Sunteți pe pagina 1din 16

PRODUTOR DE TV

INFORMAES GERAIS
1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas; b) este caderno de prova com setenta questes objetivas, a questo discursiva e o tema da redao; c) um caderno de respostas para a questo discursiva e a redao. 2. 3. Verifique se o material est em ordem, se seu nome, nmero de inscrio, cargo e especialidade so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. 5. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do seu enunciado. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. Esta prova ter a durao improrrogvel de 5 (cinco) horas. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho do caderno no ser levado em considerao. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos da prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

7. 8. 9. 10.

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA PORTUGUESA
Texto I Mitos constitucionais

1
Em relao leitura do texto I, analise os itens a seguir: I. O texto permite inferir que a atuao da oposio no se modifica se compararmos os governos Lula e FHC. II. Segundo o texto, as alteraes na Constituio efetuadas em 1993 foram o incio de uma avalanche de crticas quanto sua abstrao. III. Embora consolidada, a Constituio nunca estar pronta ou acabada, segundo o texto. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se somente os itens I e II estiverem corretos.

inconstitucional! Durante o governo FHC, essa era a primeira coisa que a oposio dizia. Durante o governo Lula, a oposio comea sempre pelo bordo: um atentado s liberdades constitucionais!
5

Uma Constituio democrtica mostra vitalidade e legitimidade quando oposio e situao, direita e esquerda, passam a invoc-la em favor das posies que defendem. Paradoxalmente, foram os embates em torno da reviso constitucional de 1993 e o empenho do governo FHC pelas reformas que criaram condies para essa consolidao da Constituio como ncleo do sistema poltico. Quanto mais defeituoso se dizia que era o texto, tanto mais se afirmava a supremacia da Carta de 1988. Pode-se concordar ou no com as alteraes realizadas. Mas o fato que, a partir daquele momento, a Constituio deixou de ser um texto abstrato e distante da realidade e passou ao centro do debate pblico. Vrios mitos foram derrubados nesse caminho. Um deles dizia que Constituio boa aquela que muda pouco, como se escrever com bico de pena fosse garantia de qualidade. Outro mito era o de que a Constituio seria letra morta, que teria uma funo meramente simblica. Como se um governo fosse se empenhar tanto para obter trs quintos dos votos no Congresso, em dois turnos de votao, para mudar um mero conto de fadas. Caiu por fim o mito de que o texto constitucional seria contraditrio: no h texto legal unvoco e perfeitamente determinado.

10

2
Uma Constituio democrtica mostra vitalidade e legitimidade quando oposio e situao, direita e esquerda, passam a invoc-la em favor das posies que defendem. (L.5-7) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. A fim de que o termo direita e esquerda pudesse se classificar como aposto, seria necessrio incluir depois dele a palavra respectivamente. II. A conjuno quando introduz uma orao condicional. III. O termo que se classifica como sujeito. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e II estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se todos os itens estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos.

15

20

25

30

A vantagem de uma Constituio democrtica que o seu sentido no pode ser fixado de antemo de uma vez por todas. Ele est em permanente disputa. Talvez essa seja a maior lio dos ltimos 20 anos. A construo de uma institucionalidade democrtica depois de uma longa ditadura militar levou a imagens extremadas do poder do direito. Foi longo o aprendizado de que o direito no nem a soluo de todos os problemas nem um palavreado intil. Ele s se torna efetivo pelo sentido que lhe do as lutas sociais e polticas pela sua interpretao. por isso que a atividade jurisprudencial e o funcionamento concreto dos tribunais se mostram agora to ou mais decisivos que o processo legislativo. Pela mesma razo, faz cada vez mais parte da cultura poltica o princpio de que o cdigo prprio ao direito tem de ser preservado e respeitado para que a disputa pelo seu sentido possa se fazer segundo regras de liberdade e de igualdade. a invocao e o exerccio dessas regras que impedem uma Constituio de se tornar letra morta e uma democracia de definhar em autoritarismo.
(Marcos Nobre. Folha de So Paulo, 7 de outubro de 2008.)

