a0 fu +'>a0

$%&'-$() $%&'-$./; +gr.()0 345 ))-6789-:)

:.; :.; :..? :-.??

-;; (). -=;? -=;?? -=; -;;

345 )).;78<-:) 345 /;;/7'5-:.;

:); :.;

? @Alido para espessuras t =)mm ?? @Alido para espessuras =)mmBt -;mmmm

3.1.& AOS 'E BAI(A )I*A SE+ TRATA+ENTO T,R+ICO

Os aos de baixa liga sem tratamento trmico so aqueles que recebem elementos de liga, com teor inferior a :C, suficientes para adquirirem ou maior resistncia mecDnica +f1 (;;'>a0, ou maior resistncia # corroso, ou ambos . %o adequados # utili*ao na construo ci"il, fa*endo-se necessAria uma anAlise econEmica comparati"a com os aos-carbono, pois esses, tm menor resistncia, mas menor custo por unidade de peso. $ seguir sero destacados os principais deles.

8O%-$5-8O5 .;;, ao de alta resistncia mecDnica e de alta resistncia # corroso atmosfrica, especificado pela 8O%F>$2 8O%-$5-8O5 -;;, ao de mdia resistncia mecDnica e alta resistncia # corroso atmosfrica, especificado pela 8O%F>$2 G%F-%$8-(.;, anteriormente denominado %$8-.;, ao de alta resistncia mecDnica e de alta resistncia # corroso atmosfrica, especificado pela G%F'F3$%2 G%F-%$8-:.;, anteriormente denominado %$8--=, ao de mdia resistncia mecDnica e de alta resistncia # corroso atmosfrica, especificado pela G%F'F3$%2 8%3-8O5--:; e 8%3-8O5-.;;, aos de alta resistncia mecDnica e de alta resistncia # corroso atmosfrica, especificados pela 8%3.

Hsses aos no esto includos na 345 66;;76). 3a tabela (.: so fornecidos os "alores da resistncia ao escoamento +f10 e da resistncia # ruptura +fu0 desses aos.

Tabela 3.& Resistncia de al !ns ti"#s de a$#s de bai-a-li a &ipo de $o f1 +'>a0 8O%-$5-8O5 .;; (/. fu +'>a0 -I;

8O%-$5-8O5 -;; G%F-%$8-(.; +%$8 .;0 G%F-%$8-:.; +%$8--=0 8%3-8O5-.;; 8%3-8O5--:;

:.; (/( :.; (6; (;;

(6; -I; -;: .;; -:;

3.1.3 AOS 'E A)TA RESIST.NCIA E BAI(A )I*A CO+ TRATA+ENTO T,R+ICO

Os aos de alta resistncia e baixa liga com tratamento trmico so aqueles, que alm de possurem em sua constituio os elementos de liga com teor inferior a :C, recebem um tratamento trmico especial, posterior # laminao, necessArio para adquirirem alta resistncia mecDnica +f1 (;;'pa0 e sua aplicao estA restrita a tanques, "asos de presso, dutos forados, ou onde os ele"ados esforos Justifiquem economicamente sua utili*ao.

3.1./ AOS SE+ 0UA)I1ICA2O ESTRUTURA)

$pesar de no serem considerados Kaos estruturaisK, os tipos de ao especificado pela %$H so freqLentemente empregados na construo ci"il como componentes de tel,as, caixil,os, c,apas xadre* e at inde"idamente em estruturas. Hsses tipos de ao so designados por um n!mero de quatro algarismos +por exemplo %$H =;:;0, sendo que o primeiro representa o elemento de liga +para o ao-carbono o algarismo =0, o segundo indica a porcentagem aproximada da liga +*ero significa a ausncia de liga0 e os demais dgitos representam o teor mdio de carbono +:; significa ;,:;C mdio de carbono0. $ norma brasileira equi"alente # %$H a 345 );;)76; K8lassificao por composio qumica de ao para a construo mecDnicaK, cuJa designao similar # %$H. >or exemplo $43& =;:;7345 );;) M %$H =;:;. %egundo a 3orma 4rasileira KNimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frioK, em elaborao, a utili*ao de aos sem qualificao estrutural para perfis tolerada se o ao possuir propriedades mecDnicas adequadas para receber o trabal,o a frio. 3o de"em ser adotados no proJeto "alores superiores a =6;'>a e (;;'>a para a resistncia ao escoamento f1 e a resistncia # ruptura fu, respecti"amente.

