Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS UNIPAC FACULDADE DE MEDICINA VETERINRIA

TRABALHO DE TOXICOLOGIA INTOXICAO POR HIDROCARBONETOS EM AVES

Grupo: Marylin Janypher de Souza Arleu Vanessa Esperandiu Machado Williane Oliveira Pinto

N de Matrcula: 121-023521 111-004252 112-013111

Professor: Bruno Zambelli Loiacono

JUIZ DE FORA 2013

TRABALHO DE TOXICOLOGIA INTOXICAO POR HIDROCARBONETOS EM AVES

1. INTRODUO As aves mantidas em cativeiro so susceptveis a intoxicaes que podem ocorrer por inalao, ingesto ou absoro percutnea de substncias txicas, como tambm pela sobredose de medicamentos. Elas so mais sensveis s intoxicaes quando comparadas com outros animais, porque apresentam caractersticas morfofisiolgicas que favorecem as intoxicaes. Principalmente quando so pequenas, pois mesmo a inalao ou ingesto de baixas concentraes de agentes txicos, so altamente prejudiciais ao pequeno organismo, em especial os psitacdeos, que so bastante propensos a intoxicaes por serem ativos e curiosos. As intoxicaes mais comuns so por inseticidas, herbicidas, metais pesados, plantas txicas, frmacos, vitaminas e micotoxinas. A intoxicao por Hidrocarbonetos so comuns em aves marinhas, devido aos derramamentos de petrleo e seus derivados na gua do mar. Toda a arte da terapia homeoptica consiste na aplicao da lei dos semelhantes na clnica veterinria. necessrio o conhecimento de uma semiologia clssica, alm de buscar os sintomas caractersticos do doente. O medicamento homeoptico ser escolhido aps recolher os sintomas do paciente, valorizando os sintomas peculiares e avaliar o que se deve curar, para, ento, estabelecer um plano teraputico. A lei de similitude tambm poder ser utilizada no quadro de intoxicaes por quaisquer substncias. Este trabalho tem como objetivo relatar a intoxicao por Hidrocarbonetos em aves, atravs do relato de caso de uma ave da espcie Aratinga aurea (Periquito-rei) que caiu em um balde contendo leo Diesel (Figura 1).

2. EPIDEMIOLOGIA A intoxicao de aves marinhas por derivados do petrleo muito comum nos dias de hoje, visto que acidentes de derramamento dessas substncias no mar acontecem com certa frequncia. Sendo assim, aves de qualquer idade podem ser susceptveis a sofrerem tais intoxicaes.

Entre as guas mais gravemente poludas com tais substncias, destacam-se as do Mar Mediterrneo (tambm, por isso, designado a "fossa da Europa"), atravessado por milhares de petroleiros, as do Mar do Norte, o Canal da Mancha e os mares prximos do Japo. Calcula-se que na Gr-Bretanha o nmero de aves vtimas de intoxicao por Hidrocarbonetos seja de 250.000 por ano. Mas a intoxicao tambm pode ocorrer por contato e/ou ingesto acidental, independente do animal acometido, visto que derivados do petrleo so substncias encontradas facilmente em determinados locais, devido ao seu uso domstico e comercial (combustveis, solventes, plstico, cera, leos, etc.). Neste trabalho, temos como objetivo relatar a intoxicao de uma ave que foi encaminhada ao Hospital Veterinrio de Uberaba (HVU), uma ave da espcie Aratinga aurea, conhecida como Periquito-rei. Essa ave uma ave psitaciforme, adulta, sem sexo definido, que habita em ambiente domstico, sendo que a maior parte do tempo vive solta, alimenta-se de sementes, com histrico de contato percutneo e ingesto de leo Diesel, um derivado de petrleo, formado principalmente por cadeias de Hidrocarbonetos.

3. PATOGENIA Os Hidrocarbonetos so compostos orgnicos presentes na estrutura qumica do petrleo e seus derivados, como o leo Diesel. So altamente lipossolveis, e por isso, so rapidamente absorvidos pelos pulmes, intestinos e pele, alcanando elevadas concentraes plasmticas e chegando rapidamente ao crebro e tecidos adiposos. Sendo assim, os sistemas atingidos pela toxicidade dos Hidrocarbonetos so o sistema respiratrio, o sistema nervoso central (SNC), o sistema gastrointestinal (TGI), e tambm a pele e os plos. Os Hidrocarbonetos possuem ento, duas aes no organismo, a ao mecnica e a ao txica: Ao Mecnica: Obstruo das vias respiratrias, impedindo as trocas gasosas e dificultando a respirao; Diminuio da capacidade locomotora; Diminuio das capacidades sensitivas; Hipotermia pela ao viscoso-aderente dos leos nos termorreguladores (penas, derme, plos, etc.); Desidratao por comprometimento do trato digestivo. Ao Txica: Hipotermia devido modificao metablica; Espasmos e diarreia pela ingesto de leos; Pneumonias pelo comprometimento do aparelho respiratrio pela inalao dos gases, somados a hipotermia; Edemas pulmonares devido inalao de gases; Anemias consequentes de hemorragias que ocorrem tanto pela perda de sangue pela pele, bem como pelos

tratos gastrointestinais e respiratrios decorrentes das intoxicaes, espasmos e ruptura de vasos internos.