3
Assinale a alternativa em que a estrutura no esteja na voz passiva. (A) (B) (C) (D) (E) o seu sentido no pode ser fixado (L.29-30) se dizia que era o texto (L.12) a disputa pelo seu sentido possa se fazer (L.43-44) mais se afirmava a supremacia da Carta de 1988 (L.12-13) Ele s se torna efetivo (L.37)

35

4
Assinale a alternativa em que a palavra indicada no tenha valor adjetivo. (A) essa (L.10) (C) respeitado (L.43) (E) de pena (L.20) (B) primeira (L.2) (D) distante (L.16)

40

45

5
inconstitucional! Durante o governo FHC, essa era a primeira coisa que a oposio dizia. Durante o governo Lula, a oposio comea sempre pelo bordo: um atentado s liberdades constitucionais! (L.1-4) Analise os itens a seguir a respeito do trecho acima: I. O essa tem valor ditico (ou dctico). II. O vocbulo Durante pode ser classificado como preposio acidental. III. O termo s liberdades constitucionais se classifica como complemento nominal. (A) se nenhum item estiver correto. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se apenas os itens I e III estiverem corretos. (D) se apenas os itens II e III estiverem corretos. (E) se apenas os itens I e II estiverem corretos.

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

6
Assinale (A) (B) (C) (D) (E)
incorretamente a que o termo grifado se refere.

11
a alternativa em que se tenha indicado invoc-la (L.7) Constituio lhe do (L.37) palavreado seu sentido (L.44) cdigo seu sentido (L.29-30) Constituio sua interpretao (L.38) direito Um deles dizia que Constituio boa aquela que muda pouco, como se escrever com bico de pena fosse garantia de qualidade. (L.18-20) Com base na leitura do trecho acima, analisando a lgica textual, correto afirmar que: (A) se a Constituio que muda pouco boa, escrever com bico de pena bom. (B) se escrever com bico de pena garantia de qualidade, ento boa a Constituio que pouco muda. (C) se a Constituio mudar pouco, ser possvel afirmar que ela foi escrita com bico de pena. (D) sendo boa, a Constituio mudar pouco, assim como escrever com bico de pena pode ser sinnimo de qualidade. (E) se escrever com bico de pena no for sinnimo de qualidade, a Constituio s ser boa se mudar muito.

7
Pela mesma razo, faz cada vez mais parte da cultura poltica o princpio de que o cdigo prprio ao direito tem de ser preservado e respeitado para que a disputa pelo seu sentido possa se fazer segundo regras de liberdade e de igualdade. (L.41-45) Com base no trecho acima, analise os itens a seguir: O termo segundo poderia ser substitudo por conforme, consoante ou como. II. O sujeito de faz o princpio. III. O sujeito de tem o direito. Assinale: (A) se somente o item I estiver correto. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se somente o item II estiver correto. (D) se somente o item III estiver correto. (E) se nenhum item estiver correto. I.

12
por isso que a atividade jurisprudencial e o funcionamento concreto dos tribunais se mostram agora to ou mais decisivos que o processo legislativo. Pela mesma razo, faz cada vez mais parte da cultura poltica o princpio de que o cdigo prprio ao direito tem de ser preservado e respeitado para que a disputa pelo seu sentido possa se fazer segundo regras de liberdade e de igualdade (L.39-45) Assinale a alternativa em que estejam corretamente classificadas as ocorrncias da palavra QUE no trecho acima. (A) pronome relativo conjuno subordinativa conjuno subordinativa (B) conjuno subordinativa pronome relativo conjuno integrante (C) conjuno subordinativa conjuno integrante conjuno subordinativa (D) conjuno integrante conjuno integrante pronome relativo (E) conjuno integrante pronome relativo conjuno integrante

8
O texto I pode ser classificado como: (A) (B) (C) (D) (E) narrativo. descritivo. dissertativo expositivo. narrativo-descritivo. dissertativo argumentativo.

9
Assinale a alternativa em que a inverso dos termos provoque alterao sinttica ou semntica. (A) (B) (C) (D) (E) permanente disputa (L.31) disputa permanente funcionamento concreto (L.39-40) concreto funcionamento texto abstrato (L.16) abstrato texto Vrios mitos (L.18) mitos vrios longa ditadura (L.34) ditadura longa

13
Assinale a alternativa em que, com base no modelo a seguir, construdo com a palavra perfeitamente (L.27), no se tenha obtido correo. perfeitamente perfeito perfeio (A) paradoxalmente paradoxal paradoxo (B) inconstitucionalmente inconstitucional inconstitucionalidade (C) legitimamente legtimo legitimidade (D) meramente mero meridade (E) contraditoriamente contraditrio contradio

