Sunteți pe pagina 1din 13

11/09/13

00871.html

Autores: Giovanny Simon Machado, Ricardo Lara

A ONTOLOGIA HISTRICO-MATERIALISTA NO SERVIO SOCIAL RESUMO O presente ensaio terico tem como objetivo apresentar consideraes preliminares sobre a ontologia histrico-materialista e sua influncia no Servio Social brasileiro. A frequncia da teoria social de Marx e Lukcs na rea sustenta nossa investigao, sendo que o pensamento marxiano-lukacsiano um dos pilares de fundamentao terica da proposta curricular da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social ABEPSS e do Cdigo de tica da profisso. Palavras-chave: Ontologia, teoria social, fundamentos. ABSTRACT This theoretical essay aims to present preliminary considerations on the historical-materialist ontology and its influence on social work. The frequency of social theory of Marx and Lukacs in the area supports our research, and the marxian-lukacsian thought is one of the pillars of theoretical curriculum of the Brazilian Association of Education and Research in Social Work - ABEPSS and Professional Code of Ethics. Keywords: Ontology, social theory, foundations. 1. INTRODUO
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 1/13

11/09/13

00871.html

A formao profissional do Servio Social expressa nas Diretrizes Curriculares da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social ABEPSS, aprovadas em 1996, consubstancia o processo histrico que optou conscientemente por uma direo terica e poltica em desacordo com a tendncia dominante nas cincias sociais e reas afins. O prprio Cdigo de tica profissional de 1993 tambm expresso tico-poltica da opo que a profisso tomou nos ltimos anos. Escolha que em um primeiro momento pode parecer puramente poltica a incondicional defesa da causa da classe trabalhadora , mas quando observada com mais cuidado possui importante embasamento terico-cientfico. O que desejamos evidenciar a essncia terica dos rumos polticos que a profisso tomou nas ltimas dcadas, ou seja, a opo poltica, tica e tcnica-operativa do Servio Social brasileiro tem fundamentao baseado na teoria social que reconhece a realidade a partir das suas contradies e no ameniza esforos para o reconhecimento dos protagonistas nas lutas de classes. Reconhecemos que a grande virada dada por nossa profisso tem influncia direta da heterognea tradio marxista, aqui neste breve texto, buscaremos destacar elementos da teoria social do marxista hngaro Gyrgy Lukcs. Gyrgy Lukcs, alm de pensador influente em diversas reas do conhecimento, foi disciplinado militante, e esteve ligado diretamente a prtica poltica, jamais desvinculando sua obra intelectual da realidade concreta do movimento comunista. Por isso, ressaltamos a importncia do estudo no apenas da obra marxiana-lukacsciana e o conjunto de interaes das categorias tericas, mas para compreend-las na sua profundidade, imprescindvel o reconhecimento das condies scio-histricas, objetivas e subjetivas, no qual se desenvolveu determinada teoria social. impossvel pensar Lukcs e sua obra sem, necessariamente, interlig-la com a conjuntura temporal vivida pelo autor, ou seja, o contexto histrico poltico-econmico do seu tempo. Como evidncia, tanto Marx quanto Lukcs, a vida social impe determinantes objetivos aos homens. So as condies em que nascem que vo determinar o que sero, e s atravs da ao consciente e crtica os homens sero capazes de transformar tais condies objetivas ao qual foram submetidos desde o seu nascimento, ou seja, todo pensamento humano de alguma maneira vinculado realidade concreta e a prtica cotidiana. Lukcs (2009, p.122) em um breve texto da dcada de 1950 disse: Foram poucas as personalidades de importncia histrica em face das quais se pode constatar, como no caso em Marx, uma to estreita coincidncia do desenvolvimento individual e do desenvolvimento global da sociedade. Contudo, compreender a influncia e relevncia de Marx e Lukcs para os tempos atuais, e mesmo para uma rea especfica como o Servio Social, implica em aprofundar-se nos complexos da vida social de uma temporalidade determinada, pois como afirma Netto:
O valor de um complexo filosfico reside no grau de articulao que consegue estabelecer entre a resposta que fornece s questes colocadas pela sua insero histrica num tempo e numa sociedade determinados e a ampliao da problemtica e das solues que introduz no interior do conjunto cultural de que, de uma forma ou de outra, herdeiro. (NETTO, 1981, p.25).

Dessa forma, desvincular a obra lukacsiana de sua temporalidade especfica, ou seja, analis-la de forma a-histrica, nos leva a sucumbir diante de avaliaes precipitadas que exigem solues a problemas que no estavam postos em seu tempo, cometendo, assim, uma sria
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 2/13

