Sunteți pe pagina 1din 43

CARACTERIZAO DOS AMBIENTES DA UPA

PRONTO ATENDIMENTO URGNCIA DIAGNSTICO E TERAPIA

FLUXOGRAMA ATENDIMENTO IMEDIATO

PLANEJAMENTO FSICO
ambientes SETOR: PRONTO ATENDIMENTO rea de recepo e espera para pblico/pacientes Sanitrio masculino e feminino Sanitrio P.N. Sala de classificao de risco Sala de atendimento social Sala para exames indiferenciados Sala para exames diferenciados (odontolgico) Deposito de material de limpeza (com tanque) 1,20/pessoa 2 com capacidade para 20 E 40 pessoas respectivamente (cadastro e classificao de risco e espera atendimento consultrios 2 1 2 1 6 1 72,00 rea unitria (m) Quant. de ambientes Total (m)

3,80 3,80 9,00 7,20 10,00 10

7,60 3,80 18,00 7,20 60,00 10,00

2,20

2,20

SUBTOTAL
25% de rea para circulaes e paredes

180,80
45,20

TOTAL

226,00

PRONTO ATENDIMENTO
REA DE RECEPO E ESPERA DE PBLICO

PRONTO ATENDIMENTO
REA DE RECEPO E ESPERA DE PBLICO
Esta rea deve ser servida por sanitrios pblicos para adultos de ambos os sexos, crianas e portadores de deficincias. Uma boa soluo consiste em localizar os sanitrios na rea coberta pela marquise de entrada, de forma a desafogar a sala de espera. A colocao dos sanitrios, telefones pblicos e, at mesmo, os bebedouros,nesta rea, possibilita uma melhor distribuio das pessoas que, muitas vezes, permanecem nas proximidades do hall de entrada, que passam a funcionar como uma extenso natural das salas de espera. Na rea coberta pelas marquises, que protegem o desembarque dos pacientes, devese prever espaos para guarda de macas e cadeiras de rodas. O balco de recepo, onde feita a admisso dos pacientes, deve ser posicionado de forma visvel, prximo a entrada.

Nas UPAS normalmente essa rea se divide funcionalmente em 2 tipos de espera, uma para admisso e classificao de risco e outra para atendimento mdico, devendo existir uma porta ou algum elemento que separe fisicamente esses espaos.
Para o acolhimento dos pacientes e de seus acompanhantes, nessas reas, devem ser instalados aparelhos de TV, utilizados tanto para distrair como para fornecer informaes importantes sobre o funcionamento da unidade, cuidados com a sade ou para fazer a chamada dos pacientes

PRONTO ATENDIMENTO
REA DE RECEPO E ESPERA DE PBLICO
Esta imagem mostra a 1 espera, onde ocorre o cadastro do paciente no calll center , a classificao de risco e assistncia social.

2 espera , no seu permetro ficam as portas dos consultrios

PRONTO ATENDIMENTO SANITRIO PBLICO

PRONTO ATENDIMENTO SERVIO SOCIAL

Nesta sala, geralmente localizada na 1 espera, so feitas as entrevistas para o levantamento das condies sociais dos pacientes e de suas famlias, assunto que exige privacidade.

PRONTO ATENDIMENTO
CLASSIFICA O DE RISCO

A classificao de risco alm de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que no a ordem de chegada, tem tambm outros objetivos importantes, como: garantir o atendimento imediato do usurio com grau de risco elevado; informar o paciente que no corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provvel de espera

PRONTO ATENDIMENTO SALA DE EXAMES


Tendo em vista a humanizao do acolhimento, as salas de exame tem suas entradas posicionadas bem prximo s reas de espera obrigandose a equipe de sade a atravessar o espaos onde esto os pacientes para acessar o consultrio. Esta soluo garante ao pblico, alm de um maior controle do fluxo de consultas, um contato mais direto com a equipe de sade.

