Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROGEPE PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS CPTA COORDENAO DE PESSOAL TCNICO-ADMINISTRATIVO

CONCURSO PBLICO

CARGO: FARMACUTICO
Instrues ao candidato

E9

Ao receber o Caderno de Questes, confira o cargo, se aquele para o qual voc est concorrendo, e verifique se esto impressas as sessenta questes. Alm deste Caderno de Questes, voc receber o Carto de Respostas. Caso no o tenha recebido, pea-o ao Fiscal de Sala. Verifique se seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no Carto de Respostas. Em caso afirmativo, assine-o e leia atentamente as instrues de preenchimento. Caso contrrio, notifique imediatamente o erro ao Fiscal. O Carto de Respostas sem assinatura poder ser invalidado. Cada questo apresenta cinco opes de respostas, com apenas uma correta. No Carto de Respostas, atribuir-se- pontuao zero a toda questo com mais de uma opo assinalada, ainda que dentre elas se encontre a correta. No permitido ao candidato: usar instrumentos auxiliares para clculo e desenho; portar material que sirva de consulta; copiar as opes assinaladas no Carto de Respostas. O tempo disponvel para responder s questes e preencher o Carto de Respostas de quatro horas. Reserve pelo menos os vinte minutos finais para o preenchimento do Carto de Respostas, que deve ser feito com caneta esferogrfica de corpo transparente e de ponta mdia com tinta azul ou preta. Quando terminar de responder s questes e preencher o Carto de Respostas, entregue todo esse material ao Fiscal de Sala. Retirando-se do local da prova aps ter decorrido trs horas do incio, voc poder levar o Caderno de Questes.

Aps o aviso de incio da prova, os candidatos s podero se retirar do local decorrido o tempo mnimo de noventa minutos.

Parte I: Lngua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. CAMINHO SEM RECUO 1 H consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas. Elas se apoiam em raciocnios de um arco que se abre da ideologia defesa da indstria de fabricao de armas. Contra ideias argumenta-se com contraditos, terreno da paixo. J os fatos lidam com resultados objetivos. este, sem dvida, o caminho mais indicado para a discusso sobre a necessidade ou no de o Estado controlar a circulao de armamento e de limitar o seu uso a agentes legalmente ligados segurana da sociedade (bem como, em casos restritos, a profissionais que, por fora de suas atribuies, tm assegurado o direito autodefesa). Porque em nmeros e estatsticas, dados bem objetivos, que se assentam a defesa das aes de recolhimento voluntrio de armas e as campanhas que pregam a pacificao social. 2 A primeira Campanha de Desarmamento, instituda a partir da adoo do Estatuto do Desarmamento (2003), tirou de circulao mais de 400 mil armas, at outubro de 2005. Foi incontestvel o impacto sobre os ndices de criminalidade dessa primeira investida contra o armamentismo indiscriminado. Segundo o Ministrio da Sade, entre 2003 e 2006 houve uma queda de 17% no nmero de mortes por armas de fogo em todo o pas. Somente em 2004 estimou-se que mais de 3 mil vidas tenham sido poupadas. um dado que precisa ser avaliado no s pelo ngulo do combate violncia, mas tambm da sade pblica (o SUS deixou de gastar no perodo R$ 93 milhes em internaes de potenciais vtimas de ferimentos bala) e pelo vis social (a quantidade de famlias que deixaram de chorar a perda de parentes). A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas que se seguiram. 3 Mas, apesar das aes diretas de desarmamento e da vigncia do Estatuto, em nmeros absolutos o perfil da violncia decorrente da criminalidade armada ainda assusta o pas. O Brasil, com 34,3 mil homicdios por ano, indicador aterrorizante at para naes em guerra, o campeo mundial de mortes por armas de fogo, diz o Ministrio da Justia. Isso porque no basta tentar demover os cidados a entregar suas armas, por mais crucial que seja essa questo no combate violncia armada, e adotar uma legislao, por mais avanada que seja (caso do Estatuto), sem faz-la vigorar na prtica via operaes de fiscalizao, campanhas desarmamentistas e outras iniciativas. H, ainda, providncias inadiveis que precisam se juntar aos passos j dados - como aumentar o rigor do controle de fronteiras, por onde passa boa parte do arsenal que abastece quadrilhas do crime organizado, depurao de organismos policiais comprovadamente contaminados pela promiscuidade com o crime, maior rigor da Justia com a aplicao das restries e das punies previstas no Estatuto, etc. 4 No plebiscito de 2005, rejeitada a proibio da venda de armas de fogo (deciso soberana da maioria dos cidados), perdeu-se uma grande oportunidade de

ampliar o alcance do Estatuto do Desarmamento. Uma das faturas desse equvoco ficou registrada, por exemplo, num documento da CPI do Trfico de Armas da Cmara dos Deputados: no Estado do Rio, 86% do armamento usado por criminosos saem de lojas legalmente estabelecidas. No h razo para duvidar que esta seja a realidade em todo o pas. H, portanto, desafios inescapveis no front da guerra contra os armamentos que cevam a criminalidade e a violncia, dela decorrente ou no. Trata-se de contencioso social que pressupe no s aes tpicas, mas providncias estratgicas reunidas numa permanente poltica de Estado.
(Editorial. O Globo. 03/11/11, p. 6.)

