Sunteți pe pagina 1din 12

Kocide WDG. A evoluo do cobre.

A importncia do cobre na produo cafeeira.

Informe tcnico

NDICE
Introduo............................................................03 Fungicidas cpricos. ............................................. 04 Benefcios do cobre para o cafeeiro...................... 04 Cobre no solo........................................................05 Kocide WDG Por que escolher?......................... 09 Cobre na planta.....................................................05 Kocide WDG Recomendao..............................10 Absoro, transporte e redistribuio de cobre..... 06 Deficincias de cobre na planta............................ 06 Modo de ao do cobre sobre patgenos.............. 06 Propriedades qumicas do cobre. ...........................07 Kocide WDG x inimigos naturais...........................10 Kocide WDG. ....................................................... 08

Kocide WDG Eficincia da converso em Cu++.... 08

Kocide WDG Bioatividade................................. 08

Kocide WDG Resultados.................................... 11

Kocide WDG Concluses................................... 11

02

INTRODUO
A produo de caf foi um fator determinante para o processo de formao e desenvolvimento da economia brasileira. Hoje, as principais reas produtoras de caf no Brasil esto localizadas nos Estados de Minas Gerais, Esprito Santo, Bahia, So Paulo e Paran. A produo, industrializao e comrcio interno e externo geram grandes receitas e milhes de empregos, direta e indiretamente. Segundo informaes da EMBRAPA/CONAB, em 2008, o Brasil chegar a 2,3 milhes de hectares em rea plantada com caf. Com a expanso da cultura cafeeira, vrios fatores de produo devem ser considerados, como, por exemplo, adubao equilibrada e controle mais efetivo de patgenos. Dentre esses, a ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastatrix) talvez o que mais afeta a cultura. Quando isso ocorre, as folhas novas, mais suscetveis ao fungo, so afetadas por manchas amareladas cobertas por uma massa pulverulenta, que se tornam leses com centro necrtico marrom-escuro. Produtos base de cobre foram, por muito tempo, praticamente a nica soluo no controle da ferrugem, e at hoje ainda so os mais utilizados. Alm desse uso, eles so eficientes tambm na preveno e controle de outras doenas, como a Cercosporiose, Phoma e Mancha de Ascochyta. Os prejuzos de produtividade, que variam entre 20 a 50%, ocorrem devido reduo da rea foliar das plantas e da seca dos ramos. O perodo de maior ocorrncia durante os meses de novembro a junho, sendo que a disseminao dos esporos a longas distncias pode ser feita pelo vento ou homem. O agente disseminador de maior eficincia so as gotas de chuva (Calegaro, 2000). O controle da doena realizado entre dezembro e abril, correspondendo poca de condies mais favorveis ao desenvolvimento e infeco de folhas novas. Recomendam-se fungicidas sistmicos de ao curativa e erradicativa, ou fungicidas de contato com ao protetiva (Almeida, 1986).

03

FUNGICIDAS CPRICOS
O controle com fungicidas cpricos deve ser iniciado antes que os ndices da doena se elevem, o que ir depender das condies de clima (umidade relativa e temperatura) e da planta (enfolhamento e carga pendente) e, a partir da, a cada 30 dias, de modo que a ltima aplicao seja efetuada em maro ou abril. Diversos fungicidas base de cobre encontram-se disponveis no mercado, tais como: hidrxido de cobre, oxicloreto de cobre, sulfato de cobre e xido cuproso. Muitos trabalhos foram e ainda so realizados com fungicidas cpricos, isoladamente ou em associao com fungicidas sistmicos, no controle das principais doenas do cafeeiro. Segundo Chalfoun (1997), a associao de fungicidas sistmicos e cpricos no controle de ferrugem desejvel, pois, alm da eficincia no controle, possibilita um intervalo maior entre as aplicaes. Os fungicidas cpricos tambm funcionam como nutrientes para as plantas. Sua utilizao pode promover, alm do controle da ferrugem e outras doenas, o fornecimento do on Cu+ ou Cu++ para as plantas, que funciona como co-fator de dezenas de enzimas nas clulas. Portanto, alm de ser um fungicida, o cobre um componente indispensvel ao desenvolvimento normal de processos fisiolgicos e qumicos nas plantas, envolvendo as fases de crescimento e reproduo.

