Sunteți pe pagina 1din 12

O Mal e a Ontologia Trinitria uma viso de Jesus Abandonado e o Mal.

Diego Klautau Mestre em Cincias da Religio pela PUC-SP Dklautau@yahoo.com.br

Resumo: O pensamento de Chiara Lubich (1920-2008) realizou um novo enfoque sobre a reflexo sobre o Mal numa perspectiva do cristianismo catlico. Em suas bases filosficas e teolgicas, Enrique Canbn apresenta em sua obra Assim na terra como na Trindade, um entendimento do Mal como excluso do entendimento de Deus como Trindade, e assim um impedimento da compreenso da realidade de amor presente na revelao crist. Ao perceber os conceitos de Jesus Abandonado, e a relao do homem como o Mal, e de Jesus em Meio, presentes no livro de Chiara Lubich Ideal e Luz, seguimos uma consonncia do pensamento de Bento XVI em sua encclica Deus Caritas Est, como expresso da reciprocidade da comunidade crist entre seus membros e da resposta do homem ao amor de Deus. O amor gape, seu segundo Bento XVI, a origem do amor cristo, quando vivido reciprocamente como dom de Deus entre os homens, caracteriza a realidade de Jesus em Meio, conceito expresso por Chiara Lubich e Enrique Canbn no entendimento de trindade presente na terra. Palavras-Chave: Trindade, Amor, Deus Abstract: Summary: The thought of Chiara Lubich (1920-2008) carried through a new approach on the reflection on the Evil in a perspective of the Christianity catholic. In his philosophical and theological bases, Enrique Canbn presents in his book As in earth as in the Trinity, an comprehension of the Evil as exclusion of the understanding of God as Trinity, and thus an impediment of the understanding of the reality of present love in the Christian revelation. When perceiving the concepts of Abandoned Jesus, and the relation of the man as the Evil, and of Jesus in midst, in the book of Chiara Lubich Ideal and Light, we follow a accord of the Benedictus XVI in its encyclical, letter from the pope, God Caritas Est, as expression of the reciprocity of the Christian community between its members and of the reply of the man to the love of God. The love gape, its as Benedictus XVI, is the origin of the Christian love, when lived reciprocal as gift of God between the men, characterizes the reality of Jesus in midst, express concept for Chiara Lubich and Enrique Canbn in the understanding of trinity in the earth. Key-Words: Trinity, Love, God

1) Chiara Lubich e os focolares No discurso pronunciado por ocasio da entrega a Chjiara Lubich da Medalha de Honra ao Mrito da Universidade de So Paulo, e m 30 de abril de 1998, o ento governador de So Paulo, Andr Franco Montoro afirmou:

Quando vemos o Movimento dos Focolares presnete em cento e oitenta e


duas naes dos cinco continentes, com o apoio de milhes de pessoas; quando tomamos conhecimento das homenagens que lhe so prestadas por catlicos e ortodoxos, por igrejas protestantes e sinagogas judaicas, por mesquitas muulmanas e monges budistas; quando vemos os inmeros ttulos e condecoraes que lhe so conferidos por universidades de todos os continentes; quando vemos a Unesco conferir-lhe o Prmio de Educao para a Paz; ns tomamos conscincia de que estamos diante de um movimento de significao histrica. (Montoro, 2003, p.13)

nesse contexto de incio do sculo XXI, que muitos filsofos j apontam como ps-modernidade, uma sucesso de atos com a nica finalidade o instante, de perda da racionalidade planejada da era moderna e consolidada no sculo XIX, por sua vez desmascarada no sculo XX, que o movimento dos focolares apresenta uma proposta singular: ut omnes unum sint. Que todos sejam um. Surgido durante a Segunda guerra mundial, em meio aos horrores do fascismo, do nazismo e dos totalitarismo de estado e de mercado, o movimento inicia-se com um grupo de jovens mulheres. Chiara Lubich, ento uma italiana de 23 anos, decide, juntamente com um grupo de amigas, abraar com profundidade a vivncia evanglica. A professora Chiara Lubich se lana, em meio aos bombardeios frequentes sofridos na cidade de Trento, em 1943, a uma escolha que repercutiria no decorrer de todo sculo XX: dedicar-se totalmente a Deus, vivendo em plenitude seus mandamentos. Dos escombros da guerra que era a culminao dos valores modernos, de expanso imperialista do mercado e do estado, de doutrinas que pregavam a valorizao da superioridade entre os homens, e do controle social, atravs do totalitarismo estatal, estabelecido de forma plena e em todas as dimenses da vida humana, surge um pequeno movimento. Para Montoro, esse movimento seguir de forma ntima a histria da segunda metade do sculo XX, de acordo com suas mudanas e transformaes de cunho poltico e social.

