Sunteți pe pagina 1din 23

OS HEBREUS Ao falarmos das sociedades do Antigo Oriente Prximo, na realidade nos referimos a diversos povos que, em pocas distintas,

habitaram aquela regio. Entre os principais povos podemos citar os hebreus, os fencios e os persas. Os hebreus, nico povo a praticar uma religio monotesta, o judasmo, se organizaram a partir da unio de diversas tribos de origem semita, que viviam na margem oriental do Mar Mediterrneo, onde hoje se encontra Israel, a terra do povo judeu, herdeiro das tradies hebraicas. So trs os perodos da histria hebraica: Perodo dos Patriarcas; Perodo dos Juzes; Perodo dos Reis. O Perodo dos Patriarcas representou o surgimento do povo hebreu, sua expulso da terra natal e a volta Palestina, aps fugirem da escravido no Egito, sendo liderados por Moiss. O Antigo Testamento uma importante fonte de conhecimento desse perodo da histria dos hebreus.

Na poca dos Juzes, presenciamos as lutas pelo poder entre os diversos chefes militares. Ocorreram tambm confrontos entre os hebreus e outros povos que tentavam escraviz-los, como os filisteus e os cananeus. Um dos personagens que se destacou, nesse perodo, sendo at hoje muito conhecido, Sanso, famoso pela fora que vinha de seus cabelos e cuja histria j nos foi contada em dezenas de filmes e at em animaes de televiso.
Glossrio: semita- indivduo dos semitas, famlia etnogrfica que abrange os hebreus, assrios, arameus, fencios e rabes.

Perodo dos Reis O terceiro e ltimo perodo da histria dos hebreus foi aquele em que a unificao das 12 tribos hebraicas ocorreu com a escolha de Saul como o seu nico rei. Mas no foi um perodo fcil, pois as ameaas de outros povos continuavam a existir. Ainda sob o governo de Saul, destacava-se a figura de Davi, um pastor de ovelhas que, escolhido por Deus conforme rezava a tradio liderava os hebreus em diversas batalhas frente aos filisteus. Um de seus maiores feitos ocorreu nesse perodo, quando, sozinho, enfrentou e venceu o gigante Golias, um guerreiro filisteu, pertencente ao povo que habitava o litoral da Palestina. Davi sucedeu Saul como rei dos hebreus e manteve a unidade do povo hebraico. Foi sucedido, aps sua morte, por seu filho Salomo, conhecido por seu senso de justia e sabedoria. Aps a morte de Salomo, ocorreu a diviso do reino.

IMAGENS DA HISTRIA: O MURO DAS LAMENTAES

Um dos lugares mais sagrados para os descendentes do povo hebreu, hoje conhecidos como judeus, o Muro das Lamentaes. Esse muro o que restou da muralha que protegia o 2. templo construdo no local do antigo palcio do rei Salomo. A destruio do 2. templo data do ano 70 d.C.. O Muro local de f e adorao. Pessoas do mundo inteiro costumam visit-lo e depositar, entre suas frestas, bilhetes com pedidos de graas, como podemos observar nessas imagens. No mapa ao lado podemos ver como ficou a diviso do povo hebreu entre os reinos de Israel e Jud, aps a morte de Salomo. Israel, ao norte, tinha capital em Jerusalm e foi conquistada pelos assrios, um povo guerreiro da Mesopotmia. Jud, que se localizava ao sul, foi conquistada, inicialmente pelos caldeus, depois pelos persas e, finalmente, pelos romanos, quando se tornou a provncia da Judeia. A construo de uma crena religiosa monotesta foi um dos grandes legados dos hebreus para o mundo. Dessa concepo surgiram algumas das mais importantes religies do mundo como o cristianismo e o islamismo. O livro sagrado da religio criada pelos hebreus, o judasmo, o Tor, do qual foram extrados os cinco primeiros livros da Bblia crist, o Pentateuco.

