Sunteți pe pagina 1din 17

Espao Urbano x Apropriao Social: Um estudo de caso dos espaos pblicos abertos de Taguatinga

Vera Bonna Brando1

1 - Introduo
Ao longo da histria podemos assinalar, os espaos pblicos abertos das cidades, como locais de encontro e convvio social, que contriburam para a cultura e formao de opinio de diferentes sociedades. Na cidade contempornea, porm, uma questo pode ser levantada: ser que na era da comunicao distncia importante a presena de pessoas em locais pblicos? Segundo PEPONIS (1991) no espao urbano que se cria o ambiente propcio aos encontros imprevisveis e no programados, e onde a sociedade urbana encontra o terreno comum para negociar estrutura e diferena. O espao urbano pode, portanto, ser o meio de reintegrao entre pessoas de diferentes classes e posies sociais. Partindo dessa premissa este estudo considera como positivo, todos aqueles espaos urbanos que promovem a interao social, tornando-se fundamental entender porque determinados espaos abertos de uso pblico so melhor utilizados, por seus usurios, que outros. Que atributos mrficos determinam um melhor ou pior desempenho do espao urbano sobre o ponto de vista do convvio social ? Partimos do pressuposto de que a configurao dos edifcios e cidades afeta nosso jeito de interagir com outras pessoas, assim como determina uma maior ou menor facilidade em nos reunirmos em determinados lugares. Acreditamos que a configurao espacial interfere tambm na localizao das atividades na medida em que as barreiras e permeabilidades constitudas pela forma urbana podem favorecer ou restringir determinados tipos de uso do solo, e conseqentemente, influir na apropriao de seus espaos pblicos abertos.
Trabalho baseado em Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Braslia. "Espao Urbano x Apropriao Social: um estudo de caso dos espaos pblicos abertos de Taguatinga". 1 UnB. E-mail: vbonna@terra.com.br

Dentro dessa abordagem, este estudo se props a identificar alguns desses atributos espaciais recorrentes em espaos caracterizados por sua intensa utilizao, sem, no entanto, pretender esgotar este tema to vasto e polmico que trata das discutidas relaes de "determinao" espao x sociedade. Neste trabalho "espao", conforme conceitua HOLANDA (2003), sintaxe de configuraes urbansticas, sistema de barreiras e permeabilidades ao movimento das pessoas sobre o cho, enquanto que "sociedade" pode ser considerada como o sistema de interaes pessoais em espaos abertos de uso coletivo de assentamentos humanos. O pano de fundo para efetuarmos a avaliao do desempenho do espao urbano foi Taguatinga, cidade do Distrito Federal, que por ser formada por um tecido heterogneo, reflexo das diferentes etapas de sua expanso urbana, possibilitou uma comparao entre formas espaciais distintas tornando possvel identificarmos a correlao configurao espacial/uso do solo/apropriao social. O trabalho foi estruturado em 3 partes. Na primeira faremos uma referncia geral aos procedimentos metodolgicos utilizados na avaliao do desempenho da forma da cidade. Em seguida, dentro do contexto da sua evoluo urbana, apresentaremos uma anlise histrico-morfolgica da cidade de Taguatinga identificando os diferentes tecidos que foram agregados ao seu ncleo original, no perodo que vai desde a sua criao, em 1958, at o ano 2000. Nesse ltimo perodo, tendo como base o mapa de integrao da cidade, faremos a correlao entre uso do solo e presena de pessoas nos espaos pblicos abertos, identificando aqueles atributos espaciais que favorecem o encontro entre as pessoas. Na terceira parte selecionamos algumas fraes urbanas de tecidos heterogneos com a finalidade de captarmos diferenas na apropriao dos lugares. Esse trabalho, apesar de fazer uso, em grande parte da pesquisa emprica, teve por objetivo, a partir da aplicao de um determinado mtodo de apreenso da forma urbana, testar os limites e possibilidades desse corpo conceitual.

2 - O Desempenho do Espao Urbano - Consideraes Tericas e Metodolgicas


As expectativas sociais existentes por trs da produo do espao arquitetnico e urbano foram tema, desde os primrdios, de estudos desenvolvidos por profissionais de diversas reas, dos quais resultaram diferentes linhas de pesquisa e abordagens.

