Sunteți pe pagina 1din 8

CDIGO DA PROVA: 980908

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DA APRENDIZAGEM 2013 - ENSINO MDIO

Escola: EE PRINCESA ISABEL Professor:

Disciplina: Fsica Ano: 1 ANO Turma: Resultado:

Nome do Aluno:

Prezado(a) Aluno(a) Esta a prova do Programa de Avaliao da Aprendizagem Escolar - PAAE. Leia e responda s questes com bastante ateno, pois o objetivo da prova acompanhar o seu desempenho e identificar possveis dificuldades de forma a orientar o professor sobre como ajud-lo. Voc deve marcar a sua resposta em cada questo e depois transcrev-la na Folha de Respostas.Veja o exemplo:
A 01 B C D

Antes de entregar a Prova, confira se marcou todas as suas respostas corretamente. Verifique se preencheu o cabealho da prova.

FOLHA DE RESPOSTAS DA PROVA DE FSICA


A 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 B C D 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A B C D

Bom trabalho!

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS AVALIAO DA APRENDIZAGEM 2013 - ENSINO MDIO

Escola: EE PRINCESA ISABEL Professor:

Disciplina: Fsica Ano: 1 ANO Turma: Resultado:

Nome do Aluno:

QUESTO 1 Durante uma aula de Fsica, um professor realiza um experimento no qual uma vela permanece acesa dentro de um copo transparente, onde posicionada uma chapa em forma de T, na boca do copo, como mostra a ilustrao I.

Em seguida, o professor retira a chapa, e a chama da vela diminui at que se apague, como mostra a ilustrao II. A vela se apaga aps a chapa ser retirada, porque, no interior do copo, A) a conveco do ar faz com que o oxignio seja deslocado para fora. B) a conveco do ar faz o oxignio subir e o gs carbnico descer. C) a corrente de conveco que permitia a entrada de mais oxignio no copo interrompida. D) o gs carbnico proveniente da queima sofre conveco e diminui a concentrao de oxignio. QUESTO 2 Uma broca em rotao perfura uma chapa de ferro.

Com relao a essa situao, pode-se afirmar que o trabalho realizado pela fora de atrito entre a broca e o ferro esquenta A) a broca que, por sua vez, transfere calor para a chapa, esquentando-a. B) a chapa que, por sua vez, transfere calor para a broca, esquentando-a. C) o bloco, atravs da transferncia de eltrons para ele. D) o bloco e a chapa, atravs do aumento da energia interna deles. QUESTO 3 Talvez o dado mais familiar a respeito do comportamento trmico de um material seja a sua condutividade trmica. O coeficiente de condutividade trmica k fornece o fluxo de calor que passa em 1 m 2 de superfcie do material, quando este possui uma espessura de 1 m e submetido a uma diferena de temperatura de 1 grau entre as suas faces. A tabela apresenta os valores mdios de k, para os materiais mais comumente empregados em coberturas de edifcios industriais.

MATERIAL Espuma rgida de poliuretana Concreto Ao zincado Alumnio


(www.perfilor.com.br. Acesso: 23/10/2011. Adaptado.)

CONDUTIBILIDADE TRMICA (SI) 0,025 1,75 52 240

Se uma pessoa coloca a mo num dos materiais da tabela e sente mais intensamente uma sensao de frio, provavelmente est em contato com: A) Ao zincado. B) Alumnio. C) Concreto. D) Espuma rgida de poliuretana. QUESTO 4 Um vaqueiro est em p em uma arena preparando-se para lanar seu lao em um cavalo. Ele gira o lao sobre sua cabea, enquanto espera que o cavalo se aproxime. Qual o tipo de energia identificada nessa situao? A) Cintica. QUESTO 5 Quando submetidos a uma ___________, os materiais condutores so percorridos por uma ____________ que formada pelo movimento ordenado dos __________ livres no interior do material. A unidade de medida de corrente eltrica no Sistema Internacional de Unidades o __________. As expresses que completam corretamente essas lacunas so, respectivamente, A) potncia; corrente eltrica; tomos; volt. B) potncia; voltagem; tomos; ampre. C) tenso; corrente eltrica; eltrons; ampre. D) tenso; voltagem; eltrons; volt. B) Elstica. C) Eltrica. D) Trmica.