OS FENCIOS Outro povo semita do Antigo Oriente Prximo foi o fencio. Esse povo se estabeleceu na regio onde atualmente se localiza o Lbano. Organizaram-se politicamente em cidades autnomas e independentes, as cidades-estado, e jamais chegaram a formar um imprio como ocorreu com outros povos da regio, os assrios e os persas. As principais cidades fencias foram Biblos, Sdon e Tiro. O crescimento da atividade comercial propiciou a expanso dos fencios para outras regies, onde fundaram novas cidades. Cartago, no norte da frica, foi a principal delas, chegando a um desenvolvimento to grande que, tempos depois, seria uma grande rival da poderosa Roma. A organizao poltica dos fencios era bem particular, se pensarmos que no se constituam em um estado teocrtico (quando havia ligao entre o poder poltico e o religioso). O poder era exercido por um Conselho de Ancios, os sufetas, que agia como se fosse uma espcie de Senado. De qualquer modo, o poder estava nas mos de uma minoria ligada, especialmente, ao comrcio e navegao. Essa caracterstica chamada de talassocracia.
Glossrio: talassocracia - Estado cujo poder reside especialmente no domnio martimo; semita - povo que, segundo a tradio bblica, descende de Sem, filho de No.

Os fencios eram exmios artesos e comerciantes, alm de dominarem as tcnicas de navegao, o que os diferenciava de outros povos do perodo. No podemos deixar de relembrar aquela que foi a principal criao dos fencios: o alfabeto. Surgido para dar conta das necessidades econmicas controle da produo e da comercializao esse alfabeto muito semelhante ao que utilizamos at hoje. ALFABETO FENCIO

Coube aos fencios, um povo formado por mercadores, as modificaes que levaram ao alfabeto que utilizamos nos dias atuais. Vamos tentar utilizar o alfabeto fencio? Escreva seu nome e o nome da escola com esse alfabeto. Vamos ver se voc consegue! Aposto que sim!

Seu nome no alfabeto fencio. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ O nome de sua escola no alfabeto fencio. _____________________________________________________________________________

OS PERSAS ltima grande civilizao a se desenvolver na Mesopotmia, os persas constroem um imprio, a partir do reinado de Ciro I, que une os persas aos medos (povo que tambm estava estabelecido na regio). Dominam a Fencia, a Palestina, a Sria, conquistando, assim, toda a Mesopotmia. Ao dominar todas essas regies, Ciro respeitou as diferentes culturas e suas prticas religiosas, estabelecendo alianas com as elites locais. Dessa forma, buscava a manuteno de seu poder. Com a morte de Ciro, seu filho

Cambises assumiu o poder e continuou com a poltica expansionista, anexando o Egito. Aps sua morte, sem deixar herdeiros, os lderes das diversas tribos escolheram Dario como novo imperador.

Dario incentivou a produo, desenvolveu a economia, criou uma moeda (o drico) para todo o imprio e promoveu a descentralizao administrativa, criando provncias que foram chamadas de satrapias. Continuando com o expansionismo, iniciou o ataque s colnias gregas, localizadas na sia Menor, dando origem a um dos maiores conflitos da Antiguidade, as Guerras Mdicas. A derrota dos persas representou o incio da decadncia desse imprio, conquistado inicialmente por Alexandre, da Macednia, e depois por rabes, turcos e mongis em pocas distintas.

A RELIGIO PERSA Fundada por Zoroastro, a religio persa foi uma contribuio original desse povo, que conta, no Avesta, seu livro sagrado, a luta entre Ormuz (deus do bem) e Arim (deus do mal). Os cultos e rituais persas no exigiam, como em outras civilizaes mesopotmicas, a construo de templos e santurios, voltando-se mais para

a manuteno da chama do fogo sagrado dos deuses. Essa funo cabia aos sacerdotes. O zoroastrismo, nome dessa religio, acredita na vida aps a morte, na existncia do paraso e do inferno e tambm na vinda de um messias para ajudar a salvar o mundo.

Exerccios propostos: 1. Preencha o caa palavras abaixo:

Nome da religio dos persas: ____________________. As provncias persas eram chamadas de _______________________. A principal criao dos fencios: ______________________. Colnia fencia localizada no norte da frica: ___________________________. Livro sagrado dos hebreus: ______________________. Liderou a fuga dos hebreus pelo Mar Vermelho: __________________.