Em plena Segunda guerra, na cidade de Trento, entre as runas e a destruio, Chiara Lubich decide abraar um ideal. Contra os totalitarismos,

ela vem proclamar a dignidade inviolvel das pessoas humanas. Contra o nacionalismo estreito dos que decidiram a guerra, vem defender o entendimento pacfico de todos os povos e religies, para que todos sejam um. Contra a violncia e o dio, vem pregar o amor, que a vida do mundo. Esse calor humano tem seu lugar privilegiado na famlia, que a Declarao Universal dos Direitos Humanos proclama como ncleo natural e fundamental da sociedade. Calor humano, fogo do lar, focolares. (Montoro, 2003, p. 16)

Assim, as relaes entre indivduo e sociedade e entre naes e mundo, apregoadas na Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, so colocados de forma prtica e concreta no decorrer do sculo XX. De mesma forma o Conclio Vaticano II, ocorrido entre 1962 e 1965, evoca as doutrinas bases da Igreja Catlica, na sua forma de enfrentar a reconstruo do mundo aps as grandes guerras. Espiritualidade comunitria, valorizao do leigo, da mulher e da atuao no mundo como forma de santificao, a doutrina das sementes do verbo, que afirma a possibilidade de salvao mesmo fora da Igreja catlica. A tenso entre as exigncias da histria e a permanncia entre os valores evanglicos, segundo a interpretao de Piero Coda, nos demonstra a importncia da espiritualidade comunitria, a unidade, de Chiara Lubich e as exigncias da modernidade e de sua crise. Para Piero Coda justamente os carismas dados por Deus a santos no decorrer da histria, notadamente os santos que contriburam de forma central para as dificuldades especficas de cada poca.
Mas o pensamento e a espiritualidade de Chiara Lubich no testemunha apenas uma mudana de paradigma na histria da espiritualidade crist do primado do indivduo ao equilbrio entre pessoa e comunho conforme as expectativas do Conclio e as exigncias apresentadas pelos sinais dos tempos. Ela, justamente por enraizar-se na mstica do Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que revive hoje pela unidade entre os seus, pe ao mesmo tempo todas as premissas para uma contribuio significativa mudana de paradigma cultural que nossa era, de forma angustiada e por vezes at mesmo trgica, exige agora com urgncia e comea a prognosticar e a configurar, de formas diversas e at contraditrias. Essa tambm no uma coisa nova na histria da espiritualidade crist. Um grande carisma gera por si um estilo cultural e d uma marca s expresses do humano e do social em que chamado a se inserir e agir. Basta pensar no que aconteceu com o ora et labora de So Bento e o nascimento da Europa; ou com o ideal de senhora pobreza de Francisco de Assis e o florescimento da cristandade medieval; ou com o ad maiorem Dei gloriam de Incio de Loyola e o delinear-se da era moderna: teologia, filosofia, prxis social, economia poltica, arte e at a abordagem cientfica da natureza, foram influenciados e, s vezes, at vitalmente impregnados pela inspirao mstica desses grandes santos. (Coda, 2003, p.25)

