Sunteți pe pagina 1din 23

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Introduo
Desde a ltima safra, os jornais, rdios e at a televiso noticiaram coisas como: Agricultores tero que pagar royalties a Monsanto. Transgnicos, Royalties, contaminao gentica, patentes, propriedade intelectual so palavras e expresses cada vez mais ouvidas por agricultores e agricultoras do mundo todo graas introduo das sementes transgnicas na agricultura. A partir desta safra, pela primeira vez, esto sendo vendidas oficialmente no mercado brasileiro sementes de soja geneticamente modificadas. Isso traz conseqncias srias tanto para quem escolheu plantar transgnicos como para quem vai continuar com suas lavouras convencionais ou ecolgicas. O pagamento de royalties uma das conseqncias do plantio de sementes transgnicas, mas no a nica. O agricultor que planta sementes transgnicas fica vinculado, atravs de um contrato, empresa dona da patente da semente. Infelizmente, atravs da contaminao gentica, as conseqncias do plantio de sementes transgnicas vm atingindo at mesmo o agricultor que plantou sementes convencionais ou orgnicas. Esta cartilha fala sobre estes assuntos, com objetivo de esclarecer dvidas comuns sobre estes fatos e tambm de auxiliar o agricultor a prevenir-se de situaes graves que podem comear a ocorrer por causa da disseminao das lavouras transgnicas.
2

Muito se fala em Sementes Transgnicas... mas voc sabe o que so?


As sementes transgnicas so sementes criadas a partir da introduo de partes de animais ou outras plantas nas sementes naturais. A semente de soja RR, a soja transgnica resistente ao Roundup que est sendo comercializada no Brasil, por exemplo, surge a partir da introduo de uma parte de uma bactria na semente da soja. Isso muda a natureza da semente, fazendo com que seja criado um outro tipo de ser vivo. Bactria: um pequeno organismo, que s pode ser enxergado se utilizarmos um aparelho especfico para isso, um microscpio. As bactrias so responsveis por causar algumas doenas conhecidas, como a tuberculose. Mas h tambm as bactrias benficas, como as presentes nas razes de plantas leguminosas e que fixam nitrognio do ar.

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Genes: so molculas muito pequenas que se encontram dentro de cada clula de todos os organismos vivos existentes (animais, plantas, vrus...), e so eles que definem as caractersticas destes seres. Nos humanos, por exemplo, os genes so os responsveis, entre outras coisas, pela cor do cabelo, dos olhos, estatura e at mesmo pelo desenvolvimento de certas doenas. As palavras transgenia e transgnicos derivam da juno das palavras gene e trnsito, j que nestes casos ocorre justamente o trnsito de genes de uma espcie de ser vivo para outra

A Agricultura e o melhoramento gentico


Os agricultores e principalmente as agricultoras perceberam h muito tempo a possibilidade de adaptar as caractersticas das plantas em ambientes diferentes ou ainda para atender a determinadas necessidades. Por isso muito comum que os agricultores escolham as melhores plantas para retirar as sementes e as mudas, ou ainda promover o cruzamento entre plantas com caractersticas diferentes para melhor-las. Foi assim, atravs desta atividade, que foram desenvolvidas muitas variedade diferentes de milho, feijo e outros alimentos.

A tcnica usada pelos cientistas para formar as sementes transgnicas chamada de engenharia gentica. Esta tecnologia tem este nome porque envolve a manipulao dos genes, que so as partes dos seres vivos responsveis pelo desenvolvimento de suas caracterstica. Ou seja, os genes ajudam a determinar que cor ser o cabelo, os olhos, se a pessoa ser alta ou baixa, etc. Nas plantas, os genes ajudam a determinar, por exemplo: o tamanho das sementes, sua cor, seu peso, o sabor.... A transgenia significa utilizar cruzamentos artificiais, feitos em laboratrios, para inserir genes de uma espcie (como uma planta, por exemplo) em outra espcie (um animal, por exemplo). Existem atualmente no mercado mundial s dois tipos de plantas transgnicas: plantas resistentes a herbicidas e tambm plantas inseticidas, que matam alguns tipos de insetos.

Mas isso totalmente diferente da transgenia: o melhoramento feito pelos agricultores e agricultoras sempre entre a mesma espcie ou entre espcies semelhantes e envolve cruzamentos naturais. J a transgenia um processo caro e s pode ser feito em laboratrio. Por isso, est errado quem diz que a biotecnologia uma continuao do melhoramento gentico tradicional.

O Cultivo de OGMs no Mundo e os resultados para a agricultura


O cultivo de plantas geneticamente modificadas realizado h cerca de 10 anos, principalmente nos EUA, Canad e Argentina. Neste tempo j possvel avaliar os resultados reais deste tipo de cultivo. Apesar da grande propaganda feita pelas empresas que vendem sementes transgnicas e agrotxicos, o que realmente ocorreu que est provado que os transgnicos no trazem mais benefcios para o agricultor. Veja algumas destas informaes:

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Transgnico sofre mais com a seca Veja abaixo uma reportagem publicada no Jornal Gazeta Mercantil: Com a seca entrando praticamente no 50 dia, um sojicultor de Capo Grande (RS) notou que uma parte de suas lavouras estava menos viosa e mais murcha que as demais reas. At mesmo os vizinhos notaram, explica. Justamente naquela rea, tinha plantado soja transgnica pirata. (...) Ele calcula que produtividade possa ser at 10% menor que a de variedades [convencionais] certificadas. (...) As perdas provocadas pela seca exclusivamente aos organismos geneticamente modificados, no entanto, no so mensurveis, embora as estimativas de agricultores indiquem que a soja transgnica tenha tido desempenho de 10% a 25% inferior que a convencional certificada sob estresse climtico. (Gazeta Mercantil, 10/03/2005)

Produtividade
Est comprovado que as sementes transgnicas no tm maior produtividade que as sementes convencionais. A produtividade de todas as variedades de soja transgnica se revelou 13% menor do que as convencionais recomendadas, nas pesquisas realizadas em Cruz Alta (RS) pela Fundacep. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aponta uma reduo de produtividade da soja transgnica entre 5 e 11% em relao s convencionais. Na Argentina, onde se cultiva soja transgnica h 09 anos o rendimento da produo de soja transgnica igual e em alguns casos, menor que o da soja convencional.