2. Explique por que ocorreu o Cisma e a Dispora entre os Hebreus. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3. Sobre os Fencios responda: a) Por que eram chamados povos do mar? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) Qual a sua importncia cultural e tecnolgica? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

4. Explique por que foi construda uma Estrada Real por Dario I na regio da Prsia. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5. A religio dos Persas baseava-se no Zoroastrismo. Explique em que consistia essa religio. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 6. Os fencios dedicavam-se primordialmente ao comrcio martimo porque: a) era grande seu excedente agrcola; b) sua organizao militar lhes garantia o domnio dos mares; c) sua localizao geogrfica os induzia a isso; d) sua organizao poltica era fortemente centralizada; 7. Quantos aos hebreus, correta a afirmao que: a) foi o primeiro povo a elaborar uma religio monotesta. b) sua religio sempre foi politesta. c) durante toda a sua histria tiveram uma religio monotesta. d) foram um dos nicos povos da chamada Antigidade Oriental que, durante a maior parte de sua histria, teve uma religio monotesta. 8. Dario I, clebre imperador da Prsia, tem seu nome ligado : a) conquista do Reino da Mdia e fundao do Imprio Persa. b) elaborao da religio dualista persa, cujos fundamentos se encontram no livro sagrado Zend Avesta. c) conquista do Antigo Egito, em 525 a.C., na famosa batalha de Pelusa. d) organizao poltico-administrativa do Imprio Persa, com a criao das satrpias, das estradas reais e do Drico. 9. ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas praticavam a pirataria, e desenvolveram um intenso comrcio de escravos no Mediterrneo..." O texto refere-se caracterstica que identifica, na Antigidade Oriental, os a) fencios. b) hebreus. c) caldeus. d) egpcios.

10. Dentre as importantes contribuies deixadas pelos fencios, para a civilizao ocidental, destacamos a) o desenvolvimento do alfabeto fontico e tcnicas de navegao. b) a construo de gigantescas obras hidrulicas para a prtica da agricultura. c) a criao de um governo democrtico. d) a prtica do monotesmo e ideais filosficos. 11. "Resolvi: transferir-vos-ei da opresso do Egito para a terra dos cananeus, amorreus, fariseus, para a terra que mana leite e mel..." O texto bblico est relacionado: a) ao Cisma. b) Dispora. c) ao xodo. d) ao Cativeiro da Babilnia. 12. Entre os povos do oriente mdio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilizao ocidental, uma vez que o cristianismo considerado como uma continuao das tradies religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta. a) Originrios da Arbia, os hebreus constituram dois reinos: o de Jud e o de Israel na Palestina. b) As guerras geraram a unidade poltica dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juzes e, depois em volta dos reis. c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos sculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes. d) A religio hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politesmo ao monotesmo difundido pelos profetas. e) Os hebreus e organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu incio Dispora. 13. Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fencia : a) a existncia de um Estado centralizado e o monotesmo; b) o monotesmo e a agricultura; c) o comrcio e o politesmo; d) as Cidades-estados e o monotesmo e) a agricultura e a forma de Estado centralizado. 14. Associe cada letra a um nmero. a) Tor. ( )

b) Cana. c) Cativeiro da Babilnia. d) Dispora. e) Sinagoga.

( ( ( (

) ) ) )

1. Lugar onde os judeus se renem para orar. 2. Principal fonte de estudo do povo hebreu. 3. Perodo em que parte dos hebreus permaneceu como prisioneira na Mesopotmia. 4. A Palestina, que os hebreus consideravam a Terra Prometida. 5. Nome que se d disperso dos judeus por vrias partes do Imprio Romano. 15. O zoroastrismo, tambm chamado de masdasmo ou parsismo, uma religio monotesta fundada na antiga Prsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. considerada como a primeira manifestao de um monotesmo tico. De acordo com historiadores da religio, algumas das suas concepes religiosas, como a crena no paraso, na ressurreio, no juzo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judasmo, o cristianismo e o islamismo, mas sua influencia foi filosoficamente e no religiosamente como alguns relatam, no houve sincretismo religioso entre essas crenas e sim um compartilhamento filosofico entre alguns pontos do o Zoroastrismo. No existe provas e nenhum ligao distinta entre estas religies, j que as concepes que o Zoroatrismo compartilha com o Judaismo j existiam antes de sua criao, este um erro comum que se propagou entre muitos, mas no tem nenhuma fixao historica.

O Faravahar (ou Ferohar), representao da alma humana antes do nascimento e depois da morte, um dos smbolos do zoroastrismo.

