Sunteți pe pagina 1din 7

Direito civil Professor Andr Petzhold Dias 1 semestre de 2010 Aula 1- Fatos Jurdicos 1.

1. Conceito: Na definio de Stolze Gagliano todo o acontecimento natural ou humano, capaz de criar, modificar, conservar ou extinguir relaes jurdicas (Novo Curso de Direito Civil, Saraiva). 2. Classificao Como visto no conceito, o fato jurdico abrange os acontecimentos naturais bem como aqueles decorrentes de atuao do homem. Da surge a primeira classificao. Caso o evento seja natural trata-se de fato jurdico em sentido estrito. Caso decorra da conduta humana, ser ato jurdico ou ato ilcito. Os fatos jurdicos em sentido estrito classificam-se em ordinrios e extraordinrios que se caracterizam pela imprevisibilidade ou pela inevitabilidade de seus efeitos (caso fortuito e fora maior). J os atos jurdicos se dividem em 3 classes: a) atos-fatos jurdicos; b) ato jurdico em sentido estrito; e c) negcio jurdico. Como sabemos as classificaes no so corretas ou erradas, mas teis ou inteis. E a classificao acima de extrema utilidade, pois a partir dela ser possvel definir a aplicabilidade ou no da teoria das nulidades a determinado ato. 2.1. Classificao dos atos jurdicos lcitos A distino entre essas classes est na importncia atribuda vontade do agente na prtica de cada um desses atos. Ser muito relevante no negcio jurdico, de alguma relevncia no ato jurdico em sentido estrito e de nenhuma relevncia no ato-fato jurdico. 2.2. Ato-fato jurdico No ato-fato jurdico o ser humano age e, independentemente da vontade dele, os efeitos jurdicos se produzem. Para tanto basta imaginar um indivduo absolutamente incapaz que faz uma escultura em um bloco de gesso. A vontade do absolutamente incapaz, como cedio, irrelevante para o direito. Independentemente de vontade, portanto, o absolutamente incapaz, ao praticar o ato faz com que desse ato advenham esses efeitos. Como se v, a vontade do agente em produzir esses efeitos irrelevante para o direito.

Os atos lcitos geradores de responsabilidade civil como aqueles praticados em estado de necessidade (188, II, do Cdigo Civil) apesar de lcitos geram o dever de indenizar, e, seguramente, ao se praticar um ato em estado de necessidade o agente no est concordando com essa obrigao, nem tampouco almejando-a. Como se v, o agente pratica o ato, em conseqncia desse ato, advm os efeitos (no caso a responsabilidade civi). Alguns doutrinadores aplicam esse raciocnio aos atos economicamente irrelevantes praticados por menores (criana compra um pacote de figurinhas). Caso aplicssemos a esse ato do menor a teoria das nulidades (a ser estudada na aula sobre negcio jurdico), tratar-se-ia de negcio jurdico eivado de nulidade absoluta. 2.2. Ato jurdico em sentido estrito No ato jurdico em sentido estrito o agente anui com uma previso genrica da lei, mas os efeitos da decorrentes so estabelecidos pela lei, e no pela vontade do agente. Atente-se, porm, para o fato de que o agente anui, o que caracteriza um comportamento humano em que a vontade relevante (ao contrrio dos atos-fatos jurdicos que desprezam a vontade como elemento para sua formao). So exemplos de atos jurdicos em sentido estrito: a) casamento, b) unio estvel, c)interrupo da prescrio, d) reconhecimento de paternidade, e) fixao de domiclio. Importante notar que apesar da diferena doutrinria, ambos recebem o mesmo tratamento do Cdigo Civil: Art. 185. Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se, no que couber, as disposies do Ttulo anterior. 2.3. Negcio Jurdico No negcio jurdico a vontade prestigiada, visto que uma ds suas principais caractersticas a possibilidade de o agente estabelecer os efeitos jurdicos que almeja (observados certos limites, pois a vontade no deve ser absoluta). Nesse caso o descumprimento da vontade alheia poder ser sancionado pelo Estado. O negcio jurdico ser abordado em aula futura, tratando de seus elementos ou pressupostos de existncia, requisitos de validade e fatores de eficcia. Para o momento, importa notar que essa categoria de ato jurdico (em sentido amplo) caracteriza-se pela valorizao da vontade. 2.4. Atos ilcitos Discute-se na doutrina se os atos ilcitos seriam ou no atos jurdicos. Quem lhes nega essa qualidade o faz por afirmar que o que ilcito no pode ser jurdico. Venosa,