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Controle de Ervas daninhas e Insetos


As sementes transgnicas foram criadas para criar resistncia aos agrotxicos usados para matar as ervas daninhas e tambm a alguns insetos que atacam as lavouras. Uma conseqncia do plantio de sementes transgnicas tem sido o aumento da resistncia das ervas daninhas, chamadas de ino em algumas regies. No Rio Grande do Sul h casos de azevm resistente ao herbicida glifosato. Alm disso, plantas como a trapoeraba, a corda de viola, a erva de touro, a erva-deSanta-Luzia, o agriozinho e o capim-barbicha-de-alemo tambm so consideradas tolerantes ao glifosato e esto espalhando-se pelas lavouras no Rio Grande do Sul. Na Argentina, por exemplo, apareceram nas lavouras de soja pelo menos 09 tipos de plantas resistentes ao glifosato. L, os agricultores que plantam soja, j precisam fazer muitas aplicaes de glifosato para conseguir controlar estas plantas, o que aumentou o custo da produo, a contaminao ambiental e os problemas de sade dos agricultores.

Impactos sobre a sade


At hoje foram realizados poucos estudos sobre o impacto dos alimentos geneticamente modificados na sade humana. Mesmo assim, existem estudos que comprovaram o aumento das alergias e da resistncia a antibiticos. Por este motivo, os consumidores preferem consumir alimentos que no contenham transgnicos.

Ateno!
Os alimentos e tambm a rao animal que contenham transgnicos devem trazer na embalagem, o seguinte rtulo:

T
Uma pesquisa realizada no Brasil em 2003 constatou que 93% dos consumidores nas cidades preferem consumir produtos no transgnicos. As empresas que produzem transgnicos no tm compromisso com divulgar estas informaes. Veja o que disse um executivo da Monsanto: A Monsanto no tem que garantir a segurana dos alimentos transgnicos. Nosso interesse vender o quanto mais possvel. Phil Angell, diretor de comunicao da Monsanto

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Contaminao
Um dos problemas mais graves em relao ao cultivo de plantas transgnicas o da contaminao de lavouras convencionais ou ecolgicas por lavouras transgnicas. Isso acontece porque praticamente impossvel controlar a forma de reproduo das plantas: o vento, os insetos, pssaros, a gua da chuva fazem com que o plen de uma planta atinja plantas localizadas a muitos quilmetros de outra. Este processo imprevisvel, mas maior nas plantas que possuem a chamada polinizao cruzada como o caso do milho e do algodo. Nestas culturas, a reproduo sempre depende do cruzamento entre plantas. O transporte do plen realizado atravs do vento, dos insetos, dos pssaros e at da gua. Mesmo no caso da soja, que uma planta que se auto fecunda um estudo da Embrapa concluiu que a taxa de polinizao em torno de 6%. No entanto, relatos de agricultores do Rio Grande do Sul, que foram vtimas da contaminao levam a crer que o nvel de contaminao pode ser ainda maior. Isso pode fazer at com que sementes no transgnicas j venham com algum nvel de contaminao, criando enormes problemas para os agricultores e agricultoras.

Conseqncias da Contaminao
Vrias so as conseqncias que podem ocorrer como resultado da contaminao das lavouras: O agricultor pode perder preo da sua produo, j que a produo transgnica tem um preo menor. O agricultor pode ser processado pela empresa dona da patente da semente e ser obrigado a pagar royalties, alm de sofrer processos judiciais pela utilizao indevida da tecnologia. Uma lavoura pode deixar de ser agroecolgica se for contaminada; Perda de variedades tradicionais ou crioulas; Perda da biodiversidade e da quantidade de tipos diferentes de semente. Alm disso, graas contaminao, difcil que o agricultor consiga converter sua lavoura para convencional, depois de ter comeado a cultivar transgnicos. Isso acontece porque depois de cada colheita, sobram sementes no solo ou nas mquinas e implementos. Estas sementes, que so transgnicas, nascem e contaminam a produo convencional.

10

11

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

O que possvel fazer contra a contaminao?

Assim, quem planta transgnicos obrigado a tomar todas as medidas para evitar a contaminao: deixar uma distncia da lavoura vizinha, plantar outro tipo de cultura entre a lavoura vizinha e a produo transgnica e ainda avisar seu vizinho que o cultivo transgnico. O produtor de transgnicos ainda precisa deixar esta informao anotada em todas as notas do produtor, porque o produto transgnico tem que ser rotulado em todas as fases da Cadeia Produtiva. Mesmo que tome todas estas providncias, se ocorrer a contaminao, o produtor de transgnicos obrigado a pagar uma indenizao ao agricultor contaminado. Se voc suspeita que pode ter ocorrido a contaminao de sua produo, o melhor caminho procurar o Ministrio Pblico de sua cidade e ainda a Secretaria Estadual de Agricultura e as Delegacias Regionais do Ministrio da Agricultura. Mas nenhuma das medidas citadas acima garante 100% de resultado. No mundo todo, a nica forma de evitar a contaminao tem sido a criao de reas ou regies inteiras livres de transgnicos. Para isto necessrio a mobilizao de toda a comunidade.

Cultivo de Transgnicos no Brasil: Como est a situao?