01 A leitura do pargrafo 1 permite depreender que, na viso do editorialista, a questo do desarmamento civil no pas: (A) s ser resolvida se o Estado passar a controlar a circulao de armamento e limitar o seu uso a agentes legalmente ligados segurana da sociedade; depende da atuao de profissionais que, por fora de suas atribuies, garantem o direito de autodefesa e segurana dos cidados; vem sofrendo profundo desgaste medida que passa por consideraes de toda ordem contrrias ao efetivo controle das armas em mos da populao; tem de ser analisada com dados objetivos, ou argumentos de provas concretas, no com contraditos movidos pela paixo; precisa se apoiar em raciocnios amplos que vo da ideologia defesa da indstria de fabricao de armas.

(B)

(C)

(D)

(E)

02 No pargrafo 2, o editorialista enumera os ganhos resultantes das campanhas de desarmamento, entre os quais NO se pode incluir o seguinte: (A) teve enorme impacto sobre os ndices de criminalidade, reduzindo drasticamente a ao da Polcia no sentido de coibir os homicdios por armas de fogo; segundo estimativas do Ministrio da Sade, somente em 2004 foram poupadas mais de 3 mil vidas no pas; pelo vis social, foi considervel o nmero de famlias que deixaram de chorar a perda de parentes; tirou de circulao mais de 400 mil armas, at outubro de 2005; de 2003 a 2006, o SUS deixou de gastar R$ 93 milhes em internaes de potenciais vtimas de ferimentos bala.

(B)

(C)

(D) (E)

03 No pargrafo 3, o editorialista desenvolveu uma linha de raciocnio que, em relao ao pargrafo 2, se apresenta principalmente como: (A) um conjunto de ideias que exprimem um efeito negativo das campanhas de desarmamento, ficando claro que s entregar armas no diminui os ndices de violncia; um contraponto de ideias, em face da constatao de que, apesar das campanhas e do Estatuto do Desarmamento, o perfil da violncia decorrente da criminalidade armada ainda assusta o pas; um resumo de ideias para explicar por que o Brasil, segundo o Ministrio da Justia, o campeo mundial de mortes por armas de fogo; um contra-argumento iniciativa de desarmar a populao civil, demonstrando que o pas tem problemas srios de gesto na rea de segurana, estando ainda despreparado para o desarmamento; um reforo a favor da ideia das campanhas e do Estatuto do Desarmamento, desde que sejam tomadas providncias, como aumentar o rigor do controle de fronteiras, depurar organismos policiais e ter uma Justia que aja com maior rigor.

06 Os dois fragmentos destacados no trecho no basta tentar demover os cidados a entregar suas armas, POR MAIS CRUCIAL QUE SEJA essa questo no combate violncia armada, e adotar uma legislao, POR MAIS AVANADA QUE SEJA (pargrafo 3) exprimem o sentido de: (A) (B) (C) (D) (E) causa; finalidade; concesso; consequncia; comparao.

(B)

(C)

(D)

07 Das alteraes feitas abaixo na redao do perodo H consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas (pargrafo 1), aquela que est INCORRETA, quanto concordncia, de acordo com a norma culta da lngua, : (A) (B) (C) (D) (E) Podero existir consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas. Devem ocorrer consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas. Existem consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas. Ho de haver consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas. Tem de haver consideraes de toda ordem contra o desarmamento civil do pas.

(E)

04 No pargrafo 4, ao abordar o plebiscito ocorrido em 2005, no qual foi rejeitada a proibio da venda de armas de fogo, o editorialista deixa clara a seguinte posio a respeito desse resultado: (A) ceticismo em relao ao resultado, pois uma realidade em todo o pas que grande parte do armamento usado pelo narcotrfico provm do comrcio legalmente estabelecido; acatamento, por ter sido uma deciso tomada pela maioria da populao, cabendo s autoridades o desafio de travar a guerra contra os armamentos que cevam a criminalidade e a violncia; inconformidade em relao ao resultado, pois, como ficou provado num documento da CPI da Assembleia Legislativa do Rio, 86% do armamento usado por criminosos saem de lojas legalmente estabelecidas; certeza de que foi uma sbia deciso, uma vez que se trata de contencioso social que pressupe aes tpicas e providncias estratgicas de uma permanente poltica de Estado; respeito deciso soberana da maioria dos cidados, mas defesa do ponto de vista de que se perdeu uma grande oportunidade de ampliar o alcance do Estatuto do Desarmamento.