Assim, as relaes entre cincia da Histria e pensamento Teolgico sero tocadas rapidamente para a maior compreenso da atuao de Deus na histria dos homens. O pensamento Teolgico da ao de Deus, centralmente na dinmica transcendncia e imanncia, ser a premissa buscada na histria. Baseada em dois principais pontos, Jesus Abandonado e Unidade, a espiritualidade dos focolares prtica e coletiva. Os dois pontos so buscados constantemente, atravs das expresses do movimento, seja na poltica, na economia, na cultura, na educao, na academia na religio. A unidade a busca da superao do fechamento em si mesmo, do individualismo consumista, seja na relao com os amigos, com as sociedades, com o divergente, com a cultura. A unidade a base da espiritualidade de comunho que estabelece os paradigmas de transcendncia em uma poca marcada pelo isolamento e pelo medo. entendida em sua sensibilidade teolgica como a presena de Jesus em Meio, que vivifica a existncia e a realidade. O trecho de Mateus que afirma a herana de Jesus presente afirma que Jesus pede que todos sejam um como ele e o Pai so um (Mt 18, 19-20). Na clausura do invidualismo contemporneo, a unidade o desafio de abrir-se para uma relao social, respeitando-se de forma franca e sincera, buscando compreenso mtua, amor mtuo, de prisma da fraternidade, princpio esquecido da revoluo francesa, integrante porm da modernidade, obscurecida e abafada pelos totalitarismos deturpadores da igualdade de estado e da liberdade de mercado. Jesus Abandonado uma referncia ao estado de Jesus quando crucificado, no seu grito de dor ao Pai, em Marcos 15, 34; e em Mateus 27, 46 Senhor por que me abandonaste?. Esse grito compreendido pela superao de si mesmo e de entrega para o vazio que se v, confiando mesmo no silncio. perder-se nos mistrios da paixo de Cristo, que leva amor onde no h amor. confiana inexplicvel, que transcende as explicaes racionais, os estados emocionais e mesmo a certeza da f. mais que confiana, entrega total, na mais absoluta dor, e na mais aguda solido e no mais profundo desespero. Amar, amar a Deus, mesmo quando este se perde na condio humana. Para o telogo Jess Catellano.

A unidade e Jesus Abandonado so, portanto, as palavras-chave desse carisma, como se pode ver em todos os escritos de Chiara Lubich. Aqui se enraza a universalidade dos seus princpios, a fora grantica de suas pginas, abertas a todos, a beleza tambm das suas referncias, j que beleza divina a comunho

trinitria de Deus, e beleza divino-humana a face do Abandonado do Calvrio, como o semblante do Cristo de Michelangelo no colo de sua Me na esttua da Piet (imagem dileta a Chiara). De fato, o seu grito atroz, feito belo pelo abandonar-se confiante nas mos do Pai, fala da possibilidade suprema de tornar belo tambm cada rosto humano marcado pela dor e pelo pecado, se for transfigurado pelo amor confiante que se abandona Naquele que v todos ns em e por meio de seu Filho. Unidade e Jesus Abandonado. Entre esses dois plos que se atraem reciprocamente em Cristo, desdobram-se todos os caminhos da espiritualidade, os da Igreja e das Igrejas, os das outras religies, os dos valores espirituais e humanos de todas as outras religies, os dos valores espirituais e humanos de todas as outras pessoas que procuram Deus sem saber, caso procurem a verdade, porque Deus verdade (Castellano, 2003, p.31-32)

Assim, o movimento dos focolares, a cujo nome cannico Obra de Maria, prope uma outra globalizao, da fraternidade, entre homens e mulheres, entre adultos e crianas, entre os setores internos da Igreja catlica, entre as Igrejas crists, entre os membros de outras religies e mesmo entra os ateus de boa vontade. Respeitando as diferenas, com o cuidado de sempre ressaltar que unidade no uniformidade, e que pessoa religiosa no significa necessariamente pessoa espiritualizada. Numa poca que prega o fim da famlia, numa aluso ao gozo, momentneo e ligeiro, numa percepo consumista e espetacular das relaes humanas, o movimento pratica a fraternidade familiar. transformar o mundo num lar, numa grande famlia humana. Numa poca de descrena de grandes transformaes, os focolares apresentam questes prticas. Projetos em andamento, possveis de se realizar. amar Jesus abandonado. As mais de 900 empresas do projeto de Economia de Comunho espalhadas pelo globo, e os inmeros polticos de diversos pases, de partidos e orientaes diferentes, no Movimento Poltico pela Unidade, as publicaes de comunicao e os diversos livros editados pelo movimento, o Instituto universotrio Sofia na Itlia, A Fazenda da Esperana em Guaratinguet, centro de recuperaod e dependentes qumicos, visitada por Bento XVI quando no Brasil, so expresso dessa praticidade cotidiana da espiritualidade focolarina.