Dentre os vrios estudos produzidos em instituies brasileiras de nvel superior destacamos o projeto de pesquisa em desenvolvimento h quase duas dcadas intitulado "Dimenses Morfolgicas do Processo de Urbanizao" - DIMPU, com a participao de professores e alunos de graduao e ps-graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Braslia. Desta pesquisa resultou uma taxionomia, onde o espao arquitetnico ou urbano avaliado por meio de diferentes "dimenses da arquitetura", tendo como objetivo o cruzamento entre os atributos das formas urbanas com as expectativas colocadas em relao a elas. Neste trabalho usamos como referncia geral os procedimentos originrios desta pesquisa em conjunto com procedimentos metodolgicos mais especficos da Sintaxe Espacial2, que tem se apresentado como importante instrumento de anlise do desempenho do espao urbano, pela possibilidade de estabelecer relaes entre as instncias sociais e espaciais. Optou-se, porm, por uma avaliao mais qualitativa sem utilizarmos todas as tcnicas sintticas disponveis desenvolvidas por esta teoria. Foi utilizada a tcnica da axialidade que permite abstrair, de um espao urbano ou de uma edificao, eixos ou linhas axiais que representam as linhas de acessibilidade e visibilidade dos espaos abertos e contnuos da malha urbana, assim como suas conexes. A partir desta representao, obtem-se medidas objetivas das propriedades sintticas do espao, que por sua vez caracterizam-se por sua natureza relacional e no por sua natureza geomtrica. Na representao axial do sistema urbano estes eixos ou linhas axiais correspondem ao sistema virio da cidade. Para este trabalho foram criados vrios mapas de axialidade representando os diversos perodos da evoluo da malha urbana de Taguatinga. Utilizando-se procedimentos computacionais3, os mapas de axialidade processados aparecem com as linhas mais integradas sempre nas cores mais quentes (vermelho e amarelo) e que correspondem queles espaos mais acessveis ao sistema como um todo, enquanto que as linhas mais segregadas apresentam cores mais frias (verde e azul). Com este procedimento tornou-se possvel uma anlise visual da localizao dos espaos mais integrados e segregados da cidade e sua consolidao ao longo do tempo. A utilizao desta metodologia, no contexto da estrutura urbana, tem demonstrado que aqueles espaos mais facilmente acessveis para o estranho so os espaos mais integrados ou rasos, enquanto que aqueles que tendem a desestimular o fluxo de passagem

Conjunto de teorias formuladas originalmente por Hillier e Hanson, da Bartlet School, University College London em sua obra The Social Logic of Space em 1984. 3 programa Ovation copyright University College London.

so os espaos mais segregados e profundos. Nas cidades tradicionais so nestes espaos mais acessveis que se localizam, geralmente, o comrcio e servios, enquanto que no urbanismo moderno, freqentemente, esta lgica invertida com a localizao de zonas comerciais nas reas mais segregadas do sistema. As diferentes configuraes urbanas apresentadas por Taguatinga com tecidos com caractersticas tanto tradicionais (lote, quarteiro e rua) como modernistas (unidade de vizinhana) possibilitou que, em conjunto com a pesquisa emprica, testssemos esta metodologia de avaliao do desempenho do espao urbano, tendo como foco principal a identificao dos atributos morfolgicos responsveis pela distribuio espacial das atividades e sua conseqente influncia na presena/ausncia de pessoas nos espaos pblicos de uso coletivo.

3 - Taguatinga Ontem e Hoje


Taguatinga foi implantada em 1958, dois anos antes da inaugurao de Braslia, fugindo as especificaes do plano urbanstico que previa a periferia numa etapa posterior. Os idealizadores da nova capital no tinham a inteno, naquele momento, de construir as cidades-satlites antes da concluso do Plano Piloto. Porm, devido a um fluxo migratrio sem precedentes4 as reas, em torno dos acampamentos de obra, foram ocupadas indiscriminadamente por trabalhadores que no apresentavam condies de se fixar no Plano Piloto, nas circunstncias do mercado formal, agravado, ainda, pela falta de programas governamentais dirigidos populao de baixa renda. O crescimento destas ocupaes excedeu as previses dos responsveis pela obra que, segundo o prprio Lcio Costa, acreditavam que aps o trmino da construo da cidade teriam um tero desta populao de volta as suas cidades de origem. Tal fato no aconteceu resultando num cenrio socio-espacial composto por uma proliferao de favelas. Obrigada a encontrar solues imediatas para enfrentar este grave problema social, a administrao local teve que rever sua posio quanto implantao precoce das cidades-satlites. E assim, dentro deste contexto de improvisao e presso popular, foi criada a cidade de Taguatinga tornando-se a primeira5 cidade-satlite do Distrito Federal.
4 4

Esta migrao chegou a atingir uma taxa mdia de 120% ao ano. excetuando os ncleos pr existentes de Brazlndia e Planaltina.