(B)

08 Lendo-se com ateno o perodo Porque em nmeros e estatsticas, dados bem objetivos, QUE se assentam a defesa das aes de recolhimento voluntrio de armas e as campanhas que pregam a pacificao social (pargrafo 1) e analisando-se o valor discursivo dos termos em caixa alta, pode-se afirmar que, das frases abaixo, aquela em que NO se registra o mesmo valor discursivo : (A) (B) (C) (D) (E) Sem o respeito s normas do Estatuto do Desarmamento, a populao que sofre. numa atuao mais consistente das autoridades que repousa a esperana da populao. pela conscincia ativa da populao que se vai encontrar a soluo para o problema. Do comrcio legal que sai a maior parte do armamento usado pelos criminosos. A esperana que haja um controle rigoroso das armas nas mos da populao civil.

(C)

(D)

(E)

05 A conjuno em caixa alta no perodo H, PORTANTO, desafios inescapveis no front da guerra contra os armamentos que cevam a criminalidade e a violncia, dela decorrente ou no (pargrafo 4) pode ser substituda, sem alterao de sentido, por todas as formas relacionadas abaixo, EXCETO por: (A) (B) (C) (D) (E) conquanto; por conseguinte; pois; vista disso; dessa maneira.

09 Na estruturao do perodo Mas, apesar das aes diretas de desarmamento e da vigncia do Estatuto, em nmeros absolutos o perfil da violncia decorrente da criminalidade armada ainda assusta o pas (pargrafo 3), o editorialista desenvolveu seu pensamento com base em trs relaes de sentido, as quais, na ordem em que ocorrem no texto, so: (A) (B) (C) (D) (E) concesso / meio / finalidade; causa / consequncia / modo; concesso / consequncia / causa; consequncia / concesso / modo; meio / finalidade / causa.

10 Nos itens abaixo, foram extradas oraes do texto e, ao lado de cada uma, foi feita a converso de voz verbal. Houve INCORREO na converso da voz verbal em: (A) o Estado controlar a circulao de armamento (pargrafo 1) / a circulao de armamento ser controlada pelo Estado. Somente em 2004 estimou-se que mais de 3 mil vidas tenham sido poupadas (pargrafo 2) / Somente em 2004 estimou-se que tenham poupado mais de 3 mil vidas. um dado que precisa ser avaliado (pargrafo 2) / um dado que precisam avaliar. o perfil da violncia decorrente da criminalidade armada ainda assusta o pas (pargrafo 3) / o pas ainda se assusta com o perfil da violncia decorrente da criminalidade armada. perdeu-se uma grande oportunidade de ampliar o alcance do Estatuto do Desarmamento (pargrafo 4) / perderam uma grande oportunidade de ampliar o alcance do Estatuto do Desarmamento.

13 Observe as vrgulas empregadas no trecho com 34,3 mil homicdios por ano, indicador aterrorizante at para naes em guerra, o campeo mundial de mortes por armas de fogo (pargrafo 3). Pode-se afirmar que, entre os trechos abaixo, aquele em que o emprego de vrgula obedeceu mesma regra de pontuao das vrgulas empregadas no trecho acima : (A) Porque em nmeros e estatsticas, dados bem objetivos, que se assentam a defesa das aes (pargrafo 1); tirou de circulao mais de 400 mil armas, at outubro de 2005 (pargrafo 2); Segundo o Ministrio da Sade, entre 2003 e 2006 houve uma queda de 17% no nmero de mortes por armas de fogo em todo o pas (pargrafo 2); sem faz-la vigorar na prtica via operaes de fiscalizao, campanhas desarmamentistas e outras iniciativas (pargrafo 3); no Estado do Rio, 86% do armamento usado por criminosos saem de lojas legalmente estabelecidas (pargrafo 4).

(B)

(B) (C)

(C) (D)

(D)

(E)

(E)

11 Das alteraes feitas abaixo na redao do trecho um arco que se abre da ideologia defesa da indstria de fabricao de armas (pargrafo 1), aquela em que est INCORRETO o emprego do acento indicativo da crase : (A) (B) um arco que se abre da ideologia quilo que do interesse da indstria de fabricao de armas. um arco que se abre da ideologia toda e qualquer defesa da indstria de fabricao de armas. um arco que se abre da ideologia queles que defendem os interesses da indstria de fabricao de armas. um arco que se abre da ideologia prpria identidade de defesa da indstria de fabricao de armas. um arco que se abre da ideologia imprensa, desde que haja defesa da indstria de fabricao de armas.

14 Os termos destacados no trecho um dado que precisa ser avaliado NO S pelo ngulo do combate violncia, MAS TAMBM da sade pblica (pargrafo 2) so responsveis, entre os constituintes do perodo, por uma correlao de sentido: (A) (B) (C) (D) (E) adversativo; explicativo; aditivo; alternativo; conclusivo.