Analisando o texto responda: Como chamado livro sagrado do povo Persa? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ CHINA

As margens do Rio Huang-Ho nasceu uma das civilizaes mais antigas do mundo, a Civilizao Chinesa. Acredita-se que por volta de 5000 a.C. a China Antiga era habitada por povos bastante evoludos. A civilizao chinesa teve suas origens no vale do Rio Amarelo, praticavam agricultura e criavam gado. Esses agricultores foram beneficiados por conta do LOESS uma formao sedimentar amareloacastanhada, rica em calcrio e muito boa para o cultivo. Ele s frtil quando humido, nas secas ele se transforma em p. Para controlar o rio, foram construdos rede de canais, diques e represas. O rio amarelo e o azul foram ligados e usados para transporte. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros. As guas do rio Huang Ho, o rio Amarelo, foi essencial para o desenvolvimento da Civilizao Chinesa. Como vimos, todas as civilizaes se desenvolveram perto de algum rio, porque assim poderiam usar a gua para beber, para dar de beber aos animais, e para cuidar das plantaes. Na China no foi diferente: os principais rios da China eram os rios Yang-ts e o rio Hoang-Ho. Por causa desses rios, os chineses perceberam que um produto que se dava bem com aquele clima e aquela umidade era o arroz. Por isso, o principal produto na poca era o arroz. O rio Hoang-Ho tambm chamado de Rio Amarelo, porque recebe sedimentos amarelados devido s chuvas e aos ventos. A arte tambm era bastante evoluda, chegando ao seu apogeu no perodo da Cultura Long Shan (2500 a.C -1900 a.C).

Em meados de 1500 a.C. foi criado o imprio do Centro, governado pelo Filho do Cu, representante de Deus na terra e que exercia a funo de chefe poltico e religioso. Com a criao da unidade poltica surge tambm as primeiras cidades Palcios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que so: Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande cl ancestral. Eram grandes proprietrios de terras.

Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsveis pelo cultivo das terras agrcolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza. A agricultura foi a principal atividade econmica da China Antiga. Com o crescimento da civilizao chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos. 1. 2. 3. 4. Imperadores, Nobres e Altos Funcionrios. Artesos, Mercadores e Letrados. Camponeses Escravos

A princpio a China era dividida em Reinos, CHAO, CHU, CHI, HAN, WEI E YEN. No havia um poder central. Esses reinos lutavam entre si, as guerras eram consideradas um dever a cumprir e no um mal a evitar. Os conflitos entre eles eram muito comuns. S no 2 milnio a China comeou a se unificar e foi governada por muitas dinastias. Em decorrncia das invases sofridas, a China foi dividida em reinos feudais independentes no perodo compreendido entre os sculos III e IV. Neste tipo de reino, o rei desempenhava a funo de chefe religioso e aos nobres cabia a responsabilidade de defender o territrio contra as invases estrangeiras. Dinastias Chinesas Aps um perodo de luta entre os principados, quando os nobres j se encontravam mais fortes do que o rei, deu-se incio ao surgimento das primeiras dinastias chinesas, ou seja: famlias que passavam o poder de gerao em gerao. A primeira grande dinastia da China foi a Dinastia CHAN, conhecida por desenvolver o comrcio, a tecnologia do bronze, a tecelagem da seda e a produo de cermicas brancas esmaltadas. Mas por volta do sculo XII a.C. um povo vindo do oeste tomou os domnios da Dinastia Chan. Comeava assim um novo governo: o da Dinastia CHOU. A Dinastia Chou ficou conhecida por ampliar a produo agrcola e fortalecer o comrcio. A sociedade estava dividida entre NOBRES e CAMPONESES, alm dos escravos que eram prisioneiros de guerras. Mas por volta do sculo VIII a.C. os nobres comearam a brigar por poder, e o imprio se enfraqueceu se dividindo em vrios reinos. Um povo que estava se fortalecendo a oeste se aproveitou desse enfraquecimento e tomou o poder: comeava o governo da Dinastia CH'IN. A Dinastia Ch'in se destacou por concentrar o poder nas mos de seu governante, e por buscar proteger seu territrio de invasores. Foi nessa poca que aconteceu a construo da Grande Muralha da China, uma linha de defesa de quase 5 mil quilmetros de extenso. Quando o principal governante