A lei de Biossegurana (lei 11.105) determina que o produtor de transgnicos deve ser responsabilizado - mesmo que no tenha culpa - por danos causados a terceiros. A contaminao das lavouras dos vizinhos um destes danos. Alm disso, o Cdigo Civil brasileiro, regulamenta os chamados Direitos de Vizinhana e estabelece que a atividade desenvolvida por um vizinho no pode prejudicar outro.
12

O nico cultivo comercial autorizado no Brasil o da Soja RR, patenteada pela Monsanto. preciso lembrar que o Poder Judicirio ainda no definiu a legalidade deste plantio, sendo que at agora, a maior parte das decises dos juzes neste processo foi no sentido de que a autorizao dada pelo Governo foi ilegal. Apesar das decises judiciais proibindo a comercializao e o plantio da soja RR, o Poder Executivo, atravs de 03 medidas provisrias convertidas
13

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

em lei, autorizou o plantio para agricultores que tinham reservado sementes transgnicas para uso prprio nos anos de 2003 e 2004. O governo exigiu que estes agricultores assinassem um documento chamado Termo de Responsabilidade e Ajustamento de Conduta, que entre outras exigncias, responsabilizava o produtor por qualquer dano decorrente do plantio de soja transgnica. Depois, o Congresso Nacional aprovou a Lei de Biossegurana (lei n 11.105), que entrou em vigor em maio de 2005 e permitiu a comercializao de sementes de soja transgnica. Logo aps a aprovao desta lei, o Procurador Geral da Repblica entrou com uma Ao Direta de Inconstitucionalidade contra a lei de Biossegurana. Isso significa que h chances do Poder Judicirio anular varias disposies desta lei, tornando novamente ilegal o cultivo da soja transgnica.

Ambiente ainda no emitiram todas as autorizaes necessrias para este plantio. No caso do algodo, os prejuzos para os agricultores so ainda maiores, porque a taxa de contaminao de variedades convencionais ou crioulas muito maior. Alm disso, o algodo uma espcie nativa do Brasil e pode ocorrer, graas contaminao, uma grande perda de Biodiversidade. Na ndia, onde o plantio de algodo transgnico tinha sido liberado, o governo decidiu banir este tipo de plantio, graas aos grandes prejuzos que os agricultores estavam tendo.

Entenda a discusso judicial sobre a soja RR


Em 1998, a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana - CTNBio, rgo do governo responsvel por avaliar a segurana das plantas transgnicas, liberou a comercializao da soja RR, espcie de soja patenteada pela Monsanto e resistente ao Roundup, principal agrotxico vendido pela empresa. No entanto, a CTNBio no realizou corretamente as avaliaes de risco, e no exigiu nenhum estudo de impacto ambiental realizado no Brasil. Por este motivo, duas associaes da sociedade civil: o Instituto de Defesa do Consumidor e o Greenpeace entraram com uma ao contra a CTNBio. A deciso judicial neste processo impediu a comercializao legal da soja transgnica e proibiu a venda de sementes. At hoje, no h uma deciso final neste processo.

proibido o plantio de soja transgnica no entorno das unidades de conservao (parques, florestas). Alguns municpios tambm possuem leis que probem o plantio de transgnicos em seus territrios. Em 2005, a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana deu um parecer favorvel ao plantio de algodo geneticamente modificado em algumas regies do Brasil, mas o Ministrio da Agricultura e o Ministrio do Meio
14 15

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Pagamento de Royalties
Uma outra conseqncia do cultivo de sementes transgnicas o pagamento de royalties empresa que possui a patente das sementes transgnicas. Enquanto a maior parte do cultivo de transgnicos no Brasil era ilegal, a Monsanto fez vistas grossas ao plantio de transgnicos e no cobrou royalties dos agricultores. Isso fez com que muitos agricultores acreditassem que esta cobrana nunca iria acontecer. Ao mesmo tempo, caiu o preo do herbicida Roundup para facilitar o uso do pacote semente transgnica + herbicida. Em 2003, a Monsanto comeou a estabelecer um sistema de cobrana, que, a partir da safra de 2005 foi estendido a todo o pas. muito importante que os agricultores informem-se sobre a relao entre o plantio de transgnicos e o pagamento de royalties, pois isto tem gerado muitos processos judiciais das empresas que vendem sementes (principalmente a Monsanto) contra agricultores no mundo todo.

Royalties
Voc leu acima que as sementes transgnicas so patenteadas, por isso os agricultores que a utilizam tm que pagar uma taxa, chamada royalty. Mas o que isso significa? Primeiro, preciso saber o que so patentes.

O que so patentes?
Patente um direito, reconhecido pelo governo de cada pas, que garante ao inventor o direito exclusivo de explorar sua inveno, ou seja, um monoplio sobre a inveno. Se esta inveno for usada por algum, necessrio autorizao do dono do patente, que tem o direito de cobrar uma taxa de quem utilize sua inveno. Esta taxa chamada de royalty e seu valor determinado livremente pelo dono da inveno.

Fica mais fcil entender com exemplo...


Thomas Edson viveu no sculo passado e foi um inventor muito famoso. Uma de suas invenes mais importante e conhecida a lmpada eltrica, inventada em 1879. Thomas Edson pediu ao governo dos Estados Unidos que reconhecesse a patente de sua inveno. Assim, durante 20 anos, somente sua empresa, a General Eletric podia fabricar e vender lmpadas eltricas. Se uma outra empresa quisesse, durante este prazo, fabricar lmpadas iguais s inventadas por Thomaz Edson teria que conseguir uma licena e pagar a ele uma taxa (os royalties). Somente a partir de 1910 outras empresas puderam fabricar lmpadas eltricas sem a autorizao de Thomas Edson.

16

17

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Este direito no exercido para sempre, e o tempo varia de pas para pas. No Brasil, este direito normalmente dura 20 anos. O direito de patente existe no Brasil h muito tempo, desde 1830. Normalmente, as patentes eram usadas para garantir direitos de propriedade sobre invenes como mquinas e outros objetos utilizados na indstria. Mas, a partir de 1997, os direitos de patente foram ampliados no Brasil: ficou possvel patentear medicamentos, produtos alimentares, os microorganismos geneticamente modificados e os produtos e processos da biotecnologia. Mas... possvel existir patentes de sementes ou de seres vivos? Antigamente, as leis brasileiras e tambm de outros pases no permitiam o patenteamento de seres vivos. Mas, em 1997, graas a grandes presses dos EUA e de empresas estrangeiras, foi aprovada no Brasil uma nova lei sobre patentes: a lei 9.279/1997. Esta lei criou uma exceo proibio de patentear seres vivos: ficou permitido patentear microorganismos transgnicos. Esta lei considera as sementes transgnicas uma forma de inveno, permitindo que elas sejam patenteadas. Isso acontece porque as semen18

tes transgnicas so produzidas por meio de uma tecnologia que pertence a uma empresa. A soja RR, por exemplo, possui caractersticas que a tornam resistentes ao glifosato. Isso ocorre porque cientistas da Monsanto descobriram que se colocassem parte de uma bactria encontrada no solo na semente, a planta da soja desenvolveria resistncia ao glifosato. Assim, a Monsanto pediu ao governo de diversos pases que a tcnica de introduzir a parte da bactria na semente e tambm o produto desta tcnica (ou seja, a semente) fossem patenteados. Assim como a tecnologia RR, as empresas desenvolveram uma srie de outras tecnologias que permitem o patenteamento de sementes.