(C)

(D)

(E)

15 O nome em caixa alta no trecho deciso soberana da maioria dos CIDADOS (pargrafo 4) est corretamente flexionado para o plural. Dos pares abaixo, com nomes flexionados para o plural, o par em que um dos nomes est INCORRETAMENTE flexionado : (A) (B) (C) (D) (E) vulces / guardies; cristos / ancios; ermites / capites; catales / sacristos; tabelies / escrivos.

12 Das alteraes feitas abaixo na redao da orao adjetiva do perodo A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas que se seguiram (pargrafo 2), aquela em que est INCORRETO o emprego do pronome relativo, na perspectiva da regncia, : (A) A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas nas quais milhares de pessoas se engajaram. A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas em cujo lema foi denominado Ao de Desarmamento. A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas durante as quais houve muitos incidentes. A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas s quais a imprensa se referiu. A correlao foi semelhante nas outras duas campanhas em consequncia das quais houve substancial reduo no nmero de armas.

(B)

16 No trecho PORQUE em nmeros e estatsticas, dados bem objetivos, que se assentam a defesa das aes de recolhimento voluntrio de armas (pargrafo 1), o termo em caixa alta est corretamente grafado. Sabendo-se que o referido termo pode ser grafado de quatro formas distintas, pode-se afirmar que est INCORRETA a frase: (A) (B) (C) (D) (E) Por que havia tantas armas nas mos dos cidados? Quero saber por que h tantas armas nas mos dos cidados. No se sabia o porqu de haver tantas armas em poder dos cidados. Havia muitas armas em poder dos cidados por qu? Desconhecia-se a razo porque ainda havia muitas armas em poder dos cidados.

(C)

(D) (E)

17 O nome em caixa alta no trecho em internaes de potenciais VTIMAS de ferimentos bala (pargrafo 2), do ponto de vista do gnero, feminino, mas pode ser usado para indivduos de ambos os sexos (so chamados sobrecomuns). Nas frases abaixo tambm foram usados nomes sobrecomuns, entre os quais est com emprego INCORRETO o seguinte: (A) (B) (C) (D) (E) Quem anda armado pode tornar-se um algoz para seus semelhantes. O marido descobriu que sua cnjuge portava uma arma. preciso fazer a defesa de nossos entes queridos. Havia uma testemunha que ainda iria depor. Um marginal armado pode tornar-se um verdadeiro verdugo.

(C) (D) (E)

Naquele tempo, as pessoas contrapunham-se ordem constituda. As pessoas anteporam seus interesses aos da coletividade. Esperava-se que o plebiscito repusesse os ganhos do Estatuto do Desarmamento.

Parte II: Conhecimentos Especficos

18 A forma verbal em caixa alta no trecho contra os armamentos que CEVAM a criminalidade e a violncia (pargrafo 4) que significa alimentam, nutrem homnima da forma SEVAM, do verbo sevar, usada no sentido de raspam (sevar a mandioca para fazer farinha). Considerando-se a necessidade de se ajustar ao contexto o emprego de termos homnimos, pode-se afirmar que, das frases abaixo, aquela em que a lacuna preenchida pelo segundo termo indicado entre parnteses : (A) (B) Para se ____ (ascender / acender) socialmente, preciso boa educao. A Justia determinou que o sentenciado ____ (expiasse / espiasse) seus crimes em regime fechado. A criminalidade costuma ser maior nos ____ (extratos / estratos) menos favorecidos da sociedade. Os que portam armas podem ser ____ (tachados / taxados) de perigosos. Com a greve, somente a ____ (seo / sesso) de telegramas estava atendendo.

21 A base para a padronizao de tarefas estabelecida no POP, seja ele tcnico ou gerencial, visando garantir um servio ou produto livre de variaes indesejveis na sua qualidade final. Sobre como e quem deve fazer o POP, esto listadas algumas consideraes abaixo, EXCETUANDO-SE: (A) (B) (C) (D) (E) quem executa a tarefa quem deve escrever o procedimento; evitar adaptaes de metodologia como tempo de incubao e velocidade de rotao; a linguagem dever ser compatvel com o grau de instruo das pessoas envolvidas na tarefa; copiar exatamente os procedimentos de livros ou de outras organizaes para facilitar; os procedimentos devem obedecer s particularidades de cada laboratrio.