BENEFCIOS DO COBRE PARA O CAFEEIRO


Alm do controle de doenas e da funo nutricional com reflexos significativos no aumento de produtividade, outro efeito benfico do cobre para o cafeeiro o chamado efeito tnico, que oferece s folhas uma colorao verde intensa e melhora a aparncia geral das plantas. Aliada a isso, a reteno de folhas e frutos que os fungicidas cpricos promovem nos cafeeiros deve ser destacada, no somente em produtividade, mas tambm na melhoria da qualidade final do caf. Essa reteno, associada proteo oferecida pelos fungicidas cpricos, melhora as condies fisiolgicas do cafeeiro, para que as folhas suportem a incidncia direta dos raios solares no perodo de frutificao, evitando injrias que sero aberturas para fungos e bactrias.

04

COBRE NO SOLO
O cobre participa de inmeros processos enzimticos, atuando no metabolismo de carboidratos, do nitrognio, na sntese de lignina e clorofila. absorvido na forma Cu++, e adsorvido em minerais de argila, hidrxidos de ferro e matria orgnica. As carncias de cobre no solo so decorrentes de: Baixo teor no solo; Alto pH; Alto teor de matria orgnica; Excessos de N, P e Zn na adubao; Falta de aerao do solo. Tanto na soluo do solo como nas razes e no xilema, mais de 98 99% do cobre esto presentes na forma complexada, o que mostra uma baixa concentrao de Cu+ e Cu++ livres no citoplasma ou em organelas.

COBRE NA PLANTA
O cobre um ativador de enzimas e atua em processos fisiolgicos como: fotossntese, respirao, distribuio de carboidratos, reduo e fixao de N, metabolismo de protenas, metabolismo de parede celular, regulao hormonal, precursor de molcula de clorofila e envolvimento no mecanismo de resistncia a doenas. Os cristais dos fungicidas cpricos em contato com a gua dissolvem lentamente e liberam ppm de ons de Cu++, que constituem a forma bioativa do cobre. Nesta forma, o Cu++ absorvido pela planta e ir participar dos processos fisiolgicos.

05

ABSORO, TRANSPORTE E REDISTRIBUIO DE COBRE

Segundo Grassi Filho, por via foliar, o cobre absorvido como Cu-Quelato e Cu++ e redistribudo para rgos em crescimento, como folhas e frutos. Na presena de Zn, os dois elementos competem pelo mesmo stio de absoro, prevalecendo aquele que possuir a maior concentrao. Por via radicular, o cobre tambm absorvido via Cu-Quelato e Cu++, quando em contato com ons e raiz, nos quais ocorrem interceptao radicular (70%), fluxo de massa (20%), difuso

(10%) e presena de cobre no sistema radicular, que inibe a absoro do Zn e vice-versa. O cobre transportado via xilema na forma de complexos com o grupo amino. No floema, possui pouca mobilidade, sendo redistribudo na forma de complexos com o grupo amino. O Cu++ tem alta afinidade com o tomo do N do grupo amino, que so compostos nitrogenados como aminocidos atuando como carregador de Cu tanto no xilema como no floema.

DEFICINCIAS DE COBRE NA PLANTA


Os principais sintomas de deficincia de cobre nas plantas de cafeeiro so: folhas verde-escuras tornando-se clorticas , e as nervuras, que podem ficar muito salientes. Segundo Malavolta (1995), os teores foliares adequados de cobre para a planta do cafeeiro so 8 a 16 ppm, nveis deficientes so menores 5 ppm e excessivos maiores 25 ppm. Esses teores so extrados dos 30 e 4o pares de folhas dos ramos reprodutivos amostrados no vero.

Cafeeiro nvel adequado de cobre: 10 ppm nvel deficiente de cobre : 5 ppm

MODO DE AO DO COBRE SOBRE PATGENOS


Em contato com os esporos ou tubo germinativo dos fungos , os ons de cobre (Cu++) acumulamse na membrana, penetrando no interior do esporo ou do miclio, causando inibio das enzimas essenciais do patgeno. Portanto, o modo de ao no especfico, reduzindo drasticamente a probabilidade de surgimento de resistncia do patgeno s fontes de cobre.