Sua localizao a 25 quilmetros do Plano Piloto atendeu a um critrio bsico de fixao dos ncleos urbanos fora do "cordo sanitrio" com a finalidade de preservar a "cidade me", cuja concepo urbanstica no permitia o acrscimo de tecido urbano contguo ao core planejado, favorecendo o desenvolvimento prematuro de um formato polinucleado de ocupao espacial do Distrito Federal. A ocupao urbana inicial se deu entre as rodovias BR-060 e DF-001. Este sistema virio estruturador e barreiras fsico-ambientais condicionaram o desenho da cidade assim como sua expanso urbana, que apresenta, hoje, um tecido heterogneo reflexo da maneira desarticulada com que estas novas reas foram agregadas ao seu ncleo original sem a devida preocupao com a continuidade de seu sistema virio. O traado original da cidade utilizou o princpio do cruzamento dos eixos, conforme j usado por Lcio Costa no projeto do Plano Piloto de Braslia. Este cruzamento, formado pelas avenidas Comercial e Central, dividiu a cidade nos trs setores que estruturam Taguatinga at hoje: setores norte, sul e central. Taguatinga segue o modelo de setorizao das cidades planejadas do Distrito Federal. Entretanto, ao se proceder a uma anlise de seus atributos morfolgicos, verificase que seu traado, em ruas e quarteires, a contigidade dos lotes, onde a maioria das residncias so unifamiliares, assim como a diversidade de usos, que ocorre em seu tecido, lhe confere uma estrutura mais adequada, que a do Plano Piloto de Braslia, convivncia cotidiana e apropriao dos espaos pblicos, tendo em vista que seu tecido se aproxima mais da configurao da maioria das cidades tradicionais.

3.1- 1960 - o incio


A ocupao urbana que em 1958 representava pouco mais de 200ha, em 1960 atingia cerca de 770ha com uma populao de 26.111 habitantes. Inicialmente esta ocupao aconteceu de maneira simultnea nos setores norte e sul, porm, em 1960, a maioria das quadras residenciais foram implantadas no setor norte antecipando a tendncia de crescimento da cidade nesta direo, em funo das limitaes impostas por barreiras fsico-ambientais no setor sul que condicionou inclusive seu traado em curva. O arranjo urbano caracteriza-se por um parcelamento com um traado geomtrico bastante regular tendo como base o quarteiro, principal elemento mrfico dos espaos fechados. Nestes quarteires predomina a habitao unifamiliar que define as vias de

circulao como nas cidades coloniais. De uma maneira geral, nestas quadras, os espaos pblicos abertos se resumem apenas as ruas, o que resulta numa rea bem inferior quelas dos espaos fechados. Este um atributo presente nas cidades tradicionais, mas que em Taguatinga aparece conjuntamente com outros caractersticos da configurao modernista, tais como a circulao exclusiva de pedestres e as fachadas cegas presentes nas vias coletoras (Figura 1). Em algumas quadras implantadas posteriormente surge o, que SANTOS (1988) classificou como, "centro de bairro". So praas cercadas por lotes de uso misto ou comercial, que, em funo da diversidade de usos, transformaram estes espaos em locais de alta sociabilidade. A malha viria com traado ortogonal bem hierarquizada formada por um conjunto de vias coletoras que se conectam as vias locais, ligando-as as duas principais vias arteriais da cidade (Comercial e Samdu), em ambos os setores (norte e sul). Este conjunto de circulaes, tanto de veculos como de pedestres, permitem uma grande acessibilidade entre os diversos pontos das quadras residenciais. A ligao entre Taguatinga e o Plano Piloto de Braslia (EPTG), implantada neste ano, acessando diretamente ao centro da cidade, aumentou sensivelmente o trfego nesta rea e conseqentemente contribuiu para o aumento de usurios, consolidando este setor da cidade como um centro urbano tradicional com grande diversidade de atividades. O conjunto urbano, neste perodo, formado por um grupo de linhas axiais (Figura 2) em que as mais integradas correspondem ao cruzamento de duas importantes avenidas (Central e Samdu), seguidas pela av. Comercial. Estas avenidas so as mais acessveis a partir das ligaes diretas com as quadras residenciais sendo que, destas, duas atravessam longitudinalmente o setor norte irrigando todo o sistema de vias coletoras desta rea e, conseqentemente, tornando toda esta regio, a partir deste perodo, mais conectada quando comparada com o setor sul.

3. 2 - 1980 - a expanso
O crescimento do espao urbano nestes ltimos vinte anos foi bastante acentuado atingindo cerca de 2.600ha. A cidade continuou a crescer em direo norte com a maioria das novas quadras residenciais implantadas neste setor. Algumas destas quadras seguiram o modelo de malha xadrez consagrado no perodo anterior e responsvel pela monotonia que caracteriza as quadras residenciais da

