Sunteți pe pagina 1din 16

O SANTO OFCIO NA MODERNIDADE E O PROCESSO INQUISITORIAL Aline Sueli de Salles Santos Resumo: A Inquisio foi criada pela Igreja

Catlica em meados da Baixa Idade Mdia. a

!en"nsula I#rica foi uma instituio especialmente pujante entre os sculos $I% e $%II. A associao dos Monarcas A#solutistas portugu&s e espan'ol ( Igreja Catlica )omana o#edeceu mais a interesses pol"ticos e econ*micos do que propriamente religiosos+ ou seja+ #usca,a ser,ir ( consolidao e manuteno dos modernos -stados.nao. essa ligao am#as as institui/es eram #eneficiadas+ legitimando.se socialmente+ protegendo.se e atacando o inimigo+ financiando.se. este contexto+ o processo inquisitorial+ procedimento criado pela Igreja para instrumentali0ar sua ofensi,a contra os 1'ereges2+ foi pea primordial para a efic3cia dessa parceria. 4 apenas dentro deste contexto que se poss",el entender a pseudo.racionalidade de seu funcionamento e o papel desempen'ado pelo 5ireito !rocessual no processo de consolidao nacional i#rico. Palavras chave: Inquisio Moderna+ -stados.nao i#ricos+ processo inquisitorial.

In ro!u"#o
6 ad,ento da Modernidade rompe em muitos aspectos com o Medie,o. 5entre essas mudanas+ uma das mais significati,as foi a centrali0ao do poder pol"tico+ com a formao dos -stados.nao modernos. o entanto+ a Inquisio ser3 uma instituio que atra,essar3 os tempos e s ser3 extinta+ oficialmente+ no sc. $I$+ no in"cio da Idade Contempor7nea. 4 certo que a Inquisio Medie,al + em muitos pontos+ diferente da Moderna+ mas uma faceta importante foi mantida+ e tal,e0 esteja a" seu maior legado8 o processo inquisitorial. )e,estido de princ"pios racionais que transformaram o panorama do direito processual+ foi um instrumento fundamental para que a Santa Inquisio perseguisse seus o#jeti,os. -nquanto a Inquisio Medie,al era uma empreitada #asicamente religiosa+ feita pela Igreja pra punir aqueles que contestassem ou no seguissem seus dogmas+ posteriormente ela se ajusta a uma no,a realidade marcada pela ruptura da 'egemonia catlica na -uropa 9com a )eforma !rotestante: e a Inquisio Moderna s poder3 acontecer com a unio entre os -stados modernos e a Igreja Catlica )omana. Isto ser,ia e era necess3rio aos recm criados estados portugu&s e espan'ol que esta,am em processo de formao e consolidao.
;

<raduada em 5ireito pela =S!+ especialista em 5ireito Administrati,o pelo I5!+ mestre em 5ireito pela = ISI 6S+ doutoranda em 5ireito pela =nB e professora da =>?. -mail8 alinesalles@uft.edu.#r.

Sa#e.se que a unio do poder pol"tico centrali0ado e superior aos demais poderes+ juntamente com o esta#elecimento de uma cultura Bnica 9que ti,esse o condo de promo,er coeso e solidariedade social: o cerne da formao dos -stados modernos. Alerta.nos Ca#ermas 9ADDE+ p. FG.DH: que 1os dois componentes do conceito de -stado.nao I -stado e nao I referem.se a processos 'istricos con,ergentes+ porm distintos8 a formao dos -stados modernos e a construo das na/es modernas.2 A Inquisio passa+ ento+ a ser administrada pelos pa"ses i#ricos+ sendo utili0ada para atingir seus o#jeti,os de manuteno do poder pol"tico e consolidao de um projeto nacional. Atra,s de uma an3lise #i#liogr3fica so#re a formao e trajetria da Inquisio portuguesa e espan'ola na Idade Moderna+ analisam.se as etapas do processo inquisitorial #uscando compreender a relao dos princ"pios legais que o orientam com a formao daqueles -stados modernos e a#solutistas.

$ A %ns aura"#o !a In&u%s%"#o mo!erna na 'en(nsula %)*r%ca A Inquisio surge em AJKJ+ com os editos do imperador >rederico II que ordenou a perseguio dos 'ereges do Sacro Imprio )omano <ermano. 6 papa <regrio I$ assume a tarefa e para cumpri.la nomeia inquisidores entre os freis dominicanos ,isando proteger a f catlica 9B6>>+ ADDK+ p. AK:. a inquisio medie,al a Igreja age com autonomia+ muulmana e a judia. -ssa coexist&ncia de respeito mBtuo deu a !ortugal e -span'a uma carater"stica de toler7ncia muito diferente das outras na/es. Sinal desta realidade que a determinao sa"da do I% Conc"lio de Latro+ em AJAE+ de todos os judeus usarem o distinti,o para se diferenciarem dos cristos no foi seguida nem em !ortugal nem na -span'a 9 6%I SMN+ ADFK+ p. JK:. Ao longo do sculo $I% comeam a aumentar na pen"nsula+ pouco a pouco+ os pedidos de restri/es (s li#erdades dos judeus. -stes j3 eram tradicionalmente comerciantes+ #urgueses+ e com o a,ano do comrcio+ a expanso mar"tima+ comea a surgir uma classe media crist+ ate ento quase inexistente+ cujos interesses se c'ocam com os da #urguesia judaica. -ssa no,a classe em ascenso tem como grande aliada a Igreja que fa0 uma grande propaganda antijudaica+ culpando os judeus por todos os males da 'umanidade. >oi na -span'a+ no entanto+ que primeiramente essa onda de intoler7ncia le,ou ao esta#elecimento da Inquisio. a !en"nsula I#rica existiam tr&s grandes comunidades que con,i,eram pacificamente durante sculos8 a comunidade crist+ a