4. SINAIS CLNICOS Devido a sua ao mecnica e txica, os Hidrocarbonetos podem causar: tosse, dificuldade respiratria, pneumonia, edema pulmonar; confuso mental, excitabilidade, depresso, estresse pela dificuldade locomotora (voar, nadar, andar), calafrios, tremores de cabea, disfuno visual aparente e incoordenao; hipotermia, fraqueza, desidratao, taquicardia, nuseas, vmitos, anemia, fezes enegrecidas, leses renais e hepticas. O maior risco a pneumonia qumica por aspirao. Se no tratados, os sintomas podem levar a morte (ou por asfixia ou por intoxicao). No caso da ave relatada, durante a inspeo, ela aparentava-se sonolenta, com as plpebras cadas, aptica, mas apresentava repentinamente movimentos verticais bruscos e violentos com a cabea e pescoo e posterior vmito de aspecto pastoso, colorao branca e sem odor (Figura 2). As asas estavam cadas bilateralmente, as penas parcialmente arrepiadas e com odor forte de leo Diesel. As fezes estavam com colorao enegrecida (Figura 3) e apresentava poliria.

5. DIAGNSTICO O diagnstico pode ser feito com a coleta de amostras de contedo dos rgos afetados (TGI, pulmo, fgado, rim) e da fonte suspeita para anlise qumica e identificao de Hidrocarbonetos presentes nos tecidos (particularmente nos pulmes) e no contedo do TGI. Posteriormente deve-se relacionar estes achados nos tecidos e na ingesta com a fonte suspeita. Tambm pode ser feito um hemograma e a posterior avaliao e identificao dos achados laboratoriais comuns de intoxicao por Hidrocarbonetos: anemia, leucopenia por neutropenia, e plaquetopenia com medula normal, hipo ou hiperplstica. Os achados qumicos positivos associados aos achados clnicos e patolgicos apropriados so confirmatrios No caso da ave, o diagnstico foi feito com base na anamnese, visto que a ave encontrava-se suja e recoberta com o leo Diesel (Rever Figura 1), e por similitude etiolgica, avaliando os sinais clnicos apresentados pelo animal.

6. TRATAMENTO O tratamento de suporte com fluidoterapia e limpeza das penas e da pele com banhos aquecidos (Figura 4) e detergente neutro na gua do banho. Deve-se procurar manter os animais aquecidos, devido hipotermina, e oferecer assistncia respiratria em casos de aspirao dos Hidrocarbonetos. O tratamento homeoptico tambm pode ser feito, sendo este baseado na cura pela semelhana. um meio de tratamento atravs do qual utiliza-se uma substncia capaz de produzir efeitos semelhantes aos sintomas apresentados pelo paciente. A homeopatia induz uma reao do sistema de defesa do organismo buscando curar a doena. basicamente dizer: o que causa mal a algum saudvel pode ser a cura de algum doente. A medicao utilizada na ave foi o Petroleum que um medicamento homeoptico derivado de petrleo branco, cuja administrao se deu por via oral, da seguinte forma: inicialmente 1 gota a cada 15 minutos por 6 horas; Aps 6 horas, 1 gota a cada 30 minutos por mais 6 horas; Aps a segunda etapa do tratamento, administra-se 1 gota a cada 60 minutos por mais 6 horas; Cessado os sintomas, administra-se 1 gota a cada 4 horas durante 5 dias. Logo nas primeiras 18 horas aps o incio do tratamento, o movimento brusco da cabea e do quadro de vmito haviam desaparecido. As fezes voltaram a colorao normal para a espcie no quinto dia do tratamento. Aps retorno em 20 dias a ave no apresentava sinais de intoxicao (Figura 5).

7. CONCLUSO As intoxicaes por Hidrocarbonetos so consideradas como situao de emergncia em aves, j que podem levar morte, e devem ser tratadas como casos agudos. A considerao do agente causador do quadro toxicolgico da ave relatada, no caso uma intoxicao por leo Diesel, foi fundamental para a sua cura. A administrao de diluies infinitesimais de uma substncia capaz de induzir a eliminao da mesma substncia que estiver armazenada no organismo. O tratamento homeoptico por Petroleum se mostrou eficiente na cura rpida e duradoura da intoxicao da ave. A intoxicao por Hidrocarbonetos derivados do petrleo pode ser evitada, mas apenas prevenindo o acesso a estes materiais.

8. ILUSTRAES
Figura 1: Ave recoberta com leo Diesel, com as penas arrepiadas e asas pendentes. Figura 2: Vmito de aspecto pastoso presente no bico.

Figura 3: Fezes da ave. Observar a excreo digestiva de colorao preta.

Figura 4: A ave durante o banho para retirar o leo Diesel das penas e da pele.

Figura 5: A ave aps 20 dias do tratamento homeoptico. Aparentemente saudvel e recuperada.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KANAYAMA, C. Y.; EULLIO, F. H. F. Tratamento de intoxicao por hidrocarboneto em Aratinga urea por similitude etiolgica: relato de caso. Revista Nosso Clnico, So Paulo: Editora Trofu Ltda, n. 88, p. 48-50, Jul./Ago. 2012.

PEREIRA, L. A. A. Causas, efeitos e tratamento das agresses por hidrocarbonetos em animais marinhos e de esturios. 2004. 112 f. Trabalho de Concluso de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Cincias Biolgicas) Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade, Universidade Iguau, Nova Iguau, 2004.

VIEIRA, F. C. S. Toxicidade de Hidrocarbonetos Monoaromticos do Petrleo sobre Metamysidopsis elongata atlantica (Crustacea: Mysidacea). 2004. 72 f. Tese (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2004.

S-ar putea să vă placă și