Sunteți pe pagina 1din 64

Aula 13

Dosagem de Concreto

O Que Dosagem de Concreto


um proporcionamento adequado dos materiais constituintes do concreto: -cimento; -agregado mido; -agregado grado; -gua; Podendo conter ainda: -aditivo qumico (atualmente bastante usual);

-adio mineral

Objetivo da Dosagem
Obter a mistura mais econmica possvel atendendo s condies de servio: Estado fresco: possuir trabalhabilidade adequada para as condies de execuo: transporte, lanamento, adensamento e acabamento, apresentando baixa segregao e baixa exsudao (principais fatores de heterogeneidade dos concretos) Estado endurecido: possuir as caractersticas estabele-cidas no projeto estrutural, compatveis com as condies e destinao da obra, referentes : - resistncia - durabilidade - estabilidade dimensional
3

Dosagem Emprica
o trao de concreto estabelecido empiricamente com consumo mnimo de cimento igual a 300 kg/m3. vlido apenas para concreto da classe C10.

Dosagem Racional do concreto


A composio de cada concreto de classe C15 ou superior, a ser utilizado na obra, deve ser definida fazendo-se uma dosagem experimental, com a devida antecedncia, em relao ao incio da obra; O estudo de dosagem deve ser feito com os mesmos materiais e em condies semelhantes quelas da obra, atendendo as prescries de projeto e as condies de execuo;

Mtodos de Dosagem Racional do concreto


Existem vrios mtodos de dosagem para determinao de um proporcionamento adequado de materiais (ABCP, ITERS, Mdulo de Finura, prof. Giamusso, INT, etc;
Ser estudado o mtodo de dosagem descrito no livro Manual de dosagem e controle do concreto, dos autores Paulo Helene e Paulo Terzian, Ed. Pini, 1992.

Caractersticas a serem conhecidas antes da elaborao do estudo de dosagem


O estudo de dosagem parte do pressuposto de que o concreto deve ter capacidade de ser lanado, adensado e acabado adequadamente no interior do elemento estrutural. Para alcanar este objetivo, deve-se realizar um levantamento prvio da situao em que o concreto ser submetido. No esquecer o custo, pois o concreto tanto mais econmico quanto menor o abatimento do tronco de cone (consistncia mais seca) e maior a dimenso mxima caracterstica do agregado grado (Dmx).
7

Caractersticas a serem conhecidas antes da elaborao do estudo de dosagem


Consultar o projeto, o tipo de elemento estrutural onde o concreto ser aplicado, o tipo de equipamento de mistura e de lanamento, o espaamento entre as armaduras (regies crticas) para :
1) Definir o abatimento do concreto e 2) Definir o Dmx do agregado grado.
8

Escolha do abatimento medida pelo abatimento do tronco de cone em funo do elemento estrutural e processo de lanamento do concreto.
Valores de abatimento usuais para obras correntes
Tipo de concreto 1. 2. 3. 4. 5. Fundao Estrutural (lanamento manual ou guindaste) Bombevel Concreto aparente Viga muito delgada com alta densidade de ferro Abatimento (mm) 50 + 10 60 + 10 10 + 10 80 + 10 140 + 20
9

Escolha do Dmx:

O Dmx deve ser menor que:


0,8 x distncia entre as barras num plano horizontal

1,2 x distncia entre barras num plano vertical


0,25 x menor distncia entre faces opostas de formas 0,33 x espessura das lajes 0,25 x dimetro da tubulao (concreto bombeado)
10

No caso de uso de mais de um tamanho de agregado grado

A proporo tima obtida experimentalmente no laboratrio. Elaboram-se vrias propores dos agregados, determinando-se a massa unitria, no estado compactado seco, para cada composio. Traa-se um grfico (proporo x massa unitria) e adota-se a composio que conferir a maior massa unitria, que corresponde ao menor ndice de vazios.

11

Definir os materiais constituintes do concreto. Aps uma seleo criteriosa dos materiais disponveis no mercado (ou especificado pelo solicitante do trao) e realizao de ensaios de caracterizao, para saber eles se atendem s exigncias de Norma Brasileira.
3)

4) Quando o elemento estrutural vier a ficar em contato com um meio agressivo necessrio definir a relao a/c (para atender durabilidade). Adota-se para este parmetro as recomendaes de norma para cada situao de agressividade do meio.