3.& CHAPAS
8,apas so produtos planos laminados de ao com largura superior a .;;mm, sendo classificados como c,apas grossas +espessura superior a .mm0 e c,apas finas +espessura inferior ou igual a .mm0. $s c,apas grossas so fabricadas pelas sider!rgicas com espessuras "ariando entre .,;;mm e =.;,;;mm, largura-padro entre =,;;m a (,6;m e comprimento-padro entre ),;; a =:,;;m. $s dimensOes preferenciais, ou seJa as mais econEmicas, so: :,--m de largura, =:,;;m de comprimento e espessuras, conforme indicadas na tabela (.(.

Tabela 3.3- es"ess!%as-"ad%3# das c4a"as %#ssas de a$# ),(; mm :.,; mm

6,;; mm

(=,. mm

I,.; mm

(/,. mm

=:,. mm

.;,; mm

=),; mm

)(,; mm

=I,; mm

/.,; mm

::,- mm

=;;,; mm

$s c,apas grossas so utili*adas geralmente para a fabricao dos perfis soldados, mas tambm podem ser utili*adas, dependendo da disponibilidade de equipamento adequado para dobramento, em perfis formados a frio.

$s c,apas finas so fabricadas pelas sider!rgicas com espessuras "ariando entre ;,); mm e .,;; mm. $s c,apas com espessuras maiores +=,6; mm a .,;; mm0 so laminadas a quente e denominadas c,apas finas a quente, enquanto as com menores espessuras +;,); mm a (,;; mm0 so relaminadas a frio e denominadas c,apas finas a frio. $s c,apas finas apresentam largura-padro entre =,;;m e =,.;m e comprimento-padro entre :,;;m e (,;;m +c,apas a frio0 e de :,;;m a ),;;m +c,apas a quente0. $s dimensOes preferncias fornecidas pelas sider!rgicas, na forma plana, so: c,apas finas a quente =,:;m por (,;;m e c,apas finas a frio =,:;m por :,;;m. $s c,apas finas podem tambm ser fornecidas em bobinas, possuindo nesse caso custo unitArio menor. $s espessuras preferenciais so as fornecidas na tabela (.-.

Tabela 3./ - Es"ess!%as-"ad%3# das c4a"as %#ssas de a$# ;,); mm :,:. mm

;,/. mm

:,). mm

;,6. mm

(,;; mm

;,I; mm

(,(. mm

=,;) mm

(,/. mm

=,:; mm

-,:. mm

=,.; mm

-,.; mm

=,/; mm

-,/. mm

=,I; mm

.,;; mm

>ara fins estruturais, na obteno de perfis formados a frio, so empregadas as c,apas finas a quente, enquanto as c,apas finas a frio so utili*adas na fabricao de elementos complementares na construo, tais como: tel,as, cal,as, esquadrias, dutos, etc.

3.3 PER1IS
Hntre os "Arios componentes de uma estrutura metAlica, tais como: c,apas de ligao, parafusos, c,umbadores e perfis, so os !ltimos, e"identemente, os mais importantes para o proJeto, fabricao e montagem. Os perfis de utili*ao corrente so aqueles cuJa seo trans"ersal se assemel,a #s formas das letras F, P, G e Q, recebendo denominao anAloga a essas letras, e # letra R, nesse caso denominados cantoneiras. Os perfis podem ser obtidos diretamente por laminao ou a partir de operao de formao a frio ou de soldagem de c,apas denominados respecti"amente perfis laminados, formados a frio e soldados.