11/09/13

00871.html

injustia intelectual. Ainda segundo Netto (1981, p. 25-26): O valor de um pensador radica [...] na medida em que elabora um conhecimento do seu tempo histrico-social de modo a desvelar, no emaranhado de fenmenos ocorrentes, o que nuclear e essencial para o ser social. Entendemos, portanto, que avaliar a contribuio lukacsiana para as cincias da humanidade (e o Servio Social), demanda compreender seu tempo histrico-social para que assim possamos entender o modo pelo qual nosso pensador tratou os problemas de sua poca e como, hoje, suas contribuies so fontes indispensveis para compreenso dos complexos da vida social. 2. O PROCESSO DE MATURAO DA ONTOLOGIA HISTRICO-MATERIALISTA Compreendemos que o processo de amadurecimento intelectual de Lukcs , sem dvida, marcado por diversos pontos de ruptura, de apropriaes e reelaboraes tericas, mas que aqui iremos focar na sua ltima grande obra: Ontologia do ser social. Lukcs sempre esteve envolto em um meio intelectual muito intenso e passou por vrias fases intelectuais, com influncia de matrizes tericas distintas. Todas elas, marcadas pela situao poltica mundial. sabido que os acontecimentos polticos entre os anos de sua trajetria de vida (1885-1971), sempre tiveram grande importncia no desenvolvimento de sua obra. No final do sculo XIX, nosso autor ainda em sua juventude intelectual, possua matriz terica neokantiana. Frederico (1997) nos diz que, at ento na sua juventude neokantiana, sua principal angustia era: a impossibilidade de realizao de valores vitais em um mundo degradado, ou seja, a realizao do potencial do homem era negada pela misria humana. Nesse momento, j havia em Lukcs, embora ainda como necessidade tica, a recusa do mundo burgus. Em um texto de carter autobiogrfico de 1933. Intitulado Meu caminho para Marx , Lukcs afirma ter tido seu primeiro contato com Marx ainda sob um olhar sociolgico, de base filosfica kantiana:
Foi ao terminar os meus estudos secundrios que se deu o meu primeiro encontro com Marx (com o Manifesto Comunista). A impresso foi extraordinria e, quando estudante universitrio, li ento algumas obras de Marx e Engels (como, por exemplo, O 18 Brumrio, A Origem da Famlia) e, em particular, estudei a fundo o primeiro volume de O Capital. Esse estudo me convenceu rapidamente da exatido de alguns pontos centrais do marxismo. Em primeiro lugar, fiquei impressionado com a teoria da mais-valia, com a concepo da histria como histria da luta de classes e com a articulao da sociedade em classes. Naquele momento, como bvio no caso de um intelectual burgus, essa influncia se limitou economia e sobretudo sociologia. Considerava a filosofia materialista no distinguia o materialismo dialtico do no dialtico completamente superada, enquanto teoria do conhecimento. A tese neokantiana da imanncia da conscincia ajustava-se perfeitamente minha posio de classe na poca; no a submetia a qualquer exame crtico, mas aceitava-a passivamente como ponto de partida de toda e qualquer colocao do problema gnosiolgico. (LUKCS, 1988, p. 91-92).

Segundo Netto (1981, p.39): A transio do perodo neokantiano ao pr-marxista assinala a passagem de um estgio intelectual pr-dialtico a outro, onde a concepo de realidade como um conjunto dotado de movimento e fluidez conduz ao abandono da preocupao metodolgica formalista tpica da tradio kantiana [...]. O prprio Lukcs (1988) relata que o seu idealismo subjetivo o conduziu crise filosfica, mas que essa crise, apesar de ele prprio no estar ciente dela, foi objetivamente determinada pela manifestao mais forte das contradies imperialistas e teve como estopim a Primeira Guerra Mundial. Afinal, tratava-se de uma guerra imperialista que aprofundou e brutalizou a crise geral do mundo burgus.
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 3/13

11/09/13

00871.html

O contato com Hegel instrumentaliza Lukcs para uma viso dinmica da realidade histrica. Reparemos como Lukcs descreve esse perodo de transio do seu pensamento:
O meu segundo estudo intenso de Marx comea com a minha compreenso, cada vez maior, do carter imperialista da Guerra, com o aprofundamento dos meus estudos de Hegel [...] Os escritos filosficos da juventude de Marx passaram a ser o ponto central do meu interesse [...] Desta vez, porm, no se tratava de um Marx visto da lente de Simmel, mas atravs da perspectiva hegeliana. Marx deixava de ser o eminente especialista, o economista e socilogo; j comeava a delinear-se para mim o grande pensador, o grande dialeta. (LUKCS,1988, p.93).

A resoluo da Revoluo Russa de 1917 provoca em todo mundo diversas consequncias, e no poderia ser diferente em Lukcs. Se antes Lukcs atravessava uma severa crise intelectual, agora a polarizao poltica da luta de classes global tambm o compelia definir-se de maneira mais clara. Contudo, a influncia hegeliana em nosso autor, o fez compreender o socialismo atravs de lentes idealistas, segundo Netto:
A crise intelectual de Lukcs, se resolve, pois com a emergncia da alternativa socialista. Mas se trata de um socialismo mais desejado do que real: Lukcs v nele, antes que o umbral da forma de sociedade humana esclarecido por Marx, o tribunal da Histria postulado por Hegel. (NETTO,1981, p.35).

Esse perodo de primeira adeso ao marxismo ser classificado por muitos estudiosos da obra lukacsciana como perodo de um marxismo messinico, utopista e de apelo tico, justamente por ausncia de uma base materialista capaz de reverter sua influncia hegeliana. Em 1918, Lukcs adere ao Partido Comunista Hngaro. Consideramos os acontecimentos de 1918 como um ponto de ruptura do pensamento de Lukcs, que segundo Konder (1980) foi mais drstica que a ruptura anterior, marcando uma nova fase para o pensador hngaro, decisiva para toda sua trajetria, ou seja, o ingresso de Lukcs no PC hngaro ir marcar os seus prximos cinquenta e trs anos. Momento marcado como ruptura drstica e decisiva na obra de nosso autor, mas que imediatamente no significou a assimilao mais profunda do marxismo enquanto mtodo, j que suas matrizes filosficas anteriores continuam marcando esse perodo, mesmo com essa caracterstica contraditria, possvel encontrar nessa fase elementos que convergem com o Lukcs anterior. A obra Histria e conscincia de classe escrita em 1922 por Lukcs, depois da queda do regime revolucionrio na Hungria, um marco na vida e obra do autor, configura-se como uma obra extremamente polmica. Mesmo tendo grandes mritos e influenciado muitos dos principais pensadores do sculo XX[1], Histria e Conscincia de Classe foi alvo de speras crticas e seria repudiada por Lukcs anos depois [2]. Tanto que num primeiro momento o repdio sua prpria obra era resultado, principalmente, por presses vindas das formulaes tericas dos membros da III Internacional, e logo em seguida, ao aprofundar seus estudos, sua autocrtica era de carter terico, ou seja, ao longo da dcada de 1930, Lukcs romperia gradualmente com as concepes subjetivistas de sua obra. Em 1930, Lukcs se transfere para Moscou e vai trabalhar no Instituto Marx-Engels e tem acesso a obras inditas que muitos intelectuais da tradio marxista no tiveram. Destacamos o acesso aos originais dos Manuscritos econmico-filosficos. Lukcs encontra nessa obra o subsdio necessrio para reavaliar a relao entre Hegel e Marx. Essa reviravolta terica ajudou-o a romper com as concepes filosficas defendidas durante a dcada de 1920, as antigas ideias sobre o sujeito-objeto nico entram em crise com a leitura dos Manuscritos econmico-filosficos .
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 4/13