(C)

22 Em 2001 foi aprovada a Resoluo CONAMA no 283, que dispe sobre o tratamento e disposio final dos resduos de sade, aprimorando e complementando os procedimentos contidos na Resoluo CONAMA no 5. Esta nova Resoluo no 283 determina ainda as afirmaes citadas abaixo, EXCETO: (A) Os procedimentos operacionais a serem utilizados devem ser definidos pelos orgos integrandes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, em suas respectivas esferas de competncia. Os efluentes lquidos provenientes dos estabelecimentos de sade devero atender diretrizes estabelecidas pelos rgos ambientais competentes. O tratamento de resduos deve ser realizado em sistemas, instalaes e equipamentos devidamente licenciados pelos rgos ambientais e submetidos a monitoramento peridico, apoiando a formao de consrcios. O resduo com risco qumico, incluindo quimioterpicos e outros medicamentos vencidos, alterados, interditados, parcialmente utilizados e imprprios para o consumo deve ser devolvido ao fabricante ou importador, que sero corresponsveis pelo manuseio e transporte. A responsabilidade sobre os resduos gerados cessa a partir do momento que ele transferido a terceiros para o transporte, tratamento e disposio final.

(D) (E)

19 Tomando-se os vocbulos discusso (pargrafo 1) e adoo (pargrafo 2), constata-se que em ambos, na ltima slaba, o mesmo som grafado de formas distintas com SS e com , fato que constitui um problema ortogrfico em portugus. Nos pares abaixo, aquele em que uma das palavras foi grafada INCORRETAMENTE, por ter-se confundido as duas formas acima descritas, : (A) (B) (C) (D) (E) digreo / progresso; infrao / admisso; ereo / concesso; exceo / submisso; execuo / represso.

(B)

(C)

(D)

20 O verbo em caixa alta no trecho Trata-se de contencioso social que PRESSUPE no s aes tpicas (pargrafo 4) derivado do verbo PR, cuja flexo irregular. Das frases abaixo, com derivados do verbo PR, est INCORRETA quanto flexo verbal a seguinte: (A) (B) Os estados no dispem de fiscais suficientes para exigir o cumprimento das leis. Os policiais compuseram um grupo de elite que inibiu o uso de armas.

(E)

23 Na atividade magistral, pode-se definir Bases Galnicas como sendo: (A) (B) substncia ou matria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitria; substncia ativa ou inativa empregada na fabricao de medicamentos e demais produtos abrangidos pelo regulamento tcnico de boas prticas da ANVISA, tanto aquela que permanece inalterada, quanto a passvel de modificaes; produto farmacutico tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnsticos; preparaes compostas de uma ou mais matrias-primas com frmulas definidas e destinadas a serem utilizadas como veculos ou excipientes nas preparaes farmacuticas; substncias utilizadas para obteno de entorpecentes ou psicotrpicos e constantes das listas aprovadas pela Conveno contra o Trfico Ilcito de Entorpecentes e de Substncias Psicotrpicas.

27 Nunca a palavra qualidade foi to disseminada. Alis, nos ltimos anos, tem havido uma reorganizao dos conceitos de qualidade porque, na verdade, a qualidade sempre foi procurada pelos consumidores, exigida pelas autoridades e desejada pelos produtores. Dentro da pluralidade de termos importantes usados em gesto est Garantia de qualidade, que est melhor caracterizada em: (A) (B) (C) descreve medidas globais que o laboratrio utiliza para assegurar a qualidade de suas operaes; so tcnicas operacionais utilizadas para preencher os requisitos da qualidade; o procedimento pelo qual um organismo de terceira parte fornece garantia por escrito de que um produto, processo ou servio est em conformidade; o reconhecimento formal de que um laboratrio competente para executar calibraes ou ensaios especficos; se certifica de que o sistema eficaz e atinge os objetivos.

(C)

(D)

(E)

(D)

(E)

24 Para uma melhor compreenso da atividade magistral, importante conhecer a definio e as terminologias aplicadas. Um produto oriundo da indstria farmacutica com registro na ANVISA a definio de: (A) (B) (C) (D) (E) droga; especialidade farmacutica; matria-prima; medicamento; base galnica.

28 As Boas Prticas Laboratoriais incluem a sinalizao por cores para a preveno de acidentes. Faa a correlao entre as cores utilizadas nos locais de trabalho e o seu devido uso: 1. Vermelho 2. Branco 3. Verde ( ( ( ( ( ) reas destinadas armazenagem ) hidrantes ) caixa contendo mscaras contra gases ) chuveiros de segurana ) portas de sada de emergncia

25 Na pesagem de uma amostra de 15 mL de leo de canola, a 25C, obteve-se o correspondente a 8700,0 mg. Assim, se conclui que o valor aproximado da densidade absoluta deste leo de: (A) (B) (C) (D) (E) 580,0 g/mL; 0,580 g/mL; 130,5 g/mL; 5,800 g/mL; 1,720 g/mL.

A sequncia correta, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) (E) 2 1 3 3 1; 1 1 2 3 3; 2 1 1 3 3; 3 1 3 2 1; 1 1 3 2 1.

