Sunteți pe pagina 1din 9

PROJECTO INTERGERACIONAL AVS E NETOS

Outubro de 2009
Hlder Longras Joana Costa Marlene Gonalves
1

ndice

1 - Fundamentao Terica.1 2 - Enquadramento/Contextualizao...... 1 3 - Entidade Promotora... 2 4 - Destinatrios... 2 5 - Plano de Aco... 2 6 - Contedos........5 7- Estratgias de Interveno.....5 8 - Frequncia, Horrio e Divulgao.....5 9 - Cronograma......6 10 - Avaliao...... 6 11 - Bibliografia....7 12 - Anexos. 8

1- Fundamentao Terica A velhice no est separada do resto da vida que a precede: a continuao da nossa infncia, juventude, maturidade. (Bobbio, 1997 cit in Ferreira, 2004). O estudo sobre a velhice e o envelhecimento - a gerontologia - tem-se tornado, de facto, cada vez mais relevante, dado que a populao est a envelhecer e a esperana mdia de vida a aumentar. Alm disso, o envelhecimento faz parte do viver (Ferreira, 2004), pelo que far todo o sentido tornar esse processo num processo de desenvolvimento. Desta forma, os Projectos Intergeracionais revestem-se de extrema importncia e sentido. Assim, segundo Dortmund (1999), algumas das caractersticas essenciais para o sucesso de Programas Intergeracionais so: Demonstrar benefcios mtuos para os participantes das vrias idades; Envolver mltiplas geraes tendo que incluir pelo menos duas geraes no adjacentes ou de parentesco; Promover a consciencializao crescente e compreenso entre geraes mais novas e mais velhas e o aumento da auto-estima para ambas; Desenvolver relaes intergeracionais.

O Projecto Avs & Netos pretende contemplar todas estas caractersticas. Pensar em grupos intergeracionais pensar, tambm, no que os seus membros tm para oferecer uns aos outros, sem paternalismo ou proteccionismo (Silveira, 2002).

2- Enquadramento/ contextualizao O idoso, alm de ter de lidar com todas as perdas inerentes ao processo de envelhecimento, quer a nvel fsico, quer cognitivo, tem tambm de enfrentar perdas em termos sociais muitas vezes vive s, pode no possuir retaguarda familiar, pode perder estatuto profissional e o reconhecimento como sendo til para a sociedade, etc. Assim, urge desenvolver um trabalho direccionado ao combate de tais problemas, uma vez que o envelhecimento exprime ao mesmo tempo uma ideia de perda e outra de aquisio (Messy, 19993 cit in Ferreira, 2004). Desta forma, um Projecto Intergeracional, como o apresentado aqui, deve tentar promover a segunda, encarando o envelhecimento de forma positiva como o resultado e o prolongamento de um processo. A criana, por seu lado, est a crescer, a adquirir competncias, a construir a sua personalidade, a edificar a sua viso do mundo e a sua postura perante ele. Encontra-se,

portanto, num perodo de grande plasticidade e permeabilidade, pelo que a interaco com o idoso poder incrementar e enriquecer o seu processo de construo e desenvolvimento. A Santa Casa da Misericrdia de Barcelos um contexto privilegiado para a implementao de um Projecto Intergeracional, uma vez que possui respostas sociais direccionadas para a Infncia e para a Terceira Idade.

3- Entidade Promotora A Entidade Promotora do Projecto Avs e Netos a Santa Casa da Misericrdia de Barcelos, sendo que este coordenado pelas Psiclogas das valncias de Infncia e Idosa, Joana Costa e Marlene Gonalves, respectivamente, e o Socilogo Hlder Longras.

4- Destinatrios Este projecto destina-se aos utentes das Valncias de Infncia e Idosa da Santa Casa da Misericrdia de Barcelos.

5- Plano de aco O Plano de Aco deste projecto apresentado esquematicamente, nos Quadros 1 e 2, expostos de seguida.

Objectivo Geral

Objectivos Especficos

Actividades

Resultados Esperados

Avaliao

Fomentar a interrelao entre as crianas e os idosos utentes da SCMB;

Reforar a relao scio-afectiva entre os participantes at Junho de 2010;

Promoo do desenvolvimento global das crianas e dos idosos utentes da SCMB.

Promover competncias sociais, de organizao e de resoluo de problemas; Correspondncia Vai Vem Saberes e Sabores Encontro Intergeracional Promover o desenvolvimento da linguagem; Festa Final Exposio

Dotar de competncias sociais, de organizao e de resoluo de problemas os participantes at Junho de 2010;

Promover qualidade nas actividades de vida diria dos idosos;

Aumentar a qualidade nas actividades de vida diria dos idosos at Junho de 2010;

Observao naturalista; Questionrio intermdio e final de avaliao de satisfao.

Melhorar as competncias lingusticas at Junho de 2010;

Promover a autoestima;

Aumentar a autoestima dos participantes at Junho de 2010; Aumentar o conhecimento inter e intragrupal at Junho de 2010; Aumentar as competncias cognitivas dos participantes at Junho de 2010.

Promover o conhecimento inter e intragrupal;

Promover o desenvolvimento cognitivo.