QUESTO 6 O efeito estufa um processo natural e de vital importncia para manter a vida na Terra. A concentrao de gases do efeito estufa na atmosfera vem aumentando de modo significativo. O fator principal responsvel por esse aumento A) a ampliao da rea de terras cultivadas. B) a utilizao crescente de combustveis fsseis. C) o aumento do gs nitrognio na atmosfera. D) o crescimento da populao humana. QUESTO 7 Ao longo de toda a sua existncia, o homem utilizou-se de vrias fontes de energia para garantir sua sobrevivncia e melhorar sua qualidade de vida. A ilustrao apresenta algumas dessas fontes de energia utilizadas pelo homem. I II

(http://goo.gl/ly48T. Acesso: 29/09/2012. Adaptado.)

(http://goo.gl/0MCXI. Acesso: 29/09/2012. Adaptado.)

III

IV

(http://goo.gl/4LfpV. Acesso: 29/09/2012. Adaptado.)

(http://goo.gl/MvjbZ. Acesso: 29/09/2012. Adaptado.)

A sequncia que exemplifica a evoluo do uso da energia pelo ser humano ao longo de sua histria A) I, II, III e IV. QUESTO 8 Bruno trabalha em uma oficina mecnica e seu chefe lhe pediu para substituir uma mola danificada em uma mquina. A mola danificada possua uma constante elstica k igual a 500 N/m e uma deformao de x = 10 cm. Para a reposio da mola danificada, Bruno dispunha de quatro molas com constantes elsticas diferentes. A fim de realizar o mesmo trabalho da mola danificada, Bruno ter que troc-la por uma mola com constante elstica (k) e deformao (x) iguais a A) k = 100 N/m e x = 50 cm. B) k = 250 N/m e x = 20 cm. C) k = 750 N/m e x = 15 cm. B) I, IV, III e II. C) II, III, IV e I. D) IV, I, II e III.

D) k = 2000 N/m e x = 5 cm. QUESTO 9 Produtores de uma obra cinematogrfica de fico cientfica decidem realizar o filme com a maior fidelidade possvel s teorias da Fsica. Na cena em que ocorrer a destruio de uma nave no espao, por exemplo, os diretores preferiro deixar aquele trecho do filme sem qualquer udio, exibindo apenas a luz proveniente da exploso. Ao optar por tal abordagem, a produo permanece fiel ao fato de que as ondas sonoras necessitam de um meio material para sua propagao, o que torna impossvel a audio atravs do vcuo. Ao contrrio do som, a luz se propaga no espao por ser uma onda de natureza A) eletromagntica e forma longitudinal. B) eletromagntica e forma transversal. C) mecnica e forma longitudinal. D) mecnica e forma transversal. QUESTO 10 As trocas de energia ocorrem inclusive em sistemas dissipativos, como acontece, por exemplo, com uma bola de pingue-pongue que nunca retorna altura de que foi solta e quica at parar. Nessa situao, a energia mecnica foi convertida em outra forma de energia, como a sonora ou a trmica. Essa constatao evidencia a lei da A) conservao da energia. B) gravitao universal. C) inrcia dos corpos. D) reflexo do objeto. QUESTO 11 As principais usinas geradoras de energia eltrica no Brasil so as hidroeltricas e as termoeltricas a leo ou carvo e nucleares. No processo de gerao de energia eltrica, as usinas hidroeltricas e as termoeltricas nucleares se caracterizam por A) usar a energia dos combustveis fsseis. B) usar a variao do campo magntico. C) utilizar a energia da fora da gua. D) utilizar fontes de energia renovveis. QUESTO 12 Um bloco, cuja massa 0,5 kg, repousa sobre uma superfcie horizontal lisa. Uma fora constante de 4,0 N aplicada sobre esse bloco, de modo a moviment-lo, conforme mostra a ilustrao.

