Sunteți pe pagina 1din 5

contato@conradopaulinoadv.com.br www.conradopaulinoadv.com.

br Psicologia / Servio Social Verificar textos no ead PROVAS GA Prova mista + trabalho GB trabalho + prova Bibliografia: Como chegar ao Sim e Mediao: Desatando ns, criando laos (Conrado Paulino) 1 Teoria Geral do Conflito O conflito tem um vis positivo, visto que necessrio para o avano social, no sendo um elemento patolgico. - Conflito e papel social Papeis sociais so expectativas criadas em torno dos indivduos, impostas socialmente. Quando no respeitadas, estes indivduos estaro sujeitos algum tipo de retaliao. Enquanto conciliadores e mediadores, devemos nos desligar de julgamentos morais e sociais. - Tipologia do Conflito a) Conflito Latente -> Ocorre quando o objeto do conflito ainda no foi identificado ou reconhecido pelos envolvidos. Nesta fase no se consegue aplicar nenhum meio de resoluo de conflito ou tratamento. Teremos conflitos latentes quando h uma perturbao em relao a algum, mas ainda no sabemos o que nos motiva a ter tal sentimento. b) Falso Conflito -> Ocorre quando nenhuma razo objetiva o justifica estando baseado, via de regra, em informao ou comunicao errnea. Quando identificado, o falso conflito em geral vai gerar a suposio do eu pensei que tu pensava. Como no temos uma cultura voltada ao dilogo, temos esse tipo de conflitos com frequncia, em razo dos nossos pr-julgamentos. c) Conflito Deslocado -> desviado para pontos que no so as verdadeiras razes da discrdia. Isso vemos diariamente no direito. d) Verdadeiro Conflito -> Ocorre quando duas situaes esto nitidamente em oposio. Grande parte do conflito no visvel, trabalhamos o direito apenas com fatos superficiais, como o valor da penso alimentcia, etc. No direito costumamos desprezar o verdadeiro conflito. O desprezando, o conflito no encerra efetivamente com o processo judicial. - Mecanismos de resposta aos conflitos a) negao -> nega-se a existncia do conflito.

b) acomodao acontece quando se identifica a existncia do conflito, e se opta por naquele momento nada fazer. c) rompimento Instrumentos de retalhao para a punio. d) Dialgo Doutrina Italiana Doena do Terceiro. As pessoas jogam os problemas para terceiros, ou seja, para o judicirio.

19/03/2013 A JUDICIALIZAO DOS CONFLITOS E A NECESSIDADE DE NOVAS ALTERNATIVAS 90 milhes de processos em tramitao atualmente no Brasil. Rio grande do sul o estado com maior numero de processos por habitante, e tambm o estado em que mais so interpostos recursos. No Juizado especial, o RS tem 16 vezes mais processo do que a mdia nacional.

METODOS ADEQUADOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS Mtodos alternativos de resoluo de conflito A substituio de alternativos por adequados se d porque para cada tipo de conflito teremos uma metodologia adequada, um mtodo mais eficaz. So hoje uma realidade do judicirio. Mediao e conciliao j so adotadas como polticas pblicas pelo judicirio. A substituio de mtodos de resoluo por mtodos de tratamento se d porque resoluo d sentido de extino, e os conflitos no se extinguem na sociedade. Eles necessitam de ateno diferenciada, porque no so necessariamente ruins, mas podem se tornar ruins se no bem administrados. #FALTA UMA AULA# 02/04/2013 CONCILIAO o procedimento em que ns passamos a utilizar a figura de um terceiro, que vai atuar tendo como foco o acordo. Ela tem foco no conflito, e no nas pessoas, e por isso um mtodo superficial se relacionado mediao. Ele se preocupa apenas com o conflito aparente. Embora mais aplicado que a mediao, inferior. indicada apenas para conflitos que no demandem uma continuidade de relacionamento. Um exemplo de boa aplicao da conciliao, nos casos de acidente de trnsito: aps ressarcidos os danos materiais, cada uma das partes vai para seu lado.