As sementes so propriedade de quem?


As sementes no existiram desde sempre. Ao longo da histria, os agricultores e, principalmente as agricultoras, domesticaram as plantas selvagens, criando as espcies de alimentos que conhecemos hoje. As tcnicas para produzir sementes foram sendo transmitidas atravs de muitas geraes, atravs da cultura dos camponeses e das camponesas. Por isso, muitas organizaes que representam agricultores so contra o patenteamento das sementes.
19

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Os agricultores do mundo todo no venderam o conhecimento que acumularam atravs dos sculos. A humanidade pode, at hoje, utilizar este conhecimento livremente. So estas sementes, desenvolvidas pelos agricultores e agricultoras, que as empresas de biotecnologia utilizam para produzir as sementes transgnicas.

As donas das patentes


Poucas empresas no mundo todo so donas das patentes das sementes transgnicas. Apenas cinco empresas (Cargill, Monsanto, Du Pont, Syngenta, Bunge e Bayer) dominam 99% do mercado de sementes transgnicas. Somente a Monsanto dona de 88% das sementes patenteadas no mundo todo. Todas estas empresas tm como principal negcio a venda de fertilizantes, agrotxicos, pesticidas e herbicidas. As sementes transgnicas so mais uma parte do pacote tecnolgico vendido pelas empresas e fazem parte da estratgia para estabelecer um controle cada vez maior sobre a atividade dos agricultores.

Direitos do Agricultor
Existe uma lei internacional - conhecida como Tratado Internacional sobre Recursos Genticos para Alimentao e Agricultura que reconhece a enorme contribuio que agricultores, comunidades locais e indgenas deram para a Humanidade ao criarem as sementes. O Tratado reconhece que estes agricultores tm direito conservao e ao desenvolvimento dos recursos genticos que so a base da produo de alimentos no mundo inteiro. Estes recursos genticos nada mais so do que as sementes e mudas. Este direito dos agricultores inclui:
a proteo dos conhecimentos tradicionais de interesse para os recursos genticos para a alimentao e agricultura, tais como tcnicas e saberes desenvolvidos pelos agricultores o direito de participar em condies de igualdade da distribuio dos benefcios que derivem da utilizao dos recursos genticos para alimentao e agricultura o direito de participar da adoo de decises, em nvel nacional, sobre assuntos relativos a conservao e utilizao sustentvel dos recursos filogenticos para alimentao e a agricultura.

Atualmente este Tratado est em discusso no Senado Brasileiro. Se for aprovado, o Brasil dever regulamentar as disposies sobre os direitos dos agricultores.

20

21

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

A Monsanto a empresa que mais possui patentes de plantas transgnicas.


Veja as informaes abaixo, organizadas pelo Grupo ETC: Porcentagem de cultivos transgnicos correspondente a Monsanto:
Soja transgnica A soja da Monsanto foi cultivada em 91% da rea mundial dedicada a soja transgnica em 2004. Milho transgnico O milho transgnico da Monsanto foi plantado em 97% da rea de milho transgnico no mundo durante 2004 Algodo transgnico O algodo transgnico da Monsanto foi utilizado em 63,5% de toda a rea plantada com este cultivo. Canola transgnica A canola transgnica da Monsanto foi plantada em 59% da rea mundial dedicada a este cultivo em 2004.

mais caras. Assim, o transgnico ainda mais caro, pois sua taxa vem somada ao valor do hbrido ou da semente melhorada. No entanto, ao contrrio da lei de patentes, a Lei de Proteo aos Cultivares garante os direitos do agricultor: assegurando que este, dentro de seu estabelecimento pode reservar uma parte de sua colheita para uma futura semeadura sem necessidade de prvia autorizao ou pagamento de qualquer remunerao a quem desenvolveu a semente. Ou seja: o agricultor e a agricultora pode guardar e reproduzir sua semente sem ter que pagar de novo. A lei reconhece ainda a iseno do melhorista, admitindo a livre utilizao da cultivar protegida para pesquisa, como fonte de variao. Isso significa que, a partir da semente melhorada, os agricultores podem desenvolver outras variaes de sementes, continuando o melhoramento. Uma importante previso desta lei que ela permite que o pequeno produtor rural multiplique sementes para doao ou troca, exclusivamente para outros pequenos produtores rurais, no mbito de programas de financiamento ou de apoio a pequenos produtores rurais, conduzidos por rgos pblicos ou organizaes no-governamentais, autorizados pelo Poder Pblico. O produtor produtora que usar suas prprias sementes tem o mesmo direito ao crdito agrcola que o que compra sementes certificadas.

Royalties e cultivos no transgnicos


A cobrana dos royalties ou da taxa tecnolgica no uma novidade. Na verdade, desde 1997, possvel cobrar royalties tambm com a venda das sementes melhoradas desenvolvidas por empresas. Isto permitido pela Lei de Proteo aos Cultivares que passou a ser aplicada em 1997, mesmo ano em que surgiu a Lei de Patentes. A taxa tecnolgica, neste caso, cobrada na venda das sementes e seu preo embutido no preo da semente. Por este motivo, as sementes hbridas produzidas por empresas so

22

23

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

S para lembrar....
Cultivares: sementes resultantes do trabalho de pesquisa, cruzamentos, utilizao de tcnicas de engenharia gentica ou outras intervenes realizadas pelo homem. Genes: pequenas molculas que integram o cdigo gentico dos seres vivos e que so responsveis por suas caractersticas fsicas. Royalty: taxa a ser paga pelo uso de produtos patenteados. Patente: instituto jurdico que garante a propriedade sobre inventos. Empresas de Biotecnologia: normalmente donas das patentes de sementes e de biocidas, exercem a atividade de pesquisa, transformao e comercializao em larga escala de produtos advindos da natureza, como as sementes.