$+$ O con e, o h%s -r%co !a In&u%s%"#o es'anhola Com a exploso de manifesta/es contra os judeus na -span'a+ ocorre um fen*meno Bnico na 'istoria judaica+ que o #atismo ,olunt3rio em massa+ pois nunca os judeus tin'am agido assimO ante a opo do #atismo ou a morte+ a maioria preferia a morte+ pois considera,am o catolicismo uma idolatria. Bati0ados+ garantiam os mesmos direitos dos cristos+ pois as restri/es dos Conc"lios no tin'am efeitos so#re eles. Isso le,ou a sociedade espan'ola a con,i,er com tr&s grupos distintos de origem judaica8 os que continuaram ligados ( f judaica+ os que se con,erteram mas continua,am seguindo seus costumes judaicos secretamente+ e aqueles que+ con,ertidos+ passaram a ser leais catlicos 9 6%I SMN+ ADFK+ p. JE.JP:. o sculo $%+ a -span'a passou por ,arias crises 9pol"ticas+ econ*micas+ peste+ guerras:. Ao mesmo tempo+ muitos 1cristos.no,os2 foram assimilados ( alta sociedade+ atra,s de casamentos e de altos cargos pB#licos. Como meio de des,iar a ateno da crise+ os donos do poder ,oltaram.se ento para os con,ersos+ acusando.os de usurparem os mel'ores cargos na sociedade+ que de,iam pertencer aos cristos. ?em in"cio+ ento+ uma pol"tica racista+ que acusa os cristos no,os de falsidade+ mas que na ,erdade a luta 1entre a #urguesia crist.,el'a e a #urguesia crist no,a+ sendo+ portanto+ um fen*meno da cidade+ #urgu&s2 9 6%IS MN+ ADFK+ p. JD:. 5eu.se origem+ ento+ aos 1estatutos de pure0a de sangue2+ segundo o qual os descentes de judeu ou mouro at stima gerao no podiam pertencer (s institui/es que o adotassem. A Igreja foi uma das Bltimas a se utili0ar dos estatutos+ o que mostra que o pro#lema era social+ apesar de ser justificado religiosamente. -ssa pol"tica racista tam#m foi adotada nas col*nias e no o,o Mundo+ sendo estendida tam#m aos negros+ "ndios e ciganos. A propaganda da Igreja aumenta mais e mais+ e acompan'ada de um confronto cada ,e0 mais acentuado entre a #urguesia crist+ que est3 aumentando+ e a #urguesia con,ersa. -m AQGQ+ so#em ao trono >ernando e Isa#el unificando o reino de Arago e Castela e dando origem ao -stado espan'ol. %isando sua consolidao+ em troca do apoio da Igreja e da #urguesia crist+ introdu0em maiores medidas restriti,as contra judeus e con,ersos. 6 o#jeti,o dos monarcas era lograr a expulso dos mouros de <ranada e extirpar a 'eresia judaica e con,ersa+ para o que os cofres reais no dispun'am de meios. A soluo encontrada foi negociar com a Igreja o esta#elecimento do ?ri#unal da Inquisio+ pois os #ens conseguidos atra,s dos confiscos poderiam ser utili0ados para tanto. A Inquisio surgiu como uma alternati,a para enc'er os cofres do ?esouro.

Mesmo du,idando das inten/es puramente religiosas dos reis+ em AQGF+ por ra0/es pol"ticas+ o papa $isto I%+ autori0a o ?ri#unal da Inquisio em Castela. a Inquisio Moderna+ a Igreja s autori0a seu esta#elecimento+ pois quem a ideali0a o rei+ para resol,er um pro#lema social+ e no religioso como aparenta. -ssa inquisio superou em muito a Inquisio Medie,al+ em crueldade e intensidade+ c'egando tam#m (s col*nias e s sendo oficialmente extinta em !ortugal em AFJA e na -span'a em AFKQ. Com a expulso dos mouros de <ranada+ em AQDJ 9mesmo ano da conquista da Amrica:+ a #andeira da unificao nacional fa0.se mais forte e decreta.se a expulso dos judeus e mouros. A eles dada uma opo8 o #atismo. Isso corresponde ( idia que a um -stado passa a corresponder o desejo de uma Bnica nao e+ conseqRentemente+ a necessidade de por fim ( di,ersidade cultural e religiosa. 5e,ido a pro#lemas de emigrao+ a maioria dos mouros se con,erteu+ ainda que continuassem a praticar sua religio secretamente. !or serem mais po#res e constitu"rem #oa parte da mo.de.o#ra do pa"s+ pro,3,el que incomodassem menos que os descendentes de judeus+ que detin'am maior poder econ*mico e ocupa,am cargos de prest"gio. S3 em relao aos judeus+ muitos sa"ram da -span'a e suas fortunas eram re,ertidas para o ?esouro )eal. <rande parte dos imigrantes judeus foi para !ortugal+ que co#ra,a uma propina por ca#ea. >oi essa le,a migratria de judeus para !ortugal o estopim para a instaurao do Santo 6f"cio tam#m naquele pa"s. $+. O San o O/(c%o em Por u0al Assim como sua ,i0in'a+ a -span'a+ tam#m !ortugal tin'a tradio de toler7ncia entre as popula/es de diferentes credos. 5urante toda a Inquisio Medie,al+ mouros e judeus go0a,am de proteo em territrio portugu&s+ podendo praticar li,remente seus credos e ,i,er conforme seus costumes e leis+ so# a liderana de seus respecti,os c'efes pol"ticos 9 6<=-I)A+ JHHH:. o entanto+ a partir do sculo $III+ a Igreja comea a pressionar !ortugal para uma instituio mais efeti,a da Inquisio. Soma.se a isso insatisfa/es sociais cada ,e0 mais maiores entre os tr&s grupos+ em especial entre cristos e judeus. Com a grande entrada de judeus expulsos da -span'a+ a fatia dessa populao+ que j3 era alta+ ficou ainda maior e+ conseqRentemente+ os conflitos se agra,aram.