06

PROPRIEDADES QUMICAS DO COBRE


O smbolo qumico do cobre Cu; o nmero atmico, 29; encontrado na forma de Cu0 (sem carga, neutro) e em estados de ganho de eltrons (oxidao do cobre), tornando-se cobre cprico (Cu++) e cobre cuproso (Cu+). O cobre metlico diferente do cobre inico, pois o primeiro (Cu0) parte de um mineral

encontrado na natureza a cuprita, que no possui carga. J o cobre inico parte de uma base (OH), ioniza e origina o Cu+ e Cu++, que possui carga positiva.

Cu(OH)2 + H2O
REAO QUMICA:

Cu++ + 2OH-

Hidrxido de Cobre
Cu(OH)2 + H2O Cu++ + 2OH-

O hidrxido de cobre, em contato com a gua, vai liberar cobre inico ou bioativo e mais duas hidroxilas, que no so fitotxicas s plantas. Oxicloreto de Cobre
Cu2Cl(OH)3 + H2O 2Cu++ + CI- + 3OH-

O oxicloreto de cobre, em contato com a gua, vai liberar cobre inico ou bioativo e mais uma molcula de cloro (que pode ser fitotxica s plantas) e mais trs hidroxilas.

Sulfato de Cobre
[3Cu(OH)2 CuSO4]

Sem neutralizao, o sulfato de cobre no pode ser aplicado s folhagens vegetais por ser um inibidor enzimtico inespecfico, prontamente solvel em gua, absorvido e translocado e, portanto, altamente fitotxico (Kimati, 1996).

07

Kocide wdg
o fungicida bactericida da DuPont base de cobre, produzido atravs de uma tecnologia revolucionria que fornece maior quantidade de cobre bioativo, proporcionando alta eficcia de controle de patgenos, seletividade cultura e menor impacto ambiental. Kocide WDG possui partculas de formato e tamanho diferenciados que protegem melhor as folhas e liberam mais cobre bioativo s plantas.

Kocide wdg EFICINCIA DA CONVERSO EM Cu++

Caracterstica Kocide WDG Princpio Ativo hidrxido de cobre

Outro hidrxido de cobre hidrxido de cobre SC - soluo concentrada 537,44 350,00 0,15 3.000 1.050,00

Formulao WDG - grnulos Concentrao g/kg Equivalente de cobre g/kg BIOATIVIDADE (%) Dose* g/ha Dose de equivalente Cobre Metlico (g/ha) 538,00 350,00 2,95 2.000 700,00

Cobre Bioativo g/Ha


* Dose Kocide WDG mdia para cultura do caf.

59,00

4,50

Kocide wdg BIOATIVIDADE


A bioatividade a ao de um elemento qumico sobre uma forma de vida, ou seja, a bioatividade do cobre a capacidade de impedir que diversos agentes fitopatognicos (fungos, vrus e bactrias) causem danos s plantas. O cobre metlico no biologicamente ativo, mas funciona como reservatrio para controle de doenas. O que biologicamente ativo so os ons de Cu++ disponveis em fungicidas cpricos, tais como Kocide WDG. Portanto, o desempenho de um fungicida cprico determinado pelo nvel de cobre bioativo disponvel para as plantas, e no pelo nvel de cobre metlico.

08

Kocide wdg POR QUE ESCOLHER?


Descrio do produto:
Grupo qumico: inorgnico Composio: hidrxido de cobre 538 g/kg (350 g/kg equivalente de cobre metlico) Classe: fungicida e bactericida Modo de ao: contato Tipo de formulao: WDG - Grnulos Embalagens: sacos de 1 e 10 kg

FORMULAO Wdg
Tamanho e formato das partculas

Partculas semelhantes a gros de areia (mais facilmente arrastados pela chuva) Grande acmulo de produto

Partculas polimerizadas de 1.8 microns Maior superfcie especfica Maior liberao de cobre Bioativo

Oxicloreto de cobre

Kocide WDG

Reteno dos produtos

Chuva de 22 mm 4h aps aplicao

Hidrxido de Kocide WDG


Oxicloreto de Cobre

42%

80%

xido Cuproso

54%

Forma correta de preparo da calda


1 Passo: Colocar gua at a metade do tanque 2 Passo: Adicionar o produto com o agitador ligado 3 Passo: Completar o tanque com gua

09

Kocide wdg RECOMENDAO


Recomendao de uso:
Ferrugem: 1,70 a 2,25 kg/ha* Cercosporiose: 1,75 a 2,0 kg/ha* Aplicar preventivamente a partir dos primeiros sintomas e repetir a intervalos de 30 dias. Fazer, se necessrio, at 5 aplicaes durante o perodo crtico da cultura, obedecendo-se a carncia. O uso de Kocide logo aps a colheita do caf protege a planta contra a entrada de patgenos como a Cercosporiose, auxiliando na conduo de lavouras produtivas.