10
Assinale a alternativa em que a alterao no mantenha correspondncia sinttica e semntica com o trecho anterior. (A) Como se um governo fosse se empenhar tanto para obter trs quintos dos votos no Congresso, em dois turnos de votao, para mudar um mero conto de fadas. (L.22-25) Como se um governo, para obter trs quintos dos votos no Congresso, em dois turnos de votao, fosse se empenhar tanto para mudar um mero conto de fadas. (B) Um deles dizia que Constituio boa aquela que muda pouco... (L.18-19) Um deles dizia que Constituio boa a que muda pouco... (C) Outro mito era o de que a Constituio seria letra morta... (L.21) Outro mito era que a Constituio seria letra morta... (D) Foi longo o aprendizado de que o direito no nem a soluo de todos os problemas nem um palavreado intil. (L.35-36) O aprendizado de que o direito no nem a soluo de todos os problemas nem um palavreado intil foi longo. (E) inconstitucional! Durante o governo FHC, essa era a primeira coisa que a oposio dizia. (L.1-2) Durante o governo FHC, esta era a primeira coisa que a oposio dizia: inconstitucional!

14
um atentado s liberdades constitucionais!(L.3-4) Na frase acima, utilizou-se corretamente o acento grave para indicar a crase. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) (B) (C) (D) (E) O evento vai da segunda sexta. Fomos Bahia. Ela sempre sai s pressas. Sempre pedimos fil Osvaldo Aranha. Ns nos enfrentamos cara cara.

15
Assinale a alternativa em que no se encontre vocbulo com equivalncia semntica palavra unvoco (L.27). (A) assimtrico (C) unssono (E) inequvoco (B) homogneo (D) uniforme

w ww.pciconcursos.com.br

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

SENADO FEDERAL 2008

As questes de 16 a 20 no esto organizadas em torno de textos.

20
Assinale a alternativa em que a palavra indicada no esteja acentuada corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) bceps rf bno varo bvaro

16

(Ado Iturrusgarai. Folha de So Paulo, 11 de outubro de 2008.)

CONHECIMENTOS GERAIS 21
"poca triste a nossa. mais fcil desintegrar um tomo do que um preconceito." (citao atribuda a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possvel o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e tericas sobre a estrutura do tomo, concentradas principalmente no fim do sculo XIX e na primeira metade do sculo XX. Desde ento, proliferam argumentos favorveis e desfavorveis acerca do aproveitamento da energia atmica para fins diversos. A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporneo, assinale a afirmativa incorreta. (A) Apenas dois pases que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de No-Proliferao Nuclear: Estados Unidos e Rssia. (B) Os pases da Organizao para a Cooperao do Desenvolvimento Econmico (OCDE) so os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo. (C) O Paquisto faz parte do grupo de pases que possuem arsenal nuclear declarado e que no assinaram o Tratado de No-Proliferao Nuclear. (D) A Frana , em termos relativos, o pas cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares o maior do mundo. (E) O Brasil possui um acordo de cooperao com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicao para uso pacfico da energia nuclear, assinado no incio dos anos 1980.

Assinale a alternativa em que se tenha feito correta transposio da fala do quadrinho acima para o discurso indireto, evitando-se ambigidades. (A) O paciente disse ao doutor que o problema dele era que no conseguia encontrar uma mulher altura dele. (B) O paciente disse ao doutor que o problema deste era que no conseguia encontrar uma mulher altura do primeiro. (C) O paciente disse ao doutor que o seu problema era que no conseguia encontrar uma mulher altura de si mesmo. (D) O paciente disse ao doutor que o problema dele, paciente, era que no conseguia encontrar uma mulher altura deste. (E) O paciente disse ao doutor que o problema dele, paciente, era que no conseguia encontrar uma mulher altura de si mesmo.

17
Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) suspenso pretenso ascenso excesso desero conciso supresso intenso assuno represso demisso presunsso refeio profio comisso

18
Assinale a alternativa em que o vocbulo seja palavra primitiva. (A) (B) (C) (D) (E) combate clula leite pospor amizade

22
Dados alarmantes contrastam com discursos tranqilizadores no que se refere produo de biocombustveis. A falta de consenso dificulta a diversificao da matriz energtica mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos. Com relao produo dos biocombustveis, assinale a afirmativa que no apresenta um argumento correto. (A) O uso de grandes superfcies agrcolas para a produo de energia pode reduzir, no curto prazo, a quantidade de cereais destinados alimentao, o que pode influir na alta dos preos dos alimentos. (B) No existe uma relao biunvoca, direta e universal entre a produo de biocombustveis e o aumento da insegurana alimentar: ela varia de acordo com a capacidade e a caracterstica de cada pas e o sistema de produo usado. (C) O uso da bioenergia contribuiria para a reduo de gases de efeito estufa, possibilitaria a insero produtiva e a melhoria da renda de pequenos produtores e permitiria que muitos pases em desenvolvimento reduzissem sua dependncia do petrleo importado. (D) O aumento da produo o resultado do uso de tecnologia mais avanada e de prticas mais intensivas por rea produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas. (E) A produo de biocombustveis pode mudar o eixo geopoltico vigente nas regies em desenvolvimento, com grandes conseqncias para a atual estrutura de poder no campo energtico.