Soma.se a isso o fato da economia portuguesa estar em frangal'os+ apesar da extenso territorial do Imprio+ uma ,e0 que 2toda a rique0a do 6riente passa,a apenas por !ortugal+ e ia fomentar o tra#al'o estrangeiro+ que nos fornecia de todas as coisas.2 9S4)<I6+ ADGG+ p. DP:. -m AQDP+ o rei portugu&s segue o exemplo dos reis catlicos espan'is+ decretando a expulso dos judeus. o entanto+ ao dar.se conta dos preju"0os que o j3 esfacelado -stado portugu&s ia sofrer+ resol,e seu pro#lema atra,s de um episdio que ficou con'ecido como 1#atismo forado2 9 6%I SMN+ ADFK+ p. KQ:. Isto ocorre numa cidade portu3ria quando grande massa de judeus esta,a pronta a deixar !ortugal com a autori0ao do )ei foi impedida de sair e #ati0ada compulsoriamente 9no 'a,ia alternati,a+ uma ,e0 que meios de transporte mar"timo foram recusados e era imposs",el sair pela -span'a:. 6rigina.se+ ento+ a era dos cristos.no,os+ fornecendo uma #oa justificati,a para a instaurao da Inquisio em !ortugal. 5epois de cinco anos tentando+ finalmente em AEKP 5. Soo III+ rei de !ortugal+ consegue a permisso papal para instaurao da Inquisio em !ortugal+ so# seu comando. sumiram com o passar do tempo 9 6%I SMN+ ADFK+ p. KP:. Afinal+ na ,irada a do Medie,o para a Modernidade+ ser e ,i,er como cristo no era apenas um pro#lema religioso+ mas um pro#lema pol"tico. - tanto em !ortugal+ como na -span'a+ a Inquisio este,e ligada ( centrali0ao do poder e a uma pol"tica de unificao nacional+ e nesse caso o desrespeito aos dogmas catlicos agredia no s a Igreja com o -stado+ representado pelos 1sen'ores cristos2 9L6!-S+ JHHH+ p. AHG:. Assim+ a Inquisio re,este.se de uma 1aurola2 religiosa para esconder os ,erdadeiros moti,os sociais que a necessita,am. 5entre esses moti,os+ no podemos perder de ,ista a questo do confisco dos #ens que a Inquisio propicia,a+ to necess3rios ( manuteno do -stado portugu&s. -ste+ certamente+ que um dos fatores que justificam a di,iso do poder jur"dico com a Igreja+ nestes estados. $+1 Os es a!os mo!ernos e o Tr%)unal !a In&u%s%"#o 6 surgimento do -stado Moderno+ na -uropa a partir do sculo $%+ ,eio com as caracter"sticas #3sicas da exist&ncia de uma unidade territorial dotada de um poder pol"tico so#erano 9centrali0ado e superior aos demais:+ respondendo a uma necessidade de ordem e autoridade+ gerada por uma no,a distri#uio da propriedade+ naquele momento 'istrico. a ,erdade+ essa autori0ao do papa foi comprada+ no comeo com algumas limita/es+ mas que

ao aparece neste cen3rio+ como 1uma comunidade pol"tica imaginada I e

imaginada como implicitamente limitada e so#erana2 9A 5-)S6 + ADFD+ p. AQ: resgatada ou criada artificialmente+ como um s"m#olo unificador+ onde o -stado poderia 1legislar a fa,or da lealdade e determinar antecipadamente os resultados da li,re escol'a. As ra"0es postuladas poderiam gan'ar exist&ncia pela legislao e seriam cuidadas pelos rgos estatais da lei e da ordem.2 9BA=MA + ADDF+ p. JKP: Interessa ressaltar que esta instituio ,ai #uscar monopoli0ar a dimenso jur"dica+ extinguindo+ lentamente+ 1toda e qualquer forma de pluralismo social e jur"dico2+ fa0endo que a 'istria das monarquias modernas seja
a 'istria de uma cada ,e0 mais intensa tomada de consci&ncia por parte do !r"ncipe+ da sua cada ,e0 mais precisa percepo da essencialidade do direito no 7m#ito do projeto estatal+ da exig&ncia sempre maior de propor.se como legislador. Mel'or+ de conce#er na produo de normas autorit3rias o em#lema e o ,igor da reale0a e da so#erania+ em oposio ao ideal medial+ que ,ia o !r"ncipe+ so#retudo+ como jui0+ jui0 supremo+ o grande justiceiro de seu po,o. 9<)6SSI+ JHHQ+ p. QH.QA:

-ssa direti,a no foi plenamente assumida por !ortugal+ cujo poder jur"dico mante,e.se de certa forma di,idido com a Igreja+ por meio da manuteno de um direito prprio e aut*nomo para disciplina eclesi3stica+ o direito can*nico+ que se constitui 1no apenas uma fonte important"ssima de regulao aut*noma da comunidade dos fiis no dom"nio espiritual+ como um instrumento da Igreja militante para a tutela do go,erno temporal do mundo.2 9C-S!A CA+ JHHP+ p. JHP:. -ssa autonomia do direito can*nico+ no entanto+ no era ilimitada+ j3 o corpo clerical su#metia.se (s normas ci,is esta#elecidas para o #em comum+ ca#endo ao -stado+ em casos limitados+ exercer o poder so#re aquele. 6 respeito ao direito can*nico inclu"a a aceitao de uma jurisdio eclesi3stica 9paralela 3 jurisdio estatal+ propriamente dita: que atingia tam#m os leigos+ inclusi,e em matrias ci,is. Alm da compet&ncia contenciosa reser,ada+ a Igreja ainda exercia uma jurisdio ,olunt3ria para aqueles que quisessem se su#meter a seus tri#unais eclesi3sticos. 6 ?ri#unal do Santo 6f"cio da Inquisio era um dos ramos da jurisdio eclesi3stica especial+ detendo compet&ncia exclusi,a em matrias de 'eresia+ apostasia+ #lasf&mia+ sacrilgio e certos crimes sexuais 9C-S!A CA+ JHHP+ p. JHF.JAQ:. Mesmo com um rol de compet&ncias relati,amente redu0ido+ ineg3,el a fora sim#lica e o poder cultural que ele exerce para a disciplina do po,o+ ainda mais quando este ?ri#unal usa de um procedimento prprio+ criado ainda na Idade Mdia+ que+ apesar de sua proposta 1racionalista2+ ser3 at 'oje exemplo de persuaso e crueldade. %ejamos a seguir os camin'os processuais da 1cristian"ssima e santa inquisio2.

