Sunteți pe pagina 1din 3

Atividade n 3: Anlise dos Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Cincias 3 e 4 ciclo / 2 PARTE: Cincias Naturais nos terceiro

e quarto ciclos Pginas de 57 a 133.(Tarefa para o dia 29/10/13).- Valor 20 pontosRelatrio 1 - Introduo: Este relatrio tem como foco analisar os atuais Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Cincias, tpico a tpico. 2 Desenvolvimento: (Analisar os itens abaixo destacando de forma sucinta os pontos principais da proposta) 2.1 - Cincias Naturais nos terceiro e quarto ciclos a. Terceiro ciclo b. Cincias Naturais no terceiro ciclo Nessa fase o alune j est entrando na juventude e faz-se necessrio o professor dar aulas de formas mais dinmicas para prender a ateno da turma, planejando tudo muito bem antes. c. Objetivos Que o aluno consiga perceber o vnculo natureza e humanidade, utilizando-se das cincias como base; ser disseminador do conhecimento em sua comunidade; levar o conhecimento de sala de aula para o seu cotidiano; desenvolver senso crtico a partir do conhecimento adquirido. d. Contedos e. Terra e Universo - Familiarizao com termos e conceitos sobre os astros e o universo e ao longo da histria. f. Vida e Ambiente Como funcionam os ecossistemas(com foco nos nacionais) sem e com a interferncia humana, alm das relaes entre os seres vivos entre si e o ambiente. g. Ser Humano e Sade Compreenso de uma dieta saudvel e processos de nutrio e metabolismo dos alimentos. Compreenso da sexualidade e valorizao do sexo seguro. h. Tecnologia e Sociedade Compreenso dos diferentes meio tecnolgicos encontrados atualmente: Desde a origem e composio at a anlise de seus fundamentos e utilidade. Conservao de alimentos e preparo saudveis. i. Critrios de avaliao para o terceiro ciclo Devem ser cobrados somente os temas abordados de forma eficiente, de acordo com o bsico citado em cada tpico anterior.

2.2

- Cincias Naturais no quarto ciclo a. Objetivos necessrio que o aluno entenda o vnculo social entre o conhecimento cientfico, a sociedade e a tecnologia. Agregando sempre todo o

b.

c. d.

e.

f.

g.

conhecimento adquirido para o seu cotidiano e agindo como multiplicador de boas prticas em sua comunidade. Contedos - Nesse ciclo, o professor j possui alunos mais maduros intelectualmente e deve abordar de forma mais completa os contedos do ciclo anterior. Terra e Universo Entendimento por conhecimento da Fsica dos processos que regem o Universo de forma mais aprofundada. Vida e Ambiente Deve-se fazer com que o aluno entenda as relaes dos seres vivos com o meio, utilizando-se de vivncia prtica e aspectos evolutivos/ecolgicos para, tambm, a compreenso de fenmenos e consequncias para a conservao do meio onde o mesmo encontra-se inserido. Ser Humano e Sade Visa a compreenso do organismo como um todo, desde o funcionamento de uma clula at a interdependncia histolgica. Isso, para que o aluno possa ter uma noo da prpria sade e devem ser abordadas questes de sexualidade, tais como gravidez precoce e sexo seguro. Tecnologia e Sociedade Associar o aparecimento de novas tecnologias a processos sustentveis, sempre minimizando impacto ao meio ambiente e promover a sua restaurao. Mostrar como isso influi diretamente na qualidade de vida e sade. Critrios de avaliao para o quarto ciclo Os estudantes devero ser capazes de analisar solues propostas em avaliaes de forma crtica pelo professor, formando uma opinio concisa com embasamento na Histria da Cincia e conhecimento obtido em sala de aula.

2.3

- Orientaes didticas para terceiro e quarto ciclos a. Planejamento: unidades e projetos Definio de um planejamento de aulas e como elabor-lo item a item. b. Temas de trabalho e integrao de contedos Fazer com que o aluno perceba o vnculo entre cada tema trabalhado com o outro. c. Problematizao Contextualizar o aluno para a resoluo em questes prticas de sua vivncia com contedo aprendido em sala de aula. d. Busca de informaes em fontes variadas Mtodos alm do ensino terico em sala de aula devem ser empregados, visando sempre um a maximizao do outro. Por exemplo, temos pesquisas, entrevistas e informtica. e. Observao Procedimento mais bsico no conhecimento de cincias naturais e est contida em vrias etapas do aprendizado desse conhecimento. A capacidade de observao crtica deve ser explorada. f. Experimentao Mais do que o ato de fazer experincias em si, essas devem desenvolver reflexes na mente do estudante para uma assimilao de forma prtica do contedo por parte do estudante.

g. Normas de segurana em atividades experimentais Deve-se ter noo dos eventuais riscos que experimentaes podem trazer a sala de aula e se devem ou no serem feitas, mantendo sempre o foco na segurana de todos. h. Trabalhos de campo Ferramenta indispensvel para agregao de conhecimentos das Cincias Naturais. Estes trabalhos devem, de forma organizada, serem vinculados ao conhecimento terico adquirido em sala de aula. i. Textos Em Cincias Naturais, o foco dos textos deve ser a familiarizao com o modo cientfico de se comunicar. j. Informtica Uma forma que proporciona grande interatividade entre o aluno e o conhecimento, se utilizada de forma correta. Graas a informtica temos acessos a softwares especficos para o conhecimento e acesso a grandes bancos de dados que vo muito alm do conhecimento passado em sala de aula. k. Normas de segurana com computadores e outros equipamentos eletroeletrnicos Os equipamentos devem sempre estar em bom funcionamento e no oferecer riscos de segurana aos alunos(como fios desencapados, por exemplo). l. Sistematizao de conhecimentos Os temas abordados devem ser fechados em unidades parciais e essas devem fazer parte de um fechamento maior dos grandes temas como um todo. Conclusivamente, os aspectos principais devem ser abordados em uma sntese final de cada tema.

Referncia: Brasil. Secretaria de Educao Fundamental.Parmetros curriculares nacionais : Cincias Naturais /Secretaria de Educao Fundamental. . Braslia : MEC / SEF, 1998.138 p.

S-ar putea să vă placă și