Porque estas leis foram aprovadas?


As empresas que desenvolveram as sementes transgnicas, todas localizadas na Europa e nos Estados Unidos, fizeram muita presso para que os pases aprovassem leis de patentes e de proteo aos cultivares Estas leis significaram um grande aumento do poder das empresas sobre a produo e tambm o aumento da dependncia tecnolgica dos agricultores em relao s empresas.

Voc sabia que:


85% das patentes concedidas no mundo todo pertencem a empresas dos Estados Unidos, da Unio Europia e do Japo? A Empresa estadunidense Monsanto possui 683 patentes reconhecidas pelo Governo Brasileiro, todas relacionadas Agricultura. A EMBRAPA, empresa pblica brasileira possui ao todo 170 patentes.

Ateno!
O mercado de sementes hbridas convencionais tambm muito concentrado e as empresas, mesmo sem utilizar a transgenia, tm desenvolvido variedades que produzem sementes fracas, obrigando o agricultor a comprar semente todas as safras. Atualmente as cinco maiores empresas detm 90% do mercado de sementes de milho. Todas so multinacionais. A Monsanto, por meio da Monsoy (sua filial no Brasil), domina 60% da produo. Em seguida aparecem a Pioneer, agora controlada pela DuPont, com 14%; a Dow (5%); a Zeneca (3%) e a Agr-Evo (2%). nica companhia de capital nacional, a Unimilho rene 17 empresas de produo de hbridos em franquia com a Embrapa e tem participao de apenas 5% no mercado O valor dos royalties ou taxa tecnolgica estabelecido pelas empresas, sem qualquer participao do Estado ou dos agricultores.

Em 2001, uma Comisso formada pelo Governo da Inglaterra com especialistas e cientistas de diversos pases, concluiu que nos ltimos vinte anos, o nvel, a abrangncia, a extenso territorial e o papel da proteo propriedade intelectual se expandiram a um ritmo sem precedentes, prejudicando as economias dos pases em desenvolvimento, como o Brasil: Formas de vida so patenteadas; atividades bsicas como a agricultura e o atendimento sade dependem de produtos cujo uso limitado pelas regras de proteo aos detentores da tecnologia; pesquisas antes feitas de forma aberta por instituies pblicas agora so submetidas ao regime de monoplio garantido pelas patentes.

24

25

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Veja as diferenas do plantio de sementes convencionais e transgnicas:


Sementes Convencionais comercializadas por empresas Sementes Transgnicas Sementes Crioulas

Tecnologia para controlar os agricultores


As empresas de biotecnologia desenvolveram um tipo de tecnologia aplicada s sementes que tem como objetivo aumentar ainda mais o controle sobre os agricultores: com a utilizao destas tecnologias as sementes que s geram plantas que s produzem gros estreis, que no germinam. Isso possvel porque as empresas colocam na semente um gen chamado terminator , palavra que em Portugus significa exterminador. Com este tipo de semente, os agricultores so obrigados a comprar semente em todas as pocas de plantio, sempre pagando os royalties para as empresas. Outro tipo de tecnologia chamada traitor. Atravs desta tecnologia, as empresas fazem com que as plantas somente produzam flores ou sejam resistentes a determinada praga ou doena, por exemplo, se forem tratadas com determinadas substncias qumicas, como agrotxicos. Pelo que se sabe, graas a grandes presses de toda a sociedade, esta tecnologia no est sendo utilizada em nenhum pas, em decorrncia dos graves riscos que ela representa para a biodiversidade e para a agricultura. No Brasil, uma deputada do PFL de Tocantins Ktia Abreu apresentou um Projeto de Lei que tem como objetivo autorizar a utilizao desta tecnologia por aqui. As empresas Syngenta, DuPont, BASF, Monsanto e Delta & Pine Land possuem patentes sobre a tecnologia terminator.

Taxas

O agricultor e a agricultora pagam royalties ou taxa tecnolgica quando compra a semente.

O agricultor pode pagar royalties quando compra a semente ou quando entrega a produo. Alm disso, precisa firmar um contrato chamado licenciamento com a empresa. A empresa dona da patente da semente probe que o agricultor guarde sementes. Se o agricultor fizer isso pode ser processado pela empresa. A troca de sementes crime previsto na lei de patentes.

As sementes so desenvolvidas e melhoradas pelos agricultores. No h pagamento de qualquer taxa.

Produo / uso

O agricultor pode guardar sementes, reproduzir e produzir a partir delas, variedades melhoradas, sem pagar nenhuma taxa. O agricultor pode trocar sementes com outros pequenos agricultores, desde que em Projeto coordenado por instituies de pesquisa ou organizaes no governamentais. Desenvolvida em centros de pesquisa e melhoradas para responder a adubao qumica.

livre a reproduo de sementes.

Circulao

A troca de sementes livre.

Adaptao

Desenvolvida em laboratrio e centros de pesquisa atravs de processos artificiais. Seus impactos ainda no foram bem estudados.

Adaptada a condies locais e ao manejo pouco dependente de insumos qumicos.

26

27

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Alm disso, a Monsanto passar a controlar a quantidade de produo vendida pelo agricultor, para que tenha certeza que este no guardou sementes. Outra condio presente nos contratos que a autorizao para que empregados da empresa faam vistorias na propriedade do agricultor para que verifiquem se este guardou sementes. Estas vistorias podem acontecer at mesmo 06 anos aps o agricultor ter assinado o contrato com a Monsanto. Veja uma parte de um contrato entre agricultores que produzem algodo e a Monsanto:
Se a Monsanto acreditar com justa razo que um plantador tenha plantado sementes de algodo guardadas, que contenham traos genticos da Monsanto, a Monsanto exigir a fatura, ou estar confirmado que os campos foram plantados com sementes recm compradas. Se essa informao no for fornecida em 30 dias, a Monsanto poder inspecionar e testar todos os campos do plantador para determinar se foram plantadas sementes guardadas de algodo. (nfase foi acrescentada)

