Sunteți pe pagina 1din 5

Mecnica dos Fluidos

Prof. Strobel

Mecnica dos Fluidos


Empuxo
Por Christian Strobel
"Nossa Senhora da Bicicrtinha... Dai nos equilibrio. - Homer Simpson

1. Introduo Na antiguidade, o homem construia embarcaes rudimentares com materiais mais leves que a gua, como, por exemplo, jangadas feitas de grandes toras de madeira. Com o passar do tempo, apesar de j estabelecido o princpio de Arquimedes, as embarcaes continuaram a ser construdas de madeira devido a disponibilidade deste material. Com o avano da indstria naval e metalrgica, as primeiras embarcaes com casco de ao puderam ser fabricados e, para espanto de muitos, no afundaram mesmo o ao sendo mais pesado do que a gua, o que uma correlao equivocada. Logicamente, a relevncia do principio de Arquimedes para a indstria naval inquestionvel, e prova de que possvel construir gigantes de ao que deslizam calmamente sobre as superfcies dos oceanos. O transporte martimo hoje o meio de transporte de longa distncia mais barato que se pode dispor. Entender o princpio de Arquimedes, o empuxo e sua relao com a flutuabilidade dos corpos fundamental para que possamos projetar embarcaes mais seguras e econmicas, alm de entender outras aplicaes do fenmeno, como objetos flutuantes (bales, etc.). 2. Empuxo Quando um corpo completamente submergido em um fluido, ou flutua de maneira que apenas uma frao de seu volume esteja submerso, a fora resultante do fluido que age sobre o corpo chamada de fora de empuxo. A fora lquida vertical sobre o corpo devido ao aumento de presso com a profundidade, como visto nos tpicos anteriores, e as foras de superfcie devido a presso so maiores na parte inferior do corpo do que na parte superior.

Mecnica dos Fluidos

Pgina 1 de 5

Mecnica dos Fluidos

Prof. Strobel

conhecido, da fsica elementar, que a fora de empuxo dada pela expresso:

Onde

a densidade do fluido deslocado e

o volume de lquido deslocado

pelo corpo. Desta forma, a fora de empuxo possui uma magnitude igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo, e sua direo e sentido sempre vertical e de baixo para cima. Este resultado conhecido como princpio de Arquimedes. A fora de empuxo sempre passa pelo centride do volume deslocado, e o ponto de ao da fora chamada de centro de empuxo. Estes mesmos resultados se aplicam a corpos parcialmente submersos, e, caso o fluido acima deste corpo possuir uma densidade muito inferior a do lquido, esta pode ser desprezada.

Exemplo: Considere um corpo esfrico que possui um dimetro de 1,5m e um peso de 8,5 kN que ancorado ao fundo do mar por um cabo, como mostrado na figura. Considerando que a esfera est totalmente imersa no mar, qual a fora de tenso no cabo, se considerarmos agua=1000 kg/m3 e g=9,81 m/s2? Para resolvermos o problema, sempre precisaremos desenhar um diagrama de corpo livre com as foras atuantes, neste caso a tenso no cabo, o peso do objeto e a fora de empuxo. [9,35 kN]

Quando aplicamos o conceito em objetos que esto flutuando no ar atmosfrico, ou em situaes onde grande parte do volume est imerso no ar e se deseja saber o empuxo recebido tambm pelo ar, necessrio conhecer a densidade do ar. Neste caso, a aplicao do conceito de gs ideal deve ser considerado. Vale lembrar que a massa molar do ar 28,99 kg/kmol.

Mecnica dos Fluidos

Pgina 2 de 5

Mecnica dos Fluidos 3. Exerccios

Prof. Strobel

1. Para um cubo de lado L imerso entre dois fluidos, encontre a densidade do cubo em funo das densidades dos dois fluidos e das fraes submersas. 2. Determine a frao submersa no cubo de lado 2m, formado por uma chapa imersa em gua. Dados: g=9,81 m/s2, agua=1000 kg/m3; ao=7900 kg/m3; ar=1,2 kg/m3; espessura da chapa de 1cm. 3. Determine a temperatura que deve ser aquecido o ar no interior de um balo para que ele flutue. Dados: g=9,81 m/s2, Patm=100 kPa; Mar=28,99 kg/kmol; Tatm=10C; mbalo=3kg; Var balo=12m3; Vbalo dobrado=3.10-3 m3. 4. Qual o volume de ar quente mnimo necessrio para que um balo flutue com uma carga til de 100kg. Dados: g=9,81 m/s2, Patm=90 kPa; Mar=28,99 kg/kmol; Tatm=30C; Tar balo=80C mbalo=150kg; Vbalo dobrado=1 m3.

