Sunteți pe pagina 1din 4

RESOLUO N 444, de 24 de abril de 2001 Regulamenta, para o Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, a Educao de Jovens e Adultos.

O Conselho Estadual de Educao de Minas Gerais, no uso de suas atribuies e tendo em vista o Parecer n 584/01, RESOLVE: Art. 1 - A presente Resoluo abrange os processos formativos da Educao de Jovens e Adultos como modalidade da Educao Bsica nas etapas de Ensino Fundamental e Ensino Mdio nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em especial nos seus artigos 4, 5, 37, 38 e 87. Art. 2 - A Educao de Jovens e Adultos oferecida em instituies escolares credenciadas pelo Sistema Estadual de Ensino, na forma das normas vigentes. Art. 3 - Dependem de autorizao de funcionamento nos termos da legislao vigente: I curso de forma presencial; II curso em regime de alternncia de estudos, incluindo momentos presenciais e no presenciais; III curso semi-presencial; IV cursos a distncia com avaliao no processo. Art. 4 - A idade mnima para a concluso de curso de modalidade supletiva, no Ensino Fundamental e Ensino Mdio, de 15 e 18 anos, respectivamente. Art. 5 - O Projeto Poltico-Pedaggico dever contemplar, na sua organizao e desenvolvimento, alm dos valores, princpios e finalidades previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Mdio: I situaes de aprendizagem que proporcionem conhecimento do educando visando ao desenvolvimento de habilidades socialmente significativas e construo de identidades solidrias, autnomas, competentes, responsveis e cidads; II ambiente incentivador da curiosidade, do questionamento, do dilogo, da criatividade e da originalidade; III regime de progresso parcial e continuada nos perodos letivos, de forma a proporcionar condies para a consecuo dos objetivos fundamentais da educao bsica; IV seleo de contedos curriculares adequados idade dos alunos e aos ciclos de desenvolvimento humano; V aproveitamento de conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos por meios informais, privilegiando temas adequados sua faixa etria;

VI utilizao de metodologias e estratgias diversificadas de aprendizagem, apropriadas s necessidades e interesse dos alunos; VII uso de recursos audiovisuais, biblioteca, laboratrios e de novas tecnologias de informao e comunicao; VIII capacitao continuada do professor para trabalhar com jovens e adultos; IX avaliao diagnstica e contnua do desempenho do educando, como instrumento de tomada de conscincia de suas conquistas, dificuldades, possibilidades e necessidades ao longo do processo de aprendizagem e de reorientao da prtica pedaggica. Art. 6 - Na organizao curricular, devero ser observados os componentes das seguintes reas do conhecimento: I No Ensino Fundamental: a) Lngua Portuguesa; b) Lngua Estrangeira; c) Matemtica; d) Cincias; e) Geografia; f) Histria; g) Educao Artstica. II No Ensino Mdio: a) Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias - Lngua Portuguesa - Lngua Estrangeira Moderna - Arte b) Cincias da Natureza e suas Tecnologias - Matemtica - Fsica - Biologia - Qumica c) Cincias Humanas e suas Tecnologias - Geografia - Histria 1 - Os contedos das reas de conhecimento devero estar articulados com as experincias de vida do educando, em seus aspectos, tais como: sade, sexualidade, vida familiar social, meio ambiente, trabalho, tecnologia, cultura e linguagens, podendo ser ministrados de forma interdisciplinar e transdisciplinar. 2 - A Lngua Estrangeira Moderna far parte da organizao curricular da Educao de Jovens e Adultos a partir da etapa ou perodo correspondente ao 5 ano de escolaridade do Ensino Fundamental.

Art. 7 - Na organizao dos cursos presenciais, a carga horria prevista ser de, pelo menos, 50% (cinqenta por cento) do mnimo exigido para o Ensino Regular Fundamental e Mdio. Pargrafo nico Exigir-se- do aluno freqncia de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria global de cada perodo ou etapa, dos cursos presenciais. Art. 8 - Os Exames Supletivos, para efeito de certificado formal de concluso do Ensino Fundamental ou do Ensino Mdio so de competncia da Secretaria de Estado da Educao, que divulgar edital de convocao para a avaliao, contendo as informaes necessrias e fixando os seguintes prazos: I 45 (quarenta e cinco) dias para inscrio, a partir da publicao do edital; II 60 (sessenta) dias aps o encerramento das inscries para a primeira avaliao. 1 - Os exames sero realizados em instituies indicadas pela Secretaria de Estado da Educao. 2 - A inscrio aos exames feita em formulrio prprio, acompanhado da documentao exigida no edital, podendo o candidato inscrever-se para um ou mais componentes curriculares ou uma ou mais reas de conhecimento. 3 - A idade mnima para a prestao de exame supletivo, para concluso do Ensino Fundamental e Mdio, de 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos, respectivamente. 4 - dispensada a comprovao de terminalidade do Ensino Fundamental para o candidato maior de 18 (dezoito) anos que se inscrever nos Exames Supletivos em nvel de Ensino Mdio. 5 - As provas devero avaliar a aplicao de conhecimentos, o desenvolvimento de competncias e habilidades de acordo com os objetivos finais para o nvel de ensino. 6 - Ser aprovado o candidato que obtiver, em cada contedo das diferentes reas do conhecimento, pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos crditos atribudos. 7 - A Secretaria de Estado da Educao dever considerar as peculiaridades inerentes aos alunos com necessidades especiais, quando dos exames a eles destinados. Art. 9 - A Secretaria de Estado da Educao dever credenciar instituies escolares que ofeream cursos de Ensino Fundamental e ou Ensino Mdio para a realizao de exames, cabendo a elas a certificao. 1 - Os documentos relacionados com a inscrio, bem como os resultados do exame passaro a integrar o arquivo do estabelecimento de ensino credenciado. 2 - As instituies credenciadas podero, a qualquer tempo, realizar exames especiais, quando solicitadas. Art. 10 Nos Exames Supletivos devero ser observados os seguintes componentes curriculares da Base Nacional Comum: 1I No Ensino Fundamental: a) Lngua Portuguesa; b) Matemtica; c) Cincias;

d) Geografia; e) Histria. II No Ensino Mdio: a) Lngua Portuguesa; b) Matemtica; c) Biologia; d) Fsica; e) Qumica; f) Geografia; g) Histria. 1 - A Lngua Estrangeira Moderna, nos Exames Supletivos do Ensino Fundamental, de oferta obrigatria e de prestao facultativa e nos exames do Ensino Mdio, de oferta e prestao obrigatrias. 2 - O Exame Supletivo de Lngua Portuguesa dever incluir, nos nveis de Ensino Fundamental e Ensino Mdio, Redao e, no de Ensino Mdio, ainda, a Literatura. Art. 11 Os estudos realizados em cursos autorizados ou as disciplinas concludas em Exames Supletivos podero ser aproveitados para a integralizao curricular, mediante apresentao de documento hbil. Art. 12 Na falta da comprovao de que trata o artigo anterior, o estabelecimento de ensino proceder avaliao que defina o grau de desenvolvimento e experincia do aluno e permita sua inscrio no perodo ou etapa da Educao Bsica. Art. 13 Caber Secretaria de Estado da Educao o acompanhamento, o controle e a avaliao das instituies escolares que oferecem essa modalidade de educao bsica e os Exames Supletivos. Art. 14 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao e revoga as disposies em contrrio. Belo Horizonte, 24 de abril de 2001.

Pe. Lzaro de Assis Pinto Presidente

S-ar putea să vă placă și