contudo, os inclui dentre os atos jurdicos pois afirma que esse termo utilizado como ato jurgeno (criador de direito). Independentemente dessa discusso, sabe-se que os atos ilcitos so as aes ou omisses, dolosas ou culposas que violam direitos alheios causando-lhes danos. Esse conceito est exposto no artigo 186 do Cdigo: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Hodiernamente, ganhou importncia o estudo do ato ilcito por equiparao, previsto no art. 187 do Cdigo civil vigente: Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Chama-se lcito por equiparao por sua origem lcita, mas que se torna ilcito em razo do modo pelo qual o direito exercido, desrespeitando os limites dos fins econmicos do direito, fins sociais, da boa-f e dos bons costumes. Ex: REsp 811690 / RR PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. CONCESSIONRIA DE SERVIO PBLICO.DISSDIO PRETORIANO NO-DEMONSTRADO. FORNECIMENTO DE ENERGIA ELTRICA. SUSPENSO. ALEGADA VIOLAO DOS ARTS. 186 E 188, I, DO CC. NO-OCORRNCIA. ABUSO DE DIREITO. CONFIGURAO DE ATO ILCITO (CC, ART. 187). RESSARCIMENTO DEVIDO. DOUTRINA. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E, NESSA PARTE, DESPROVIDO. (...) 2. A questo controvertida neste recurso especial no se restringe possibilidade/impossibilidade do corte no fornecimento de energia eltrica em face de inadimplemento do usurio. O que se discute a existncia ou no de ato ilcito praticado pela concessionria de servio pblico, cujo reconhecimento implica a responsabilidade civil de indenizar os transtornos sofridos pela consumidora. 3. Comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos costumes (art. 187 do Cdigo Civil). 4. A recorrente, ao suspender o fornecimento de energia eltrica em razo de um dbito de R$ 0,85, no agiu no exerccio regular de direito, e sim com flagrante abuso de direito. Aplicao dos princpios da razoabilidade e proporcionalidade. (...)

2.5. Tabela resumo dos fatos jurdicos

Fato jurdico em sentido estrito

Ordinrio Extraordinrio

Ato-fato jurdico Fato jurdico ato jurdico em sentido estrito (no negocial) Lcita (ato jurdico em sentido amplo) Ao humana Ilcita Negcio Jurdico ato ilcito

Gagliano, Pablo Stolze, e Pamplona Filho, Rodolfo. Novo curso de direito civil Volume I, parte geral. 11 Edio. So Paulo, Saraiva, 2009.

3. Classificao dos Direitos1 O Art. 74 do antigo Cdigo Civil tratava das formas de aquisio dos direitos e, em seu inciso III dispunha: III - dizem-se atuais os direitos completamente adquiridos, e futuros os cuja aquisio no se acabou de operar. Pargrafo nico. Chama-se deferido o direito futuro, quando sua aquisio pende somente do arbtrio do sujeito (exemplo: aceitao da herana); no deferido, quando se subordina a fatos ou condies falveis (exemplo: doao em contemplao de casamento). O direito atual direito j adquirido e apto a ser exercido. O legislador no pode suprimi-lo (pois a Constituio garante o respeito ao ato jurdico perfeito, ao direito adquirido e coisa julgada). Logo possvel se dizer que nem todo direito adquirido atual, mas todo direito atual adquirido.
1

Observao: os conceitos de condio e termo sero analisados no tema negcio jurdico

Outra noo importante a de direito a termo (que espcie de direito adquirido). Nesse caso sua aquisio j se aperfeioou, mas sua execuo relegada para o futuro. Nesse sentido o artigo 131 do Cdigo Vigente: Art. 131. O termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito. O direito surge de imediato, no podendo ser alterado por lei posterior. Ex. venda de um automvel para entrega em 30 dias. O comprador j tem direito ao carro. Logo, lei posterior que proba a transferncia da propriedade de automveis no poder lhe afetar. Nesse sentido dispe tambm o artigo 6, 2 da LICC, parte final: 2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por le, possa exercer, como aqules cujo como do exerccio tenha trmo pr-fixo, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. Com relao ao direito condicional, existe polmica em razo da nova redao do artigo 125 do Cdigo Civil. Art. 125. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa. H quem afirme pela revogao da LICC no que se refere ao direito sujeito condio, e h quem afirme que a LICC. Fiquemos ento com a definio de direito adquirido segundo Gabba: adquirido um direito que conseqncia de um fato idneo a produzi-lo em virtude da lei vigente ao tempo em que se efetuou, embora a ocasio de faz-lo valer no se tenha apresentado antes da atuao da lei nova, e que, sob o imprio da lei ento vigente, integrou-se imediatamente ao patrimnio de seu titular. Partindo-se desse conceito, a condio apenas algo que impede o surgimento da ocasio de fazer valer esse direito, mas que j est incorporado ao patrimnio do seu titular. Logo, o artigo 125 se refere apenas ao exerccio do direito e no sua aquisio. 4. Modos de Aquisio dos Direitos. Segundo Washington, a aquisio dos direitos pode se dar a ttulo originrio (independentemente da inteporsio de outra pessoa como nas formas originrias de aquisio da proprieade) ou a ttulo derivado (compra e venda, doao, etc).