19

(Fernando Gonsales. Folha de So Paulo, 11 de outubro de 2008)

Assinale a alternativa em que se tenha construdo corretamente a explicao do motivo de a rainha no conseguir relaxar na tirinha acima. (A) Porque a decorao do quarto conseguia relaxar. (B) Por que a decorao do quarto conseguia relaxar. (C) Porqu a decorao do quarto conseguia relaxar. (D) Por qu a decorao do quarto conseguia relaxar. (E) A decorao do quarto, por que conseguia relaxar. a assustava, ela no a assustava, ela no a assustava, ela no a assustava, ela no a assustava, ela no

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

23
No que concerne administrao indireta, correto afirmar que: (A) as agncias reguladoras so institudas por lei sob a forma de fundaes governamentais. (B) as autarquias integram a estrutura da administrao direta da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. (C) sociedades de economia mista e empresas pblicas so entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado. (D) constitucionalmente vedada s empresas pblicas a explorao de atividade econmica de natureza empresarial. (E) o capital social da empresa pblica constitudo exclusivamente pela pessoa federativa que a instituiu.

27
Assinale a alternativa que no contm erro, no que diz respeito sesso conjunta da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (A) A sesso conjunta no pode ser suspensa por convenincia da ordem. (B) Se, ao trmino da sesso conjunta, tiver sido iniciada votao, esta s ser ultimada na prxima sesso. (C) A sesso conjunta ter a durao de 4 (quatro) horas. (D) Apenas o Presidente pode propor a prorrogao do prazo de durao da sesso conjunta. (E) Uma vez prorrogada a sesso conjunta, vedada nova prorrogao.

24
Assinale a afirmativa incorreta. (A) O lesado tem direito a ser indenizado pelo Estado por atos de seus agentes independentemente de ao culposa. (B) O Estado pode exercer o direito de regresso contra seu servidor ainda que este no tenha agido com dolo ou culpa. (C) Se o dano foi causado exclusivamente por fenmenos da natureza, no haver obrigao do Estado de indenizar o lesado. (D) Se o dano causado por ao dolosa, a indenizao devida pelo Estado no necessariamente mais elevada do que nos casos de ao culposa. (E) O dever do Estado de indenizar o lesado ocorre at mesmo se o agente causador do dano no recebe remunerao pela funo pblica que exerce.

28
O Senado Federal, durante as sesses legislativas ordinrias, reunir-se- anualmente: (A) de 1 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a dezembro. (B) de 2 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a dezembro. (C) de 15 de fevereiro a 17 de julho e de 15 de agosto a dezembro. (D) de 1 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a dezembro. (E) de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a dezembro. 22 de 22 de 20 de 20 de 22 de

29
A Constituio Federal assegura aos servidores pblicos os apontados nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. (A) direito livre associao sindical (B) direito de greve, que ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica (C) a acumulao remunerada de quaisquer cargos pblicos, desde que haja compatibilidade de horrios (D) reviso geral anual da remunerao (E) irredutibilidade de subsdio e de vencimentos

25
Analise as afirmativas a seguir: I. O poder de polcia implica restries e condicionamentos liberdade e propriedade. II. A complementao das leis com o objetivo de permitir a sua execuo se concretiza pelo exerccio do poder regulamentar. III. O poder discricionrio, por traduzir atividade administrativa, s pode ser exercido no mbito do Poder Executivo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

30
A respeito da estrutura e atribuies do Poder Legislativo, assinale a alternativa correta. (A) Os Senadores so eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. (B) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo. (C) Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da Repblica a declarar a guerra e a celebrar a paz. (D) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes no Senado Federal sero tomadas pelo voto de dois teros de seus membros. (E) Compete exclusivamente Cmara dos Deputados fixar os subsdios dos membros das casas legislativas, do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

26
No perde o mandato o Senador:

(A) que, aps a expedio do diploma, aceitar emprego remunerado em sociedade de economia mista. (B) que perder os seus direitos polticos. (C) que permanecer em licena por perodo superior a 6 (seis) meses. (D) que sofrer condenao criminal em sentena definitiva e irrecorrvel. (E) quando o decretar a Justia Eleitoral.

w ww.pciconcursos.com.br

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA INGLESA
Read text I and answer questions 31 to 36. TEXT I Beware the power of the blog Companies may not like blogs, but if they ignore them they may be inviting some PR disasters