12

O mtodo a ser estudado - objetivo


Traar um diagrama de dosagem correlacionado os seguintes parmetros de dosagem:

fcj resistncia do concreto, em MPa, obtida pela ruptura de corpos de prova rompidos compresso a j dias de idade (3, 7, 28, 63) a/c relao gua/cimento
m relao agregados secos/cimento, do trao unitrio, em massa seca: 1 : a : p : a/c. No mtodo, os valores de m esto definidos iguais a 3,5 , 5 e 6,5
m a 1 p

...Eq. 1

C Consumo de cimento, em kg, para 1 m3 de concreto (Lei de Molinari), dado pela equao: 13

C ( kg / m ) 1

1000 a
a

ar p
p

...Eq. 2
a c

Onde:

cim

Ar volume de ar aprisionado ao concreto (em %), durante o processo de mistura, mais o ar incorporado (quando for usado aditivo qumico incorporador), determinado experimentalmente com equipamento apropriado. massas especficas do cimento, do agregado mido e do agregado grado, respectivamente, em kg/dm3 ou g/cm3
cim, a, p

a/c relao gua/cimento do trao (agregados na condio SSS)


14

15

16

Quantos concretos fabricar para traar o diagrama de dosagem


Para traar um diagrama de dosagem (grfico), so necessrios no mnimo trs pontos, para poder se definir uma curva. Cada ponto no grfico, corresponde a um trao de concreto 1: a: p: a/c, Onde:

a 1

17

Os trs pontos precisam estar adequadamente espaados para definir uma extenso considervel.
O 1 concreto fabricado um ponto mdio na curva, chamado de Trao Piloto. O 2 e o 3 concretos fabricados so os pontos extremos da curva. O ponto extremo superior o Trao Rico e o extremo inferior o trao Pobre.

Fazendo-se mais pontos, a curva fica melhor definida.

18

1o Ponto: Trao Piloto (1:5)


Por definio, m = 5, no trao Piloto, ou seja, o trao 1:a+p 1:5

necessrio definir o parmetro de mistura: teor de argamassa seca (Aseca), dado pela expresso abaixo
A sec 1
a

a a p

x 100

...Eq. 3

isolando o valor de a da equao 3 e sabendo-se que m = a+p, tem-se:


Eq. 4 ......
a p A sec 100 m a
19
a

(1

m)

O objetivo do trao piloto obter o teor de argamassa ideal. Este teor deve ser nem muito baixo (que resultaria num concreto empedrado) e nem muito elevado (que resultaria num concreto com custo elevado e mais suscetvel a fissurar por retrao trmica).

O teor de argamassa seca (Aseca) obtido no laboratrio, experimentalmente, aps algumas tentativas.
Nota: o teor de As pode variar de um engenheiro para outro, mas a variao pequena.
20

Para a 1 tentativa, adota-se um teor de argamassa seca bem baixo (por exemplo, igual a 48%). Em seguida, determina-se os valores de a e de p pelas equaes 3 e 4, definidas anteriormente.
Tem-se portanto, um trao unitrio , em massa, 1: a: p Pesam-se os materiais constituintes: cimento, areia e pedra Colocam-se estes materiais na cuba da betoneira. Adiciona-se gua, aos poucos, at atingir o abatimento especificado, determinado pelo abatimento pelo tronco de cone.
22

Na 1 tentativa, embora o concreto possa estar no abatimento desejado, presentar uma aparncia bem empedrada, com pouca coeso e elevada segregao. Portanto, precisa ser melhorado.

Concreto com baixo teor de argamassa seca.


23

Parte-se para a 2 tentativa, aumentando-se a quantidade de areia e de cimento e, conseqentemente, o teor de argamassa seca, respeitando a relao m = 5. adicionado mais gua at o abatimento especificado.

Concreto ainda no apresenta teor de argamassa seca ideal.


24

Aps algumas tentativas e, mediante alguns ensaios tteis visuais, obtm-se o teor de argamassa seca ideal. Anota-se a quantidade de gua necessria para atingir o abatimento especificado, com o teor de argamassa ideal.