5. Um cubo slido flutua em um reservatrio com gua e com uma camada de 0,5 ps de espessura de leo como mostrado na figura. Sabendo que g = 9,81 m/s2; oleo = 890 kg/m3; H2O = 998 kg/m3 e que 1 p equivale a 0,3048m, determine a massa do cubo, em kg.

6. Uma placa com peso desprezvel serve para vedar uma sada de 0,3m de dimetro em um tanque contendo ar e gua, como mostrado na figura. Um bloco de concreto, com densidade de 2400 kg/m3, possuindo um volume de 0,0425m3, suspenso nesta placa e est

Mecnica dos Fluidos

Pgina 3 de 5

Mecnica dos Fluidos

Prof. Strobel

completamente submergido na gua. Conforme a presso do ar aumenta, o comprimento h da coluna de mercrio no manmetro aumenta. Determine h para o qual a tampa inicia sua abertura. Dados: g=9,81 m/s2; mercurio=13600 kg/m3; H2O = 998 kg/m3 7. O perfil da seo reta de uma canoa modelado pela curva y = 3,89.x2, onde as coordenadas so medidas em metros. Suponha que a largura da canoa tem valor constante de W = 0,6 m em todo o seu comprimento de L = 5,25 m. (a) Estabelea uma relao algbrica geral relacionando a massa total da canoa e seu contedo com a distncia d entre a superfcie da gua e a borda da canoa. (b) Calcule a massa mxima permitida para esta canoa sem afund-la. (c) Considerando uma segurana de d = 0,05 m, qual a nova carga permitida. 8. Um cilindro de 0,3m de dimetro com comprimento de 0,6m flutua em um tanque aberto contendo um fluido com densidade desconhecida. Um manmetro do tipo U conectado ao tanque conforme mostrado na figura. Quando a presso no ponto A 0,7 kPa abaixo da presso atmosfrica, os nveis de fluidos so mostrados na figura. Determine a massa do cilindro. Note que a superfcie do slido fica nivelada com a superfcie do fluido nestas condies. Dados: 1ft = 0,305m; g=9,81 m/s2; fludo manomtrico = 1500 kg/m3; H2O = 998 kg/m3. 9. A viga homognea AB da figura possui uma seo transversal de 0,15m por 0,35m. determine a densidade desta viga e a tenso no cabo, sabendo que g = 9,81 m/s2; ar = 1,2 kg/m3; H2O = 998 kg/m3

Mecnica dos Fluidos

Pgina 4 de 5

Mecnica dos Fluidos

Prof. Strobel

10. Estabelea uma equao algbrica, em funo das massas especficas e dos pesos fora e dentro de um fluido, para determinar o percentual em massa e em volume de um objeto composto por dois materiais diferentes, como fez Archimedes no problema da coroa do rei Hieron. 11. Uma canoa representada por um semicilindro circular reto, com R = 0,35 m e L = 5,25 m. A canoa flutua sozinha em gua com o seu fundo a uma profundidade d = 0,245 m. Estabelea uma expresso algbrica geral para a massa total (canoa e carga) que pode flutuar em funo da profundidade. Avalie para as condies dadas. Determine a massa mxima permissvel e a massa considerando uma folga de d = 50 mm. 12. Um densmetro um indicador de densidade relativa, sendo o valor indicado pelo nvel no qual a superfcie livre intercepta a haste que flutua em um lquido. A marca 1,0 o nvel em gua destilada. Para o instrumento mostrado, o volume imerso em gua destilada de 15 cm3. A haste tem 6 mm de dimetro. Determine a distncia, h, da marca 1,0 at a superfcie, quando o densmetro colocado em uma soluo de cido ntrico de densidade relativa SG = 1,5. 13. Um bloco de volume 0,025 m3 est imerso na gua, conforme mostrado. Uma haste circular de 5 m de comprimento e 20 cm2 de rea de seo transversal conectada ao bloco e a parede. Se esta haste possui uma massa de 1,25 kg e forma um ngulo de 12 com a horizontal na condio de equilibrio, qual a massa do bloco? 14. Uma massa cilndrica de 1 metro de dimetro, M, conectada a uma comporta retangular com 2 metros de largura (para dentro do papel) conforme ilustrado na figura. A comporta abre automaticamente quando o nvel de gua h chega a um nvel inferior a 2 m. Determine a massa M requerida pelo corpo imerso parcialmente no reservatrio. Despreze o atrito entre a correia e a polia e na dobradia.

Mecnica dos Fluidos

Pgina 5 de 5

S-ar putea să vă placă și