Read text II and answer questions 37 to 40. TEXT II

The number of blogs on the internet is doubling every five months, according to blog-tracking site Technorati. The total is now around 20 million, with around 1.3 million posts made each day. Most are no more interesting than overhearing another person's telephone call, but there are exceptions that can have a remarkable impact.
(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

31
The function of the title of this text is to (A) (B) (C) (D) (E) praise. warn. complain. cheer. lament.

If you think that theres something oddly familiar about descriptions of social media, it may be that you recall some of the discussions in the 1990s about what the web would become. And many of its emerging manifestations are close to the idealistic imaginings from that time. A good way to think about social media is that all of this is actually just about being human beings. Sharing ideas, cooperating and collaborating to create art, thinking and commerce, vigorous debate and discourse, finding people who might be good friends, allies and lovers its what our species has built several civilisations on. Thats why it is spreading so quickly, not because its great shiny, whizzy new technology, but because it lets us be ourselves only more so. And it is in the more so that the power of this revolution lies. People can find information, inspiration, like-minded people, communities and collaborators faster than ever before. New ideas, services, business models and technologies emerge and evolve at dizzying speed in social media.
(http://www.icrossing.co.uk/fileadmin/uploads /eBooks/What_is_social_media_Nov_2007.pdf

37
The text opens with (A) (B) (C) (D) (E) references to the past. outlooks for the future. warnings to the reader. complaints about the web. suggestions for changes.

32
According to the text, blogs are (A) selling. (C) diminishing. (E) contaminating. (B) increasing. (D) agitating.

38
According to the text, social media is spreading because it (A) (B) (C) (D) (E) allows fast exchanges. helps political manifestations. solves social problems. creates links between people. promotes new markets.

33
The writers opinion about blogs is that (A) (B) (C) (D) (E) they are all relevant. nearly all of them are important. some of them can be striking. none of them are essential. most of them are crucial.

39
The expression like-minded people means people who (A) (B) (C) (D) (E) are lovers. tolerate each other. live together. love to discuss. think in a similar way.

34
The underlined verb in Companies may not like blogs indicates (A) (B) (C) (D) (E) prohibition. permission. prediction. possibility. persistence.

40
The underlined expression in evolve at dizzying speed can be replaced by (A) (B) (C) (D) (E) with large steps. at a very fast pace. in confusing ways. at a terribly slow rate. in incredible manners.

35
In Most are no more interesting most refers to (A) blogs. (C) exceptions. (E) posts. (B) months. (D) disasters.

36
The opposite of the underlined word in more interesting than is (A) (B) (C) (D) (E) least. most. many. less. last.

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

NOES DE INFORMTICA 41
Ao se utilizar o Outlook Express 6, as mensagens de correio eletrnico armazenadas na pasta associada so transmitidas aps o pressionamento do boto correspondente a ENVIAR/RECEBER ou pelo acionamento, por meio do mouse, do cone . Resultado idntico obtido por meio de um atalho de teclado, executado pelo acionamento simultneo das teclas <Ctrl> e: (A) (B) (C) (D) (E) E. M. S. T. Z.

44
Um funcionrio do Senado Federal est digitando um texto no Word 2000/XP e em determinando momento precisou selecionar todo o texto. Para isso, ele aciona a opo Selecionar tudo na janela pop-up que se abre ao ser pressionado o boto Editar na barra de menu, por meio do mouse. O Word oferece um modo mais rpido, como alternativa, por meio da execuo do seguinte atalho de teclado: (A) (B) (C) (D) (E) <Ctrl> + T. <Ctrl> + A. <Ctrl> + S. <Alt> + A. <Alt> + T.

45
Observe a figura abaixo, gerada no Excel 2000 BR.

42
Um usurio do Word 2000/XP digitou um texto e, ao final do trabalho, posicionou o cursor do mouse no incio. Em seguida, executou o atalho de teclado <Ctrl> + U, o que resultou na exibio de uma janela de dilogo na tela do monitor de vdeo. Essa janela de dilogo tem por objetivo a execuo do seguinte procedimento: (A) (B) (C) (D) (E) inserir uma figura no texto. verificar ortografia e gramtica. localizar um string de caracteres no texto. substituir uma determinada palavra por outra. gerar um ndice analtico de forma automtica.

43
A figura abaixo refere-se a uma barra referente utilizao de um recurso existente no Word 2000/XP. Para mostr-la, o usurio deve montar a tabela e, com base nela, escolher o tipo adequado de grfico na janela mostrada na tela, resultante da execuo das seguintes opes de menu/submenu: (A) (B) (C) (D) (E) formatar grfico. inserir objeto. exibir objeto. inserir grfico. formatar objeto.