Concreto com teor de argamassa seca ideal.


25

Se os agregados estiverem seco em estufa, necessrio corrigir a gua usada no trao. Neste caso, necessrio determinar experimentalmente a absoro dos agregados. A gua do trao igual lanada na betoneira, menos a gua consumida pelos agregados devido absoro. Lebrando que, a gua contida nos poros do agregado no toma parte nas reaes de hidratao do cimento e, portanto, pode ser considerada como parte do agregado (Neville, 1997).

26

Se os agregados estiverem com umidade superficial, necessrio corrigir a gua usada no trao. Neste caso, necessrio determinar experimentalmente a umidade superficial dos agregados (h%), usando o franco de Chapman. Normalmente a correo devido h% feita apenas para a areia, pois o agregado grado s carreia umidade superficial se estiver muito molhado, aps exposio a chuva por exemplo, o que no ocorre no laboratrio. A gua do trao igual lanada na betoneira, mais a gua contida no agregado mido (umidade superficial).
27

Corrigido-se a gua da mistura, Calcula-se a relao a/c do trao piloto; Calcula-se o consumo de cimento (C) do trao piloto, em kg/m3;
C ( kg / m ) 1
cim 3

1000 a
a

ar p
p

a c

.....Eq. 2

Caso o volume de ar aprisionado no seja determinado experimentalmente, adotar entre 1 a 2%, ou seja, 10 a 20 litros por m3.
28

Calcula-se a quantidade de gua/materiais secos (H%), do trao piloto, com a gua corrigida do trao.

H %

a /c 1 m

x 100

.....Eq. 5

Moldam-se corpos de prova para as idades desejadas, normalmente 7 e 28 dias;

29

Os corpos-de-prova so desformados com 24h e seguem para cmara mida onde permanecem at a idade de ruptura. Antes de serem rompidos, os topos so capeados com uma mistura a base de enxofre lquido ou so polidos as faces ou ainda podem ser rompidos com borracha de neoprene. Os corpos-de-prova so rompidos midos.

30

2o Ponto: Trao Rico (1:3,5)


m igual a 3,5, ou seja, o trao 1:a+p 1:3,5 Usa-se o mesmo teor de argamassa seca (Aseca), determinado no trao piloto e calcula-se a e p. Obtm-se o trao 1: a: p A quantidade de gua do trao rico pode ser obtida, com certa preciso, usando a lei de Lyse. Lei de Lyse: a quantidade de gua (em relao aos materiais secos) para uma determinada trabalhabilidade praticamente a mesma e independe do trao, para mesmos materiais e para propores usuais dentro de certos limites.
31

Fabrica-se o trao Rico com os quantitativos definidos. (Pode ser necessrio acrescentar mais gua ou no se usar toda a gua calculada, para se obter o abatimento especificado)
Obtido o abatimento desejado, anota-se a quantidade de gua e calcula-se a relao a/c do trao Rico; Corrige-se a gua do trao Calcula-se o consumo de cimento (C) do trao Rico;

Moldam-se corpos de prova para as mesmas idades estabelecidas para o trao piloto.
Os corpos-de-prova so desformados com 24h e seguem para cmara mida onde permanecem at a idade de ruptura. 32

3o Ponto: Trao Pobre (1:6,5)


m igual a 6,5, ou seja, o trao 1:a+p 1:65
Usa-se o mesmo teor de argamassa seca (Aseca), determinado no trao piloto e calcula-se a e p. Obtm-se o trao 1: a: p; A quantidade de gua do trao Pobre (da mesma forma que se fez para o trao Rico) pode ser obtida, com certa preciso, usando a lei de Lyse.