. O 'rocesso %n&u%s% or%al


Ao contr3rio do que parece indicar 'oje o senso comum+ que relaciona a Inquisio com #ruxas queimando na fogueira+ o processo inquisitorial tin'a como premissa #3sica a racionalidade. )epresentou a superao do modelo acusatrio que responsa#ili0a,a o acusador+ e cuja deciso era dada por um jui0 imparcial+ j3 que fruto da inter,eno di,ina atra,s dos ord3lios A ou dos duelos 9 AS!6LI I+ JHHE+ p. ADJ.ADK:. o decorrer da Baixa Idade Mdia+ esse tipo de processo j3 no conseguia dar respostas adequadas (s necessidades da Igreja+ pois dificulta,a o julgamento e a condenao dos 'ereges que ameaa,am seu poder.

6s ord3lios 9ou+ as ord3lias: eram um tipo de pro,a no.racional+ que dependia da inter,eno di,ina para indicar a culpa ou no do acusado. Como exemplo podemos citar8 mergul'ar o #rao em 3gua fer,ente+ ou carregar ferro em #rasa+ e os ferimentos serem milagrosamente curados por 5eus.

A partir do sc. $III+ a Igreja pro"#e a participao do clero nos ord3lios+ instituindo um no,o sistema racional de pro,as+ #aseado num princ"pio aritmtico que impun'a padr/es rigorosos para sua ,alorao 9pro,as plenas+ semi.plenas e ind"cios long"nquos: 9 AS!6LI I+ JHHE+ p. ADE: Suntamente+ destitui a responsa#ilidade do acusador pela denBncia e pre,& a possi#ilidade de qualquer pessoa apresentar denBncia+ inclusi,e o prprio ?ri#unal. -sse ?ri#unal por sua ,e0+ tam#m institui uma organi0ao das etapas processuais+ e imp/e o princ"pio da escrita. A partir de ento+ esta,a preparado o sistema para que o jui0 deixasse de ser um mero 3r#itro imparcial e passasse a ser um in,estigador do crime ao mesmo tempo que se responsa#ili0a,a pela determinao da culpa#ilidade do ru. !erce#e.se que as normas processuais foram feitas no com o intuito de #uscar a ,erdade+ mas de atingir certos resultados. -sse processo+ c'amado inquisitorial+ era pre,isto de forma escrita nos )egimentos da Inquisio+ em especial o Manual dos Inquisidores+ redigido em AKGP por um dominicano+ icolau -Tmeric'+ re,isto+ atuali0ado e ampliado j3 durante a Inquisio moderna 9AEFE: por >rancisco de La !eUa+ outro dominicano. 9B6>>+ ADDK+ p. AQ: 5epois de expor cuidadosamente so#re os conceitos e tipos de 'erege e 'eresia+ o Manual ,ai passar a disciplinar a pr3tica inquisitorial passo a passo. !odemos di,idir o processo em duas partes o processo inquisitoral8 a primeira+ o interrogatrio para que o ru confessasse suas culpas+ e a segunda+ o julgamento+ na qual o ru se 1defendia2 atra,s das contraditas das acusa/es feitas atra,s do li#elo+ que se #asea,a nas denBncias. ?anto a primeira como a segunda fase era secreta e a sentena era ,otada na mesa da inquisio 9SA)AI%A+ ADFE+ p. GG:. .+$ Den2nc%as Atra,s do -dital da >+ pu#licado anualmente+ a Inquisio+ num sero geral+ c'ama,a os fiis a denunciar tudo o que sa#iam ou ou,iram+ so# pena de excomun'o+ so#re algum #ati0ado. 4 importante lem#rar que o Santo 6ficio era um tri#unal cristo e+ portanto+ originalmente s poderia julgar os #ati0ados+ regra que comporta,a exce/es na defesa da Igreja. esse mesmo edital+ a#ria.se pra0o para o 1?empo do perdo2+ onde os cristos de,eriam confessar suas culpas completa+ espont7nea e ,oluntariamente+ a fim de escapar das in,estiga/es do Santo 6f"cio 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AHH:. As denBncias+ junto com as confiss/es judiciais+ so a #ase do processo do Santo 6ficio e quem no delatasse o que sa#ia+ alem da excomun'o+ era perseguido pela Inquisio se desco#erto. As denBncias ,aliam indulg&ncias inclusi,e 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AHH:

?odas as denBncias eram rece#idas+ quem quer que fosse o denunciante. %aliam inclusi,e os escra,os+ excomungados+ pessoas que no se aceitaria a denBncia no direito comum e at mesmo as cartas an*nimas. =m importante tipo de testemun'a era os carcereiros da priso+ que super,isiona,am o que os presos comiam e quando. a ,erdade+ o crdito ou no da denBncia dependia apenas do ar#"trio dos inquisidores. Se o denunciante se retratasse+ a mesa da Inquisio julga,a se anula,a ou no o testemun'o. Se quisesse+ poderia manter a acusao. Vualquer tentati,a de retirada da denBncia era dif"cil+ mas a facilidade de denunciar era enorme. ?endo as denBncias+ o denunciante indica,a outras testemun'as. Com mais de uma testemun'a+ a priso j3 poderia ser efetuada com um mandado escrito. -ssas formalidades nem sempre eram cumpridas 9SA)AI%A+ ADFE+ p. FA:. Com a priso acontecia o seqRestro dos #ens do denunciado. 6 Santo 6f"cio imediatamente fec'a,a sua casa+ impedindo a entrada de quaisquer outras pessoas que no funcion3rios da Inquisio. 6u seja+ uma fam"lia podia ser afastada de sua casa sem qualquer culpa prpria ou pro,a da culpa do acusado 9 6%I SMN+ ADFK+ p. EF:. .+. In erro0a -r%o 5epois da denBncia+ o ru era capturado e le,ado ( mesa do Santo 6ficio. L3+ depois de despojado de seus o#jetos preciosos+ ele era instalado a 1desencarregar a sua consci&ncia2 9SA)AI%A+ ADFE+ p. FA:. A ele no era dito o moti,o da sua priso para que o ru declarasse suas culpas espontaneamente. 6s interrogatrios pre,istos no )egimento da Inquisio eram de tr&s tipos8 a sesso de genealogia+ a sesso na generalidade e a sesso na especialidade 9SA)AI%A+ ADFE+ p. FJ:. os interrogatrios os rus de,iam ser colocados de forma a constrang&.lo frente ao inquisidor que de,e lem#ra.lo sempre que se mostrar3 misericordioso se ele confessar com clare0a e rapide0 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AAQ: A primeira sesso cuida,a da #iografia do ru+ sua identificao+ perguntas so#re sua religiosidade+ seus '3#itos+ seus estudos+ suas ,iagens. -ra perguntado tam#m se suspeita,a o porqu& de sua priso+ sem l'e declarar as culpas que l'e eram imputadas. 5epois de um m&s na priso+ acontecia a sesso na generalidade+ isto + no diretamente relacionada aos fatos que consta,am na denBncia. so#re os ritos e crenas da seita que era acusado de proferir. essa sesso+ o ru era indagado

>inalmente a terceira sesso trata,a dos assuntos constantes na denBncia+ de um modo #em a#strato de modo a no ser poss",el a identificao do fato a ele imputado ou nem de nen'uma testemun'a. ?antas perguntas se fariam+ quantas fossem as testemun'as e no quantos fossem os crimes a ele imputados. o caso de poucas testemun'as+ o )egimento di0ia ser poss",el multiplicar as perguntas+ di,idindo os testemun'os. -sse dispositi,o destina,a claramente a indu0ir o ru em erro 9SA)AI%A+ ADFE+ p. FE:. !ara impedir o forjamento de confiss/es+ 1o uso de perguntas que indu0issem a determinadas respostas+ de modo que o ru j3 sou#esse de antemo o que o interrogador deseja,a ou,ir+ era proi#ido2 9L-%ACM+ ADFF+ p. GE:+ conforme se ,& no tpico AF do Manual+ 1Como interrogar o acusado2 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AAQ:. Ao fim de cada sesso de interrogatrio+ era feita ao preso uma admoestao para que ele confessasse todas suas culpas. As confiss/es eram estimuladas como o Bnico modo de o#ter a misericrdia do Santo 6f"cio+ dependendo essa do nBmero de denBncia de terceiros que a acompan'asse 9SA)AI%A+ ADFE+ p. FE:. 6 ru teria que confessar tudo e o ?ri#unal poderia ordenar que ele confessasse quantas ,e0es eles ac'assem necess3rio para con,encimento dos inquisidores+ sempre insinuando que sa#em mais coisas so#re ele+ para assim confundir o ru. Se a confisso fosse considerada incompleta+ o ru era considerado diminuto e ento passaria por mais sess/es de interrogatrio. 5epois disso ,in'a o li#elo do !romotor. 6 prprio Manual pre,ia os AH truques do 'erege para responder sem confessar e logo em seguida os AH truques do inquisidor para neutrali0ar os truques dos 'ereges 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AAD.AJG: .+1 Tor ura 6s interrogatrios eram acompan'ados de tormentos. 16 uso da tortura judicial #aseia no pressuposto de que uma pessoa+ quando su#metida ao sofrimento f"sico durante o interrogatrio+ aca#a por confessar a ,erdade2 9L-%ACM+ ADFF+ p. GK:. 6s rus a que se su#metiam os tormentos eram aqueles so#re os quais no 'a,ia pro,as e os diminutos+ mas apesar de ter que ser apro,ada sua utili0ao por um tri#unal+ seu uso passou a ser totalmente indiscriminado. Antes do tormento+ o acusado era admoestado a confessar suas culpas. 5epois+ era examinado por um mdico que atesta,a seu estado de saBde e instado a assinar um documento declarando que se algo acontecesse com ele+ 1a culpa no era dos inquisidores+ mas dele prpria+ por ter.se mantido pertina0 e escondido o nome dos cBmplices2 9 6%I SMN+ ADFK+ p. PA:. A denBncia de outros nomes+ supostos cBmplices+ era um dos o#jeti,os da tortura+ o que garantia uma auto.perpetuao da Sustia inquisitorial que sempre tin'a pessoas a 1in,estigar2.