2) A Trindade e o Amor

A partir dessa compreenso da espiritualidade de Chiara Lubich, o telogo Enrique Canbn (2000) desenvolve em seu livro Assim na Terra como na Trindade, uma viso sobre o Mal, entendido como a experincia de privao e sofrimento que se dirige ao vazio, morte e ao nada, baseado no conceito de Jesus Abandonado. 5

O mal na tradio crist assume diversos significados. Nesse sentido, a especificidade de entender o conceito de Jesus Abandonado a maneira que abordamos neste artigo. A compreenso do sofrimento e da morte atravs da vivncia de Jesus de abandono na cruz, de experincia de desamparo do Pai e de cegueira em relao ao amor de Deus, que era ele mesmo, que Jesus afirmou que ele e pai eram um, e quem o via, via o Pai, exige uma compreenso da realidade trinitria de Deus. Se o mal, atravs de Jesus Abandonado, o sofrimento e a morte no distanciamento de Deus, que a alegria e a vida, e a realidade da unidade, a vida de Jesus em Meio, a vida em Deus, o entendimento da relao entre Jesus e Deus se torna essencial na compreenso de Jesus Abandonado. Assim, a concepo de Mal, enquanto a cegueira do amor de Deus por sua criatura, uma compreenso de Jesus Abandonado. Para Canbn (2000) , a trindade a grande revelao evanglica. A premissa de que Deus amor, trazida por Jesus, a grande mudana paradigmtica do relacionamento com Deus. De fato, a intimidade de Jesus com Deus a grande diferena que existe entre a tradio crist e as religies monotestas, como o judasmo e o islamismo.

Os estudos trinitrios so os que, recentemente, tm trazido mis novidades para o pensamento e para a vida do cristianismo. Notveis esforos tm sido feitos para renovar a teologia trinitria e repensar toda a teologia luz da Trindade. No entanto, o fenmeno mais relevante a nfase com que vem sendo redescoberta a imitabilidade, a praticabilidade da vida trinitria na histria. Com efeito, constantemente aparece, nos textos e nos ambientes cristos, a afirmao de que na Trindade esto no apenas a origem e o fim, mas tambm a raiz, o espao e o modelo da sociabilidade humana. (Canbn, 2000, p. 16)

Essa imitabilidade e a praticabilidade que Canbn afirma existir entre a Trindade e o modelo de sociabilidade humana radicalizada pelos diversos setores e matizes da espiritualidade de Chiara Lubich. A Trindade assim, o modelo essencial de Jesus em Meio. A unidade trinitria, porque que todos sejam um como o Pai e Jesus so um, isto , na relao especfica de Jesus com o Pai, atravs do Esprito Santo, que deve ser vivida a unidade segundo Chiara Lubich.

Nosso trabalho, ento, quer ser sobretudo didtico, divulgador; e no apenas voltado para a prtica, mas baseado nela: as afirmaes contidas nestas pginas, inclusive as que talvez paream mais tericas e especulativas, narram efetivamente uma experincia; partem da vida concreta de numerosssimas pessoas que, de algum modo, j experimentaram o que diremos. (Canbn, 2000, p. 17)

Na tradio mstica, quer dizer a experincia do mistrio transcendente, da relao vivida com o divino, que Canbn fala. do lugar de testemunha que o telogo se manifesta. Integrante do movimento dos focolares, o sacerdote Canbn apresenta sua percepo trinitria a partir do Carisma da Unidade, de sua experincia eclesial. O objetivo didtico: Canbn quer comunicar sua vivncia e ensinar como se pode vivla, por mais especulativa e terica que se apresente, afirma que prtica e vivida. Para compreendermos a teologia trinitria de Canbn, existem trs conceitoschaves: a pericrese, a knose e o amor gape. Os trs conceitos expressam a realidade que podemos apreender da revelao evanglica em relao trindade. Para Canbn, a relao entre as pessoas de Deus: Jesus, o pai e o Esprito Santo podem ser vislumbradas, inicialmente atravs desses trs conceitos. Pericrese a caracterstica da Trindade de integrao entre os diferentes. a capacidade de ser na outra pessoa, ao mesmo tempo em que constitui como uma pessoa em si, estabelece uma unidade que se constitui na outra pessoa. a inter-relao que se mantm de forma indivisvel, ao mesmo tempo que se apresenta como distino.
Em relao Trindade, pericrese significa a mtua inclsuo, o recproco estar-um-dentro-do-outro, a presena ou compenetrao que se d reciprocamente entre as Pessoas divinas, que se unem distinguindo-se e se distinguem unindo-se. So joo Damasceno assime xpressava essa realidade: trs Pessoas da Trindade esto unidas, mas sem confuso, esto uma nas outras, e essa pericrese se d sem fuso e sem mistura (De fide orthodoxa, I,8 MG 94,829). Cada uma das pessoas habita, tem sua sede, na outra (ibid. 1,14). Trata-se da unidade entre Pessoas que no so a mesma Pessoa, mas so Um. (Canbn, 2000, p.27)