Os direitos podem ser adquiridos a ttulo universal (adquirente substitui o seu precedente na totalidade de seus direitos) ou a ttulo singular (substituio se d apenas em relao a uma parte desses) Ex. herdar todo o monte ou apenas uma fazenda. Podem ser classificados ainda em inter vivos (transmisso entre pessoas vivas) e mortis causa (transmisso em razo da morte).

Exerccios 1- Leia a notcia e responda Continuam buscas a padre baloeiro que sumiu no mar no Sul Planto | Publicada em 22/04/2008 s 08h44m Bom Dia Brasil RIO - Barcos da Marinha retomaram na manh desta tera-feira as buscas pelo padre que desapareceu no mar quando viajava pendurado em bales de gs. Adelir de Carli saiu de Paranagu (PR) com destino a Dourados (MS), mas os ventos o desviaram para o litoral. Em Paranagu a noite foi de oraes. Fieis e amigos do padre ficaram em viglia em uma igreja improvisada. Esse, alis, foi um dos motivos pelo qual o padre planejou o vo deste fim de semana. Ele queria arrecadar dinheiro e tambm chamar ateno pela causa da Pastoral Rodoviria, que atende a caminhoneiros de todo o Brasil no Porto de Paranagu. Em Santa Catarina, as buscas duraram toda a noite, com dois barcos da Marinha e foram reforadas nesta tera com mais dois barcos vindos do rio Grande do Sul. A neblina est impedindo que sejam retomadas as buscas areas. A Defesa Civil espera que o tempo melhore um pouco para poder utilizar os dois helicpteros e o avio que esto disponveis para o resgate. Considere as seguintes premissas: a) O Padre Baloeiro foi encontrado com vida, mas agora pratica seu hobby com segurana, em bales de verdade (e no mais em bexigas...) b) O vizinho do padre decide cercar a propriedade (imvel vizinho ao do padre) com altssimas lanas, fundado no principio de que a propriedade do imvel vai do cu ao inferno. Esse ato praticado pelo vizinho se enquadra em que tipo de fato jurdico? Explique.

2- (OAB/SP 129 EXAME DE ORDEM) Para desviar de criana que atravessava inopinadamente a rua, no semforo vermelho, e fora da faixa de pedestres, Fernando, que trafegava prudentemente por uma rua de So Paulo, obrigado a lanar seu automvel em cima da papelaria de Pedro, quebrando toda a vitrine, e causando um prejuzo de quatro (04) mil reais. A criana no foi atingida e saiu correndo depois do acidente, no sendo mais encontrada por Fernando nem por Pedro. Nesse caso, a lei concede a Pedro o direito de receber indenizao? Justifique.

3- Como voc classificaria o ato de Fernando dentre os fatos jurdicos? Explique mencionando sobre a interferncia da vontade de Fernando nas conseqncias de seu ato. 4- TJSP 182 prova oral: Qual a diferena entre incapacidade absoluta e
relativa? Quais suas influncias para a validade do ato?

5- Leia o julgado e responda: RECURSO ESPECIAL N 1.096.639 - DF (2008/0218651-2) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : COMERCIAL SO PATRCIO LTDA ADVOGADO : SRGIO PERES FARIAS E OUTRO(S) RECORRIDO : JONNALDO JOS DE OLIVEIRA ADVOGADO : DEIVISON FREIRE E OUTRO(S) INTERES. : CONDOMNIO DO EDIFCIO AVENIDA SHOPPING EMENTA DIREITO CIVIL. VIZINHANA. CONDOMNIO COMERCIAL QUE ADMITE UTILIZAO MISTA DE SUAS UNIDADES AUTNOMAS. INSTALAO DE EQUIPAMENTO POR CONDMINO QUE CAUSA RUDO. INDENIZAO DEVIDA. DANO MORAL FIXADO EM QUANTUM RAZOVEL. - O exerccio de posies jurdicas encontra-se limitado pela boa-f objetiva. Assim, o condmino no pode exercer suas pretenses de forma anormal ou exagerada com a finalidade de prejudicar seu vizinho. Mais especificamente no se pode impor ao vizinho uma conveno condominial que jamais foi observada na prtica e que se encontra completamente desconexa da realidade vivenciada no condomnio. - A 'suppressio', regra que se desdobra do princpio da boa-f objetiva, reconhece a perda da eficcia de um direito quando este longamente no exercido ou observado. - No age no exerccio regular de direito a sociedade empresria que se estabelece em edifcio cuja destinao mista aceita, de fato, pela coletividade dos condminos e pelo prprio Condomnio, pretendendo justificar o excesso de rudo por si causado com a imposio de regra constante da conveno condominial, que impe o uso exclusivamente comercial, mas que letra morta desde sua origem. - A modificao do quantum fixado a ttulo de compensao por danos morais s deve ser feita em recurso especial quando aquele seja irrisrio ou exagerado. Recurso especial no conhecido. Responda: a) O ato praticado pelo condomnio licito ou ilcito? Classifique esse ato e aponte o dispositivo legal que o prev. b) Existe ato lcito que enseja pagamento de indenizao? Justifique.

S-ar putea să vă placă și