Sunteți pe pagina 1din 4

Instituto Montessori - Ponte Nova

Lista de Exerccios 8 Ano 2 Trimestre - 2013


Nome: _______________________________________________ n ____ Turma: ______ Data: ____/____/_____ __________________________________________________________________________________ Questo 01) A renncia de D. Pedro I em 07 de abril de 1831 foi resultado de uma srie de acontecimentos que pro ocaram um descontentamento !eral no Imprio brasileiro. "omo causas do descontentamento do po o brasileiro com D. Pedro I# s$o apontadas as se!uintes% I. Dissolu&$o da Assemblia "onstituinte por D. Pedro I bem como a nomea&$o de uma comiss$o diri!ida por ele mesmo para redi!ir um no o pro'eto constitucional. II. Atitude de passi idade e toler(ncia de D. Pedro I com os !rupos das pro )ncias do *orte e *ordeste que esta am insatisfeitos com o desempen+o de suas a&,es pol)ticas na condu&$o do Imprio. III. Participa&$o direta de D. Pedro I na quest$o da sucess$o do trono ap-s a morte de D. .o$o /I# dedicando !rande parte de seus esfor&os 0 disputa pol)tica que ocorria em Portu!al. 1 realmente causa do descontentamento do po o brasileiro o apontado nos itens a2 b2 c2 d2 I e II# apenas. I# II e III. II e III# apenas. I e III# apenas.

Questo 02) *o conte3to da Independ4ncia do 5rasil# os diri!entes pol)ticos# atentos ao processo de fra!menta&$o dos /ice67einados da Amrica espan+ola em 8rias na&,es independentes# preocuparam6se com a manuten&$o da unidade pol)tica e territorial da e36col9nia portu!uesa na Amrica. As estrat!ias para manter a unidade pol)tica e territorial do 5rasil# nesse conte3to# foram% I. A cria&$o do Poder :oderador# de atribui&$o e3clusi a do imperador# possibilitando a dissolu&$o da Assemblia ;eral e a nomea&$o de car!os no poder 'udici8rio. II. A institui&$o# na "onstitui&$o de 18<=# do unitarismo# restrin!indo as propostas de descentrali>a&$o da administra&$o estatal. III. A repress$o militar dos re oltosos da "onfedera&$o do ?quador# da @arroupil+a e da 5alaiada# adeptos de propostas separatistas eAou federalistas. I/. A fle3ibili>a&$o das rela&,es escra istas para e itar mo imentos de fra!menta&$o# insuflados por quilombolas e se!uidores da 7e olu&$o do Baiti. Assinale a alternati a CORRETA. a2 b2 c2 d2 e2 Comente as afirmati as I e II s$o corretas. Comente as afirmati as III e I/ s$o corretas. Comente as afirmati as I# II e III s$o corretas. Comente a afirmati a II# III e I/ s$o corretas. Dodas as afirmati as s$o corretas.

Questo 03)

As medidas pol)ticas de D. Pedro I n$o a!rada am 0 boa parte da popula&$o. ?m Pernambuco# por e3emplo# articulou6se a "onfedera&$o do ?quador# em 18<=# que% a2 b2 c2 d2 e2 ne!a a a import(ncia do liberalismo# mas plane'a a a independ4ncia do 5rasil. di ul!a a a import(ncia de suas idias em -r!$os da imprensa atuante na poca. conse!uiu a autonomia do *ordeste# !ra&as 0 cora!em do l)der e militar "ipriano 5arata. tin+a princ)pios democr8ticos# embora n$o possu)sse apoio militar para se!uir suas a&,es. estimulou a rebeldia dos escra os# pro'etando o fim dos latifndios e das oli!arquias.