A noo de moradia recproca entre as pessoas em relao o smbolo que So Joo Damasceno aponta. A unidade neste sentido a capacidade de estar na outra pessoa e abrigar a outra pessoa sem perder sua distino. Essa capacidade de abrigar a vida do outro e no perder sua prpria identidade, sem confuso, sem fuso, sem mistura e sem imposio a caracetrstica trinitria presente no conceito de Jesus em Meio. Somente com a realidade de amor recproco que se estabelece a unidade. O segundo conceito pertinente de Knose. Uma vez entendida a caracterstica da pericrese como acolhida e ser acolhido de forma recproca, estabelecendo a identidade como essa capacidade simultnea e recproca de pessoa e relao, necessrio entender como cada pessoa da trindade realiza essa unidade e distino. Da a knose se estabelece como essa caracterstica que viabiliza a pericrese.

A palavra vem e um verbo que expressa o gesto de esvaziar (por exemplo, uma vasilha cheia de gua). Sua enorme importncia teolgica deve-se ao fato de o Novo Testamento usar esse conceito aplicando-o a Jesus Cristo. A Segunda Pessoa da Trindade, o Filho/Verbo, em Jesus de Nazar esvaziou se de sua divindade para fazer-se um de ns, um conosco. Portanto, knose significa a pessoa despojar-se por amor do que lhe prprio, dar-se totalmente para fazer-se um com os outros para viver o outro, para permitir que o outro se realize e, desse modo, colocar as condies para ser plenamente ele prprio. (Canbn, 2000, p. 28-29)

A knose tem uma caracterstica de esvaziamento individual. uma pessoa que realiza a knose. Quando se constata, na sociabilidade e na convivncia, que esse knose, esse esvaziamento, e essa doao de sua prpria vida, identidade, bens, esforos e sentimentos reciproca, ento se instala uma relao pericortica. A knose muito mais uma atitude, um atributo de uma pessoa, uma ao e deciso de forma mais distintiva pessoal. Quando essa atitude, essa caracterstica se estabelece de forma recproca, sem necessidade de abuso, imposio, submisso, numa realidade saudvel de constituio e entendimento individual atravs da relao, estabelece-se a pericrese. O terceiro conceito para esse entendimento, no qual tanto a pericrese quanto a knose tem sua fundamentao em termos de sociabilidade humana o amor gape. Aqui, o amor recproco, fundamento no conceito de Jesus em Meio, de unidade, gape. Essa a expresso amorosa na qual Jesus se fundamenta quando afirma que ningum tem maior amor do que aquele que d a vida por seus amigos. esse amor gape que a revelao crist apresenta sua novidade.

Esperamos deixar claro, no decorrer do nosso texto, que no se trata de um amor que se acrescenta externamente ao amor humano. Falamos do amor interior a toda capacidade humana de amar. Todo tipo de amor que o s er humano for capaz de expressar ter mais plenitude medida que se deixar modelar, impregnar, vivificar, pelo amor divino. O que o amor/gape faz explicitar todas as potencialidade positivas com que o corao humano capaz de amar. Formatando-0 a partir de dentro, enriquece-o, embeleza-o, f-lo florescer, purificando-o e renovando-o constantemente. (Canbn, 2000, p. 32-33)