11/09/13

00871.html

(FREDERICO, 1997). Alm dos Manuscritos , Lukcs tem acesso a escritos de Lnin que iro contribuir tambm para a correta interpretao da relao entre Marx e Hegel, como Konder afirma:
Outra poderosa impresso lhe vem da leitura dos Cadernos Filosficos de Lnin [...] O filsofo hngaro descobre em Lnin um apoio inestimvel para sua defesa da importncia que a herana hegeliana tem para os marxistas. Entusiasma-o a afirmao de Lnin de que impossvel compreender plenamente O capital de Marx sem antes ter estudado a Lgica de Hegel. (KONDER,1980, p.64).

Imerso em novos estudos que potencializaram sua compreenso sobre Marx e Hegel, Lukcs consegue superar o espiritualismo que fez com que suas posies fossem taxadas de hegelianas ou idealistas durante a dcada de 1920. Esse novo estudo ser basilar na obra de Lukcs at o final de sua vida, e ter particular influncia na construo da sua compreenso ontolgica da obra de Marx. A correta compreenso das categorias econmicas como fundamentos para o entendimento do ser social ser ponto fulcral no desvendamento lukacsiano das falsificaes e engessamentos stalinistas das categorias tericas marxianas. O fenmeno stalinista entendido de forma radicalmente diferente por Lukcs, diferente dos tradicionais e dogmticos trotskistas, Konder afirma que:
Para Lukcs, o stalinismo no pode ser compreendido a partir da pessoa de Stlin: deve ser caractetizado e combatido como um mtodo. E um dos traos essenciais desse mtodo a adaptao pragmtica, cnica, da elab orao terica e estratgica s necessidades imediatas da ttica. O stalinismo um oportunismo taticista. (KONDER, 1980, p.95).

A primeira crtica ao dogmatismo dentro do marxismo feita por Lukcs foi destinada a Bukhrin[3], durante os anos de Histria e Conscincia de Classe. A polmica do incio dos anos de 1920 vai permanecer com Lukcs nos anos 1930, depois de sua reviso terica e pelos prximos anos, at o fim de sua vida. desde os anos 1920 que Lukcs, incansavelmente, afirma o necessrio combate s adoes pragmticas, dogmticas, tecnicistas das categorias marxianas, que acabam por engessar, cristalizar e falsificar o mtodo marxista. O que Lukcs combate o positivismo mecanicista e determinista que permaneceu encrustado na elaborao terico-poltica dos pensadores comunistas da II e III Internacional, levando-os a srios equvocos estratgicos e tticos. evidente a continuidade do marxismo dogmtico, de Plekhanov a Bukhrin, at o stalinismo. Naquele perodo existia, entre os intelectuais marxistas, um clima de esperanas renovadoras. Porm, para Lukcs, pouco a pouco suas expectativas e projees foram se perdendo, j que suas descobertas filosficas no puderam ser plenamente somadas ao conhecimento humano, pois qualquer concepo que se afastasse do padro hegemnico se chocava com uma inflexvel e opressiva resistncia. Segundo Lukcs (1988), na poca havia uma crena de que tal dogmatismo era passageiro e que tal resistncia no era mais do que resqucios presentes de um passado ruim, contudo, na medida em que as tendncias contrrias renovao e o progresso do pensamento marxista se afirmavam, mais percebiam que elas recebiam um forte apoio burocrtico. A falsa crena nessa casualidade no podia perdurar, Lukcs relembra que:
Foi necessrio reconhecer que a origem do confronto das correntes progressistas, que enriqueciam a cultura marxista, com a opresso dogmtica de uma burocracia tirnica sobre todo pensamento autnomo, deveria ser buscada no prprio regime de Stlin e, portanto, tambm, na sua pessoa.
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 5/13

11/09/13

00871.html

(LUKCS, 1988, p.97).