Questo 04) E fra!mento te3tual abai3o remete a uma con'untura da +ist-ria brasileira no sculo FIF. GHuando se sabe que muitas das anti!as quei3as das pro )ncias se olta am contra a centrali>a&$o mon8rquica# pode parecer estran+o o sur!imento de tantas re oltas nesse per)odo. Afinal de contas# IseJ procura a dar al!uma autonomia 0s Assemblias Pro inciais e or!ani>ar a distribui&$o de rendas entre o !o erno central e as pro )ncias. Ecorre porm que# a!indo nesse sentido# I...J acabaram incenti ando as disputas entre elites re!ionais pelo controle das pro )ncias cu'a import(ncia crescia. Alm disso# o !o erno perdera a aura de le!itimidade que bem ou mal ti era enquanto um imperador este e no tronoK. @ALCDE# 5oris. Histria concisa do Brasil. C$o Paulo% ?DLCP# Imprensa Eficial do ?stado# <00<. p. 8M. *esse fra!mento# o +istoriador 5oris @austo refere6se 0s a2 rebeli,es re!enciais# que se opun+am 0 pretens$o de D. Pedro I de unir as coroas portu!uesa e brasileira# o que implicaria a recoloni>a&$o do 5rasil por Portu!al. b2 re oltas militares decorrentes do fortalecimento do ?3rcito ap-s a ;uerra do Para!uai# um dos principais fatores para que se abre iasse o re!ime mon8rquico brasileiro. c2 rebeli,es de independ4ncia que eclodiram em :inas ;erais e na 5a+ia ap-s a c+e!ada da @am)lia 7eal# em 1808# e que amea&aram seriamente a unidade pol)tica nacional. d2 re oltas pro inciais# ap-s a renncia do Imperador D. Pedro I# em 1831# que si!nificaram uma amea&a 0 centrali>a&$o do poder e 0 unidade pol)tica do Imprio. Questo 05) Cobre o I Imprio N18<< O 18312 e a forma&$o do ?stado no 5rasil# assinale o que for correto. 01. ?sse per)odo# alm de marcar a or!ani>a&$o do ?stado# caracteri>ou6se pela disputa pelo controle pol)tico nacional entre o Imperador e a aristocracia rural brasileira. 0<. ?m 18<=# em Pernambuco# eclodiu a "onfedera&$o do ?quador# um mo imento de protesto contra o autoritarismo de D. Pedro I e que pretendia separar as pro )ncias do norte e do nordeste do restante do pa)s. 0=. A "onstitui&$o de 18<= estabeleceu o oto censit8rio que e3i!ia que o eleitor eAou candidatos ti essem uma renda m)nima permanente# o que e3cluiu a maior parte da popula&$o brasileira do cen8rio pol)tico ao lon!o de todo o Imprio. 08. *a pr8tica# o Poder :oderador# institu)do pela "onstitui&$o de 18<=# da a !randes poderes ao Imperador. 1P. A presen&a de um consider8 el !rupo de portu!ueses ocupando car!os importantes no ?stado brasileiro produ>iu um !rande des!aste entre D. Pedro I e a aristocracia rural brasileira. Questo 0 ) A "onstitui&$o de 18<=# resultante da dissolu&$o da Assembleia "onstituinte de 18<3# marcou o in)cio da institucionali>a&$o do poder mon8rquico no 5rasil. ?ssa "onstitui&$o%

a2 criou o Poder :oderador de e3clusi idade do Imperador# o que na pr8tica si!nifica a conceder6l+e poderes quase absolutos. b2 pro ocou a insatisfa&$o em di ersas pro )ncias# estando na base da eclos$o de di ersas rebeli,es# como a "onfedera&$o do ?quador# a Cabinada e o "ontestado. c2 fa oreceu o recon+ecimento do 5rasil como na&$o independente# o que ocorreu sem re eses# 0 e3ce&$o dos ?stados Lnidos por conta da doutrina :onroe. d2 estabeleceu a elei&$o pelo oto censit8rio para os !o ernadores das pro )ncias. e2 determinou que representantes para o Cenado e a "(mara seriam eleitos pelo oto direto e secreto. Questo 0!) E te3to abai3o foi e3tra)do da "onstitui&$o do Imprio outor!ada em 18<=. Art. M1 D4m otos nestas elei&,es prim8rias% 1Q Es cidad$os brasileiros que est$o no !o>o de seus direitos pol)ticosR <Q Es estran!eiros naturali>adosR Art. M< C$o e3clu)dos de otar nas assembleias paroquiais% I...J SQ Es que n$o ti erem renda l)quida anual de 100Trs por bens de rai># indstria# comrcio ou empre!os. "om base no te3to# analise as afirmati as. I. E Imprio nasceu como uma democracia plena na qual os direitos pol)ticos de todos foram asse!urados. II. E Imprio nasceu como um estado desi!ual no qual apenas as pessoas com posses e status social podiam otar e ser otadas. III. A maioria da popula&$o do 5rasil durante o Imprio podia otar e ser otada. I/. A maioria da popula&$o no 5rasil Imprio ficou e3clu)da do direito a oto. ?st$o corretas as afirmati as a2 b2 c2 d2 e2 I e III# apenas. II e III# apenas. I e I/# apenas. I e II# apenas. II e I/# apenas.