Os cones identificados por ALFA e respectivamente, os seguintes significados: (A) (B) (C) (D) (E)

BETA

possuem,

inserir nmero de pginas / inserir nmero da pgina. inserir nmero da pgina / inserir nmero de pginas. inserir nmero da pgina / formatar nmeros de pgina. formatar nmeros de pgina / inserir nmero de pginas. inserir nmero de pginas / formatar nmeros de pgina.

46
Em uma planilha elaborada no Excel 2000/XP, a clula F8 contm a frmula =($C$7+SOMA(C8:C9))/$C$10. A seguir faz-se uma cpia desse contedo pelo comando <Crtl> + C / <Crtl> + V, para a clula G13 da mesma planilha Excel. Na clula G13 a frmula copiada ficar com o seguinte formato: (A) (B) (C) (D) (E) =($D$7+SOMA(C13:C14))/$D$10 =($D$7+SOMA(D13:D14))/$D$10 =($C$12+SOMA(C8:C9))/$C$15 =($C$7+SOMA(D13:D14))/$C$10 =($C$7+SOMA(C13:C14))/$C$10

w ww.pciconcursos.com.br

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

SENADO FEDERAL 2008

47
A planilha abaixo foi digitada no Excel 2000/XP.

49
No Windows XP, um usurio est acessando o Windows Explorer e selecionou algumas pastas, conforme mostrado na janela abaixo.

Para determinar, entre todos os nmeros, a mediana em A5 e o maior valor em B5, devem ser inseridas nas clulas A5 e B5, respectivamente, as seguintes frmulas: (A) (B) (C) (D) (E) =MEDIANA(A1:F1) e =MXIMO(A1:F1) =MEDIANA(A1:F1) e =MAIOR(A1:F1) =MED(A1:F1) e =MXIMO(A1:F1) =MED(A1;F1) e =MAIOR(A1;F1) =MED(A1:F1) e =MAIOR(A1:F1)

48
A figura abaixo mostra uma janela de dilogo quando se aciona no Windows XP. Nessa janela existe o boto uma opo denominada Pesquisar, que constitui um comando utilizado para busca de arquivos pelo nome ou pela extenso.

Esse usurio realizou uma seqncia de procedimentos, tendo posicionado primeiramente o cursor na pasta CCleaner. Em seguida, mantendo uma tecla <TCL> pressionada, clicou sobre a pasta Java. Como resultado, todas as pastas entre CCleaner e Java ficaram tambm selecionados, inclusive essas. A tecla utilizada em lugar de <TCL> foi: (A) (B) (C) (D) (E) <SHIFT>. <CTRL>. <ALT>. <ESC>. <INS>.

50
Um funcionrio acessou, no browser Internet Explorer 7 BR, o site da Repblica Federativa do Brasil (http://www.brasil.gov.br/) e adicionou esse endereo em Favoritos. Em seguida, acessou o site do Senado Federal (http://www.senado.gov.br/sf/). Para acessar novamente o site da Repblica Federativa do Brasil, ele pressionou um cone para acessar a central de favoritos. Esse cone : Assim, para buscar todos os arquivos que comecem com FED e tenham a extenso .DOC , deve-se utilizar: (A) (B) (C) (D) (E) FED@. DOC. FED$. DOC. FED?. DOC. FED!. DOC. FED*.DOC. (A) (B) (C) (D) (E)

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 51
O processo de identificao de um produto televisivo comea com sua adequao a uma determinada categoria de programas. Na televiso brasileira, as atraes se agrupam em categorias como entretenimento, informao e publicidade, cujos gneros so, respectivamente: (A) o debate, o programa interativo e o programa religioso. (B) o programa infantil, a entrevista e o filme comercial. (C) o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra. (D) a entrevista, o programa infantil e a novela. (E) o filme comercial, o programa poltico e o programa de auditrio.

54
De forma geral, um produto para a televiso passa por cinco estgios de produo: o desenvolvimento do projeto, o planejamento, a gravao, a ps-produo e a finalizao. Em relao a estas etapas, correto afirmar que: (A) no planejamento, deve-se finalizar os contratos legais e quitar as faturas pendentes. (B) nas gravaes, o produtor deve se envolver em campanhas como promoes na TV. (C) na ps-produo, o diretor de arte aprova todos os aspectos visuais da atrao. (D) na finalizao, a decupagem do produtor servir com roteiro para o editor. (E) no desenvolvimento do projeto, o pitch pode render recursos financeiros.