Existe uma linha de conexo dentro do pensamento marxiano que liga Plekhanov Kautsky, Bukhrin e Stlin[4] entre outros. As linhas deformativas do pensamento original de Marx no foram, no tempo de Lukcs, e no so ainda casuais ou meramente passageiras. Lukcs, sobretudo, preocupava-se em oferecer tradio marxista a anlise da realidade e extrair da objetividade social o real movimento da matria. Para Konder:
[...] contribuir para um renascimento do marxismo. Sua ambio a de ajudar os marxistas a aprofundarem o conhecimento da realidade atual, que eles querem transformar, porm ao mesmo tempo o filsofo est firmemente convencido de que tal avano s possvel com a recuperao do verdadeiro pensamento de Marx, sua essncia viva, que sofreu grandes deformaes na elaborao tericas dos marxistas ao longo das dcadas que se seguiram morte de Lnin. (KONDER, 1980, p.98)

Essa a obra da vida de Lukcs, o seu principal questionamento. Como todo ilustre pensador tem um grande problema, a tarefa que Lukcs ps a si mesmo no foi pequena, o seu desafio era o de superar anos de deformao e dogmatismo causado pelas tendncias positivistas dentro do marxismo. Para isso, desde a dcada de 1920, Lukcs polemiza dentro do movimento comunista, afirmando a necessidade de resgatar a herana hegeliana da dialtica marxista. A incompreenso da importncia da herana crtica da filosofia hegeliana, fez com que Lukcs acabasse tendendo, no ao marxismo realmente dialtico ao qual pretendia chegar, mas uma verso idealista desse marxismo ao qual nos referimos anteriormente. com um longo processo de estudo e pesquisa terica que Lukcs comear o projeto verdadeiro de renovao do marxismo, de resgate de seu fundamento filosfico, combatendo uma a uma todas as deformaes da obra de Marx, elaborando uma leitura da obra marxiana que a situa claramente dentro do campo do conhecimento humano. quando Lukcs, j no fim da vida, ainda tem flego para elaborar a Ontologia do ser social. Ao fundar a ontologia histrico-materialista, dentro da tradio marxista, Lukcs [...] rompe, de vez, com a concepo espiritualista de totalidade [...] (FREDERICO, 1997, p.27-28), que marcou sua obra na dcada de 1920. Centrado na compreenso do processo de produo e reproduo da vida social, Lukcs desenvolveu a perspectiva ontolgica da teoria social de Marx. Em que as categorias econmicas utilizadas por Marx do luz para entender o processo de produo e reproduo do ser social sob bases materialistas, como condio necessria de uma prtica social que v na direo da emancipao humana.

3. A ONTOLOGIA HISTRICO-MATERIALISTA DE LUKCS


Lukcs (1979, p.11) sustenta firmemente que: qualquer leitor sereno de Marx no pode deixar de notar que todos os seus enunciados concretos, se interpretados corretamente, [...] so entendidos [...] como enunciados diretos sobre um certo tipo de ser, ou seja, so afirmaes ontolgicas. notrio que nosso autor oferece o ponto de vista ontolgico da obra marxiana. Contudo, Lukcs (1979) afirma que em Marx no h um tratamento especfico da ontologia. Da a prpria caracterstica histrica do marxismo, Marx nunca utilizou o termo ontologia, mas seus enunciados so ontolgicos, pois tratam substancialmente do ser. Apesar de iniciar enunciando a ontologia marxiana, Lukcs comea uma elaborao do
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 6/13

11/09/13

00871.html

porque dessa ontologia, e para isso comea a arquitetar um raciocnio que fundamente sua afirmao. Diz Lukcs (1979), que mesmo criticamente, indubitvel que a filosofia hegeliana o ponto de partida marxiano. Segundo ele, a filosofia hegeliana:
[...] move-se dentro de uma certa unidade, determinada pela ideia de sistema, entre ontologia, lgica e teoria do conhecimento; o conceito hegeliano de dialtica implica, no prprio momento que pe a si mesmo, uma semelhante unificao e, inclusive, tende a fundir uma coisa com a outra. (LUKCS, 1979, p.11).

Portanto, a inexistncia da distino esquemtica no tratamento dos problemas, sejam eles gnosiolgicos, ticos ou ontolgicos, uma caracterstica inerente dialtica hegeliana, e o jovem Marx em seus primeiros escritos sob influncia de Hegel, no teria qualquer condio de conscientemente produzir uma ontologia. (LUKCS, 1979) Apesar de destacar de maneira incisiva o ponto de partida da ontologia marxiana a partir da filosofia clssica alem em particular a dialtica hegeliana , Lukcs no parte para essa questo de maneira completamente abstrata, muito pelo contrrio, ele caminha para uma reconstruo terica da apropriao crtica de Marx dessa herana terico-filosfica. Reconstruo histrica e terica[5] imprescindvel para a plena compreenso do mtodo dialtico materialista. E que, portanto, nos dar grande serventia para compreender efetivamente, desde sua gnese, o mtodo marxiano de anlise da sociedade capitalista. Da gnese do mtodo marxiano, Lukcs (1979, p.11-12) afirma: [...] tanto Marx quanto Engels, no processo de separao consciente de Hegel, pem no centro da argumentao e de sua polmica, e com toda razo, a oposio decisiva entre o idealismo hegeliano e o materialismo por eles renovado [...]. O incio da superao[6] do idealismo hegeliano, assim, teve como centro, a polmica histrica travada por Marx e Engels, entre o materialismo em processo de renovao e o at ento hegemnico idealismo de Hegel. Mesmo sendo essa a polmica central que de fato superou o idealismo hegeliano com fundao da ontologia histrico-materialista, no era essa a discusso central do tempo de Marx, mas as diversas tendncias da juventude hegeliana, cada qual reivindicando para si a superao de Hegel[7]. Lukcs demonstra que Marx no s desempenhou o passo de apropriao crtica da dialtica hegeliana, mas tambm desmistificou todas as concepes equivocadas de seus adversrios da juventude hegeliana, Lukcs (1979) nos diz, inclusive, que Marx durante as grandes tenses nos impasses com os hegelianos de esquerda (Bruno Bauer e Stirner), nunca identificou o idealismo deles com o idealismo de Hegel. Nesse processo presente a virada filosfica provocada por Feuerbach, para Lukcs:
No h dvida que a virada provocada por Feuerbach no processo de dissoluo da filosofia hegeliana teve carter ontolgico; e isso porque, naquele momento, pela primeira vez na Alemanha, foram confrontados abertamente com efeitos extensos e profundos o idealismo e o materialismo. (LUKCS, 1979, p.12).