LER ARTIGOS DO EAD!! MEDIAO Na mediao a comunicao se desenvolve de maneira circular. O mediador atua como um facilitador do acordo. um provocador, que se difere do conciliador na medida em que este segundo seria um 'palpiteiro', visto que ele pode dar as alternativas para as partes, pode sugerir comportamentos, enquanto o mediador no. O mediador provoca as partes a trazerem as respostas para a soluo dos conflitos. A mediao tem como foco as pessoas e no o conflito. Trata-se de uma metodologia, via de regra, aplicada por uma dupla de profissionais que, de preferncia, pertenam reas do conhecimento distintas (direito, servio social e psicologia), que iram atuar como facilitadores da comunicao entre os envolvidos em um determinado conflito. Tendo como objetivo a transformao do relacionamento entre as partes, sua aplicao indicada em relacionamentos continuados, por exemplo, vizinhana, conflitos escolares, familiares, sucessrios, e empresariais. 23/04 GA - Dois primeiros textos + matria 09/04/2013 MODALIDADES DE MEDIAO a) Prvia (extrajudicial) ocorre, via de regra, por encaminhamento do advogado que foi procurado por um ou por ambos os participantes do conflito. Pode tambm ocorrer a busca direta do servio de mediao (pblico ou privado) sendo necessria a homologao judicial de forma posterior nos casos que envolvam direitos indisponveis. b) Incidental (judicial) ocorre durante o processo judicial, em qualquer grau de jurisdio, mediante postulao dos participantes do processo indicao do magistrado, do representante do ministrio pblico ou por recomendao do perito. Desde novembro de 2010, por meio da resoluo 125 do CNJ, existe no Brasil uma poltica pblica de mediao no poder judicirio. Caractersticas da mediao: Privacidade > s vai pro termo de mediao o que os medianos quiserem. Economia financeira e temporal > o tempo do processo ser menor, e portanto o desgaste financeiro e emocional a longo prazo tambm ser. Oralidade > um procedimento informal. A mediao no fica presa forma rgida e inflexvel do CPC.

Reaproximao das partes > o processo litigioso afasta as partes. Autonomia das decises > a mediao objetiva criar um espao em que os indivduos no se vinculem doena do terceiro; que elas possam de forma autnoma resolver seus conflitos. Equilbrio das relaes entre as partes > Evita que uma das partes tenha melhor atendimento que outra, sem importar a qualidade do defensor que assiste cada uma das partes. Voluntariedade > No existe mediao sem a vontade dos participantes, mesmo se for mediao judicial.

PARADIGMA MICOLGICO A mediao atinge o verdadeiro conflito, e no apenas a sua superficialidade. Ela atinge as emoes e as necessidades psicolgicas dos medianos, de forma que os conflitos no voltem a ocorrer, como o que acontece com os conflitos tratados litigiosamente. (Cogumelo paradigma do iceberg). O mediador dever ser objetivo, persistente, flexvel, persuasivo, otimista, e estar em contnua transformao. CO-MEDIADOR O atendimento geralmente ocorre em duplas, de profissionais de reas distintas, e preferencialmente de gneros distintos, para que possam contribuir com seus conhecimentos. Um ser o mediador, e outro o co-mediador. Funo: permitir que as habilidades e experincia de dois ou mais mediadores sejam canalizadas para a realizao de propsitos da mediao. Oferecer mediadores com perfis culturais ou gneros distintos, de modo que as partes sintam menor probabilidade de parcialidade e interpretaes tendenciosas por parte dos terceiros neutros. Treinamento supervisionado de mediadores aprendizes.

Quem comea com trabalho de mediao, geralmente inicia como co-mediador, que tem uma participao menos ativa na sesso. Os papis de cada profissional so decididos na hora da mediao. Todavia, pode acontecer de durante a sesso o mediador trocar de lugar com o co-mediador. 07/05/13 Mximo recomendado 6 encontros de mediao de 1h e meia cada.

14 de maio Catarse espao onde as pessoas vo verbalizar seus sentimentos, e vo exteriorizar questes nunca antes expostas. um dos momentos de maior tenso na mediao. Popularmente conhecida como lavao de roupa suja. Sua realizao depender da forma como se far o manejo da comunicao. LEVANTAMENTO DE DADOS O mediador deve fazer perguntas que levem ao esclarecimento de suas prprias dvidas; que suscitem dvida nos participantes; e que provoquem esclarecimentos mtuos. Ferramentas: inverso de papis incentivar a lgica da alteridade, por meio de perguntas circulares, que objetivam que uma das partes se coloque na posio do outro, para que as pessoas possam abandonar suas posies inflexveis e se tornarem interesse.

LEGITIMAO possibilita confiabilidade e conforto mediandos passaro de uma dinmica de inteirao negativa para uma positiva facilitado pela co-mediao. REUNIES PRIVADAS (facultativas, em carter excepcional). Reunio deve ser breve, igual para ambas as partes. Devero ser utilizadas quando uma das partes no estiver a vontade. Faz-se a reunio para descobrir o que atrapalha para que aquela parte se sinta a vontade.

S-ar putea să vă placă și