Aqui no Brasil....
Contratos com Agricultores
Toda semente transgnica patenteada. A utilizao das sementes transgnicas depende de uma autorizao da empresa que detm a patente da semente. Esta autorizao chamada licena e se faz atravs de um contrato entre o agricultor e a empresa dona da patente. Para que os agricultores plantem a soja RR, por exemplo, a Monsanto exige que os agricultores assinem um contrato, que contm uma srie de condies a serem respeitadas pelo agricultor. A principal regra do contrato a proibio de guardar sementes para utilizar na safra seguinte. No Brasil a soja transgnica comeou a ser cultivada ilegalmente por volta de 1997/98, principalmente no Rio Grande do Sul. Como no assinou contratos com os agricultores, a Monsanto desenvolveu um sistema de cobrana de royalties que comear a funcionar completamente nesta safra. Para poder estabelecer este sistema de cobrana, a Monsanto realizou contratos com quase 100% das cooperativas, cerealistas e empresas distribuidoras de gros e vendedoras de sementes de vrias regies do Brasil.

28

29

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Este sistema utilizado apenas para a cultura da soja, j que a nica produo transgnica autorizada no Brasil. Por este acordo, quando o agricultor for comprar semente, as empresas e cooperativas devero cadastrar todos os dados dos agricultores em um sistema de computadores. Estes dados ficam disponveis para todas as outras cooperativas, empresas distribuidoras de gros, cerealistas e para a prpria Monsanto. Alm disso, ficar cadastrado neste sistema uma quantia de produo que o agricultor vender na poca da colheita. Esta quantia calculada de acordo com a mdia de produtividade de cada regio. Com este controle, a Monsanto poder saber se o agricultor guardou sementes para a prxima safra. O agricultor que comprar sementes transgnicas, alm de se sujeitar ao pagamento de royalties est obrigado a seguir as normas da lei de patentes: * No pode utilizar o material patenteado (no caso as sementes) sem autorizao da empresa dona da Patente. Para cobrar dos agricultores que guardaram sementes para uso prprio, a Monsanto e as cooperativas vo fazer testes tambm nas sacas de soja entregues pelos agricultores no momento da comercializao. Atravs deste acordo, a Monsanto j estabeleceu um controle sobre toda a cadeia produtiva da soja na regio sul do Brasil e pretende expandir este controle para todo o pas j na prxima safra.
30

Mesmo os agricultores que no plantam soja transgnica, esto presos fiscalizao da Monsanto e sero obrigados a fazer os testes de transgenia. Caso a soja seja transgnica, ento o agricultor dever pagar uma taxa sobre a produo. Na safra comercializada no incio de 2005, este valor foi de 2% da produo. A cobrana desta taxa considerada uma indenizao pelo uso no autorizado das sementes de soja transgnica e est prevista na lei de patentes. A Monsanto tem cobrado esta indenizao desde 2003. A Monsanto j informou publicamente que aceitar que os agricultores reproduzam sementes para uso prprio somente enquanto no houver semente transgnica certificada suficiente no mercado. Com o sistema de cobrana em funcionamento em todo o pas, ficar fcil para a empresa identificar os produtores que utilizam sementes transgnicas e aplicar a eles as punies pelo uso no autorizado das sementes RR.

31

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Empresas nacionais firmam contratos com Monsanto para reproduo das sementes de soja RR.
Uma das estratgias das empresas donas das patentes de sementes transgnicas para dominar os mercados nacionais estabelecer contratos com empresas locais. As principais empresas produtoras de sementes de soja no Brasil (EMBRAPA, Coodetec e Fundao Mato Grosso) firmaram entre 2003 e 2004 contratos com a Monsanto visando a reproduo de sementes de soja RR e a adaptao destas sementes ao clima brasileiro. O contrato entre as empresas tem validade at 13.09.2014. Por este acordo, as empresas se comprometeram a no utilizar tecnologias semelhantes (de resistncia ao glifosato) de outras empresas, o que, sem dvida, aumenta o poder da Monsanto. Conforme este acordo, a Monsanto dever pagar Embrapa, FMT e Coodetec, o valor de 12,5% dos royalties arrecadados em um ano. De acordo com o contrato os agricultores consumidores de semente de soja tambm devero firmar com a Monsanto um contrato de licena de patente para explorao do produto. O contrato com os agricultores responsabilidade das empresas vendedoras de sementes. Este fato comprova que nas prximas safras, os agricultores tero que assinar contratos diretamente com a Monsanto. Atravs deste acordo, a Monsanto passar a ter, indiretamente, participao em 82,70% do mercado de sementes de soja no Brasil.

poder processar criminalmente os agricultores que utilizarem sementes transgnicas em desacordo com as exigncias da multinacional. Sob os contratos da Monsanto os agricultores no podem mais guardar suas sementes para uso posterior, terminando com uma tradio agrcola de mais de 10.000 anos. Nos EUA a Monsanto investiga pelo menos 500 agricultores a cada ano por possvel violao de patente.

Monsanto X Agricultores
No mundo todo, a Monsanto tem processado centenas de agricultores, acusando-os de utilizar sem autorizao sua tecnologia. Somente nos Estados Unidos, a Monsanto tem um oramento anual de 10 milhes de dlares e uma equipe de 75 pessoas contratadas para investigar agricultores. L nos Estados Unidos, a Monsanto iniciou 90 processos contra agricultores. Agricultores que replantaram sementes guardadas da Monsanto, por desconhecerem os termos rigorosos do contrato, encararam penalidades financeiras srias, que levaram alguns
33

Na prtica, com esses acordos a Monsanto efetivamente consegue uma licena para controlar as sementes, mesmo depois que o agricultor as comprou, plantou e colheu. A lei de patentes estabelece que crime a utilizao de material patenteado sem autorizao do dono da patente. Assim, a Monsanto tambm

32

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

a falncia e tiraram outros do mercado. Outros agricultores que, conscientemente nunca plantaram sementes geneticamente modificadas, foram penalizados quando foi descoberto que suas sementes estavam contaminadas com material gentico patenteado pela Monsanto. Nos Estados Unidos, a Monsanto criou um nmero de telefone de ligao gratuita que permite que agricultores e comerciantes faam ligaes confidenciais para relatar atividades suspeitas de infrao de vizinhos e clientes. A empresa diz que recebe centenas de ligaes e cartas a cada ano sobre esses casos em potencial de infrao de patentes. Na contramo da solidariedade que existe nas comunidades rurais, a Monsanto estimula a competio e a denncia entre produtores.