AH

%3rias eram as espcies de tortura que eram utili0adas+ ajustando.se as tcnicas aos crimes a serem des,endados.J 5epois do tormento eram apresentadas ao ru suas declara/es para que ele as ratificasse. Caso no assinasse+ seria no,amente torturado. Se de no,o se recusasse a assinar era considerado diminuto ou negati,o+ implicando em pena de morte. Se agRentasse o fomento sem declara/es+ o ru era condenado a recluso+ e no 1relaxado ( justia secular2+ eufemismo para a pena de morte. ?oda essa especiali0ao da tortura garantia a reali0ao de um 1processo infal",el2 9MA 5)6=+ apud AS!6LI I+ JHHE+ p.ADP:+ fa0endo do processo inquisitorial a arma perfeita para ser utili0ada pela Igreja e pelos -stados i#ricos na perseguio de seus antagonistas. .+3 Acusa"#o Aps os interrogatrios e as torturas+ a fase posterior era a acusao. -la era feita por um funcion3rio da Inquisio+ o !romotor+ que #asea,a sua pea nos testemun'os e nas perguntas feitas ao ru nos interrogatrios. Se no 'ou,esse pro,as ou fator concretos+ a acusao era #aseada nas suposi/es e presun/es+ in,ertendo.se a m3xima jur"dico atual que prega que a dB,ida de,e #eneficiar o ru. As acusa/es que pediam a pena de morte+ no caso dos negati,os e diminutos+ termina,am pedindo que o ru fosse castigado 1com todo rigor do direito e entregue ( justia secular2. S3 a frmula que pedia outra pena qualquer era 1que o ru seja castigado com todo rigor que merece+ conforme a disposio do direito2 9SA)AI%A+ ADFE+ p. DH: Consta,am no li#elo tantas acusa/es quantas fossem as testemun'as+ tal como no interrogatrio. -sse expediente no s permitia que cada fato denunciado fosse explorado ao m3ximo+ de acordo com cada uma das ,ers/es apresentadas+ como ,isa,a impressionar o pB#lico quando da leitura da sentena+ que se pauta,a pelas acusa/es do li#elo. A Inquisio alm de puniti,a+ tam#m exercia uma funo 1educati,a2 de modo a pre,enir futuros delitos. .+4 De/esa

1 o caso do crime de #ruxaria+ por acreditar que a #ruxa+ atra,s de um pacto dia#lico+ adquiria de Sat o poder de suportar a dor+ os ju"0es utili0a,am a tortura da ins*nia forada+ em que o suspeito era mantido acordado por quarenta 'oras ou mais+ at que confessasse o crime.2 9 AS!6LI I+ p. ADP.ADG:

AA

!ode parecer paradoxal+ mas a Inquisio que torna a presena do ad,ogado de defesa figura prpria no processo 9L6!-S+ JHHH+ p. AHF:. 6 ad,ogado do ru+ no entanto+ era nomeado pelo Santo 6ficio e tra#al'a,a para ele+ de,endo ser nomeado+ quando o Santo 6f"cio assim julgasse necess3rio 9quando o acusado alegasse inoc&ncia+ quando 'ou,esse testemun'as de defesa etc:+ um ad,ogado 'onesto+ cm experi&ncia em 5ireito Ci,il e Can*nico+ e #astante fer,oroso.2 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AKG: 6 ad,ogado tin'a que jurar que daria ao acusado uma #oa defesa+ mas+ por outro lado+ tam#m de,ia prestar contas ( Inquisio da sua maneira de condu0ir a defesa+ e+ e,entualmente+ denunciar seu cliente 9SA)AI%A+ ADFE+ p. DJ:. A depend&ncia de seu ad,ogado por parte do ru era total+ uma ,e0 aquele tin'a que escre,er e assinar as contraditas (s acusa/es. 6 poder do ad,ogado+ no entanto+ era #astante limitado+ uma ,e0 que ele no tin'a ,ista do processo e s sa#ia o que era ao ru comunicado. ?ampouco era permitido ao ad,ogado con,ersar li,remente com seu cliente+ sendo essas entre,istas sempre presenciadas funcion3rios da Inquisio+ ou acompan'3.lo (s sess/es de interrogatrios ou quaisquer outras dilig&ncias. Como defender algum de acusa/es que no se sa#em quais so e nem por que ou por quem foram feitasW ?udo que se relaciona,a ao 1delito2 era dito ao ru de forma ,aga e sua defesa consistia em adi,in'ar e contestar as denBncias e os denunciantes e procurar pro,ar que tudo aquilo era ,ingana ou feito por inimigos. Con'ecido o li#elo de acusao+ o ru se defendia com informa/es gerais referentes a sua ,ida como cristo. 5epois+ o promotor apresenta,a a 1pu#licao de pro,a de justia2+ que consistia na reproduo dos ditos das testemun'as e ,in'am ento as contraditas. as contraditas+ alm de adi,in'ar seus denunciantes e in,alidar seu testemun'o+ era necess3rio dar nomes de testemun'os que tin'am uma srie de requisitos para serem aceitas enquanto que na acusao+ qualquer testemun'a era ,3lida. 6utra disposio quanto (s testemun'as de defesa+ era que se uma ti,esse morrido ou desaparecido+ no seria comunicado ao ru 9SA)AI%A+ ADFE+ p. DQ.DF:. Alm do mais+ o ru no teria acesso ao despac'o das contraditas+ a no ser que fossem todas aceitas+ para que no sou#esse quem eram seus denunciantes. Salta ( ,ista que a defesa no processo inquisitorial meramente formal e aparece mais como uma exig&ncia da racionalidade que justifica o processo+ do que como uma garantia ao acusado. .+5 Sen en"a e Recurso

