Sunteți pe pagina 1din 9

PQGP 29 Uma Nova Reforma 1 Introduo

A srie que passo a publicar hoje , na verdade, um anexo da ltima, intitulada: Interpretando a Bblia Hoje. Pode no parecer, mas parte da Igreja Evanglica do Brasil caminha nas estradas da recatolizao, da rejudaizao e da baixo-espiritualizao. Igreja ao gosto do fregus. Pode no parecer, mas o ps-modernismo tem influenciado a Igreja, relativizando o que no passado era absoluto. Santidade relativo S doutrina relativocerto e errado relativo Alis, o que temos de certo que o certo e errado errado, e o certo ou errado relativo. Bla, bla, bla Boa leitura.

Uma Nova Reforma

Anexo de Interpretando a Bblia Hoje

Autor: Isaltino Gomes Coelho Filho Uma nova reforma o ttulo de um livro de J. A . T. Robinson, edio da Moraes Editora, de Lisboa. Lanado em 1965 (ingls), o livro veio na esteira dos debates da teologia da morte de Deus. Bafejada pelo existencialismo, esta corrente propunha a secularizao do cristianismo. A nova reforma de que falo no esta, a dessacralizao do evangelho. uma volta s origens, principalmente hermenuticas, da Reforma. Um dos nossos maiores problemas, hoje, est na rea de hermenutica: como interpretar a Bblia, a f e a denominao. Segundo Mondin (Antropologia teolgica, Paulinas, 1979), h dois princpios na formao de uma corrente teolgica, o arquitetnico e o hermenutico. O arquitetnico o contedo da revelao. A teologia deriva da revelao bblica. Se no fosse assim, no teramos uma corrente teolgica, mas filosfica. Mondin cita o sistema de pensamento de Hegel. Os mistrios do cristianismo esto presentes nele, mas como foram dessacralizados, despidos de seu contedo sobrenatural, um sistema filosfico e no teolgico. O princpio hermenutico o instrumento pelo qual se interpreta a revelao. Geralmente de contedo filosfico. que a teologia a interpretao da revelao pela razo. Os dois princpios so necessrios e se entendem bem luz da palavra de Bruner, segundo a qual, para se entender a Palavra de Deus necessrio um ponto de encontro entre ela e a mente humana. A Palavra o princpio arquitetnico. A mente humana o princpio hermenutico. O catolicismo faz teologia usando como princpio hermenutico a autoridade da Igreja. O pressuposto filosfico que ela detm a Verdade. Para Agostinho, por exemplo, a Igreja Catlica era o ponto culminante da histria. H suporte filosfico para a interpretao da Igreja Catlica: ela tem a verdade e seu magistrio a expressa. A Reforma tirou a base hermenutica da Igreja e a ps na Bblia, interpretada pelo crente, regenerado pelo Esprito. Roma deixou de ter a palavra final em matria de interpretao. Esta postura foi mudada pelo pentecostalismo e carismatismo, pulverizando a interpretao. Colocando a base no mais na Bblia, mas no crente, estes intimizaram a hermenutica, com sonhos e interpretaes na base de o Senhor revelou. Toda a estrutura de uma denominao, seu contedo teolgico e seu passado doutrinrio so irrelevantes. O crente a palavra final. A diversidade de interpretaes, mesmo as mais absurdas, partem daqui. O Esprito me falou ou Deus me revelou so expresses comuns para legitimar teorias as mais esdrxulas. O critrio de interpretao no mais Cristo. o Esprito, entendendo-se assim a subjetividade do intrprete. significativo que a Universal do Reino de Deus tenha substitudo a cruz pela pomba. o Esprito (subjetivo) e no mais Jesus (objetivo) o critrio de interpretao. No h como argumentar com quem tem uma relao especial com o Esprito que ns, tradicionais e carnais, no temos. A leitura de Benny Him, Hagin e os sermes de Valnice mostram isso. Estas pessoas alegam ter uma autoridade que elas no podem provar, mas que ns no podemos contestar.

