Sunteți pe pagina 1din 4

A IMPORTNCIA DE GUARDAR A PALAVRA DE DEUS A atitude de desprezar os ensinamentos das Escrituras est na raiz de muitos problemas que enfrentamos.

. Vamos ler o texto de Joo 14.21,23,24 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 23 Respondeu-lhe Jesus: Se algum me amar, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos a ele, e faremos nele morada. 24 Quem no me ama, no guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo no minha, mas do Pai que me enviou. O contexto deste texto mostra que a crucificao de Jesus estava prxima e os discpulos inquietos. Jesus pediu que cressem e assim encontrariam paz. Crer na Palavra. Faamos a relao entre Guardar e Amar: a) Aqueles que guardam a Palavra amam a Cristo: Neste ponto, Jesus expressava um desejo de que todos os seus discpulos fossem plenamente felizes e realizados em sua vida e no cumprimento da misso que receberam de Deus. - De que forma? Priorizando a Palavra de Deus, pois assim experimentariam no somente o amor de Deus, mas tambm o amor a Deus (essncia do primeiro mandamento - amar a Deus plenamente - Dt 6.5; Mt 22.37). - Jesus relaciona guardar a Palavra de Deus, pela f, ao ato de am-lo (Jo 14.21a e 14.23a).

- Ser que temos amado a Deus de todo nosso corao? O que em nossa vida demonstra essa atitude de am-lo desta forma? b) Aqueles que guardam a Palavra so amados: um engano associar o amor reciprocidade: Pois, se amardes os que vos amam, que galardo tereis? no fazem os publicanos tambm o mesmo? (Mt 5.46) - O amor sempre uma ddiva: Por esta razo, Jesus no est ensinando que Deus ama de forma recproca quando diz: "Aquele que me ama ser amado de meu Pai" (Jo 14.21b) - Ele na verdade que realar que o amor redentor de Deus realiza-se plenamente na vida de quem cr naquele que o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6) - O amor de Deus manifesta-se na vida dos que guardam sua Palavra o tempo todo, pois este o compromisso que Jesus assumiu: "Eu o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14.21b) - Este compromisso se estende a Deus e ao Esprito Santo (Jo 14.23b - Se algum me amar, guardar a minha palavra; e meu Pai o amar, e viremos a ele, e faremos nele morada.) - Essa morada representa um derramar de vida (Sl 51.10,11), poder (Jz 6.34), entendimento (Is 11.2) e revelao divina melhorando o entendimento da Palavra e Seus caminhos perfeitos (Jl 2.28; Is 61.1,2) Jesus utilizava muitas ilustraes do cotidiano para levar Seus ouvintes compreenso da vontade de Deus. Uma de Suas ilustraes foi a da construo. Leiamos o que est escrito em Mt 7.24-27:

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pe em prtica, ser comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com mpeto contra aquela casa; contudo no caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e no as pe em prtica, ser comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com mpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. Neste trecho Jesus nos fala de duas casas que foram construdas sobre dois tipos de alicerces: rocha e areia. Apenas um deles corresponde ao estilo de vida obediente daquele que guarda a Palavra de Deus: A ROCHA!! a) Construa fazendo da Palavra o fundamento da vida: Nenhum construtor pode iniciar uma construo sem fundao ou alicerce, pois do solidez para transmitir ao terreno todo o peso do que se est construindo. - Em Lucas 6.48 temos a mesma histria com mais detalhes e l percebemos o que este homem que escolheu construir sua casa na rocha fez: ele cavou (ilustra esforo pessoal palavra de Deus), escavou profundamente a rocha (fala de alcanarmos as revelaes profundas e ricas da Palavra) e fixou os alicerces sobre a rocha (significa estar arraigado em Cristo e firmado na Palavra). - Nesta perspectiva, quando construmos tendo Jesus como Rocha, estamos dizendo que tudo o que se refere a nossa vida que precisa de sustento, firmeza, apoio e segurana, estar Nele. - Uma vida construda sobre a Rocha no desaba: podem vir lutas e aflies, mas estamos na Rocha que Jesus e isso nos garante segurana de que no iremos ser derrubados (Mt 7.25b).

- O fim daquele que negligencia a Palavra de Deus temeroso: "E foi grande a sua queda" (Mt 7.27). Jo 6.68b diz: "Senhor, para quem iremos ns? Tu tens as palavras da vida eterna". Guardar a Palavra de Deus resulta em vida eterna. Guardar a Palavra de Deus um estilo de vida Devemos guardar a Palavra de Deus confiando no Sumo Sacerdote que Cristo. Precisamos ler a Palavra para crescermos. Guardemos a Palavra para sermos santos. Confiemos na Palavra para vencermos. Comamos a Palavra para sermos fortes. Amemos a Palavra para sermos sempre abenoados. Enfim, jamais nos apartemos dela, pois a fonte de vida, sade, paz e vitria.

S-ar putea să vă placă și