52
Em produes audiovisuais, o diretor de arte aquele que cria, em parceria com o diretor, a concepo visual do produto. A esse respeito, analise as alternativas a seguir: I. Dentre as funes desempenhadas pelo diretor de arte esto o desenho de esboos dos cenrios e a busca de locaes. II. Na televiso brasileira, a direo de arte j foi desempenhada por figurinistas e j foi integrada produo de arte. III. Como planeja a composio de todos os elementos visuais, o diretor de arte opina sobre as vinhetas e os crditos de uma atrao. Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas a afirmativa II estiver correta. se apenas a afirmativa III estiver correta. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

55
Um bom produtor de televiso aquele que faz o que for preciso para transformar uma idia em produto final. Assinale a alternativa que no apresenta um perfil condizente com as atividades desempenhadas por este profissional. (A) O produtor de televiso tambm um bom roteirista, um bom diretor e um bom editor. (B) Assim como na produo de cinema, o produtor de televiso se submete integralmente direo. (C) Na televiso, o produtor pode assumir funes muito prximas s do diretor do programa. (D) Por suas caractersticas empreendedoras, um produtor tambm pode atuar como patrocinador. (E) O produtor de televiso combina arte com trabalho, comrcio com tecnologia e criatividade com conhecimentos financeiros.

(A) (B) (C) (D) (E)

56
Ao selecionar locais para as gravaes de uma determinada produo, o produtor deve evitar locaes: (A) (B) (C) (D) (E) que fiquem distantes umas das outras. no cenogrficas, como a frente de um prdio conhecido. decoradas ou com elementos cenogrficos. que agrupem um grande nmero de cenas. que possuam elevadores e rampas.

53
Assinale a alternativa incorreta em relao s especificidades do crdito de produo em televiso. (A) Produtor associado chamado tambm de assistente de produo, elabora o cronograma de produo, contrata atores ou membros da equipe tcnica e realiza pesquisas. (B) Diretor de produo pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o oramento e supervisiona os contratos. (C) Produtor de locao concretiza um organograma dentro de determinados parmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produo e coordenando detalhes logsticos; (D) Produtor correspondente um pouco afastado do produtor geral, trabalha em campo ou em locaes especficas, desde que possa acess-las de forma rpida e com menos custo. (E) Chefe de produo responsvel logstica de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produo, mantendo o cronograma em dia.

57
Assinale a alternativa que no corresponda sigla ENL. (A) (B) (C) (D) (E) Final Cut Pro Avid Xpress Premier Pro Unix Hi8 Media Composer

58
Em relao produo de engenharia para externas, a seguinte sigla incorreta para definir os equipamentos de transmisso/gravao que podem ser transportados ou montados em local distante do estdio: (A) (B) (C) (D) (E) UPJ. UM. UME. URL. UPP.

10

w ww.pciconcursos.com.br

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

SENADO FEDERAL 2008

59
O roteiro do programa um dos componentes essenciais no desenvolvimento de um produto para a televiso. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo. O produtor pode estabelecer com o roteirista uma remunerao fixa que cubra os custos de desenvolvimento da idia. II. O pagamento do roteirista pode ser feito de acordo com a fase do projeto, sendo 30% na assinatura do contrato, 30% na entrega da primeira verso e 40% depois da aprovao final. III. Custos de ps-produo ligados ao desenho dos storyboards e consultoria de contedo so de responsabilidade dos roteiristas. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se todas as afirmativas forem falsas. se apenas a afirmativa I for falsa. se apenas as afirmativas I e II forem falsas. se apenas a afirmativa II for falsa. se apenas a afirmativa III for falsa. I.

63
A marcao de um roteiro de televiso tem uma nomenclatura especfica para indicar procedimentos tcnicos e estticos. Assinale a alternativa em que essa nomenclatura esteja definida corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) CPM corte para merchandising CU cue FX plano de fundo P-2 segundo plano Q deixa

64
Em telejornalismo, esqueletar um VT o mesmo que: (A) cobrir a narrao do reprter com imagens pr-selecionadas. (B) decupar a fita de externa, na qual o material gravado est bruto. (C) renderizar o material bruto que ser utilizado na edio nolinear. (D) ordenar os offs, as passagens e as sonoras de acordo com o roteiro. (E) selecionar trechos de sonoras para serem inseridos entre os offs.

60
Ao trabalhar em um telejornal, um produtor jornalstico deve saber que a retranca : (A) (B) (C) (D) (E) o mesmo que espelho da edio. uma espcie de batismo da matria. o prazo limite para a edio da matria. um guia numrico para a equipe tcnica. sinnimo de nota p.