Hagin recebe visitas de Jesus. Outros tm revelaes especiais de Deus. Ns s temos a Bblia. A Palavra se subordinou palavra. A subjetividade de sonhos, experincias e intuies se sobrepe exegese centenria e at milenar do evangelho. Assim, se reinventa o evangelho constantemente. H, em nosso cenrio, trs grandes vertentes em termos de teologia e de prxis: a recatolizao, a rejudaizao e a influncia baixo-esprita. Cada uma delas mostra que as pessoas assumiram princpios hermenuticos estranhos, nunca antes sustentados, recebidos por revelao, iluminao ou capacitao especial. Assim desfiguram o evangelho, fazendo uma salada religiosa que nada tm a ver com o ensino bblico. 1. A Recatolizao Contempornea do Evangelho (prximo artigo)

PQGP 30 Uma Nova Reforma 2 A Recatolizao

Amo os catlicos e desejo que conheam a Jesus e sejam salvos. Amo os espritas e desejo que conheam a Jesus e sejam salvos. Amo os evanglicos e desejo que conheam a Jesus e sejam salvos. Amo a Igreja de Jesus que sou parte, o Corpo Vivo de Cristo, que a 2 mil anos caminha na tutela do Esprito Santo nas bases da Doutrina dos Apstolos de Jesus Cristo. Esta Igreja tradicional, pentecostal, carismtica, avivada e missionria. A Igreja do Novo Testamento apostlica, proftica, evangelista, pastoral e ensinadora. A Igreja o que , independente da moda do ltimo mover, das placas na fachada ou da nova rede apostlica que passou a fazer parte. As reinvenes esto provocando desvios srios. Veja tudo com os culos do Novo Testamento. Se fizer isso, voc pode no gostar do que ver. Vamos ao artigo. 1. A Recatolizao Contempornea do Evangelho V-se a recatolizao no entendimento cada vez mais acentuado, de que temos um clero e um laicato. Preocupa-me ver, cada vez mais, as igrejas terem

ministros formados e assalariados para tudo. Acho correto termos ministros de msica, de educao religiosa, de misses, etc., em nossas igrejas. Milito na educao ministerial, sou presidente da ABIBET e no poderia pensar doutra maneira. Mas me preocupa a possibilidade de estarmos dizendo ao nosso povo que s pessoas formadas em seminrios e remuneradas podem fazer a obra de Deus. Pode-se criar uma mentalidade daninha: os ministros fazem o trabalho e os crentes pagam a conta. A incidncia do uso do termo leigo para os no consagrados aos ministrios reveladora. Todos ns somos ministros, pois todos somos servos. E todos somos leigos, porque todos somos povo ( este o sentido da palavra leigo, algum do povo). No temos clero nem laicato. Somos todos ministros e somos todos povo. Mas cada vez mais as bases ministeriais so buscadas no Antigo Testamento e no no Novo. Usamos os termos do Novo com a conotao do Antigo. O pastor do NT passa a ter a conotao do sacerdote do AT. o ungido, detentor de uma relao especial com Deus que os outros no tm. S ele pode realizar certos atos litrgicos, como o sacerdote do AT. Por exemplo, batismo e ceia s podem ser celebrados por ele. Assumimos isto como postura, mas no uma exigncia bblica. No meio carismtico isto mais forte. Os pastores tornam a igreja dependente deles. S eles tm a orao poderosa, a corrente de libertao s pode ser feita por eles e na igreja, s eles quebram as maldies, etc. O sentido teolgico do sacerdote hebreu parece permear fortemente o sentido teolgico do pastor neotestamentrio. Este conceito convm ao pastor carismtico. Ele se torna um homem acima dos outros, incontestvel, lder que deve ser acatado. Tem uma autoridade espiritual que os outros no tem. O Antigo Testamento elitiza a liderana. O Novo Testamento democratiza. Para o carismtico, o Novo Testamento, a mensagem da graa e a eclesiologia despida de objetos, palavras e gestual sagrados no so interessantes. Assim, ele se refugia no AT. Por isso h igrejas evanglicas com castiais de sete braos e estrelas de Davi no lugar da cruz, bandeira de Israel, guardando festas judaicas, e at incensrios em seus sales de cultos. H evanglicos que parecem frustrados por no serem judeus. A liturgia pomposa do judasmo mais atraente e permite mais manobra ao lder que se pe acima dos outros. 2. A Rejudaizao, um Produto Tanto Teolgico Quanto Comercial (prximo artigo)