Quadro 1. Plano de Aco Avs e Netos

Actividade

Descrio Troca de correspondncia entre grupos de idosos e de crianas atravs da qual os participantes enviam postais, cartas, onde falam de si, contam novidades, enviam pequenas histrias (inventadas ou verdadeiras), receitas culinrias, presentes simblicos, etc.

Periodicidade

Recursos Humanos e Fsicos

Correspondncia Vai Vem

Trimestral.

Coordenadores do Projecto, Directoras Tcnicas, Educadoras, Auxiliares e Motorista. Sala, envelopes, selos e material para dinmicas de grupo. Coordenadores do Projecto, Nutricionista, Directoras Tcnicas, Educadoras, Auxiliares e Motorista. Sala, envelopes, selos e material para dinmicas de grupo. Refeitrio com material de cozinha e ingredientes a definir. Coordenadores do Projecto, Directoras Tcnicas, Educadoras, Auxiliares, Motorista e outros. Carrinha e outros a definir. Coordenadores do Projecto, Directoras Tcnicas, Educadoras, Nutricionista, Auxiliares de Aco Educativa, Ajudantes de Lar e Motorista. Carrinha e salo.

Saberes e Sabores

Confeco de Receitas de Culinria trocadas entre os participantes.

Dezembro, Abril.

Encontro Intergeracional

Actividade presencial em que os participantes convivem, fazem actividades em conjunto, trocam mensagens e/ou objectos simblicos. Esta actividade poder ocorrer no mbito das anteriores. Realizao de uma festa que permita o encontro dos participantes e, simultaneamente, possibilite a exposio de trabalhos realizados, fotografias, etc.

Mensal.

Festa Final Exposio

Junho.

Quadro 2. Actividades do Projecto Avs e Netos.

6- Contedos Os contedos das sesses sero definidos em conjunto com os participantes, de forma a ir ao encontro das necessidades por eles identificadas no incio do projecto. Alguns temas sero propostos pela equipa tcnica, de acordo com as necessidades identificadas, tais como: Apresentao (expectativas, objectivos, auto e hetero-conhecimento, tomada de deciso...); Explorao pessoal e interpessoal (auto e hetero-conhecimento; auto-estima; vivncias) Comunicao (escrita e oralidade; escuta activa; expresso de sentimentos; assertividade; regulao afectiva; capacidade de resoluo de conflitos; negociao de regras e limites).

7- Estratgias de Interveno Ao longo das actividades do Projecto esperado que a equipa tcnica adopte uma atitude de proximidade, escuta activa e ausncia de juzo crtico para com a populao intervencionada, de modo a facilitar futuros processos de mudana. Nos grupos, os tcnicos devero assumir o papel de facilitadores e catalizadores. Devero, ainda, evitar dar conselhos ou servir de agentes informativos, afastando-se de intervenes demasiado expositivas. Estas sesses sero dinamizadas de acordo com um guio aberto e implementadas pelas Educadoras em colaborao com a Psicloga da Valncia de Infncia, no caso dos grupos com crianas. Os grupos de idosos, por outro lado, iro ser dinamizados pela Psicloga e pelo Socilogo da Valncia Idosa em colaborao com as Directoras Tcnicas. Neste sentido, devero ser privilegiadas metodologias activas/participativas e vivenciais/experienciais, no sentido de no s favorecer o envolvimento das crianas e dos idosos nas actividades do projecto, como tambm encorajar o desenvolvimento autnomo dos mesmos, enquanto indivduos e seres sociais.

8- Frequncia, Horrio e Divulgao As actividades funcionaro mensalmente e tero uma durao de 60 a 120 minutos. O dia da semana em que as actividades se realizaro e o horrio de incio das mesmas sero definidos em conjunto com as Directoras Tcnicas e Educadoras, de forma a integrar as actividades deste Projecto nas rotinas j existentes.

Sero utilizados como meios de divulgao o Boletim Encontro de Geraes, o site na internet da SCMB, cartazes, exposies e um relatrio final.

9- Cronograma O Cronograma apresentado esquematicamente, no Quadro 3, apresentado de seguida.

Outubro Encontro Intergeracional Saberes e Sabores Correspondncia VaiVem Festa Final Exposio

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Maro

Abril

Maio

Junho

Quadro 3. Cronograma Avs e Netos

10- Avaliao A avaliao ir recorrer quer a instrumentos de carcter quantitativo, nomeadamente o questionrio de avaliao de satisfao, quer a instrumentos de carcter qualitativo, como o caso das observaes naturalistas.

Instrumentos Observao naturalista. Questionrio de avaliao de satisfao.


Quadro 4. Avaliao do projecto Avs e Netos

Periodicidade Contnua. Fase intermdia e final do Projecto.

11- Bibliografia Ferreira, M. (2004). O Idoso e a Criana: O Significado da Relao ao Contar Histrias. Tese de Mestrado em Gerontologia. Pontifcia Universidade Catlica: So Paulo. Dortmund (1999). Projecto VIVER Developing Creative Intergenerational Relations. Acedido em: 29, de Setembro, de 2008, em: http://www.viver.org/sobreoviver/diagnostico/6.html Silveira, T. M. (2002). Convvio de Geraes: Ampliando Possibilidades. Acedido em: 29, de Setembro, de 2008, em: http://www.unati.uerj.br/tse/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151759282002000200002&lng=pt&nrm=iso

S-ar putea să vă placă și