cidade. Excees a este modelo padro de arranjo espacial podem ser observadas nas quadras financiadas pelo SFH, com projetos executados pela iniciativa privada onde foram adotados dois tipos de esquema modernista: - o "labirinto"- formado pela repetio de poucos elementos bsicos, que apesar da regularidade do traado em planta torna-se confuso a orientabilidade do pedestre. - e a "unidade de vizinhana" - composta por duas quadras e uma entrequadra, onde esto localizados alguns equipamentos urbanos e um pequeno comrcio em prdios soltos em um grande espao mal constitudo. A concepo da "unidade de vizinhana" evidencia uma clara referncia a soluo dada s reas residenciais do Plano Piloto de Braslia. A diferena, porm, no se restringe s a tipologia residencial, mas tambm ao tratamento dos espaos livres que aqui, como nas demais cidades do Distrito Federal, bem inferior ao do Plano Piloto. Estes espaos abertos que deveriam, segundo o discurso, fomentar o esprito comunitrio e a privacidade acabam por se transformar em reas inseguras, degradadas e mal utilizadas pela comunidade. Quanto malha viria destacamos, neste perodo, a criao da av. Helio Prates que alm de integrar a cidade no sentido leste/oeste faz a ligao entre esta e outra cidade (Ceilndia), o que provoca um intenso trfego de passagem (Figura 3). Na dcada de 70, importantes alteraes virias ocorreram em algumas quadras residenciais a partir da ligao direta das vias, com a eliminao dos cul de sac, resultando em mudanas no uso do solo. Nos trechos interligados foi observada uma lenta e progressiva alterao das relaes entre lote e via. O aumento do fluxo de circulao de veculos gerou uma oferta de clientes potenciais de comrcio e servios provocando mudanas no uso dos lotes que passaram de residenciais a mistos ou comerciais, tendo a maioria de suas fachadas cegas "furadas" por portas para permitir a acessibilidade desta nova clientela. Este processo pode ser observado nas primeiras quadras implantadas, onde algumas circulaes de pedestre foram substitudas por ruas. Outra interveno urbana bastante significativa, neste perodo, foi a da elevao dos gabaritos das edificaes do Setor Central. Esta alterao, reinvidicada pelos proprietrios dos lotes e pela presso imobiliria, teve reflexo tambm na apropriao social dos espaos pblicos abertos, pois o aumento da densidade provocou aumento potencial da oferta de bens e servios, consolidando este espao, o centro sinttico da cidade desde a sua implantao, em seu centro econmico e funcional.

Analisando o novo conjunto urbano observamos que a criao de uma via arterial no sentido leste/oeste - av. Helio Prates conectando a parte j consolidada do ncleo urbano s novas quadras residenciais torna-a definitivamente o eixo mais integrado do sistema, contribuindo para a extenso do centro sinttico da cidade na direo oeste criando-se uma nova linha bastante integrada - a via LJ-1. Este centro mais integrado estruturado por um conjunto de eixos retilneos representados pelas principais avenidas da cidade. Enquanto que o espao mais segregado formado pelo Setor Sul como um todo, com destaque para a quadra com tecido labirntico, cujo sistema virio, apesar de manter as relaes de paralelismo e ortogonalismo, no oferece ligaes francas e diretas com as principais vias arteriais, contribuindo para a baixa acessibilidade do conjunto. Isto facilmente observado no mapa de axialidade (Figura 4). Alm desta, so bastante segregadas as quadras do Setor Norte com configurao modernista.

3.3 - 2000 - a consolidao


O crescimento da cidade se reduz bastante, sendo criado, neste perodo, apenas um novo bairro (guas Claras), que se encontra em fase de implantao com apenas 30% de sua capacidade populacional, e, por este motivo, no foi objeto de anlise neste trabalho. O ncleo urbano atinge6, a partir desta dcada, seu limite em termos de expanso urbana, encontrando-se totalmente cercado por outras regies administrativas e por reas de proteo ambiental. A malha urbana apresenta aquelas caractersticas apontadas por KOHLSDORF (1985) como comuns s demais cidades do Distrito Federal: configurao formada por extensos conjuntos de habitaes populares; interstcios formados por reas vazias destinadas a equipamentos comunitrios; regularidades dos traados mesmo onde existem malhas superpostas; ruas onde no existem nenhuma transio entre interior e exterior (espaos cegos); farta repetio de poucos e semelhantes elementos bsicos de composio; relaes atomizadas que destacam slidos de base e favorecem a incidncia de espaos abertos. Todas estas caractersticas so facilmente detectveis no mapa atual da cidade (Figura 5) que agregou, em seu tecido urbano, diferentes tipos de malha representando as
6

Em torno de 3.000ha com uma populao de 243.575 hab. segundo o Censo 2000 do IBGE.