O passo dado por Feuerbach, apesar dos limites, foi fundamental do ponto de vista do salto ontolgico dado na filosofia clssica alem. Porm sem dvida, a valorizao que deve ser dada a Feuerbach advm da sintetize desse processo, ou seja, apropriao crtica realizada por Marx, o reconhecimento dos seus limites, em cada momento, foi condio necessria para a fundao da ontologia marxiana. Lukcs (1979) aponta a impossibilidade de conhecer com clareza se, e at que ponto, a filosofia feuerbachiana foi determinante para a maturao da ontologia marxiana, mas destaca que Marx j havia se posto favorvel s ideias anti-religiosas e a ontologia da natureza logo.
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 7/13

11/09/13

00871.html

O juzo de Marx sobre Feuerbach, portanto, tem um duplo carter: o reconhecimento de sua virada ontolgica como nico ato filosfico srio desse perodo; e, ao mesmo tempo, a constatao de seus limites, ou seja, o fato de que o materialismo alemo feuerbachiano ignora completamente o problema da ontologia do ser social. O que no indica apenas a lucidez e a universalidade filosficas de Marx; essa tomada de posio ilumina tambm seu primeiro desenvolvimento, o posto central que nele assumiam os problemas ontolgicos do ser social. (LUKCS, 1979, p.13).

O essencial no assentado julgamento de Marx a respeito do materialismo feuerbachiano a sua capacidade sinttica, de negao simultnea a apropriao dialtica. o reconhecimento da positividade da ontologia da natureza de Feuerbach, a identificao de tendncias idealistas no que se refere s formulaes histricas, e o redirecionamento no caminho da ontologia do ser social, da compreenso autoconstruo do gnero humano. A chave da crtica marxiana filosofia clssica alem e o incio da maturao da ontologia j se encontra embrionria desde a sua Dissertao de doutoramento, isso porque Lukcs (1979) afirma que mesmo naquele momento, em que se deparava com problemas que no estava instrumentalizado para resolver, Marx no admitia a existncia de algum Deus e que a veracidade, o critrio final do reconhecimento do ser ou no-ser social de um dado fenmeno s pode ser a realidade. A grande questo que Lukcs (1979) pe a respeito disso que Marx no aceitava a viso kantiana que desligava a necessidade da existncia do ser para sua representao gnosiolgica, ou seja, Kant garantia autonomia s representaes ideais, um conhecimento existente em-si independente se o conhecimento representa de fato algo na realidade. No situado sistematicamente dentro das tendncias filosficas, Marx no admite o desligamento kantiano do conhecimento e do ser, da representao e da realidade. A crtica feita pelo jovem Marx a Hegel, que se gestou na dcada de quarenta no sculo XIX, segundo Lukcs (1979), exigi uma investigao ontolgica das entidades sociais e, simultaneamente, desconstri a investigao hegeliana embasada num esquema lgico. Essa investigao ontolgica, que como posto, tem como critrio ltimo a realidade, tem como tendncia, inicialmente parcial e que vai se desenvolvendo de forma cada vez mais avanada, o sentido de compreender concretamente a formao e todas as conexes do ser social. Como gnese compreendida filosoficamente, Lukcs (1979) afirma que o ponto inflexivo do jovem Marx ser materializado nos seus estudos econmicos. Pela compreenso ontolgica lukacsciana, o fundamento dessa descrio ontolgica do ser social ter grande expresso:
[...] nos Manuscritos Econmico-Filosficos, cuja originalidade inovadora reside, no em ltimo lugar, no fato de que, pela primeira vez na histria da filosofia, as categorias econmicas aparecem como as categorias da produo e da reproduo da vida humana, tornando assim possvel uma descrio ontolgica do ser social sobre bases materialistas. (LUKCS, 1979, p.15).

Dessa forma, Lukcs resgata o verdadeiro significado do ponto de inflexo marxiano, o seu significado ontolgico, abandonado pelo marxismo do sculo XX. A ontologia do ser social no se limita a descrio filosfica e abstrata, mas demonstra como Marx descreve o ser social sob bases materialistas, concretas e reais, utilizando-se das categorias econmicas, do processo de produo e reproduo da vida social. o estudo da economia poltica que ir dar subsdio real e concreto para Marx afirmar a explorao do homem pelo homem, afirmar a misria humana e a alienao, que antes eram descritas de forma abstrata e difusa pelos pensadores da poca. Em outras palavras, Marx produz uma cincia totalizante para a compreenso da sociedade moderna. Ao afirmar tais compreenses a respeito de Marx, Lukcs (1979) no s utiliza-se do correto
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 8/13

11/09/13

00871.html

fundamento filosfico, da pesquisa terica da obra marxiana, mas tambm trata, paralelamente, de desmistificar as deformaes do marxismo, sejam elas da intelectualidade burguesa, ou dos prprios marxistas embebidos de inverdades a respeito de Marx. O combate s deformaes do marxismo est muito presente na ontologia, sobre as vises distorcidas que observam Marx como economicistas, Lukcs afirma:
[...] o fato de que a economia seja o centro da ontologia marxiana no significa, absolutamente, que sua imagem do mundo seja fundada sobre o economicismo. (Isso surge apenas em seus epgonos que perderam toda noo do mtodo filosfico de Marx; um fato que contribuiu bastante para desorientar o marxismo no plano filosfico.). (LUKCS, 1979, p.15).