Questo 0") Assinale a alternati a incorreta# sobre a "onstitui&$o de 18<= e o seu conte3to +ist-rico. a2 @oi a primeira "onstitui&$o do 5rasil 0 poca Imprio do 5rasil e !arantiu o poder absoluto ao Imperador Dom Pedro I. b2 @oi a primeira "onstitui&$o brasileira e ficou con+ecida como a "onstitui&$o "idad$ por !arantir direitos indi iduais e coleti os. c2 @oi elaborada no 7io de .aneiro# num clima pol)tico de conflito ideol-!ico e de disputa de poder entre as diferentes fac&,es ent$o e3istentes. d2 Declarou o catolicismo reli!i$o oficial do 5rasilR o ?stado somente se tornaria laico com a "onstitui&$o de 18M1. e2 Determina a a e3ist4ncia de quatro poderes% e3ecuti o# le!islati o# 'udici8rio e moderador. Questo 0#)

E !o erno de D. Pedro I foi pol4mico e c+eio de contro rsias. Es pol)ticos mais liberais tin+am cr)ticas a sua forma centrali>adora de administrar. A sua abdica&$o le ou o 5rasil% a2 ao fim do autoritarismo centrali>ador do Imprio# enfraquecendo a escra id$o e promo endo a liberdade para os escra os mais el+os. b2 a uma distribui&$o mais 'usta das conquistas sociais# sobretudo nas re!i,es da cana6dea&car. c2 ao crescimento imediato dos ideais republicanos e democr8ticos e fortaleceu a di ul!a&$o de princ)pios rom(nticos. d2 a mudan&as radicais na "onstitui&$o de 18<=# otadas pela popula&$o# das quais resultaram !randes manifesta&,es no 7io e em 7ecife. e2 a e3pectati as pol)ticas que criaram instabilidade e confrontos iolentos# com disputas pelo poder em 8rias re!i,es. Questo 10) A "onstitui&$o de 18<= estabeleceu os direitos pol)ticos dos cidad$os que poderiam participar das elei&,es no 5rasil. Dentre as situa&,es propostas# identifique a que indica a pessoa que poderia otar de acordo com os preceitos constitucionais. a2 Lm +omem liberto# maior de <1 anos# de nacionalidade brasileira# e3ercendo a profiss$o de professor# poderia apenas otar nas elei&,es de deputados e senadores. b2 Lm brasileiro nato ou naturali>ado# maior de <S anos# com renda l)quida anual superior a du>entos mil ris# tin+a o direito de otar nas elei&,es de deputados e senadores. c2 Lma mul+er li re# maior de 30 anos# de nacionalidade brasileira# com renda l)quida de S0 mil ris# tin+a o direito pol)tico de otar pelo menos nas Assemblias Paroquiais. d2 Lm membro do alto clero# maior de <S anos# de nacionalidade portu!uesa# mantido economicamente pela cpula da I!re'a# podia otar apenas nas elei&,es de senador. e2 Lm propriet8rio de terras# maior de <1 anos# estran!eiro naturali>ado# com renda inferior a <00 mil ris# tin+a o direito de otar e ser eleito nas elei&,es de senador.

S-ar putea să vă placă și