3.3.1 PER1IS SO)'A'OS

>erfil soldado o perfil constitudo por c,apas de ao estrutural, unidas entre si por soldagem a arco eltrico. Os perfis soldados so largamente empregados na construo de estruturas de ao, em face da grande "ersatilidade de combinaOes poss"eis de espessuras, alturas e larguras, le"ando # reduo do peso da estrutura, comparati"amente aos perfis laminados dispon"eis no mercado brasileiro. O custo para a fabricao dos perfis soldados maior do que para a laminao dos perfis laminados, no entanto, esses !ltimos no esto dispon"eis em quantidade e dimensOes necessArias #s obras ci"is. Hles so produ*idos pelos fabricantes de estruturas metAlicas a partir do corte e soldagem das c,apas fabricadas pelas usinas sider!rgicas. O material de solda, seJa a soldagem executada por eletrodo re"estido, arco submerso ou qualquer outro tipo, de"e ser especificado, compatibili*ando-o com o tipo de ao a ser soldado, isto , de"e ter caractersticas similares de resistncia mecDnica, resistncia # corroso, etc. $ norma 345 .66- - K>erfil F estrutural de ao soldado por arco eltricoK, apresenta as caractersticas geomtricas de uma srie de perfis F e P soldados e tolerDncias na fabricao.

3.3.1.1 S5%ies de "e%6is 7I7 s#ldad#s

%rie simtrica a srie composta por perfis que apresentam simetria na sua seo trans"ersal em relao aos eixos S-S e T-T, conforme ilustrado na figura (.=. $ srie simtrica, conforme a 3orma 4rasileira 345 .66- K>erfil F estrutural de ao soldado por arco eltricoK di"idida em: - %rie 8%, formada por perfis soldados tipo pilar, com relao d7bf M =, cuJas dimensOes esto indicadas na 345 .66- %rie 8@%, formada por perfis soldados tipo "iga-pilar, com relao = B d7bf =,., cuJas dimensOes esto indicadas na 345 .66- %rie @%, formada por perfis soldados tipo "iga, com relao =,. B d7bf -, cuJas dimensOes esto indicadas na 345 .66- %rie >%, formada por perfis soldados simtricos cuJas dimensOes no esto indicadas na 345 .66-

%rie monossimtrica a srie composta por perfis soldados que no apresentam simetria na sua seo trans"ersal em relao ao eixo S-S e apresentam simetria em relao ao eixo T-T, conforme ilustrado na figura (.=. $ srie monossimtrica, conforme a 345 .66- di"idida em: - %rie @%', formada por perfis soldados monossimtricos tipo "iga, com relao = B d7bf -, cuJas mesas apresentam larguras idnticas e espessuras diferentes, com dimensOes indicadas na 345 .66-. - %rie >%', formada por perfis soldados monossimtricos, inclusi"e os perfis com larguras de mesas diferentes entre si, cuJas dimensOes no esto indicadas na 345 .66-

3.3.1.& 'esi na$8es

$ designao dos perfis F soldados fa*-se pela srie, seguido da altura em milmetros e da massa aproximada em quilogramas por metro. Hxemplos: $ designao de um perfil srie 8% com (;;mm de altura por (;;mm de largura de mesa e ):,- Ug7m 8%(;;x):. $ designao de um perfil srie @%' com -.;mm de altura por :;;mm de largura de mesa e -6,I Ug7m @%'-.;x-I.

Os perfis F soldados cuJas dimensOes no esteJam indicadas na 345 .66- pode ser adotado com a designao de >% ou >%', seguida da altura em milmetros e da massa em quilogramas por metro.

%rie simtrica

%rie monossimtrica

1i !%a 3.1 - Pe%6is s#ldad#s

3.3.1.3 Re9!isit#s d# "%#cess# de 6ab%ica$3# d#s "e%6is 7I7 s#ldad#s

3.3.1.3.1 P%e"a%a$3# d# :ate%ial "a%a 6ab%ica$3#

8orte: $s c,apas para a fabricao dos perfis F soldados de"em ser cortadas nas dimensOes requeridas, mediante processo de corte trmico +maarico0 ou mecDnico, obser"ando-se respecti"amente as exigncias dos itens I.:.=.: +corte por meio trmico0 e I.:.=.( +aplainamento de bordas0 da 345-66;;7=I6), de forma a garantir as tolerDncias especificadas em (.(.=.(.(. Nesempeno: $s peas cortadas nas dimensOes requeridas, quando necessArio, de"em ser desempenadas mediante mtodos mecDnicos apropriados, tais como: desempenadeiras, prensas, etc, ou pela aplicao de uma quantidade limitada de calor locali*ado, de modo que a temperatura nessas regiOes no exceda ).; o 8. Rimpe*a: Os materiais que "o formar os perfis F soldados de"em ser submetidos a uma limpe*a pr"ia, principalmente nas regiOes pr ximas #s soldas, com o obJeti"o de e"itar porosidade ao soldar. >ara limpe*a de"em ser empregados mtodos apropriados tais como: Jato de granal,a ou areia, esco"a de ao, esmeril,amento, sol"entes, etc.