26 A partir dos dados fornecidos abaixo, pode-se afirmar que o resultado do clculo da concentrao em mEq/L de uma soluo, contendo 292,5 mg/dL de cloreto de sdio, : (Pesos Atmicos: Na = 23 / Cl = 35,5)

29 Uma srie de cuidados devem ser observados com relao s instalaes e aos equipamentos eltricos de um laboratrio. Abaixo esto alguns destes cuidados, EXCETO: (A) instalar equipamentos de acordo com suas caractersticas e orientaes do fabricante; permitir que os cabos eltricos sejam devidamente remendados; providenciar a instalao de uma boa ligao terra; manter equipamentos eltricos longe de pias e outras superfcies midas; evitar uso de dois ou mais equipamentos em uma mesma tomada.

(A) (B) (C) (D) (E)

0,5 mEq/L; 5,0 mEq/L; 50,0 mEq/L; 500,0 mEq/L; 5000,0 mEq/L.

(B) (C) (D) (E)

30 Pode-se afirmar que uma reao alcalina quando o pH se apresenta ____ 7,0, cida quando _____ 7,0 e neutra quando ____ 7,0. Para o preenchimento das lacunas da frase acima tm de ser usados, respectivamente, os termos: (A) (B) (C) (D) (E) menor que, maior que e igual a; prximo de, maior que e menor que; maior que, menor que e igual a; igual a, menor que e maior que; maior que, igual a e menor que.

35 As formas farmacuticas lquidas podem ser preparadas a partir de tinturas e extratos vegetais. Os extratos vegetais utilizados podem ser fluidos, moles ou secos. Os extratos fluidos devem ser: (A) (B) (C) (D) concentrados e os extratos moles e secos dissolvidos no solvente dos xaropes e gotas; diludos e os extratos moles e secos dissolvidos no solvente dos xaropes e gotas; diludos e os extratos moles e secos evaporados no solvente dos xaropes e gotas; concentrados e os extratos moles e secos evaporados no solvente dos xaropes e gotas; diludos e os extratos moles e secos diludos no solvente dos xaropes e gotas.

31 Os espritos so formas farmacuticas lquidas obtidas pela dissoluo de substncias aromticas em etanol, na proporo de: (A) (B) (C) (D) (E) 32 (A) (B) (C) (D) (E) 10 % (p/v); 5 % (p/v); 15 % (p/v); 20% (p/v); 30% (p/v). Soluo molal a soluo que contm: um mol do soluto por 10 Kilograma de solvente; um mol de soluto por 1000 Kilograma de solvente; um mol do soluto por kilograma de solvente; um mol do soluto por 100 Kilograma de solvente; um mol de soluto por 500 Kilograma de solvente.

(E)

36 A utilizao de ps como forma farmacutica, ou como ponto de partida para a obteno de outras formas farmacuticas, muito utilizada em formulaes; no entanto apresentam uma desvantagem que a: (A) (B) (C) (D) (E) no diminuio da atividade do frmaco; absoro gastrointestinal mais rpida; facilidade de administrao; maior flexibilidade para associao medicamentosa; dificuldade de mascaramento de caractersticas organolpticas desagradveis.

33 Salvo alguma situao especial, na monografia individual de uma droga vegetal da Farmacopeica Brasileira 5 Ed., considera-se, para a preparao de uma tintura, que: (A) (B) (C) (D) (E) 10 mL de tintura simples corresponde a 1 g de droga seca; 10 mL de tintura simples corresponde a 100 mg de droga seca; 10 mL de tintura simples corresponde a 10 g de droga seca; 100 mL de tintura simples corresponde a 1 g de droga seca; 100 mL de tintura simples corresponde a 100 mg de droga seca.

37 Na preparao dos ps simples, tem-se como operaes preliminares a triagem ou monda, que uma operao mecnica que visa separar as partes inertes ou alteradas que muitas vezes acompanham as drogas, seguida de uma operao principal denominada pulverizao em almofariz (Gral) por contuso ou por triturao. Para pulverizar drogas vegetais utilizado Gral de: (A) (B) (C) (D) (E) bronze; mrmore; vidro; porcelana; vidro e porcelana.

34 O extrato mole a preparao de consistncia pastosa, obtida por evaporao parcial de solvente utilizado na sua preparao. So utilizados como solvente lcool etlico, gua, ou misturas lcool etlico/gua e resduo seco de no mnimo: (A) (B) (C) (D) (E) 90 %; 80 %; 70 %; 60 %; 50 %.

38 Nos casos de medicamentos j registrados em outros pases para os quais dados de farmacovigilncia ps-mercado j so disponveis s avaliaes de eficcia e segurana feitas por meio da anlise de estudos pr-clnicos (ou no clnicos) e clnicos, necessrio que ocorram em: (A) (B) (C) (D) (E) fase I; fase II; fase III; fase IV; fase II e III.