diversas etapas de seu crescimento. Taguatinga apresenta, portanto, atributos morfolgicos comuns s demais cidades do Distrito Federal, mas tambm possui caractersticas de desenho prprias, das quais destacamos: proporo maior de espaos fechados em relao de espaos abertos (configurao mais tradicional) e setorizao menos rgida que a existente no Plano Piloto de Braslia; Analisando a configurao da cidade observamos que o Setor Sul, ao contrrio do Setor Norte, bastante fragmentado pela interposio de grandes reas intersticiais entre as quadras residenciais. Esta fragmentao do tecido urbano se reflete no uso do solo e na utilizao dos espaos pblicos abertos da cidade Neste trabalho os espaos escolhidos para a anlise de seu desempenho, foram aqueles mais utilizados pela populao no seu cotidiano - ruas, praas e entrequadras. O sistema virio principal formado por um conjunto de avenidas que estruturam a malha viria da cidade. Este sistema apresenta uma srie de problemas, sobretudo decorrentes da desarticulao entre os vrios setores que foram criados desde a fundao da cidade, que so facilmente detectados no Setor Sul da cidade, onde a circulao encontra-se muito mal resolvida devido as limitaes impostas pelo desenho do setor que no conseguiu dar a continuidade necessria a estas avenidas para que as mesmas se integrassem com o resto do sistema. Como resultado temos um trfego de veculos confuso e labirntico em que a circulao de transporte coletivo feita em vias com caractersticas de vias locais, o que acaba por comprometer a tranqilidade e a segurana dos moradores deste setor da cidade. No Setor Norte, onde a malha mais regular proporciona a estas avenidas uma maior continuidade, o sistema consegue integrar as diversas quadras da cidade. Os outros dois espaos - a praa e a entrequadra, possuem caractersticas configuracionais distintas. Enquanto as praas apresentam-se bem constitudas, contornadas por vias com acessibilidade direta aos lotes lindeiros. As entrequadras renem os atributos do urbanismo modernista: maximizao de permeabilidade, altos percentuais de espaos abertos e grande nmero de fachadas cegas. So reas bastante deterioradas com grandes vazios, propcios ao acmulo de entulhos, tendendo a desertificao. O conjunto urbano, neste ltimo perodo pouco cresce do ponto de vista das linhas de acesso, conforme podemos verificar no seu mapa de axialidade (Figura 6). A concentrao do conjunto de linhas mais integradas no Setor Norte da cidade, confirma-se a partir da linha formada pela av. Central, no centro da cidade, de onde partem dois eixos longitudinais, bastante integrados, que atravessam a cidade nesta direo. Estes eixos,

formados pelas avenidas Comercial e Sandu, estruturam um conjunto de quadras que configuram um sistema mais raso por se localizarem a poucos passos de profundidade dos espaos mais integrados do sistema. Estas duas linhas se conectam com a linha mais integrada do conjunto, que corresponde a av. Hlio Prates, que atravessa a cidade no sentido leste/oeste. Partindo desta linha temos dois outros eixos longitudinais, as vias LJ e LJ2 que ligam esta avenida via Centro/Norte estruturando um outro conjunto de quadras. Este conjunto de linhas forma um grande anel que conecta as diversas quadras habitacionais do Setor Norte. Temos, portanto, nesta parte da cidade, um sistema mais raso onde so necessrios no mximo dois passos entre as reas mais segregadas e o ncleo sinttico. Exceo feita s quadras das "unidades de vizinhana" que por apresentarem um sistema virio mais profundo, precisam de trs passos at o centro sinttico, e por isso apresentam-se como um espao mais segregado (Figura 6). Fazendo-se uma sntese do que foi observado na construo da malha de Taguatinga, desde a formao inicial de seu conjunto urbano, verificamos que j estava definida a sua centralidade, ponto de convergncia e destinao coletiva, a partir do cruzamento dos eixos mais integrados no Setor Central da cidade. A gradativa formao do centro sinttico estendendo-se do centro em direo ao Setor Norte consolidou, ao longo do tempo, estes espaos pblicos como os de maior freqncia por parte dos habitantes da cidade. Isto se deve em grande parte a localizao de atividades, tanto comerciais como de servios, que se instalaram, desde o incio da implantao de Taguatinga, na rea central, principalmente na av. Comercial Norte. Temos, hoje, cerca de 95% de todas as atividades do Setor Norte localizadas no anel formado pelas linhas mais integradas do sistema confirmando, segundo HOLANDA (2002) que "nas cidades tradicionais o centro sinttico corresponde s ruas onde se localizam comrcio e servios (...)". A diversidade de uso do solo presente neste conjunto de eixos, numa significativa correlao entre concentrao de atividades e as linhas axiais mais integradas (Figura 7), gera um fluxo de pessoas bastante elevado favorecendo a ocorrncia do mercado informal nos espaos abertos. Isto pode ser observado no cruzamento das avenidas Comercial e Central, pertencentes ao ncleo sinttico, onde um grande nmero de ambulantes, torna este espao o de maior urbanidade de todo o Distrito Federal. Exceo a esta lgica so as vias LJ1 e LJ2 que apesar de bastante integradas, segundo o mapa de axialidade, devido a um uso de solo mais rgido, que permitiu, ao