morreu, a dinastia se enfraqueceu, e outro povo assumiu o poder. Em 205 a.C. comeava o governo da Dinastia HAN. A Dinastia Han se destacou pelo desenvolvimento cultural. Os governantes procuravam manter o poder centralizado, mas tambm queriam ampliar o territrio e o contato com outros povos. Investiram no comrcio com o Ocidente e fortaleceram a literatura com base nas crenas populares. Tambm fortaleceram as artes e o comrcio de artesanatos, como tapetes, esculturas e objetos decorativos. A dinastia SUI, conseguiu unificar os reinos no ano de 580. No ano de 618, esta dinastia foi substituda pela TANG, que teve como ponto marcante a contribuio significativa com o desenvolvimento cultural do povo chins. A dinastia Tang entra em declnio aps ser derrotada pelos rabes no ano de 751, sendo substituda, em 907, pela dinastia SUNG, que elevou o crescimento econmico e estimulou o desenvolvimento da cultura. Foi durante esta dinastia que a plvora foi inventada. Entre os anos de 907 e 960, a histria da China foi marcada pela fragmentao poltica. Esta poca ficou conhecida como o Perodo das Cinco Dinastias e Dez Reinos. Nesta fase, a China se transformou num conjunto de vrios estados. A partir da linha de pensamento do filsofo Confcio, que defendia a ideia de que a natureza humana boa, porm, corrompida pelo uso indevido do poder, a poltica foi influenciada de tal forma que contribuiu com a unificao cultural da China. No perodo compreendido entre os anos de 1211 e 1215, os mongis invadem a China e do incio ao seu imprio, que passa a ser dividido em 12 provncias; contudo, eles do continuidade ao desenvolvimento alcanado pelo reino anterior.

Muralha da China: grande exemplo da arquitetura chinesa

Em 1368, a dinastia mongol derrubada pela resistncia interna, e, esta, assume o poder com o nome de dinastia MING. Durante este perodo, foi realizada uma poltica que expandiu o territrio chins para a Manchria, Indochina e Monglia. Entretanto, este reinado comea a cair em decorrncia da chegada dos europeus, em 1516, e tem seu fim definitivo no ano de 1644, aps a invaso manchu. Quando estudamos a China, no podemos deixar de estudar outros dois pontos importantes: O primeiro deles o budismo, que teve forte influncia nas manifestaes artsticas chinesas como a literatura, a pintura e a

escultura. O segundo a Grande Muralha da China, que foi levantada, antes do sculo III a.C, com o propsito de defender os principados contra as invases de seus inimigos. Foi reconstruda ente os sculos XV e XVI cruzando o pas de leste a oeste. Atividades Econmicas da China Antiga Comercio: Os antigos Chineses comerciavam fazendo trocas de produtos diversos como: cereais, vegetais, frutas, carne, tecido, seda, armas e cermica. Esses produtos chamados permuta ou escambo, ele foi usado durante muito tempo ate que os Chineses acharem melhor usar o dinheiro. Em alguns lugares peas de bronze e ouro com desenho comearam a circular como dinheiro. Escrita Chinesa Desenvolveu-se h mais de 3 mil anos. Ela composta de ideogramas. Cada ideograma representa uma palavra ou idia, e no um som. Ela contribuiu para a unificao do imprio. Floresceu na dinastia Chang.

RELIGIO O Confucionismo e o Taosmo so consideradas religies chinesas, mas ambas comearam como filosofias. Confcio, do mesmo modo que seus sucessores, no deu importncia aos deuses e se voltou para a ao. Por sua vez, os taostas apropriaram-se das crenas populares chinesas e da estrutura do budismo. Como conseqncia, surgiu uma corrente separada do "taosmo

religioso", diferente do "taosmo filosfico" que se associava aos antigos pensadores chineses Lao-Ts e Zuang-Zi.

O budismo chegou China pela primeira vez durante o final da dinastia Han, arraigou-se rapidamente e templos como o da imagem acima foram construdos. Os comunistas eliminaram a religio organizada ao tomarem o poder em 1949 e a maior parte dos templos foi reorganizada para usos seculares. A Constituio de 1978 restaurou algumas liberdades religiosas e, atualmente, existem grupos budistas e cristos ativos na China. Histria Desde tempos remotos, a religio chinesa consistia na venerao aos deuses liderados por Shang Di ("O Senhor das Alturas"), alm de veneraes aos antepassados. Entre as famlias importantes da dinastia Chou, este culto era composto de sacrifcios em locais fechados. Durante o perodo dos Estados Desunidos (entre 403 e 221 a.C.), os estados feudais suspenderam os sacrifcios. Na dinastia Tsin, e no incio da Han, os problemas religiosos estavam concentrados nos "Mandamentos do Cu". Existiam, tambm, seguidores do taosmo-mstico-filosfico que se desenvolvia em regies separadas, misturando-se aos xams e mdiuns. No final da dinastia Han, surgiram grandes movimentos religiosos. Zhang Daoling, declarou haver recebido uma revelao de Lao-Ts e fundou o movimento Tianshidao (O Caminho dos Mestres Celestiais). Esta revelao pretendia substituir os cultos populares corrompidos. A doutrina transformou-se no credo oficial da dinastia Wei (386-534), sucessora da Han, inaugurando, assim, o "taosmo religioso" que se espalhou pelo norte da China. A queda da dinastia oriental Jin (265-316) fez com que muitos refugiados se deslocassem para o sul, levando o Tianshidao. Entre 346 e 370, o profeta