Kocide wdg x INIMIGOS NATURAIS


Kocide WDG no afeta os inimigos naturais que controlam o bicho mineiro do cafeeiro. Veja no grfico abaixo que a populao testemunha do tratamento semelhante aos demais tratamentos com Kocide WDG.

TOXICIDADE DE Kocide Wdg CONTRA INIMIGOS NATURAIS E INFLUNCIA SOBRE O BICHO MINEIRO (Leucoptera coffeella) NA CULTURA DO CAFEEIRO
Fonte: S.Gravena; S.R.Benvenga; A.C.Caetano; J.L.Silva; N.Arajo Jnior; M.S.Linardi - Gravena ManEcol Ltda.

* Restrio temporria de uso no Estado do Paran.

10

Kocide wdg RESULTADOS


Incidncia de Cercosporiose em cafeeiro, Lavras 2007
Incidncia de Cercosporiose em cafeeiro e frutos do cafeeiro (%)

Aplicaes de cobre foram realizadas em intervalos de 15 a 30 dias (5 aplicaes) Aplicaes de estrobirulina foram realizadas em intervalos de 45 dias (2 aplicaes)

Kocide wdg CONCLUSES


mais ativo na liberao de ons de cobre (cobre bioativo); Possui formato e partculas ideais; Formulao mais prtica e fcil no manuseio e aplicao; Seletividade aos inimigos naturais; Partculas polimerizadas, com maior disponibilidade de cobre para a planta; menos lavvel pela gua da chuva ou irrigao, e apresenta maior reteno e cobertura foliar; Apresenta maior dissoluo e resuspensibilidade na calda; Apresenta menor impacto ambiental, devido a sua dose menor de cobre metlico.

11

PROTEO SADE HUMANA, ANIMAL E MEIO AMBIENTE


No permita que menores de idade trabalhem na aplicao. Mantenha afastadas das reas de aplicao, crianas, animais domsticos e pessoas desprotegidas. Use Equipamentos de Proteo Individual (EPIs),vide rtulo ou bula. No coma, no beba e no fume durante o manuseio do produto. No desentupa bicos, orifcios ou vlvulas com a boca. Primeiros socorros e demais informaes vide o rtulo, bula e receita. Evite a contaminao ambiental, preserve a natureza. No utilize equipamentos de aplicao com vazamentos. No lave embalagens ou equipamentos em lagos, fontes, rios e demais corpos dgua. Aplique somente as doses recomendadas. As embalagens vazias devero ser enxaguadas trs vezes e a calda resultante acrescentada preparao a ser pulverizada (trplice lavagem). Descarte corretamente as embalagens e restos de produto. No reutilize as embalagens vazias. Periculosidade ambiental e demais informaes vide rtulo, bula e receitas.

ADVERTNCIAS

Leia atentamente o rtulo, a bula e o Receiturio Agronmico, ou faa-o a quem no souber ler.

CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRNOMO. PRODUTO DE USO AGRCOLA. VENDA SOB RECEITURIO AGRONMICO.
Ao aplicar Kocide WDG, tome as seguintes precaues: evite aspirar o produto. evite o contato do produto com a pele, olhos ou roupa. use o equipamento de proteo tanto para preparar como para aplicar o produto. tome banho e mude de roupa imediatamente aps aplicar o produto. no beba, nem fume durante o preparo e aplicao. Em caso de intoxicao, chame imediatamente o mdico, mostrando ao mesmo o rtulo, bula ou receiturio agronmico do produto.
Acondicione as embalagens vazias deste produto no recipiente apropriado e devolva-as na Unidade de Recebimento indicada na nota fiscal de compra. A natureza agradece.

Siga atentamente as informaes do rtulo e bula.

Entre em contato com nosso Representante Comercial

Copyright 2008, DuPont do Brasil S.A. - Todos os direitos reservados.

0800 701-0109

www.ag.dupont.com.br

ZZZ00070408IN

DuPont do Brasil S.A. Al. Itapecuru, 506 - Alphaville - Barueri - SP CEP 06454-080

S-ar putea să vă placă și