longo destas vias, apenas o uso residencial (edifcios sobre pilotis), impediu o desenvolvimento de uma vocao natural, destes espaos, em concentrar atividades. Nas quadras residenciais, que apresentam um desenho mais tradicional, as atividades esto situadas no entorno das praas e em algumas vias coletoras. Nestas vias as alteraes de uso residencial/comercial comparecem com maior intensidade no Setor Norte (4% a 6%) do que no Setor Sul (2% a 3%). Isto se explica pelo grande movimento de pessoas e veculos da av. Comercial Norte que acaba por irrigar todo o sistema neste setor. Situao diversa acontece naquelas quadras que adotaram a "unidade de vizinhana" como espao para o comrcio local. Este se localiza em blocos soltos no interior das entrequadras em espaos profundos e segregados com um movimento reduzido de pedestres formado quase exclusivamente por moradores locais. A descontinuidade da malha urbana no Setor Sul, j observada anteriormente, influenciou na localizao das atividades que esto localizadas com maior intensidade no incio da av. Comercial Sul diminuindo, significativamente, em direo aos lotes institucionais coincidindo com a reduo do valor de integrao deste eixo (Figura 6). Em resumo, nossa anlise revela padres de uso do solo que variam dos mais formais (unidades de vizinhana) aos mais urbanos (setor Central e av, Comercial) e que de certa forma influenciam na alimentao dos espaos pblicos abertos. Para facilitar uma anlise comparativa entre a configurao da cidade, com seus espaos mais integrados e segregados, o uso do solo e a apropriao dos espaos abertos, construmos um mapa de axialidade7 indicando os diferentes fluxos de pedestres distribudos pela cidade (Figura 8 ). O maior fluxo de pedestre est localizado no cruzamento das avenidas Comercial e Central - centro sinttico, funcional e econmico da cidade, que no por acaso foi o local escolhido para a localizao do comrcio informal. Neste espao, devido ao aumento do gabarito, temos a maior densidade demogrfica do Distrito Federal, cerca de 1500hab/ha. Alm destas duas avenidas, dois outros pontos com alto ndice de fluxo de pedestres so as praas do Relgio e do Mercado. Todos estes espaos foram identificados como locais intensamente ocupados e cuja acessibilidade faz com que eles funcionem como atrativos para uma populao muito maior do que aquela dos habitantes do entorno imediato. So espaos bastante integrados e
Este mapa foi construdo a partir da contagem do nmero de pedestres, em um perodo de 15 minutos, em todas as vias, avenidas, praas e entrequadras da cidade em dias teis durante o horrio comercial.
7

conectados com a malha urbana possuindo em comum, alguns dos atributos necessrios a uma apropriao intensa por parte da populao, dos quais destacamos: densidade e diversidade de atividades; uso combinado residencial/comercial; parcelamento em lotes relativamente pequenos; muitas transies entre espao interior e exterior (portas); presena de fortes "magnetos" como terminais de nibus, de metr, prdios administrativos, escolas etc. De uma maneira geral os espaos com menor movimento de pessoas so as vias locais das quadras residenciais que, independente da localizao, apresentam-se nas trs faixas mais baixas do mapa de fluxo de pedestres. Apesar da alterao de uso em certos locais, isto no comprometeu o carter eminentemente residencial destes espaos, mais utilizados por moradores que por estranhos8. Os ndices mais altos no fluxo de pedestres foram encontrados nas quadras com tecido tradicional cerca de 25 ped/15' e os mais baixos 7 ped/15' nas quadras que apresentam dois dos atributos espaciais caractersticos do modernismo: os grandes vazios das entrequadras e o labirinto. Conforme podemos observar existe uma coerncia entre a intensidade do fluxo de pessoas nos espaos abertos, a localizao de atividades e a estrutura sinttica da cidade. Porm, em algumas situaes, determinados padres espaciais ou um uso do solo mais rgido invertem esta lgica.