A economia traz o problema central para a compreenso do ser social, e que portanto, basilar em toda ontologia marxiana, j que o entendimento do ser social perpassa por sua gnese e desenvolvimento, pela sua produo e reproduo. Segundo Lukcs (1979), esse problema central, faz surgir tanto na vida humana como em todos os objetos e relaes a face dbia: a primeira de uma base material da natureza e a segunda da sua permanente transformao social. Para compreender essa base natural ineliminvel do ser social e suas mltiplas determinaes, bem como, sua perptua transformao, necessria uma categoria central, Lukcs (1979) revela ento o trabalho como a categoria que realiza essa mediao necessria entre a base natural e o processo de constituio do ser social, mediao entre o homem e a natureza. Sobre o trabalho, Lukcs diz:
Atravs do trabalho, tem lugar uma dupla transformao. Por um lado, o prprio homem que trabalha transformado pelo seu trabalho; ele atua sobre a natureza exterior e modifica, ao mesmo tempo, a sua prpria natureza; [...] Por outro lado, os objetos e as foras da natureza so transformados em meios, em objetos de trabalho, em matrias-primas, etc. (LUKCS, 1979, p.16).

O trabalho , portanto, a categoria de mediao que Marx utiliza na compreenso entre as diferentes esferas do ser. na transformao do ser inorgnico ao ser orgnico e posteriormente a metamorfose mediante o trabalho que a natureza humanizada, o ser humano transformando sua prpria natureza animalesca em ser social. Mesmo sendo agora um tipo de ser diferente, o ser social tambm orgnico, e que por sua vez tambm possui natureza inorgnica e mineral. O essencial em Lukcs a reconstruo filosfica do caminho trilhado por Marx. Marx utilizou-se da economia poltica para dar concreticidade s determinaes filosficas do ser social, para isso foi fundamental o processo de superao do idealismo hegeliano e apropriao crtica de sua dialtica, a crtica aos jovens hegelianos, a crtica e apropriao do materialismo feuerbachiano fundando, portanto, a ontologia histrico-materialista. Ontologia por tratar da gnese e desenvolvimento de um determinado ser; histrica porque compreende esse mesmo ser em perptuo movimento e transformao, ambos compreendidos de forma materialista, sendo a realidade o ponto de partida e de chegada, o critrio de veracidade cientfica. visvel que a tarefa histrica que Lukcs ps a si mesmo enquanto pensador foi a de reconstruir Marx por ele mesmo, de dar vida nova a dialtica marxiana abandonada pelo marxismo vulgar do sculo XX. No apenas de reconstruo das bases filosficas, mas tambm de renovao, entendendo que o processo de renovao e continuao do trabalho de Marx demanda que os marxistas abandonem as vises cristalizadas pelo dogmatismo neopositivistas encrustado em suas formulaes filosficas. Lukcs faz duplo movimento: ao mesmo tempo em que se empenha na renovao do marxismo, isto , a reconstruo ideal das novas determinaes
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 9/13

11/09/13

00871.html

objetivas da sociedade capitalista moderna, das quais Marx no pde analisar e descrever seu movimento; ele tambm precisa reconstruir o mtodo marxiano na sua concepo original para assim, dar luz a esse processo de renovao e compreenso dos novos quadros postos pela objetividade. Por isso, a compreenso da teoria marxiana como uma ontologia no mero capricho lukacsiano, e sim o necessrio entendimento filosfico que busca evidenciar sua real natureza dialtica repudiando qualquer forma de simplificao. Como Lukcs [8] afirma, o mtodo dialtico no o mesmo tipo de mtodo utilizado pelos cientistas sociais modernos, porque Marx extraiu seu mtodo da realidade, ao invs de aplic-lo nos fenmenos. 4. CONCLUSO A opo feita por nossa profisso, como dito anteriormente na introduo deste artigo, no foi fruto do acaso, e sim opo terico-poltica de ruptura com as principais tendncias hegemnicas nas cincias sociais. A materializao desse processo de ruptura tem grande expresso no Cdigo de tica Profissional de 1993, j que o prprio expressa o reconhecimento desse movimento: [...] construa-se um projeto profissional, que vinculado a um projeto social radicalmente democrtico, redimensionava-se a insero do Servio Social na vida brasileira, compromissando-se com interesses histricos da grande massa da populao trabalhadora (CFESS, 1993, p.02). Movimento esse que reconhecia os avanos do Cdigo de tica Profissional de 1986 frente ao conservadorismo anterior, mas as novas determinaes histricas impunham a necessidade de rev-lo no que tange a auxiliar a categoria no seu exerccio profissional cotidiano. Nesse processo de reviso perceptvel a influncia marxiano-lukacsiana. Segundo o documento, a prpria tica profissional [...] deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores so determinaes da prtica social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho (CFESS, 1993, p.02). Percebemos aqui como o princpio tico da profisso, expresso no Cdigo, possui fundamento ontolgico do ser social, de inspirao histrico-materialista, que possui uma categoria to central para a profisso, quanto a mediao necessria que Marx e Lukcs utilizam para compreender as determinaes especficas do ser social, o trabalho. Sobre o trabalho o Cdigo ainda afirma: mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleolgica, projetiva, consciente; por esta socializao que ele se pe como ser capaz de liberdade (CFESS, 1993, p.02). Temos exposto a base do pensamento ontolgico de Marx, as distines nticas das diferentes qualidades de ser, e as condies de transformao pela mediao do trabalho e o apontamento da possibilidade real e concreta de outro projeto societrio: Esta concepo j contm, em si mesma, uma projeo de sociedade - aquela em que se propicie aos trabalhadores um pleno desenvolvimento para a inveno e vivncia de novos valores, o que, evidentemente, supe a erradicao de todos os processos de explorao, opresso e alienao (CFESS, 1993, p.02). No h dvidas de que esse documento, fruto de intensos debates no interior da categoria, profundamente influenciado pela concepo marxiana-lukacsiana. A compreenso ontolgica da tica rompe com o moralismo cristo presente desde a gnese da profisso, na medida em que passa a enxergar os valores de dada sociedade como produtos histricos do modo de produzir e de
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 10/13