39 A elaborao de um Dossi de Registro de Medicamentos costuma ser dividido num determinado nmero de partes, ou seja: (A) (B) (C) (D) (E) uma parte; duas partes; trs partes; quatro partes; cinco partes.

40 O termo medicamento novo sem outra adjetivao ou complemento , na prtica, utilizado para se referir a: (A) (B) (C) (D) (E) princpios ativos sintticos e associados ou no; produtos biolgicos; produtos fitoterpicos; produtos homeopticos; produtos genricos e similares. semissintticos

autorizao de funcionamento no prazo, at 31 de dezembro de 2012, e obtenham seus certificados de boas prticas de fabricao no prazo mximo de at: (A) (B) (C) (D) (E) 6 meses a partir funcionamento; 12 meses a partir funcionamento; 24 meses a partir funcionamento; 36 meses a partir funcionamento; 60 meses a partir funcionamento; da data da autorizao de da data da autorizao de da data da autorizao de da data da autorizao de da data da autorizao de

41 Prpolis um produto natural. Ao se associar prpolis a um produto ativo sinttico, a petio para esse registro junto ANVISA dever ser de: (A) (B) alterao ps-registro; alterao da composio de eficcia e segurana para uso tpico, se houver indicao de uso para antissptico e cicatrizante; registro de medicamento novo; alterao do prazo de validade; alterao de registro de similares e genricos.

(C) (D) (E)

47 A Lei n 6.360, de 23 de setembro de 1976, prev que nenhum dos produtos de que trata esta Lei, inclusive os importados, poder ser industrializado, exposto venda ou entregue ao consumo antes de registrado no Ministrio da Sade. O registro a que se refere este Artigo da Lei ter validade por: (A) (B) (C) (D) (E) 1 ano e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos, mantido o nmero de registro inicial; 2 anos e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos, mantido o nmero de registro inicial; 3 anos e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos, mantido o nmero de registro inicial; 4 anos e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos, mantido o nmero de registro inicial; 5 anos e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos, mantido o nmero de registro inicial.

42 Existe uma tintura muito utilizada, obtida a partir de 20 gramas de folhas secas da alcachofra, submetidas secagem em estufa a 40C por 48 horas e depois percolao com lcool a 70% em p/p para ser obtido o volume final de 100 mL. Denomina-se essa tintura de: (A) (B) (C) (D) (E) Cynara Scolymus L.; Curcuma longa L.; Alpinia zerumdet; Allium sativum L.; Achillea millepolium L..

43 Nas tcnicas de manipulao das preparaes extemporneas por infuso da Arnica Montana L., so utilizados os seguintes componentes da planta: (A) (B) (C) (D) (E) folhas; cascas; razes; flores secas; partes areas secas.

48 A validade do registro e da revalidao do registro dos produtos dietticos de: (A) (B) (C) (D) (E) 1 ano; 2 anos; 3 anos; 4 anos; 5 anos.

44 Alcoometria a determinao do grau alcolico expresso em: (A) (B) (C) (D) (E) p/v a 20 C; v/v a 25 C; p/v a 25 C; v/v a 20 C; v/v a 15 C.

49 A Lei n 6.360, de 23 de setembro de 1976, estabelece quais so os produtos isentos de registro. Dentre as afirmativas abaixo, todos esto isentos de registro, EXCETO os: (A) produtos cujas frmulas estejam inscritas na Farmacopeia Brasileira, nos cdex ou nos formulrios aceitos pelo Ministrio da Sade; preparados homeopticos constitudos por simples associaes de tinturas ou por incorporaes a substncias slidas; produtos para higiene pessoal, perfumes e outros de natureza e finalidade semelhantes, os produtos que se destinem a uso externo ou no ambiente, consoante suas finalidades esttica, protetora, higinica ou odorfera, sem causar danos sade; solutos concentrados que sirvam para a obteno extempornea de preparaes farmacuticas e industriais, considerados produtos oficinais; produtos equiparados aos oficiais, cujas frmulas no se achem inscritas na Farmacopeia ou outros formulrios, mas sejam aprovados e autorizados pelo Ministrio da Sade.

(B)

45 A atividade hemoltica de extratos vegetais determinada por comparao com a atividade de referncia de: (A) (B) (C) (D) (E) saponina; cloridrato de quinina; citrato de sdio; soluo tammpo fr fosfato de sdio pH 7,4; solventes.

(C)

(D)

(E) 46 A RDC n 09, de 04 de maro de 2010, publicada em 08 de maro de 2010, prorrogou os prazos definidos na RDC n 69, de 01 de Outubro de 2008, para que as empresas fabricantes de gases medicinais passem a ter

50 Para o armazenamento de produtos qumicos laboratoriais as instalaes devem possuir uma srie de caractersticas como as abaixo descritas, EXCETO: (A) (B) (C) as estantes ou prateleiras devero estar bem fixadas de modo a no carem ou balanarem; os armrios devem ser completamente opacos para protegerem as substncias da exposio luz; de acordo com a natureza da substncia, pode ser indicado o confinamento em armrio devidamente trancado e sinalizado; importante que o local de armazenamento dos produtos qumicos no possua qualquer ventilao; os compostos incompatveis devem estar bem separados uns dos outros durante o armazenamento.