4 - Um "Zoon" pela Cidade


A populao de Taguatinga, que no incio da construo da nova capital era constituda basicamente por trabalhadores da construo civil e pequenos comerciantes, aos poucos foi se consolidando com um perfil socioeconmico de classe mdia. A cidade possui hoje uma peculiaridade que a torna diferente das demais cidades do Distrito Federal. Segundo pesquisa recente9, apurou-se que as famlias mais ricas (com renda acima de 40 SM10) e as mais pobres (com ganhos de at 1 SM) moram prximas umas das outras. Apesar desta particularidade , um quadro de segregao socio-espacial se mostra com clareza. A populao de maior poder aquisitivo ocupa as quadras prximas ao Setor Central onde existe a maior diversidade de atividades e um comrcio melhor
8

Utilizo aqui a denominao "estranho" a todos os no moradores do espao analisado, ou seja, pessoas que o utilizam como passagem. 9 Base de Informaes por Setor Censitrio - Distrito Federal - Censo 2000 - IBGE. 9 SM - Salrios Mnimos.

qualificado e, conseqentemente, uma maior valorizao dos imveis. medida que as faixas salariais vo se reduzindo, esta populao expulsa para a periferia da cidade, sendo observada tambm uma reduo na intensidade das atividades. O conhecimento sobre a distribuio espacial da renda da populao torna-se importante, em estudos sobre a apropriao social dos espaos abertos de uso pblico, na medida em que, pesquisas sobre o assunto, tem mostrado evidncias de que faixas de populao de baixa renda se utilizam com mais freqncia dos espaos abertos por se constiturem na opo quase nica de desenvolvimento das prticas sociais, ao contrrio dos grupos sociais de renda mais alta em que o sistema de relaes independe da proximidade espacial. Com a finalidade de examinarmos mais de perto algumas das variadas configuraes que constituem o tecido da cidade, selecionamos duas fraes urbanas com arranjos espaciais diferentes cuja populao apresenta as mesmas condies socioeconmicas. Quando tratamos o espao como varivel independente podemos verificar melhor o desempenho da forma urbana captando as diferenas na apropriao dos lugares. As duas fraes escolhidas (QND e QSF) tm em comum populaes pertencentes ao mesmo intervalo de faixas salariais (7,50 a 10 SM), apresentando, porm configuraes e densidades distintas. A quadra QND est estruturada a partir do lote e da rua formando um conjunto urbano hierarquizado com um sistema virio ortogonal. Nesta frao est localizada uma das principais praas da cidade - a praa do Bicalho, um exemplo de "centro de bairro" que possui, em seu interior, alguns equipamentos comunitrios (Figura 9). Do ponto de vista da Sintaxe Espacial ( Figura 10 ) as linhas mais integradas so as vias coletoras, onde foi observada uma alterao de uso residencial comercial, sendo que naquelas com maior acessibilidade, devido a ligao direta com vias arteriais, esta alterao aconteceu com maior intensidade (em cerca de 60% dos lotes), enquanto que nas vias onde a acessibilidade foi comprometida com interrupes, esta alterao aconteceu em apenas 2% dos lotes. As atividades comerciais comparecem em nmero bastante significativo na praa em conjunto com o uso residencial. Esta mistura de usos proporciona um movimento razovel de pessoas em todas as horas do dia (cerca de 151ped/15'), no s de moradores como de estranhos (Figura 11). A pesquisa emprica tem comprovado que num sistema

urbano bastante integrado (ou raso) a tendncia que circulem tanto moradores locais, quanto pessoas que apenas cruzam a rea dirigindo-se a outros lugares. Quanto outra frao estudada - a QSF, sua configurao segue o esquema modernista na qual a repetio de um mesmo elemento geometricamente regular em planta altamente confuso para o pedestre. Estes labirintos produzem o "efeito gueto" que impede o estranho de penetrar naturalmente nas partes internas das quadras, maximizando o controle local (Figura 12). O sistema virio apesar de pouco permevel mantm uma relao de paralelismo e ortogonalismo. Est estruturado por trs vias longitudinais, que por serem as mais acessveis ao conjunto de mdulos so, sintaticamente as mais integradas, conforme indica o mapa de axialidade (Figura 13 ). Alm destas destacamos uma via coletora que por ser a nica ligao com a via arterial a mais integrada desta frao urbana. As vias locais, com trs metros de largura, so utilizadas apenas pelos moradores para acessarem as suas residncias, no havendo, portanto, trfego de passagem o que contribu ainda mais para o isolamento da rea. Do ponto de vista da anlise sinttica existe uma correspondncia perfeita entre a gradao nos valores das medidas de integrao (do mais alto ao mais baixo) e a hierarquia das vias (das mais acessveis as mais profundas). Em relao cidade esta quadra formada pelo conjunto de linhas mais segregadas do sistema. O uso do solo quase exclusivamente residencial, exceo feita a alguns lotes comerciais e mistos localizados ao longo de uma das vias coletoras onde existe tambm algum movimento de pedestres (Figura 12). Este fluxo vai diminuindo na proporo que se adentra aos espaos mais segregados. Nas pracinhas, os lugares mais profundos do sistema, o movimento se restringe aos moradores mesmo assim eventualmente nos fins de semana, ficando na maior parte do tempo estes espaos totalmente abandonados (Figura 14). interessante observar que apesar desta frao urbana possuir mais do dobro da populao11 da outra frao analisada, os espaos so muito menos utilizados por seus usurios demonstrando claramente, neste estudo comparativo, que a configurao fsica influenciou decisivamente na apropriao dos espaos pblicos. No esquema labirntico a ausncia de fluxo contnuo de veculos e o baixo movimento de pedestres inibiu o desenvolvimento de atividades devido a ausncia de uma potencial clientela.