65
Ao apertar a tecla pause de um VT, a imagem que est sendo exibida fica congelada e, sobre ela, aparece a informao 07 02 45 17, cujos quatro primeiros algarismos indicam, respectivamente. (A) (B) (C) (D) (E) a hora e os minutos. a hora e o fps. a hora e o nmero do quadro. o fps e os minutos. o fps e o nmero do quadro.

61
Os produtos audiovisuais quase sempre envolvem algum aspecto ligado lei de direitos autorais, que permite determinadas excees para a liberao do uso de material com registro de autor. Essas excees esto descritas em uma clusula denominada: (A) (B) (C) (D) (E) patente. domnio pblico. uso permitido. obra rf. copyright.

66
Cada vez mais, as inovaes tecnolgicas permitem que a edio de imagens utilize os mais variados tipos de efeitos visuais. Assinale a alternativa cuja especificao de um desses artifcios esteja correta. (A) Fuso fraciona a tela em caixas ou em partes, funcionando como um tipo de montagem. (B) Sobreposio transio de uma cena para outra na qual h o deslizamento de uma imagem da esquerda para a direita e vice-versa. (C) Tela dividida insero de udio e em um intervalo previamente editado. (D) Average picture fixar a imagem de um quadro ou repetir sucessivamente determinado frame. (E) Overlay duas ou mais imagens superpostas funcionam como transio de uma idia para outra.

62
Atualmente, no telejornalismo brasileiro, o jornalista-produtor tem atuado bastante como reprter em matrias investigativas. Em relao a isso, no correto afirmar que: (A) por lidar muitas vezes com criminosos, o envolvimento do reprter investigativo com o assunto igual ao de um policial ou juiz. (B) como so profissionais desconhecidos do pblico, o anonimato facilita a investigao de lugares e a entrevista com pessoas. (C) esse tipo de matria comumente associada ao tipo de jornalismo que, nos anos 70, ganhou destaque a partir do caso Watergate. (D) a gravao com microcmeras e microfones escondidos , geralmente, feita aps um extenso levantamento de informaes. (E) a utilizao de identidades falsas deve ser evitada.

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

11

SENADO FEDERAL 2008

67
As convenes no uso da claquete prescrevem que: (A) a primeira cena de uma fita deve ser identificada com a claquete de cabea para baixo. (B) vrias gravaes com som direto de um mesmo take tm apenas uma batida de claquete. (C) ela no usada no telejornalismo, apenas na fico. (D) cenas mudas no precisam da batida da claquete. (E) sua utilizao identifica apenas a imagem e no o som.

QUESTO DISCURSIVA
Explique o que so e como devem ser elaborados uma planilha de chamada e um relatrio de produo durante as gravaes de um programa de televiso.

REDAO
A charge abaixo, do cartunista Angeli, foi publicada na Folha de So Paulo de 18 de setembro de 2008, dia em que a manchete principal foi Crise financeira derruba Bolsas e paralisa crdito.

68
Em relao compra de material de empresas especializadas em bancos de imagens, correto afirmar que: (A) as opes limitadas de imagens especficas podem atrasar e encarecer a produo. (B) o valor da licena independe do nmero de transmisses do programa. (C) as imagens de personalidades podem necessitar de autorizao. (D) a falta de exclusividade das imagens empobrece a produo. (E) o acesso a imagens histricas dificultado.

69
No que diz respeito grade de programao de um canal ou de uma emissora, uma das maiores preocupaes do produtor com o tempo total de durao do programa, cuja identificao tcnica correta : (A) (B) (C) (D) (E) TC. TP. TRT. tempo de tela. tempo de corte. Inspirado pela imagem e o contexto em que foi produzida, redija um texto dissertativo-argumentativo, entre 25 e 30 linhas, com o seguinte ttulo: O mundo em metstase.

70
Em relao s regras de iluminao para televiso, correto afirmar que: (A) a luz do dia quente e de baixa intensidade, criando um efeito dramtico e tenso. (B) a luz-chave posicionada acima do elemento a ser gravado, criando uma sombra bem definida. (C) a luz de preenchimento se refere luz natural difusa do meio-dia. (D) a fill light d a iluso de profundidade, iluminando de forma intensa o elemento a ser gravado. (E) a key light um tipo de luz fria posicionada atrs do elemento a ser gravado.

12

w ww.pciconcursos.com.br

TCNICO LEGISLATIVO PRODUTOR DE TV

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

Realizao

http://concurso.fgv.br

w ww.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și