PRONTO ATENDIMENTO SALA DE EXAMES

PRONTO ATENDIMENTO
SALA DE EXAMES DIFERENCIADOS ODONTOLOGIA

PRONTO ATENDIMENTO DEPSITO DE MATERIAL DE LIMPEZA DML

PLANEJAMENTO FSICO

ATENDIMENTO DE URGNCIA
REA DE DESEMBARQUE DE AMBULNCIA
O dimensionamento, a sinalizao e a localizao dessas reas, externas edificao, devem ser cuidadosamente estudados devido necessidade de garantir aos usurios (que, em geral, no esto familiarizados com o Estabelecimento Assistencial de Sade) um rpido acesso a entrada, fundamental nos casos que, por sua gravidade, exijam um atendimento imediato. A rea de manobra das ambulncias deve ser dimensionada de modo a possibilitar que estas encostem de r, facilitando os procedimentos de desembarque dos pacientes. Deve-se prever uma rea de desembarque coberta para, no mnimo, duas ambulncias.

ATENDIMENTO DE URGNCIA
REA DE DESEMBARQUE DE AMBULNCIA

ATENDIMENTO DE URGNCIA SALA DE HIGIENIZAO


Geralmente localizada em rea contgua ao de emergncias, esta sala utilizada para higienizar os pacientes que, segundo o critrio da equipe de sade, necessitem at mesmo de um banho antes do incio do primeiro procedimento. Nessa sala, devem ser previstas as facilidades necessrias para que a higienizao possa ser feita, inclusive com o paciente sobre maca ou cadeira de roda. A sala deve ser dotada de lavatrio, chuveiro, chuveiro manual, maca especial para banho e cuba de despejo.

ATENDIMENTO DE URGNCIA SALA DE URGNCIA

Nestas salas, em que so oferecidos os primeiros cuidados aos casos de maior gravidade, os pacientes so estabilizados e, de maneira geral, seguem para o Centro Cirrgico ou para a Unidade deTerapia Intensiva e, na pior das hipteses, para o necrotrio.

A sobrevivncia dos pacientes nesses ambientes pode vir a depender no s da disponibilidade da infraestrutura necessria aos procedimentos, como de sua correta localizao no edifcio hospitalar, j que, desse posicionamento, depende, muitas vezes, a rapidez com que so oferecidos os primeiros cuidados a pacientes em estado mais grave.

ATENDIMENTO DE URGNCIA SALA DE URGNCIA

ATENDIMENTO

DE

URGNCIA

REA PARA GUARDA DE MACAS E CADEIRAS DE RODAS

ATENDIMENTO DE URGNCIA Dep. de Material de Limpeza

PLANEJAMENTO FSICO

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO


Sala de Eletrocardiograma
Atividades 4.3.2 - Realizar os exames que so representados por traados grficos aplicados em papel ou em filmes especiais, tais como: eletrocardiograma, ecocardiograma, etc.; e 4.3.3 - Emitir laudo dos exames realizados.

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Eletrocardiograma

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Sutura e Curativo Atividades

UPA13a - Realizar procedimentos de enfermagem. UPA13b - Realizar atendimentos e procedimentos de urgncia. Para o seu perfeito funcionamento, lavabo cirrgico, iluminao reforada por focos de p e tanque para lavagem das feridas. As macas devem ser dispostas de forma a permitir a circulao por ambos os lados das mesmas e, se possvel, pela prpria cabeceira. desejvel que este ambiente possa funcionar com presso negativa, quando ocorrerem casos de curativos infeccionados.

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Sutura e Curativo

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Gesso/Imobilizao de Fratura


Esta sala, anexa ao consultrio de ortopedia e, sempre que possvel, prxima ao de emergncia, deve ser projetada para a realizao de procedimentos de reduo de fraturas, inclusive sob anestesia geral, com a eventual utilizao de raio X transportvel. Seu dimensionamento dever considerar a existncia de bancada com cuba conectada caixa de decantao de gessos, espao para uma mesa ortopdica, depsito de material e negatoscpios.

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Inalao Coletiva


a sala de inalao necessita de um ambiente especfico, dotado de pontos de ar comprimido medicinal e de oxignio (um ponto por cadeira), lavatrio, bancada com pia para lavagem do material aps o uso.

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO


Sala de Aplicao de Medicamentos e Reidratao

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO


Sala de Coleta

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Exame de Raio X

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Sala de Exame de Raio X - Box

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Laboratrio de Emergncia

APOIO DIAGNSTICO E TERAPUTICO Laboratrio de Emergncia

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

Lista de equipamentos e mobilirio

S-ar putea să vă placă și