PQGP 31 Uma Nova Reforma 3 A Rejudaizao

Amo a Jesus, judeu, e muitas coisas relacionadas ao povo que Deus separou em Abrao. Sua cultura, sua histria e a forma como Deus separou essa nao para alcanar todas as demais com Sua revelao. No me incomodava com o uso de talit, quip, bandeiras de Israel nas Igrejas evanglicas. Mas, ouvi um pastor, rabe, em uma Igreja Evanglica aqui no Brasil, com muitos smbolos de Israel espalhados pelo salo dizendo: Agradeo por estar aqui, mas s lamento no poder trazer nenhum dos meus conterrneos rabes que estou evangelizando, pois eles jamais entrariam em um lugar com tantos smbolos de Israel. Por favor, amem e evangelizem os rabes, eles tambm so filhos de Abrao. Mas, preciso dizer que eles jamais entraro aqui, nesta Igreja, com as bandeiras de Israel penduradas por todo salo. Fiquei muito frustrado. Acho que estamos confundindo as coisas. Esse no o nico problema. Pior so os homens que se chamam de profetas e assumem uma postura veterotestamentria, reclamam uma autoridade comparada a de Elias, esquecendo-se que o profetismo na Nova Aliana diferente da antiga. que na Nova Aliana, no tem bambambam. Todos so iguais. Todos so servos. Os profetas, no Evangelho so provados por todos. No tem mais a figura icnica do Velho Testamento. Tem menos glamour, menos status, servo dos demais, e a ltima palavra a de Jesus, porque Jesus a Palavra. a Palavra que nos tem, e no o contrario. A Palavra tem a todos mas esse assunto para outro artigo.

Leia o artigo.

2. A Rejudaizao, um Produto Tanto Teolgico Quanto Comercial

A rejudaizao do evangelho tem um lado comercial e outro teolgico. O comercial se v nas propagandas para visita Terra Santa. O judasmo

girava ao redor de trs grandes verdades: um povo, uma terra e um Deus. No cristianismo h um povo, mas no mais como etnia. A Igreja o novo povo de Deus, herdeira e sucessora1 de Israel, composta de toda a tribo, e lngua, e povo, e nao (Ap 5.9). H tambm um Deus, que se revelou em Jesus Cristo, sua palavra final (Hb 1.1-2). Mas no h uma terra santa. No cristianismo no h lugares e objetos santos. O prdio onde a Igreja se rene e que alguns chamam, na linguagem do Antigo Testamento, de santurio, no santurio nem morada de Deus. salo de cultos. O Eterno no mora em prdios, mas em pessoas. Elas so o santurio (At 17.24, 1Co 3.16, 6.19 e Hb 3.6). Deus no est mais perto de algum em Jerusalm que na floresta amaznica, nos condomnios, favelas e cortios das grandes cidades. No cristianismo, santo no o lugar. So as pessoas. No o cho. o crente. E Deus pode ser encontrado em qualquer lugar. No temos terra santa, e sim gente santa.

A propaganda gera uma teologia defeituosa. Pessoas vo a Israel para se batizar nas guas onde Jesus se batizou. Ora, o batismo nico, singular e irrepetvel. Ele segue a converso e mostra o engajamento da pessoa no propsito eterno de Deus. Uma pessoa que foi batizada, aps converso e profisso de f, numa igreja bblica, no se batiza no rio Jordo. Apenas toma um banho. E, sem o sentido filosfico do ser e do vir a ser de Herclito, aquele no o Jordo onde Jesus foi batizado porque as guas so outras. As molculas de hidrognio e oxignio que compunham aquele Jordo podem estar hoje em alguma nuvem. Ou na bacia amaznica. Ou no mar. At no Tiet. mero sentimentalismo e no identificao com Jesus. lamentvel que pastores conservadores em teologia batizem crentes j batizados no Jordo. Isto vulgarizar o batismo, tirando seu valor teolgico.

No sou contra o turismo. Faa-o quem puder e regozije-se com a oportunidade. Sou contra o entortamento da teologia como apelo turstico. Temos visto pastores com sal do mar Morto, azeite do monte das Oliveiras (h alguma usina de beneficiamento de azeitonas l?) e at crucifixos feitos da cruz de Jesus (pastores evanglicos, sim!). H um fetichismo com terra santa, areia santa, gua santa, sal santo, folha de oliveira santa, etc. No cristianismo as pessoas so santas, mas as coisas no. A rejudaizao caminha paralelamente com a superstio e feitiaria. parente da paganizao.

No estou tecendo uma colcha de retalhos. Tudo isto produto de uma hermenutica defeituosa, que no compreende as distines entre os dois Testamentos, os critrios diferentes para interpret-los, a pompa e liturgia do judasmo em contraposio desburocratizao do cristianismo e que a palavra final de Deus foi dada em Jesus Cristo. o NT que interpreta o AT e no o AT que interpreta o NT.

1 N.R. H que se advertir que a Igreja sim co-herdeira com Israel, mas no sua sucessora, vide Romanos 11:25-27 (25 Porque no quero, irmos, que ignoreis este segredo (para que no presumais de vs mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, at que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel ser salvo, como est escrito: De Sio vir o Libertador, E desviar de Jac as impiedades. 27 E esta ser a minha aliana com eles, Quando eu tirar os seus pecados).