AJ

6s AK ,eredictos poss",eis nos processos da Inquisio esto expressos no Manual+ indo desde plena a#sol,io+ passando pela a#jurao+ expiao can*nica e a entrega ao #rao secular 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. AQD.AFA:. ?am#m era poss",el a aplicao de penas pecuni3rias 9-NM-)ICC+ ADDK+ p. JKQ: As notifica/es das sentenas eram feitas duas ,e0es. A primeira+ com no,a admoestao para que o ru confessasse suas culpas ou o resto delas+ e a segunda+ no Auto de f ou pouco antes+ nos casos que o ru era comunicado que esta,a 1relaxado ao #rao secular2. caso a notificao era feita antes para que o condenado pudesse preparar sua alma. a notificao da sentena termina,a a jurisdio dos ?ri#unais -clesi3sticos+ j3 que a Igreja no podia tirar a ,ida de ningum. em todas as decis/es eram comunicadas ao ru e aquelas que eles no de,eria ter con'ecimento eram inapel3,eis+ assim como a sentena final. 6s recursos no eram o#rigatoriamente aceitos+ e fica,a ao #el pra0er dos inquisidores a deciso de encamin'ar a apelao para o Consel'o <eral+ em especial se o recurso era feito com poucos dias de anteced&ncia do Auto de f. .+6 Se0re!o -nquanto o processo atual corre so# a gide do princ"pio da pu#licidade dos atos processuais+ na Inquisio o segredo era a regra institucionali0ada. 5a mesma forma que os atos denunciados e as pessoas denunciantes no eram informadas ao ru+ quase todos os atos eram secretos8 os presos jura,am segredo a cada interrogatrioO os ad,ogados e outros funcion3rios da Inquisio de,iam sil&ncio so#re seus atosO a aplicao do tormento no poderia ser di,ulgada e grande parte das decis/es tam#m no eram dadas a con'ecer pelo ru e seu ad,ogado antes da sentena. A ,iolao desses segredos era crime comparado a 'eresia+ perante o Santo 6f"cio. At mesmo o )egimento que estrutura,a o Santo 6f"cio era secreto e s podia ser lido pelos ju"0es e promotores+ sendo certo que fica,a fora do alcance dos ad,ogados+ do pB#lico e at da maioria dos funcion3rios 9SA)AI%A+ ADFE+ p. AHH:. )esumindo8 o ru joga,a um jogo que ele no sa#ia as regras+ o resultado durante a partida e+ para piorar+ o jui0 apita,a contra. 6 ru s sa#eria o resultado final quando terminasse o jogo+ mas a" j3 era tarde e no da,a mais para ,oltar atr3s ou tentar re,erter o resultado numa prorrogao. .+7 Au os !e /* esse

AK

As sentenas do ?ri#unal do Santo 6f"cio eram lidas e executadas nos autos de f. !odemos encontrar nesse per"odo autos de f pB#licos e 1pri,ados2. 6s Bltimos eram reali0ados no pal3cio da Inquisio ou em con,entos e eram normalmente reser,ados a condena/es mais le,es+ destinados (queles que eram readmitidos no seio da Igreja. As penas mais comuns eram ento+ as penit&ncias espirituais+ a priso e o desterro 9SA)AI%A+ ADFE+ p. AQE:. 6s autos de f pB#licos eram ,erdadeiras festas populares+ c'eias de pompa e ostentao+ que eram reali0ados normalmente uma ,e0 por ano e compareciam todo o po,o+ a corte e con,idados de 'onra. 5urante a noite anterior ao culto de f+ os condenados fica,am na capela da InquisioO de man'+ de ,olta (s celas+ ,estiam os sam#enitos 9'3#ito usado pelos que eram condenados pela Inquisio: e eram le,ados para a procisso. 6 e,ento comea,a com uma procisso seguida de missa+ na qual o sermo tin'a um papel todo especial de doutrinao e por isso era escol'ido algum mem#ro de destaque do clero. 5epois da missa e do sermo+ eram lidas as sentenas e os condenados ( fogueira+ eram transportados para o lugar do fogareiro. 6s que tin'am morrido ou fugido durante o processo inquisitorial+ e que fossem declarados 1relaxados2 tin'am seus ossos entregue (s c'amas ou eram queimados 1em ef"gie+ para que seus fil'os carregassem a marca e a ,ergon'a2 9 6%I MN+ ADFK+ p. PG:. %ale lem#rar que quando a pena a ser aplicada era a de morte+ o condenado era entregue ( justia secular+ isto + aos funcion3rios da Coroa+ que o mata,am+ j3 que a Igreja no podia ser respons3,el pelo derramamento de sangue. o entanto+
os inquisidores no aplica,am a pena capital com muita freqR&ncia+ pois era mais con,eniente ter os 'ereges presos+ ou peram#ulando pelas ruas da cidade+ ou confinado nas aldeias+ para ser,irem de testemun'o da grande e pia o#ra que reali0a,a a Inquisio. X...Y Assim+ depois de sair reconciliado com a Igreja+ ter seus #ens confiscados+ o ru passa,a o resto de sua ,ida no c3rcere ou mendigando pelas ruas. 9 6%I SMN+ ADFK+p. PK.PQ:.

6s autos de f eram um poderoso instrumento de propaganda do -stado e seus ,alores nacionais+ pois eram feitos com o maior ar de festa poss",el+ atraindo a populao. importante. o raro+ os autos de f eram reali0ados para a cele#rao de um casamento ou por ocasio de uma ,isita

Cons%!era"8es /%na%s
Apesar de -span'a e !ortugal terem desen,ol,ido antes da Inquisio uma certa