Yang Xi ditou revelaes outorgadas pelos seres imortais do cu. Seu culto, o Mao Shan, combinava o Tianshidao com as crenas do sul. Outros grupos de aristocratas do sul desenvolveram um sistema que personificava os conceitos taostas, transformando-os em deuses. No incio do sculo V, este sistema passou a dominar a religio taosta. Durante o sculo VI, com a reunificao da China nas dinastias Sui e Tang, o taosmo se expandiu por todo o imprio e passou a conviver com outras religies, como o budismo e o nestorianismo. O Taosmo continuou a se desenvolver na dinastia Song, expulsa em 1126. Sob o domnio de dinastias posteriores, a religio taosta desenvolveu a Doutrina das Trs Religies (Confucionismo, Taosmo e Budismo). Fim do Imprio Chins Com os avanos da sociedade, do desenvolvimento comercial o governo comeou a cobrar impostos sobre essas atividades. Esse desenvolvimento levou nobres a investir em comrcio e no mais em terras, aumentando seu poder e preocupando o imperador que tentou limitar e submet-los ao seu poder. Mas no foi o que aconteceu. A era crist, somou com as revoltas dos camponeses que queriam melhores condies de vida e acabou levando o imprio ao desgaste. Seu enfraquecimento levou a China novamente a diviso de reinos: WEI, WU E SHU. Era o fim do imprio chins antigo. Exerccios resolvidos: 1. Indique trs importantes realizaes humanas que ocorreram durante a dinastia Chang. aparecimento das primeiras cidades fortificadas. desenvolvimento da metalurgia do bronze. criao do primeiro sistema de escrita chins. 2. D duas caractersticas da economia e da sociedade chinesa do perodo Chou. Sociedade: Os nobres e camponeses polarizaram a sociedade. os nobres, composto pelos grandes proprietrios de terra, dominavam os cargos da administrao pblica. Os camponeses formavam o grupo social mais numeroso. Eles cultivavam as terras dos nobres, alm de se dedicar ao artesanato. Economia: A agricultura era a atividade mais importante, com destaque para o cultivo de paino, cevada e do arroz; outras atividades econmicas de importncia eram a explorao de madeira, a tecelagem da seda e a criao de gado. 3. Leia a fonte histrica a seguir.

"Como os dias de primavera comea o calor, e o papa-figo inicia seu canto. As jovens mulheres pegam seus grandes cestos,

e percorrem os pequemos caminhos, procurando pelas delicadas folhas de amoreira ..."


A que atividades econmica o poema acima se refere? Quem a realiza? O poema se refere-se coleta de folhas de amoreira, alimento do bicho-da-seda. As mulheres. possvel perceber no texto a relao entre coleta das folhas de amoreira e o tempo da natureza? Justifique. Sim, tanto a china antiga quanto na vida rural dos dias atuais, a pesca, a agricultura e a coleta so atividades intimamente relacionadas ao nascer e ao pr-do-sol, s estaes do ano,e poca das chuvas das secas. 4. O taosmo uma corrente filosfica que surgiu na China e foi criada por Lao-ts por volta do sculo VI. O que o smbolo do Tao representa?

