Sunteți pe pagina 1din 3

Fsica I - LEC + LET 2 Exame

2002/2003 2 Semestre 25-07-2003 9:00h Durao: 2:30h

Resolva os problemas em FOLHAS SEPARADAS.


Leia o enunciado com ATENO. Justifique todas as respostas. Problema 1
Pretende-se descrever o movimento da massa m, composto pelo deslocamento horizontal do suporte (representado pela varivel s) e pela respectiva oscilao pendular (representada plo ngulo ). a) Admitindo que o suporte desliza livremente, sem atrito, sobre a trave do prtico, escreva as expresses da energia cintica e da energia potencial, associadas ao movimento da massa em funo das variveis s e e das respectivas derivadas em ordem & . Escreva a & e ao tempo, s funo de Lagrange correspondente. b) A partir do Lagrangeano determinado na alnea anterior, deduza as equaes de EulerLagrange que descrevem o movimento da massa m em funo das variveis definidas na alnea anterior.

Problema 2
Uma das equaes determinadas no problema anterior pode ser aproximada, para pequenas & + 2 = 0 . Em que 0 , oscilaes por: & 0 neste caso, a frequncia angular prpria de oscilao de um pndulo. a) Se se pretender evitar que a frequncia de oscilao da carga m seja superior a 1 Hz, ser que esta carga pode ser movimentada conforme se indica nas figuras? Justifique. b) Qual dever ser o mdulo de velocidade

associada ao deslocamento horizontal (vs) para que a carga oscile entre as duas posies extremas (representadas na figura) sem inverter o sentido do movimento, enquanto o suporte se desloca horizontalmente de uma distncia de 4 m.

Problema 3
Suponha que o cabo que sustenta a massa m relativa aos problemas anteriores tem uma densidade linear =392 g/m. a) Determine a velocidade de propagao de uma vibrao transversal ao longo deste cabo. b) Admitindo que o limiar inferior de audio humana se situa numa frequncia de 20Hz, para que valores do comprimento l possvel ouvir as vibraes do cabo de sustentao?

Problema 4
Num dia muito quente, o ocupante da sala B abriu todas as janelas enquanto o da sala A (que tinha algumas noes de termodinmica) resolveu fechar todas as janelas (de vidro duplo) e persianas. A meio da tarde, a sala A tinha a agradvel temperatura de 25C enquanto a sala B se encontrava a uns incmodos 35C. Nessa altura, o senhor A explicou ao senhor B o que ele devia fazer, e aps isoladas ambas as salas resolveram os dois abrir uma grande porta que separava as duas salas.

A
25C 35C

B 3m

3m 4m 3m

a) Determine a temperatura final de ambas as salas uma vez atingido o equilbrio trmico. Admita que ambas as salas se encontram isoladas do exterior. Considere o ar como um gs perfeito diatmico. b) Calcule a quantidade de calor que necessrio extrair do conjunto das duas salas para que a temperatura passe a ser de 25C em ambas. Qual o trabalho efectuado por um aparelho de ar condicionado com uma eficincia =6 para extrair esse calor das salas?

Problema 5
Pretende-se construir uma central nuclear produz uma potncia de 1000 MW com um rendimento de 35%. Esta central dissipa calor para um rio com um caudal mdio de 5x104 kgs-1. a) Calcule a potncia correspondente ao calor que ser dissipado para as guas do rio. b) Um grupo de ambientalistas locais reclama que a instalao da central ir ocasionar a extino de algumas espcies pisccolas que no sobrevivem a uma temperatura superior a 30C. Suponha que integra uma comisso tcnica que dever avaliar o impacto ambiental da central. Admitindo que, sem a central, nos dias mais quentes do ano a gua do rio se encontra temperatura de 23C, qual ser o seu parecer relativamente questo levantada pelos ambientalistas. Justifique com clculos. Considere o calor especfico da gua constante para as temperaturas consideradas: c = 1 cal.g-1 C-1 R=8.3144J K-1mole-1. 1atm = 1,013105 Pa; c = 1 cal.g-1 C-1.

Expresses:
f = 1 T = 2 T

= vT
1 T = mv 2 2 I =

k =

v=

v som (ar ) 344 W = r r F dr

r r F = ma r L= r r ri Pi
i

r r P = mv r N = U = r r ri Fi
i

L = T U
2 i

m R
i i

L d L =0 & x xi dt i r r dL =N dt

F = kx

1 2 kx 2 1 dQ m dT V dQ = m W = QFQ cV = S 0

0 =

k m

0 =

g l

dU = W + Q
dU = nCV dT 1 U = n g .l . nRT 2 C P = CV + R

cP =

1 dQ m dT P

CV =

1 dQ n dT V

CP =

1 dQ n dT P

pV = nRT = TFQ TFF TFQ

W = pdV = QFF W exp( i kT ) Pi = exp( i kT )

Q = TdS = TFF TFQ TFF

S = k ln

Cotao
Problema 1 Problema 2 Problema 3 Problema 4 Problema 5

a) b)

2 2

2 2

2 2

2 2

2 2

S-ar putea să vă placă și