Lei de Lyse: a quantidade de gua (em relao aos materiais secos) para uma determinada trabalhabilidade praticamente a mesma e independe do trao, para mesmos materiais e para propores usuais dentro de certos limites.
33

3o Ponto: Trao Pobre (1:6,5)


Fabrica-se o trao Pobre com os quantitativos definidos. (Pode ser necessrio acrescentar mais gua ou no se usar toda a gua calculada, para se obter o abatimento especificado); Obtido o abatimento desejado, anota-se a quantidade de gua e calcula-se a relao a/c do trao pobre; Corrige-se a gua do trao Calcula-se o consumo de cimento (C) do trao Pobre; Moldam-se corpos-de-prova para as mesmas idades estabelecidas para o trao piloto. Os corpos-de-prova so desformados com 24h e seguem para cmara mida onde permanecem at a idade de ruptura.
34

Como Montar o Diagrama de Dosagem


Com os dados obtidos experimentalmente, elabora-se uma Tabela e marcam-se os pontos no diagrama de dosagem, nos trs quadrantes.

Tabela 1 Dados para traar o diagrama de dosagem


Trao
Abatimen-to (cm)
Aseca (%)
Igual ao do piloto

a/c

m = a+p
6

C
(kg/m3)

H (%)
Semelhante ao do piloto

fc,7
(MPa)

fc,28
(MPa)

Pobre Piloto Rico

5
Igual ao do piloto
Semelhante ao do piloto

3,5

35

Como Montar o Diagrama de Dosagem


Unem-se os pontos do 10 quadrante, correlacionando-se fcj e a/c, obtendo uma curva exponencial. A equao desta curva a Lei de Abrams (Eq. 6), obtida por regresso matemtica. Pode-se determin-la usando-se o software excel que utiliza o mtodo dos mnimos quadrados).

f cj

K1 K
a /c 2

.....Eq. 6

36

Como Montar o Diagrama de Dosagem


Unem-se os pontos do 40 quadrante, correlacionando-se m e a/c, obtendo uma reta. (A equao desta reta tambm pode ser obtida por regresso matemtica). Unem-se os pontos do 30 quadrante, correlacionando-se m e C obtendo uma curva exponencial. (A equao desta curva, que a lei de Molinari, tambm pode ser obtida por regresso matemtica).

37

38

Validade do Diagrama de Dosagem Obtido


Cada diagrama de dosagem pode ser usado para se obter os traos de concreto desejados, desde que:

Utilizem-se os mesmos materiais constituintes


Adote-se o mesmo abatimento estabelecido durante a fabricao dos traos Piloto, Rico e Pobre

Empregue-se o mesmo teor de argamassa seca (Aseca)


A resistncia compresso, a relao a/c e o consumo de cimento estejam dentro do intervalo da curva.

Qualquer modificao nos parmetros adotados, implica na necessidade de outro estudo de dosagem
39

Validade do Diagrama de Dosagem Obtido


NO se recomenda extrapolar as curvas obtidas experimentalmente. Se desejar uma resistncia mais elevada, uma relao a/c menor ou um consumo de cimento maior, deve-se fabricar novos traos no laboratrio, diminuindo o valor de m. Recomenda-se para cada diminuio de 0,5 no m, reduzir o teor de argamassa seca em 2%.

40

Obteno do Proporcionamento Desejado (Trao Definitivo)


O trao almejado obtido do diagrama de dosagem, a partir de algum dos parmetros de mistura apresentados a seguir, estabelecido pelo profissional responsvel pelo projeto estrutural. fck resistncia caracterstica compresso (mais usual); ou do concreto

Relao a/c mxima (quando o meio agressivo); ou Consumo mnimo de cimento para 1 m3 de concreto.

41

fck

resistncia compresso;

caracterstica

do

concreto

um parmetro estatstico, constante em todos os projetos e memrias tcnicas. O fck representa a probabilidade daquele valor ser atingido nos corpos de prova rompidos compresso, dentro de um intervalo de confiana. Para concretos simples, armado e protendido, o intervalo de confiana 95%. Isso quer dizer que, pelo menos 95% dos resultados dos corpos de prova rompidos compresso (fcj), na idade estabelecida (normalmente aos 28 dias), devem ser iguais ou superiores ao fck. (fck fcj) GRAVEM ISSO!
42

Exemplo Prtico
Obter um proporcionamento de materiais para um concreto destinado a lajes (h=12 cm) e vigas (b=15 cm), lanado por bomba, em um prdio com 16 pavimentos, em ambiente marinho, fck = 35 MPa. Materiais medidos em massa, com determinao da umidade dos agregados.