Um crculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade negra (yin) e a outra branca (yang). Representa as duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; preto e branco; o escuro e o claro; a noite e o dia; a ordem e o caos; energias opostas que se complementam e so o fundamento da totalidade e para o equilbrio. o limiar entre os opostos, como se um estivesse contido no outro, em eterno movimento, pois as foras opostas so parte da mesma perspectiva divina. Exerccios propostos: 16. Como e quando surgiu a civilizao chinesa? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 17. Quais os rios fundamentais para a ocupao populacional da China? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 18. Estabelea a como ocorreu a transio da Dinastia para o Imprio na civilizao chinesa. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

19. Escolha uma dinastia chinesa e comente sobre ela. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 20. Qual a histria da Muralha da China? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 21. Quanto a religiosidade, qual a religio do povo chins e suas caractersticas? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 22. Observe a pirmide social da China e responda:

1) Imperador, considerado Filho do Cu. 2) ____________________, auxiliavam o imperador na administrao. 3) ____________________, _____________________ e _______________________, detinham privilgio. 4) ________________________________, compunham a maioria da sociedade. 23. Marque a alternativa correta: a) Os dois rios que fertilizam a China so: ( ( ( ( ) ) ) ) Tigre e Eufrates Amarelo e Azul Nilo e Jordo Indo e Ganges

b) Uma obra grandiosa da China, existente at hoje, foi construda para defender o imprio de invases. Estamos nos referindo:

( ( ( (

) ) ) )

A grande torre da China. A grande Muralha O grande Cristo Soldados de Terra

c) Um dos produtos mais valorizados da China, procurado por outros povos, era: ( ( ( ( ) ) ) ) o ouro a esmeralda a prata a seda

24. O povoamento inicial no Vale do Rio Hoang-Ho se explica pela fertilidade do solo, favorvel agricultura. Esse fato ocorreu devido: a) a presena de intensas chuvas fertilizando assim o solo b) a presena de adubo orgnico presente no solo Chins c) a presena do Loesse, uma argila amarelada que fertilizava o solo. d) ao processo de irrigao do Rio Indo. 25. As Grandes Muralhas da China foi construda durante o Imprio: a) Chou b) Chin c) Chang d) Han 26. Sobre a China Antiga, julgue as alternativas usando V para as verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) Na Antiga China, independente do perodo histrico, os imperadores possuam poderes polticos totais, sem qualquer tipo de restrio. b) ( ) Chi Huang Di considerado o primeiro imperador da China, lder da dinastia Qin, ou Chin, mandou construir a Muralha da China para proteger o territrio chins contra os seus inimigos, por exemplo,os mongis. c) ( ) A rota da seda era uma rota comercial entre os chineses e o Ocidente. Levou esse nome porque a seda era a mercadoria mais buscada pelo mundo dentre os produtos chineses. d) ( ) O desenvolvimento da escrita em ideogramas, o uso do bronze e a criao do carro com rodas puxado por cavalos so alguns exemplos da criatividade dos chineses. 27. Uma das grandes questes sociais na china, graas a idia do mestre Confcio foi: a) famlia b) alimentao c) justia

d) transito e) religio 28. Os cereais constituem as mais importantes culturas agrcolas da China. Entre os principais, destacam-se: a) o arroz e o milho b) o arroz e o trigo c) o arroz e a cevada d) o arroz e a aveia e) a cevada e o girassol 29. (FUVEST) Uma das artrias fluviais mais importantes da China o YangTs, conhecido como Rio Azul. Qual destas caractersticas correta: a) Apesar de utilssimo para a rizicultura, ou seja, para o plantio do arroz, o rio Azul no se presta navegao. b) O Yang-Ts tem o apelido de Rio Azul por causa da calma de suas guas, causando sempre um tom cristalino de azul transparente. c) O inverno chins, apesar de rigoroso, bastante breve. Isso faz com que o arroz plantado na bacia do Yang-Ts se beneficie de uma longa estao vegetativa, que permite duas colheitas anuais. d) Mesmo com grande volume de gua, o Rio Azul jamais ameaa as vrias aldeias instaladas em suas margens com o perigo de inundao. e) O delta do Yang-Ts ainda a regio menos habitada da China, no abrigando mais do que 7 milhes de habitantes. 30. Complete o texto com as palavras do quadro. cultivo loess Chou Chang dinastia China - Amarelo Os primeiros habitantes da regio hoje conhecida por ___________________ se estabeleceram s margens do Rio _______________________ por volta de 7000 aC. Nessa regio, aprenderam a utilizar o solo frtil conhecido como __________ para o ______________ de plantas como arroz e paino. A primeira ____________________ chinesa da qual se tem registros histricos surgiu por volta de 1600 aC. e ficou conhecida como dinastia __________________. Os Chang governaram a regio e governaram a China por cerca de quatro sculos.

S-ar putea să vă placă și