3.3.1.3.& S#lda e:

@er seo -.:.-

3.3.1.3.3 T#le%;ncias

- 8,apas: $s tolerDncias dimensionais na fabricao de c,apas de"em estar de acordo com a 345==66I7=II: K4obinas grossas e c,apas grossas de ao-carbono e de ao de baixa-liga e alta resistncia 5equisitos geraisK. 8aso ,aJa di"ergncia entre a 345-==66I e a especificao particular do produto, pre"alece o especificado nessa !ltima. - 8ordo de solda: @er item -.:.-. - >erfil F soldado: 8onsideram-se trs padrOes de tolerDncias dimensionais para perfis soldados conforme a tabelas (.. e 345 .66-:

Tabela 3.< Pad%8es de t#le%;ncia Pad%8es de t#le%;ncia F FF FFF A"lica$8es !s!ais Hlementos estruturais suJeitos a cargas cclicas, como "igas de rolamento para ponte rolante altamente solicitada2 Hstruturas con"encionais como galpOes industriais e edifcios comerciais e residenciais2 Hstruturas secundArias e complementares como estacas e postes.

3ota: >ara estruturas que requerem um maior rigor de tolerDncia, especificaOes adequadas de"em ser indicadas em proJeto

O perfil soldado de"e estar li"re de respingos de solda, rebarbas de corte e marcas pro"enientes do processo. $s no-conformidades dimensionais do perfil, como flec,as, ondulaOes, etc. com relao aos limites indicados na 345 .66-, podem ser corrigidas conforme indicado no item (.(.-.=. >ara as noconformidades em soldas, "er seo -.:.8ada perfil ou lote de perfis de"e ser submetido # inspeo em todas as suas faces e no cordo de solda conforme especificado na tabela -.= e na figura -... O lote de perfis de"e ser definido de comum acordo entre fabricante e consumidor. 8ada perfil ou lote de perfis de"e ser submetido # "erificao das dimensOes de acordo com as tolerDncias indicadas na 345 .66-.

3.3.1.3./ Pedid#s e identi6ica$3#

3os pedidos de perfis de"em ser indicados:


n!mero da 345 .66-2 quantidade do perfil +n!mero de peas0 designao do perfil comprimento de cada perfil especificao do ao, conforme norma correspondente dimenso do cordo de solda2 +caso seJam utili*ados perfis no-padroni*ados ou perfis padroni*ados com dimensOes do cordo de solda superiores aos indicados na 345 .66-0 padro de tolerDncia outros requisitos quando solicitados

Os perfis que tero aplicao em estruturas suJeitas a cargas cclicas de"ero ser indicados nos pedidos. %al"o indicao contrAria, os perfis sero considerados para aplicao em estruturas suJeitas a cargas estAticas.

Os perfis de"em ser identificados com os seguintes dados :


n!mero da 345.)66 designao do perfil especificao do ao marca do fabricante outros dados quando solicitados

Os dados indicados de"em ser pintados ou tipados na alma ou mesa do perfil, ou de forma diferente, se acordado entre o fabricante e o consumidor. Os perfis de"em ser acondicionados de forma a no sofrerem danos em seu manuseio e transporte.

3.3.& PER1IS ESTRUTURAIS 1OR+A'OS A 1RIO

Os perfis estruturais formados a frio, tambm con,ecidos como perfis de c,apas dobradas, "m sendo utili*ados de forma crescente na execuo de estruturas metAlicas le"es, pois podem ser proJetados para cada aplicao especfica, enquanto que os perfis laminados esto limitados a dimensOes predeterminadas. 3em sempre so encontrados no mercado os perfis laminados com dimensOes adequadas #s necessidades do proJeto de elementos estruturais le"es, pouco solicitados, tais como teras, montantes e diagonais de trelias, tra"amentos, etc., enquanto os perfis estruturais formados a frio podem ser fabricados nas dimensOes deseJadas.