3. O Fetichismo como Produto do Neopentecostalismo (prximo artigo)

PQGP 32 Uma Nova Reforma O Fetichismo Gospel

Qual a diferena entre um Shofar e um violo? O produto da oliveira e uma orao? Entre um Eu profetizo e um Pois est escrito? Sabe quantas vezes aparece no Novo Testamento a expresso: Eu profetizo? Tente achar?!?! claro que podemos profetizar, orar e abenoar nosso prximo, mas, comparado ao Novo Testamento, boa parte da Igreja tem agido de forma muito esquisita. Creio nas esquisitisses do Esprito Santo, mas parece que h uma disputa pra ver quem mais estranho. Compare tudo ao Novo Testamento. Veja o que d Quero que entenda algo: Muitas seitas evanglicas so classificadas hoje, como neopentecostais. Infelizmente o balaio grande e tem gente boa e genta m l dentro. 3. O Fetichismo como Produto do Neopentecostalismo

O neopentecostalismo (ou baixo-pentecostalismo) trouxe um problema srio. Derrubou o muro entre feitiaria e evangelho. J vi tapete ungido que chupa as enfermidades e pecados, gua santa aps a orao pastoral (como Alziro Zarur fazia nos anos sessenta), bno de carteiras de dinheiro, envelope de pagamento e carto de crdito, repreenso de maldio sobre carros e eletrodomsticos para que no tenham mais defeitos, etc. Um pastor apresentou na televiso o homossexualismo como maldio hereditria. a mesma hermenutica do psiclogo ou psiquiatra ateu que o justifica como hereditariedade gentica. A responsabilidade pessoal do indivduo se dilui na maldio ou nos genes. A ignorncia do ensino global das Escrituras, incluindo a responsabilidade da pessoa, com a capacidade de tomar decises, sendo responsvel por elas, produz estas distores. De novo um problema hermenutico: no h hereditariedade espiritual no Novo Testamento. Ezequiel antecipava o evangelho ao escrever seu captulo 18. Em correntes de orao, leva-se uma foto da pessoa para ungi-la e ela deixar o pecado ou o vcio. Se no pode levar a foto, leve uma muda de roupa. Vi isso na minha infncia, no baixo espiritismo. Choca-me v-las entre evanglicos. Surpreende-me o ibope dado ao diabo, que j teve at microfone de televiso na boca em programa evanglico. S faltou dizer: Agora, ao vivo, em cores, via satlite, o Diabo fala para todos. Boa parte dos evanglicos busca sensacionalismo e vive cata de eventos. Um pastor que seja srio, expositor bblico, conselheiro, amigo, mas que no faa pirotecnia no plpito corre o risco de ser considerado ultrapassado. Buscase oshowman, o espetculo, o fantasioso. Declaraes levianas so feitas com ar de seriedade. Tempos atrs, o dono de uma seita que eu desconhecia, declarou numa revista evanglica que havia denominaes demais e sugeriu a fuso dos batistas e presbiterianos. O ridculo da histria que a pessoa era contra o excesso de denominaes, queria que as grandes se fundissem, e produziu mais uma, nanica. Esta confuso hermenutica gerou denominaes exticas: Igreja Evanglica Pentecostal Independente Peregrinos na F do Senhor Conforme Hebreus Captulo 11, Igreja Pedra Angular O Anjo da Colheita na Amrica Latina, Igreja Pentecostal A Chegada de Jesus Com Poder e Glria, etc.. Conheci uma Igreja Pocalipi. O nome intrigou-me. No conseguia ver nexo nele, at entender que era Apocalipse, nome que seu pastor no conseguia ler corretamente. Como uma pessoa que no consegue ler a palavra apocalipse pode fazer uma interpretao doutrinria correta? No se trata de elitismo. minha perplexidade para compreender a facilidade com que se interpreta a Bblia hoje. Qualquer pessoa o faz, desprovida de bom senso elementar, sob a desculpa o Senhor revelou. As bases hermenuticas foram aniquiladas. O movimento evanglico est desfigurado, palco de gente vaidosa que deseja fundar uma igreja, e nesta desfigurao, recebe todo tipo de heresias e tolices. Est calcado na subjetividade e no em verdades histricas. Temos uma descaracterizao doutrinria pelo neocatolicismo, neojudasmo e pela entrada do baixo espiritismo que nos vem pelo baixo pentecostalismo.

Que fazer? aqui que entra a necessidade de uma nova Reforma, com algumas ideias que devem ser trabalhadas em nosso meio. 4. A Nova Reforma Propriamente Dita (prximo artigo)

S-ar putea să vă placă și