Nessas condies, o bloco adquire uma A) acelerao constante de 4,0 m/s2, pois a fora aplicada equivale a 4,0 kg.m/s2. B) acelerao constante de 8,0 m/s2, pois a fora aplicada equivale a 4,0 kg.m/s2. C) velocidade constante de 4,0 m/s, pois a fora aplicada equivale a 4,0 kg.m/s. D) velocidade constante de 8,0 m/s, pois a fora aplicada equivale a 4,0 kg.m/s. QUESTO 13

O motor de Stirling a mquina trmica mais eficiente que o homem construiu at hoje. Seu rendimento pode chegar a 45%, contra 20% a 30% dos motores a combusto e mquinas a vapor. Esse motor possui duas cmaras que aquecem e resfriam o ar alternadamente, movimentando os mbolos ligados ao eixo comum, que faz girar a roda anexa a ele. Esse processo cclico e pode ser ilustrado pelas quatro etapas, A, B, C e D, mostradas na figura.

(http://goo.gl/8hZ56. Acesso: 24/10/2012. Adaptado.)

Os grficos I, II, III e IV representam as quatro possibilidades de comportamento da presso e do volume em cada uma das etapas de funcionamento do motor de Stirling.

O grfico da presso em funo do volume que descreve o funcionamento cclico do motor de Stirling, de acordo com a sequncia de etapas mostrada na figura, o A) I. QUESTO 14 Em 1879, o americano Thomas Edison construiu a primeira lmpada incandescente comercializvel, valendose da transformao de energia eltrica em luz e calor. O produto consistia em uma haste de carvo pequena e muito fina inserida em um bulbo de vidro no qual havia sido formado alto-vcuo. Devidamente conectada aos contatos eltricos no bulbo, a haste de carvo era submetida passagem de corrente eltrica, aquecia-se e passava a emitir luz quando sua temperatura ultrapassava 900 K. A mxima intensidade luminosa ocorria a uma temperatura prximo de 3800 K, o ponto de fuso do carbono. Na identificao usual de elementos em circuitos eltricos, a haste de carvo corresponderia a um A) capacitor. QUESTO 15 Em cidades de clima temperado, cuja temperatura em um dia tpico de inverno pode chegar a 12 C, poas de gua acabam se transformando em grandes placas de gelo nas caladas. Para amenizar todo o transtorno causado pelo gelo, os moradores costumam jogar certa quantidade de sal sobre a gua retida em frente s suas casas, evitando, assim, o seu congelamento. Em um dia tpico de inverno, a gua empoada na calada no se congela aps a adio de sal porque A) a presso atmosfrica sobre a poa de gua aumenta com a adio de sal. B) a temperatura de fuso da soluo de sal em gua menor que a da gua. C) o sal, junto gua, provoca uma reao endotrmica que resfria a soluo. D) o volume da poa de gua aumenta com o sal, o que a leva a perder calor. B) gerador. C) indutor. D) resistor. B) II. C) III. D) IV.