Os perfis formados a frio, sendo compostos por c,apas finas, possuem le"e*a, facilidade de fabricao, de manuseio e de transporte, alm de possuirem resistncia e ductilidade adequadas ao uso em estruturas ci"is. $ 3orma 345 )(.. V K>erfis Hstruturais de $o <ormados a <rioK, padroni*a uma srie de perfis formados com c,apas de espessuras entre =,.;mm a -,/.mm, indicando suas caractersticas geomtricas, pesos e tolerDncias de fabricao. 3o caso de estruturas de maior porte, a utili*ao de perfis formados a frio duplos, em seo unicelular +tubular retangular0 tambm con,ecidos como seo-caixo, podem resultar, em algumas situaOes, estruturas mais econEmicas. Fsso se de"e # boa rigide* # toro +eliminando tra"amentos0, menor Area exposta, +redu*indo a Area de pintura0, menor Area de estagnao de lquidos ou detritos +redu*indo a probabilidade de corroso0.

3.3.&.1 P%#cess#s de 6ab%ica$3#

Nois so os processos de fabricao dos perfis formados a frio: contnuo e descontnuo. O processo contnuo, adequado # fabricao em srie, reali*ado a partir do deslocamento longitudinal de uma c,apa de ao, sobre os roletes de uma lin,a de perfilao. Os roletes "o conferindo pouco a pouco # c,apa, a forma definiti"a do perfil. Wuando o perfil deixa a lin,a de perfilao, ele cortado no comprimento indicado no proJeto. O processo descontnuo, adequado a pequenas quantidades de perfis, reali*ado mediante o emprego de uma prensa dobradeira. $ KfacaK da dobradeira prensada contra a c,apa de ao, obrigando-a a formar uma dobra. @Arias operaOes similares a essa, sobre a mesma c,apa, fornecem # seo do perfil a geometria exigida no proJeto. O comprimento do perfil estA limitado # largura da prensa. O processo contnuo utili*ado por fabricantes especiali*ados em perfis formados a frio e o processo descontnuo utili*ado pelos fabricantes de estruturas metAlicas.

3.3.&.1.1 E6eit# d# d#b%a:ent# na es"ess!%a da c4a"a

$ c,apa, quando dobrada, sofre uma estrico na regio da cur"atura. @Arias bibliografias procuram apresentar f rmulas para representar essa "ariao de espessura +a norma alem, por exemplo, a representa de forma exponencial0. $ norma 345 )(.., na apresentao das caractersticas geomtricas dos perfis, apesar de no explicitar a referncia, baseia-se na norma britDnica 4% :II- que recomenda a exp. (.= para a determinao da reduo de seo conforme figura (.:.

+(.=0 sendo: r - raio interno x M ;,(; para r M t x M ;,(. para r M =,.t.

1i !%a 3.&- +#del# "a%a c=lc!l# da est%ic$3# na %e i3# da d#b%a de !: "e%6il de a$#> se !nd# a n#%:a BS &??/@1?AB.

$ partir da exp. (.= tm-se: tred M ;,6/t para r M t tred M ;,I(t para rM=,.t Hssa diferena pode ter algum significado na fabricao do perfil, dependendo das tolerDncias dimensionais exigidas, isto , a compatibili*ao entre a largura da c,apa e o permetro final do perfil. Re"ando em conta a estrico, pode ,a"er diferena da ordem de :C. >ara efeito de dimensionamento, adotar-se tred M t, isto , admitir-se toda a seo do perfil com espessura constante e igual # da c,apa que l,e deu origem, no afeta significati"amente os "alores das caractersticas geomtricas da seo trans"ersal..

3.3.&.1.& E6eit# d# d#b%a:ent# na %esistncia d# "e%6il

O dobramento de uma c,apa, seJa por perfilao ou utili*ando-se dobradeira, pro"oca, de"ido ao fenEmeno con,ecido como en"el,ecimento +carregamento at a *ona plAstica, descarregamento, e posteriormente, porm no imediato, o carregamento0, um aumento da resistncia ao escoamento +f10 e da resistncia # ruptura +fu0, conforme demonstram os grAficos apresentados na figuras (.( e (.-, com conseqLente reduo de ductilidade, isto , o diagrama tenso-deformao sofre uma ele"ao na direo das resistncias limites, mas acompan,ado de um estreitamento no patamar de escoamento.