43

Exemplo Prtico

1a Parte: no laboratrio para obter o diagrama de dosagem


2a Parte: : com o diagrama, obter o(s) trao(s) desejado(s)
44

1a Parte: no laboratrio para obter o diagrama de dosagem Definir o abatimento Definir Dmx Escolher e Ensaiar materiais constituintes

Fabricar trao piloto (obter experimentalmente o teor de argamassa seca (Aseca). Calcular a relao a/c e calcular a relao gua/materiais secos (H%)
Fabricar traos auxiliares rico e pobre com a mesma Aseca e mesmo abatimento do trao piloto
45

Traar o diagrama de dosagem. Obter a equao de Abrams

Num exemplo j realizado:


-abatimento=11 1 cm, Aseca= 57%, H = 9,06%) -materiais constituintes (todos aprovados nos ensaios de caracterizao, segundo normas brasileiras): cimento CP II F-32, areia lavada de rio (granulometria contnua, encaixada na zona utilizvel, MF=2,8), agregado grado de rocha grantica, zona granulomtrica 9,5/25 mm (Dmx= 19 mm), gua da rede de abastecimento pblico, aditivo platificante/retardador de pega).
46

2a Parte: obter o trao desejado

Passo 1: Obteno da resistncia de dosagem (fcj)


f cj f ck 1 , 65 . S d
.....Eq. 7

fcj = resistncia mdia do concreto compresso, prevista para a idade de j dias, em MPa fck = resistncia caracterstica do concreto compresso, em MPa 1,65 = constante que estabelece o nvel de confiana de 95% (apenas 5% dos valores de fcj abaixo do fck) Sd = desvio-padro de dosagem, em MPa. Depende das condies de preparo do concreto, de acordo com a NBR 12655/2005 Concreto Preparo, controle e recebimento 47 Procedimento.

Opes de Sd
Sd = 4,0 MPa Condio A

O cimento e os agregados so medidos em massa.

A gua de amassamento, medida em massa ou volume, com dispositivo dosador, corrigida em funo da determinao da umidade dos agregados. (Aplicvel s classes C10 at C80).

48

Opes de Sd
Sd = 5,5 MPa Condio B O cimento medido em massa, os agregados medidos em volume e a gua medida em volume, mediante dispositivo dosador. A umidade do agregado mido determinada por ensaio e o volume do agregado mido corrigido usando-se a curva de inchamento. (plicvel somente para concretos de classe C10 at C20) Obs: Pode-se fabricar concreto C25 com este desvio padro, desde que haja na obra balanas com capacidade e preciso aferidas, que permitam a converso rpida e prtica de massa para volume de agregados.
49

Opes de Sd
Sd = 7,0 MPa Condio C O cimento medido em massa, os agregados so medidos em volume. A gua de amassamento medida em volume e sua quantidade corrigida em funo da estimativa da umidade dos agregados e da determinao da consistncia do concreto. (Aplicvel apenas aos concretos de classe C10 e C15)

50

Passo 2: Obteno da relao a/c - parmetro mais importante do concreto estrutural. Deve atender aos requisitos de Resistncia e de Durabilidade, adotando-se sempre o MENOR dos dois valores obtidos. Passo 2.a) a/c para atender resistncia: Lei de Abrams (Eq. 6) e fcj conhecido:

f cj

K1 K
a /c 2
51

Passo 2.b) a/c para atender durabilidade:

As normas apresentam valores mximos para relao a/c e valores mnimos para fck e tambm para o cobrimento das armaduras, em funo das condies de exposio da estrutura agressividade do meio, durante a fase construtiva e durante sua vida til.
Obs: Com a enorme costa marinha, as condies de exposio das estruturas no Brasil no so menos severas do que as dos europeus e dos norte americanos.