55 Os EPIs podem ser considerados dispositivos de uso individual destinados a protegerem a integridade fsica dos analistas em operaes com risco de exposio a agentes fsicos, qumicos ou biolgicos. NO so exemplos de EPIs: (A) (B) (C) (D) (E) manta corta-fogo; mscaras descartveis; protetores faciais; protetores auriculares; aventais de algodo.

(D) (E)

51 Cpsulas so formas farmacuticas slidas, com invlucro duro ou mole, de diversos formatos e tamanhos, normalmente contendo uma dose unitria de ingrediente ativo, destinadas administrao oral. Apresentam algumas vantagens como as abaixo relacionadas, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) farmaceuticamente elegante; fcil formulao; nmero reduzido de adjuvantes; aderem mais facilmente parede do esfago; risco reduzido de contaminao cruzada.

56 As preparaes para uso nasal so formas farmacuticas de ao local ou sistmica. NO uma caractersticas farmacotcnica adequada a este tipo de preparao: (A) (B) (C) (D) (E) ter pH entre 5,5 a 7,5; manter a viscosidade do muco nasal, sem modific-la; ter uma tonicidade que no interfira na motilidade dos clios nasais; possuir isobatmia; ter uma estabilidade que se mantenha por muito tempo.

52 O armazenamento de frascos deve levar em considerao a incompatibilidade de certas substncias, pois muitas delas podem reagir entre s, gerando produtos altamente txicos e letais. NO exemplo desta incompatibilidade: (A) (B) (C) (D) (E) cianuretos ____ cidos e lcalis; perxido de hidrognio ____ cromo e ferro; metais alcalinos ____ hidrocarbonetos halogenados; iodo ____ acetileno e amnia; cloratos ____ percloratos e permanganatos.

57 Com relao utilizao das diversas vidrarias no laboratrio, recomendam-se alguns procedimentos como os abaixo relacionados, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) aquecer os lquidos em chapa de aquecimento eltrico ou banho-maria; as operaes com evaporao devem ser feitas em capela com superviso constante; proteger as mos com luvas de amianto ao manipular peas de vidro quentes; no utilizar vidraria de borosilicato devido a sua baixa resistncia mecnica e trmica; no pressurizar recipientes de vidro sem conhecer a resistncia dos mesmos.

53 Emulses orais so normalmente disperses do tipo leo/gua estabilizadas, em que uma ou ambas as fases podem conter slidos dissolvidos. Entre seus componentes est uma substncia que lhe acrescenta estabilidade, reduzindo a tenso superficial, que : (A) (B) (C) (D) (E) antioxidante; conservante; flavorizante; sequestrante; emulsificante.

58 Os supositrios e vulos so obtidos por solidificao ou compresso, em moldes, de massa adequada, encerrando substncias medicamentosas. Eles so destinados aplicao retal ou vaginal. NO pode ser considerada uma caracterstica deste produto: (A) (B) (C) (D) (E) 59 ter ponto de solidificao na temperatura de 22 a 26C; fundir-se na temperatura de 29 a 34C; usar como excipiente a glicerina; usar como excipiente uma mistura de cidos graxos de origem animal; usar ureia sempre na sua frmula.

54 Os equipamentos de proteo coletiva (EPCs) visam proteger o meio ambiente, a sade e a integridade dos trabalhadores de determinada rea, diminuindo ou eliminando os riscos. NO so exemplos de EPCs: (A) (B) (C) (D) (E) extintores de incndio; capacetes; chuveiros de emergncia; coifas de capacitao de vapores; lavadores de olhos.

O resultado do clculo da concentrao final de uma mistura de duas solues de NaOH a partir dos dados j conhecidos e apresentados a seguir : (Pesos Atmicos: Na=23 / O=16 / H=1; Mistura: 20 mL de soluo A de NaOH 0,5 N + 30 mL de soluo B de NaOH 2,5 N) (A) (B) (C) (D) (E)
0,4 N; 1,7 N; 3,0 N; 3,4 N; 6,8 N.

10

60

Sabendo-se que foram gastos 50 mL de uma soluo 2,0 N de carbonato, para neutralizar 80 mL de uma soluo de cido clordrico, pode-se afirmar que a concentrao deste cido de: 0,80 N; 1,60 N; 0,12 N; 1,25 N; 3,20 N.

Espao reservado para rascunho

(A) (B) (C) (D) (E)

11

S-ar putea să vă placă și