1i !%a 3.3 - A!:ent# da %esistncia a# esc#a:ent# e da %esistncia C %!"t!%a> n!: "e%6il 6#%:ad# a 6%i# "#% "e%6iladei%a

1i !%a 3./ - A!:ent# da %esistncia a# esc#a:ent# e da %esistncia C %!"t!%a> n!: "e%6il 6#%:ad# a 6%i# "#% "%ensa d#b%adei%a.

O aumento das resistncias ao escoamento e # ruptura se concentra na regio das cur"as quando o processo descontnuo, enquanto que no processo contnuo esse acrscimo atinge outras regiOes do perfil, pois no processo descontnuo, apenas a regio da cur"a estA sob carregamento, enquanto na lin,a de perfilao a parte do perfil entre roletes estA toda sob tenso.

O aumento da resistncia ao escoamento pode ser utili*ado no dimensionamento de elementos que no esteJam suJeitos # reduo de capacidade de"ido a flambagem local, conforme a exp. (.:.

+(.:0 sendo:

f1 M acrscimo permitido # f1 f1 M resistncia ao escoamento do ao "irgem f1c M resistncia ao escoamento na regio da cur"a fu M resistncia # ruptura do ao "irgem r - raio interno de dobramento2 t - espessura. 8 - relao entre a Area total das dobras e a Area total da seo para barras submetidas # compresso2 ou a relao entre a Area das dobras da mesa comprimida e a Area total da mesa comprimida para barras submetidas # flexo

$presentam-se na tabela (./ alguns "alores de f1, em funo de 8, para ao com f1 M :.;'>a +fu M (); '>a0 e f1 M (/. '>a +fu M -I; '>a 0.

Tabela 3.A - Dal#%es de 6E 8 f1 +=0 f1 +:0

'>a ;,;= ;,;: ;,;. ;,=; ;,=. :,=; -,=; =;,(; :;,); (;,I;

'>a =,I; (,I; I,/; =I,-; :I,=;

=. f1 M :.;'pa, fuM();'pa, rMt :. f1 M (/.'pa, fuM-I;'pa, rM=,. t

8omo JA foi mencionado, o dobramento de uma c,apa, por qualquer dos dois processos citados, pro"oca um aumento na resistncia e reduo de ductilidade. $ reduo de ductilidade significa uma menor capacidade do material deformar-se2 por essa ra*o a c,apa de"e ser conformada com raio de dobramento adequado ao material e a sua espessura, a fim de se e"itar o aparecimento de fissuras. $teno especial de"e ser dada ao cAlculo das caractersticas geomtricas dos perfis formados a frio. $ existncia da cur"a, no lugar do KDngulo retoK dos perfis laminados, fa* com que os "alores da Area, momento de inrcia e m dulo resistente possam ser, dependendo das dimensOes da seo, sensi"elmente redu*idos. $ "ariao nas dimensOes da seo de"ida # estrico ocorrida na c,apa quando dobrada pode, para efeito de dimensionamento, ser desconsiderada.

3.3.3 PER1IS )A+INA'OS

>erfis laminados so aqueles fabricados a quente nas usinas sider!rgicas e seriam os mais adequados para utili*ao em edificaOes de estruturas metAlicas, pois dispensariam a fabricao KartesanalK dos perfis soldados ou dos perfis formados a frio. 3o 4rasil, porm, os perfis laminados dispon"eis so de pequenas dimensOes, fabricados por usinas sider!rgicas de pequeno e mdio porte, e com caractersticas geomtricas que tra*em algumas dificuldades # construo ci"il. %o perfis cuJas faces internas das mesas no so paralelas #s faces externas, dificultando a execuo das conexOes. $ espessura de alma desses perfis, estA em geral, acima dos "alores normalmente adequados para o proJeto econEmico de "igas. Os perfis laminados mdios e pesados que eram fabricados exclusi"amente pela 8%3, ti"eram sua produo paralisada. $ %ider!rgica $o 'inas 9erais - $XO'F3$% foi proJetada para suprir o mercado com perfis laminados adequados ao uso na construo ci"il, porm, sua lin,a de laminao ainda no entrou em operao. $lgumas empresas esto importando perfis laminados, porm para o uso em proJeto, de"e-se garantir a disponibilidade dos perfis no instante da fabricao.

S-ar putea să vă placă și