11/09/13

00871.html

ser de um tempo, e que, portanto, a transformao valorativa da sociedade demanda mudanas globais do modo de produo, demanda outro projeto societrio. Embora o documento que d luz prtica profissional tenha esse teor, uma ruptura com o conservadorismo no se faz apenas no Cdigo de tica da profisso, mas passa necessariamente por uma mudana na formao, por isso que as Diretrizes Curriculares da ABEPSS tambm expressa, dentre outras, essa opo poltica e terica da profisso. As Diretrizes Curriculares da ABEPSS aprovadas em 1996 definem as linhas gerais que deve seguir um curso de graduao em Servio Social, ou seja, apontam os contedos mnimos que o estudante deve compreender para atuar enquanto assistente social. Tais diretrizes so divididas em trs ncleos fundamentais de formao:
[...] o primeiro ncleo, responsvel pelo tratamento do ser social enquanto totalidade histrica, analisa os componentes fundamentais da vida social, que sero particularizados nos dois outros ncleos de fundamentao da formao scio-histrica da sociedade brasileira e do trabalho profissional. Portanto, a formao profissional constitui-se de uma totalidade de conhecimentos que esto expressos nestes trs ncleos, contextualizados historicamente e manifestos em suas particularidades. (ABEPSS, 1996, p.08).

Percebemos o quanto a prpria formao profissional est direcionada a uma perspectiva ontolgica, integrando a discusso da vida social sua totalidade histria e a particularidade brasileira e latino-americana. Vejamos qual o direcionamento do primeiro Ncleo, o Ncleo de Fundamentos Terico-metodolgicos da Vida Social:
[...] o primeiro ncleo, responsvel pelo tratamento do ser social enquanto totalidade histrica, analisa os componentes fundamentais da vida social, que sero particularizados nos dois outros ncleos de fundamentao da formao scio-histrica da sociedade brasileira e do trabalho profissional. (ABEPSS, 1996, p.09).

O tratamento do ser social de maneira histrico-materialista se apresenta novamente como necessrio e fundamental formao do assistente social. O Ncleo ainda objetiva: compreenso do ser social, historicamente situado no processo de constituio e desenvolvimento da sociedade burguesa, apreendida em seus elementos de continuidade e ruptura, frente a momentos anteriores do desenvolvimento histrico (ABEPSS, 1996, p.09). A ontologia histrico-materialista, vislumbrada por Lukcs, tem grande influncia nas diretrizes formativas da rea e no prprio eixo de atuao profissional. A contribuio lukacsiana na reconstruo dos fundamentos filosficos do marxismo, compreendidos como ontologia do ser social, no se resume teoria criada para compreender limitadamente a sociedade burguesa, e sim para compreender a vida em sociedade em todas as suas determinaes histricas particulares. Nessa perspectiva a economia entendida como fundamento materialista da filosofia; a dialtica do ser social compreende o trabalho como mediao central como categoria universal nas diversas formas de sociedade , mas que assume formas particulares. De acordo com as Diretrizes:
O trabalho assumido como eixo central do processo de reproduo da vida social, sendo tratado como praxis, o que implica no desenvolvimento da socialidade, da conscincia, da universalidade e da capacidade de criar valores, escolhas e novas necessidades, e, como tal, desenvolver a liberdade. A configurao da sociedade burguesa, nesta perspectiva, tratada em suas especificidades quanto diviso social do trabalho, propriedade privada, diviso de classes e do saber, em suas relaes de explorao e dominao, em suas formas de alienao e resistncia. (ABEPSS, 1996, p.10).
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 11/13

11/09/13

00871.html

Portanto, no nos restam dvidas a respeito da importncia de Marx e Lukcs para o Servio Social brasileiro, j que toda a essncia da profisso est embebida diretamente por essa teoria social. imprescindvel que as pesquisas e formulaes em nossa rea procurem assumir ao mximo o carter cientfico[9] da perspectiva ontolgica histrico-materialista. Dizer no a cincia apologtica desvinculada da realidade social, buscar a matriz materialista que tenha a realidade como critrio ltimo e resgatar os fundamentos mais essenciais da dialtica materialista, enquanto mtodo extrado do prprio movimento da realidade, a tarefa posta ao Servio Social na atual quadra histrica de crise do capital e misria ideolgica. REFERNCIAS ABEPSS (Associao brasileira de ensino e Pesquisa em Servio Social). Diretrizes Gerais para o curso de Servio Social (Texto na ntegra aprovado em assemblia em novembro de 1996). Rio de Janeiro, 1996. BARROCO, M. L. tica e Servio Social: fundamentos ontolgicos. So Paulo: Cortez, 2001. CFESS. Cdigo de tica do assistente social. Disponvel em: <http://www.cfess.org.br>. Acesso em: 25 nov. 2005. FREDERICO, C. Lukcs: um clssico do sculo XX. So Paulo: Ed. moderno, 1997. 112 p. KONDER, L. Lukcs. Porto Alegre: L&PM, 1980. LUKCS. Meu caminho para Marx. In: Marx Hoje : cadernos ensaio. So Paulo: Ensaio, 1988. ______. O jovem Marx e outros escritos. Carlos Nelson Coutinho e Jos Paulo Netto (orgs.). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. ______. Ontologia do Ser Social: os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. So Paulo: Cincias Humanas, 1979a. MARX, K. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo Editorial, 2004. ______.; ENGELS, F. A ideologia alem. 11. ed. So Paulo: Hucitec, 1999. NETTO, J. P. Lukcs: tempo e modo. In: Lukcs, G. Sociologia. So Paulo: tica, 1981. Jos Paulo Netto (org). (Grandes cientistas sociais, n. 20).