Nesse ponto, o amor gape visto no somente pelo amor a Deus, mas como o amor de Deus. dessa forma que Deus nos ama, e foi isso que Cristo revelou, que possvel amar como Deus nos ama. possvel amar ao ponto de sermos destrudos por esse amor, que maior que a humanidade. Ao relacionar amor gape com a

humanidade, Jesus Cristo apresentou a nica forma de isso acontecer, atravs da cruz e do sofrimento, ao absorver a dor e o mal na humanidade para si mesmo. O amor gape, esse amor divino, se manifesta ento pela doao da vida. A relao de amor trinitria, entre pericrese e knose, atravs desse amor gape, no qual a humanidade pode participar em Jesus Cristo. essa a lgica amorosa de Deus, uma lgica oblativa e sacrificial, para que os demais vivam. De forma recproca, a sociabilidade da trindade se torna possvel quando h amor recproco, amor gape, que atravs da doao vivifica todos os amores da humanidade, entre pais e filhos, esposas e esposos, irmos e irms e expressa sua plenitude na doao recproca. Para Bento XVI, em sua encclica Deus Caritas Est, o gape se torna distinto do eros, amor humano e natural, porque transcende a necessidade do Eros de resposta. Bento XVI indica que o Eros natural e deve ser vivido de forma saudvel, porm o erro, que desde o antigo testamento a tradio monotesta contesta dos povos pagos, a divinizao do Eros. Essa divinizao do amor eros, desumaniza o prprio eros, orientado peara esse amor as necessidades que somente a divindade pode suprir. Assim, reconhecendo a fora de eros, e justamente por isso reconhecendo a necessidade de purificaes, Bento XVI traz a questo da unidade entre corpo e alma, e no a uma degradao do eros a pura satisfao de impulsos, como se tais impulsos fossem apenas uma parte que deveria ser saciada da totalidade humana, mas uma integrao que possa equilibrar o amor humano e o amor divino atravs do humano. O gape no desejo instintivo, o chamado do homem ao mistrio. O desejo ertico tem sua relao com o desejo do homem por Deus. Porm essa relao mstica e Bento XVI aponta como exemplo de amor gape o rito eucarstico de Jesus Cristo,a doao plena da vida at mesmo da carne e sangue. O sacrifcio da cruz, consumado, se coloca como expresso de amor pela humanidade. A f em Deus, intimamente ligada a f no amor, uma vez que Deus amor, se coloca como ponto fulcral na compreenso das duas categorias fundamentais do amor: exclusividade e eternidade. O amor se desenvolve em direo a uma nica pessoa e tende a permanecer eterno. Tal concluso processual de eros em purificao ao gape se mostra na encclica.
Na realidade, eros e gape amor ascendente e amor descendente nunca se deixam separar completamente um do outro. Quando mais os dois encontrarem a justa unidade, embora em distintas dimenses, na nica

realidade do amor, tanto mais se realiza a verdadeira natureza do amor em geral. (Bento XVI, 2005, p.17)

As caractersticas do amor se colocam como a base da f bblica, neste amor mesclado de f, unio de sentimentos, vontade e pensamento, que o gape. Essa dinmica apenas permitida pelo imenso amor de Deus pela humanidade, um amor que s possvel porque acolhe e perdoa. Essa a dinmica kentica e pericortica da qual Canbn explica. Esse mistrio estabelece um entendimento que apresenta a realidade da Trindade na sociabilidade humana, com seus mandamentos presentes na relao.

Deste modo, j no se trata de um mandamento que do exterior nos impe o impossvel, mas de uma experincia do amor proporcionada do interior, um amor comunicado aos outros. O amor cresce atravs do amor. O amor divino, porque vem de Deus e nos une a Deus, e atravs deste processo unificador, transforma-nos em um. Ns, que supera as nossas divises e nos faz se um s, at que no fim, Deus seja tudo em todos. (Bento XVI, 2005, p. 35)