AQ

unidade nacional 9<65I C6+ apud

6%IS MN+ ADFK+ p. QH: onde os tr&s grupos 9cristos+

mouros e judeus: participa,am+ relacionando.se 'armonicamente+ interesses econ*micos e pol"ticos le,aram ( que#ra desse pacto de con,i,&ncia e ( expulso e perseguio dos grupos que no se encaixa,am mais nas caracter"sticas desej3,eis das na/es que esta,am sendo constru"das na pen"nsula i#rica. A Inquisio aparece como uma frmula para enfrentar esse pro#lema+ fa0endo com que os i#ricos ( poca da Inquisio Moderna ,i,essem apreensi,os+ pois no sa#iam o que fa0er para no cair nas mal'as da Inquisio+ j3 que as denBncias no precisa,am de nen'uma pro,a ou ind"cios concretos para serem feitas e as pris/es imediatamente reali0adas. !ara piorar+ no se sa#ia como se defender caso fossem pegos pela Inquisio+ uma ,e0 que no era informado o acusador+ a acusao+ nem se escol'ia o defensor. Isso os o#riga,a a tentar seguir exatamente o que o -stado e a Inquisio i#rica aponta,am como correto+ ou seja+ o que era nacionalmente desej3,el. 6 ?ri#unal do Santo 6f"cio no procura,a a ,erdade e os culpados+ ele #usca,a ,"timas que iriam seguir um camin'o j3 traado pela Inquisio+ que de santa no tin'a nada. A procura de din'eiro e manuteno do seu poder+ no mediu a/es para conseguir o que queria.
So# a gide da Inquisio+ o clero+ juntamente com os -stados a#solutistas em ascenso+ fundamentou suas persegui/es ampliando o rol dos culp3,eis+ englo#ando em suas tipifica/es+ alm da criminalidade comum+ qualquer oposio que criticasse o sa#er oficial. -sta#eleceu.se uma estrutura ampla e onipresente do poder que no admitia a exist&ncia do 1outro2+ do di,erso+ que era determinado pelo adjeti,o 'ertico. 9CA)%ALC6+ JHHE+ p. JHK:

6l'ando por esse 7ngulo+ o Santo 6f"cio foi muito eficiente8 conseguiu+ durante sculos+ atingir seus o#jeti,os+ por meio da formulao de um direito processual #aseado em pressupostos racionais+ mas com uma pr3tica completamente irracional+ que go0a,a de grande apoio popular. 4 justamente essa fuso aparentemente to paradoxal que possi#ilitou que Igreja e -stado+ unidos+ impusessem uma cultura oficial nacional+ instituindo critrios para participao da nao e+ conseqRentemente+ do -stado. !erce#e.se+ ento+ a import7ncia dessa instituio e do processo inquisitorial na consolidao no s do -stado+ mas tam#m das na/es portuguesa e espan'ola.

Re/er9nc%as )%)l%o0r:/%cas
A 5-)S6 + Benedict. Na"#o e consc%9nc%a nac%onal+ So !aulo8 Ztica+ ADFD. BA=MA + [Tgmunt. O mal;es ar !a '-s;mo!ern%!a!e. )io de Saneiro8 Sorge [a'ar+ ADDF. B6>>+ Leonardo. Inquisio8 um esp"rito que continua a existir 9pref3cio:. In8 -NM-)ICC+ icolau. Manual !os %n&u%s%!ores+ J. ed. Bras"lia+ 5>8 )osa dos %entos+ ADDK. p. D.JF.

AE

CA)%ALC6+ Salo de. 5a desconstruo do modelo jur"dico inquisitorial. In8 \6LMM-)+ Ant*nio Carlos 96rg.:. Fun!amen os !e <%s -r%a !o D%re% o+ K. ed. re,. e atual. Belo Cori0onte8 5el )eT+ JHHE. p. JHA.JJH. -NM-)ICC+ icolau. Manual !os %n&u%s%!ores+ J. ed. Bras"lia+ 5>8 )osa dos %entos+ ADDK. <)6SSI+ !aolo. M% olo0%as =ur(!%cas !a Mo!ern%!a!e+ >lorianpolis8 >undao Boiteux+ JHHQ. CAB-)MAS+ SRrgen. 6 -stado.nao europeu frente aos desafios da glo#ali0ao. Novos Es u!os+ n.QK. So !aulo8 C-B)A!+ no,em#ro ADDE. C-)C=LA 6+ Alexandre. <%s -r%a !a or%0em e es a)elec%men o !a In&u%s%"#o em Por u0al+ F. ed. Lis#oa8 Aillaud e Bertrand+ XAD..Y. ?omo A. C-S!A CA+ Antnio Manuel. O D%re% o !os le ra!os no %m'*r%o 'or u0u9s+ >lorianpolis8 >undao Boiteux+ JHHP. L-%ACM+ Brian !. A ca"a >s )ru,as+ )io de Saneiro8 Campus+ ADFF. L6!-S+ Sos )einaldo. O D%re% o na <%s -r%a+ So !aulo8 Max Limonad+ JHHH. AS!6LI I+ JHHE+ SamTra CaTd&e. Aspectos 'istricos+ pol"ticos e legais da Inquisio. In8 \6LMM-)+ Ant*nio Carlos 96rg.:. Fun!amen os !e <%s -r%a !o D%re% o+ K. ed. re,. e atual. Belo Cori0onte8 5el )eT+ JHHE. p. AFG.JHH. 6<=-I)A+ Carlos >rederico Coel'o. A In&u%s%"#o em Por u0al+ 5ispon",el em8 ]'ttp8^^maxpages.com^co#m^A_Inquisicao_em_!ortugal`. Acesso em8 HA a#r. JHHP. 6%I SMN+ Anita \aingort. A In&u%s%"#o+ J. ed. So !aulo8 Brasiliense+ ADFK. SA)AI%A+ Ant*nio Sos. A In&u%s%"#o e cr%s #os novos+ E. ed. Lis#oa8 -stampa+ ADFE. SA)AI%A+ Sos Cermano. <%s -r%a conc%sa !e Por u0al+ AP ed. XLis#oaY8 !u#lica/es -uropa. Amrica+ ADDK. S4)<I6+ Ant*nio. ?reve In er're a"#o !a h%s -r%a !e Por u0al+ Lis#oa8 Li,raria S3 da Costa+ ADGG.

AP

S-ar putea să vă placă și