QUESTO 16 As estaes climticas existentes na Terra so responsveis por propiciar diferentes condies de vida ao longo do ano em um mesmo ambiente. Esse fenmeno tem papel fundamental na manuteno da vida na Terra e na forma como o ser humano produz alimentos. Qual a caracterstica da Terra que faz com que existam as quatro estaes ao longo de um ano? A) Alta velocidade de rotao B) Inclinao do eixo de rotao C) Massa muito grande D) Raio muito pequeno QUESTO 17 Uma indstria automobilstica possui uma mquina muito curiosa: um rob com um brao retrtil capaz de elevar caixas de peas de uma plataforma a outra, em diferentes alturas. A peculiaridade est na forma de operao do rob. Em lugar de definir a altura qual se quer elevar o objeto, o operador da mquina precisa fornecer o valor da massa de cada caixa de peas e a energia necessria para que a caixa seja posta na respectiva plataforma. A partir desses dados, o rob calcula a altura da plataforma alvo e deposita l o objeto. Durante um dia de expediente em que todas as caixas eram iguais e precisavam ser postas na mesma plataforma, o operador forneceu ao rob valores de massa iguais a m e valores de energia iguais a E para quase todas as caixas. Para uma caixa apenas, a distrao do operador o fez escrever massa igual a 3m e energia igual a E. Desse modo, em qual plataforma essa caixa de peas foi depositada? A) Em uma plataforma com um tero da altura da das outras caixas. B) Em uma plataforma trs vezes mais alta que a das outras caixas. C) Na mesma plataforma que as outras. D) Na plataforma imediatamente acima. QUESTO 18 Em um laboratrio, quatro pores de gs hlio so mantidas, separadamente, em quatro cilindros, identificados por A, B, C e D, fechados por pistes mveis. O gs no cilindro A aquecido e se expande, recebendo quantidade de calor igual ao trabalho que ele realiza sobre o pisto. No cilindro B, o pisto comprime o gs, que no troca calor com o ambiente. No cilindro C, o gs resfriado, enquanto o pisto mantido fixo. O gs no cilindro D no tem sua temperatura alterada, mesmo com a elevao de seu pisto. Nessas condies, houve aumento na energia interna do sistema representado pelo cilindro A) A. QUESTO 19 O mundo moderno utiliza diferentes fontes de energia, com diversos propsitos, como locomoo e transporte de carga, aquecimento, utilizao de equipamentos eletrnicos, resfriamento, entre outros. Para realizar tais tarefas, normalmente necessrio que a energia seja convertida para uma forma apropriada e, s depois, ela pode ser utilizada para o devido fim. Considere que um jornal tenha publicado estas frases em um de seus artigos: I. A central termoeltrica necessria para transformar gs natural em eletricidade. II. A energia solar no pode ser transformada em eletricidade, servindo apenas para aquecimento. III. possvel utilizar o movimento das guas do mar para gerar energia eltrica. IV. O Brasil, por estar situado no hemisfrio sul, apresenta pouca disponibilidade de energia elica. Um segundo jornal, ao constatar que algumas dessas frases estavam completamente equivocadas, escreveu um artigo-resposta, no qual fazia duras crticas redao do primeiro jornal. Desse modo, as frases equivocadas, que serviram de motivao para as crticas do artigo-resposta, so A) I e III. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. B) B. C) C. D) D.

QUESTO 20 A ilustrao representa o fluxo de energia de uma mquina trmica, no qual Ta e Tb representam as temperaturas de operao da mquina, Qa e Qb correspondem aos mdulos das quantidades de calor envolvidas no seu funcionamento e W representa o mdulo do trabalho realizado pela mquina.

(http://goo.gl/eBDkj. Acesso: 25/08/2012. Adaptado.)

O fluxo de energia mostra que, no funcionamento dessa mquina, as relaes entre Qa, Qb e W so tais que A) a energia retirada da fonte quente (Qa) parcialmente transferida para a fonte fria (Qb) e o restante convertido em trabalho mecnico (W). B) a energia retirada da fonte quente (Qa), juntamente com outra parte retirada da fonte fria (Qb), convertida em trabalho mecnico (W). C) a mquina obtm uma parte da energia do trabalho realizado (W) e outra parte da fonte quente (Qa), e o restante transferido para a fonte fria (Qb). D) a mquina realiza o trabalho mecnico (W), transfere uma parcela dessa energia para a fonte quente (Qa) e o restante para a fonte fria (Qb).

CDIGO DA PROVA: 980908

S-ar putea să vă placă și