3) A Trindade e o Mal

Finalmente, a partir da compreenso de que Deus trino porque ama, e que o entendimento do mistrio revelado por Jesus Cristo nos autores estudados que Deus amor, e um amor gape que estabelece sua realidade ontolgica na relao amorosa, pericortica e kentica, observamos como o sofrimento e a morte podem se instaurar na condio humana, e mesmo e principalmente na religiosa e institucional, atravs da apartao da trinitariedadade de Deus. Para Canbn (2000), em sua percepo do Mal, a realidade do cristianismo diante da sociedade: o tradicionalismo, ou conservadorismo; o progressismo ou humanismo e a do protesto social, ou ativismo. As trs caractersticas podem ser identificadas com as Pessoas da Trindade. O Pai, como a autoridade, a tradio a conservao dos valores e alianas j existentes no antigo testamento e nas dimenses normativas da fidelidade e da memria. O Filho como a manifestao do Logos e da capacidade humana de amar e de investigar a natureza, a sociedade a arte, no papel de protagonista do mundo . E o amor proftico do Esprito Santo, que se manifesta no anncio transformador do Reino e de sua justia e da denncia do Mal e da iniquidade humana. Porm, quando uma dessas caractersticas deixa de seu vista, percebida, como o conceito de Jesus Abandonado que no v mais o amor do Pai, deixa de ser crist, no 10

sentido mais objetivo da revelao do Cristo, e ento s estabelece uma relao de sofrimento e apartao da Trindade. O Mal assume a caricatura das trs dimenses. Numa realidade unilateral patrocntrica, centrada no Pai, estabelece-se ditaduras opressivas e agressivas, impedindo o desenvolvimento humano e afirmando a imposio de uma nica verdade, parcial e egosta, anacrnica e estril. o apego e a inveja que impedem o fluir da o amor divino em direo a humanidade. A realidade humanista se torna relativista, impedindo uma ascenso pessoalidade do Pai, recusando-se a fazer do Pai uma morada na qual se repousa, mas buscando inutilmente uma realizao na humanidade, frgil, limitada e ignorante, numa perspectiva emocional, ridcula e irracional, sem compromisso com a comunidade e com a transformao social. E por fim a realidade ativista pode se tornar disforme e perder os referenciais, buscando somente a realizao de misses sem a unidade essencial da transcendncia com a transformao da humanidade, num delrio cego, perturbador, vazio e desesperado de caticas mudanas incessantes. Por fim, a realidade da ontologia trinitria, Deus uno e trino, em relao ao mal, a falta de percepo da presena do amor de Deus, se apresenta como a ausncia da relao com Deus. Ora a prpria constituio ontolgica de Deus Trindade. Assim, o mal se reconhece em Jesus Abandonado, que grita de dor pelo Pai, com sede do amor que sempre vivera. No evangelho de Joo, esse grito de dor assumido pela entrega de Jesus de seu esprito (Jo 19, 30) e em Lucas Jesus entrega especificamente o Esprito ao Pai (Lc 19, 46). Assim, a realidade do Mal a cegueira do amor relacional desse Deus relacional. Jesus, integrante da Trindade, se via fora dela, e assim sofreu todo o Mal presente na humanidade. A secura de amor, a incompreenso, o dano fsica a injustia social e o abuso emocional estavam presente em Jesus abandonado. Ainda assim, sua entrega do esprito nos mostra que a realidade de Jesus Abandonado, o Mal agindo, no a ltima palavra. A realidade de amor, que ressuscita junto com Jesus, nos oferece a unidade dessa trindade como a mais preciosa herana crist. No final do evangelho de Mateus, Jesus ordena que quer ser seu discpulo se batize em nome do Pai, do Filho e do esprito Santo, e que assim ele estar com seus discpulos todos os dias at o fim do mundo. (Mt 28, 19-20)

11

4) Bibliografia

CODA, Piero. (2003). Um carisma e uma obra de Deus. In: Ideal e Luz. Vargem Grande Paulista. Editora Brasiliense e Cidade Nova. MONTORO, Andr Franco (2003). Significao da Obra de Chiara Lubich. In: Ideal e Luz. Vargem Grande Paulista. Editora Brasiliense e Cidade Nova.

CASTELLANO, Jess.(2003) Uma Espiritualidade que une o vrtice do divino e do humano. In: Ideal e Luz. Vargem Grande Paulista. Editora Brasiliense e Cidade Nova.

LUBICH, Chiara. (1995) Cristo Revivido atravs dos sculos. Vargem Grande Paulista. Cidade Nova.

BENTO XVI, Papa. (2005). Deus Caritas Est. Libreria Editrice Vaticana. Cidade do Vaticano

CANBN, Enrique. (2000). Assim na Terra como na Trindade. Vargem Grande Paulista. Cidade Nova.

Bblia Sagrada. (1990) So Paulo. Paulus.

12

S-ar putea să vă placă și