[1] Segundo Konder (1980, p.50-51): As observaes de Lukcs sobre a Reificao viriam a influir, de variadas

maneiras, no pensamento de diversos intelectuais importantes do nosso sculo, tais como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Jrge Habermas, Walter Benjamin, Alfred Schmidt, Leo Kofler, Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Lucien Goldmann, Perry Anderson e Paul Baran, entre outros. [2] Segundo Frederico (1997, p.14): Pressionado por todos os lados, o autor renegou o livro, que s teria outra edio autorizada mais de quarenta anos depois, em 1967 (a edio francesa, de 1960, foi feito revelia).
[3] Konder (1980, p.56-57): Lukcs reprova em Bukhrin uma caracterstica que poucos anos mais tarde viria a

se tornar, sob Stlin, um mtodo bastante difundido na maneira dos comunistas travarem a chamada batalha das ideias: a tendncia a simplificar excessivamente os problemas. Mas reprova, sobretudo, o vezo positivista de supervalorizar a tcnica: elemento ideolgico perigoso, no qual Lukcs farejava (ainda abstratamente) um possvel ponto de apoio para procedimentos manipulatrios [...] Para fundamentar sua concepo positivista da tcnica, Bukhrin, segundo Lukcs, reduz o marxismo a uma sociologia e despreza a herana da filosofia
file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html 12/13

11/09/13

00871.html

clssica alem (isto , a dialtica).


[4] Sobre a anlise lukacsiana do stalinismo Konder afirma (1980, p.95): O stalinismo, com a sua rejeio das categorias dialticas de extrao hegeliana, no trabalhava com o conceito de mediao: reconhecia-o formalmente, porm jamais o empregava, pois suprimia de suas anlises as mltiplas mediaes que articulam os diferentes nveis da realidade, a fim de apresentar uma imagem deliberadamente simplificada do real e manter procedimentos manipulatrios.
[5] Em seu ensaio O jovem Marx Sua evoluo filosfica de 1840 a 1844, Lukcs aponta a necessidade de resgatar

o caminho que Marx percorre na superao de Hegel at a fundao do materialismo histrico-dialtico: A partir dos anos 1920, graas a publicao de importantes manuscritos, tornou-se acessvel para a pesquisa cientfica o processo de formao do jovem Marx: apesar disso, ns, marxistas, no reexaminamos de modo aprofundado e exaustivo o curso e as fases da evoluo de Marx, desde seu jovem hegelianosmo at a fundao do materialismo histrico e dialtico. O que falta at hoje, sobretudo, uma minuciosa monografia na qual sejam reconstrudas as diversas etapas da superao, pelo jovem Marx, da dialtica idealista de Hegel: esta carncia causa graves carncias para nossa tentativa de sntese global (LUKCS, 2007, p.121). Nesse ensaio da dcada de 1950, Lukcs no menciona a ontologia, at porque essa concepo ainda no estava amadurecida, mas j visvel sua preocupao em retomar os fundamentos filosficos em Marx, de modo revigorar a importncia da filosofia clssica alem, ou seja, a importncia da dialtica. [6] Sobre o processo de Marx na superao do idealismo, Lukcs afirma: [...] a crtica revolucionria de Hegel traz consigo inseparavelmente a superao de Feuerbach, ou seja, a extenso da crtica materialista doutrina hegeliana da sociedade, ampliao da explicao materialista do mundo da natureza s relaes sociais, a passagem da crtica da religio crtica da poltica, a superao da concepo antropolgica abstrata do homem prpria de Feuerbach como fruto mais importante de todo processo a criao da dialtica materialista como metodologia e concepo do mundo. Portanto o materialismo dialtico de Marx expressa, em relao a toda a filosofia anterior, inclusive a de seus predecessores mais imediatos, precisamente Hegel e Feuerbach, algo qualitativamente novo; seu surgimento foi uma verdadeira revoluo da histria da filosofia e um salto qualitativo (LUKCS, 2007, p.144). [7] A polmica travada por Marx e Engels (2009) contra os jovens hegelianos teve grande expresso na Ideologia Alem, em que a subsuno de todo problema poltico, jurdico ou moral em problemas religiosos era o erro central daqueles pensadores, mas no s suas respostas aos problemas da filosofia estavam incorretas, e sim suas prprias questes estavam mistificadas. [8] Lukcs ir sustentar a questo mtodo calcado na afirmao de Lnin. Segundo Konder (1980), o filsofo repetiu at o fim da vida as afirmaes de Lnin a respeito da dialtica em O Capital e da importncia de Hegel para a efetiva compreenso para compreend-lo, Lnin diz: Mesmo que Marx no nos tenha deixado uma Lgica [...] ele nos deixou porm a lgica de O Capital [...] (LENIN apud LUKCS, 1979, p.32). [9] Segundo Lukcs (1979, p.27): [] Marx criou uma nova forma tanto de cientificidade quanto de ontologia; uma forma destinada a superar no futuro a constituio profundamente problemtica, apesar de toda a riqueza dos fatos descobertos, da cientificidade moderna.

file:///C:/Users/Cristiano Costa/Documents/ENPESS/ENPESS 2012/trabalhos/00871.html

13/13

S-ar putea să vă placă și