Agricultores condenados

Investigao
Mitchell Scruggs, um agricultor estadunidense, percebeu que a Monsanto estava de olho nele quando notou investigadores em volta da sua loja. Scruggs conta que sua famlia no podia sair de casa, que era junto da loja, sem ter a sensao de estar sendo observados por cmeras de vigilncia. A companhia chegou a ponto de comprar um terreno do outro lado da rua para ajudar na vigilncia, e os investigadores vigiavam os clientes da loja de Scruggs de uma distncia de apenas 500 ps. Os investigadores tambm importunaram os clientes, seguindo vrios deles at em casa advertindo-os para que no comprassem de Scruggs. Um agricultor que foi seguido at em casa pelos investigadores confessou: Sempre pensei que eles quisessem chegar nele atravs de mim. Avies e helicpteros freqentemente passavam no cu, e Scruggs descobriu com as pessoas do aeroporto local, que eles eram alugados pela Monsanto para observar sua loja e as terras em volta. Com isso tudo, e mesmo que a presena dos investigadores fosse bvia, eles nunca abordaram Scruggs diretamente. Fonte: Monsanto x Agricultores.

Em muitos casos, o resultado final dos processos da Monsanto contra agricultores permanece desconhecido, pois os mesmos terminaram em acordos confidenciais que no podem ser revelados sem arriscar sanes futuras por parte do tribunal. Agricultores que quebram essa regra de sigilo arriscam ter seu acordo anulado, e podem receber uma multa que bem maior do que sua sentena.

34

35

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Contaminao e royalties
Os processos promovidos pela Monsanto tm atingido inclusive os agricultores que no plantaram transgnicos, mas tiveram suas lavouras contaminadas. No Rio Grande do Sul, estado em que o plantio de transgnico foi iniciado ilegalmente em 1997-98, j existem casos de agricultores que plantavam soja convencional serem obrigados a pagar royalties. No Canad, um agricultor de 72 anos, chamado Percy Schmeiser, enfrentou um longo processo judicial que o tornou conhecido no mundo todo. Percy cultivava canola h muitos anos. Ele e sua famlia haviam desenvolvido algumas variedades adaptadas para sua regio e tambm algumas resistentes a doenas comuns no Canad. Em 1996, a empresa Monsanto obteve a autorizao para a comercializao de sementes de canola transgnica no Canad. Era a canola Roundup Ready (RR) resistente ao herbicida Roundup, semelhante soja transgnica que cultivada na Argentina, nos Estados Unidos e no Sul do Brasil. A Monsanto divulgou suas novas sementes transgnicas em algumas feiras e exposies, mas Percy nunca havia se informado direito sobre o assunto. Ele nem ficou sabendo que seu vizinho resolvera plantar a canola transgnica da Monsanto. Em 1998, a Monsanto entrou na Justia com um processo contra Percy sem que ele tivesse recebido qualquer aviso da empresa. No processo ele era acusado de cultivar canola transgnica sem a licena da Monsanto e, portanto, estar infringindo a patente da empresa. O processo contra Percy foi julgado e ele foi condenado. A deciso do juiz foi baseada em trs pontos principais: 1) No importa como a semente transgnica da Monsanto foi parar na lavoura do agricultor. Pode ter sido por polinizao cruzada, pelo vento, por insetos, pssaros ou pode ter cado de caminhes passando. Mesmo que a semente transgnica tenha chegado na lavoura do agricultor contra a sua vontade, no importa. Se o agricultor no tem a nota de compra da semente ele est infringindo a patente da empresa. 2) No importa qual a porcentagem de contaminao
36

da lavoura. Se houver alguma contaminao com transgnicos, toda a lavoura passar a ser propriedade da empresa. 3) Todos os lucros provenientes da lavoura do ano em que o agricultor est sendo acusado devem ir para a Monsanto. Mesmo que a lavoura inteira no tenha sido testada, o juiz considera que existe a probabilidade de que a rea esteja toda contaminada. Percy teve que pagar 250 mil dlares canadenses por custas processuais. Por ter decidido enfrentar a multinacional multibilionria, Percy e sua esposa gastaram todas as economias que fizeram ao longo da vida e tiveram que hipotecar sua casa e sua fazenda.

O que est acontecendo no Brasil...


A seguir vamos contar algumas situaes que esto acontecendo no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Estas situaes demonstram os problemas que o cultivo de soja transgnica vem causando neste Estado.

Prejuzo...
Uma cooperativa de pequenos agricultores no Rio Grande do Sul decidiu separar a produo transgnica da produo convencional, pois ganharia cerca
37

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

de 10% a mais pela soja convencional. Muitos agricultores plantaram soja convencional, mas na hora de vender a produo foram feitos testes que demonstraram que a soja convencional estava contaminada. Os agricultores no conseguiram vender sua produo por um preo melhor. Os agricultores fizeram uma reunio e descobriram que provavelmente, a contaminao ocorreu pela utilizao das mquinas, caminhes, etc, tambm utilizadas por agricultores que plantaram transgnicos.

Falta semente!!
Para a safra 2005/06, os agricultores do Rio Grande do Sul esto com muitas dificuldades de encontrar sementes de soja convencional para comprar. Muitos, mesmo sem querer, tero que comprar sementes transgnicas e pagar royalties. Variedades de sementes de soja convencional que s existiam no Rio Grande Sul podem desaparecer. Poucas empresas vo produzir sementes convencionais nesta safra.