11

Os lotes desta quadra tem dimenses bastante reduzidas.

5 - Consideraes Finais
A leitura realizada na cidade de Taguatinga refora o pressuposto de que determinados arranjos espaciais inibem ou favorecem a localizao de atividades que, por sua vez, geram uma potencial presena de pessoas nos espaos pblicos da cidade. Apesar de que na sociedade moderna os contatos sociais serem realizados, grande parte das vezes, em ambientes fechados (shoppings, clubes, etc) ou por meios de comunicao distncia (internet), grande parcela da populao, que no tem acesso aos bens de consumo, depende dos espaos pblicos abertos para efetivar seus contatos. Alm do que, a histria nos mostra que foram nestes espaos que aconteceram os grandes movimentos sociais e polticos da humanidade. Um exemplo disto foi o movimento hippie, nos anos 60, organizado em reas urbanas, os movimentos estudantis de 68, em Paris, e, mais recentemente, as manifestaes contra a guerra do Iraque que lotaram praas e ruas em diversas cidades do mundo. Independente do carter destes eventos, seja poltico ou no, inegvel a participao da sociedade que reafirma o seu direito cidade. Partindo do princpio, portanto, de que os espaos pblicos abertos so importantes para garantir a qualidade de vida e a cidadania da populao dos centros urbanos, este trabalho procurou identificar os atributos mrficos, presentes nos diversos tecidos da cidade de Taguatinga, que favorecem um melhor desempenho, de um determinado espao em relao a outro, sobre o ponto de vista da interao social. Com a aplicao de uma metodologia de anlise verificamos uma expressiva coerncia entre a distribuio de atividades e a estrutura sinttica da cidade refletindo um alto nvel de urbanidade no s no Setor Central da cidade como em outros pontos igualmente integrados. A pesquisa dos potenciais de apropriao dos espaos abertos da cidade e de suas particularidades, nos mostrou as profundas diferenas entre dois setores da cidade: norte e sul. O Setor Sul, formado por um tecido fragmentado, apresentou uma densidade de atividades e um fluxo de pedestres bem inferior se comparado ao Setor Norte. Neste ltimo que concentra, em conjunto com o Setor Central, a maioria das atividades comerciais e de servios, foi observado que a presena de pessoas intensa nas diversas horas do dia, o que torna estes espaos propcios ao convvio social. De uma maneira geral os espaos com uma malha mais tradicional e os "centros de bairro", tiveram um desempenho bem superior, em termos de concentrao de pessoas e

atividades, ao daqueles com configuraes mais modernistas (o labirinto e a unidade de vizinhana), confirmando em grande parte os pressupostos analticos em que a Sintaxe Espacial revelou-se bastante eficaz na discrio das propriedades, do tecido urbano da cidade, relacionadas a sua apropriao cotidiana. Apesar da leitura realizada na cidade ter sido parcial, por no considerar outras dimenses de anlise do espao urbano, Os resultados obtidos por este trabalho, em que a pesquisa emprica foi fundamental, trouxeram subsdios para que ns, como profissionais da rea de urbanismo, possamos determinar alguns princpios de projeto que amenizem as restries interao social restaurando as funes sociais dos espaos pblicos abertos dos centros urbanos.

6 - Referncias Bibliogrficas
HILLIER. Bill. A lgica social do espao hoje. Traduo e notas de Frederico de Holanda. Braslia, 1982 (mimeo). HOLANDA, Frederico de. O espao de exceo. Braslia: editora UnB, 2002. ------------------------------- . Arquitetura & Urbanidade. So Paulo: pro-editores, 2003. IBGE. Base de Informaes por Setor Censitrio. Censo 2000. Resultados do Universo Distrito Federal. Rio de Janeiro: Fundao IBGE, 2002 (CD-ROOM). KOHLSDORF, Maria Elaine. As imagens de Braslia. In: Braslia ideologia e realidade: o espao urbano em questo. So Paulo: projeto, 1985. LOPES, Wilson. Taguatinga tem memria. Braslia: editora Braslia, 1991. PEPONIS, John. Espao, cultura e desenho urbano no modernismo tardio e alm dele. In: Boletim do Instituto de Arquitetura e Urbanismo n 51, 1991. RAPOPORT, Amos. Aspectos humanos de la forma urbana. Barcelona: Gustavo Gilli, 1978. SANTOS, Carlos Nelson. A cidade como um jogo de cartas. Niteri: editora UFF, 1988.

S-ar putea să vă placă și