52

Diretrizes para a Durabilidade das estruturas de concreto


Exigncias de durabilidade: as estruturas de concreto devem ser projetadas e construdas de modo que, sob as condies ambientais previstas na poca do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurana, estabilidade e aptido em servio durante um perodo mnimo de 50 anos Vida til: perodo de tempo durante o qual se mantm as caractersticas da estrutura de concreto sem exigir medidas extras de manuteno e reparo, isto , aps este perodo que comea a efetiva deteriorao da estrutura, com aparecimento de sinais visveis (corroso da armadura, desagregao do concreto, fissuras)
53

Diretrizes e Critrios de projeto visando a Durabilidade


Qualidade do concreto e do Cobrimento: A norma especifica a relao a/c mxima em funo da classe de agressividade e qualidade do concreto A norma especifica o Cobrimento mnimo das armaduras em funo da classe de agressividade e qualidade do concreto
54

Tabelas NBR 6118/2000


Classes de agressividade ambiental (I, II, III e IV) Classes de agressividade ambiental em funo das condies de exposio (fraca, mdia, forte e e muito forte) Classe de agressividade e qualidade do concreto (Definio de a/c mximo e fck mnimo) Classe de agressividade e Cobrimento nominal (Definio de cobrimento mnimo)

55

Durabilidade
C la s s e d e a g r e s s iv id a d e A g r e s s iv id a d e R is c o d e d e te r io r a o d a e s tru tu r a

I II III IV

fr a c a m d ia fo r te m u ito fo r te

in s i g n i fic a n te pequeno g ran d e e le v a d o

56

Classe de agressividade ambiental


Micro-clima ambientes externos e obras em ambientes internos geral midos ou Seco midos ou ciclos ciclos de Seco UR < de molhagem e molhagem e UR < 55% 55% secagem secagem I I I II I II I II II III ---III II III II III II III ou IV III III ou IV ------------------------no agressivo I IV I mido e agressivo II, III ou IV

Macro-clima

rural urbana marinha industrial especial respingos de mar submersa >3 m solo

57

Concreto Relao gua/ cimento em massa Classe de concreto (NBR 8953)

Tipo CA CP CA CP

Classe de agressividade I II III 0,65 0,60 C20 C25 0,60 0,55 C25 C30 0,55 0,50 C30 C35

IV 0,45 0,45 C40 C40

NOTAS: CA Componentes e elementos estruturais de concreto armado CP Componentes e elementos estruturais de concreto protendido
58

NBR 12655/2005
Tabela 3 Requisitos para concreto, em condies especiais de exposio
Condio de exposio Presso de gua Gelo Mar

a/c <
0,50 0,45 0,40

fck >
35 40 45
60

Tipo de estrutura
Concreto armado Concreto protendido(1)

Componente ou elemento
Laje (2)

Classe de agressividade ambiental (tabela 1) I 20 II 25 III 35 IV(3) 45 Cobrimento nominal (mm)

Viga/Pilar
Todos

25
30

30
35

40
45

50
55

Cobrimento mnimo
61

Passo 3: Obteno de m
Lei de Lyse (Eq. 5) obtido experimentalmente e a/c conhecido:
H % a /c 1 m x 100

Passo 4: Obteno de a e p Com Aseca obtido experimentalmente do trao piloto, Eq. 4, e m conhecido
a p A sec 100 m a
63

(1

m)

Passo 5: Obteno do consumo de cimento, em kg, para 1m3 de concreto (Lei de Molinari)
1000 1
cim

C ( kg / m )

ar p
p

a
a

a c

64

Passo 6: Resumo: proporcionamento de materiais, em kg, para 1m3 de concreto Cimento = C (em kg/m3) Areia = a x C (em kg/m3) Pedra = p x C (em kg/m3) gua = a/c x C (em kg/m3)

65

Aditivos adicionados ao concreto


Plastificante (Tipo R, N ou A): o tipo R (retardadores de pega so muito empregados nos concretos produzidos por empresa de servio de concretagem. A dosagem dada pelo fabricante e varia de cerca de 0,22% a 0,30% da massa de cimento, usualmente.

Plastificantes multidosagem ou Polifuncionais (Tipo R ou A). A dosagem dada pelo fabricante de 0,2 a 0,8% da massa de cimento.

66

Superplastificantes (Tipo R, N ou A). A dosagem depende do produto, mas normalmente em torno de 0,8 a 2,5% da massa de cimento

Incorporador de ar. A dosagem dada pelo fabricante e varia em torno de 0,01 a 0,04 da massa de cimento

Redutor de retrao (1 a 2% da massa de cimento)


Expansor

67

S-ar putea să vă placă și