Teste errado??!
Uma agricultora, tambm do interior do Rio Grande do Sul no concorda com a produo de soja transgnica: ela no v qualquer vantagem na produo deste tipo produto, j que a produtividade das lavouras de seus vizinhos que plantaram transgnicos a mesma que a da lavoura dela, convencional. Alm disso, ela sabe que a soja transgnica foi liberada no Brasil, sem os estudos de impacto desta cultura no meio ambiente. Por isso, alm de no plantar soja transgnica, ngela fazia um trabalho de conscientizao com seus vizinhos para que eles tambm no utilizassem sementes transgnicas. Por este motivo, para o plantio que fez em 2003, a agricultora ngela comprou sementes convencionais certificadas. Quando foi comercializar sua produo, a cerealista fez o teste de transgenia nas sacas de soja. Para sua surpresa, foi informada que o teste tinha tido resultado positivo. ngela teve que pagar o dobro do preo de royalties e ainda pagar os testes utilizados. A histria se espalhou pela cidadezinha e muitos agricultores que no tinham plantado soja transgnica, mas no tinham comprado sementes certificadas, ficaram inseguros e declararam que a soja deles era transgnica. Mais tarde, descobriu-se que o tcnico que fez o teste na produo da ngela, tinha interpretado o resultado de forma errada. A empresa devolveu o dinheiro para a agricultora.

O que fazer?
Toda esta situao muito grave e perigosa. Um dos principais riscos que as variedades convencionais e as sementes acabem desaparecendo. Isso aumentar muito o poder das empresas que possuem as patentes das sementes transgnicas e tornar o agricultor ainda mais dependente destas empresas. O agricultor tambm ficar sem opo e ser forado a plantar sementes transgnicas. Por isso, muito importante que os agricultores continuem a reproduzir suas sementes, recuperando e continuando a desenvolver as tcnicas de produo de sementes. Alm disso, a preservao de atividades como a troca de sementes e a criao de bancos de sementes cada vez mais importante para garantir a autonomia do agricultor.
39

38

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Denunciar cultivos ilegais tambm fundamental, pois eles podem prejudicar as lavouras de outros agricultores, especialmente no caso do milho e do algodo.

Apoio a Bancos de Sementes Comunitrios, para preservar as variedades criolas Criar normas que protejam os agricultores contra contaminao Incentivar a utilizao de sementes crioulas Fiscalizar as empresas donas das patentes. No permitir a liberao de organismos geneticamente modificados que possam contaminar as outras lavouras; Garantir a participao dos agricultores e agricultoras nas decises sobre a questo dos transgnicos; Fiscalizar a rotulagem dos produtos que contenham transgnicos.

O que a Comunidade pode Fazer:


Debates sobre a questo dos transgnicos para conscientizao; Criao de Bancos de Sementes Comunitrios, para preservar as variedades crioulas Realizao de Feiras de Sementes, para aumentar a troca de sementes; Recuperar variedades de sementes que esto desaparecendo. Exigir a rotulagem dos produtos transgnicos Exigir que o Governo faa seu papel;

O que o Governo deve fazer?


Aprovao do Decreto que faz vigorar no Brasil, o Tratado Internacional sobre Recursos Genticos para Alimentao e Agricultura. (Congresso Nacional) Criao de reas ou regies livres de transgnicos, atravs de leis especficas para isto.
41

40

Sementes transgnicas, contaminao, royalties e patentes. O que isso tem a ver com voc?

Leis Importantes:
Lei 11.105/2005 Lei de Biossegurana. Estabelece a forma como os transgnicos sero liberados no meio ambiente. Lei 9.279/1997 Lei de Propriedade Industrial ou Lei de Patentes. Estabelece regras para concesso de patentes, Lei de Proteo aos Cultivares D s empresas que produzem sementes ou ao melhorista, o direito de cobrar royalties na venda da semente e tambm de impedir outros que utilizem estas sementes sem autorizao. Tambm reconhece os direitos do agricultor de reproduzir e reservar suas sementes. Decreto 4.680/2003: obriga a rotulagem dos produtos que contenham organismos geneticamente modificados Lei 10.711/2005 Lei de Sementes Lei 10.814/2005 Determina em seu art. Que proibido plantar soja transgnica nas terras indgenas, reas de unidade de conservao e suas respectivas zonas de amortecimento.

Bibliografia
Esta Cartilha contm informaes retiradas de: ALBAGLI, S. Geopoltica da biodiversidade. Braslia, Edies Ibama, 1998. ALTIERI, Miguel. Sementes Nativas: Patrimnio da humanidade e essencial para a integridade cultural e ecolgica da agricultura camponesa. Expresso Popular, 2003 BENBROOK. Charles M. Genetically Engineered Crops and Pesticide Use in the United States: The First Nine Years. Biotech InfoNet, Technical Paper Number 7, octubre de 2004. CARVALHO, Horcio Martins (org). Sementes: patrimnio do povo a servio da humanidade. Expresso Popular, 2003 WILKINSON, J., CASTELLI, P . G., A Transnacionalizao da indstria de sementes no Brasil biotecnologias, patentes e biodiversidade. Rio de Janeiro, ActionAid Brasil, 2000 Informativo Fundacep, ANO XI, n. 14, ago 2004. Cultivares de soja RR provenientes da Argentina versus cultivares nacionais convencionais. Center for Food Safety. Monsanto x US Farmers. A Report by the Center for Food Safety, 2005. Disponvel em www.centerforfoodsafety.org Foram pesquisados os seguintes sites: www.etcgroup.org.br www.aspta.org.br www.greenpeace.org.br www.idec.org.br www.mj.gov.br www.terradedireitos.org.br www.monsanto.com.br www.centerforfoodsafety.org

Ficha Tcnica
Equipe de Redao e Reviso: Darci Frigo, Diorlei Santos, Gabriel B. Fernandes Jos Augusto Guterrez, Margareth Maran, Sara Regina Gorsdorf e Maria Rita Reis Coordenao: Maria Rita Reis Projeto Grfico: Midia Arte Ilustraes: Roberto Corra Gonalves Agradecimentos: A Terra de Direitos agradece Fundao Heinrich Bll e Fundao Ford pelo apoio na elaborao desta Cartilha. Agradecemos ainda aos agricultores entrevistados no processo de elaborao deste material, que com suas angstias, conhecimentos e percepes sobre a Agricultura nos incentivaram a produzir esta Cartilha, que apenas uma parte do nosso constante dilogo. Terra de Direitos Rua Jos Loureiro, n 464, conj. 26, Centro, Curitiba, Paran CEP 80010-907 Tel 41 3232-4660

42

43

S-ar putea să vă placă și